Costura com retalhos de tecido para iniciantes. Coisas incomuns feitas à mão

Costura de patchwork permite que você crie coisas novas e exclusivas a partir de coisas antigas. Para aprender a fazer produtos incomuns, você precisa saber qual tecido é melhor para fazer moldes, quais técnicas de costura existem e também considerar opções de artesanato que você pode fazer com suas próprias mãos.

Patchwork para iniciantes: diferentes técnicas e padrões

Costurar com retalhos de tecido é um tipo de arte decorativa e aplicada, onde pequenos pedaços de tecido são usados ​​para criar belos itens úteis na casa e decorar o interior.

Essa arte teve origem na Inglaterra e gradualmente se tornou conhecida em todo o mundo. Em tempos difíceis, quando não havia abundância de materiais, as mulheres costuravam retalhos de roupas velhas para fazer novas. A experiência da costura patchwork foi passada de geração em geração, surgiram diversas técnicas e padrões, além de regras básicas importantes a serem seguidas por artesãos iniciantes e experientes.

Rolar:

  • Seleção correta do tecido. O material deve combinar em esquema de cores, tema de design, densidade e textura. Na maioria das vezes, as costureiras usam tecidos de chita, jeans e seda.
  • Precisão. Para que o produto costurado fique bonito e organizado, você precisa seguir os moldes e modelos exatamente. Os pedaços de tecido são cortados rigorosamente de acordo com uma régua e costurados em uma máquina de costura, fazendo os mesmos recortes para a costura.
  • Trabalhos de teste. Artesãos experientes recomendam que iniciantes testem os moldes de peças grandes costurando-as em miniatura. Isso levará algum tempo, mas ajudará você a verificar a precisão do modelo, bem como identificar áreas difíceis e encontrar soluções para problemas. É difícil corrigir erros em uma peça grande acabada; existe o risco de estragar completamente a aparência do produto.
  • Passar a vapor e passar a ferro. Todos os produtos passam por várias etapas de tratamento térmico. Primeiro, o tecido é passado a ferro antes de fazer os moldes, depois as peças recortadas são passadas a ferro e, depois de terminar o trabalho, o artesanato é passado a vapor.

Costura com retalhos de tecido para iniciantes. Coisas incomuns feitas à mão

O método de corte e costura difere dependendo da técnica usada para fazer o produto. Abaixo estão algumas descrições mais detalhadas dos estilos de patchwork mais populares.

Bargello

Os trabalhos finalizados com essa técnica parecem complicados, mas, na verdade, é uma das maneiras mais fáceis de criar um produto bonito a partir de retalhos. Aqui é importante escolher os tons certos dos materiais, bem como aprender a costurar com cuidado, conectando as juntas dos tecidos da forma mais uniforme possível. Aprender a costurar no estilo Bargello começa fazendo blocos com tiras de tecido.

Esses elementos são a base do trabalho finalizado. O tecido é cortado em tiras uniformes, com uma margem de 5 cm. As tiras resultantes são costuradas ao longo das bordas longas usando um ponto de máquina comum para que a costura permaneça no lado avesso. Você precisa começar a conectar as tiras de baixo para cima. Antes de costurar o material, as fitas precisam ser conectadas com alfinetes de alfaiate ao longo das bordas.

Especialistas recomendam mudar a direção de cada nova costura na direção oposta. Isso reduz o risco de esticar ou amassar uma das fitas, formando um formato de sanfona. Depois que as fitas forem costuradas, você precisa passar as costuras de dentro para fora para que elas não fiquem para fora. Em seguida, do bloco grande resultante, 4 pequenos são cortados na forma de triângulos isósceles.

Essas peças precisam ser dobradas formando um quadrado, conectando os topos do triângulo no centro e costurando. Você obterá um fragmento quadrado costurado usando a técnica “strip to strip”. A partir dessas peças você já pode montar uma fronha, uma capa de cadeira ou uma colcha. Para obter um produto no estilo Bargello, a técnica precisa ser refinada.

Costura com retalhos de tecido para iniciantes. Coisas incomuns feitas à mão

Como fazer:

  1. Dobre as tiras de tecido ao meio no sentido do comprimento e costure as bordas.
  2. A “bolsa” resultante precisa ser cortada em tiras de largura igual verticalmente para obter anéis costurados a partir de remendos quadrados.
  3. Agora esses anéis precisam ser separados, seguindo o padrão de “degraus”. Para fazer isso, cada anel subsequente é cortado 1 quadrado mais alto que o anterior.
  4. As tiras são costuradas para que as linhas de costura permaneçam uniformes e o padrão escalonado seja preservado.

O resultado é um bloco usando a técnica Bargello. Só falta cortar o excesso e passar o tecido, dobrando as costuras em uma direção.

Patchwork

Outra técnica simples para criar um padrão incomum a partir de diferentes retalhos. O patchwork clássico usa padrões de formas simples: quadrados, triângulos, figuras hexagonais e retangulares. Dependendo do formato dos padrões, o patchwork clássico é dividido em tipos.

A tabela descreve os 5 mais populares:

Quadrados rápidos Triângulos Mágicos Tabuleiro de damas Aquarela Listra a listra
O tecido é costurado em tiras largas. O tecido resultante é cortado transversalmente em tiras e conectadas novamente em ordem aleatória. Os padrões têm a forma de triângulos isósceles, escalenos ou retângulos, a partir dos quais são criados desenhos mais complexos. Os produtos são feitos de 2 tipos de tecido. As peças quadradas são conectadas em um padrão xadrez. As costuras podem ser internas ou externas, com bordados ou franjas. Os patches são cuidadosamente selecionados por cor, criando simultaneamente um padrão no qual tons escuros transitam suavemente para tons claros, imitando um desenho em aquarela. Esta técnica é a base do estilo Bargello. As tiras de tecido são costuradas ao longo da borda longa. Os blocos podem consistir em linhas retas ou blocos quadrados.

Costura com retalhos de tecido para iniciantes. Coisas incomuns feitas à mão

Profissionais aconselham criar suas primeiras obras usando técnicas clássicas. Pedaços grandes de formas simples são mais fáceis de costurar e criam padrões interessantes. Quando os itens de patchwork começarem a ficar bonitos, você poderá passar a aprender técnicas mais complexas.

Pizza

A costura de patchwork é uma produção sem desperdício. Se depois do trabalho sobrarem pequenos retalhos de tecido de cores e formatos diferentes, você também pode criar itens coloridos inusitados com eles. Essa técnica é chamada de "pizza" porque o processo de formação do padrão lembra o arranjo dos ingredientes de um prato italiano na massa.

A base é um tecido de espessura média. Pequenos pedaços são separados por cor e colocados aleatoriamente na peça de trabalho. Para evitar que cantos e fios salientes estraguem o molde, coloque um pedaço de tule ou organza transparente ou colorido por cima e costure com ponto paralelo ou cruz. O resultado é um padrão brilhante e original.

Costura com retalhos de tecido para iniciantes. Coisas incomuns feitas à mão

Para montar um produto grande, você precisará costurar vários blocos. Pequenos pedaços de tecido são costurados em um forro que foi cortado previamente no formato desejado. Quando finalizadas, as bordas são aparadas uniformemente, às vezes processadas em overloque.

Louco

Esse estilo de costura, como “pizza”, permite que você use sobras de tecido para criatividade. Aqui não são necessários padrões, o principal é imaginação e um design bonito. Essa técnica envolve uma combinação caótica de tecidos de diferentes texturas, cores e padrões de vários temas. Além das formas irregulares, as costuras no crazy cosing são decoradas com bordados ou franjas.

Pequenos padrões podem ser bordados sobre os remendos usando trança ou fita de cetim. Bordados de miçangas e composições interessantes de botões são bem-vindos. As bordas dos blocos finalizados são aparadas e alinhadas depois que os remendos são costurados. Para evitar que o tecido fique para fora, as bordas podem ser chuleadas usando uma máquina overloque.

Boro

A técnica "boro" é considerada única porque não se baseia na costura à máquina, mas na costura manual. Os retalhos de tecido são cortados em retângulos e quadrados. Eles são organizados em ordem aleatória. As juntas não devem ser retas, os tecidos são dispostos de modo que as bordas se sobreponham. Algumas manchas podem estar ligeiramente desfiadas nas bordas.

Costura com retalhos de tecido para iniciantes. Coisas incomuns feitas à mão

Quando o padrão estiver totalmente montado, todos os elementos serão fixados com pinos. Para evitar que as peças se separem. Os pontos à máquina são colocados ao longo do tecido a uma distância de 5 a 10 cm um do outro. Depois, pegue linhas fortes, de preferência em uma cor que contraste com o desenho geral, e costure o tecido à mão usando pontos para frente. Em alguns lugares você pode bordar cruzes.

Lyapochikh

Costurar retalhos de tecido no estilo "lyapochikh" dá aos produtos uma aparência desgrenhada incomum. As tiras de tecido são colocadas no suporte de forma desdobrada e costuradas na máquina no meio. Ambas as extremidades da fita permanecem livres. O material é costurado firmemente um ao outro em uma fileira. A costura começa de baixo para cima. Quanto maiores as manchas, mais volumoso será o produto.

Nessa técnica você pode criar 2 tipos de padrões: volumétricos e coloridos. Acredita-se que arranjar tecidos de cores diferentes no estilo "lyapochikh" é mais difícil do que em outros. Na maioria das vezes, são utilizadas marcações especiais para o trabalho. Padrões volumétricos são obtidos a partir de longos retalhos entrelaçados.

Colcha americana

Esse tipo de patchwork é considerado uma direção separada, cuja característica distintiva é o volume e a três camadas. Uma fina camada de enchimento sintético é colocada entre o forro e as abas, e então o tecido é acolchoado. Cobertores, colchas e mantas infantis são costurados nesse estilo.

Costura com retalhos de tecido para iniciantes. Coisas incomuns feitas à mão

Os tecidos da parte da frente são usados ​​em uma única cor e textura semelhante. Na costura, padrões com trama são bem-vindos. O padrão é criado a partir de retalhos e ganha volume através de costura à máquina ao longo de todas as linhas.

Coisas incomuns feitas à mão

Costurar com retalhos de tecido é uma maneira de criar coisas originais que não só decorarão o interior da sua casa, mas também serão funcionais e úteis. Artesãos mais experientes oferecem aos iniciantes a oportunidade de fazer seus primeiros trabalhos de pequeno porte.

Para experimentar diferentes estilos de costura, você deve praticar como fazer pegadores de panela, fronhas, bolsas de cosméticos e sacolas. Abaixo você pode ver instruções detalhadas sobre como criar coisas incomuns para sua casa usando restos.

Preparação de materiais e ferramentas

Primeiro, você precisa escolher o tecido. É desejável que o produto seja constituído de restos de um tipo de material. É difícil obter um bom resultado usando retalhos de texturas diferentes. O estilo combinado é adequado apenas para costura usando as técnicas maluca e pizza.

A tabela mostra os nomes dos materiais mais populares para costura de patchwork, bem como suas propriedades:

Costura com retalhos de tecido para iniciantes. Coisas incomuns feitas à mão
Costura com retalhos de tecido: ferramentas e materiais para o trabalho.
Materiais Propriedades
Algodão Eles não soltam pelos, podem ser passados ​​e encolhem quando lavados em água quente.
Linho Frequentemente usado como base. Eles não encolhem após a lavagem, mas amassam bastante.
De lã Eles não enrugam e mantêm sua aparência original por muito tempo.
Viscose Eles são fáceis de passar, mas perdem a forma com lavagens frequentes.
Sintético A passagem a ferro deve ser feita com cuidado. As bordas muitas vezes desfiam. Eles mantêm a forma por muito tempo e não perdem a cor.

É importante que o material combine com o esquema de cores e o tema do desenho. Os tipos mais comuns de designs de tecidos são florais, infantis e geométricos.

Quais ferramentas precisam ser preparadas para o trabalho:

  • Máquina de costura e overlock.
  • Ferro de passar ou vaporizador.
  • Instrumentos de medida: fita métrica, régua reta e triangular.
  • Tesoura ou cortador rotativo.
  • Alfinetes de alfaiate.

Para criar e redesenhar os diagramas com precisão, você precisará de papel milimetrado com uma grade.

Linda costura de bolsas em patchwork

Bolsas de patchwork podem ser costuradas em qualquer estilo e formato.

Esta descrição das etapas do trabalho é adequada para as opções clássicas:

  1. Faça moldes para as laterais, fundo e extremidades.
  2. Para o forro, você precisa usar um material grosso, como jeans.
  3. Os remendos são costurados no tecido principal em qualquer ordem, dependendo do estilo escolhido.
  4. As peças são conectadas em um único produto.
  5. Eles fixam fechaduras, maçanetas e outros acessórios.

Costura com retalhos de tecido para iniciantes. Coisas incomuns feitas à mão

Para opções de praia, você pode usar tecidos sintéticos e de algodão. Para opções do dia a dia, o couro sintético é adequado. É mais fácil de cuidar e a bolsa durará mais.

Tapete de patchwork em jersey

Tecidos de malha produzem tapetes macios e brilhantes. Para criá-los, as costureiras costumam usar a técnica “lyapochikh”.

Um exemplo de como fazer um tapete quadrado em 5 cores:

  1. O tecido preparado é cortado em pedaços na forma de tiras do mesmo tamanho.
  2. Como base, você precisa escolher um material denso que não deslize muito no chão.
  3. Use giz colorido ou marcadores para fazer marcações que ajudarão você a organizar o material uniformemente. Exemplo de padrão em uma base de 80x80 cm: um círculo com 20 cm de diâmetro no centro, 2 anéis ao redor, cada um com 7 cm de largura, uma moldura a 10 cm da borda. O espaço entre os anéis e a moldura será preenchido com remendos simples.
  4. Com esse padrão, é mais fácil começar a trabalhar pelo meio do que pela fileira de baixo. Portanto, usando um ponto espiral a partir do centro, o círculo é preenchido com listras costuradas no meio.
  5. A cor é alterada para uma contrastante e 1 anel é decorado, depois a cor do tecido é alterada novamente e o 2º anel é costurado.
  6. Agora preencha o espaço vazio até o quadro. Aqui você pode começar a costurar em fileiras a partir de baixo. A cor pode ser nova ou a mesma da primeira rodada.
  7. A moldura é decorada com um tecido mais escuro.

Costura com retalhos de tecido para iniciantes. Coisas incomuns feitas à mão

Se o tapete ainda deslizar no chão, você pode comprar cantos emborrachados especiais. Elas são coladas na parte de trás do produto, e ele não escorrega nem se desloca mais.

Cobertor feito com diferentes retalhos

Colchas de retalhos geralmente são feitas usando a técnica de quilting americana. Para trabalhar, você precisará de tecido de algodão para a base e para cortar os remendos, além de um enchimento sintético fino para o forro.

Aqui está um exemplo de costura de um cobertor infantil, medindo 140x90 cm:

  1. Para deixar o produto mais interessante, você pode decorar a parte da frente com um padrão xadrez. Ele será composto por 126 quadrados medindo 10x10 cm, dos quais 63 serão de uma cor e os 63 restantes de outra.
  2. Primeiro você precisa costurar o tecido acabado. Para simplificar a tarefa, você não deve cortar quadrados, mas tiras de 12 cm de largura e 142 cm de comprimento (com margem de costura). Você precisará de 9 deles. Assim, 4 deles são de uma cor e 5 de outra. As tiras são costuradas ao longo da borda longa e depois cortadas longitudinalmente em tiras de 10 cm de largura.
  3. Tudo o que resta é desdobrar as tiras de modo que os quadrados fiquem dispostos em um padrão xadrez e reconectar o tecido em uma peça inteira.
  4. Agora corte a base, coloque um pouco de enchimento sintético por baixo e cubra com um pedaço de tecido por cima. O cobertor é costurado nas bordas.
  5. Agora você precisa dar ao produto um aspecto acolchoado. Para isso, costure à máquina ao longo de todas as linhas que dividem os quadrados.
  6. As bordas do cobertor podem ser finalizadas com trança ou renda macia.

Costura com retalhos de tecido para iniciantes. Coisas incomuns feitas à mão

Para cobertores de bebê, é melhor usar tecidos macios, como flanela, com estampa infantil.

Colcha de retalhos

As colchas para cama ou sofá são feitas usando um padrão semelhante ao de um cobertor. Para o trabalho, é melhor dar preferência a tecidos densos e fáceis de lavar e passar. Materiais adequados incluem jeans, lã jacquard e bambu.

Os patches podem ter formatos diferentes: quadrados, triangulares ou hexagonais. O principal é compor o esquema de cores corretamente. Tecidos grossos podem ser costurados sem forro, mas para dar à colcha uma aparência mais estética em ambos os lados, tecidos de algodão e viscose podem ser usados ​​como forro.

Costura com retalhos de tecido para iniciantes. Coisas incomuns feitas à mão

Os padrões são conectados em qualquer ordem. Produtos montados a partir de blocos preparados ficam lindos. Para calcular o número de blanks, você precisa dividir a área do cobertor pela área de 1 peça ou bloco. No final do trabalho. As bordas são processadas em overlock ou decoradas com uma fita combinando.

Capas para bancos

Esses produtos são costurados usando uma variedade de técnicas. Os estilos de design mais populares são: “pizza”, “bargello”, “colcha americana”.

Instrução universal:

  1. O assento do banco é medido e um molde é feito em tecido grosso, que servirá de base.
  2. Se o banco for quadrado, você precisará costurar cadarços no forro em cada canto, o que fixará a capa. Elas são amarradas nas pernas de um banquinho. Para assentos redondos, é melhor fazer uma capa com elástico.
  3. Os remendos são costurados no forro de acordo com o estilo escolhido. O excesso é cortado e as bordas são finalizadas com fita adesiva.

Costura com retalhos de tecido para iniciantes. Coisas incomuns feitas à mão

Para costurar elástico em uma peça redonda, você precisará fazer uma borda de tecido sintético. Para isso, corte uma tira de 7 a 15 cm de largura e costure-a na base. Um elástico largo é preso ao longo das bordas.

Brinquedos feitos com retalhos de tecido

Costurar com retalhos de tecido permite criar itens mais complexos, como brinquedos infantis de pelúcia. Eles são costurados principalmente com a técnica clássica, já que os padrões não são padronizados e um grande número de costuras decorativas ou pequenos acabamentos podem prejudicar a aparência do artesanato. Tecidos de algodão, chita e flanela são usados ​​para costura.

Artesãos experientes podem costurar lindamente tecidos felpudos e sintéticos. Padrões padrão são usados ​​como base para o trabalho, e cada parte é feita de materiais diferentes. É melhor que iniciantes comecem a trabalhar com produtos planos. Esses brinquedos são chamados de "sonolentos" porque têm o formato de um pequeno travesseiro.

Costura com retalhos de tecido para iniciantes. Coisas incomuns feitas à mão

As peças para esses padrões são bem grandes, então toda a área do brinquedo pode ser preenchida com pequenos remendos. Para decorar esses artesanatos, eles usam botões, miçangas e também acessórios especiais: olhos e narizes de plástico.

Não é difícil dominar a costura de patchwork. É importante começar com tarefas simples e passar gradualmente para tarefas mais complexas. Para criar peças bonitas, você pode usar tecidos novos e também dar uma “segunda vida” a coisas velhas cortando retalhos de roupas que não servem mais.

Vídeo sobre costura com retalhos de tecido

Artigos têxteis feitos com retalhos de tecido:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho