No tricô, um detalhe importante é que a borda do tecido fique perfeitamente uniforme. Mesmo que o produto seja bem tricotado, se as pontas caírem e enrolarem, o item terá uma aparência desleixada. A borda ficará perfeita dependem do método corretamente selecionado para tricotar as peças de borda.
Existem muitos métodos, cuja escolha dependerá de como a tira de borda do item tricotado será usada posteriormente: para costurar, para fazer laçadas ao longo da borda para tricotar mais, para unir elementos com uma costura específica ou para atuar como uma borda aberta acabada do tecido. As alças de borda são consideradas os furos mais externos de uma peça de malha.
No entanto, a borda também pode ser tricotada a partir de 2 ou 3 laçadas a partir da borda. Ao calcular o número de laçadas, elas geralmente não são levadas em consideração no padrão principal do produto. Abaixo você pode ver diversas opções para tricotar uma borda reta.
Segredos das laçadas de borda com agulhas de tricô para uma borda uniforme
Uma borda lisa ao tricotar sempre ficará bonita e organizada se você souber alguns segredos das laçadas de borda:
- Ao tricotar, você precisa ter certeza de que os elementos da borda estejam perfeitos. Isso torna muito fácil costurar as peças, e as bordas que não ficarem escondidas na costura ficarão com uma aparência bonita.
- Se as partes tricotadas forem costuradas mais tarde, é recomendável formar laçadas de borda apenas uma vez, que geralmente são tricotadas duas vezes, no início e no final de cada carreira. Isso garantirá que os elementos adjacentes fiquem uniformes, facilitando a união das peças, já que não haverá espaço entre a borda e o primeiro furo.
- Elementos de borda podem ser aplicados a um projeto existente ou na fase de projeto do modelo. Neste caso, vale a pena certificar-se de que os laços de borda foram adicionados ao número total de peças. Muitas vezes as bordas contêm apenas 1 furo. No entanto, pode haver 2 ou mais deles. Bordas multipeças são usadas principalmente em peças sem costura para evitar que elas se enrolem.
- Os elementos de borda permitem criar uma borda densa em peças vazadas que são propensas a esticar e em fios deslizantes para não deformar o tecido. Se as bordas foram feitas com laçadas deslizadas ou ponto meia, elas permitem que você controle o número de carreiras. Como resultado, é muito fácil contar as linhas com base nas correntes ou nós tricotados em cada segunda linha.
- Qualquer diminuição ou aumento deve ser feito dentro das bordas. Entretanto, ao construir uma peça usando fechamento de loop, os elementos de borda também precisam ser fechados.
Como tricotar uma laçada de borda. Método clássico de tricô
Qualquer tecido de malha deve ter uma borda reta, a menos que seja formado em um círculo. As laçadas de borda, que geralmente são o primeiro e o último elemento nas agulhas de tricô, são chamadas de laçadas de orla. Há também bordas decorativas, que exigem 4 elementos para serem criadas, 2 em cada borda, ou 6, 3 em cada borda.
Várias opções para tricotar elementos de borda levam ao design de diferentes tipos de bordas. Esses laços criam as listras laterais de um produto de malha, por isso são considerados detalhes auxiliares. Durante a montagem do tecido, essas alças ficarão escondidas na costura. Entretanto, em alguns casos, as bordas ficarão expostas, então sua aparência dependerá da habilidade de criar elementos de borda.
Os elementos de borda não participam da criação do padrão e, portanto, muitas vezes não são levados em consideração no cálculo dos detalhes do padrão. Portanto, elas devem ser coletadas adicionalmente, tricotando a seu critério. Por exemplo, se a descrição indicar que 42 elementos precisam ser montados e não houver informações sobre as laçadas das bordas, é recomendável adicionar 2 laçadas para as bordas.
A escolha do método de tricô para elementos de borda dependerá da aparência que a borda do produto tricotado deverá ter.
O recurso dependerá da finalidade da aresta:
Propósito | Nuances |
Para costurar peças juntas | A tira da borda sempre ficará escondida atrás da costura. |
Para montar pontos ao longo da borda | Usado para costurar mangas, golas, carcelas, para que a tira da borda fique escondida. |
Borda aberta | É considerado o mais difícil de processar porque fica bem visível. |
Ao tricotar, um método amplamente utilizado é criar uma borda na forma de uma corrente de laçadas. Essa borda é ótima para unir e costurar peças porque cria uma faixa plana e uniforme. No entanto, a borda ficará fortemente curvada.
Método clássico de tricotar laçadas de borda:
- Em carreiras ímpares, transfira o primeiro elemento para a ferramenta de trabalho direita, deixando o fio atrás do tecido.
- Faça com que a última peça seja a da frente.
- No segundo lado do produto, solte a primeira laçada, deixando a linha na frente do tecido.
- Faça o último elemento em tricô.
Este método pode ser usado tanto por artesãs experientes quanto por iniciantes. No entanto, tricoteiros profissionais geralmente usam um método de criação de uma borda em forma de corrente, que apresenta menor grau de torção do produto.
Instruções passo a passo:
- Em linhas ímpares, faça o primeiro elemento cruzado.
- Faça com que a última peça seja a da frente.
- Vire a tela e remova o primeiro e o último furos.
- Coloque o fio na frente do trabalho.
Métodos de tricô de laçadas de borda
Ao tricotar, é possível criar uma borda lisa usando técnicas simples que podem ser dominadas por tricoteiros iniciantes. No entanto, ao escolher o método ideal, é necessário levar em consideração a finalidade de utilização da borda, a estrutura do fio, bem como o estilo do modelo.
Corrente dupla
Ao escolher esta opção, a linha de borda terá uma aparência limpa e uma estrutura densa. O padrão é adequado para decorar cachecóis, cintos e cardigans com bordas cruas.
As bordas do produto devem ser decoradas com 2 elementos:
- Transfira o primeiro furo da frente da agulha de tricô esquerda para a direita.
- Faça a segunda laçada cruzada.
- Forme a área central de acordo com o padrão. O penúltimo detalhe deve ser feito cruzado.
- Transfira o último elemento do instrumento esquerdo para o direito.
- Tricotar o avesso com 2 pontos tricô.
- Jogue a penúltima peça sem tricotar. Finalize a etapa com um elemento em tricô.
Para obter peças retas e sem torção, costuma-se utilizar acabamento decorativo:
- Em cada carreira, lance a primeira laçada da frente sem tricotar.
- Faça o segundo furo pelo lado avesso. Termine o trabalho da mesma maneira.
- Faça o penúltimo elemento em tricô. Remova o furo externo.
- No verso, tricote a borda em ponto meia.
Corte rabo de cavalo
Nesta versão, a borda é formada usando 3 laçadas no início e no fim. Como resultado, a vedação ficará lisa e não torcida. Este método é frequentemente usado para obter um corte aberto e uniforme.
Instruções passo a passo:
- Ao criar o lado externo, jogue sobre o primeiro elemento da borda sem tricotar. Deixe o fio atrás do trabalho.
- Cruze os próximos dois buracos para o lado direito. Para isso, utilize também um alfinete ou uma agulha de tricô curta. Coloque a segunda laçada sobre ela, jogando o fio na frente dela. Deixe a terceira peça voltada para cima.
- Retorne o elemento removido anteriormente para a ferramenta esquerda. Faça o detalhe frontal. Termine o tricô da mesma maneira.
- No entanto, a travessia deve ser feita em uma direção diferente. Neste caso, retire o terceiro elemento do final para uma ferramenta adicional antes do produto principal e tricote o penúltimo.
- Retorne o furo removido para a agulha de trabalho e torne-o o da frente.
- No verso, solte a laçada inicial, deixando o fio para trás.
- Complete 2 elementos frontais. Continue trabalhando, tricotando uma carreira de acordo com o padrão.
- Complete o design com 3 elementos frontais.
Fio triplo
Ao tricotar, é permitido criar uma borda reta usando um fio triplo.
Para fazer isso, você precisa do seguinte:
- Dobre o fio da bola em 3 camadas. Coloque o fio dobrado sobre o polegar esquerdo de modo que a laçada fique entre o indicador e o polegar. O fio que vai do fio dobrado até a bola deve passar pelo dedo indicador.
- Insira a ferramenta no furo da linha dobrada e puxe-a em sua direção.
- Siga por baixo do buraco do polegar, pegando o fio de baixo para cima no dedo indicador e retornando para dentro da laçada do polegar.
Ao escolher este método, a borda terá uma borda decorativa perceptível, que é bastante elástica.
Borda da máquina
Ao escolher uma lâmina de máquina, a lâmina será lisa e compacta.
Instruções passo a passo:
- Estique o fio de trabalho entre o dedo indicador e o polegar esquerdos. O fio da bola deve passar pelo dedo indicador.
- Coloque a agulha sob o fio da esquerda para a direita, girando a ferramenta ligeiramente. Como resultado, será feito um furo na borda. Segure esta alça com o dedo indicador ou polegar direito para evitar que ela se mova.
- Passe a agulha por baixo da linha que sai do polegar e, pegando o fio no dedo indicador, passe-o novamente por baixo da linha do polegar. Esta regra se aplica ao conjunto de elementos faciais.
- Passe a ferramenta por baixo do fio que vai até o dedo indicador. Passe a linha do polegar, indo para trás, por baixo da linha do dedo indicador. Esta etapa diz respeito ao conjunto de peças em meia.
- Os laços não devem torcer, os fios de fixação devem estar localizados estritamente sob a ferramenta.
- Ao alternar os elementos da frente e de trás, monte o número necessário de laçadas. A última peça a ser montada deve ser o furo do rosto.
- Vire o trabalho, tricotando a primeira laçada da borda. Faça a próxima peça com a parte da frente cruzada.
- Remova o novo furo em tricô sem tricotar, deixando o fio na frente do tecido. Execute ações semelhantes até o final da carreira e vire o produto.
Com esta opção de tricô, a orientação das peças da frente será corrigida, já que novas carreiras serão formadas de acordo com a seguinte condição: as da frente sobre as da frente, as de trás serão retiradas sem tricotar, deixando o fio na frente do tecido. Depois disso, você pode prosseguir com a criação do desenho.
Este conjunto de laçadas dá às quatro primeiras fileiras uma borda bastante volumosa. Para evitar contrastes, recomenda-se tricotar as carreiras de montagem com agulhas de tricô de diâmetro pequeno.
Guirlanda de orlas
O tricô deve ser feito em 4 elementos, 2 de cada lado.
Para fazer isso, você precisará do seguinte:
- Pela parte da frente do tecido, faça o primeiro furo como se fosse um furo frontal, deixando o fio atrás. Laçada 1.
- Tricotar a próxima peça da frente, puxando-a através. Passe um fio por cima do elemento removido.
- Pelo avesso do produto, passe a primeira parte como se fosse tricô, deixando o fio na frente. Faça 1 laçada.
- Faça o próximo pedaço em tricô, puxando-o através dele.
- Passe um fio pelo furo removido.
O método é bastante complicado, mas permite obter uma borda densa e bonita.
Borda com nó
Este método produz uma borda lisa e nítida, com pouca ondulação. Além disso, ele é feito em forma de nós perfeitos. Esta opção é adequada para ponto meia, atuando como sua continuação.
Instruções passo a passo:
- Na primeira carreira, deslize o primeiro elemento como se fosse um tricô, deixando o fio na frente do tecido. Faça da última laçada uma laçada frontal.
- Na carreira de tricô, passe a peça como se fosse uma peça da frente, deixando o fio atrás da peça.
- Tricotar o último buraco em tricô.
Borda decorativa
Este método permite que você obtenha uma borda uniforme e sem ondulações no formato de uma corrente. Nós o usamos para decorar tiras de cintos, cachecóis e outras bordas abertas.
A borda precisa ser tricotada em 4 elementos no início e no fim da carreira, 2 peças cada.
Instruções passo a passo:
- Para criar a parte da frente, dobre o primeiro furo como frontal e o próximo como traseiro.
- No final da carreira, faça o penúltimo elemento em tricô.
- Solte a última laçada sem tricotar.
- Para criar o lado de trás, faça as 2 primeiras e as 2 últimas bordas em tricô.
Borda de arroz
Para criar um padrão corretamente, você precisa ter linhas do tom apropriado e a ferramenta de fio certa.
Instruções passo a passo:
- Monte um número par de pontos nas agulhas de tricô para evitar confusão com o padrão.
- Faça do primeiro elemento uma borda, removendo-o sem tricotar.
- Coloque a nova peça na frente e a próxima atrás, mantendo a alternância até o final da primeira carreira.
- Tricotar o último buraco em tricô.
- Para criar a segunda carreira, remova o elemento da borda sem tricotar.
- Faça o segundo furo no sentido tricô e o terceiro no sentido tricô, mantendo a alternância até o final da carreira.
- Faça o último elemento em tricô.
- Tricotar carreira por carreira, alternando elementos, até o tecido atingir o tamanho desejado.
- Quando terminar, feche os laços.
Borda perolada
As alças de borda feitas usando o método de pérola são adequadas para decorar as bordas de cobertores e xales. Como resultado, o trabalho de malha ficará perfeito, com bordas sem ondulações e sem esticamentos.
Instruções passo a passo:
- Para criar a borda, pegue 3 elementos de ambas as bordas da tira.
- Na parte da frente, o primeiro e o terceiro furos devem ser em tricô, e o do meio deve ser para a frente.
- Os últimos três elementos no final da tira são conectados de maneira semelhante.
- No lado avesso, o primeiro e o terceiro elementos devem ficar na frente, e no meio, atrás. No final da tira, repita os mesmos passos.
Borda recortada
É aconselhável que artesãs iniciantes dominem técnicas simples de tricô para que a tira externa fique limpa e uniforme. Nesse caso, a laçada da borda terá uma borda serrilhada que não irá enrolar nem esticar. Ao mesmo tempo, ficará liso e terá uma aparência elegante.
Instruções passo a passo:
- Para a carreira da frente, retire o elemento inicial, deixando o fio atrás do trabalho. Deixe a parte externa voltada para cima.
- Para a carreira em meia, remova o buraco inicial, deixando o fio na frente do trabalho.
- O último elemento é feito em ponto meia.
As bordas de qualquer peça devem ser densas e uniformes, por isso, durante o processo de tricô, é necessário controlar a tensão do fio de trabalho. Caso contrário, os laços ficarão desleixados e soltos. Recomenda-se apertar um pouco as bordas para deixá-las mais bonitas. Não é recomendado experimentar tricotar as bordas do tecido usando métodos diferentes, pois todas devem ser iguais. É aconselhável realizar treinamento em amostras.
Vídeo sobre como tricotar uma borda reta
Linda borda de malha: