O violão, sendo um dos instrumentos musicais mais populares, tem um som rico e a capacidade de expressar uma variedade de emoções e sentimentos por meio da música. Para crianças em idade pré-escolar, basta desenhar o contorno do instrumento e marcar as cordas com linhas retas.
Crianças mais velhas podem tentar criar uma imagem mais realista com detalhes adicionais. Este é o braço com cravelhas, o corpo da guitarra, o deck e a boca do som.
Materiais e ferramentas necessários
Os materiais e ferramentas descritos abaixo desempenham um papel importante no processo de desenho a lápis, permitindo que os artistas criem uma variedade de obras de arte.
Ferramentas e materiais | Breve descrição |
Papel | Ela difere em densidade, textura e cor. Vários tipos de papel são usados para desenhar, incluindo aquarela, designer e outros. |
Lápis | É uma ferramenta constituída por uma haste de grafite envolta em um invólucro de madeira ou plástico. Os lápis vêm em diferentes durezas (de 9H a 9B), o que permite ao artista criar linhas de espessura e intensidade variadas. Existem lápis de cor que permitem ao artista usar uma variedade de cores e tons. |
Borrachas e canetas | Essas são ferramentas usadas para apagar linhas e criar transições suaves entre tons. As borrachas vêm em diferentes tipos: plástico, borracha e outros. Borrachas amassáveis são feitas de borracha ou plástico especial e permitem que você apague suavemente as linhas de lápis. |
Estênceis | Esses são modelos especiais que podem ser usados para criar padrões ou símbolos repetidos. Os estênceis podem ser feitos de diversos materiais, como papel, plástico ou metal. |
Réguas, compassos | Estas são as ferramentas necessárias para desenhar linhas retas e medir distâncias. As réguas vêm em diferentes tamanhos e formatos, e os compassos são usados para desenhar círculos e arcos. |
Apontadores | Estas são ferramentas para apontar lápis. Os apontadores vêm em versões manuais e elétricas, com diferentes tipos de lâminas para diferentes durezas de lápis. Eles ajudam a manter seu lápis afiado e pronto para uso. |
Master classes
É necessário aprender a transmitir corretamente as proporções e os detalhes do instrumento para que o desenho fique bonito e profissional:
- A guitarra é composta por um corpo, um braço e cordas. O corpo inclui um deck, laterais e parte traseira, e o braço tem um formato de arco.
- Ao desenhar, é importante manter as proporções. Por exemplo, o pescoço deve ser ligeiramente mais longo que o corpo, e a largura da lateral deve ser igual à largura da parte inferior. As cordas devem ser finas e igualmente espaçadas.
- Para deixar a guitarra mais realista, você pode adicionar detalhes como cravelhas, uma palheta e cordas.
- É importante considerar a iluminação que incidirá sobre o instrumento. Deve ser uniforme e não muito brilhante.
Clássico de 6 cordas
É um instrumento musical cujo corpo geralmente é feito de madeira e o braço é feito de madeira mais dura ou plástico. O violão clássico é considerado um dos instrumentos musicais mais populares do mundo. É usado em diferentes estilos, como música clássica, jazz e outros.

A guitarra na imagem pode ser criada usando uma master class passo a passo, que mostra a ordem de representação de um instrumento musical clássico de 6 cordas:
- Desenhe um retângulo alongado que representará o braço da guitarra. Esta é a base do instrumento. O braço pode ter larguras diferentes dependendo do modelo da guitarra, mas em média a largura do braço é de cerca de 5 a 7 cm.
Para dar volume ao braço da guitarra, você pode adicionar sombras e linhas de luz que imitarão sua textura.
- Adicione 2 círculos: um círculo grande na parte inferior para a base do deck de guitarra e um menor na parte superior para o topo. A parte superior do deck geralmente é menor que a parte inferior. Esta é a parte principal do corpo do instrumento que é responsável pelo som.
Pode vir em diferentes tamanhos e formatos, mas geralmente tem bordas arredondadas. Na maioria dos casos, o convés superior é ligeiramente menor que o inferior e tem o formato de um cone truncado.
Para adicionar realismo à imagem, você pode adicionar um contorno leve ou traços que imitem a textura da madeira da qual as guitarras geralmente são feitas.
- Desenhe um furo redondo para o ressonador no deck superior. Geralmente fica localizado no centro do tampo harmônico e serve para melhorar o som do instrumento. O furo do ressonador pode variar em tamanho e formato.
Para fazer com que a guitarra pareça um instrumento real, é melhor usar um formato de furo padrão. Os tamanhos podem variar de 8 a 10 cm de diâmetro. Adicione sombras para tornar o buraco mais visível e dar ao desenho uma aparência mais realista.
- Desenhe várias decorações no deck da guitarra, como rosetas e listras. Eles servem como elemento decorativo e não afetam o som do instrumento. As decorações podem ser variadas, mas na maioria das vezes são desenhadas simetricamente.
Por exemplo, se o desenho for espelhado em relação ao eixo vertical, isso dará harmonia à imagem. Use pequenos detalhes para dar um acabamento ao violão. Para fazer isso, adicione várias texturas e detalhes que ajudarão a tornar a imagem mais expressiva.
- Desenhe um suporte abaixo do pescoço. O suporte deve ter o formato de um triângulo ou trapézio e ser ligeiramente menor que a largura do braço. A altura do suporte deve corresponder à altura do círculo inferior do deck da guitarra.
- Desenhe 3 cravelhas em cada extremidade do braço. As cravelhas devem ser espaçadas uniformemente ao longo de todo o comprimento do braço e parecer que estão presas ao headstock. Eles são usados para afinar as cordas.
- Adicione ajustadores de tensão na parte superior do braço.
- Adicione trastes ao longo de todo o comprimento do braço, que são faixas transversais que ajudam o músico a determinar o lugar para os dedos ao tocar o violão.
- Desenhe as cordas que vão das cravelhas até o corpo do violão. Elas cruzam o braço e terminam nas cravelhas. Use espessuras diferentes para as cordas para criar uma imagem realista.
- Apague todas as linhas desnecessárias e contorne os contornos da guitarra.
Recomendações:
- Use uma régua ou modelo para desenhar linhas retas e círculos para criar peças mais precisas e uniformes.
- Você pode adicionar elementos decorativos, como inscrições ou ornamentos, para tornar o desenho mais interessante e expressivo.
- Comece com os elementos básicos e adicione detalhes gradualmente para evitar desordem e confusão no desenho.
Representação esquemática
A guitarra na figura pode ser representada de forma simplificada após a conclusão das etapas a seguir.
Esse:
- Comece desenhando um retângulo alongado que representará o braço do violão. A barra deve ser um pouco mais larga na parte superior e afunilar em direção à parte inferior.
- Desenhe 2 círculos abaixo do pescoço: um maior na parte inferior e um menor na parte superior. Este será o deck da guitarra - a parte de madeira do instrumento onde as cordas são fixadas.
- No centro do círculo superior, desenhe um furo redondo para o ressonador. Ele geralmente fica localizado próximo ao topo do tampo harmônico e desempenha um papel importante na produção sonora do violão.
- Desenhe a ponte sob as cordas que conectam o braço ao deck.
- Adicione 6 cravelhas: 3 em cada lado do braço. As cravelhas são usadas para tensionar as cordas e alterar seu tom.
- Desenhe os reguladores de tensão das cordas que estão localizados próximos às cravelhas. Esses controles permitem que você afine as cordas e ajuste sua tensão.
- Desenhe trastes — marcações no braço da guitarra que indicam a posição exata das cordas ao tocar. Os trastes ajudam os músicos a encontrar rapidamente as notas certas.
- Remova todas as linhas e detalhes desnecessários.
- Trace os contornos do desenho, deixando-os mais claros.
Concerto
Este é um tipo especial de guitarra projetado para apresentações em palcos, diante de uma plateia. Este instrumento se distingue pela sua alta qualidade sonora e aparência.
Possui corpo feito de madeira ou outros materiais e um design especial que proporciona um som brilhante e expressivo. Existem muitos modelos diferentes de guitarras de concerto que variam em tamanho, formato do corpo e outras características.
A guitarra no desenho desta master class pode ser criada se você seguir todas as regras e manter proporções e detalhes.
Você deve começar com formas simples e passar gradualmente para elementos mais complexos:
- Desenhe um retângulo alongado que será o braço da guitarra. Ele deve ser longo e fino o suficiente para cumprir com sua finalidade. Nesta fase, é importante determinar as proporções do braço e sua posição em relação ao corpo da guitarra.
- Desenhe 2 círculos abaixo do braço, que representarão o deck - o corpo da guitarra. Para maior realismo, você pode adicionar pequenos chanfros nas laterais do deck e torná-lo ligeiramente convexo. Deve ser menor que a barra em largura e altura.
Dessa forma, você pode transmitir a relação visual entre essas partes do instrumento.
- Adicione detalhes sutis, como serrilhados, entalhes no corpo ou linhas elevadas para imitar madeira. Você pode usar diferentes tons da mesma cor ou destacar detalhes individuais com um tom mais escuro.
- Adicione 4 apoios de corda na parte inferior do braço da guitarra. Elas devem estar uniformemente espaçadas. O formato das pontes pode variar dependendo do estilo e do tipo de violão.
Para criar um efeito realista, os suportes devem parecer volumosos e tridimensionais. Você pode adicionar sombras e realces para enfatizar a forma e a localização no braço da guitarra.
- Desenhe 6 cravelhas de afinação em um lado do violão. Eles devem estar uniformemente espaçados ao longo da barra e ter formato redondo. Para dar às cravelhas uma aparência realista, é recomendável desenhá-las com um pequeno raio de curvatura. Isso criará um efeito tridimensional.
- Adicione ajustadores de tensão de corda ao lado de cada cravelha. Essas são pequenas peças localizadas em cada cravelha. Os controles devem ter um formato simples, mas ainda assim se adequar às proporções da guitarra e não parecer muito volumosos.
- Marque os trastes. São barras de metal sobre as quais repousam as cordas. Aplique pontos redondos nos trastes 3º, 5º, 7º, 9º, 12º, 15º, 17º, 19º e 21º.
- As cordas da guitarra são as linhas finas que conectam o braço ao tampo harmônico. No desenho, descreva-as como linhas finas que vão do braço da guitarra até o deck.
- Remova linhas desnecessárias para dar à imagem uma aparência mais limpa e organizada. Apague linhas que indicam bordas da folha ou outros elementos que não fazem parte da ferramenta.
- Esboce todos os elementos do desenho, o que ajudará a tornar a imagem mais clara e detalhada. Evite usar linhas muito grossas para evitar que o desenho fique com aspecto sujo.
Baixo
É um instrumento musical usado para criar sons profundos e ricos na música. Eles vêm em diferentes formatos e tamanhos, mas sempre têm apenas 4 cordas.
Os baixos podem ser feitos de madeira ou metal e têm diferentes formatos de corpo. Alguns instrumentos desse tipo são curvados para facilitar a pegada enquanto se toca.
A guitarra na imagem pode ser retratada usando a master class passo a passo:
- Comece com a estrutura geral e o arranjo dos elementos principais. É importante transmitir corretamente as proporções do instrumento.
- Desenhe o contorno básico do pescoço. Ele deve ser ligeiramente curvado e afinando em direção à ponta. Isso ajudará a criar a impressão de volume do instrumento.
- Desenhe o formato do baralho, que deve ser um pouco mais largo na parte superior para criar a aparência de uma curva. Adicione um leve chanfro às bordas do deck para dar realismo. Use sombras e realces para dar volume e relevo ao deck.
- Adicione elementos decorativos, como o logotipo do fabricante, e escolha recortes e linhas que reflitam os veios da madeira.
- Desenhe um suporte de barbante usando formas geométricas simples para obter linhas claras. Coloque-o no convés.
- Adicione 4 cravelhas na ponta do braço da corda, usando pequenos círculos ou pontos para representar cada cabeça de cravelha. As cravelhas vêm em tamanhos diferentes para uma aparência realista.
- Adicione ajustadores de tensão das cordas ao braço da guitarra, que geralmente ficam localizados perto das cravelhas. Eles podem ser representados como pequenos triângulos ou círculos.

- Adicione linhas ao braço da guitarra para representar os trastes. Em certos trastes (por exemplo, 5, 7, 12 e 17), desenhe pequenos círculos que simbolizarão os locais onde as cordas tocam o braço.
- Desenhe as cordas da guitarra usando linhas finas. Elas devem começar nas cravelhas e terminar nos trastes. Adicione destaques às cordas para torná-las mais realistas. Crie o efeito de tensão nas cordas alterando a espessura das linhas. As linhas mais finas nas extremidades das cordas indicarão sua tensão.
- Remova todas as linhas e contornos desnecessários que não fazem parte do desenho.
- Trace o contorno da guitarra.
Eletroacústico
Esta é uma guitarra que pode soar como uma guitarra acústica comum, mas tem um amplificador e alto-falantes integrados.
Graças a este instrumento, os músicos podem tocá-lo não apenas em ambientes fechados, onde é possível ouvir seu som sem amplificação adicional, mas também se apresentar para um grande público, usando um amplificador para criar um som potente.
Você pode desenhar uma guitarra eletroacústica usando a master class descrita abaixo.
Seguindo as dicas, você pode criar sua própria imagem única.
- Comece desenhando o braço da guitarra, uma linha longa e curva que representa a base do instrumento. Geralmente, ele é desenhado fino para enfatizar as curvas e adicionar realismo à imagem.
- Desenhe o deck, a superfície plana na qual as cravelhas e as cordas da guitarra estão localizadas. Tem o formato de um retângulo com cantos arredondados.
- Adicione enfeites e detalhes que dão personalidade à sua guitarra. Isso inclui a encadernação e os adesivos (na parte superior do baralho). O acabamento pode ser feito em forma de linhas finas ao redor do orifício de som, dando-lhe uma aparência finalizada.

Os adesivos são elementos decorativos finos que são colocados acima ou abaixo das cordas. Eles geralmente têm o formato de quadrados ou retângulos.
- Desenhe 4 suportes que suportem o braço da guitarra. São pequenos retângulos localizados na parte inferior do baralho.
- Desenhe 6 cravelhas de afinação em um lado do braço, dispostas em fileira. Eles são responsáveis pela tensão das cordas e pelo ajuste de sua altura.
- O deck contém reguladores de tensão de cordas. Desenhe-os perto dos pinos. Os controles podem ser mostrados com mais detalhes, por exemplo, usando pequenos círculos e setas indicando a direção da tensão das cordas.
- Adicione trastes como linhas horizontais ao longo do braço da guitarra em determinados intervalos. Marque esses intervalos com círculos nos trastes 3, 5, 7, 9, 12, 15, 17, 19 e 21. Marque trastes de espessuras diferentes para criar a ilusão de volume. Para fazer isso, você pode usar diferentes tons de cor ou adicionar sombras e luz.
- Desenhe as cordas que vão das cravelhas até o braço. Eles devem parecer finos e leves.

- Remova todas as linhas extras e desnecessárias que foram usadas durante o processo de desenho.
- Usando uma cor mais escura ou linhas mais grossas, contorne o contorno do violão para deixar o desenho claro e contrastante. Você pode adicionar sombras e luz para dar volume à imagem.
Dicas para iniciantes
Para criar um belo desenho de uma guitarra usando lápis, você precisa seguir estes princípios:
- Você deve sempre começar com um esboço das formas básicas da guitarra: o corpo e o braço. Também é importante rotular as strings. Para indicar as proporções e relações básicas entre esses elementos.
- Detalhes devem ser adicionados ao esboço. Desenhe cravelhas, uma palheta e outros elementos da guitarra.
- É aconselhável trabalhar sombras e volume. Para fazer isso, use lápis de diferentes durezas para criar sombras e contornos. Isso ajudará a tornar o desenho mais realista.
- A fonte de luz pode afetar como sombras e reflexos devem ser desenhados. A luz deve incidir sobre a guitarra como se viesse de uma única fonte.
- Se precisar adicionar cor, você deve primeiro finalizar o trabalho com um lápis. Você só pode pintar a guitarra depois que ela estiver completamente pronta. Lápis de cor produzem cores mais saturadas em comparação a outros tipos.
Por isso, é recomendável usar lápis macios, que permitirão obter mais tons.
- Depois de concluir o trabalho, você precisa avaliar o desenho e pensar em quais mudanças podem ser feitas para torná-lo mais expressivo. Por exemplo, adicione detalhes adicionais ou altere a iluminação.
Para desenhar uma guitarra com sucesso, é importante ter uma compreensão clara de sua construção. Antes de começar, é recomendável que você estude os diferentes tipos de guitarras para entender melhor seu formato e detalhes.
Vídeo sobre desenho
Guitarra - desenho: