O papel para aquarela, diferentemente do papel comum, é caracterizado por alta densidade de massa, mas é fracamente colado. Devido a isso, esse tipo de papel retém bem a água e permite obter efeitos de desfoque e gradiente suave. Ao mesmo tempo, os lençóis são um pouco ásperos e não lisos.
Os cadernos de desenho são feitos principalmente de folhas de papel altamente resistentes à abrasão e de densidade média. Portanto, tanto artistas iniciantes quanto profissionais podem facilmente criar qualquer ideia de desenho.
Papel e acessórios
Ao criar esboços em aquarela, você pode usar lápis de cor e tintas comuns.

Além disso, o conjunto básico deve incluir os seguintes acessórios:
- o tanque de água é de tamanho médio;
- lápis de ardósia;
- vasos de aquarela;
- pincéis de diferentes tamanhos;
- apagador;
- lenços umedecidos ou toalha descartáveis;
- folhas grossas de papel para aquarela ou um caderno para desenho;
- se necessário, referências que darão ao artista algo em que se concentrar ao criar um desenho.

Há um grande número de cadernos de desenho disponíveis para venda. Elas diferem na textura das folhas de papel, coloração, encadernação e formato. Ao escolher um produto, você precisa levar em consideração suas próprias preferências, bem como as características do material utilizado para o desenho.
Ao criar desenhos com aquarela, é recomendável escolher cadernos com folhas de papel mais grossas. Eles são adequados para esboços rápidos e pequenas pinturas em aquarela. Folhas de papel lisas são adequadas para trabalhar com tinta e lápis.
Além disso, ao escolher um caderno de desenho, você precisa prestar atenção à presença de uma mola, graças à qual o papel não dobrará ao ser aberto, tornando o processo criativo muito mais confortável.
Depois de terminar o esboço, você deve definitivamente desenhar todos os elementos do desenho:
Detalhes da imagem | Como destacar |
Fundo | O fundo do desenho é levemente visível através da paleta de cores. Portanto, é recomendável usar um marcador preto para destacar as áreas onde há lugares distantes mais discretos. |
Dando múltiplos acentos a uma imagem | Você pode usar um marcador colorido. Tons pastéis são adequados para sombrear o fundo que está na perspectiva próxima da imagem. |
Criando uma penumbra | Para dar às nuvens uma aparência leitosa, você precisa fazer traços do centro da folha de papel até a borda superior, reduzindo gradualmente a pressão sobre o marcador. Isso criará assimetria vertical e uma penumbra. Para simplificar o trabalho, o melhor é usar tinta aquarela, pois perto do final do traço ela começa a escorrer, deixando uma cor pálida. |
Desenho gráfico | Ao usar o branco para realces, você precisa escolher um momento específico em que os raios de sol iluminarão certas áreas dos arranha-céus. |
Detalhamento de objetos | Para isso, recomenda-se a utilização de pontas de marcadores largas. As seções convexas e visíveis das estruturas, bem como seus contornos, estão sujeitas a detalhamento. Em seguida, é fundamental criar efeitos volumétricos, atentando para os tons escuros. Este último deve ser sobreposto ao sombreamento. |
Adicionando frescor ao desenho | Ao aplicar um marcador preto sobre tinta brilhante, ele geralmente fica visível. Portanto, é permitido destacar as áreas pintadas com marcadores brancos e pretos. |
Vegetais em aquarela
Ideias para cadernos de desenho em aquarela devem ser fáceis e simples. Frutas e vegetais são excelentes temas para esboços, pois são caracterizados por cores e estruturas interessantes, que um artista iniciante pode transferir para uma folha de papel, transmitindo o realismo dos objetos.
Junto com seus filhos, você pode representar um tomate maduro. Para trabalhar o interior e o exterior da fruta, recomenda-se criar uma composição a partir de uma pequena fatia e um vegetal inteiro. Isso tornará a imagem da polpa e das sementes mais visível.
Etapas passo a passo da criação de um desenho:
- No esboço, estabeleça os principais traços composicionais. No meio, desenhe um vegetal inteiro em um círculo, adicionando um talo alongado. Em primeiro plano, ao lado da fruta inteira, descreva uma fatia. Crie um padrão de polpa e sépalas perto do caule.
- Use uma borracha para apagar quaisquer traços extras e comece a desenhar em cores.
- Aplique um tom de base aos vegetais usando aquarela vermelha. Trabalhe cuidadosamente a polpa, deixando veias brancas perto das sementes e do caule. As sementes são sombreadas com uma cor amarelada clara.
- Pinte as sépalas e o caule em um tom esverdeado. Use a segunda camada para destacar as sombras.
- Sature a subpintura da pele com pigmento vermelho denso. Como a iluminação do desenho incidirá sobre o lado direito, essa parte do vegetal precisa ficar bem mais clara.

- Quando as sépalas e o caule estiverem secos, desenhe a textura usual.
- Sature a polpa e a cor do tomate com uma mistura de tons avermelhados e vermelho-escuros. Por fim, pinte também o miolo do vegetal com uma leve camada sob a casca. Preencha a área ao redor da casca da semente com pigmento vermelho.
- Use um tom bordô para sombrear o lado escuro esquerdo de toda a fruta. Antes que o pigmento esteja completamente seco, lave os reflexos claros.
- Crie uma sombra flutuante sob os objetos usando um tom marrom claro, destacando também as áreas mais escuras dos vegetais.
- Use tinta aquarela branca para criar pequenos destaques na fatia de tomate. Em um vegetal inteiro, separe 2 gotas pequenas e trabalhe nas bordas finas das sépalas.
- Quando terminar, aplique respingos de aquarela vermelha na superfície da folha.
Paisagem montanhosa
Ideias de pintura em aquarela permitem que você crie uma paisagem montanhosa linda e hipnotizante em um pedaço de papel. Não apenas um artista profissional, mas também um amador novato pode lidar com esse tema de composição. Para isso, basta seguir rigorosamente as instruções passo a passo.

Você pode pintar uma paisagem montanhosa com aquarela seguindo estes passos:
- Mergulhe uma folha de papel para aquarela em água limpa.
- Coloque um pouco de pigmento azul no pincel e pinte o céu com ele. Para conseguir um aspecto mais natural nesta parte do desenho, recomenda-se pegar mais material no pincel e misturá-lo com água com mais frequência.
- Carregue seu pincel com aquarela marrom claro e marque a borda superior da clareira.
- Pinte a clareira com tinta azul escura. Use um pigmento semelhante para refinar a base das montanhas.
- No sopé da montanha, ao longo de toda a extensão da folha, marque as árvores com aquarela verde.
- Árvores grandes devem ser pintadas em um tom mais escuro. Trate a base e as bordas das montanhas com a mesma cor.
- No lado direito da folha, desenhe as plantas e desenhe os detalhes localizados na clareira com tinta amarelo-laranja e verde-marrom.
- No fundo do meio, desenhe muitas árvores verdes diferentes.
- Nas encostas, desenhe áreas nevadas usando um pincel fino e aquarela azul.
- Aplique sombras de árvores na clareira e cubra a parte inferior com ocre. Coloque tinta líquida de tom vermelho no pincel e, batendo levemente na ferramenta, crie flores no prado.
- Adicione grama verde a algumas flores e cubra o céu com uma camada adicional de tom esverdeado.
Lesma
Ideias de pintura em aquarela podem ser baseadas em temas da natureza. A composição pode incluir quaisquer habitantes da fauna. O caracol é um enredo que envolve detalhes simples e um esquema de cores leves. Para simplificar o processo de desenho, você pode criar uma composição leve representando um caracol como objeto principal e um caule verde fino de uma planta.
Os passos que você precisará seguir para criar o desenho estão descritos abaixo:
- Para criar um esboço, comece marcando o caule desenhando seu contorno com dois traços diagonais.
- Desenhe o corpo do molusco e o contorno da cabeça levantada.
- Desenhe uma concha acima do corpo, tendo primeiro marcado a inclinação com uma linha.
- Desenhe 2 chifres pequenos e 2 grandes na cabeça.
- Limpe o esboço com uma borracha e comece a preenchê-lo com tons diferentes.
- Trate a concha do caracol com água limpa. Aplique pigmentos nos seguintes tons: tijolo, amarelo escuro e marrom.
- Deixe mechas em cada volta da concha para dar volume.
- Trate o corpo e a concha do molusco com água. Aplique tinta amarelo claro.
- Preencha o contorno do caule com aquarela verde-claro e aplique uma sombra sob o caracol usando marrom-claro.

- Finalize a parte superior da concha com uma mistura de pigmento amarelo escuro e tijolo.
- Pinte a próxima curva de amarelo escuro e sombreie a parte inferior com ocre avermelhado.
- Realce as curvas externas restantes com um tom marrom translúcido.
- Usando um pincel fino e tinta marrom, recrie a textura e as sombras na concha.
- Preencha a parte sombreada do corpo do molusco com marrom.
- Antes da tinta secar, aplique pequenos respingos de aquarela branca no corpo do caracol.
- Use um pincel para desenhar veios finos de textura e use marrom claro para marcar a sombra no caule.
- Finalize a textura da pia com pigmento preto profundo e preencha o fundo branco com respingos verdes.
Flores
Ideias de pintura em aquarela para trabalhar com crianças devem ser simples e evitar elementos complexos. Você pode representar flores usando a técnica de respingos. Os dentes-de-leão são os que crescem mais rápido. Para desenhar, você só precisa preparar tintas, uma folha de papel e discos de algodão.

Você pode criar um desenho de flor usando aquarela seguindo estes passos:
- Coloque 3 discos de algodão sobre uma folha de papel branca.
- Adicione tinta azul e um pouco de água à paleta e misture tudo bem.
- Borrife toda a folha de papel com um pincel, previamente cheio de tinta, batendo levemente com o dedo.
- Retire os discos de algodão da superfície do papel e deixe os círculos brancos restantes levemente azuis. Usando um algodão limpo, dê leves batidinhas nas bordas dos círculos e esfregue as gotas azuis ao redor do círculo.
- Mergulhe outro pincel fino na tinta escura para representar o centro dos dentes-de-leão.
- Usando a ponta de um pincel fino, desenhe os caules finos da planta.
- Além disso, adicione algumas gotas de tinta ao redor do dente-de-leão usando um pincel fino.
Natureza morta
Você pode criar uma natureza-morta com aquarela, retratando uma pera com ameixas na tela. Essa ideia de desenho em caderno não será muito difícil para artistas iniciantes. Neste caso, você precisará preparar um conjunto mínimo de acessórios.
Para desenhar uma natureza-morta você mesmo, você precisa seguir estes passos:
- Usando um lápis simples, desenhe o contorno de uma pêra no formato de uma lâmpada simples.
- Desenhe uma cauda com várias folhas na parte estreita da imagem.
- Ao lado da pera, adicione 6 ameixas, colocadas próximas umas das outras, formando um monte.
- Pinte o desenho em camadas usando tinta nos seguintes tons: avermelhado, laranja e amarelado.
- Na parte de baixo da pera, destaque o lado mais escuro e desenhe um ponto preto na base.
- Pinte as ameixas com uma mistura de tinta azul e lilás. Pinte a folhagem com tons de verde, tentando recriar as sombras o mais próximo possível da pera.
- Preencha os caules da pera, das ameixas e dos galhos que levam à folhagem.
- Depois que as sombras da composição forem criadas, exiba as transições e as sombras.
- Expresse a lateral e o ponto preto o máximo possível, desenhe cuidadosamente as nervuras nas folhas e recrie as depressões e sombras nas ameixas.
- Use pigmento para duplicar todas as cores novamente, especialmente as ameixas, já que elas estão próximas umas das outras e precisam ser visualmente separadas umas das outras. Usando tinta escura, realce cuidadosamente as áreas entre as ameixas.
- Usando aquarela cinza ou roxo claro, pinte o fundo, prestando atenção nas sombras localizadas na base da fruta.
No final do trabalho, é recomendável percorrer o contorno de todas as linhas com um delineador preto para que a natureza-morta criada brilhe com novas cores e pareça realmente brilhante.
Ouriço
O desenho pode ser criado junto com as crianças, pois é muito simples de fazer e ao mesmo tempo bastante interessante.
Seguindo estes passos, você pode criar uma composição:
- Use um lápis simples para desenhar o contorno do ouriço.
- Dilua a tinta marrom clara com água e aplique na superfície do esboço. Pinte da ponta do focinho até as agulhas, deixando o tom mais claro próximo ao corpo do animal.
- Adicione uma pequena quantidade de aquarela vermelha ao pigmento para dar um tom rosado e pinte o interior das orelhas com essa mistura. Realce as bordas das orelhas com aquarela cinza.
- Quando a tinta secar, realce novamente o contorno das orelhas. Destaque os cantos com tinta cinza.
- Adicione um pouco de aquarela preta ao tom cinza e aplique agulhas na tela.
- Pinte o nariz e o olho com tinta preta. Faça uma sombra perto do nariz com marrom e desenhe um sorriso.
- Usando um pincel fino e tinta preta, contorne as pálpebras perto dos olhos e desenhe alguns pontos em um círculo no nariz com aquarela branca.
- Quando o desenho estiver bem seco, use tinta verde para representar a grama, alternando tons claros e escuros.
Dicas úteis
Dicas úteis que serão úteis para artistas iniciantes ao criar desenhos em um caderno de desenho:
- Artistas iniciantes não precisam desenhar mais do que 15 minutos por dia., o que permite que você se adapte melhor ao trabalho em um caderno de desenho.

- É necessário escolher um álbum de desenho que corresponda à ferramenta que você está usando. Há um grande número de diferentes cadernos de desenho disponíveis para venda, projetados para trabalhar com diferentes materiais. Portanto, você pode escolher o álbum mais adequado para uma determinada técnica de desenho.
- Os iniciantes precisam inicialmente comprar materiais básicos na forma de aquarela, borracha, lápis, álbum de desenho ou caderno de esboços. No futuro, com melhorias nessa direção, você poderá adquirir muitos acessórios de excelente qualidade.
- Colocando datas. Ao criar um novo caderno de desenho, é recomendável escrever a data de início na capa. Isso tornará muito mais fácil encontrar um emprego específico depois de alguns anos.
- É necessário segurar a mão corretamente. A maioria das pessoas segura um lápis ao fazer um esboço, como se estivesse escrevendo. No entanto, isso é considerado um erro grave porque não é desejável usar os músculos utilizados na escrita. Ao criar imagens diferentes, a posição das mãos deve ser sempre diferente.
Em um caderno de esboços, usando aquarela, você pode dar vida a qualquer ideia que possa ser apresentada como um desenho incomum e bonito. Para copiar, você pode usar qualquer imagem que você mais goste. Você também pode copiar sua própria foto e colocá-la na página principal do seu caderno.
Vídeo sobre desenho
Ideias para pintura em aquarela: