Um padrão como o canelado geralmente é tricotado ao longo da borda de uma peça de roupa, bem como ao longo da parte inferior das mangas e do decote de suéteres, blusas ou pulôveres. Usado para tricotar cardigans, chapéus, cachecóis, gorros, meias e luvas.
Permite que os itens de malha mantenham sua forma, tornando-os confortáveis e quentes. Em alguns casos, o elástico estica e o produto perde a aparência. Para evitar que isso aconteça, você precisa seguir algumas regras simples ao tricotar.
Tipos de elásticos de malha
Existem mais de 30 maneiras diferentes de tricotar elástico.
Os seguintes tipos são considerados os mais populares:
- Simples. Tricotado alternando as alças da frente e de trás através de uma (1x1) ou várias (2x2, 3x3 e mais). Nas carreiras em meia, as laçadas são tricotadas de acordo com o padrão. O tecido é o mesmo em ambos os lados.
- Elástico inglês ou patenteado. O tipo de padrão mais popular. Ele é formado da mesma forma que um elástico simples. Uma característica especial do tricô são as laçadas: elas são feitas depois de cada laçada da frente, enquanto as laçadas de trás não são tricotadas. Em seguida, os pontos da frente devem ser tricotados juntos com a laçada da carreira anterior. Com esse tipo de tricô, o tecido é elástico e flexível, e mantém bem sua forma: devido às laçadas, cada laçada é reforçada, resultando em uma laçada dupla. A desvantagem desse método é o consumo significativo de fio.
- Falso. Uma versão mais leve do elástico inglês, muito semelhante em aparência. Possui uma técnica de tricô diferente, é menos denso e estica rapidamente. Uma das vantagens é o baixo consumo de fio.
- Semi-patente. As primeiras carreiras deste padrão são tricotadas como um canelado patenteado, com laçadas. Purl - tão simples quanto, 1x1.
- Elástico duplo ou oco. Tricotado usando uma combinação de pontos meia, tricô e pontos deslizados. Com esse tipo de tricô você obtém 2 pedaços de tecido conectados pelas carreiras de baixo e de cima. Elástico, mantém o formato por muito tempo e proporciona um ajuste firme ao corpo. Este padrão é usado para tricotar punhos, golas de peças de vestuário, bem como chapéus e cachecóis. O consumo de fios é 2 vezes maior que o normal.
- goma polonesa. Ela é formada por uma certa ordem de laçadas frontais e traseiras alternadas. O tecido é de densidade média, macio ao toque, com bordas bem definidas. Frequentemente usado ao tricotar roupas infantis - punhos e golas tricotados com elástico polonês não pressionam a pele delicada do bebê, mas retêm bem o calor.
- elástico italiano. Pertence a espécies decorativas. O efeito volumoso é obtido através do uso de laçadas lançadas que são tricotadas a cada duas carreiras. É usado principalmente para acabamento em tricôs de cardigans, suéteres e gorros.
- Francês. Elástico decorativo com bordas moldadas formadas por uma laçada lançada ou movida em cada fileira. Usado para tricotar suéteres, golas e golas.
- canadense. Outro tipo de elástico decorativo. Tricotar da seguinte maneira: 2 carreiras alternadas: 1 laçada frontal e 2 laçadas traseiras. Na próxima carreira, junto com a laçada da frente, é puxada mais 1 laçada da carreira anterior. O resultado é um caminho lindo e cheio de figuras. Este método de tricô pode ser usado para qualquer produto.
Uma faixa elástica que não estica
Um problema comum ao usar malhas é a bainha e os punhos das mangas esticados. Às vezes, isso pode acontecer dentro de 2 a 3 semanas. O item perde a aparência, fica inestético e desconfortável.
Como tricotar um elástico com agulhas de tricô para que ele não estique: 5 regras simples:
- Para tricotar este padrão, você deve usar agulhas de tricô de 1 a 2 tamanhos menores do que as do tecido principal. Se o produto for tricotado, por exemplo, nas agulhas nº 4, então para o elástico é melhor usar nº 3 ou 2,5. Então ele ficará denso e manterá bem seu formato.
- A escolha do fio desempenha um papel importante na manutenção da elasticidade do elástico. É melhor usar fibras mistas: lã/acrílico, algodão/acrílico. Elásticos feitos de fios naturais, especialmente algodão e cashmere, esticam muito rápido. Produtos feitos de fibras naturais com adição de viscose e seda não mantêm bem a elasticidade. Portanto, ao tricotar com 100% cashmere, linho ou algodão, bem como com fios mistos que contenham seda ou viscose, você deve escolher modelos sem esse tipo de acabamento. É melhor decorar a borda de uma maneira diferente. Quando fibras artificiais são adicionadas ao fio, ele se torna mais flexível e elástico. Essa propriedade também é transferida para produtos de malha: o item mantém sua aparência por mais tempo e fica menos suscetível ao desgaste.
- Ao tricotar elástico, você pode usar fios adicionais que são presos ao fio principal. Isso é feito para dar elasticidade adicional ao tecido e evitar alongamento. Você pode adicionar fio de elastano ou elástico. Pode ser transparente ou colorido. A cor é selecionada para combinar com o fio principal. Algumas costureiras tricotam fios elásticos nos punhos do produto final usando uma agulha de crochê.
- A densidade do tricô deve ser média: não aperte demais as laçadas nem tricote muito frouxamente. No primeiro caso, o resultado será um tratamento inelástico. Será desconfortável usar uma coisa dessas. No segundo caso, a aparência será perdida rapidamente, a borda será esticada, a forma será perdida.
- Em nenhuma circunstância você deve vaporizar o elástico ou passá-lo a ferro. O tratamento térmico danificará o item irreparavelmente. Nenhuma manipulação ajudará a restaurá-lo. Só falta desvendar e amarrar.
Em um suéter
Ao tricotar um suéter, o elástico pode ficar na parte inferior da peça, nos punhos e na gola. Neste caso, você deve escolher variedades com alta densidade: dupla, inglesa ou simples. Este padrão universal pode ser usado para tricotar o produto inteiro. Neste caso, são combinados diferentes tipos de elásticos, utilizados os decorativos e também os falsos para reduzir o consumo de fio.
É importante saber como tricotar elásticos com agulhas de tricô para que eles não estiquem ao tricotar um decote, punhos ou a parte inferior de uma peça de ombro.
Dicas para tricoteiras iniciantes:
- Você deve escolher um fio misto: semilã ou semilão, com teor de acrílico ou poliéster de 15% a 50%. Se estiver tricotando com fio natural, adicione um fio de elastano transparente ou um fio elástico da cor correspondente.
- A espessura das agulhas de tricô deve corresponder à espessura do fio. Normalmente, o fabricante indica o número recomendado na embalagem. Para tricotar elástico, você deve usar agulhas de tricô 1-2 mm mais finas do que para todo o produto.
- Mantenha a densidade média, não aperte as laçadas, mas também não afrouxe o tricô.
- Se você planeja que o punho fique justo ao redor do seu pulso, ao passar para o molde principal, você precisa alargar o tecido. Para isso, na última carreira do elástico, são feitas laçadas uniformemente em toda a largura, de acordo com cálculos preliminares.
- Ao realizar o tratamento térmico úmido de um suéter, blusa ou pulôver, não torça o produto. Você deve espremer cuidadosamente o excesso de água e pendurá-lo para escorrer sobre uma banheira ou bacia. Se o tratamento térmico úmido for realizado em uma máquina de lavar, você precisará selecionar modos delicados do detergente que correspondam à composição do fio.
- A temperatura da água para lã não deve exceder 20OC, para algodão e semi-lã – não mais que 40OC. Itens de malha podem ser centrifugados em uma máquina de lavar automática a uma velocidade de no máximo 400 rpm. Caso contrário, o item encolherá vários tamanhos.
Meias
O tricô de meias começa com um elástico, geralmente usando um padrão simples: 1x1. As agulhas são escolhidas 1 mm mais finas do que as recomendadas pelo fabricante do fio para que o tecido fique mais denso e mantenha sua forma. Não se deve esquecer da composição do fio; fios adicionais podem ser adicionados às fibras naturais para dar elasticidade e resistência ao desgaste.
Geralmente, os itens que esticam são aqueles que são tricotados frouxamente ou quando os cálculos das laçadas são feitos incorretamente.
Você pode tricotar um elástico duplo oco para a parte superior das meias, especialmente se elas forem feitas com fio fino. Este método de tricô evitará alongamento. Devido à alta densidade do tecido, o bootleg não ficará franzido como uma sanfona. Para meias, mitenes e luvas, pode ser usado um método de tricô como o canelado com uma laçada curta removida. Outro nome é elástico e meio ou perolado.
É tricotado da seguinte forma:
- Primeiras 2 linhas tricotar como um simples 1x1.
- 3ª fila: tricotar os pontos meia como de costume e remover os pontos meia sem tricotar, enquanto o fio permanece atrás do trabalho.
- 4ª fileira - tricotar com um elástico simples.
- 5ª linha tricotado da mesma forma que o 3º.
- A partir da 6ª linha, repita as carreiras 3 e 4.
O resultado é um elástico denso e elástico, com bordas muito lisas e bonitas na parte frontal. A desvantagem desse método é que o padrão não é dupla face; tem um lado traseiro. Mas ele mantém seu formato perfeitamente e não estica com o passar dos anos.
Chapéus
Abaixo, discutiremos como tricotar um elástico com agulhas de tricô para que ele não estique e não cause desconforto no chapéu. Ao tricotar gorros, o mais importante é calcular com precisão o número de laçadas. É necessário tricotar uma amostra com os padrões selecionados, com tamanho não inferior a 10x10 cm, fechar as alças. Lave e seque. Depois disso você pode fazer o cálculo.
Para calcular com mais precisão o número necessário de voltas, é importante medir a amostra em um estado relaxado e em um estado esticado. Ao tricotar, você deve começar pela largura da amostra em sua forma esticada. Então o chapéu ficará bem ajustado em sua cabeça.

Para a parte inferior do chapéu, é melhor escolher um elástico duplo oco, cuja estrutura e densidade são mais adequadas para tricotar chapéus. A vantagem é o tecido de duas camadas, que é à prova de vento. Isto é especialmente verdade no caso de coisas de crianças. Ao tricotar um gorro com dobra, você pode usar outros tipos de elástico: simples, inglês ou semi-patente.
A camada adicional também ajudará a reter bem o calor.
Quando um fio com alto teor de lã, angorá, merino ou cashmere (mais de 50%) é escolhido para tricotar um cocar, você pode tricotar a parte inferior com um elástico com uma laçada curta removida ou uma laçada e meia, o que foi discutido acima. A lã tem alta condutividade térmica e o padrão é denso o suficiente para proporcionar conforto.
Tricô em redondo com agulhas circulares para iniciantes
O tricô em círculo é usado para diferentes produtos. Você pode tricotar um suéter, uma blusa, um suéter, um vestido, uma túnica ou uma saia em redondo. A maioria dos modelos de chapéus são tricotados usando esse método. Hayward é um tipo de suéter que é tricotado inteiramente em redondo a partir de cima, depois as mangas são feitas separadamente, também em agulhas circulares.
Este método de tricô é muito simples e prático. Os itens não têm costura, não exigem montagem adicional e se ajustam perfeitamente ao corpo. Eles são aconchegantes e confortáveis, e mantêm o formato depois de muitas lavagens.
Tricotar em círculo é fácil até para costureiras iniciantes. Todos os tipos de elástico envolvem carreiras de tricô e meia, mas podem ser facilmente adaptados para agulhas de tricô circulares. Para fazer isso, você precisa tricotar uma amostra em carreiras viradas de acordo com o padrão. É importante entender a estrutura do padrão, assim será fácil repeti-lo no tricô circular.
A montagem dos pontos em agulhas de tricô circulares é feita exatamente da mesma forma que em agulhas de tricô retas. Depois é preciso fechar o tricô. Para fazer isso, pegue 1 laçada extra. Quando o conjunto estiver pronto, você precisa remover o primeiro 1º e puxá-lo pelo último, apertar o fio - o anel está pronto, você pode começar a tricotar o elástico de acordo com o padrão escolhido.
Ao tricotar em redondo, o principal é manter a mesma densidade para que o elástico fique bonito e bem cuidado. É preciso ficar atento à densidade, principalmente para quem está começando a dominar esse tipo de artesanato.
Informações gerais sobre quais tipos de elásticos são mais adequados para tricotar diferentes peças de malha são apresentadas na tabela:
Tipos de elásticos | Suéter, suéter, pulôver | Cardigan | Túnica, vestido | Chapéus, cachecóis, gorros | Meias, luvas, punhos |
Simples | + | + | + | + | + |
Inglês | + | + | + | + | |
Falso | + | + | + | ||
Semi-patente | + | + | + | + | |
Duplo (oco) | + | + | + | + | + |
polonês | + | + | + | ||
italiano | + | + | + | ||
Francês | + | + | + | ||
canadense | + | + | + | ||
Faixa elástica com alça removida | + | + | + | + | + |
Até mesmo artesãs iniciantes podem facilmente descobrir como usar diferentes tipos de elásticos para decorar as bordas de itens de tricô. Para evitar que estiquem, é necessário selecionar corretamente a espessura das agulhas de tricô, a composição do fio, os fios adicionais e manter uma densidade média de tricô.
Não se deve esquecer que peças de malha não podem ser passadas a vapor ou a ferro. Então, um suéter, chapéu, suéter, pulôver ou meias se tornarão itens favoritos em seu guarda-roupa e manterão sua forma e aparência por muito tempo.
Vídeo sobre como tricotar um elástico com agulhas de tricô
Tricô para iniciantes. Como tricotar elástico: