Como mostra a experiência dos ilusionistas, para aprender truques simples com uma moeda, você precisa de pelo menos 10 minutos de prática por dia. O principal neste caminho sempre será a regularidade dos treinos e a melhoria constante. Alguns truques com moedas exigem muito menos esforço e entusiasmo, o que os torna tão atraentes para iniciantes.
Truque com uma moeda na mão
Truques com moedas para iniciantes são ações espetaculares, mas não difíceis, como no truque da moeda na mão, em que uma moeda escondida no punho de uma mão é retirada da área localizada sob essa mão.
Como é feito:
- A mão esquerda está aberta e mostra uma superfície vazia. Na mão direita, a moeda fica entre o indicador e o polegar, com as bordas tocando-os.

Nesse estado, você precisa colocar a mão direita sobre a esquerda, apertando a moeda com os dedos mencionados acima, de modo que o espaço entre eles não fique visível para o observador. A moeda é apertada e agarrada com uma das bordas voltada para o polegar.
- De forma simplificada, pode ser descrito da seguinte forma: a moeda é pressionada na borda com o polegar, depois o dedo indicador é movido ligeiramente para o lado e é como se o chão estivesse se afastando de baixo dos pés da moeda.
- É melhor manter os dedos médio, anelar e mínimo afastados para não despertar suspeitas desnecessárias no observador e cobrir o máximo possível o inventário oculto. Em seguida, faz-se um movimento rápido de fechamento da palma da mão.
- A mão esquerda está fechada com a ilusão de que a moeda está escondida nela. A mão direita é movida para a área sob a palma esquerda fechada.

- A linha sob o braço é desenhada exatamente no mesmo ângulo em que o braço direito estava posicionado anteriormente. Quando a mão direita com a moeda já estiver sob a esquerda, os dedos da mão direita (médio, anelar e mínimo) são rapidamente reunidos em punho.
- Em seguida, o mágico realiza a ação final de encantamento, ou seja, ele puxa a moeda pressionando com o dedo médio a saída da moeda da área do feixe duplo (polegar, indicador) com sua rotação simultânea, realizada com toda a ponta da mão direita.
A moeda deve se mostrar uma reviravolta impressionante para um observador externo.
O truque da moeda atrás da orelha
A essência do truque é que uma moeda, mostrada ao espectador em uma mão, passa para a outra e desaparece num piscar de olhos. No momento seguinte, a moeda aparece atrás da orelha do espectador.
Como é feito:
- A mão esquerda livre é usada para desviar a atenção do público. Na mão direita há uma moeda cujas bordas são seguradas por quatro dedos, todos exceto o mindinho. A primeira ação com desaparecimento é chamada de "reinicialização francesa". Esta ação útil pode ser usada como base para várias variações de truques com moedas.
- A moeda na mão direita é coberta pela mão esquerda livre no formato de uma garra convencional. A garra consiste em duas partes, onde o polegar é inserido no espaço vazio da mão direita, e todos os outros dedos da garra improvisada ficam pendurados sobre a parte superior da mão direita com a moeda.
- Em seguida, a moeda é solta com o polegar da mão direita e cai cuidadosamente no lugar do meio de três dedos firmemente conectados: o médio, o anelar e o mínimo. Essa média de três dedos é chamada de "palma dos dedos" para simplificar.

- O polegar da mão esquerda, colocado sob a palma direita por conveniência, pode desempenhar o papel de uma espécie de suporte na fixação necessária da moeda caída no gesto de “palma do dedo”.
- Para obter o efeito máximo, é importante executar este truque em um ângulo de 45°. O movimento de toda a mão esquerda deve assemelhar-se a uma pegada completa de uma moeda com a mão direita. A manobra falsa é reforçada ao cerrar os dedos em punho e, após alguns momentos com a mão flutuando no ar, a palma aberta revela uma superfície vazia.
- O elemento final de todo o truque é o aparecimento de uma moeda atrás da orelha do espectador.
Enquanto todos os olhos estão focados na mão vazia e na expressão confusa no rosto do mágico, a moeda deve ser movida com um leve movimento para mais perto das pontas dos dedos (que estão no gesto de "palma dos dedos" da mão direita) e tocar a orelha do espectador. Após o toque, inesperadamente para todos, a moeda sai com segurança de trás da orelha da pessoa.
Truque com uma moeda e uma garrafa
Truques com moedas para iniciantes às vezes exigem preparação de equipamento especial, como no truque da moeda e da garrafa.
A princípio, o espectador vê apenas uma garrafa de plástico vazia à sua frente. O mágico expõe a garrafa de forma demonstrativa, sacode-a e abre a rolha, não revelando nada por baixo. O mágico conta até 3, acertando o fundo da garrafa inteira e, na terceira tentativa, lança a moeda para dentro com um estrondo alto.
Inventário
Neste truque, a preparação preliminar de todos os seus elementos desempenha um grande papel - 2 moedas e uma garrafa especial:
- Uma garrafa de plástico simples com qualquer diâmetro de gargalo e tampa serve. Mas para um espetáculo maior, recomenda-se uma garrafa com diâmetro estreito na parte superior, em relação à moeda.

- O ideal seria trabalhar com uma moeda grande. Uma garrafa com um rótulo no meio esconderá bem o defeito deixado pelo mágico, ou seja, uma pequena fenda necessária para a entrada justa de quase toda a moeda, pendurada firmemente na fenda.
A essência do truque
O mágico mostra ao público uma garrafa vazia, balançando-a livremente no ar. A tampa está desrosqueada e também mostra que não há nada dentro. A ênfase está no fato de que a garrafa tem um fundo e que a moeda não pode passar por uma barreira tangível. O objetivo do truque é fazer uma moeda passar pelo fundo de uma garrafa, o que parece impossível.
Para maior efeito, é melhor fazer o truque contando: 1, 2, 3. Em uma mão, uma garrafa, na outra, uma moeda. A primeira vez que a mão com a moeda toca o fundo de plástico, nada acontece, a segunda vez que toca, nada acontece também, mas na próxima vez acontece um milagre: a moeda acaba na garrafa.
Qual é o segredo?
Durante as duas primeiras sacudidas da garrafa, a segunda moeda, suspensa na lateral da garrafa voltada para o mágico, ainda é mantida no esconderijo. Assim que o terceiro golpe no fundo é deliberadamente forte, a garrafa ressoa com uma moeda dentro.

O terceiro golpe também é acompanhado por um movimento oculto do polegar de uma mão invisível ao observador, empurrando a moeda para dentro da ranhura até o final. Quando o espectador estiver surpreso, você precisa esconder discretamente a primeira moeda (mostrar) no seu bolso usando o palming (apertar a moeda no meio da palma da mão).
Este é um exercício de prestidigitação que deve ser praticado em frente ao espelho. Além do bolso, você pode considerar a opção de jogar discretamente uma moeda em um local previamente preparado para esse fim.
Truque com moeda e vidro
Na primeira versão do truque, o mágico tem uma moeda e um copo vazio de qualquer tamanho nas mãos. A integridade do vidro é demonstrada ao observador. Os primeiros golpes no fundo do copo não trazem sucesso na passagem pelo vidro; um som de toque característico é ouvido. Na terceira batida a moeda já está tilintando dentro do copo.
A segunda versão do truque começa com os mesmos componentes. O espectador vê uma moeda passando de uma mão para outra. E então ele aparece no vidro, como se viesse do nada, mas não da mão para a qual foi movido antes.
Este truque não é fundamentalmente diferente do truque de passar uma moeda pelo fundo de um copo, apenas o método para atingir o objetivo muda.
Então, o truque com uma moeda e um copo pode ser feito de duas maneiras:
- usando cálculo preciso do caminho de uma moeda voadora;
- usando o "reset francês".
Truque de moeda para iniciantes na primeira versão
Pegue um copo comum em uma mão e uma moeda na outra. Para superar o fundo de vidro do copo, também é necessária uma contagem de "3" tentativas. Os primeiros "2" são caracterizados por cortar a distância até o fundo com a mão direita segurando uma moeda fechada em punho. Somente quando se aproxima do fundo o punho se abre, e a palma aberta com a moeda tilintando bate no vidro.
Em ambos os casos, a moeda está localizada exatamente no meio da palma. Na contagem de “3”, a moeda é lançada nas pontas dos dedos de modo que, com o impacto, ela voe da mão direita e atinja a parte interna da palma da mão esquerda que segura o copo.

As ações da mão esquerda neste momento consistem em segurar o copo não em ângulo reto, mas em um ângulo de 45°, em relação à borda superior do copo, para que a moeda encontre o espaço necessário para realizar a manobra.
O truque parece animado na dinâmica, mas é recomendável não mostrá-lo várias vezes na mesma empresa, caso contrário a exposição é inevitável. Este processo de lançar uma moeda deve ser treinado exaustivamente, somente uma posição perfeitamente verificada das mãos pode se tornar a chave para truques bem-sucedidos, especialmente para iniciantes.
O truque da moeda na segunda versão
Agora o truque começa com a imitação de pegar uma moeda de uma mão para a outra (o "French Flip"):
- A moeda está na mão direita, o mágico faz um movimento enganoso e volta a atenção para a mão esquerda. Nesse momento, a moeda continua em uma posição confortável para acomodar os dedos da mão direita. O copo é agarrado com a mão direita (de cima).

- A mão esquerda, fechada em punho, faz o movimento de bater no fundo sem abrir.
- O último - terço movimento é realizado com a palma aberta em direção ao copo, e da mão direita (segurando o copo com o elemento palming) uma moeda cai no recipiente, supostamente lançada do fundo.
Truque da moeda e "tic tac"
O espectador percebe truques com uma moeda para iniciantes com o mesmo prazer que os truques de ilusionistas profissionais, desde que as habilidades necessárias para executar esse truque tenham sido desenvolvidas.
Primeiro, uma pessoa vê uma caixa de Tic Tac vazia e uma moeda separada dela. A moeda gira em sua borda e com um movimento brusco a caixa de tic-tac fechada a engole para dentro. O truque, que usa uma moeda e um pacote de doces Tic Tac, é feito sentado à mesa. Para completar isso, você precisará de 2 moedas e um pacote vazio de balas doces.
Para um efeito visual mais colorido, recomenda-se utilizar uma caixa com conteúdo (em pequena quantidade). O truque começa com a preparação do seu inventário.
Inventário
Primeiro, você precisa cortar a etiqueta na parte de trás com um objeto fino e afiado, como um estilete. O corte será feito ao longo da tampa branca superior, que precisa ser puxada para fora. Quando a tampa é removida da caixa principal, uma das moedas é colocada dentro e fica escondida em um esconderijo especial.
Para encontrar o local secreto, você precisa determinar o lado da caixa com o rótulo mais fechado. Em seguida, no espaço entre a caixa e sua tampa removível, no lado mais fechado da etiqueta, é fixada firmemente uma moeda. O rótulo esconderá o inventário necessário para o futuro.
O truque, pensado para o público, começa exatamente no momento em que o mágico gira a moeda em sua borda. Ele está localizado um pouco atrás das mãos do mágico com a caixa de tic-tac. Uma moeda pode ser emprestada de pessoas na plateia, desde que o valor corresponda ao secreto.
Antes mesmo que a moeda perca seu movimento de rotação, você precisa bater nela com confiança usando a caixa, inclinando-a silenciosamente sobre seus joelhos. Ao mesmo tempo, os dedos da mão que segura a caixa devem apertá-la nas laterais com tanta força que a moeda escondida no esconderijo caia livremente para o fundo, de dentro para fora.
A principal dificuldade desse truque pode ser o momento de pressionar a caixa para soltar a moeda. É justamente no treinamento desse elemento que você deve ficar atento e garantir que as ações aconteçam simultaneamente.
Truque de moeda e marcador
O espectador vê uma moeda em uma mão do mágico e um marcador preto na outra. Alguns movimentos de batida na moeda com uma batida característica e a moeda desaparece. Mas os milagres não param por aí. O mágico desenrosca a tampa do marcador, e a moeda que estava faltando cai.
Para implementar essa ideia, o ativista precisará de uma moeda e um marcador. Há um marcador na mão direita e uma moeda na palma esquerda aberta. Os primeiros passos começam com a cunhagem do material metálico da moeda com a ponta do marcador. Esses ataques são contados de 1 a 3.
Na contagem de “1” – strike, na contagem de “2” – strike, na contagem de “3” – também strike, mas com a outra extremidade do marcador (o terceiro strike acontecerá um pouco mais tarde). Quando chega a hora do terceiro golpe, a moeda é lançada com um movimento brusco na palma da mão direita, abaixo do marcador, atingindo sua extremidade invisível.
A moeda em si está na posição de “palma do dedo” e aguarda sua aparição espetacular. Passar rapidamente de uma mão para a outra é o elemento mais importante e deve ser praticado até se tornar automático.
O resultado do truque é desenroscar a tampa do marcador com os dedos da mão direita. Uma palma esquerda vazia é colocada sob a tampa para capturar o metal que cai da tampa, ou mais precisamente, de um gesto oculto de “palma com os dedos”.
Truque com uma moeda e um baralho de cartas
O espectador vê o inventário necessário para a tarefa: um novo baralho de cartas, mais da metade ainda em película protetora, e uma moeda comum. No momento seguinte, o mágico esfrega a moeda no filme, que fica bem junto à embalagem.
O ponto final do truque é quando o filme é cuidadosamente retirado do pacote e a moeda cai no fundo selado do polietileno na parte interna.
Para realizar o truque, você precisará de algum material pré-preparado. De um baralho novo, apenas a parte superior do filme é rasgada, de modo que um lado do baralho fica aberto, e o filme permanece quase intacto.
Um ímã fino, que não fica para fora, é colado na parte inferior da primeira carta do baralho (depois voltada para o mágico). A moeda deve ser feita sobre uma base metálica para que ela grude no ímã.
Cria a aparência de uma moeda sendo esfregada lentamente sobre o baralho e o filme. O objetivo do truque é mover a moeda pelo filme. Durante todo esse tempo o baralho é mostrado ao espectador. Quando a moeda encontra um lugar e gruda, o mágico finge movê-la para baixo do filme, sacode-a e balança-a no ar.
O baralho é virado para o outro lado (sem a moeda) e, enquanto isso, nos bastidores, uma moeda é lançada de um canto (com um ímã) para o outro (sem ele) e é fixada com o dedo da outra mão que segura o baralho. Em sua forma natural, o truque acontece muito rápido e ninguém tem tempo de detectar a captura.
Ao mesmo tempo em que o baralho é virado para o lado de trás e a moeda é movimentada, o filme é removido de tal forma que uma abertura é formada nele no lado da moeda, destinada à sua remoção. Para executar esse truque, você precisará de tempo para ensaiar movimentos rápidos e técnicos.
Os conselhos dos mestres profissionais da arte ilusória sempre convergem em 3 regras mais importantes:
- mostrar apenas números bem ensaiados;
- não diga o que vai acontecer em seguida, para que haja um elemento de surpresa;
- Não revele os segredos dos truques realizados, caso contrário a intriga em relação a eles secará rapidamente.
Em particular, essas regras também se aplicam a truques com moedas. Segui-las será de grande ajuda para iniciantes e crianças no desenvolvimento de uma nova habilidade para entreter os outros.
Autor: Noah Jensen
Vídeos sobre truques de mágica
Truques com moedas: