O purl é o segundo laçada em tricô. O primeiro ponto a aparecer é a laçada frontal. Se você sabe como fazer pontos tricô e meia, você pode criar um grande número de padrões e itens que usam apenas essa combinação de pontos. Laços do tipo purl podem ser feitos usando os métodos da avó e clássico.
Estrutura do loop
A estrutura do laço purl é a seguinte:
- desenhar através – entre os laços;
- arco – a extremidade superior do laço no instrumento;
- a parede frontal está localizada mais próxima do tricotador;
- A parede traseira está localizada atrás do instrumento.
Não há diferença significativa entre o método clássico e o da avó para criar loops. No entanto, alguns padrões ou tricôs com alternância contínua de laçadas meia e frontal ficarão diferentes se você tricotá-los em duas versões para comparação.
Por exemplo, o tricô pérola com canelado 2x2, tricotado pelo método da vovó na parte inferior, terá uma textura ligeiramente áspera, diferente do tricô superior, feito pelo método clássico.
A diferença entre os dois métodos de tricô em ponto meia ficará claramente visível no padrão "Confusão". Os pontos tricô clássicos com furos na parte superior serão muito fáceis de tricotar através das paredes da frente.
É aconselhável criar enfeites vazados usando o método clássico, já que o método da avó não permite formar 2 e 3 laços juntos. No entanto, a última opção de tricô é mais rápida que a primeira, pois se caracteriza pela fixação simples do fio de trabalho durante a criação das laçadas em meia.
Maneira clássica de tricotar pontos meia
Os pontos meia podem ser tricotados em agulhas de tricô da maneira clássica. No entanto, tricoteiras iniciantes podem encontrar algumas dificuldades que afetam a velocidade do trabalho. Esse tipo de laçada ficará mais texturizada e solta, diferente das laçadas faciais feitas com o método clássico.
Para obter uma laçada, o fio de trabalho deve ser agarrado com uma agulha de tricô de baixo para cima. Neste caso, a ponta encurtada deve ser colocada no lado esquerdo, e o fio da bola deve ser colocado no lado direito. O fio deve ser jogado sobre o dedo indicador esquerdo.
Ao criar pontos tricô clássicos, o novelo de lã deve sempre ser colocado na frente de todas as agulhas e pontos.
Tricotar pontos meia é o mesmo que o processo de criação de pontos tricô usando o método clássico:
- Usando qualquer opção, monte as laçadas da carreira inicial na ferramenta. Na posição inicial, pegue a agulha de tricô esquerda com as laçadas recolhidas na sua mão esquerda, e a ferramenta vazia, que será a agulha de tricô de trabalho, deve estar na sua mão direita.
- Coloque o fio que sai da bola no seu dedo indicador esquerdo, apertando-o entre os dedos médio e indicador. Neste caso, ele deve passar entre o dedo mínimo e o dedo anelar.
- Antes de tricotar a primeira laçada, remova a laçada da borda externa sem tricotar. Para fazer isso, insira a agulha de trabalho da direita para a esquerda na laçada externa, transferindo a laçada para ela. A linha deve permanecer no dedo indicador esquerdo. Se não houver instruções, a laçada da borda deve ser removida sem tricotar.
- Da direita para a esquerda, insira a ferramenta de trabalho no próximo laço, deixando o fio de trabalho na frente da agulha de tricô. No sentido anti-horário, pegue o fio de trabalho e enrole-o na agulha de tricô direita.
- Puxe a bobina formada na ferramenta para dentro do laço. Ao criar uma nova laçada, coloque-a ao lado da laçada da borda na agulha de tricô direita.
- Remova o laço na ferramenta esquerda através do qual a linha foi puxada da agulha de tricô. Execute manipulações semelhantes com as laçadas restantes da carreira inicial. O resultado deve ser a primeira linha. Isso deve liberar o raio esquerdo, que posteriormente atuará como a ferramenta de trabalho direita.
- Tricotar a carreira 2. Pegue a ferramenta de trabalho na mão direita, segure a agulha de tricô com o trabalho na mão esquerda, virando-a em sua direção com o lado oposto.
- Se você completar todos os passos acima, você obterá um tecido tricotado com pontos tricô.
Esse padrão de tricô é chamado de ponto meia, feito com pontos tricô feitos pelo método clássico.
O jeito da vovó de tricotar em ponto meia
Os pontos meia nas agulhas de tricô são melhor tricotados usando o método da avó, pois é muito mais fácil e simples do que a versão clássica. A ferramenta de trabalho será inserida no furo da direita para a esquerda, e a linha sempre ficará localizada em cima da segunda agulha de tricô, com a qual as laçadas são formadas. O fio deve ser colocado entre a laçada mais externa e a próxima, e pode ser jogado por cima na fase de tricô.
Quando você terminar de tricotar uma carreira e virar as agulhas, as alças da frente ficarão voltadas para as paredes de trás. Este método de criação de pontos meia é frequentemente usado para obter uma superfície frontal com carreiras viradas, pois é bem mais rápido que a versão clássica.
No entanto, se o tricô envolver algum padrão, as laçadas em meia do jeito da vovó serão colocadas nas paredes de trás, então elas precisam ser tricotadas através das paredes de trás.
Embora o método da avó de tricotar pontos meia seja muito rápido, ele tem várias desvantagens:
- as alças do elástico começam a torcer;
- na parte da frente, as carreiras meia e da frente ficarão visíveis, o que criará o efeito de laçadas tortas;
- as dobradiças podem ser irregulares;
- tecido solto e esticado.
Basicamente, esse método de tricô é adequado para criar cachecóis, chapéus, meias e suéteres quentes. No entanto, o uso desse método de criação de laçadas deve sempre ser especificado nas instruções de tricô. Se não houver instruções, você deve usar a versão clássica.
Instruções passo a passo:
- Monte os pontos da carreira inicial usando qualquer método conveniente.
- Pegue a ferramenta com as alças na mão esquerda e segure a agulha de tricô vazia na mão direita, que será a agulha de trabalho.
- Coloque a linha que sai da bola no seu dedo indicador esquerdo, prendendo-a entre os dedos médio e indicador. Ele também deve passar entre o dedo anelar e o dedo mínimo.
- Antes de tricotar a primeira laçada, remova a laçada da borda sem tricotar, inserindo a ferramenta de trabalho na laçada externa da direita para a esquerda e transferindo a laçada para ela. A linha deve permanecer no dedo indicador esquerdo.
- Insira a ferramenta certa da direita para a esquerda no novo laço, de modo que a linha de trabalho permaneça na frente dela. Passe o fio de trabalho sob a borda da ferramenta direita e puxe-o para dentro do buraco.
- Coloque o novo laço na ferramenta direita, perto da borda. Remova o laço da agulha esquerda usada para puxar a linha da ferramenta. O resultado deve ser um ponto meia usando a versão da vovó, que combina com o tricô dos pontos da frente usando o método correspondente. Execute manipulações semelhantes com as laçadas restantes da carreira inicial.
- Após a primeira carreira, a agulha de tricô esquerda deverá ser liberada e continuará a atuar como ferramenta de trabalho.
- Para criar a segunda carreira, pegue a ferramenta de trabalho na mão direita, e as agulhas de tricô com laçadas devem ficar na mão esquerda, voltadas para longe de você.
Quando todos os passos estiverem concluídos, você obterá um produto de malha feito com laçadas semelhantes em tricô, chamado ponto meia.
Como tricotar com agulhas circulares
Tricotar com agulhas circulares tem uma série de vantagens:
- A maioria dos padrões no diagrama são organizados da mesma forma que a parte frontal do produto, portanto, ao tricotar em redondo, esses diagramas são convenientes de usar, pois não há necessidade de trabalhar adicionalmente carreiras com laçadas purl;
- a ausência de costuras facilita o processo de tricô para quem não sabe costurar peças de forma caprichada e bonita;
- permite criar roupas sem costuras, o que é relevante para produtos infantis;
- com este método de encadernação não há laços simétricos e de borda, o número de laços coletados será um múltiplo do rapport;
- Esta ferramenta é muito compacta, por isso é conveniente levá-la para ambientes externos ou na estrada, pois não ocupa muito espaço.
O tricô com agulhas circulares é caracterizado pelas seguintes características:
- Nas carreiras iniciais é preciso tomar cuidado para que a linha não vire.
- Em desenhos onde há linhas pares e ímpares, não se deve confundir. Para carreiras pares, geralmente é recomendado tricotar de acordo com um padrão visível. Neste caso, ao tricotar em redondo, as carreiras pares devem repetir as ímpares.
- Existem enfeites que só podem ser feitos em fileiras invertidas e retas. Essas técnicas não são adequadas para tricô com agulhas circulares.
Montando pontos em redondo:
- Usando uma ferramenta reta simples, monte um certo número de laçadas.
- Remova um raio, pois ele não é mais necessário.
- Pegue a ferramenta na linha de pesca e tricote a primeira carreira de acordo com o padrão escolhido.
- Tenha cuidado para não torcer a linha, caso contrário a borda da tela ficará torta.
Para obter uma bela junção ao fechar a primeira carreira, é permitido montar mais 1 laçada. Depois disso, ao fechar a carreira em anel, você deve transferi-la para a primeira ferramenta, tricotando-a imediatamente com a primeira laçada. Também é aceitável tricotar as laçadas iniciais de uma carreira com dois fios: a ponta livre e a ponta de trabalho. Entretanto, essa área será mais densa que o restante da borda da tela.
O tricô em ponto meia com agulhas circulares pode ser feito da seguinte maneira:
- Na carreira com laçadas em meia, remova a última para a ferramenta de trabalho direita.
- Puxe o fio para a agulha de tricô esquerda, retornando a laçada removida.
- No final, tricote em tricô. Como resultado, a costura não ficará muito visível.
Ponto Purl Cruzado
O tricô dos laços principais sempre começa com a inserção da ferramenta de trabalho no buraco, puxando levemente a parede à direita. Para obter um ponto meia cruzado ou uma laçada frontal, cujas paredes ficarão cruzadas, a ferramenta deve ser inserida no furo a partir de um local diferente, tricotando atrás da parede à esquerda.
Não se deve criar todo o tecido usando laçadas cruzadas, pois isso pode resultar em um produto áspero e torto. Esses laços são frequentemente usados na criação de vários padrões, como faixas verticais finas e no tricô de vários elásticos em círculo. Para formar um padrão específico ou para expandir o tecido, laçadas cruzadas podem ser tricotadas a partir de laçadas.
Diferença entre pontos cruzados em meia e em meia no método clássico:
Opção | Peculiaridades |
Rosto cruzado | Para obtê-lo, você precisa tricotar o furo aberto na parede traseira à esquerda. A ferramenta certa deve ser inserida no furo da direita para a esquerda. Como resultado, o elemento tricotado deve girar 180° no sentido horário, criando uma cruz de paredes com inclinação para a esquerda. |
Purl cruzado | Para obter um elemento com inclinação à esquerda, a ferramenta de trabalho deve ser posicionada atrás do produto, inserida no furo da esquerda para a direita. Também é necessário mover a parede traseira do lado esquerdo. |
A diferença entre pontos cruzados em meia e pontos tricô no método da vovó:
Tipo de loop | Peculiaridades |
Rosto cruzado | Os laços devem ser tricotados atrás da parede desejada, do lado esquerdo, inserindo a ferramenta de trabalho pela frente, da esquerda para a direita, no orifício aberto. Como resultado, o elemento concluído deve girar 180° no sentido anti-horário, criando uma cruz com inclinação para a direita a partir das paredes esquerda e direita. |
Purl cruzado | O loop inicialmente aberto precisa ser girado no sentido anti-horário na ferramenta esquerda. Então é permitido criá-lo como um simples furo traseiro, inserindo-o atrás da parede frontal à esquerda. |
Você pode tricotar pontos meia transversalmente nas agulhas de tricô da seguinte maneira:
- Pegue a parede traseira do laço em meia com a ferramenta de trabalho direita, da direita para a esquerda.
- Retire o laço da agulha esquerda, gire-o e retorne-o para a ferramenta esquerda. Como resultado, o laço deve ficar cruzado.
- Faça um ponto tricô como um ponto simples.
Os pontos cruzados em tricô devem ser sempre girados no sentido horário, independentemente da opção de tricô, pois o método escolhido afetará o processo de criação dos pontos da frente na próxima carreira.
Duas laçadas juntas em meia
Os pontos meia nas agulhas de tricô permitem tricotar vários padrões vazados e também estreitar o tecido. Às vezes, a técnica de "duas laçadas juntas em tricô" é usada.
Instruções passo a passo para tricotar com viés correto:
- Usando a ferramenta, monte duas laçadas ao mesmo tempo, como se estivesse formando um furo no lado avesso.
- Pegue a linha usando qualquer método de criação de laçadas em tricô e faça 1 laçada em tricô.
- Solte os loops da ferramenta esquerda. Na agulha de tricô direita, você deve ter uma laçada em tricô de duas, e a inclinação das laçadas na superfície em tricô será quase invisível. Ficará visível se você virar o produto para o outro lado.
- Os dois buracos que foram tricotados juntos em tricô devem parecer duas laçadas juntas em tricô no outro lado com viés direito.
- Para unir duas laçadas no sentido horário com uma inclinação para a esquerda, primeiro gire dois furos um por um, de modo que eles fiquem colocados na ferramenta com as paredes traseiras para a frente.
- Coloque a ferramenta certa no lóbulo inferior do segundo furo a partir da extremidade, pegue 2 laçadas deste lugar e tricote-as juntas em tricô usando qualquer método conveniente.
Se você virar o tecido para o outro lado, as duas laçadas criadas junto com o lado de trás se assemelharão a dois furos conectados com o lado da frente por uma inclinação para a esquerda.
Puxados (removidos) pontos tricô
Para criar uma laçada alongada, você precisará remover o elemento da ferramenta da esquerda para a direita sem tricotar. É permitido esticá-lo em 2 ou 3 carreiras. O resultado é um laço alongado duplo ou triplo. Em relação ao padrão do desenho selecionado, ao remover o laço da ferramenta da esquerda para a direita, o fio de trabalho pode ser colocado na frente ou atrás do tecido. Também é aceitável trabalhar um ponto de laçada na agulha de trabalho.
Instruções passo a passo para tricotar pontos tricô alongados:
- Monte os pontos com a ferramenta, colocando o fio atrás ou na frente do ponto deslizado, de acordo com as instruções incluídas no molde.
- Ao criar um padrão com fios de cores diferentes, onde há laçadas alongadas, é possível obter um efeito jacquard.
- Ao remover laçadas de várias carreiras, enrole a ferramenta de trabalho direita com a linha de trabalho 2 ou 3 vezes durante o processo de fixação para alongar a laçada e não comprimir o produto.
- Na próxima carreira, solte todos os fios, exceto o primeiro, para que as laçadas puxadas fiquem mais longas. Para criar uma laçada longa na borda, tricote em ponto corrente.
A pegada dupla ou tripla da agulha de trabalho ao remover as laçadas permite obter laçadas de diferentes alturas. Graças a esse método de remoção de laços, é possível criar enfeites que ficarão vazados. Porém, nas carreiras seguintes, você deve tricotar imediatamente essas laçadas, sem criar alongamentos atrás ou na frente delas.
Tricotar um ponto meia usando o método da vovó é mais simples do que a versão clássica. No entanto, para dominar esse tipo de laçada com agulhas de tricô, você precisará despender muito mais paciência e força do que ao dominar as laçadas faciais. No entanto, se você tiver um forte desejo, é possível alcançar o efeito desejado.
Vídeo sobre pontos meia
Como tricotar pontos meia: