Você pode tricotar com agulhas de tricô a partir das alças da frente e de trás padrões bonitos e simples, que até mesmo um iniciante pode fazer. Tricô é um método de entrelaçamento de fios que surgiu há muitos séculos e não perdeu sua popularidade hoje.
Sabe-se que produtos de malha antes estavam disponíveis apenas para pessoas muito ricas, mas com o advento das tecnologias modernas, coisas criadas dessa maneira tornaram-se disponíveis para as pessoas comuns. Os historiadores estabeleceram que o primeiro tricô tem suas raízes no Oriente Antigo.
Como tricotar uma laçada frontal?
Padrões de pontos tricô e meia com agulhas de tricô são populares entre costureiras do mundo todo. Esses laços são a base da arte do tricô, e os iniciantes passam pelo processo de criá-los nas primeiras aulas.
Existem várias maneiras de tricotar uma laçada frontal, popularmente chamada de laçada “par”: para a parede frontal e traseira. O primeiro método também é chamado de “clássico” e é usado por padrão na maioria dos padrões. Quando a laçada frontal precisa ser tricotada através da parede traseira, os criadores dos padrões estipulam isso separadamente.
Para obter um tratamento facial clássico, você precisa:
- Monte vários pontos nas agulhas de tricô.
- Solte a agulha direita para que todas as laçadas e o fio guia permaneçam à esquerda.
- Em seguida, insira uma agulha de tricô vazia no laço da esquerda para a direita e, pegando o fio principal, puxe-o para a agulha de tricô vazia, deixando o orifício do laço de base abaixo.
- Depois disso, a laçada tricotada permanece na agulha de tricô esquerda.
Depois de aprender a criar pontos de tricô clássicos, você pode tricotar lindos tecidos ou cobertores.
O segundo método para obter uma laçada frontal, passando o fio pela parede traseira, também é chamado de “da vovó”.
Para criar um padrão de tricô como este, você precisa:
- Monte o número necessário de pontos nas agulhas de tricô.
- Solte a agulha direita, pois ela será a líder, e deixe todas as laçadas na agulha esquerda.
- O fio para criar os padrões também permanece no dedo indicador esquerdo.
- Em seguida, a agulha de trabalho é inserida na laçada tricotada da direita para a esquerda e colocada atrás da agulha esquerda.
- Depois disso, use uma agulha de tricô livre para pegar o fio principal e puxá-lo através do laço.
- O laço resultante é transferido para a agulha de tricô esquerda e a tricotada é liberada.
Este tricô é mais denso que a versão clássica.
Em gráficos impressos, os pontos de tricô são indicados por um "x", "I" ou um quadrado completamente preenchido. Um tecido feito apenas de pontos de tricô é chamado de "ponto cetim".
Como tricotar um ponto meia?
Padrões de pontos tricô e meia com agulhas de tricô ajudarão a criar um produto com um design único. Para tricotar obras-primas, além de pontos tricô, você precisa aprender a fazer pontos tricô ou pontos ímpares. A criação de tais loops também envolve 2 métodos: “clássico” e “avó”. Elas diferem entre si na forma como o fio de trabalho é capturado.
Para fazer um ponto meia clássico, você precisa:
- Monte o número necessário de pontos na agulha de tricô.
- Solte a agulha direita, deixando as laçadas e o fio guia à esquerda.
- Em seguida, insira a agulha de tricô direita no laço da direita para a esquerda, deixando o fio líder na frente do tricô, e engate o fio líder no sentido anti-horário.
- Depois disso, a “orelha” resultante é puxada através do laço e colocada na agulha de tricô direita.
- Na última etapa, o fio tricotado é liberado no molde.
Um produto feito com pontos tricô clássicos é menos denso.
Para obter um padrão de pontos tricô "vovó", você precisa:
- Monte o número necessário de pontos.
- Coloque os pontos e a linha principal na agulha esquerda, deixando a agulha direita livre.
- Em seguida, deixando o fio líder antes de tricotar, insira a agulha de tricô direita na laçada desejada e, trazendo o fio líder até ela, puxe-a através da laçada.
- Na última etapa, o olho resultante é colocado na agulha de tricô direita, e o tricotado é removido para dentro do padrão.
Os pontos purl nos padrões de tricô são representados como “-” ou “Ո”. Os padrões feitos apenas com pontos meia são chamados de tricô "meia".
Variantes de padrões simples e bonitos feitos com laçadas de tricô e meia com agulhas de tricô. Esquemas e descrição
Padrões de pontos tricô e meia criados com agulhas de tricô criam produtos em relevo. As telas clássicas são criadas alternando-as. Normalmente, o tricô começa com pontos meia na primeira carreira (e todas as carreiras ímpares) e a segunda carreira (e todas as carreiras pares) é tricotada com pontos meia.
Laços grandes são usados para criar cachecóis, chapéus e suéteres femininos. O tricô fino é recomendado para coletes, suéteres e cobertores masculinos. O volume do produto também depende da espessura do fio selecionado. As “orelhas” frontais e traseiras também são usadas como transição entre outras composições padronizadas. Por exemplo, você pode encontrar pelos faciais entre tranças ou losangos.
A partir de uma combinação de loops simples “pares” e “ímpares” criamos:
- escalas;
- diamantes;
- folhas;
- framboesas;
- amoras;
- aranhas;
- cones;
- ásteres;
- padrões de sombra;
- arans;
- corações.
Ao escolher as linhas certas e a espessura da agulha de tricô, até mesmo uma costureira iniciante pode criar um lindo item ou acessório que se tornará uma fonte de orgulho.
Escalas
Padrões de pontos tricô e meia com agulhas de tricô são adequados para criar cachecóis ou suéteres volumosos. O padrão "Escala" é popular.
Para obter um produto volumétrico, você precisa:
- Monte o número necessário de pontos nas agulhas de tricô, por exemplo, 10 (2 pontos de borda e 8 pontos principais).
- Na próxima etapa, você precisa tricotar a carreira nº 1 com pontos tricô, removendo a laçada da borda não tricotada no início do tricô. A carreira é fechada tricotando o último ponto da borda também em tricô.
- A carreira 2 começa com a remoção do ponto de borda, depois é feita uma laçada e o próximo ponto é tricotado. O padrão de rapport é repetido em toda a linha. A última laçada é em tricô.
- A carreira 3 começa com a remoção do ponto da borda, depois o fio é solto, tricotando a próxima laçada frontal estendida.
- Na carreira 4, remova o ponto da borda e tricote as 7 orelhas restantes em um ponto tricô.
Seguindo as recomendações, você pode obter escamas redondas.
Losangos
Ao alternar pontos tricô e meia, você pode criar um padrão de "losango". Eles podem ter diferentes alturas, densidades e diâmetros. Elas podem ser feitas com transições sobrepostas ou na diagonal. O padrão é adequado para tricotar suéteres, vestidos, saias e cobertores.

Para obter diamantes de loops pares e ímpares, você precisa:
- Monte o número necessário de pontos (por exemplo, 22 junto com o primeiro ponto de borda).
- A carreira 1 começa com a remoção do ponto da borda, seguido por um ponto meia e 4 pontos meia. O relatório é repetido até o final.
- A carreira nº 2 também começa com a remoção da primeira laçada, após o que todas as laçadas da frente são tricotadas com laçadas meia e vice-versa.
- A carreira 3, depois da borda, começa com 4 pontos em meia. Em seguida vem 1 loop par, 1 ímpar e 1 loop par. Depois disso, 7 tricôs, e novamente 1 tricô, 1 tricô e 1 tricô. Finalize o padrão com 4 pontos tricô.
- As linhas pares subsequentes são criadas usando o método clássico, como na linha 2.
- A carreira 5, depois da borda, começa com 3 pontos ímpares, seguidos de 1 ponto par, 1 ponto ímpar, 1 ponto par, 1 ponto ímpar e 1 ponto par. Em seguida, vêm 5 pontos tricô, após os quais o padrão de diamante é repetido. Termine a carreira com 3 laçadas ímpares.
- A carreira 7, depois da borda, começa com 2 pontos tricô, seguidos de um padrão de diamante, ou seja, 1 ponto meia, 1 ponto meia, 1 ponto meia, 1 ponto meia, 1 ponto meia, 1 ponto meia e 1 ponto tricô. Depois vêm 3 orelhas estranhas. Depois disso, repete-se o rapport da carreira, finalizando o tricô com 2 pontos tricô.
- A carreira 9 é tricotada como a 5, e a carreira 11 como a 3. E a carreira 13 repetirá completamente o rapport 1.
Os losangos são um padrão simples que até uma costureira iniciante consegue fazer.
Faixa vertical de folhas
Usando pontos pares e ímpares você pode criar um padrão de folhas. Para fazer isso, você também precisa entender como fazer uma laçada ou tricotar várias laçadas juntas com a inclinação necessária.
Para obter uma tira vertical de folhas, você precisa:
- Monte 34 pontos (incluindo o ponto da borda) nas agulhas.
- Em seguida, a primeira carreira começa com a remoção do ponto de borda, seguido por uma laçada frontal e uma laçada. Depois disso, tricote 2 pontos meia e 4 pontos da frente. Em seguida, tricote 3 pontos juntos em meia e novamente tricote 4 pontos e tricote 2 pontos em meia. Depois vem laçada, par, laçada, 2 ímpares e 4 pares. Em seguida, 3 laçadas juntas, 4 pares, 2 ímpares, laçada e tricô.
- A carreira 2 começa com ponto de borda e 2 pontos tricô. Depois disso, laçada, 2 tricô, 3 tricô e 3 pontos juntos. Em seguida, 3 tricôs, 2 tricôs, laçada e 3 tricôs. Depois disso, o padrão de rapport é repetido até o final da carreira.
- A carreira 3 (após remover o ponto da borda) começa com 3 pontos meia. Depois disso, faça uma laçada, 2 ímpares, 2 pares e 3 laçadas juntas. Em seguida, 2 pares, 2 ímpares e laçada. Depois disso, 5 pontos pares são tricotados e o padrão é repetido até o final da carreira.
- A carreira 4 (após remover o ponto da borda) começa com 4 pontos meia e continua com uma laçada, 2 pontos meia e um ponto meia. Depois disso, tricote 3 pontos juntos e repita o ponto tricô novamente, 2 pontos tricô e uma laçada. Em seguida, vêm 7 pontos tricô, e o padrão é repetido até o final da carreira.
- A carreira 5 (após a borda) continua com 5 laçadas pares e 2 laçadas ímpares. Depois disso, tricote 3 juntos e novamente 2 ímpares, laçada e 9 tricôs. Em seguida, o padrão de rapport é repetido até o final da carreira.
- A carreira 6 (após a borda) continua tricotando 2 pontos tricô juntos com uma inclinação para a esquerda. Depois, 4 malhas, 2 malhas meia, laçada e tricô. Depois, faça uma laçada, tricote 2 pontos meia, 4 pontos meia e tricote 3 pontos juntos. Em seguida, 4 pontos meia, 2 pontos meia, laçada e repita o padrão até o final da carreira, finalizando com 2 pontos meia com inclinação para a direita.
- A carreira 7 e as seguintes até a 10 (após a borda) continuam tricotando 2 pontos da frente juntos com uma inclinação para a esquerda. Depois faça 3 pontos meia, 2 pontos meia, laçada e 3 pontos meia. Depois disso, faça uma laçada, 2 em meia, 3 em meia, 3 em meia e 3 em meia. Depois vêm 2 malhas meia e uma laçada. O rapport é repetido até o final, finalizando a carreira e todas as subsequentes até a 10 tricotando 2 juntos com uma inclinação para a direita.
O padrão é adequado para decorar suéteres, camisetas e coletes femininos.
Framboesa
O padrão "Framboesa" é semelhante em aparência ao "Escamas". O entrelaçamento de fios de cores brilhantes fica bem. No padrão, a primeira laçada é sempre passada em meia e a última em meia.
Para criar uma framboesa, você precisa:
- Monte 13 pontos (incluindo o ponto da borda).
- A linha 1 consiste em 2 ímpares, 1 par e 2 ímpares. Em seguida, tricote 5 pontos de uma laçada, tricotando, laçada, tricotando, laçada e tricotando, laçada. O tricô das framboesas continua até o final da carreira, que é completada com 2 malhas frontais, meia e 2 malhas frontais.
- A carreira 2 consiste em 2 malhas meia, 9 malhas meia, 9 malhas meia. Desta forma, tricote a carreira até o final, finalizando com um ponto tricô e 2 pontos tricô.
- Das carreiras 3 a 6, as laçadas são tricotadas de acordo com o padrão: par - par, ímpar - ímpar.
- A carreira 7 começa tricotando 2 pontos tricô. Em seguida, de 1 laçada, faça 5, seguindo o exemplo da carreira 1. Depois disso, faça 2 laçadas em meia, 5 laçadas juntas em 1 atrás da parede do fundo. O rapport é repetido e a carreira é finalizada com 2 pontos tricô.
- A carreira 8 consiste em repetir 2 pontos pares e 1 ponto ímpar.
- Das carreiras 9 a 12, o padrão é tricotado de acordo com o desenho.
- A partir da 13ª carreira, repete-se o padrão das carreiras iniciais.
Artesãs usam framboesas para criar roupas infantis e femininas.
Amora
Padrões de pontos tricô e meia com agulhas de tricô também podem se parecer com amoras. O tricô em relevo é agradável ao toque e tem um visual atraente.
Para tricotar uma "amora", você precisa:
- Monte 10 pontos (incluindo os pontos de borda) nas agulhas de tricô.
- A carreira 1 é tricotada alternadamente, deslizando o ponto e tricotando 1 ponto meia.
- A carreira 2 consiste em alternar ponto deslizado, 1 meia, 1 meia, 3 pontos juntos em meia. O relacionamento é repetido de 1 frente.
- Na carreira 3, alterne o ponto deslizado com 1 ponto tricô.
- A carreira 4 consiste em 3 pontos tricô juntos, 1 ponto meia, ponto tricô e 1 ponto tricô. O padrão é repetido até o final da carreira.
- As carreiras seguintes são tricotadas, repetindo o rapport de 1 a 4.
A primeira laçada é sempre removida e a última é tricotada em tricô. As amoras são usadas para decorar chapéus, cachecóis, suéteres e vestidos, tanto para adultos quanto para pequenas fashionistas.
Aranhas
O entrelaçamento de pontos tricô e meia pode criar um padrão que lembra uma aranha. A própria costureira escolhe a densidade e a localização.
Para tricotar uma tela com aranhas, você precisa:
- Monte 9 pontos (incluindo os pontos extras e de borda).
- A carreira 1 é tricotada em tricô.
- A carreira 2 é tricotada com 6 laçadas frontais, depois de 2 e mais uma laçada é feita. Depois disso, 1 frente.
- A carreira 3 começa com um ponto meia, após o qual todas as laçadas são descartadas, resultando em 5 laçadas longas que são movidas para a agulha de tricô, depois são enroladas 2 vezes com o fio de trabalho contra o movimento dos ponteiros do relógio e não são puxadas com força. Em seguida, essas 5 laçadas são transferidas para a agulha de tricô direita e não são tricotadas. Depois disso segue 1 tricô.
- A carreira 4 é toda em tricô.
- Na carreira 5, repita os passos da carreira 1, tricotando apenas as laçadas em tricô.
Ao fazer um padrão, não se esqueça de remover a primeira laçada da carreira e tricotar a última em tricô.
Cones
Antes de decorar seu produto com o padrão “Pinhas” ou “Saliências”, você precisa aprender a criá-los em uma única cópia.
Para tricotar um cone, você precisa:
- Monte 5 pontos.
- Em seguida, tricote 2 carreiras em ponto meia.
- Depois disso, para criar um cone na 3ª carreira, você precisa fazer 5 laçadas a partir de 1. Para fazer isso, insira a agulha de trabalho pela frente, atrás da parede posterior da orelha e, pegando o fio principal, tricote 1 laçada. Depois disso, sem retirar a laçada da agulha de tricô esquerda, faça uma laçada. Crie mais 4 laçadas de maneira semelhante. Em seguida, o loop principal é inserido no padrão.
- As carreiras 4 e 6 são tricotadas em tricô.
- A carreira 5 é tricotada.
- Na carreira 7, tricote 5 laçadas juntas e o cone estará pronto.
O padrão é adequado para decorar chapéus, cachecóis e cobertores.
Ásteres
Usando pontos tricô e meia, você pode criar o padrão floral "Áster" ou "Margarida". O princípio para obter flores é a alternância de laçadas, laçadas pares e ímpares.
Para decorar o produto com margaridas, você precisa:
- Monte 8 pontos na agulha de tricô.
- A carreira 1 é tricotada.
- A carreira 2 consiste em pontos meia alternados e laçadas.
- A carreira 3 começa com um ponto meia, após o qual as próximas 5 laçadas, depois de soltar o fio, são transferidas para a agulha de tricô direita e, a partir delas, como a partir de uma, outras 5 laçadas são tricotadas. O relatório é repetido.
- A carreira 4 é criada alternando uma laçada e um ponto meia.
- A carreira 5 continua com um ponto meia, após o qual os próximos 3 são removidos para a agulha de tricô de trabalho e, a partir destes, como a partir de um, mais 3 são tricotados. Depois disso, segue-se 1 ponto meia, depois 5 laçadas são transferidas para a agulha de tricô de trabalho, removendo as laçadas. Na próxima etapa, essas laçadas são devolvidas à agulha de tricô esquerda e delas, a partir de uma, 5 são tricotadas. No final da carreira, o tricô 3, já que um é realizado a partir de 3 laçadas, e não de 5.
- Depois disso, as carreiras 2 a 5 alternam.
No início da carreira, o ponto de borda é sempre removido e, no final, a última orelha é tricotada em tricô. O padrão decora cardigans, suéteres e chapéus.
Padrões de sombra
A partir de uma combinação de loops simples, você pode criar os chamados "padrões de sombra", onde a imagem não é imediatamente marcante, mas aparece sob determinada iluminação. Ao alternar os pontos da frente e de trás na tela, você pode criar qualquer desenho, desde um quadrado ou um losango até um gato ou uma estrela.
Para obter uma imagem de sombra, você precisa seguir vários princípios para criar esses padrões:
Nuance | Conselho |
Desenho | Grandes formas geométricas ou imagens com bordas claras e suaves, sem arredondamentos |
Fio | Fios grossos e lisos, sem fiapos e grumos |
Cores | Você pode usar um material de uma única cor ou multicolorido. |
Tricô |
|
Os padrões de sombra ajudarão as costureiras a concretizar suas ideias mais inesperadas em tricô.
Arans irlandeses
Depois de aprender a criar cones e folhas, você pode passar para os arans – feixes entrelaçados na tela. Tranças e favos de mel também pertencem a essa variedade, então, depois de aprender a criar tramas, você pode considerar que domina os arans. Para tricotar você precisará de 3 agulhas de tricô.
Para criar um aran simples você precisa:
- Monte 15 pontos.
- A carreira 1 começa com 3 pontos tricô, após os quais o próximo olho é transferido para uma agulha adicional atrás do trabalho. Em seguida, vêm 2 pontos meia, após os quais a laçada da 3ª agulha de tricô é tricotada em tricô. Depois disso, 1 laçada frontal e 2 laçadas são transferidas para a 3ª agulha de tricô na frente do trabalho. Em seguida, faça 1 ponto meia e tricote as laçadas da 3ª agulha. Complete o padrão com 3 pontos tricô.
- Carreiras pares, começando pela segunda, são tricotadas de acordo com o padrão.
- A carreira 3 consiste em 2 pontos tricô, após os quais 1 laçada é movida para a 3ª agulha de tricô atrás do trabalho. Depois disso, 2 laçadas frontais, a laçada da 3ª agulha é transformada em meia. Em seguida vem 1 frente, 1 trás, 1 frente e 2 laçadas são transferidas para a 3ª agulha de tricô na frente do trabalho, que são tricotadas na frente depois de 1 trás. Em seguida, 2 pontos tricô.
- O padrão Aran é repetido das linhas 1 a 5.
A trama irlandesa é usada para decorar suéteres, cardigans, cachecóis e coletes.
Corações
Você também pode decorar seu tricô com corações. Os padrões feitos em ponto meia são simples para iniciantes.
Para tricotar corações, você precisa:
- Monte 15 pontos.
- A carreira 1 consiste em 4 malhas, 2 malhas ao mesmo tempo com inclinação para a direita, 1 laçada e 5 malhas.
- A carreira 2 e as carreiras pares restantes são tricotadas somente com pontos tricô.
- A carreira 3 consiste em 3 tricôs, 2 tricôs ao mesmo tempo com inclinação para a direita, 1 tricô, laçada, 2 tricôs ao mesmo tempo com inclinação para a esquerda e 3 tricôs.
- A carreira 5 consiste em 2 malhas, 2 tricotadas simultaneamente com inclinação para a direita, laçada, 3 malhas, laçada, 2 tricotadas simultaneamente com inclinação para a esquerda e 2 malhas.
- A carreira 7 consiste em 1 tricô, 2 tricôs ao mesmo tempo com inclinação para a direita, laçada, 5 tricôs, laçada, 2 tricôs com inclinação para a esquerda, 1 tricô.
- A carreira 9 consiste em 2 pontos meia tricotados ao mesmo tempo com inclinação para a direita, laçada, 2 pontos meia, 2 pontos meia tricotados ao mesmo tempo com inclinação para a direita, 3 pontos meia, laçada, 2 pontos meia tricotados ao mesmo tempo com inclinação para a esquerda.
- Na carreira 11, tricote 2 pontos, faça uma laçada e uma puxada dupla, laçada, 1 ponto meia, uma puxada dupla, laçada e 2 pontos meia.
Os padrões feitos com pontos tricô e meia vão decorar qualquer produto, e até mesmo uma costureira iniciante pode fazê-los.
Vídeo sobre padrões de tricô a partir das alças da frente e de trás
Aula magistral sobre como tricotar um padrão volumétrico simples com agulhas de tricô a partir das alças da frente e de trás: