Antes de começar a tricotar um cachecol para uma criança, você precisa entender como selecionar corretamente todos os materiais e ferramentas necessários.
Como selecionar ferramentas e materiais
Todos os cachecóis infantis são usados principalmente para aquecer o bebê na estação fria, o que significa que o fio com o qual o cachecol será tricotado deve ser bastante volumoso e quente. Mas não se esqueça que a pele da criança é muito delicada e o fio precisa ser macio, não irritado e hipoalergênico.
É bom que o teor de lã desse fio não exceda 40–50% e, se possível, acrílico e bambu devem estar presentes. O comprimento do fio na meada não pode exceder 350 m por 100 g. As agulhas de tricô nas quais o cachecol infantil será tricotado devem ser selecionadas de acordo com o volume do fio: as agulhas de tricô devem ser 2 vezes mais grossas que o fio. Por exemplo, para fios de 350 m de comprimento, o tamanho de agulha de tricô recomendado é 2,5 – 4.
Mas se o tricô estiver muito apertado, você precisará usar agulhas de tricô maiores, e vice-versa, se o tricô estiver muito solto, as agulhas de tricô serão menores.
Normalmente, o tamanho da agulha necessária é indicado na embalagem do fio. O tamanho do cachecol dependerá da idade e da altura da criança para quem o produto será tricotado. Para determinar o número de pontos que você precisará montar para obter o tamanho desejado, é aconselhável tricotar um cachecol de amostra medindo aproximadamente 10×10 cm.
Como tricotar um cachecol clássico simples: instruções passo a passo
Poucas tricoteiras iniciantes sabem como tricotar um cachecol para uma criança. Existem duas opções clássicas muito simples que estão ao alcance de todos, até mesmo dos tricoteiros iniciantes: ponto meia e canelado inglês. Ambos os padrões permitem obter um tecido dupla face, ou seja, a frente e o verso do cachecol infantil ficarão iguais.
O ponto meia envolve tricotar em carreiras com pontos meia, em redondo: carreiras ímpares - pontos meia, carreiras pares - pontos meia. Para evitar que o tecido estique ao trabalhar em carreiras de virada, a primeira laçada é sempre removida sem ser tricotada, e a última é tricotada em tricô. Um cachecol tricotado com esse padrão ficará bem volumoso, mas não muito macio.
Você pode adicionar variedade ao produto com fios de cores brilhantes.
A técnica de tricô com elástico inglês deve ser utilizada após dominar os princípios básicos do tricô com agulhas de tricô, pois na confecção desse elástico serão utilizadas alças frontais e traseiras. O cachecol ficará volumoso e muito macio.
Instruções passo a passo:
- Você precisa montar um número de laçadas nas agulhas de tricô que seja múltiplo de 3 mais 2 laçadas de borda.
- A primeira laçada é removida e a última é tricotada.
- Na 1ª carreira, a laçada que segue a borda é amarrada com a laçada da frente, é feito um laço e o próximo é removido. Esta repetição deve ser realizada até o final da carreira.
- Na 2ª carreira: a primeira é removida, então a laçada é tricotada junto com a laçada, então a próxima laçada é removida sem ser tricotada. A alternância deve ser realizada até o final da carreira.
- Repita a primeira e a segunda carreiras até atingir o comprimento desejado do cachecol. Quando terminar de tricotar, feche as laçadas, corte o fio e esconda a ponta restante usando uma agulha de crochê.
Cachecol de laço original para menino
Muitas mães estão interessadas em como tricotar um cachecol para seu amado filho, para que ele seja quente e confortável de usar. Uma alça para cachecol ajudará a resolver esses problemas; Ele ficará bem ajustado ao pescoço do menino, não se desfará e o manterá aquecido no tempo frio. Para fazer esse cachecol, você precisará de um novelo de fio grosso e quente (lã, no máximo 40%), agulhas de tricô nº 4 e um alfinete de tricô.
Instruções passo a passo:
- Você precisa montar um número par de pontos nas agulhas de tricô, que seja múltiplo de 4, de acordo com a largura escolhida do cachecol. Tricotar com um elástico 2x2, a primeira laçada é sempre retirada, a última é sempre tricotada em tricô.
- Na 1ª e em todas as carreiras subsequentes, começando pela segunda laçada, alterne 2 laçadas da frente e 2 de trás até o final da carreira. Tricotar até uma altura de 10-15 cm.
- Em seguida, o produto precisa ser dividido em 2 partes iguais para formar uma laçada: recomenda-se transferir a primeira metade das laçadas para uma agulha de tricô e a segunda metade para um alfinete. Tricotar a primeira parte das laçadas colocadas na agulha de tricô. Continue tricotando com um elástico 2x2. Tendo tricotado até uma altura igual à largura do cachecol menos 2 cm, transfira as alças do alfinete para uma agulha de tricô livre, as alças da agulha de tricô para o alfinete. Usando a segunda ponta livre do fio no novelo, tricote a segunda metade das laçadas até uma altura igual ao número de carreiras tricotadas na primeira metade do cachecol, corte o fio
- Remova todas as laçadas para uma agulha de tricô livre de modo que primeiro sejam transferidas as laçadas do alfinete e depois as laçadas da segunda agulha de tricô. Continue tricotando até o comprimento necessário do cachecol, que será igual à circunferência do pescoço da criança, mais alguns cm para o volume da roupa exterior, mais um comprimento igual ao comprimento da parte já tricotada.
- Feche as laçadas, corte o fio, esconda a ponta. Você pode decorar o cachecol com pompons ou borlas.
Gola cachecol em formato de laço para meninas
Uma gola de cachecol em formato de laço para meninas é uma versão mais complicada de um cachecol de laçada.
Para tricotar um cachecol desses para uma criança você vai precisar de:
- descrição de como tricotar um cachecol;
- um novelo de fio quente e volumoso, composto por 40% lã, 40% acrílico e 20% bambu, comprimento do fio 350 m;
- um conjunto de duas agulhas de tricô retas nº 3 e um conjunto de duas agulhas de tricô retas nº 2;
- alfinete de tricô grande.
O comprimento do cachecol será igual à circunferência do pescoço da criança + 5-7 cm para a espessura da roupa se o cachecol for usado por cima dela. O cachecol será feito usando a técnica de ponto meia, as laçadas são tricotadas atrás da parede da frente, as laçadas são tricotadas atrás da parede de trás.
Instruções passo a passo:
- Monte 4 pontos usando agulhas de tricô nº 3.
- Na 1ª carreira, a 1ª laçada é removida, uma laçada é feita, as 2 laçadas seguintes são tricotadas em meia, uma laçada é feita e a última laçada é tricotada em meia.
- Na 2ª carreira, a primeira laçada é removida novamente, a segunda (laçada) é tricotada em meia, as 2 seguintes são tricotadas em meia, então a laçada é tricotada como uma laçada de tricô e a última é tricotada em meia.
- Em seguida, em cada carreira ímpar, você precisa fazer um aumento semelhante ao da primeira carreira: faça uma laçada antes e depois da laçada da borda. Aumente até que a bola atinja a largura desejada.
- Cada carreira subsequente é tricotada da mesma forma que a segunda carreira, sem aumentos.
- Depois você precisa fazer o ponto meia sem alterações até uma altura de 7 a 10 cm.
- Em seguida, passe a formar o próprio laço. Recomenda-se tricotá-lo nas agulhas n.º 2 para que fique mais elástico. Para fazer uma laçada, você precisará pegar a agulha de tricô nº 2 e um alfinete e remover as laçadas da agulha de tricô nº 3, uma a uma (a primeira laçada é removida para a agulha de tricô), dividindo-as em duas partes iguais.
- Tricotar a primeira parte das laçadas da agulha de tricô em ponto meia até uma altura de 5 cm. Em seguida, transfira as laçadas do pino para a segunda agulha de tricô nº 2 e transfira as laçadas tricotadas da primeira agulha de tricô nº 2 para o pino. Tricotar as laçadas retiradas do alfinete até uma altura de 5 cm, usando a segunda ponta do fio no novelo para o trabalho. Quando atingir a altura desejada, corte a linha. Retirando alternadamente as laçadas da agulha de tricô n.º 2 e do alfinete, transfira-as todas para a agulha de tricô n.º 3. Tricotar em ponto meia nas agulhas de tricô n.º 3 até o comprimento desejado do cachecol.
- Comece a tricotar a segunda laçada da mesma forma que as recomendações descritas acima, ou seja, dividindo o tecido em duas partes iguais, retirando alternadamente as laçadas na agulha de tricô nº 2 e em um alfinete. Faça a segunda laçada a uma altura de 5 cm. Depois una os tecidos.
- Trabalhe em ponto meia até uma altura de 7–10 cm (o número de carreiras é igual ao número tricotado no passo 6).
- Em seguida vem a diminuição dos loops. Em cada carreira da frente, cada 2ª e 3ª laçada são tricotadas em uma só, do início e do fim da carreira. A carreira de tricô é tricotada sem diminuir com alças faciais.
- Termine de tricotar quando houver 4 laçadas na agulha. Corte o fio e esconda as pontas soltas.
Cachecol-xale universal
Antes de começar a fazer um cachecol para seu bebê, é recomendável decidir seu tamanho e cor. O tamanho do cachecol dependerá inteiramente da vontade da artesã. Para criá-lo, você precisará de 2 novelos de fio de cores diferentes, compostos por 40% lã, 20% bambu e 40% acrílico, comprimento do fio 350 m por 100 g), agulhas de tricô nº 3.
A maneira mais fácil de tricotar um cachecol para uma criança é usar o ponto meia (todas as laçadas são tricotadas).
Instruções passo a passo:
- Antes de iniciar o trabalho, é recomendável fazer uma pequena amostra de teste, lavá-la e secá-la, para não precisar tricotar novamente o produto acabado posteriormente.
- Recomenda-se montar 3 laçadas nas agulhas de tricô, tricotar em carreiras viradas com laçadas da frente, exceto as laçadas das bordas: a primeira é sempre removida, a última é feita com o lado tricô.
- O aumento nas laçadas será feito a cada 4ª carreira, 1 laçada antes da última laçada da borda: as 3 primeiras carreiras são tricotadas sem alterações, na quarta carreira, 2 laçadas frontais são tricotadas na terceira laçada - uma para a parede traseira, a outra para a frente. Em seguida, tricote as próximas 3 carreiras sem aumentar, na oitava carreira, tricote 2 laçadas frontais na penúltima laçada novamente - atrás da parede posterior e frontal da laçada da carreira anterior.
- O aumento é realizado até atingir a largura desejada do cachecol. Depois de completar a última diminuição, você também precisa tricotar 3 carreiras e, na segunda carreira, mudar para um fio de cor diferente. Em seguida vem a diminuição.
- Em uma carreira, remova a primeira laçada e tricote as laçadas restantes, exceto as 2 últimas laçadas. Elas são tricotadas em uma laçada frontal e depois em uma laçada meia na borda.
- Repita a diminuição em cada quarta carreira até que haja 3 laçadas na agulha. Termine de tricotar, corte o fio, esconda a ponta do fio.
O cachecol está pronto. Ele também pode ser decorado com pompons ou borlas multicoloridas.
Cachecol com padrão xadrez
Um cachecol com padrão xadrez é muito fácil de tricotar e é dupla face, o que significa que tanto a frente quanto o verso são iguais.
Para criar esse cachecol você precisa:
- um novelo de fio brilhante 100 g/ 350 m, lã 40%;
- agulhas de tricô nº 3;
- para criar as borlas no cachecol, será necessário uma agulha de crochê, papelão não muito fino e resistente, medindo 10x12 cm.
Instruções passo a passo:
- Monte 30 pontos + 4 pontos de orla nas agulhas de tricô. Tricotar em carreiras viradas.
- Borda: a primeira é removida, a segunda fica sempre na frente, atrás da parede frontal, a penúltima é removida, enquanto o fio passa na frente do trabalho, a última fica atrás da parede frontal.
- Desenho principal:
- 1ª carreira – alterne 6 pontos meia atrás da parede da frente, 6 pontos meia atrás da parede de trás até o final da carreira.
- 2ª, 4ª, 6ª carreiras: 6 laçadas são feitas em tricô atrás da parede frontal, 6 em tricô atrás da parede traseira até o final da carreira.
- Na 3ª e 5ª carreiras: alterne 6 laçadas da frente atrás da parede do fundo, 6 laçadas de trás atrás da parede da frente até o final da carreira.
- 7ª carreira: é necessário mudar a disposição dos quadrados, ou seja, sobre as alças da frente, as alças do tricô são tricotadas atrás da parede traseira, sobre as alças de trás, as alças do tricô são tricotadas atrás da parede frontal.
- Em seguida, tricote mais cinco carreiras sobre as da frente, com as da frente atrás da parede de trás, e sobre as de trás, com as de trás atrás da parede da frente.
- Linha 13 – troque os quadrados novamente. Tricotar no comprimento desejado do cachecol. Feche os laços
- Se desejar, o cachecol pode ser decorado com borlas:
- Enrole o fio com o qual o cachecol foi tricotado ao redor do lado estreito do papelão 33 vezes. Corte os fios do papelão ao meio, de modo que o resultado seja 33 fios de 20 cm de comprimento.
- Pegue a agulha e insira-a no primeiro ponto lançado. Dobre a linha ao meio e puxe uma pequena laçada com um gancho. Passe a ponta restante do fio pelo laço resultante. O pincel está pronto. Repita o mesmo para os 32 pontos restantes. A ponta do fio que sobra durante o processo de tricô ao montar os pontos, use uma agulha para puxá-la através da laçada da borda e prendê-la. Isso lhe dará 34 borlas.
- Faça borlas para a outra borda do cachecol da mesma maneira.
Cachecol com tranças volumosas
Para artesãs iniciantes que desejam tricotar um cachecol para seus filhos, um cachecol com tranças volumosas é uma opção de como você pode tricotar rapidamente uma versão interessante, quente e simples de um cachecol infantil.
Para tricotar esse cachecol, você precisará de um novelo de fio brilhante, que inclui lã, de preferência macia e não espinhosa (o comprimento do fio no novelo é de 350 m), agulhas de tricô retas nº 3 e um alfinete de tricô, que será necessário para formar as tranças.
Instruções passo a passo:
- O cachecol com tranças é tricotado em carreiras viradas. Você precisará montar 39 pontos nas agulhas de tricô.
- Primeira carreira: a primeira laçada é removida, não é tricotada, depois são feitas 12 laçadas frontais atrás da parede posterior, depois vem o padrão perolado, ou seja, ao longo de 13 laçadas, 1 laçada meia, 1 laçada frontal alternada, a carreira termina com doze laçadas frontais e 1 laçada meia - laçada de borda.
- Segunda carreira e todas as carreiras pares subsequentes: remova a primeira laçada, tricote 12 laçadas em meia e, em seguida, um padrão de pérolas com 13 laçadas - alternando as laçadas em meia e na frente (comece alternando da mesma forma que na primeira carreira, com uma laçada em meia), depois 13 laçadas em meia, incluindo a última laçada da borda. A série está completa.
- Na terceira carreira, começa a formação da trança: a primeira laçada é removida, 4 laçadas frontais são tricotadas, as próximas 4 laçadas são transferidas para um alfinete antes de tricotar, mais 4 laçadas frontais são tricotadas e, em seguida, as laçadas do alfinete são devolvidas à agulha de tricô e também tricotadas. Em seguida, vem o padrão de pérolas em 13 laçadas e outra trança é formada: assim como no início da carreira, 4 laçadas frontais são tricotadas, as próximas 4 são transferidas para um alfinete na frente do tricô, as 5 laçadas restantes, incluindo a laçada da borda, são tricotadas, as laçadas do alfinete são devolvidas à agulha de tricô e tricotadas - 3 laçadas frontais e 1 última laçada é frontal.
- A quarta e a sexta carreiras são tricotadas de forma semelhante à segunda; quinto - semelhante ao primeiro.
- Na sétima carreira, 5 laçadas são transferidas para o pino atrás do trabalho, as próximas 4 são tricotadas, então as laçadas do pino também são tricotadas, mais 4 laçadas de tricô são tricotadas, então um padrão de pérolas de 13 laçadas segue. Em seguida, 4 laçadas são removidas para um alfinete, as próximas 4 são tricotadas, as próximas 4 laçadas do alfinete são tricotadas, e as últimas 4 laçadas são tricotadas e 1 laçada da borda é tricotada. A série está completa.
- A oitava fileira é executada de forma semelhante à segunda. Em seguida, o padrão de rapport, composto pelas oito primeiras linhas, é repetido até a altura desejada.
- Quando o comprimento do trabalho atingir a altura desejada, é necessário fechar as laçadas, cortar o fio e esconder sua ponta. O cachecol pode ser decorado com borlas.
Cachecol com franzido
No processo de tricotar esse cachecol, você precisará de 1 novelo de fio brilhante, quente, volumoso e não espinhoso (o comprimento do fio no novelo é 350 m, composição: 40% lã, 40% acrílico e 20% bambu), 2 jogos de agulhas de tricô: nº 2 e nº 5.
Instruções passo a passo:
- Monte 22 pontos nas agulhas de tricô nº 2, incluindo 2 pontos de borda.
- Da 1ª à 4ª carreiras inclusive, tricotar em ponto meia (as carreiras da frente e de trás são tricotadas exclusivamente com alças da frente atrás da parede frontal).
- Na 5ª carreira, mude para as agulhas nº 5. A primeira laçada é tricotada através da parede frontal. Nas laçadas restantes, exceto na última laçada da borda, são tricotadas 2 laçadas frontais: a primeira para a parede frontal, a segunda para a parede traseira, assim, o número de laçadas aumenta quase 2 vezes, são 42 laçadas. A última laçada também é tricotada com a laçada da frente, atrás da parede frontal.
- As carreiras 6 a 12 são tricotadas com a superfície frontal nas agulhas de tricô nº 5, ou seja, as carreiras de trás são feitas com laçadas de trás, e as carreiras da frente são feitas com laçadas da frente.
- Na 13ª carreira, você precisa mudar para as agulhas de tricô nº 2 e diminuir o número de laçadas para o original: a primeira laçada é uma laçada frontal, então cada 2 laçadas são tricotadas em uma laçada frontal atrás da parede traseira, a última é uma laçada frontal.
- Da 14ª à 18ª carreiras inclusive, trabalhe em ponto meia.
- Repita o padrão da 5ª à 18ª carreiras até atingir o comprimento desejado do cachecol. Depois finalize o tricô fechando as laçadas.
Gola de gola quente
Uma gola alta e quentinha, sem costura, com padrão de arroz é o exemplo mais simples de como você pode tricotar de forma rápida e bonita um cachecol quentinho e aconchegante para seu filho no inverno. Para criá-lo, você precisará de um novelo de 240 m de comprimento e 100 g de fio (50% lã e 50% acrílico), agulhas de tricô circulares nº 3 e um marcador de tricô.
Para determinar o tamanho necessário, você precisa medir a circunferência da cabeça da criança: ao longo da parte inferior do queixo, contornando o rosto ao longo da linha do topo da cabeça.
Antes de começar o trabalho, tricote uma amostra medindo 10x10 cm, lave, seque, calcule e monte o número necessário de laçadas nas agulhas de tricô, que será um múltiplo de 2 e 1 laçada adicional para fechar o tricô em círculo. Feche o tricô formando um anel. Coloque um marcador entre o início e o fim da linha.
Instruções passo a passo:
- 1ª carreira: alterne até o final da carreira: 1 laçada da frente, 1 laçada de trás. A carreira começa com uma laçada frontal e termina com uma laçada traseira.
- A 2ª carreira é tricotada de forma semelhante à primeira.
- 3ª carreira: alterne 1 ponto meia e 1 ponto frente. A carreira começa com um ponto meia e termina com um ponto tricô.
- A 4ª carreira é feita de forma semelhante à terceira.
Repita das carreiras 1 a 4 até a altura desejada do laço. Feche os laços, esconda o fio.
Cachecol com capuz
Para tricotar um cachecol com capuz para uma criança de 7 a 9 anos, você precisará de 3 novelos de fio grosso e quente de 100 m/100 g, contendo 25% de lã, agulhas de tricô circulares nº 5, uma agulha de costura, um marcador para o início de uma carreira e uma agulha nº 5.5.
Instruções passo a passo:
- Monte 80 pontos e um ponto extra para conectar o tricô em um círculo.
- O tricô começa com um padrão de pérolas: alternando uma laçada frontal e uma traseira até o final da carreira. As alças são tricotadas através da parede frontal. No final da carreira, para não se perder na hora de tricotar depois, pendure um marcador especial.
- Na segunda carreira, a alternância de laçadas muda: uma laçada meia é tricotada sobre a laçada da frente da carreira anterior, e uma laçada da frente é tricotada sobre a laçada de trás.
- Da 3ª à 6ª carreiras inclusive, repetem-se a 1ª e a 2ª carreiras.
- Da 7ª à 22ª carreiras, tricote com a superfície da frente (todas as laçadas são somente da frente).
- 23ª carreira: as primeiras 37 laçadas são tricotadas através da parede frontal, depois 6 laçadas devem ser fechadas - para isso, as laçadas 38 e 39 são tricotadas, depois a laçada 38 é removida da agulha de tricô através da 39 tricotada; tricotar a 40ª laçada, removê-la da 39ª agulha e assim por diante até a 43ª laçada, inclusive. Os próximos 37 pontos até o final da carreira são tricotados.
- A partir da 24ª carreira, é feita a transição para o tricô em carreiras de virada. É necessário tricotar uma carreira até as alças fechadas, a última alça antes da fechada é tricotada em tricô atrás da parede frontal, o tricô é virado.
- Linha 25: a primeira laçada é removida sem ser tricotada, então todas as laçadas até o final da linha (até a próxima laçada fechada) são tricotadas em tricô atrás da parede frontal.
- Na 26ª carreira, diminua duas laçadas: tricote a primeira e a última 2ª e 3ª laçadas juntas.
- Em seguida, continue tricotando com a superfície frontal (ou seja, as carreiras da frente são tricotadas com alças da frente, as carreiras de trás são tricotadas com alças de trás, as primeiras alças da borda são sempre removidas, as últimas são tricotadas com alças de trás) até a altura desejada do capuz.
- Quando atingir a altura desejada do produto, costure as duas metades do capuz com uma costura de malha.
- Continue tricotando a dobra. Para fazer isso, monte pontos meia, começando pelo primeiro ponto fechado da carreira 23, em toda a circunferência do capuz resultante; seu número deve ser ímpar para fechar o produto em um círculo. Tricotar todos os pontos de montagem em ponto pérola, repetindo os passos da 1ª para a 2ª carreiras do início do tricô, até uma altura de 12 carreiras. Em seguida, costure a lapela resultante, ou seja, costure as 1ª e 12ª carreiras da lapela juntas com uma costura de malha.
- Comece a tricotar as orelhas. Para fazer isso, faça 6 pontos baixos no anel amigurumi. Na segunda carreira, faça um aumento de 1 ponto baixo em cada coluna da carreira anterior, ou seja, no total você terá 12 colunas. Na 3ª carreira, faça um aumento em cada segunda coluna, resultando em 18 pontos baixos. Na 4ª linha, é feito um aumento a cada terceira coluna, resultando em 24 colunas. A 5ª, 6ª e 7ª carreiras são realizadas sem aumentos. O primeiro ilhós está pronto, corte o fio, deixando uma ponta longa para depois costurá-lo no capuz. Tricotar as segundas orelhas da mesma maneira. Dobre cada orelha ao meio e costure no capuz.
Cachecol dupla face com pompons
Um cachecol reversível é um cachecol que fica igualmente bonito tanto na frente quanto atrás. Para tricotar um cachecol universal de dois lados para uma criança, você precisará de 3 novelos de linha pesando 50 g (130 m), 25% lã, agulhas de tricô nº 2, 1 agulha de tricô adicional para formar uma trança e uma agulha de crochê nº 3. Abreviações: l.p. - laçada frontal, s.p. - laçada em meia.

Instruções passo a passo:
- Monte 40 pontos + 2 pontos de orla nas agulhas de tricô. As alças da frente são tricotadas atrás da parede traseira, as alças de trás são tricotadas atrás da parede frontal. O cachecol é tricotado em carreiras viradas. A primeira laçada é sempre removida sem tricotar, a última é tricotada em meia.
- Desenho principal:
- no 1º, tricote o primeiro ponto de borda (elemento trançado: (2 p.l., 2 p.ex.) × 2 vezes; elástico — 1×1 – 8 vezes) – faça isso duas vezes. Complete a carreira 2 (2 p.l., 2 p.fora) × 2 vezes e a última borda.
- A 2ª – 4ª carreiras são feitas de forma semelhante à 1ª.
- na 5ª carreira, comece a formar a trança: laçada da borda, (usando uma agulha de tricô adicional, deslize as laçadas 5 a 8 inclusive para a frente do tricô e tricote-as primeiro 2 pontos meia, 2 pontos para fora; depois repita mais 2 pontos meia, 2 pontos para fora, faça um elástico de 8 laçadas 1 ponto meia, 1 ponto para fora) – repita 2 vezes. Finalize a carreira formando outra 1ª trança: retire as 4 últimas laçadas da agulha de tricô para a frente do tricô, tricote-as primeiro: 2 l.p. 2 p. para fora, faça as laçadas restantes 2 p. el., 2 p. para fora. e borda.
- Tricotar as carreiras 6–8 da mesma maneira que a carreira 1.
- Repita o procedimento para o comprimento necessário do cachecol, das carreiras 1 a 8. Feche as laçadas.
- Use uma agulha de crochê para amarrar as bordas do cachecol. A agulha é inserida na primeira carreira no meio da trança resultante, 9 pontos baixos são tricotados em uma laçada e, em seguida, 4 pontos baixos são feitos em cada 2ª laçada frontal do elástico. Repita até o final da carreira. Conclua a encadernação.
- Faça pompons usando o espaço em branco.
Para um pompom com diâmetro de 5 cm, corte 2 pedaços redondos de papelão: diâmetro externo 3 cm, interno 1 cm. Faça uma fenda entre eles. Coloque-os um em cima do outro, colocando um fio entre os espaços em branco. Passe um fio pela fenda até a peça em branco, de modo que o diâmetro interno diminua aproximadamente 2 vezes.
Corte o fio enrolado ao longo do diâmetro externo, enquanto puxa o fio colocado entre os espaços em branco. Remova os espaços em branco. Apare as bordas irregulares dos pompons. Faça mais 2 pompons. Amarre os pompons resultantes ao cachecol nos lugares onde foram feitos 9 pontos baixos. Decore a outra borda do cachecol da mesma maneira.
Cachecol de gato original
Para criar um cachecol tão original para uma criança, você precisará de 2 novelos de lã de cores brilhantes diferentes 500 g/100 m, agulhas de tricô nº 2, gancho nº 3, uma agulha de costura com um orifício grande. Abreviações: sc. - ponto baixo.
Instruções passo a passo:
- O cachecol é tricotado com a superfície frontal, ou seja, a parte da frente é feita com alças frontais, a parte de trás é feita com alças traseiras, virando as carreiras.
- Monte 40 pontos nas agulhas de tricô, incluindo 2 pontos de borda, dos quais o primeiro é removido e o último é sempre tricotado em meia. Tricotar o comprimento necessário do cachecol, trocando periodicamente fios de cores diferentes, deixando assim o futuro cachecol listrado. Feche os laços
- Para as patas, monte 28 pontos e tricote até uma altura de 48 carreiras. Para chanfrar o calcador, diminua os pontos. Para fazer isso, tricote as 1ª e 2ª, 13ª e 14ª, 15ª e 16ª laçadas da 49ª carreira da frente em uma laçada, tricote as duas últimas laçadas também em uma, mas desta vez em uma laçada meia. A 50ª carreira de tricô é tricotada sem alterações. Na 51ª carreira, diminua novamente: tricote a 1ª e a 2ª, a 11ª e a 12ª, a 13ª e a 14ª e as duas últimas em uma laçada. Linha 52 – sem alterações. Em 54º – feche os laços. Costure o calcador ao longo do lado comprido. Tricotar todas as 4 patas usando este padrão.
- Para a cauda, monte 14 pontos e tricote-os em meia até uma altura de 58 carreiras. Diminua os pontos para formar um chanfro na ponta. Na carreira 59, tricote a 1ª e a 2ª, a 6ª e a 7ª, e as duas últimas laçadas em 1 laçada. A linha 60 é concluída sem alterações. Na 61ª carreira, tricote a 1ª e a 2ª, a 5ª e a 6ª, e as duas últimas laçadas juntas. Na 62ª carreira não há diminuição. Na 63ª carreira, feche as 8 laçadas restantes.
- Para a cabeça do gato, monte 24 pontos. Tricotar as 2 primeiras carreiras em ponto meia. Nas próximas 3ª, 5ª, 7ª, 9ª, 11ª e 13ª carreiras, aumente pontos em cada 2º ponto no início e no fim da carreira: tricote dois pontos a partir de um ponto da carreira anterior. Em seguida, sem alterações, complete as carreiras 14 a 34, inclusive. A partir da 35ª carreira e nas carreiras 37ª, 39ª, 41ª, 43ª e 45ª, faça diminuições: tricote em uma laçada a cada segunda e terceira laçada do início e do fim da carreira. Tricotar a segunda peça com fios de cor diferente da mesma forma que a primeira.
- Para o focinho, monte 20 pontos. Para o chanfro na 3ª, 5ª e 7ª carreiras, adicione uma laçada em cada 2ª laçada de cada extremidade da carreira. Nas carreiras 15, 17 e 19, diminua tricotando em 1 laçada a cada segunda e terceira de cada extremidade do produto. Nas carreiras 23, 25 e 27, aumente as laçadas em cada segunda laçada em ambas as bordas do tecido; nas carreiras 35, 37 e 39, diminua essas laçadas. Na carreira 41, feche o tricô. Dobre a peça ao meio e costure ao longo da borda.
- A orelha é composta por dois triângulos de cores diferentes, mas do mesmo tamanho. Para uma das orelhas, monte 16 pontos nas agulhas de tricô. Tricotá-los diminuindo as laçadas em cada carreira ímpar, começando pela terceira, tricotando juntos cada primeira e segunda laçada do início e do fim da carreira. Até restar 1 laçada na agulha. Termine de tricotar. Tricotar duas peças de uma cor e duas de outra. Coloque duas peças de cores diferentes juntas e faça pontos baixos nas bordas delas. As orelhas estão prontas.
- Você pode comprar olhos prontos ou tricotá-los de acordo com o padrão a seguir. Cada olho é composto por 3 partes.
- A primeira parte é feita com fios brancos: monte 12 laçadas, começando pela 3ª carreira, tricote junto cada 1ª e 2ª laçada. Na carreira 11, feche as alças.
- A segunda parte é feita de fios azuis ou verdes. Crochê. 6 pb. coloque o amigurumi em um anel. 1ª carreira: tricotar 2 pb em cada laçada. 2ª carreira: aumentar em cada segundo pb. Como resultado, você obterá 18 sc. Termine de tricotar.
- Parte três: monte 6 pb no anel amigurumi. Na primeira carreira, aumente em cada laçada tricotando 2 pb. Termine de tricotar.
- Costure todas as peças juntas. Repita os passos para o segundo olho.
- Para o nariz, tricote também 6 pb. em um anel de amigurumi. Realize um aumento em cada pb. Na terceira carreira, faça uma diminuição: pb, diminua até o final da carreira. Restantes 6 pb. retirar.
- Costure todos os detalhes. Encha levemente a cabeça com enchimento sintético.
Ao fazer um cachecol de tricô tão incomum para uma criança como um cachecol de gato, a cabeça do gato pode ser "pentetada" com uma escova mais lisa para que sua cabeça fique fofa.
Vídeo: cachecol com agulhas de tricô com descrição, padrões para uma criança
Descubra como tricotar um cachecol infantil no vídeo:
Cachecol infantil tricotado com agulhas de tricô, padrão "elástico sueco" no vídeo:
Eu tricoto todos os cachecóis somente com elástico! A essência do elástico está na combinação de dois tipos de laçadas (frente e trás) de acordo com um determinado padrão. Externamente, elas formam listras verticais de linhas convexas (laços frontais) e côncavas (laços traseiros). A estrutura dos laços permite que o produto seja significativamente esticado e se torne adimensional.
Claro que eu uso vários subtipos de elástico, que diferem entre si na aparência, mas têm as mesmas características. A única coisa que você deve pensar ao tricotar um cachecol com padrão canelado é a escolha do material, já que nem todo fio estica bem.
Obrigado pelas descrições e padrões de cachecóis para tricô. Tricotei um cachecol e mantive meu filho aquecido durante o inverno. Agora estou procurando moldes para conjuntos completos de itens de tricô de inverno: cachecol + gorro + luvas.
Recentemente tricotei um cachecol com tranças para meu neto. No início a trança causou dificuldades significativas, mas eu queria usar essa opção. A principal ação para criar esse padrão é mover as alças com agulhas de tricô adicionais (elas devem ser um pouco mais finas que as agulhas de tricô principais). Mas eu não os tenho, então me contentei com um simples alfinete de segurança.
Na primeira carreira, tricote 2 pontos tricô, depois 8 pontos meia e repita novamente 2 pontos tricô. A segunda e quarta carreiras são tricotadas exatamente da mesma maneira: na primeira carreira há laçadas em tricô e na carreira abaixo há laçadas em tricô. Na quinta carreira, você precisa começar a deslizar novamente as laçadas depois de duas laçadas em meia - 4 laçadas são removidas e permanecem na frente do tecido. É necessário garantir que não haja nenhum alongamento grande. Depois, essas mesmas laçadas são removidas para a agulha de tricô esquerda e tricotadas como laçadas frontais. Os laços se cruzam, criando uma sensação de inclinação para a esquerda.
Até a décima segunda carreira, o tricô é feito de acordo com o padrão e desenho desejados e, depois disso, as ações são repetidas, a partir da quinta carreira.
Ficou muito lindo!