Pintura de Zhostovo – arte tradicional russa. Fãs de bandejas pintadas e outros utensílios de cozinha devem aprender como essa arte começou e como ela mudou ao longo do tempo. Pessoas interessadas em pintura e cultura acharão interessante observar imagens de ornamentos básicos e estudar a técnica de criação de um padrão.
História da origem da indústria
Zhostovo é uma vila perto de Moscou. Foi lá que a arte da pintura começou a surgir há mais de 200 anos. Os progenitores dessa tendência foram os homens da família Vishnyakov. O pai e seus filhos estavam envolvidos na pintura de pratos decorativos em papel machê.
Eles possuíam várias oficinas localizadas nos assentamentos mais próximos de Zhostovo:
- Ostashkovo;
- Trindade;
- Khlebnikovo.
Gradualmente, os Vishnyakov desenvolveram seu ofício e começaram a trabalhar com produtos de madeira. Seus aprendizes pintavam bandejas, açucareiros e caixas. Eles decoravam caixas de cigarro, caixas de chá e caixas de pão.
Em 1825, a família Vishnyakov introduziu profundamente a arte Zhostovo na vida russa. Os produtos pintados em suas oficinas tornaram-se conhecidos em todo o país e tiveram grande procura. Mas os homens não pararam por aí e tentaram expandir cada vez mais seu comércio. Eles abriram várias outras oficinas em vilarejos mais distantes de Zhostovo.
Os artesãos que trabalhavam com os Vishnyakovs começaram a decorar não apenas produtos de papel e madeira. Eles aprenderam a pintar em bandejas de ferro, paletes e outros utensílios de cozinha. Bandejas de metal funcionaram especialmente bem. Primeiro, os produtos ficaram muito bonitos e, segundo, o metal ficou protegido por uma camada de tinta e os pratos duraram muito mais. Novas oficinas surgiram no território da Rússia até 1920. Os mestres aprimoraram suas habilidades, introduziram novos elementos e motivos na pintura.
Em 1930, os negócios dos Vishnyakovs enfrentaram dificuldades. As organizações departamentais soviéticas queriam mudar a pintura de Zhostovo adicionando ornamentos e composições padrão que correspondessem às exigências do comunismo. Artistas soviéticos de outras tendências tentaram tornar os elementos da pintura mais naturalistas e semelhantes a cavaletes.
Os mestres que praticavam a pintura de Zhostovo eram contra essas inovações. Eles entenderam que dessa forma a arte perderia sua singularidade. Ele ficará desbotado e sem graça. A devoção ao seu trabalho favorito e a compreensão da singularidade dessa direção ajudaram os principais artistas a defender o direito da pintura de Zhostovo de existir. A arte passou por mudanças, mas apenas pequenas.
Após um período difícil, a criatividade tradicional foi rapidamente restaurada e continuou a ganhar popularidade. Os mestres atingiram novos patamares. Suas obras começaram a aparecer em exposições internacionais. Logo a pintura de Zhostovo foi reconhecida como uma arte verdadeiramente russa.
Naquela época, era prestigioso ter bandejas e pratos pintados nesse estilo na casa. Os russos tentavam comprar itens em conjuntos para que todos os utensílios de cozinha formassem uma composição harmoniosa. Talheres eram dados como presentes em feriados, casamentos e aniversários.
Mais próximo do presente, a pintura sofreu, no entanto, pequenas alterações.. Eles estavam associados às conquistas dos tempos modernos. Há 60 anos, a fábrica de Zhostovo, localizada nas origens desta arte, produz utensílios de mesa pintados.
Pintura de Zhostovo (fotos com exemplos de utensílios pintados podem ser vistas mais adiante no artigo): apesar das pequenas mudanças no processo de fabricação, as fábricas tentam manter as tradições.
Os desenhos dos pratos são criados à mão pelos mestres. A aplicação de tinta por máquina é completamente ausente. Cada item pintado recebe um número exclusivo. Os formatos de paletes e bandejas se tornaram mais variados.
Quais são os tipos de bandejas:
- oval;
- redondo;
- retangular;
- quadrado;
- em forma de diamante;
- com lados altos e finos;
- com paredes grossas;
- com lados curtos.
Os produtos em si são feitos em máquinas. Muitas vezes, os artesãos criam objetos com formatos únicos. Eles encomendam peças em bruto de oficinas e ferreiros. O formato do produto depende de sua funcionalidade. As bandejas decorativas têm formatos suaves, e aquelas que serão usadas para transportar alimentos e pôr a mesa são fáceis de limpar e usar no dia a dia em geral. A bandeja pode ser equipada com alças e também com laços, com os quais você pode pendurar os pratos na parede ou em um armário.
Hoje em dia, a pintura de Zhostovo continua popular. Os trabalhos desses especialistas são altamente valorizados e continuam sendo exibidos em exposições e leilões internacionais.
Características da pintura
A pintura de Zhostovo (quadros com fotos de diferentes pratos ajudarão a examinar melhor o ornamento tradicional) continua sendo um artesanato familiar. Muitas vezes, os pais começam a ensinar os filhos desde cedo. Muitas vezes eles mesmos praticam essa arte. Os jovens mestres passam vários anos treinando e somente quando chegam à idade adulta é que ganham acesso a todos os segredos da criação de um desenho tradicional. Posteriormente, os profissionais se tornam mentores da geração mais jovem.

As principais regras para criar um desenho:
- O processo deve ser realizado somente manualmente. Não deve haver métodos mecânicos para aplicar tinta ao produto.
- Grandes conjuntos de pincéis artísticos são usados para o trabalho. A pilha deve ser de esquilo. Outros pincéis produzem traços menos precisos e suaves.
- O desenho é criado com tintas a óleo. As tintas só podem ser diluídas com óleo de linhaça. Ela dá à tinta uma textura macia, permitindo que ela fique sobre a superfície em uma camada uniforme, sem manchas.
Outra característica principal é a aplicação de traços em camadas em uma determinada sequência. Primeiro, o artesão cobre o produto com tinta preta. Depois ele começa a pintar motivos florais, combinando tons brilhantes e pastéis. Graças a essa técnica de aplicação de tinta, o desenho fica bonito, contrastante e chamativo.
Para decorar pratos, os artistas usam composições tradicionais:
- um buquê de flores silvestres;
- um buquê de grandes inflorescências;
- flores espalhadas;
- guirlandas de pequenas flores (usadas para decorar bandejas redondas e ovais);
- 3 flores grandes no centro do produto;
- um galho com flores no canto;
- moldura de flores.
Ao final do trabalho, o mestre atribui um número ao produto e deixa um autógrafo no canto da imagem. Esses elementos atestam a autenticidade da pintura. Lindos arranjos de flores transformam bandejas pretas comuns em obras de arte.
Cores da pintura de Zhostovo
Tradicionalmente, os seguintes tons são usados para decorar diferentes partes do desenho:
Fundo | Preto, prata, azul, vermelho, verde escuro. |
Flores | Vermelho, laranja, rosa, amarelo, azul, azul. |
Folhas | Verde, verde claro, amarelo, branco, dourado. |
Elementos zoomórficos | Marrom, laranja, amarelo, vermelho, branco, cinza, azul. |
Moldura (laterais da bandeja, bordas dos pratos) | Ouro, prata, amarelo, vermelho, preto. |
Após um período difícil no desenvolvimento da pintura (1930), as cores brilhantes começaram a ser diluídas com tons pastéis. As flores geralmente recebem destaques com tinta branca. Elementos zoomórficos agora parecem mais realistas do que antes. Em geral, a pintura se tornou mais diversificada.
Nos últimos tempos (de 1970 até os dias atuais), o marfim se tornou uma cor popular para design de fundo. Em um fundo claro, levemente bege, buquês de flores brilhantes não parecem menos elegantes do que em uma cor escura. O fundo claro parece mais suave e dá aos pratos um caráter delicado e aconchegante.
As pinturas de Zhostovo, imagens retratadas em pratos e outros utensílios de cozinha, graças à grande variedade de cores, atraem a atenção até mesmo de pessoas que não se interessam pela arte tradicional. Este fato sempre foi um sinal de que a arte é realmente única e interessante.
Elementos e padrões da pintura de Zhostovo
Imagens compostas por elementos da pintura de Zhostovo pareciam um pouco diferentes no período inicial. As linhas eram menos suaves. Menos cores de tinta foram usadas para criar o design. Em pratos pintados 1830-1900. Os elementos principais eram paisagens, buquês de flores e uma troika de cavalos.
À medida que a criatividade se desenvolveu e novos artistas surgiram com visões diferentes sobre a arte da pintura, as composições começaram a mudar. Paisagens, imagens de cachoeiras, vistas de montanhas e castelos com bela arquitetura gótica começaram a aparecer nas obras originais de novos mestres.
Frequentemente, eram utilizados desenhos narrativos que retratavam a vida cotidiana das pessoas daquela época. Por exemplo, você pode encontrar fotografias de bandejas e pratos criados entre 1890 e 1900. Elas retratam crianças andando de trenós, parelhas de cavalos com um cocheiro e tomando chá com um samovar. Imagens de pessoas tecendo sapatos de fibra também eram populares.
Mais tarde, as principais composições passaram a ser imagens de buquês de flores. As flores podem ser diferentes: selvagens, de jardim, pequenas e grandes. No meio do desenho, muitas vezes são retratados grandes botões ou inflorescências abertas. Flores menores são desenhadas ao longo das bordas. Pequenas inflorescências são colocadas entre as flores principais, cobrindo os espaços vazios.
A rosa é a flor mais comum retratada na pintura de Zhostovo. As pétalas abertas parecem brilhantes e incomuns. Você pode encontrar imagens de rosas em vários graus de abertura floral, desde um botão fechado até uma rosa totalmente aberta e ligeiramente murcha.
Que outras flores podem ser vistas em pratos decorados no estilo de pintura Zhostovo:
- papoulas vermelhas;
- tulipas amarelas, vermelhas e azuis;
- dálias amarelas e vermelhas;
- peônias rosas;
- pequenos lírios brancos do vale;
- amores-perfeitos amarelos e lilases;
- pequenas centáureas azuis;
- flocos de neve azul-claros.
As composições não parecem monótonas porque os artistas acrescentam variedade a elas adicionando cachos de frutas vermelhas, frutas e outras frutas ao buquê. O resultado são enfeites coloridos.
De 1920 até os dias atuais, motivos zoomórficos e imagens completas de pássaros e animais domésticos foram preservados na pintura de Zhostovo. Esses designs parecem muito realistas e combinam bem com padrões florais. O tipo de pássaro mais popular capturado por artistas é o pavão ou pássaro de fogo (fênix). O artista desenha os mínimos detalhes, penas, cristas, pelos salientes. A cauda longa é frequentemente retratada como um tapete de flores.
Se o especialista tiver escolhido uma direção menos realista, ele desenha o contorno do pássaro e o preenche com grandes padrões de formato arbitrário. Na maioria das vezes, a cor desses desenhos é amarela, e o contorno e o escurecimento dos detalhes são feitos com tinta laranja ou vermelha.
Imagens de galos, cotovias, galinhas-de-crista e gaios também são populares. Tetrazes são frequentemente retratadas em um fundo escuro. A cor azul escura de suas penas quase se confunde com o fundo preto, mas os artistas habilmente destacam os contornos do pássaro com tinta branca, o que cria o efeito de que o tetraz está vindo de algum lugar na escuridão. Entre os representantes do mundo animal, cavalos, veados, ursos e, com menos frequência, gatos e tigres podem ser vistos nos desenhos.
Às vezes você pode ver imagens de peixes em pratos decorativos. Elas nunca são realistas. Normalmente, os contornos são preenchidos com padrões, selecionando tons de tinta que combinam com o desenho floral principal. As flores são desenhadas de tal forma que lembram algas. Possuem caules longos e crespos e pequenas inflorescências de coloração verde escura, amarela ou vermelha.
Hoje em dia, as tecnologias de aplicação de tinta e a composição dos materiais de pintura foram aprimoradas, permitindo que os pintores decorem não apenas utensílios de madeira e metal. A pintura pode ser feita em vidro, cerâmica e couro.
A tinta não se desgasta nem lasca. É por isso que produtos genuínos feitos por artesãos famosos são caros. Jogos de jantar, bandejas e pratos são frequentemente comprados como lembranças de aniversários e também são colecionados em coleções de antiguidades valiosas.
Técnica de criação de um padrão
A pintura Zhostovo (quadros pintados em diferentes superfícies usando a mesma técnica) é criada em 9 etapas.
Etapa 1 – pintura. Como é implementado:
- A superfície dos pratos é desengordurada.
- Aplique primer. Trata-se de uma composição especial que evitará que as tintas rolem e ajudará a fixá-las para que o desenho não saia.
- Após a secagem, os pratos são pintados na cor que será o fundo.
- O mestre seleciona um esboço. Em seguida, ele faz marcas para considerar diversas opções de posicionamento do desenho na superfície.
- O artista faz as primeiras pinceladas com um pincel largo. Marca a posição de grandes brotos, folhas e pétalas. Muitas vezes, neste momento, o mestre tem várias obras em sua mesa ao mesmo tempo. Ele os projeta simultaneamente.
- O esboço precisa ser protegido. Para isso, os pratos são colocados em um armário de secagem. O tempo mínimo de secagem é de 12 horas. O tempo adicional e a temperatura de secagem dependem do material do qual o item é feito.
Os pratos são retirados do armário e resfriados.
Em seguida vem a 2ª etapa: o alisamento. O artista desenha as formas de grandes elementos com mais clareza. Adiciona novas camadas de tinta, tornando o esboço mais claro.
O próximo, terceiro estágio, é chamado de “sombra”. Como é implementado:
- O artista aplica finas camadas de tinta sobre o esboço. Ele os dilui com óleo para que a consistência fique translúcida.
- Os elementos escuros do design são pintados com cores mais densas.
- Eles escurecem a base dos botões e destacam as sombras entre as pétalas misturando tintas na paleta.
- Usando um pincel fino, contorne a posição das nervuras nas pétalas e folhas.
- Desenhe a textura dos caules.
Etapa 4 – postura. O artista usa cores pastéis. Ele destaca as partes claras das plantas aplicando camadas mais espessas de tinta.
Estágio 5 – brilho. Como é implementado:
- Utilizando um pincel largo e tinta branca, o artista destaca grandes destaques.
- Os traços são cuidadosamente sombreados. Elas devem ser lisas, sem contornos definidos.
- Usando um pincel pequeno, destaque linhas leves nas bordas das pétalas, folhas e caules.
- Usando pincéis amplos, desenhe cuidadosamente veias claras. Não exerça pressão sobre a escova. Somente as pontas da pilha, mergulhadas na tinta branca, tocam o desenho. Devem ficar linhas suaves e muito finas.
Etapa 6 – desenho. O artista usa um pincel fino e tinta branca. Agora ele aplica linhas claras e brilhantes. Contorna todas as áreas claras do desenho. Destaca as bordas dos brotos, pontas das folhas e destaques nos frutos.
Estágio 7 – formação de sementes. Utilizando tinta amarela, laranja, verde-claro e branca, a artista desenha estames, pistilos e sementes. Adiciona alguns pequenos pontos ao fundo. Geralmente imitam flores pequenas.
Etapa 8 – encadernação. Este é o processo de "ligar" a imagem em um todo único. O artista preenche as lacunas entre grandes detalhes do desenho. Podem ser pontos, pequenas flores, pétalas e pequenas folhas. Todos esses elementos também recebem sombras e os realces são clareados.
Buquês amarrados em um buquê ou flores espalhadas são decorados com finas folhas de grama. Eles são desenhados em verde claro, verde escuro e amarelo. Em um fundo claro, a grama pode ser marrom ou amarelo escuro. O artista preenche os espaços vazios de modo que a grama forme uma teia leve. Sem essa etapa, os desenhos pareceriam menos realistas. Grandes lacunas entre os elementos principais diminuem a atratividade da imagem.
A última, 9ª etapa, é o design do quadro. O quadro é desenhado por outros especialistas especialmente treinados. São utilizadas principalmente cores metálicas de tinta: dourado, prateado e, menos frequentemente, bronze. Os padrões geralmente são pintados sobre um fundo claro usando tinta preta ou vermelha.
Os ornamentos usados para decorar as laterais dos pratos são silhuetas de folhas e pétalas. Às vezes, podem ser pequenas inflorescências, bem como linhas entrelaçadas e figuras geométricas. Silhuetas de animais são usadas com menos frequência.
O quadro pode ter vários níveis, por exemplo: 1 círculo consiste em linhas que formam laços uniformes e idênticos. O próximo círculo está localizado abaixo do primeiro. É composto por quadrifólios. O último círculo é composto por pontos e pequenas flores.
A pintura de Zhostovo existe há muito tempo e, embora a arte tenha passado por momentos difíceis, ela mudou pouco e, portanto, pode ser considerada um ofício primordialmente russo. As imagens ajudarão os apreciadores da arte tradicional a aprender a distinguir obras de fábrica genuínas de cópias.
Autor do artigo: Frolova Ekaterina
Aulas em vídeo de pintura de Zhostovo
Pintura de Zhostovo para iniciantes: