Peras, maçãs, outras frutas e vegetais são o primeiro estágio no domínio do desenho para crianças. Desenhar itens alimentares se torna muito mais fácil se você os observar ao longo de vários dias e estudá-los você mesmo. Frutas e vegetais também podem ser praticados no desenho de objetos vivos.
Lápis, papel e materiais
Você pode desenhar uma pêra usando lápis simples.

Para isso, as crianças precisarão de:
- governante;
- lápis simples;
- uma folha de papel branco;
- borracha e apontador;
- bússola.
Recomenda-se usar lápis de durezas diferentes, pois eles dão efeitos diferentes.
Desenho simples
Pera (desenho para crianças usando um compasso) é uma fruta que tem o formato de uma luminária. Você pode desenhá-lo usando um compasso - esta opção é adequada para crianças menores, pois não exige que detalhes complexos sejam desenhados à mão.
Processo passo a passo
Como desenhar uma pera corretamente:
Estágio | Descrição do palco | Imagem |
1 | Usando um compasso, desenhe um círculo, que será a base da fruta. Deixe um pequeno espaço em todos os lados para acomodar outros elementos do design. | ![]() |
2 | Faça com que o arredondamento desenhado fique mais desleixado, lembrando o contorno de uma pêra. Adicione uma fruta por cima e faça também uma leve inclinação para o lado esquerdo para desenhar uma folha. | ![]() |
3 | Apague o contorno do círculo desenhado anteriormente. Desenhe dobras na parte superior do desenho para criar uma imagem mais volumosa da pêra. Na dobra desenhada, descreva um pequeno galho (o formato lembra um retângulo com uma pequena oval na extremidade). | ![]() |
4 | Preencha o espaço vazio no lado esquerdo com uma folha. Para começar, você pode desenhar uma forma oval estreita e depois adicionar bordas irregulares ao redor de todo o perímetro. Duplique o contorno do desenho com um lápis simples. | ![]() |
5 | Na folha resultante, desenhe uma nervura central - uma linha curva e, em seguida, adicione pequenos ramos. Usando um pequeno pedaço de madeira, prenda o galho e a folha juntos. | ![]() |
6 | O desenho finalizado pode ser colorido com tintas, lápis de cor ou canetas hidrográficas. A maneira mais conveniente é usar lápis de cor. Para obter um efeito aproximado, você precisará de lápis preto, marrom, laranja, amarelo e verde. | ![]() |
Para obter o efeito desejado, é necessário seguir o processo passo a passo completamente.
Pêra em seção
Você também pode desenhar a fruta em corte transversal. Esta opção também é adequada para uso em diversas naturezas-mortas.
Etapas da execução da obra:
- Desenhe um círculo de qualquer tamanho em uma folha de papel. Você pode usar uma bússola, objetos improvisados ou desenhar à mão.
- Desenhe uma linha diagonal à mão que cruze o último terço da redondeza desenhada.
- Usando os espaços em branco desenhados, crie o contorno de uma pera. Em formato, não é diferente das frutas desenhadas anteriormente.

- Afaste-se um pouco da borda esquerda da pêra e duplique o contorno para criar volume. O contorno deve ser suave.
- Como extensão da linha vertical desenhada anteriormente, desenhe um galho, ligeiramente curvado na extremidade.
- Após determinar a parte mais grossa da pera, desenhe sementes ovais, localizadas com suas pontas afiadas em direção à linha média.
- Use a borracha para remover elementos desnecessários. Em vez da linha do meio, desenhe segmentos curvos curtos e quase imperceptíveis – as fibras da pêra.
- Corrija o contorno da pêra.
- Usando um marcador ou caneta hidrográfica, contorne o contorno da imagem e duplique pequenos detalhes.
O preparo da pera está pronto. O desenho resultante pode ser deixado como está, sombreado ou colorido com tintas.
Usando formas geométricas
Pera (imagem para crianças maiores) é uma fruta de formato oval. Pode ser formado por diversas figuras geométricas. Crianças em idade escolar conseguem desenhar as figuras necessárias à mão.
Processo passo a passo
Etapas do processo:
- Em uma folha de papel limpa, desenhe duas figuras: um círculo e uma oval. O oval deve tocar a área do círculo em seu ponto mais grosso. Formas geométricas não precisam ser perfeitamente retas.
- Use um lápis simples para contornar o contorno da figura inferior e, em seguida, conecte-os, formando simultaneamente o contorno da pera. Faça um pequeno recorte na parte superior da fruta. A partir dele, faça um corte retangular.
- Remova as linhas extras usando uma borracha. Usando movimentos leves das mãos, desenhe os contornos finais da fruta.
- No lado direito do pecíolo, adicione uma forma oval com uma ponta pontiaguda – uma folha. Desenhe a veia principal e adicione linhas transversais simétricas entre si.

O desenho resultante pode ser sombreado e colorido com tintas ou lápis.
Desenho rápido
Você pode representar uma pêra sem nenhuma preparação extra. Esta opção é adequada para criar desenhos rápidos sem detalhes desnecessários.
Processo passo a passo
Etapas da execução da obra:
- Contorne manualmente o contorno da pêra. Desenhe um arredondamento com o lado reto inferior e depois desenhe um ziguezague para formar o topo da fruta.
- Desenhe o ramo e os estames. Use um lápis amarelo para sombrear o interior da fruta. Estames e galhos - marrons.
- Usando a mesma cor, escureça as laterais, criando novos traços.

- Usando lápis verde, marrom e laranja, sombreie a superfície do meio. Distribua as cores uniformemente pelas laterais da pêra para criar uma sombra natural.
- Pinte a cauda e o galho da pera de marrom.
Em vez de lápis de cor, você também pode usar lápis simples com minas macias e duras.
Com sombreamento
Pera (desenho para crianças com sombreamento) é uma fruta bastante simples. O fruto tem estrutura simples, variedade de cores e formato redondo.
Processo passo a passo
Etapas do desenho de uma pêra:
Estágio | Descrição do palco | Imagem |
1 | Desenhe uma redondeza em uma folha de papel limpa. Na parte superior direita do arredondamento, desenhe uma oval alongada, 1/3 da qual toque a superfície da figura desenhada anteriormente. | ![]() |
2 | Meça visualmente o meio do oval superior e também coloque pontos quase imperceptíveis no terço superior da redondeza inferior. Usando linhas arqueadas, conecte as figuras nos pontos designados. Desenhe o pecíolo no topo. Seu formato lembra um retângulo áspero com cantos arredondados. Na parte inferior da pêra, desenhe os restos dos estames. Coloque um ponto visual de onde desenhar pelos curtos e irregulares. | ![]() |
3 | Use a borracha para remover elementos desnecessários do desenho. Você também pode duplicar o contorno da pêra. Usando um lápis simples, é bom desenhar a área do pecíolo e também preencher o espaço ao redor dos estames. | ![]() |
4 | Pinte o lado esquerdo da pêra com um lápis para que a área mais próxima do centro permaneça levemente escurecida. Pinte levemente o lado direito com um lápis. Usando o dedo, papel ou algodão, esfume o lápis sem atrapalhar o posicionamento da luz e da sombra. | ![]() |
Essa técnica permite criar um efeito mais volumoso para a imagem.
Ao realizar o sombreamento, você deve seguir estas recomendações:
- Depois de desenhar cada traço, você precisa levantar a mão do papel. O traço é aplicado separadamente;
- os traços devem ter formato idêntico;
- Um erro comum é um traço que começa com um ponto. A linha não deve ter o formato de uma vírgula;
- desenhar traços em ziguezague;
- As hachuras não devem ser perpendiculares entre si. É necessário impor linhas diagonais que lembrem um monte de alguma coisa;
- O traço deve imitar o formato do objeto.
A chocagem é uma atividade para pessoas experientes. Antes de tentar hachurar um desenho finalizado, você precisa fazer alguns traços de teste em uma folha de papel separada.
No galho
Você também pode representar uma pera em um galho. Este desenho é mais complexo, mas transmite melhor a ideia real do feto.
Processo passo a passo
Etapas da execução da obra:
- Usando qualquer método conveniente, desenhe o contorno de uma pêra. Do topo da fruta, desenhe um longo galho de onde saem várias folhas de pera.
- As folhas da pera são ovais, pontiagudas em um dos lados.
- Desenhe um galho sob as folhas da pera em que a pera está localizada.
- Usando linhas mais grossas, desenhe os contornos das frutas, folhas e galhos. Use uma borracha para remover o excesso de elementos vegetais.
- Desenhe nervuras na folha e adicione nervuras finas. Desenhe pequenos detalhes da pêra.
- Adicione sombras ao lado direito da pera e das folhas e pinte todo o galho com um lápis.
- Deixe o meio da fruta intacto e sombreie levemente o lado esquerdo para indicar os contornos.

Os contornos das frutas podem ser desenhados com um marcador ou uma caneta gel preta.
Com tintas
Pera (desenho a lápis para crianças) é uma fruta saudável e saborosa. Com apenas um lápis e um pouco de tinta você pode fazer um produto parecer muito "vivo".
Processo passo a passo
Etapas da execução da obra:
- Desenhe uma linha vertical no centro da folha. Você pode usar uma régua para criá-lo. Como a linha não é o elemento principal do desenho, é melhor usar um lápis com ponta macia.
- Desenhe uma redondeza na parte inferior da linha vertical. Posicione a figura de modo que seu meio seja cruzado por uma linha vertical.
- Adicione uma oval no topo, cujo meio também seja cruzado por uma linha vertical. Na parte superior do oval, no local onde a linha coincide com a borda superior da figura, desenhe um galho retangular.
- Usando linhas arqueadas, conecte as formas para que elas formem o contorno da fruta. Na parte inferior da pêra, desenhe um recesso onde ficarão os restos dos estames.
- Use uma borracha para remover o excesso de detalhes do desenho.
- Duplique a imagem limpa usando um lápis afiado com ponta dura, marcador ou caneta.
- Desenhe linhas curtas que repitam o volume da pera. Dessa forma você consegue transmitir a textura da fruta.
O desenho principal está pronto. Se desejar, pode ser pintado com tintas.
Como pintar uma pera corretamente com tintas:
Estágio | Descrição do palco | Imagem |
1 | Pinte a imagem resultante completamente com tinta amarela, incluindo o galho. | ![]() |
2 | Aplique tons de marrom e verde sobre o tom de base. Você também pode escolher tons de laranja. O centro da pera, que recebe mais luz, permanece intocado. | ![]() |
3 | Use um tom marrom escuro para criar uma sombra sobre toda a área do desenho nos locais onde for necessário. Escureça o galho também. Use linhas brancas para indicar a textura da fruta. Para fazer isso, use um pincel fino com tinta para contornar o contorno com linhas quebradas. | ![]() |
Para pintar uma pera, você também pode usar tons de verde claro e verde, dependendo da variedade e do grau de maturação da fruta.
Duas peras em um galho
Para criar naturezas-mortas, você pode usar 1 ou 2 peras em um galho. Este elemento do design será memorável devido à complexidade do design. Esse tipo de desenho é adequado para crianças mais velhas que estão tentando desenhar mais de uma vez.
Processo passo a passo
Etapas da execução da obra:
- No centro de uma folha de papel em branco, desenhe duas formas arredondadas (retas na parte inferior) que se cruzam. Adicione saliências achatadas para formar o topo da fruta.
- Usando linhas semicirculares, desenhe os galhos localizados nas extremidades da pera. Os ramos devem convergir em um ponto, de onde se estendem as folhas ovais localizadas no ramo.
- Folhas ovais devem ter pontas pontiagudas. No meio, desenhe a venação mediana.
- Use a borracha para remover elementos desnecessários do desenho.
- Deixe os galhos mais volumosos - duplique as linhas e também desenhe brotos no local onde os galhos se conectam.
- Deixe as linhas da fruta mais claras para depois formar os contornos corretos da pera.
- Trace a imagem resultante com um marcador ou caneta de gel para obter um contorno mais claro. Você também pode suavizar algumas bordas para obter uma fruta mais natural.
- Você pode colorir o desenho resultante com lápis ou tintas.
- Pinte a fruta de verde. O tom deve ser claro, então você pode misturar verde com amarelo.
- Adicione destaques amarelos com amarelo puro. Pinte as laterais da pêra com um tom verde sujo para indicar a localização da sombra.
- Pinte os galhos de marrom claro. Quando a tinta secar, escureça as laterais dos galhos com um tom marrom.
- Pinte toda a superfície das folhas com a cor verde claro. Quando a sombra estiver seca, pinte as laterais, bem como o lado direito da nervura principal, para representar uma depressão.
- Destaque os destaques com um tom branco. Para tornar o desenho mais volumoso, são colocados destaques em todo o perímetro da fruta.
O desenho resultante pode ser colorido com tintas ou lápis de cor.
Páginas para colorir
Livros de colorir são mais adequados para crianças pequenas. Usar desenhos prontos permite não apenas manter seu filho ocupado, mas também desenvolver seu potencial criativo.
As seguintes páginas para colorir são adequadas para crianças:
- pêra em um galho. A imagem também apresenta destaques, que conscientizam a criança da necessidade de identificar luz e sombra;
- várias peras em um galho. O processo mais longo de colorir ensina paciência e também desenvolve habilidades motoras finas;
- pêra com textura. Este tipo de coloração permite que a criança aprenda a determinar, a partir da própria experiência, como transmitir a superfície necessária no papel;
- frutas na mesa – esta é uma excelente opção de natureza morta que permite à criança determinar de forma independente as cores necessárias e também cria a oportunidade de desenhar quaisquer elementos de forma independente. Adequado para crianças de todas as idades;
- cesta de frutas ou pratos – outra versão de uma natureza-morta em que as frutas estão concentradas em um só lugar. Desenvolve habilidades motoras finas, imaginação e atenção. Bandejas e cestas de frutas são comuns.
Para desenvolver gradualmente a concentração e a criatividade em uma criança, é necessário usar livros de colorir de complexidade crescente. Antes de colorir, é necessário informar a criança sobre a possibilidade de usar qualquer cor no desenho, sem limitá-lo a determinados tons.
Desenhar para uma criança é uma forma de autoexpressão e também um método de ensino. É necessário estudar todas as nuances em um ambiente tranquilo para que o processo não se torne estressante. Os primeiros passos devem ser bem pequenos: pintura a dedo para crianças, depois grandes páginas para colorir e desenho independente de objetos.
Recomenda-se começar com objetos que a criança observa ao longo da vida: frutas (maçãs, peras), vegetais, casas e carros.
Vídeo sobre desenho
Desenho de pera para crianças: