O ponto baixíssimo também é chamado de agulha, laçada de fixação, meia laçada, meia coluna, meia coluna sem laçada, assim como ponto baixíssimo, ponto invisível ou laçada invisível. As técnicas acima devem ser crochê na mesma técnica. Esses elementos diferem apenas no nome, que pode ser indicado em diagramas diferentes com uma explicação, mas, de resto, são os mesmos.
O que são pontos baixos de crochê?
Um poste de conexão (tanto crocheteiras experientes quanto iniciantes podem fazer crochê) é um elemento especial usado para conectar duas fileiras de um padrão de tricô. Esse tipo de coluna ajuda na transição de um tom para outro, a mascarar a transição no verso da tela e também a dar volume ao padrão.
Essa técnica é frequentemente usada para criar padrões e desenhos vazados nos quais fios de tons diferentes são entrelaçados. Isso ajuda a criar uma conexão de linhas bonita e suave, sem transições de cores nítidas. Esta técnica é adequada para decorar objetos, cobertores, brinquedos infantis e outros produtos.
O poste de conexão ajuda a criar uma conexão flexível e forte entre duas partes, que fica no lugar e não requer ajustes regulares.
Recomendações para utilização da coluna:
- Para criar uma transição eficaz, é recomendável unir materiais de fios de diferentes tonalidades usando uma coluna de conexão. Por exemplo, para fazer um cachecol iridescente, é aceitável combinar fio azul com um material mais azul. Graças a isso, você consegue uma transição suave de um tom para outro.
- Para trabalhar, é necessário selecionar uma ferramenta de tricô, cujo tamanho corresponda ao tamanho do material do fio. Para distribuir adequadamente a carga na mão, bem como evitar possível fadiga, a ferramenta de tricô deve ter um cabo reto e não curvo.
- Para crochê, é adequado material de linha feito de fibras artificiais, sintéticas ou naturais. É confortável trabalhar com fios sintéticos, porque esse material é fácil de pegar com uma ferramenta e, ao mesmo tempo, é flexível e não delamina. Por exemplo, é aceitável usar poliamida, poliéster ou acrílico. No entanto, você não deve usar fios destinados a bordados ou costura.
- Você pode experimentar diferentes opções para conectar colunas. O tipo padrão pode ser aplicado a muitos produtos. No entanto, alguns projetos exigem elementos mais curtos ou mais longos, ou uma combinação de ambos em uma única peça. Para obter os melhores resultados, é recomendável experimentar métodos diferentes.
- A densidade do tricô deve estar sempre sob controle. O uso de colunas de conexão ajuda a reduzir ou aumentar o número de colunas na tela, em relação à correta interligação do elemento com outras partes. Para garantir que o tecido fique uniforme, você precisa controlar a densidade do tricô.
- Depois que a coluna de conexão estiver formada corretamente, é necessário tricotar o tecido usando sua própria técnica. Nesse caso, você não deve substituir um método de tricô adequado e conveniente por um mais complexo apenas para inserir esse elemento no padrão.
- O elemento é adequado para criar ornamentos espetaculares para decorar o produto. Por exemplo, uma coluna de conexão pode ser incluída em diferentes padrões e combinada com colunas regulares para criar um padrão incomum na tela.
Como a coluna aparece nos diagramas
É fácil fazer um ponto baixíssimo, principalmente se você tiver um diagrama com uma descrição detalhada em mãos. No entanto, esse elemento pode parecer diferente em cada diagrama.
Opções comuns de designação:
- 2 linhas cruzadas;
- em forma de cruz;
- na forma de um traço;
- arco;
- oval preto;
- triângulo preto invertido.
Às vezes, esse elemento não é indicado no padrão, especialmente ao decorar a tela pelo meio (por exemplo, um guardanapo, motivos). Neste caso, é preciso lembrar que deve haver uma coluna de conexão no local necessário.
Em alguns diagramas com uma descrição, em vez de designações, há abreviações na forma de CC ou conn. Arte. (coluna de ligação), bem como PSBN (meia coluna sem lance). Pode-se escrever a palavra "close", que também significa coluna de conexão. Neste caso, o diagrama não indicará que um elemento de conexão precisa ser criado, ele dirá “fechar”.
Onde esses loops são usados?
Não é possível tricotar um tecido com agulha de crochê sem criar colunas de conexão, pois esse elemento é universal e multifuncional.
É necessário para:
- tricotar um enfeite para unir duas partes;
- processamento e fixação das bordas de um produto tricotado;
- arredondamento de bordas;
- criando diminuições ao longo das bordas;
- criando uma corrente na qual o lado de trás será usado para transferir o tricô de uma seção para outra (por exemplo, ao fazer renda irlandesa);
- unir pontos em uma técnica circular ou ao decorar um tecido com pontos reversos e retos;
- costurando as peças em uma única peça.
Como o nome sugere, elementos de conexão são necessários para unir as linhas, por isso esse tipo de coluna é frequentemente chamado de laço de conexão. A meia coluna e a meia coluna sem laçada devem ser feitas no centro do produto e utilizadas para unir a corrente de pontos baixos com o ponto principal.
Exemplos de uso desta técnica:
- Combinando tons. Ao combinar tons diferentes, você pode dar ao seu item de malha uma aparência incomum e bonita. A coluna de conexão ajuda a conectar os anéis de cores para deixar as transições bonitas.
- Design de grade. Muitas vezes, a coluna de conexão é usada ao criar tecidos vazados em forma de grade. Este elemento ajuda a conectar a corrente caso seja necessário fazer um furo no produto.
- Peças de conexão. O poste de conexão é adequado para fixar ou costurar peças criadas em um único todo, por exemplo, ao tricotar brinquedos infantis.
- Unindo as bordas. Adequado para conectar as bordas da tela. Por exemplo, ao tricotar um cobertor, quando você precisa unir várias figuras quadradas em um todo.
Técnica de tricô e exemplos de motivos de conexão
O ponto baixíssimo pode ser feito em círculo para conectar o início e o fim de um ponto. Em casos raros, essa técnica é usada para desenhar toda a tela de modo que o tricô fique bem denso.
Técnica de tricô:
- Para começar a tricotar, crie uma corrente de elementos de ar. Além disso, tricote 1 ponto baixo para começar a primeira carreira.
- Pule o 1º loop porque um elemento de ar foi criado que substitui 1 coluna.
- Insira a ferramenta de tricô no próximo elemento, pegando o fio de trabalho.
- Puxe o material capturado através do ponto no qual a ferramenta foi inserida. Devem sobrar 2 laçadas na agulha.
- Passe o elemento resultante pelo ponto que já estava na ferramenta de tricô.
- Tricotar todas as colunas de conexão a seguir da mesma maneira. Entretanto, a ferramenta deve ser inserida no próximo ponto.
- Para começar a tricotar uma nova linha, desdobre o produto e faça 1 elemento de ar. Depois disso, você pode começar a criar uma nova linha.
Muitas vezes, colunas de conexão não são usadas para projetar a tela inteira, porque esse é considerado um processo longo e inconveniente. No entanto, as roupas de malha serão pesadas.
O elemento de ligação serve para unir diferentes partes da tela. Isso geralmente é necessário ao criar motivos individuais.
Vários exemplos de sua conexão se destacam:
Caminho | Características do tricô |
1 | Arcos feitos de laços de ar são adequados para conectar motivos hexagonais ou redondos vazados. Neste caso, um motivo deve ser tricotado completamente, e o próximo deve ser unido ao primeiro durante a amarração, formando colunas de conexão em certas áreas. O terceiro motivo e os subsequentes devem ser unidos simultaneamente com dois ou mais elementos que estejam localizados próximos um do outro. |
2 | Se os elementos forem conectados com correntes curtas de ar de 3 laços, que são tricotados em uma base, o produto tricotado pode ganhar leveza e leveza. Neste caso, você precisa tricotar um motivo completamente e conectar o próximo durante o processo de amarração, alternando colunas com picôs. Os elementos de ar do segundo motivo devem ser passados através do picô do primeiro e fixados com colunas de conexão. |
3 | Utilizando colunas de ligação, é possível tornar a ligação das peças mais densa. Neste caso, um motivo precisa ser tricotado completamente, e o próximo precisa ser unido usando pontos de laçada. Neste caso, a ferramenta de tricô deve ser passada através das meias-laçadas da borda do elemento colocado ao lado dela. |
4 | Os postes de conexão sem lançamento são adequados para costurar elementos com contorno reto. Para isso, é necessário unir as alças das bordas a serem conectadas para criar uma costura elástica e invisível. Neste caso, a ferramenta de tricô deve ser inserida nas meias-laçadas correspondentes, usando material de linha adicional. |
5 | Para unir firmemente motivos hexagonais ou quadrados, essas partes devem ser combinadas de modo que suas partes frontais fiquem voltadas uma para a outra. Além disso, você precisa tricotar as bordas com material de linha, passando a ferramenta de tricô pelas meias-laçadas das bordas. Durante o trabalho, é necessário controlar a tensão do fio para evitar deformações. Nesse caso, os motivos não mudarão em relação uns aos outros. |
O poste de conexão pode ser feito em forma de anel.
Para fazer isso você precisa:
- Monte 1 ponto na sua ferramenta de tricô.
- Insira a agulha na laçada desejada e pegue o fio de trabalho.
- Passe o material da linha por 2 elementos para conectar a corrente de alças de ar em um círculo.
Se a ferramenta de tricô inicialmente tinha mais de 1 elemento, e o padrão indica a palavra "fechar", então a última etapa requer passar o material do fio de trabalho por todas as laçadas que estão localizadas na agulha.
O padrão também pode dizer para “tricotar meia laçada” ou “fechar com meia laçada”. Todas as etapas para unir linhas são consideradas a mesma sequência de ações.
Ao unir pontos em redondo, você precisa saber em qual laçada inserir a ferramenta de tricô para completar a união. Isso dependerá de quanto tempo o ponto precisa ser combinado.
Descrição passo a passo:
- Se o ponto foi tricotado com colunas de laçada, insira a ferramenta em 3 laçadas de ar, porque as colunas de laçada consistem em 3 elementos de ar.
- Tricotar até o final da linha e inserir a ferramenta no 3º elemento da corrente de elevação.
- Pegue o fio de trabalho e puxe-o através de 2 laçadas para unir o ponto circular.
Este tipo de desenho de tricô é adequado para criar chapéus leves para a temporada de verão, guardanapos vazados e outros itens que precisam ser projetados usando a técnica circular.
Para reforçar a borda do tecido, muitas vezes é necessário amarrá-lo com um laço de fixação apertado, que às vezes é chamado de elemento apertado. Em termos de técnica de execução, este elemento é uma coluna de ligação ou uma meia coluna sem lance.
A maneira como esse elemento é projetado depende da quantidade de material de rosca nas colunas da linha anterior que precisa ser capturada. Se você precisar pegar 2 fios de uma vez, o tecido de malha adquirirá uma borda densa e reforçada. Neste caso, a borda ficará uniforme e dificilmente enrolará.
Se você pegar apenas um fio da laçada, sobrará uma tira de fio restante. Devido a isso, quando o fio de baixo é capturado em uma coluna, a tira ficará localizada no avesso do tecido. Esta técnica é adequada para decorar roupas de malha.
Tricotando elásticos com pontos de crochê
O ponto baixíssimo (você pode fazer crochê não apenas de brinquedos e utensílios domésticos, mas também de peças de roupa) é adequado para criar um elástico que manterá seu formato original mesmo depois de esticado. Usar uma agulha de crochê no tricô ajuda a criar tecidos rígidos, então o elástico também ficará firme.

Além disso, quanto maior o comprimento da peça, mais rígido será o elástico. Qualquer tecido pode ser iniciado criando pontos elásticos ou serrilhados no trabalho. Estes últimos devem ser projetados em colunas sem lançamento, por isso as colunas elásticas deverão ser fixadas especificamente nestes elementos.
Descrição passo a passo para criar um elástico de crochê:
- Monte uma corrente de pontos baixos que deve corresponder à largura do elástico. Por exemplo, monte 10 pontos e adicione 1 ponto de ar para levantar o ponto necessário em cada carreira.
- Com a ferramenta de tricô, tricote os postes de conexão no segundo laço atrás da parede traseira. No final da linha, devem ser formados 10 elementos de conexão.
- Gire cada linha na mesma direção, no sentido horário. Não se esqueça de fazer uma alça de içamento no final de cada linha.
- Tricotar 10 colunas de conexão para a meia laçada traseira e repetir quantas vezes forem necessárias até atingir o comprimento desejado.
- Para aumentar a velocidade do trabalho, puxe o fio de trabalho através de 2 elementos ao mesmo tempo na ferramenta de tricô. Graças a isso, o tricô não levará muito tempo e as laçadas ficarão do mesmo tamanho.
- Os últimos 10 elementos devem ser ligeiramente puxados para dentro do produto. Nesse sentido, é recomendável recontar os loops ou verificar a cada poucas linhas.
- Ao olhar para a borda do produto de lado, todo o material da linha deve ser direcionado em uma direção.
Se você não tem muita experiência em crochê, é recomendável contar o número de laçadas em cada linha. Isso elimina erros de trabalho e evita estreitamento desnecessário do elástico.
O ponto baixíssimo, diferentemente de outros elementos de crochê, é caracterizado por uma altura pequena e, portanto, raramente é usado na criação de peças grandes.
No entanto, esse elemento é necessário para fechar uma carreira na técnica circular, amarrar o tecido nas bordas, fazer uma diminuição, criar uma renda irlandesa ou conectar motivos individuais. O design deste elemento não é difícil, então tanto tricoteiros experientes quanto novatos podem fazê-lo.
Vídeo sobre tricô