Desenhar lábios com um lápis é difícil sem saber como construir corretamente as partes do rosto. Não é difícil transmitir as características da anatomia facial humana, se você conhece algumas regras para aplicar luz e sombra e construir um rosto. Seguindo algumas lições, você pode repetir o desenho de lábios representando diferentes emoções humanas.
Ferramentas necessárias
Os lábios podem ser masculinos, femininos ou de criança, e cada caso tem suas nuances. O posicionamento da referência e o sombreamento correto ajudam a adicionar volume à figura e posicionar os lábios em ângulos diferentes em relação ao observador.
Você pode desenhar lábios com um lápis em poucos minutos usando as ferramentas à mão:
O que você vai precisar | Para que |
Papel | Selecionando papel para esboços. Se você planeja colorir um esboço finalizado, use folhas mais grossas para trabalhar com tintas e marcadores. |
O lápis é macio | Aplique sombreamento claro para criar luz e sombra. |
Lápis duro-macio ou duro | Usado para criar um esboço. |
Apagador | Remova traços desnecessários ou malsucedidos. |
Governante | Usado como ferramenta auxiliar para criar uma referência. |
Uma opção simples para iniciantes
Este método de desenho é adequado para iniciantes.

O processo produz uma imagem de lábios em estilo de desenho animado:
- No centro da folha, desenhe um arco longo, dobrado para baixo. Localize visualmente o centro do arco e marque-o com uma linha vertical. Nesta linha auxiliar, a espessura dos lábios superior e inferior é indicada esquematicamente.
- Desenhe o contorno do lábio superior, tentando repetir as linhas simetricamente à linha vertical. Faça uma curva para baixo no centro do lábio superior. Usando um arco, desenhe o contorno do lábio inferior sem nenhuma depressão. Apagar linhas auxiliares.
- Eles dão curvas mais precisas ao lábio superior e suavizam os cantos. Desenhe o espaço entre os lábios, deixando uma pequena depressão em forma de círculo entre eles.
- Conecte os cantos da boca em ambos os lados, estendendo-os a partir do arco comum em forma de sorriso.
- A covinha abaixo do nariz é indicada por duas linhas verticais.
- Usando sombreamento cuidadoso e leve pressão, preencha a área dos lábios. Adicione pressão e pinte as áreas onde a sombra incide — as bordas dos lábios, os cantos dos lábios e as junções.
Desenho simples para crianças
Uma maneira rápida e fácil de criar um design de lábios simétrico, adequado para iniciantes ou crianças de 6 a 7 anos.
O desenho não é muito realista, mais adequado para uma imagem no estilo cartoon:
- Desenhe uma linha curva com um entalhe no centro, indicando a borda inferior do lábio superior. Repita a dobra no centro com um recuo para cima. Esta curva mostra a espessura do lábio superior.
- Desenhe o contorno superior do lábio, estreitando-o em direção aos cantos. Eles tentam fazer com que a curva do lábio seja simétrica e arredondada.
- Para criar volume no lábio inferior, dois círculos são colocados esquematicamente sob o lábio desenhado.
- Contorne suavemente essas formas, criando o contorno do lábio inferior.
- Apague figuras e linhas auxiliares. Faça o contorno geral com um lápis ou delineador.
- Eles pintam os lábios de uma forma conveniente.
Desenho realista de lábios femininos carnudos
Os lábios (o desenho a lápis desta parte do rosto pode variar dependendo do gênero) são mais carnudos nas mulheres.
Para fazer isso, coloque a folha na horizontal e comece pela imagem da linha dos lábios:
- Formas arredondadas começam a indicar as áreas volumosas dos lábios. No centro do lábio superior, marque uma protuberância circular. Nas laterais, desenhe ovais apontando para baixo. Eles podem não ser simétricos, pois as características faciais geralmente não são as mesmas. O volume é adicionado ao lábio inferior usando dois ovais. Uma linha mais precisa da boca é desenhada no centro, tornando-a curva.
- Linhas suaves conectam todas as linhas e bordas, criando um contorno geral dos lábios.
- Apague todas as linhas e figuras auxiliares com uma borracha, deixando apenas o contorno geral.
- Pinte o contorno com lápis de cor. O centro é deixado para criar o efeito de mechas e volume. Os cantos dos lábios e os locais onde eles se encontram ficam mais escuros. A parte inferior do lábio inferior é sombreada com uma linha fina e escura. As áreas de transição da luz para a sombra são sombreadas com leve pressão para criar um efeito tridimensional.
- Usando um lápis escuro e afiado, desenhe sulcos nos lábios superior e inferior com movimentos curtos e precisos. A mesma cor é usada para adicionar sombras nas laterais das dobras.
- O espaço entre os lábios é desenhado com mais clareza.
Desenho de lábios masculinos
Os lábios dos homens são considerados menos carnudos e volumosos que os das mulheres, então sua imagem pode ser diferente. A linha da boca geralmente não apresenta curvas acentuadas.
Lábios mal delineados semelhantes também podem ser encontrados em meninas, então decida com antecedência qual será o desenho:
- As linhas horizontais esquemáticas indicam a espessura dos lábios superior e inferior e o comprimento da fenda oral.
- Linhas angulares retas indicam os lábios. Indica os sulcos nasolabiais e a depressão abaixo do lábio inferior.
- Uma linha vertical é desenhada no centro dos lábios para criar formas simétricas. Eles desenham a linha do lábio superior em detalhes, tornando-o arredondado.
- Arredonda o lábio inferior. Suavize a linha de dobras nas laterais dos lábios, acima do lábio superior e abaixo do lábio inferior.
- Os lábios são preenchidos com sombreamento. As áreas onde as sombras incidem são sombreadas com mais intensidade.
- Usando movimentos curtos, contorne os sulcos e dobras dos lábios.
Desenho realista de lábios entreabertos
Lábios (um desenho a lápis desta parte do rosto pode diferir em posição, emoção ou direção em relação ao observador) ligeiramente abertos com dentes visíveis parecerão realistas se você repetir todos os passos desta lição.
Como desenhar:
- Usando um lápis simples, desenhe 2 trapézios, um abaixo do outro, para determinar esquematicamente o tamanho dos lábios. O trapézio superior deve ser um pouco maior e mais alto, pois os dentes também serão representados nessa parte.
- No centro do trapézio superior, desenhe um arco para indicar uma boca aberta. Um pequeno arco curvado para baixo mostra a depressão no lábio superior.
- Os locais onde os lábios se encontram são arredondados. Arredonda o lábio inferior e as partes internas dos lábios.
- Eles acrescentam detalhes – desenham dentes superiores visíveis e sulcos nos lábios com linhas verticais curtas.
- O espaço dos lábios é preenchido com sombreamento, criando um efeito claro-escuro. Elas não afetam a parte central, criando um brilho.
- Sombreie os lábios em diferentes direções para preencher uniformemente o espaço do lábio superior. Deixa-se espaço ao redor dos lábios para que pareçam mais cheios.
- Sombreie a pele ao redor dos lábios com um pequeno recuo.
Lábios em um beijo
Você pode desenhar uma marca de beijo usando lápis em várias etapas. Este desenho é adequado para iniciantes, pois não requer habilidades especiais.
Como desenhar:
- Desenhe um círculo com um lápis, afiando os lados onde os lábios se encontram. Os cantos são ligeiramente levantados.
- Marque as áreas de recuo no lábio superior e apague quaisquer linhas de contorno em excesso. Desenhe o contorno interno onde os lábios não se encontram, com um pequeno entalhe no lábio inferior.
- Usando um lápis vermelho, faça traços do contorno para o centro. Preencha gradualmente todos os lábios com esse sombreamento.
- Use um lápis mais claro para preencher todas as lacunas com sombreamento.
Lábios de perfil
Os lábios (um desenho a lápis pode ser feito de perfil) começam a ser desenhados com uma imagem esquemática das principais características de lado.
Como desenhar:
- Para representar uma boca ligeiramente aberta de lado, desenhe um ângulo com a ponta apontando para a esquerda. No final de cada linha, a espessura dos lábios é indicada com círculos. De cada círculo, linhas verticais curtas são desenhadas em um ângulo para cima e para baixo.
- Da borda de cada círculo, desenhe linhas de conexão até o canto da boca. Cada linha afunila em direção ao canto da boca.
- Adicione volume e arredonde as linhas que levam ao nariz e ao queixo.
- Pinte os lábios com sombra clara. Adicione cor escura ao canto dos lábios, deixando os lábios superiores e inferiores mais próximos do centro claro para criar um efeito volumoso.
Lábios em meia volta
Na maioria das vezes, o rosto no retrato está em uma posição semi-frontal ou semi-virada. Para fazer o rosto parecer realista, você precisa prestar atenção na representação dos lábios. O desenho começa com a imagem dos lábios superior e inferior. Se você quiser que o desenho pareça um sorriso, arredonde o canto dos lábios para cima.
Como desenhar:
- Descreva esquematicamente as bordas internas dos lábios de uma boca aberta, como mostrado na figura.
- Use traços horizontais leves para definir a espessura dos lábios. Adicione uma curvatura aos lábios superior e inferior. Eles marcam o local onde os dentes ficarão visíveis.
- Dá forma aos lábios. Desenhe linhas curvas e arredondadas do canto dos lábios até a borda esquerda. O lábio inferior é ligeiramente mais grosso que o superior. Um entalhe é desenhado no lábio superior, abaixo do nariz.
- Usando sombreamento claro, pinte sobre as principais áreas claras e escuras dos lábios. Acentue a cor nos cantos dos lábios, nas partes inferior e laterais dos lábios. O contorno é pintado de forma mais densa. Não sombreie a parte frontal dos lábios e dos dentes.
- Continue preenchendo os lábios, adicionando mais cor.
- Eles tentam não preencher muito o espaço entre os dentes e usam menos cor preta.
Lábios com um lápis simples
Um método para desenhar lábios de forma realista usando um lápis simples. O efeito de luz e sombra é aplicado com um lápis e todos os pequenos detalhes são desenhados, o que faz com que o desenho pareça próximo do original. Este método de desenho é adequado para aqueles que têm um nível intermediário de desenho.
Como desenhar:
- Comece desenhando uma linha entre os lábios. No centro da linha, faça 2 pequenas saliências idênticas.
- Acima desta linha, desenhe um arco com uma pequena depressão no centro. O resultado é uma imagem esquemática do lábio superior.
- Desenhe uma linha curva para baixo para mostrar o lábio inferior. O contorno dos lábios e a linha entre eles são desenhados com mais clareza.
- O lápis é colocado sobre a folha de papel de modo que a grafite o toque. Os lábios são pintados com leve pressão. Misture para que a cor do lápis fique uniforme.
- Adicione sombreamento vertical ao lábio inferior. Cada traço é feito ligeiramente curvado em direção ao canto do lábio. O sombreamento é mais frequente nas bordas e se torna mais raro e claro próximo ao centro. A parte central do lábio inferior é clareada com uma borracha.
- O lábio superior é sombreado de maneira semelhante. No meio da parte inferior do lábio superior, sombreie os destaques.
- A parte superior com o entalhe é clareada com uma borracha.
Lábios com lápis de cor
Os lábios (o desenho a lápis pode ser criado imediatamente em cores) podem ser tornados mais realistas:
- Desenhe um arco curvo para cima com uma depressão no meio. Um pouco mais abaixo, adicione outro arco sem rebaixo e conecte as duas linhas. O resultado é uma imagem esquemática do lábio superior.
- O lábio inferior é mostrado como um arco curvado para baixo. A parte superior do lábio parece uma linha horizontal com uma leve reentrância a partir do lábio superior. Este espaço é preenchido com pequenas linhas verticais representando os dentes.
- Eles delineiam o contorno finalizado, apagam detalhes desnecessários e tornam o esboço um pouco mais claro.
- Usando um lápis bordô, faça o contorno e desenhe listras verticais nos lábios para criar textura. A direção das listras é feita no ângulo do arco labial.
- Com um lápis preto, faça um leve sombreamento e esfumado na parte central inferior e nos cantos dos lábios.
- Um lápis vermelho é pressionado contra uma folha de papel. Dessa forma, a área dos lábios é pintada várias vezes para deixar a cor mais saturada.
- Os dentes são pintados de branco.
- Os lábios são pintados de vermelho novamente para uniformizar o tom. Use um lápis preto para delinear o contorno interno dos lábios.
- A sombra nos dentes é mostrada em cinza.
Usando uma caneta branca ou um marcador fino, faça vários traços em direção ao centro dos lábios para criar um efeito de destaque.
Desenhando lábios usando um triângulo
Um método para criar uma imagem labial usando uma base triangular. Este método é conveniente porque os lábios podem ser retratados em qualquer posição: rosto inteiro, de perfil ou rosto semi-cheio.
Como desenhar:
- Eles começam com a imagem de um triângulo alongado. Os cantos inferiores do triângulo devem ser iguais para que o desenho dos lábios fique simétrico. Desenhe um arco apontando para baixo sob o ângulo alongado superior. No meio, entre este arco e a base do triângulo, desenhe uma longa linha horizontal. O comprimento da linha é igual à largura dos lábios. Esta linha pode ser usada para ajustar a espessura do lábio superior. Se quiserem torná-la mais estreita, então a linha é elevada para cima; se quiserem que fique mais cheio, então a linha é desenhada no centro.
- É feita uma representação esquemática do contorno do lábio superior. O arco no centro do triângulo é a depressão no lábio superior. O final da linha horizontal são os cantos dos lábios. Portanto, eles verificam se o triângulo passa exatamente pelo centro dessa reta. Eles tentam fazer com que a curva do lábio seja simétrica. Nesta fase, a imagem do lábio superior assemelha-se ao formato de um arco e flecha.
- Desenhe o lábio inferior como uma linha curva para baixo. Desenhe um arco a partir dos cantos dos lábios e não passe da base do triângulo. Eles tentam fazer com que o formato do lábio inferior seja simétrico.
- No nível da linha horizontal, é representada uma boca ligeiramente aberta. Desenhe o lábio superior com um arco para cima. A borda superior do lábio inferior tem a forma de um arco curvado no centro.
- Trace o contorno finalizado com um lápis e apague todas as linhas auxiliares.
- Determine visualmente a fonte de luz e marque as partes claras e escuras no desenho em relação a ela. Usando uma leve pressão, defina a área onde a luz atinge mais os lábios usando linhas. Esta parte quase nunca ficará sombreada.
- Usando sombreamento claro, escureça as áreas onde os lábios ficam na sombra – os cantos dos lábios, a parte inferior dos lábios e o espaço abaixo do lábio inferior. Se a fonte de luz deve incidir do outro lado, a posição da sombra é alterada.
- O lápis é colocado sobre o papel com a grafite e todo o espaço dos lábios é preenchido, deixando as áreas que foram designadas como mais claras.
- Use um lápis duro ou duro-macio para adicionar textura aos seus lábios. Desenhe linhas curvas verticais em direção aos cantos dos lábios. Eles tentam não pressionar com muita força para que haja uma oportunidade de sombrear o desenho finalizado e a imagem pareça natural.
- Esfume a parte escura do lábio inferior e tente não tocar na área clara. Nesta fase, aparece o efeito de volume da figura.
- Use uma borracha para passar levemente sobre as áreas claras do lábio inferior para criar a aparência de brilho. O destaque deve ficar bem definido, então eles tentam pressionar a borracha com muita força.
- O lábio superior é pintado da mesma forma, sombreado e brilhante.
- Usando um lápis macio, adicione um efeito de sombra nos cantos dos lábios, nas partes externas dos lábios e acima do lábio superior.
- Em vários lugares, as dobras ficam mais distintas. Uma borracha é usada para adicionar brilho, fazendo com que os lábios pareçam ainda mais volumosos.
Dicas úteis
Você pode deixar seu desenho labial com lápis mais realista e gastar menos tempo no processo de desenho se seguir algumas dicas:
- A folha é posicionada antecipadamente na horizontal ou na vertical, dependendo da direção do desenho. Se, além dos lábios, você planeja desenhar o rosto ou a figura inteira de uma pessoa, faça um esboço esquemático do corpo para que a imagem finalizada fique localizada no centro do rosto.
- Eles começam com uma imagem esquemática da linha dos lábios e formas que indicam o volume dos lábios. Linhas auxiliares são usadas para desenhar a direção das linhas principais e contornos. Por fim, pequenos detalhes são desenhados e sombras são adicionadas usando hachuras. Para evitar confusão durante o processo, divida o desenho em componentes separados e pratique com cada um deles.
- Para deixar o desenho mais realista, utilize lápis de cor em tons de vermelho e rosa. Nos locais onde há sombras, o desenho é pintado com cores mais escuras e saturadas.
- É dada atenção especial à linha da boca. Em diferentes pessoas, ela pode ser reta, curvada para cima ou para baixo. Na maioria das vezes, o lábio inferior é mais grosso que o superior, mas há exceções. Para representar um rosto ou suas partes de forma mais realista, é dada atenção a esses detalhes.
Vídeo sobre como desenhar lábios com um lápis
Como desenhar lábios corretamente com um lápis: