Bem amarrado um laço pode decorar qualquer acessório e roupa. Em termos de parâmetros e formato, este elemento decorativo pode ser combinado com vários estilos de guarda-roupa.
Um laço feito com agulha de crochê é especialmente popular porque não leva muito tempo e tem padrões simples com descrições. Também é aceitável pendurar o item decorativo em um vestido, chapéu ou usá-lo para decorar brinquedos de tricô ou de pelúcia.
Materiais e ferramentas
Fazer crochê de um laço ou qualquer outro item requer a preparação de materiais e ferramentas.
Os principais são:
- ferramenta de tricô;
- agulha;
- fita métrica com régua;
- tesoura com lâmina afiada;
- fio.
Ao criar amigurumis, os tricoteiros costumam usar vários tipos de materiais:
Visualizar | Fio |
Combinado | Uma mistura de bambu e acrílico ou uma combinação de algodão e acrílico. |
Natural | Os fios podem ser feitos de bambu ou lã. |
Sintético | O material pode ser feito de microfibra ou acrílico. |
Fantasia | É um material sintético que tem efeito texturizado. Neste caso, o fio pode ser tweed ou plush. |
Dependendo do tipo de material do qual o gancho foi feito, existem vários tipos de ferramenta:
- Alumínio. É prático e fácil de usar, especialmente para tricô de longa duração. No entanto, esse tipo de gancho pode manchar suas mãos e tecidos de cores claras. Ao utilizar fio rígido, é possível entortar a ferramenta.
- De madeira. É considerado ecológico, leve e bonito. No entanto, a ferramenta ficará eletrificada e coberta de rebarbas, que posteriormente prenderão o fio, interferindo no trabalho normal.
- Combinado. É conveniente para uso no trabalho porque o cabo pode ser feito de bambu, plástico ou madeira, e a haste pode ser feita de aço. Ao escolher uma ferramenta, é recomendável prestar atenção à fixação da haste e do cabo. A haste deve se encaixar firmemente no cabo, sem se mover de um lado para o outro.
- Osso. É a opção ideal para trabalhar com lã natural. No entanto, esse dispositivo é frágil e caro.
- Plástico. É considerado um tipo prático, leve e econômico que não machuca os dedos. Entretanto, o anzol contribui para a eletrificação do material do fio. Nessa situação, é recomendável tratar o instrumento com um agente antiestático para eliminar o defeito. O dispositivo é frequentemente usado para criar itens a partir de fios grossos na forma de material penteado. Neste caso, a ferramenta não deve ser muito flexível, enquanto a espessura deve variar de 2,5 a 19 mm, e o comprimento deve ser de cerca de 15 cm.
- Aço. Ele tem o menor tamanho que outros tipos de anzol. Adequado para trabalhar com linhas finas e de costura. O comprimento do instrumento pode atingir cerca de 12,5 cm, a espessura pode variar de 0,75 a 3,5 mm. Este tipo de ferramenta é de alta qualidade e, portanto, tem uma longa vida útil. Entretanto, o custo do anzol será alto.

Ao escolher uma ferramenta de tricô, é necessário levar em consideração a espessura do material do fio utilizado no trabalho. Muitas vezes, toda costureira deve ter pelo menos 3 a 4 agulhas de tamanhos diferentes em seu conjunto.
Ao criar amigurumi, uma ferramenta estreita nº 2.5 é amplamente utilizada., graças ao qual é possível desenhar o tecido mais denso para que a decoração não apareça.
Se o arco for pequeno, o anzol também deverá ser pequeno e ter uma ponta de metal. Ao escolher uma ferramenta, você precisa levar em consideração que o dispositivo deve ser quase 2 vezes mais fino que o fio.
Muitas vezes, o rótulo do material da linha indica o tamanho da ferramenta de tricô a ser usada. No entanto, é importante lembrar que o produto deve ser denso. Caso não tenha experiência, é recomendável consultar o vendedor.
Antes de começar a tricotar, você precisa determinar imediatamente o tamanho e o formato do laço. Além disso, este enfeite decorativo possui diversos modelos adequados para bolsas, objetos e brinquedos. Ao alterar a espessura do material da rosca e da ferramenta, é permitido experimentar texturas e parâmetros.
Ao decidir fazer crochê um produto, você precisa ler os padrões corretamente. Tricotadores iniciantes podem não conseguir decifrar o significado de diferentes símbolos, o que levará a erros e à recusa de continuar trabalhando.
Ao estudar os símbolos, você deve primeiro se familiarizar com os tipos básicos de loops:
- a letra "T" significa meia coluna com um lance;
- se um arco for representado, o laço deve ser de conexão;
- se for traçada uma linha vertical, significa que deve haver uma coluna sem lance;
- se a linha estiver riscada, significa que deve haver uma coluna com uma laçada (o número de cruzes corresponderá ao número de laçadas);
- o anel corresponde ao circuito de ar;
- A meia coluna no diagrama é indicada por um sinal de mais.
Essas designações são consideradas tipos comuns de loops, com base nos quais muitos padrões são construídos. Para projetar um arco, os iniciantes só precisam conhecer esses sinais. Neste caso, é aconselhável escolher um padrão que acompanhe o diagrama, para evitar erros na hora de criar padrões mais complexos.
No centro do laço de malha é aceitável colocar lantejoulas, strass, um cristal ou uma conta grande. Se o item de decoração for claro, um delicado detalhe de pérola será suficiente. Uma decoração de malha, amarrada no meio e nas bordas com um tom diferente, parece original.
Neste caso, o material deve contrastar com o tom principal. É aceitável decorar o laço com miçangas, que podem ser usadas para criar um pequeno espalhamento ou para aparar as bordas do tecido.
Se o laço for feito com um padrão vazado, não devem ser usados elementos decorativos adicionais, pois é permitido exagerar. Para tornar a decoração mais volumosa, é permitido colocar uma pequena flor de crochê no meio do produto. Se o item decorativo for grande, a flor pode ser composta por várias camadas.
Laço pequeno para amigurumi
É permitido fazer um pequeno laço com qualquer tipo de fio. O principal é escolher a ferramenta de tricô certa para o material de linha escolhido. A decoração pode ser usada para enfeitar bonecas e amigurumis.
Para criar o produto, você precisa tricotar em carreiras viradas.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Na 1ª carreira, tricote inicialmente 3 laçadas de ar. Depois de usar a ferramenta de tricô, a partir da 2ª laçada faça 2 colunas sem laçada, um ponto corrente e uma volta. Deve haver 2 loops no total.
- Na 2ª carreira devem ser feitos 2 aumentos com um ponto corrente e uma volta. Você deve terminar com 4 voltas.
- Na 3ª carreira, faça 4 colunas sem laçada, um ponto corrente com uma volta. Deve haver 4 voltas.
- A carreira 4 consiste em um aumento, 2 pontos baixos, um aumento, um ponto corrente e uma volta. Deve haver 6 voltas.
- Das carreiras 5 a 9, tricote 6 pontos baixos, um ponto corrente e uma volta. Deve haver 6 voltas.
- Na 10ª carreira, faça uma diminuição, depois de 2 colunas sem laçada, diminua novamente e faça um ponto corrente com uma volta. Devem sair 4 laçadas.
- A carreira 11 consiste em 4 pontos baixos, um ponto corrente e uma volta. Deve haver 4 voltas.
- Na carreira 12, faça 2 diminuições, um ponto corrente e uma volta. Como resultado, deve haver 2 loops.
- Na 13ª carreira, faça 2 pontos baixos com um ponto corrente e uma volta. Você deve obter 2 loops.
- Na carreira 14, faça 2 aumentos, depois tricote um ponto corrente e faça uma volta. Deve haver 4 voltas.
- A carreira 15 consiste em 4 pontos baixos, um ponto corrente e uma volta. Deve haver 4 voltas.
- Na carreira 16, faça um aumento, depois tricote 2 colunas sem laçada e faça outro aumento. Depois faça um looping aéreo e execute um giro. Deve haver 6 loops no total.
- Das carreiras 17 a 21, faça 6 pontos baixos, um ponto corrente com uma volta. Deve haver 6 voltas.
- Na carreira 22, faça uma diminuição, depois de 2 colunas sem laçada, uma diminuição e um ponto corrente com uma volta. Deve haver 4 voltas.
- A carreira 23 consiste em 4 pontos baixos e 1 ponto corrente. Faça uma curva. Deve haver 4 voltas.
- Na carreira 24, faça 2 diminuições, depois um ponto corrente e uma volta. Deve haver 2 loops.
- A carreira 25 é composta por 2 colunas sem laçada.
- Corte o material da linha mais longo. Use uma agulha para conectar as carreiras 1 e 25. Enrole o item decorativo no centro com linha, prenda com um nó e esconda as pontas.
- Para criar as pontas do laço, tricote 9 pontos correntes. Depois de usar a ferramenta de tricô, começando pelo 2º laço, faça uma coluna de conexão, 6 colunas sem laçada e novamente uma coluna de conexão.
- Em seguida, tricote 9 laçadas de ar novamente. Começando na 2ª laçada, crie uma coluna de ligação, depois 6 colunas sem laçada e uma coluna de ligação. Se desejar, tricote uma coluna de conexão adicional em 1 laçada.
- Usando linhas, prenda as pontas na base do laço.
Arco volumétrico
Você pode fazer um laço de crochê de algodão puro para criar um lindo item decorativo. Materiais grossos feitos de acrílico ou lã não são adequados, pois a decoração terá uma aparência desagradável. O padrão será composto por colunas sem nenhuma sobreposição.
Apesar do tamanho não ser muito grande, o laço fica volumoso. Ao mesmo tempo, você não precisa gastar muitos fios para trabalhar. É permitido usar sobras de material antigo para tricotar.
O laço volumoso é adequado para decorar coisas de criança, capa de celular, tablet e também bolsa feminina. É aceitável decorar um item decorativo com 1 ou 2 tons, um dos quais será o principal, o outro será necessário para o debrum. Nesse caso, as cores devem estar em harmonia entre si.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Monte 45 pontos correntes.
- Usando o tom principal, tricote 9 carreiras. Dependendo da largura desejada que o arco deve ter, é permitido fazer mais ou menos carreiras.
- Para amarrar a borda, faça 1 coluna em cada laçada e 3 colunas nos cantos. Não corte o material da linha.
- Junte as bordas encurtadas da peça retangular e tricote com meias colunas. Se todos os passos foram realizados corretamente, um círculo deve ser formado a partir do produto tricotado.
- De forma semelhante, faça um pequeno suéter para prender o laço no meio e esconder a costura principal.
- Enrole o elemento estreito ao redor do objeto largo e feche o jumper formando um círculo. O resultado final deve ser um arco.
Se desejar, a decoração pode ser complementada com caudas. Para isso, você precisa tricotar uma pequena tira de largura, que precisa ser dobrada ao meio para que as pontas fiquem em direções diferentes. Depois esse detalhe precisa ser fixado na decoração principal na parte de trás usando um gancho.
Borboleta
Você pode fazer um laço em formato de uma borboleta elegante. Decorações feitas com colunas exuberantes são especialmente procuradas. Para isso, você precisa preparar material de linha de qualquer cor e textura. O tamanho da ferramenta de tricô deve corresponder à espessura do fio.
Instruções de tricô passo a passo:
- Faça um círculo com o material da linha e tricote 3 laçadas de ar.
- Monte 2 pontos em círculo com uma manta.
- Faça 2 pontos corrente e arremate com um ponto baixíssimo. Como resultado, metade do arco deve ser formada.
- Execute ações semelhantes para projetar a segunda parte do item decorativo.
- Junte o círculo de conexão e então você pode passar para a 2ª fileira.
- Na primeira corrente de alças de ar, faça 3 pontos baixos e 3 alças de elevação.
- Depois, projete as colunas exuberantes. Para isso, tricote 3 meias colunas com uma laçada no primeiro arco e una-as com um ponto alto. Para criar o segundo e o terceiro arcos, execute manipulações semelhantes.
- No arco mais externo, tricote 3 colunas sem laçadas.
- Para criar a segunda metade, execute manipulações semelhantes.
- Faça uma encadernação ao redor da decoração seguindo o contorno. Para fazer isso, crie 3 colunas no primeiro arco sem lançar. Nas alças superiores, que estão localizadas acima das colunas exuberantes, tricote 2 colunas sem laçada. No arco externo, faça 3 colunas sem lançar.
- Depois de esticar, corte o fio de modo que reste um pedaço de 30 cm de comprimento. Enrole o restante da linha ao redor do centro do laço.
- Do lado avesso, prenda as bordas com um nó apertado e corte.
Laço com borda contrastante
Você pode fazer um laço de crochê com uma borda contrastante para obter uma decoração plana e brilhante que pode ser combinada com qualquer item de tricô.
Para trabalhar você precisa preparar:
- ferramenta de tricô de tamanho apropriado;
- uma agulha para unir elementos de malha;
- tesoura;
- sobras de material de linha em 2 tons diferentes que devem contrastar entre si (por exemplo, é aceitável usar as cores roxo e verde claro).
Descrição passo a passo do padrão de tricô:
- A corrente de 16 alças de ar deve ser decorada em um tom verde claro. Começando pela 2ª laçada, faça 15 colunas sem laçada.
- Depois faça 1 laçada de elevação e vire o tecido. Tricotar mais 15 colunas sem laçada. Faça mais 8 carreiras de maneira semelhante.
- Corte o fio verde claro e esconda a ponta. Prenda um fio roxo e faça um ponto de amarração sem arremessar. Como resultado, deve ser formada uma tela verde de formato retangular com uma borda lilás.
- Para fazer o suéter, use fio roxo para montar 5 pontos correntes e tricotar em pontos baixos semelhantes aos da peça principal.
- Após a carreira 8, termine de tricotar. De cada lado (no início e no final do tricô) deixe pequenas pontas.
- Amarre o meio da decoração com um material de linha para prender facilmente a ponte.
- Enrole o centro do produto com um suéter e prenda as pontas salvas na parte de trás da decoração.
Em forma de oito
Um laço de malha pode ser feito no formato de um oito, feito de duas cores. Para fazer isso, você precisa preparar uma ferramenta de tricô, bem como material de linha em tons de vermelho e amarelo.
Descrição passo a passo:
- Para fazer a base, tricote inicialmente 8 laçadas. Feche os elementos obtidos em um anel. O resultado deve ser metade da futura decoração em branco.
- Para fazer a segunda metade, forme 8 alças de ar e feche-as formando um círculo. O resultado deve ser um produto semelhante ao número 8.
- Para amarrar a base, inicialmente faça 4 colunas simples no círculo esquerdo. Em seguida, tricote 8 meias colunas.
- Para completar o anel esquerdo, tricote 4 colunas simples.
- Para amarrar a segunda metade do acessório, faça 4 colunas simples. Em seguida, tricote 8 meias colunas em círculo, finalizando o ponto alto com 4 colunas simples. O resultado deve ser a primeira fileira de decoração.
- Para criar 2 carreiras sobre pontos baixos, tricote 4 pontos baixos em sucessão.
- Nas próximas 3 laçadas, tricote 2 meias colunas em cada buraco. Depois faça 2 meias colunas em sucessão.
- Para completar a encadernação, faça 3 grupos de meias-colunas que tenham uma base comum. Além disso, tricote 4 colunas simples.
- Faça o mesmo com a segunda metade do acessório. Prenda o fio amarelo e corte-o.
- Decore as bordas da decoração com fio vermelho em forma de colunas simples.
- Quando terminar de trabalhar, corte o material do fio, deixando um pedaço de 30 cm de comprimento. Use esta parte para rebobinar o item decorativo no centro.
Existem muitas opções para decorar sapatos, roupas ou brinquedos. Um item decorativo universal e popular é o laço, que pode ser feito de diversos materiais.
Ao mesmo tempo, esse elemento sempre terá um visual estiloso e moderno. Para criar uma decoração bonita e inusitada, você pode usar técnicas de crochê. Como resultado, esse arco pode ser usado de diversas maneiras.
Vídeo sobre como tricotar um laço
Aula magistral: lindo laço de crochê para brinquedos amigurumi: