Renda de agulha é uma antiga forma de arte de tecer padrões vazados a partir de fios finos. É importante que os iniciantes saibam quais materiais são necessários para o trabalho, e eles também devem ler as instruções para tecer elementos básicos e assistir a várias master classes passo a passo sobre como fazer produtos simples, o que os ajudará a praticar suas habilidades e passar a fazer elementos complexos.
Definição e características da criação de renda de agulha
Renda de agulha é um padrão tecido a partir de fios finos usando uma agulha. Eles podem ser planos ou tridimensionais. A cor e a espessura dos fios dependem do estilo de tecelagem.

Os historiadores da arte estão divididos quando se trata das origens da renda agulhada. Alguns especialistas acreditam que esse tipo de criatividade surgiu pela primeira vez na Itália, no século XV. Outros têm certeza de que essa técnica de tecelagem surgiu simultaneamente em diferentes continentes e gradualmente ganhou popularidade em todo o mundo.
Uma característica desse tipo de criatividade é a quantidade mínima de ferramentas e materiais. Tudo o que você precisa para tecer são agulhas, linhas e uma base de estêncil. Você pode usar papel estampado, papelão cortado ou tela como suporte.
Após finalizar os moldes, o suporte é cuidadosamente removido, deixando o molde da linha. Os elementos acabados são costurados para formar um produto completo. Atualmente, 6 tipos de renda agulhada são especialmente populares. Na tabela você pode ver os nomes dessas variedades e breves descrições de suas características.
Tipo de renda de agulha | Peculiaridades |
Tenerife ou renda ensolarada | Elementos redondos feitos de fios lisos ou brancos. Todos os detalhes são criados separadamente e depois costurados em uma única peça. |
Nyanduti | Enfeites multicoloridos tecidos com fios muito finos, como uma “teia de aranha”. Esse tipo de renda é feito sobre uma tela esticada com desenhos, que é cuidadosamente removida após a conclusão do trabalho. |
Reticela | Renda feita em tecido ou malha de linha usando ponto de laçada. Na maioria das vezes, são usados fios leves e de uma única cor para esse tipo de trabalho. Padrões básicos: arcos, ameias, triângulos, círculos. |
Punchetto | Renda feita de fios finos. Os padrões principais são formas geométricas. Por exemplo, círculos, raios, triângulos. |
Kadomsky Veniz | A tecelagem é feita em um bastidor, sem suporte. Padrões principais: flores e folhas. A renda pode ser colorida ou lisa. |
Vidro Vologda | O trabalho é feito em uma malha de tecido ou linha. Elementos básicos: costuras do convés e alças de ar. |
Existem outras direções semelhantes às descritas na tabela:
- renda inglesa;
- Alençon;
- Croata;
- Armênio;
- Romeno;
- Flamengo;
- Irlandês;
- hedebo;
- Turco;
- Húngaro.






Todas essas técnicas de tecelagem têm em comum os elementos básicos: costuras e nós. Você pode ler mais sobre como aprender a tricotar e bordar usando uma agulha no restante do artigo.
A renda de agulha pode ser usada para criar vários itens, como bordas de cachecóis, toalhas de mesa ou golas de vestidos. A partir da renda volumosa "Oya" você pode tecer joias inusitadas, brincos, pulseiras e colares.
Dicas antes de começar a trabalhar para iniciantes
Quais regras você deve seguir para obter uma renda bonita:
- Para trabalhar, você precisa de agulhas com pontas rombas. Ferramentas afiadas podem partir os fios e prendê-los na malha.
- É melhor fazer o primeiro trabalho com fios grossos. Eles são mais fáceis de dar nós e executar costuras básicas.
- Não é necessário apertar muito as roscas. A tensão deve ser moderada para não deformar o suporte ou a malha.
- Contas e miçangas pequenas podem ser tecidas para formar renda. O posicionamento da decoração deve ser pensado com antecedência, e depois devem ser feitas marcações no suporte para não perder o momento de usar as contas.
A renda com agulha pode parecer uma arte difícil de dominar para iniciantes. Para obter um produto impecável, é importante aprender a dar nós e fazer costuras básicas corretamente. O trabalho futuro se tornará mais fácil e claro quando a execução dos elementos básicos for automatizada.
Materiais e ferramentas para trabalho
A renda pode ser tecida usando agulhas sem ponta, com um orifício estreito e longo. O diâmetro da ferramenta e o comprimento do seu olhal dependem da espessura das roscas. Iniciantes precisarão de uma agulha de espessura média para concluir seu primeiro trabalho. No futuro, é aconselhável comprar um conjunto de agulhas de bordado para que você possa tecer padrões com diferentes fios.
Os fios para tecer devem ser fortes e lisos. Muitos artesãos preferem fios de seda, fio dental ou linho. Fios felpudos não deslizam bem, o que dificulta o trabalho.
Você pode usar papel fino com um desenho impresso como suporte. Para tecer elementos grandes e redondos, você pode usar papelão com fendas pré-fabricadas, onde os fios serão inseridos para tensão. A tela deve ser esticada sobre um bastidor para facilitar o trabalho.
Você também precisará de uma tesoura para o trabalho. É aconselhável comprar 1 estojo comum de papelaria e 1 estojo pequeno de manicure. As lâminas das ferramentas devem ser mantidas sempre afiadas. Às vezes, você pode precisar de alfinetes de segurança para segurar as roscas no lugar, então tenha pelo menos um conjunto à mão.
Elementos básicos, descrição passo a passo de sua implementação
A renda de agulha (para iniciantes, instruções detalhadas são fornecidas mais adiante no artigo) não pode ser feita sem as habilidades para criar elementos básicos. A primeira coisa que você precisa aprender é a dar nós.
Nó duplo ou completo. O tipo mais comum de nó, encontrado na maioria das composições de renda.
Como fazer:
- A linha do carretel (linha de trabalho) deve ser enfiada na agulha.
- Coloque a linha sobre o seu dedo indicador.
- Coloque a agulha com a ponta afiada voltada para você.
- Enganche o fio do tecido ou da malha, passe a agulha por baixo do fio de trabalho e aperte.
O Pico não é um elemento menos importante. É usado para prender contas ou conectar partes principais.
Como fazer:
- Dê 4 nós duplos na agulha.
- Dê outro nó e coloque-o na agulha separadamente dos anteriores.
- Prenda o nó.
- Use os dedos para empurrar o laço em direção aos nós finalizados.
- Aperte o nó.
O anel é outro elemento utilizado na arte da renda agulhada.
Como fazer:
- Faça 8 nós duplos na agulha, depois 1 picô e depois mais 4 nós duplos.
- Puxe os nós reunidos para baixo, segurando-os com os dedos. Puxe-os ao longo da linha de trabalho sem apertá-los completamente.
- No processo de puxar o fio de trabalho, em determinado ponto deve se formar um pequeno laço. A agulha precisa ser retirada através dele.
- Estique a linha, segurando os nós com a ponta dos dedos.
- Dê um nó.
- Você deve obter um pequeno círculo. Ele precisa ser cuidadosamente esticado com a ponta de uma agulha.
Como conectar os anéis:
- Faça mais 4 nós duplos.
- Gire o elemento trançado de modo que o picô fique virado para longe de você.
- Insira a agulha no picô e puxe a linha de trabalho.
Como fazer uma flor de anel de três folhas (um elemento comumente usado):
- Monte 4 nós duplos 2 vezes, com 1 picô entre eles. Você deve terminar com 16 voltas.
- Passe as laçadas sobre o fio de trabalho e feche formando um anel.
- Faça mais 2 anéis da mesma maneira.
- Aperte e prenda a rosca.
Um arco é um elemento para criar arcos. Eles são usados para conectar elementos básicos.
Como fazer (você pode continuar tecendo uma flor de três folhas):
- Lance 16 nós duplos.
- Deslize os pontos para fora da agulha sem juntá-los.
- Prenda a ponta com um nó regular.
- Use os dedos para apertar os pontos caídos e enfiar 4 novos nós duplos na agulha.
- Faça 1 picot.
- Passe os laços adjacentes por ele.
- Monte 2 nós duplos de 4, com 1 picô entre eles.
Se você continuar a tecer de acordo com essas instruções, alternando arcos e flores de três folhas, poderá obter uma pulseira incomum composta de elementos básicos. Também é importante aprender a tecer pelo menos um tipo de malha.
A malha é necessária para cobrir espaços vazios, bem como para conectar os padrões principais. Também pode ser usado como base.
Como tecer a versão mais simples da malha:
- Faça uma base retangular de papelão medindo 7x7 cm.
- Usando uma régua e um lápis simples, marque com linhas horizontais, com 1 cm de distância entre elas.
- Nas extremidades das linhas desenhadas, faça cortes no papelão que irão segurar os fios.
- Puxe a linha ao longo das linhas.
- Prenda a linha na linha mais abaixo, à esquerda. A tecelagem posterior será realizada da esquerda para a direita. Quando uma nova linha começa, a direção muda para o oposto.
- Faça um laço, torça o fio 3 vezes para que ele fique firmemente preso ao fio principal. Faça outra laçada, torça o fio 3 vezes novamente.
- Continue tecendo até o final da carreira.
- Faça uma nova carreira da mesma maneira, mudando a direção. Os locais onde os fios são torcidos devem ser escalonados.
As bordas dos fios nas laterais do tecido devem ser presas com nós duplos e depois com um ponto chuleado. Quando um iniciante consegue executar esses elementos, ele precisará aprender os tipos básicos de costuras. A tabela lista os nomes de 5 pontos decorativos e uma breve descrição de como fazê-los em uma linha ou malha de tecido.
Nome da costura | Para que serve? | Como executar em células de grade quadrada |
Pisos | Bordado de padrões geométricos e preenchimento de grade. | Você precisa selecionar 3 células e pular os cantos entre 3 fios verticais em um padrão quadriculado até que as células estejam completamente preenchidas. |
Pisos com estofamento | Um ponto para preencher pedaços individuais de renda e unir partes. | É realizado da mesma forma que o piso clássico, porém em 1 célula. A agulha deve ser passada por 2 fios verticais, em padrão xadrez. |
Costura semicircular | Preenchendo espaços vazios. | O fio é passado através do número necessário de células, dando 1 volta a partir do topo. Depois, eles mudam de direção e jogam o fio nos arcos flácidos dos fios nas células. |
Ponto nublado
| Fixação das bordas dos produtos e sobreposição dos postes. | O fio de trabalho é jogado sobre o fio principal da malha, e a agulha é inserida no laço resultante. Costure o fio principal da mesma forma até o final. |
Ponto cruz
| Base das colunas. | É realizado em um quadrado de 4 células. O fio é torcido da esquerda para a direita, passando pelo meio do quadrado entre as duas partes. A agulha é inserida no centro da linha e redirecionada para o canto superior esquerdo. Fixe e torça o fio novamente, puxando-o para o canto oposto. |
Para aprender a costurar corretamente, você precisa praticar por muito tempo. Para maior comodidade, você pode usar diagramas gráficos que indicam a direção da agulha e das linhas.
Andamento do trabalho
Será mais fácil dominar a renda de agulha para iniciantes trançando as bordas de um pequeno pedaço de tecido de algodão (10x10 cm).
Andamento do trabalho:
- As bordas do tecido precisam ser dobradas em 0,5-1 cm. Passe a ferro e faça a bainha na máquina.
- A primeira fileira de renda é composta por raios triplos. Essas costuras tornarão a base da trama mais forte. A agulha deve ser inserida em 1 ponto três vezes e fazer 3 raios curtos divergindo em direções diferentes.
- Por analogia, todos os 4 lados do tecido devem ser trançados.
- Tecer a próxima carreira com uma malha.
- Nos locais onde os cantos se conectam, podem ser feitos arcos, então os cantos ficarão semicirculares. Cada novo arco na fileira superior deve ser maior que o anterior.
No final do trabalho, é preciso prender bem a linha para que os nós não se desfaçam.
Como proteger threads
É muito fácil prender a linha ao tecido. Você precisa pegar uma pequena parte do material com uma agulha, puxar a linha de trabalho de lá e puxar a agulha através do laço resultante. Só falta esticar a linha e cortar o excesso com uma tesoura.
Como prender a linha na renda:
- Insira a agulha sob o último elemento tricotado.
- Gire a agulha em sua direção e passe-a pelo laço resultante.
- Aperte a rosca.
- Insira a agulha novamente naquele local e passe-a novamente pelo laço, apertando.
- Use uma tesoura para cortar o excesso.
Como estender um tópico que já expirou:
- Coloque a ponta do fio antigo e do novo juntos.
- Gire-os uma vez.
- Passe a ponta do fio antigo pelo laço resultante.
- Puxe as duas pontas e aperte o nó firmemente.
Corte o excesso com uma tesoura.
Exemplos de padrões
Conhecendo a técnica de fazer nós e costuras básicas, você mesmo pode criar novos fragmentos de tecelagem. O principal segredo dos artesãos experientes é a sequência correta. Isso significa que você precisa ser capaz de alternar os elementos básicos para obter um padrão bonito.
Exemplos:
- Padrão de triângulos. É tecido em 3 carreiras. Arcos e alças de ar se alternam. Na 1ª carreira – 3 laçadas, na 2ª carreira – 2 laçadas, na última – 1 laçada. Os arcos aumentam de tamanho a cada nova fileira.
- Padrão de loop pequeno. Adequado para acabamento de bordas de produtos. Sete nós duplos são enfiados na agulha, depois cuidadosamente abaixados na linha de trabalho, apertados e presos em um anel.
- Padrão de escamas de peixe. Pode ser usado como uma malha para cobrir espaços vazios. Você precisa tricotar pequenos arcos que se prenderão uns aos outros com postes em um padrão xadrez.
Criar padrões originais requer treinamento. Alternando arcos, anéis e costuras decorativas, você pode criar padrões únicos.
Master classes sobre como criar produtos a partir de padrões simples
A renda de agulha para iniciantes deve ser fácil de fazer. É aconselhável começar o primeiro trabalho fazendo grandes elementos decorativos e depois montá-los em uma única composição.
Você pode criar imediatamente um pequeno elemento decorativo para roupas, por exemplo, punhos para mangas, ou fazer uma lembrança incomum para uma pessoa querida, como um cartão de dia dos namorados de renda. Abaixo no artigo estão descrições de 3 produtos simples que você mesmo pode fazer.
Folha com nervuras
Uma folha vazada tecida usando a técnica de renda com agulha pode ser usada para decorar a gola ou o bolso de uma blusa. Ele também pode servir como elemento principal de uma peça inteira de joia, como um colar. Nesse caso, você precisará fazer cerca de 12 dessas folhas e depois conectá-las.
O que você precisa para trabalhar:
- fios de fio dental verde;
- linhas de costura verdes;
- tesoura;
- conjunto de agulhas de bordar;
- cola de escritório;
- lápis simples;
- papel de escritório.
Procedimento:
- Desenhe o contorno de uma folha no papel.
- Recorte o molde.
- Cole 3 camadas de papel na parte inferior. A cola deve ser aplicada em áreas onde não haverá pontos passantes.
- Usando uma agulha grossa, faça furos com 3 mm de distância entre si para facilitar na hora de fazer os pontos.
- Faça 1 ponto com fio dental e prenda a linha. Não é necessário cortar a ponta.
- Em seguida, você precisa fazer outro ponto com linha de costura, pegando os fios do fio dental.
- Borde a folha ao longo do contorno.
- Quando os fios retornarem ao ponto inicial, você precisará virar a peça de trabalho e costurar a folha do outro lado.
- Prenda a linha no lado avesso.
- Espaços vazios devem ser cobertos com tela decorativa. Para isso, a agulha deve ser inserida sob 1 dos 6 fios do fio dental, em cada ponto.
- A malha deve ser bordada na base da folha, subindo suavemente em direção à ponta. Todos os pontos subsequentes da malha devem ser pulados sem dividir o fio. A agulha deve ser inserida sob os pontos.
- Depois que as áreas vazias estiverem cobertas com malha, você precisará costurar alguns pontos ao longo do contorno da folha.
- Prenda a linha na parte de trás da peça.

Só resta puxar cuidadosamente os fios para fora do papel. Para que a fonte mantenha melhor sua forma, ela precisa ser engomada.
Punhos de renda
Para fazer lindos punhos de botão, você precisará de:
- 6 m de cordão de lagarta branco (pode ser comprado ou feito em crochê);
- linha de costura branca;
- conjunto de agulhas de bordar;
- tesoura;
- um pedaço de espuma ou placa de cortiça;
- papel;
- lápis simples;
- Alfinetes de segurança.
Procedimento:
- Desenhe um diagrama (localização do cabo) no papel. Podem ser laços, anéis, motivos florais.
- Cole o diagrama em um quadro de cortiça ou de espuma.
- Prenda o papel nos cantos com alfinetes de segurança.
- Coloque o fio sobre o papel de acordo com o diagrama. Prenda-o no papel e no suporte para mantê-lo no lugar.
- Costure as pontas do cordão com linha branca.
- Os espaços vazios onde se formaram laços devem ser cobertos com um “ponto russo simples” ou uma malha fina. Ao fazer um molde, você precisa costurar as alças do cordão nos lugares onde elas ficam próximas umas das outras.
- Antes de fazer uma casa de botão, você precisa medir seu diâmetro e então marcar o local para o laço.
- Retire o manguito do papel.
- Arrume o laço.
- Borde o local do botão com uma malha densa.
- Faça outro punho da mesma forma, virando o molde para o outro lado.
Ao final do trabalho, os punhos precisam ser lavados e secos em uma superfície plana. Depois só falta costurar os botões. Botões redondos em branco ou perolado ficarão bem.
Renda Dia dos Namorados
Para fazer um cartão de dia dos namorados de renda você vai precisar de:
- 1 m de cordão de lagarta;
- quadro de cortiça;
- papel;
- lápis simples;
- linhas de costura;
- tesoura;
- alfinetes de segurança.

Procedimento:
- No papel, desenhe um diagrama do arranjo do cabo no formato de um coração.
- Prenda o papel no quadro de cortiça com alfinetes de segurança.
- Prenda o cabo com alfinetes.
- Costure as pontas do cordão.
- Preencha os espaços vazios com malha fina. Para algumas áreas, um ponto semicírculo pode ser usado.
- Costure todas as conexões dos cabos.
- Retire o cartão do papel. Passe o produto e engome-o.
Usando a técnica de renda com agulha, você pode criar peças maiores, como toalhas de mesa, capas e colchas. Iniciantes não devem se desesperar quando o trabalho não dá certo na primeira vez. Aprender o básico desta arte exigirá muito tempo e paciência.
Vídeo sobre artesanato
Renda de agulha para iniciantes:
Muito obrigado, seu vídeo foi muito útil.