Para que mulheres curvilíneas pareçam elegantes e atraentes, é aconselhável incluir um tipo de roupa como uma túnica em seu guarda-roupa. Seus estilos, materiais de produção, métodos de aplicação de padrões e soluções de cores são tão diversos que, tendo incorporado pelo menos alguns deles na realidade, você pode criar uma coleção única de coisas charmosas e exclusivas.
Padrões de crochê, padrões e diagramas para eles, apresentados no artigo, podem ajudar você a encontrar sua própria imagem individual.
Túnica vazada para mulheres plus size, novidades
Antes de começar a trabalhar, é fundamental decidir o estilo desejado. Para mulheres de constituição grande, recomenda-se o uso de túnicas largas. Pode ser reto, trapezoidal ou ligeiramente alargado.

Esses estilos podem apresentar fendas laterais, vários tipos de cadarços e amarrações. A parte inferior do produto também pode ter uma borda irregular: o painel frontal é ligeiramente levantado e o traseiro é abaixado. Usar tais técnicas adicionará um certo charme e apelo.
Uma túnica de crochê para mulheres plus size, cujos padrões são apresentados abaixo, ficará rendada, leve e muito bonita. No entanto, todos esses padrões têm uma semelhança que as costureiras não devem esquecer.
Todos eles têm uma orientação vertical, o que disfarça visualmente o volume e acrescenta altura à mulher. É aconselhável não usar padrões horizontais, pois eles terão o efeito oposto: reduzirão a altura e aumentarão o volume.
Método 1
Para começar, é recomendável adotar um estilo simples, reto e solto. Então, tendo escolhido um modelo, você pode começar a trabalhar. Primeiro, você precisa calcular o comprimento da corrente de alças de ar para a frente e para trás da túnica.
Para fazer isso, você precisa medir a circunferência do quadril e do peito da mulher, escolher o maior e dividir ao meio. Adicione 15 cm ao valor resultante para liberdade de movimento. Ou seja, 15 cm para a frente e o mesmo para trás.
Muitas artesãs experientes recomendam fazer uma pequena amostra do molde que será usado antes do trabalho, para corresponder à largura do produto e ao número de repetições do molde.
Após o cálculo, você deve discar uma corrente do comprimento necessário. Devido a possíveis irregularidades no conjunto de pontos, a largura do tecido pode diminuir com o passar do tempo. Portanto, é recomendável tricotar a corrente um pouco mais longa, e o excesso restante pode ser escondido nela na hora de finalmente amarrar a borda.
Em seguida, você pode prosseguir com a criação do molde em si. A repetição do padrão é de 33 loops. O processo utiliza alças de ar e pontos altos duplos. Alternando-os, seguindo cuidadosamente o padrão, o resultado é um tecido vazado e bonito. O produto com este padrão pode ser tricotado tanto de baixo para cima quanto na direção oposta.
Recomenda-se usar esta túnica sobre uma blusa leve ou uma camiseta contrastante.Fendas laterais também são possíveis neste modelo. Com base no padrão, eles devem ficar dentro das listras verticais formadas pelos 6 pontos altos duplos.
Depois de tricotar o tecido no comprimento necessário até o início das cavas, você deve começar a fazê-las. Caso o modelo não preveja isso, você precisa continuar trabalhando até começar a cortar o decote. Pode ser redondo, em formato de V ou em formato de barco, conforme desejado. Se houver mangas, a cava é tricotada diminuindo gradualmente um certo número de laçadas de cada lado da frente e de trás, de acordo com o tamanho da túnica.
Para tricotar as mangas, você precisa montar uma corrente igual a:
- circunferência do pulso + margem de liberdade de movimento se a manga for longa;
- circunferência do braço logo abaixo do cotovelo + margem se o comprimento da manga for ¾;
- circunferência do cotovelo + margem, se a manga tiver o comprimento adequado;
- a circunferência do braço acima do cotovelo + margem de ajuste caso a manga seja curta.
A parte inferior da manga é desenhada da mesma forma que a cava. Em seguida, mais perto do ombro, a manga é fechada em várias carreiras, diminuindo de 3 a 5 laçadas de cada lado, dependendo do tamanho.
Depois que todos os detalhes estiverem prontos, eles precisam ser costurados com uma agulha de crochê ou de costura, e o decote precisa ser amarrado. A parte inferior da peça e as mangas também podem ser finalizadas conforme desejado. Realizar tratamento térmico úmido da túnica.
Método 2
Uma túnica de crochê para mulheres plus size (os moldes são muito fáceis de fazer) é apresentada no seguinte padrão vazado. Também possui orientação vertical. A repetição do padrão é de 14 pontos. Portanto, ao calcular a largura de um produto, é necessário alinhá-la com o número de relações.
Dos símbolos indicados no diagrama, são utilizados pontos baixos, pontos baixos e pontos altos duplos. Este padrão fácil de fazer ficará espetacular no produto final.
Método 3
O padrão e o diagrama mostrados abaixo, quando vistos de perto, parecem ter uma orientação horizontal. Mas na tela final, a vertical ainda predomina.
O design fica muito delicado e bonito em tons claros tanto para silhuetas retas quanto trapezoidais. Acima foi discutido como tricotar em estilo reto.
Versão ligeiramente alargada
Se o molde da túnica for desenhado para ser feito de cima para baixo, então você deve começar pela medida do peito, medida nos pontos mais proeminentes das glândulas mamárias. Este modelo pode ser tricotado em 2 peças (frente e costas) ou como uma única peça.
Vale lembrar que ao executar em círculo, cada fileira deve ser executada na ordem inversa.
Isso ocorre porque, ao tricotar as cavas, o trabalho precisará ser virado e, portanto, o padrão ficará diferente. Para criar uma extensão em direção à parte inferior da peça, é necessário adicionar o mesmo número de laçadas em cada lado em intervalos iguais no molde ao longo das costuras laterais.
É importante garantir que os novos laços adicionados se encaixem corretamente no padrão principal.Se o tricô for feito de baixo para cima, é recomendável primeiro calcular correta e precisamente o número de laçadas a serem diminuídas.
Para fazer isso, faça duas medidas: a circunferência do peito (necessariamente passando pelos pontos salientes das glândulas mamárias) e a largura da túnica acabada na parte inferior. Pode ser mínimo ou grande. Isso é determinado individualmente de acordo com o estilo e os desejos da mulher. A diferença entre esses valores é determinada.
Em seguida, o segmento resultante deve ser dividido pelo comprimento do produto, do início da cava (embaixo do braço) até a parte inferior. O resultado será a abertura por onde você deverá diminuir as laçadas na área das costuras laterais de cada lado da frente e de trás.
Padrão orientado verticalmente
O próximo padrão também é um design orientado verticalmente. A repetição do padrão é de 21 loops. O padrão é simples de executar e usa pontos correntes, pontos baixos e pontos altos duplos.
Uma característica interessante desse padrão é que o fio de trabalho é capturado não por 1 fileira anterior de alças de ar, mas por 2, criando o efeito de envolvimento, como em um trabalho vazado. O produto final, feito com esse padrão, parece feminino e atraente.
Padrão de filete
Túnicas de crochê para mulheres plus size, cujos moldes são apresentados a seguir, se tornaram muito populares no guarda-roupa das fashionistas modernas.
Ao usar a técnica de tricô filé nas roupas, um esquema de cores exclusivo de padrões florais é criado, dando às coisas leveza, fabulosidade e irresistibilidade.
Vale lembrar também que é recomendado que os motivos aplicados sejam colocados na direção vertical e no centro do produto., o que ajuda a concentrar a atenção dos outros e a esconder áreas que não são visíveis.
Recomenda-se preencher o espaço restante com um pequeno padrão para destacar mais claramente a parte central longitudinal da túnica. Pode ser feito usando a técnica de filé ou a técnica regular. Aqui estão 2 diagramas de padrões possíveis.
Os padrões de filé apresentados usam pontos baixos com um ponto corrente entre eles ou pontos altos duplos para criar uma grade uniforme.
De acordo com o esquema de padrões, certas células dessa grade são preenchidas, resultando em uma bela flor ou composição. Para um preenchimento mais denso das células necessárias e um contorno claro do padrão, recomenda-se tricotar não 1, mas 2 colunas com 1 vértice sob a alça de ar da carreira anterior.
Se a célula inferior da grade já estiver preenchida, ambas as colunas devem ser tricotadas não em um buraco com uma agulha, mas em buracos adjacentes. A parte central, emoldurada por caminhos finos, como mostrado neste diagrama, também parecerá eficaz.
É possível usar elementos repetidos dispostos verticalmente, o que criará o efeito de uma fita vazada. Eles podem ser localizados individualmente ou em alguma quantidade, conectados uns aos outros por uma costura decorativa. Essa técnica de tricô é usada tanto em túnicas retas quanto em formato trapezoidal.
No estilo grego
Uma túnica de crochê para mulheres plus size, cujos padrões retratam ornamentos gregos, confere severidade e solenidade.
Os esquemas apresentados são muito fáceis de implementar. Eles usam apenas pontos baixos ou altos e pontos correntes, alternados entre si. O uso desse padrão é limitado.
Ele está localizado:
- ao longo da parte inferior do produto;
- ao longo da parte inferior das mangas;
- verticalmente, mas não densamente, caso contrário sua essência grega será perdida.
No estilo boho
Este estilo é uma variedade de formas irregulares e combinações de peças. É ideal para o guarda-roupa de mulheres plus size. Para tricotar uma túnica no estilo boho, você deve primeiro fazer um molde do modelo que você gosta, e costureiras experientes só precisam ter um bom pensamento espacial.
Tricô passo a passo:
- A primeira coisa que você precisa fazer é selecionar cuidadosamente um padrão ou uma combinação dele com outro.
- Decida onde começar o trabalho (de baixo ou de cima).
- Calcule corretamente os parâmetros do produto e alinhe-os com o arranjo dos padrões. Mantenha a simetria, se houver.
Ao escolher um padrão adequado, você pode dar ênfase, como descrito acima, à parte central do produto. Pode ser um enfeite em todo o comprimento, somente na parte de cima ou em todo o jugo. A técnica do filé é perfeita para essa modalidade. Os diagramas fornecidos mostram opções para o posicionamento e execução de vários exemplos de padrões.
O restante do tecido é tricotado com um pequeno padrão regular, usando a técnica de filé ou qualquer outro método, seguindo cuidadosamente os contornos do padrão. Os diagramas de padrões abaixo podem servir como exemplos para preencher a maior parte da túnica. Eles também têm uma direção vertical e esconderão áreas problemáticas no produto final.
Com gravatas
As túnicas de crochê, cujos padrões e modelos são mostrados abaixo, podem incluir um elemento decorativo como gravatas, que também servem como fecho. Eles têm diferentes localizações: no decote, com fenda, abaixo do peito, na cintura, nas mangas, nos ombros e nas costuras laterais.
Mas para mulheres com curvas, é recomendado usar gravatas apenas no pescoço em várias versões e nas costuras dos ombros.
Em produtos com mangas de uma peça, elas podem continuar ao longo da manga. Este elemento decorativo pode ser um cordão de lagarta, uma trança fina, feita em crochê em diversas variações.

Também é possível usar trança de cetim que combine ou contraste a cor do produto principal.
Pode ser passado em volta do pescoço e amarrado na frente.
Esse uso de gravatas também serve para proteger o pescoço do estiramento durante o uso.
Se forem fornecidos no modelo na área do pescoço com fenda, uma nuance deve ser levada em consideração.
O molde deste produto deve ser selecionado de forma que o corte fique exatamente no meio.
Além disso, é indesejável usar aqueles padrões florais cuja integridade pode ser violada pela introdução de tal elemento.
Ao usar este acabamento decorativo, é recomendável optar por uma seleção de padrões que não sobrecarregue a túnica com detalhes que chamem a atenção. Basta usar um único tipo de padrão bonito e decorá-lo com gravatas originais. Os diagramas a seguir podem servir como exemplos.
De quadrados
Uma das maneiras interessantes de criar túnicas originais é tricotar a partir de motivos quadrados. Mas para mulheres com sobrepeso há algumas restrições. Não é recomendado usar quadrados grandes. Eles aumentam visualmente o tamanho.
É melhor usar motivos pequenos ou médios. Há uma opinião entre as artesãs de que quanto menor o tamanho do quadrado, mais próximo o produto estará do padrão e não há necessidade de alinhamento e ajuste adicionais.
Para costureiras iniciantes, conectar motivos pode ser difícil. Para fazer isso, ao tricotar a fileira externa de cada quadrado, você deve conectá-lo em certos lugares com laços semelhantes nos motivos já tricotados.
Outra vantagem de quadrados menores é a formação mínima de espaços entre motivos, que posteriormente precisam ser preenchidos com fragmentos adicionais.
Você pode tricotar todo o tecido a partir de motivos quadrados ou usá-los parcialmente. Por exemplo, tricotar apenas o jugo, a parte central da frente, decorar a linha central longitudinal das mangas, decorar a parte inferior do produto e as mangas, usar para acabamento assimétrico as partes superior e inferior da frente.
Ao usar essa técnica ao tricotar uma túnica em toda a sua superfície ou em uma parte específica, você pode criar muitos produtos radicalmente diferentes uns dos outros.
De diamantes
Tricotar peças com losangos é o mesmo que tricotar com quadrados. A única diferença está na disposição dos motivos. Se, de acordo com o modelo escolhido, a parte inferior da túnica e as mangas devem ser feitas em forma de dentes, o que dará ao produto final um aspecto elegante, então este tipo de tricô deve definitivamente ser usado aqui.
O tamanho dos motivos também não deve ser grande. O acoplamento dos losangos é feito de forma semelhante à técnica dos quadrados. Com base no resultado desejado, é recomendável selecionar cuidadosamente a agulha para o fio utilizado. O tamanho ideal para linha de algodão fina é de 1,5 a 3.
Vale ressaltar que quanto mais grosso for o gancho utilizado, mais suave e delicado será o motivo. Se a ideia é ter uma peça mais densa e rígida que mantenha seu formato, é melhor escolher um tamanho menor. Abaixo estão alguns exemplos de padrões e gráficos que podem ser usados para tricô.
Usando as diversas técnicas apresentadas de túnicas de crochê para mulheres acima do peso, podemos dizer com segurança que qualquer tipo de corpo pode ser transformado com a seleção habilidosa de estilo, padrão e acabamento decorativo.
Vídeo sobre túnicas de tricô
Túnicas de crochê para mulheres plus size: