Os mitos da Grécia Antiga são interessantes, e seus personagens são carismáticos e diversos. Entre as criaturas mais incomuns está a Górgona Medusa. Sua imagem, inventada pelos antigos gregos há milhares de anos, pode ser diferente. Ao desenhar, os artistas usam apenas informações básicas sobre essa criatura e as complementam com sua própria imaginação.
Ferramentas de desenho
Medusa, a Górgona, é uma criatura fictícia que foi derrotada por Perseu. É metade cobra, metade homem. A parte humana é um rosto de mulher e, em vez de cabelo, há pequenas cobras. Antes de começar a desenhar, você precisa preparar papel e instrumentos de escrita.
Pode ser necessária uma amostra pronta. O artista também precisa se preparar para o processo que está por vir: organizar seus pensamentos e tentar imaginar como ficará o desenho. Artesãos iniciantes não precisam de muitas ferramentas e materiais no início.
Você pode comprar um lápis simples, um apontador e uma borracha. Isso é suficiente para aproveitar o processo de criação de um desenho. Conforme necessário, o inventário do artista pode ser complementado com novos acessórios.
Lápis
Ao escolher lápis, você deve observar as marcações em forma de letras e números, que em combinação indicam a dureza ou maciez da mina. Se forem lápis de produção nacional, são utilizadas duas letras para designação – “M” e “T”: a primeira denota maciez, a segunda – dureza.
Para designar lápis de fabricantes estrangeiros, são utilizadas as letras inglesas “B” e “H”, onde “B” significa maciez e “H” significa dureza.
Cada um dos dois principais tipos de lápis tem suas próprias vantagens e desvantagens. É aconselhável que iniciantes escolham ferramentas que usem ambas as letras em suas marcações.
O lápis HB (ou TM) é uma opção intermediária entre as variedades dura e macia. Para obter efeitos diferentes, você pode apontar os lápis que compra e aplicar pressão neles de diferentes maneiras ao desenhar.
Papel
Se você planeja criar desenhos em casa, é melhor comprar folhas de papel separadas. No entanto, você não deve simplesmente pegar o primeiro que encontrar. Antes de comprar, é preciso prestar atenção ao tipo de superfície.
Pode ser:
- suave;
- média;
- duro;
- muito rude.
Para iniciantes, o material de grão médio é o melhor: é mais conveniente desenhar com um lápis. Se um artista iniciante planeja criar desenhos ao ar livre, ele deve prestar atenção aos pequenos cadernos.
Eles são bons para esboçar. Quanto ao tipo de papel, neste caso deve-se dar preferência aos de granulação fina ou lisa.
Apagador
Para um artista que usa um simples lápis em seu trabalho, uma borracha é de grande importância.
Existem as seguintes variantes:
Tipo de borracha | Descrição |
Ordinário | Um lado é macio e o outro é duro. Esta borracha é melhor usada para remover linhas largas. |
Nag | Esta é uma borracha flexível que pode ser moldada. O nag apaga bem pequenos elementos do desenho. |
Também há borrachas bonitas, coloridas e com cheiro agradável à venda, mas não é recomendável comprá-las. Eles contêm substâncias que têm um efeito negativo no papel. Isso pode arruinar seriamente o desenho.
Master classes
Medusa Górgona (seu desenho pode ser feito de diferentes maneiras), retratada por diferentes artistas, tem uma semelhança: a imagem de uma mulher com cobras na cabeça. Caso contrário, cada um fantasia à sua maneira, e acontece que o mesmo personagem parece diferente. Os métodos de desenho também variam.
Imagem coletiva
Medusa, a Górgona, cujo desenho pode ser uma imagem coletiva, é frequentemente retratada como uma linda garota com uma cauda de cobra.
O trabalho nesta imagem ocorre nas seguintes etapas:
- Desenhe a cabeça de um personagem poderoso. Inicialmente ele será representado no desenho como um círculo simples. Este círculo deve estar localizado na parte superior da folha, mais próximo da borda superior.
- Desenhe a espinha a partir da cabeça. A princípio, ele será representado por uma linha longa que, na parte inferior, se transforma suavemente em uma cauda. Aqui ele começa a se curvar e deve se cruzar uma vez.
- Logo abaixo da cabeça, desenhe um esboço da parte superior do corpo da Medusa. À esquerda, há duas linhas curtas que representarão a mão esquerda. Exatamente as mesmas linhas precisam ser desenhadas à direita. Eles representarão a mão direita.
- Desenhe 2 linhas arqueadas que se cruzam na cabeça: 1 vai de baixo para cima, 2ª – da esquerda para a direita. Eles não indicam nenhuma parte do corpo, mas são necessários porque no futuro ajudarão a determinar a localização de detalhes faciais.
- Esboce um pescoço fino, bem como um tronco que transite suavemente primeiro para os quadris e depois para a cauda da cobra.
- Usando formas geométricas simples, desenhe os membros superiores, em um dos quais a Medusa segura um arco, e no outro - uma flecha.
- Descreva alguns detalhes da figura da Górgona.
- Desenhe a principal característica distintiva do personagem: "cabelos" em forma de cobras. Cada uma dessas cobras pode ser representada por uma única linha sinuosa. O número total dessas linhas pode variar. Recomenda-se fazer pelo menos 15.
- Vá para detalhes do rosto. Deve haver 2 olhos aqui, representados por pequenos ovais. Eles estão localizados na linha auxiliar, que vai da esquerda para a direita. O nariz da Medusa está localizado na linha auxiliar que vai de cima para baixo, logo abaixo do ponto de intersecção dessas duas linhas. Um pouco mais abaixo está a boca, que pode ser representada por um traço curto.
- Trabalhe no seu tronco. Aqui você precisa desenhar as roupas, incluindo o cinto na cintura, que se tornará a borda entre o corpo humano e a cauda da cobra.
- Resolva os detalhes do desenho. É necessário delinear cuidadosamente as partes do rosto: olhos, sobrancelhas, nariz. Faça os lábios parecerem mais cheios usando algumas linhas suaves.
- Desenhe os contornos do rosto: queixo, bochechas, orelha.
- Exclua as linhas auxiliares, elas não são mais necessárias.
- Desenhe cuidadosamente cada cobra na cabeça da Górgona. Aqui é importante tentar não se perder em linhas e detalhes.
- Depois de desenhar a cabeça, passe para o corpo. Você deve esticar cuidadosamente o pescoço e, em seguida, desenhar as roupas, sem esquecer das dobras sob o tecido, bem como das dobras.
- Trabalhe com as mãos. Continuando as linhas do corpo, estique cuidadosamente os braços finos. É preciso ter cuidado especial ao desenhar os punhos: há muitos detalhes pequenos, mas importantes, aqui. Nos antebraços você precisa representar braçadeiras.
- Exclua todas as linhas que foram usadas como auxiliares.
- Desenhe a arma da Medusa Górgona. Neste caso, a heroína segura um arco em uma mão e uma flecha na outra. O arco segurado na mão esquerda é representado por uma grande linha curva. A flecha é uma linha reta que vai da mão direita da Górgona até o meio do arco.
- Contorne os quadris da Medusa Górgona e sua longa cauda ondulante.
- Excluir linha auxiliar.
- Prossiga desenhando as sombras. A melhor maneira de representar sombras é aplicar hachuras de densidade variável. É importante lembrar que as sombras estão localizadas nas áreas menos iluminadas.
Cabeça da Górgona Medusa
Para que o espectador entenda que a Górgona Medusa está à sua frente, não é necessário desenhar o corpo inteiro dela. Às vezes, uma cabeça é suficiente, e sua principal característica distintiva é a multidão de cobras.
Medusa Gorgon (o desenho da cabeça será distinguido por um grande número de cobras com um olhar expressivo e assustador) é desenhado nas seguintes etapas:
- Comece com o esboço. É necessário desenhar uma semi-oval e, dentro dela, um eixo ondulado de simetria. Marque o nível do queixo neste eixo.
- Marque a parte de trás do pescoço. Isso é feito com a 1ª linha saindo da parte inferior do semi-oval principal.
- Desenhe duas linhas arqueadas cruzando o eixo de simetria. Essas são a sobrancelha e as maçãs do rosto.
- Desenhe uma linha abaixo da sobrancelha para indicar a posição dos olhos. Os órgãos de visão da Medusa Górgona devem estar localizados entre a arcada superciliar e a linha recém-desenhada.
- Antes de desenhar os olhos, desenhe algumas linhas na parte inferior do rosto para indicar o formato do queixo.
- Desenhe os olhos. Desenhe também uma linha para a ponte do nariz e dos lábios.
- Desenhe uma linha abaixo do queixo para indicar a frente do pescoço.
- Desenhe vários ovais pequenos ao redor da cabeça da Medusa. Cada um deles representará a cabeça da cobra. O número total dessas ovais é 8. Metade delas está localizada diretamente acima da cabeça, 2 ovais estão aproximadamente no nível da arcada superciliar e as 2 restantes estão perto da boca.
- Enfatize o formato dos olhos e também desenhe a sobrancelha à esquerda e as dobras localizadas abaixo.
- Desenhe a ponta do nariz e os lábios.
- Trace os contornos do pescoço.
- Comece a representar pequenas cobras adornando a cabeça da Górgona. Elas devem ser representadas por linhas curvas.
- Termine de desenhar os olhos. Você precisa desenhar pupilas dentro delas.
- Contorne o formato das sobrancelhas, realce as maçãs do rosto e refine os lábios.
- Continue trabalhando nos corpos das cobras. Seu formato precisa ser desenvolvido, e cada cabeça precisa ser complementada com um par de olhos pequenos.
- Termine a boca e depois passe para as etapas finais de detalhamento dos corpos das cobras se contorcendo. Seu formato precisa ser refinado e bocas com línguas precisam ser retratadas.
- Sombreie as sobrancelhas e a boca, deixando uma pequena área sem sombra na superfície. Isso será um destaque.
- Desenhe dobras nos corpos das cobras. Isso é feito com linhas curtas. As línguas das cobras devem ser bifurcadas.
- Remova elementos desnecessários e faça alguns ajustes.

Neste ponto, o trabalho de desenho da cabeça da Medusa Górgona pode ser considerado completo. O desenho pode permanecer como está, em preto e branco. Se você quiser deixar a imagem colorida, você precisa colorir a imagem com qualquer cor.
Por exemplo:
- as cobras podem ser verdes ou pretas;
- suas línguas são vermelhas;
- O corpo da Medusa geralmente é pálido, então pode ser deixado branco.
Medusa Górgona fofa
Medusa Górgona, cujo desenho é adequado para artistas iniciantes, pode ser representado da seguinte forma:
- Comece a desenhar pela cabeça. Coloque um círculo no topo da folha. Desenhe 2 linhas de intersecção dentro dela, que se tornarão auxiliares. Eles ajudarão a retratar os detalhes do rosto da fofa Medusa Górgona do desenho animado em etapas futuras.
- Na parte inferior da cabeça, comece uma linha que indicará o corpo serpenteante da Medusa. Não há necessidade de desenhar uma linha muito longa, porque neste exemplo o desenho da Górgona é simplificado. Esta linha pode ser um pouco maior que o perímetro do círculo que representa a cabeça. Você pode desenhar essa linha de modo que ela se curve para baixo, percorra a parte inferior da folha da esquerda para a direita e depois suba levemente, vire levemente para a direita e termine.
- Depois que o esboço inicial da Medusa Górgona estiver pronto, comece a detalhar algumas partes do corpo. Desenhe várias linhas começando da esquerda e da direita da cabeça. 2 linhas devem estar localizadas à esquerda e o mesmo número à direita. Neste caso, as linhas da esquerda são arredondadas para a direita, e as linhas da direita, respectivamente, para a esquerda. Serão duas cobras na cabeça da Medusa Górgona. Neste exemplo simplificado, o número total de cobras é pequeno. Poderia haver, por exemplo, 7 deles.
- Desenhe mais 2 cobras, que ficarão localizadas entre as 2 externas. Ambos estão virados para a direita, assim como a cobra mais à esquerda.
- Desenhe a segunda fileira de cobras. Aqui você verá apenas 3 deles. Elas são desenhadas de acordo com o mesmo princípio das cobras na primeira fila, só que devem ser menores. Suas cabeças podem ser direcionadas em diferentes direções. Por exemplo, 2 cobras podem olhar para a direita e 1 para a esquerda.
- Coloque 1 ponto em cada cabeça de cobra para indicar os olhos.
- Desenhe os olhos da Medusa. Sua localização será indicada pela linha auxiliar horizontal desenhada anteriormente. Os órgãos de visão da Górgona são maiores que os de suas cobras. É melhor imaginar cada olho como um oval, alongado de cima para baixo. Desenhe 1 linha acima dos olhos, que indicará as sobrancelhas.
- Desenhe a boca da Górgona. Ele é representado por um pequeno círculo localizado na parte inferior da linha auxiliar vertical que foi desenhada aqui no estágio 1.
- Na boca da Medusa, desenhe vários dentes afiados e uma longa língua bifurcada.
- Prossiga detalhando a parte inferior. Aqui, em um estágio inicial, uma linha curva foi traçada. Esta será a parte central do corpo da Medusa e sua cauda. Deve haver outra linha logo abaixo desta que segue todas as suas curvas. Depois de traçar esta linha, a linha anterior, que é auxiliar, pode ser apagada. A linha restante será o contorno do corpo, transformando-se na cauda.
- Desenhe uma linha curva que comece na cabeça, desça ligeiramente para a direita do contorno do corpo recém-criado e, sem se curvar para a direita, conecte-se a esse contorno.
- Desenhe um par de braços de Medusa. Isso é feito de forma simples: basta desenhar algumas linhas à esquerda e à direita da parte superior do corpo. Cada um deles se parece muito com a cobra na cabeça.
- Desenhe outra linha curta e curva, que se tornará o contorno superior da cauda. Começa na mão esquerda e curva-se até a ponta da cauda. Essa fila não será longa.
- Decore o corpo da Medusa e adicione cor ao design. Pequenas escamas servirão como decoração e serão especialmente visíveis apenas em certas áreas do corpo. Cada uma dessas escalas pode ser representada por uma oval. Os tamanhos podem variar. Deve haver várias escamas bem pequenas em cada uma das quatro cobras dianteiras que adornam a cabeça. Vários pequenos ovais precisam ser desenhados no rosto, na cauda e nos braços.
- Na parte frontal do corpo, em vez de escamas, desenhe várias linhas horizontais. Eles não são exatamente retos, mas ligeiramente arredondados, de acordo com o corpo da Górgona.
Para colorir a imagem, você pode usar lápis, marcadores ou tintas. Você precisará da maior quantidade de cor verde.
Esta sombra deve ser:
- cabeça da Medusa;
- suas cobras;
- cauda;
- mãos.
Quase todo o corpo pode ser pintado de verde, enquanto as escamas também devem ser verdes, mas de um tom diferente. Elas deveriam ficar mais escuras. Os olhos da Medusa podem ser pretos, assim como as sobrancelhas acima deles. Ao pintar, você deve deixar pequenas áreas redondas brancas. Esses serão os alunos. Os dentes também são brancos e a língua é vermelha. A parte frontal do corpo pode ser bege ou amarela.
O fundo do desenho da Medusa Górgona pode ser qualquer um, por exemplo, azul. Se desejar, você pode deixá-lo sem pintura.
Vídeo sobre como desenhar uma Górgona
Como desenhar a Medusa Górgona passo a passo: