Para desenhar um gato facilmente passo a passo, você pode usar master classes prontas sobre desenho para os mais pequenos ou para aqueles que têm habilidades de desenho. Lições passo a passo ajudam você a entender o princípio do desenho e depois repeti-lo sem uma base, ou usar essa habilidade para desenhar outras figuras.
Quem desenha como?
Exemplos de desenhos projetados para crianças em idade pré-escolar parecem desenhos simples de várias formas familiares e fáceis de repetir. Esse desenho não toma muito tempo, para que a criança não se canse e não perca o interesse no processo criativo.
As master classes para um nível mais avançado envolvem repetir linhas e curvas complexas, aplicar hachuras para criar um efeito de sombra, bem como desenhar uma figura auxiliar e criar um contorno geral com base nela.

O desenho principal em todas as variantes é feito usando um lápis. Se desejar, o desenho finalizado pode ser colorido com lápis de cor, tintas, canetas hidrográficas, giz de cera, etc.
Ferramentas de desenho
Para desenhar um gato facilmente passo a passo, use papel e um lápis para criar a base. Todas as outras ferramentas podem ser usadas a seu critério.
Lista de ferramentas necessárias para criar um desenho.
O que você vai precisar | Para que |
Papel | Folha A4 ou uma folha de álbum simples. Para aqueles que têm experiência em desenho, qualquer folha é adequada e pode ser escolhida a seu critério. Para iniciantes, é recomendável escolher um papel mais grosso para facilitar o processo de desenho. Papel grosso também é mais fácil de usar ao colorir um desenho, para que ele não fique ondulado. |
Lápis simples | É aconselhável que iniciantes usem lápis duros ou duros-macios, pois eles deixam uma marca mais fina e nítida, sem borrar a mina.
Artistas mais experientes também usam lápis macios no processo de desenho ou para aplicar luz e sombra. |
Apagador | Ajuda a remover esboços, linhas auxiliares e fragmentos malsucedidos. |
Forro | Eles delineiam o contorno finalizado e podem ser usados para sombreamento claro em locais onde sombras são aplicadas. |
Marcadores, tintas, lápis de cor, giz de cera, etc. | Escolha a ferramenta a seu critério para dar ao desenho final uma cor natural, bem como para criar o efeito de sombras usando tons mais escuros. |
Para os mais pequenos
Até mesmo iniciantes podem facilmente desenhar um gato passo a passo se usarem as formas e linhas mais simples. Particularmente útil é o método passo a passo de repetir um desenho, onde gradualmente fica claro que uma figura complexa consiste em várias pequenas. Desenho de gato para crianças com lápis passo a passo bem simples.
Ferramentas
Esta lição é adequada para pré-escolares ou iniciantes.
As seguintes ferramentas serão necessárias para este processo:
- papel;
- lápis, semiduro ou duro;
- apagador;
- delineador, caneta hidrográfica ou caneta preta para contornar o contorno;
- materiais para colorir o desenho (lápis de cor, tintas, marcadores, etc.).
Processo passo a passo
O processo de criação de um desenho ocorre nas seguintes etapas.
- Coloque a folha horizontalmente e encontre o centro esquemático da folha. Para maior conveniência, o centro pode ser marcado com um ponto. Usando um lápis, desenhe um círculo ligeiramente à esquerda do centro.
- Triângulos marcam as orelhas na cabeça do gato.
- Os olhos e o focinho do gato são marcados com linhas semicirculares, como mostrado no exemplo.
- Várias linhas retas indicam o bigode.
- Desenhe uma oval curva apontando para a direita da cabeça, indicando o corpo do animal. O círculo no final desta oval marca o início da perna traseira.
Como desenhar um gato, gatinho com um lápis passo a passo - Desenhe as pernas dianteiras e traseiras com ovais estreitos. A pata mais atrás não foi desenhada porque não é visível ao observador devido à posição do gato.
- Adicione uma cauda longa e curvada. Se desejar, a cauda pode ser representada erguida ou deitada ao lado da perna traseira.
- Apague todas as linhas auxiliares e sem sucesso. Trace o contorno final com uma caneta preta e pinte o desenho finalizado da maneira que for conveniente.

Gato dormindo
Uma maneira simples de desenhar um gato dormindo é adequada para iniciantes ou crianças em idade pré-escolar. O processo começa com a posição da cabeça e do corpo, e os detalhes são adicionados gradualmente.
Desenhe um gato passo a passo.
- A folha é colocada horizontalmente e o centro da folha é indicado esquematicamente com um ponto. Um pouco à esquerda, um círculo marca a cabeça de um gato. À direita da cabeça, desenhe uma oval grande, mostrando a posição do corpo.
- Adicione uma figura oval longa, estreita e curva abaixo do corpo para representar o rabo do gato.
- As orelhas são desenhadas com triângulos arredondados. Dentro delas, linhas são repetem para mostrar a aurícula.
- O rosto do gato é mostrado com dois semicírculos e um círculo.
- Logo acima do focinho, os olhos fechados do gato são mostrados em semicírculos.
- No rosto, próximo ao nariz, desenhe bigodes com muitos pontos e linhas longas.
- O cabelo na cabeça é mostrado como linhas em ziguezague de tamanhos variados. As patas dianteiras e traseiras do corpo do gato são desenhadas em semicírculos.
- Os pelos do corpo do gato, especialmente nas patas dianteiras e traseiras, são mostrados da mesma maneira.
- Apague todas as linhas auxiliares, contorne o contorno final com um delineador e pinte o desenho com lápis ou tintas.

O gato está sentado
É fácil desenhar um gato passo a passo em qualquer pose, começando com designações simples de figuras simples. A aula é adequada para iniciantes ou crianças em idade pré-escolar, pois o processo de desenho não leva muito tempo e não inclui a representação de linhas complexas.
Os seguintes passos são seguidos no processo:
- A folha é colocada verticalmente, e o centro da folha é indicado por um ponto esquemático. Um pouco acima do centro, um círculo marca a cabeça do gato. Logo abaixo do centro, uma oval horizontal mostra o início da perna traseira. Conecte essas figuras com duas linhas retas.
- Triângulos indicam orelhas na cabeça. A pata dianteira é separada por uma linha reta e as patas em pé são mostradas com duas ovais curtas. Apague a linha auxiliar extra na parte inferior do corpo do gato.
- Mostre uma cauda longa. Usando linhas curtas, adicione o focinho, os dedos e as orelhas do gato.
- Eles terminam de desenhar os olhos e o bigode.
- Apague linhas auxiliares ou sem sucesso. Trace o contorno final com um delineador, caneta hidrográfica ou caneta preta e pinte o desenho da maneira que for conveniente.

Gato em movimento: em estilo cartoon
Esta opção de desenho simples permite que iniciantes ou crianças de 5 a 7 anos representem um gato em movimento. Se desejarem, as crianças podem adicionar novos elementos ao desenho, como listras, laços ou outros personagens da imagem.
O processo de desenho é o seguinte:
- A folha é colocada horizontalmente e o centro da folha é marcado com um ponto. Um pouco à direita do centro, uma cabeça de gato é mostrada dentro de um círculo. Uma oval curva vai da cabeça para o lado esquerdo, representando o corpo.
- Linhas curvas acrescentam detalhes ao desenho: cauda, patas dianteiras e traseiras, focinho. Os triângulos mostram as orelhas.
- Adicione outras patas dianteiras e traseiras. Desenhe 2 linhas curvas para cima a partir do nariz, marcando a localização dos olhos.
- Eles terminam de desenhar pequenos detalhes: olhos, bigodes, orelhas, dedos dos pés.
- Apague as linhas que falharam e outras linhas auxiliares e contorne o contorno com um delineador. Pinte o desenho finalizado com lápis ou tintas.

Gato sentado com a cabeça virada: desenho realista
É fácil desenhar um gato passo a passo de forma realista se você tentar repetir todas as linhas em cada etapa. Esta versão do desenho é adequada para quem tem experiência em desenho, pois envolve desenhar muitas figuras complexas, pequenos detalhes e leva mais tempo do que as aulas anteriores.
O processo de desenho inclui as seguintes etapas:
- A folha é colocada verticalmente, e o centro da folha é indicado esquematicamente com um ponto ou uma cruz. Comece a desenhar a cabeça do gato na parte central, com um recuo para cima a partir da marca. Elas são desenhadas com linhas retas esquemáticas que podem se sobrepor. Nesta fase, todas as linhas podem ser angulares; depois elas são arredondadas e todas as imperfeições são apagadas com uma borracha.
- Abaixo da cabeça, o peito do gato é marcado com uma figura semelhante a um trapézio.
- A posição das orelhas é delineada com linhas retas. Abaixo e à esquerda do esterno, uma linha arredondada mostra as costas de um gato sentado. Do outro lado, marque a linha do início das patas dianteiras, começando pelo esterno.
Gato sentado com a cabeça virada: desenho realista - Linhas curtas e arredondadas são usadas para desenhar as orelhas, que fluem para a cabeça, pescoço e patas traseiras dobradas.
- Desenhe a depressão no peito, as patas dianteiras, os olhos e a depressão na cabeça.
- As patas dianteiras são mostradas com linhas retas curtas. Ambas podem ser esticadas ou uma das patas pode ser representada levantada e dobrada. Ao mesmo tempo, eles tentam garantir que a pata dobrada não pareça mais curta ou mais longa que a reta.
- Uma cauda longa e curva é desenhada próxima às patas traseiras.
Gato sentado com a cabeça virada: desenho realista - Apague todas as linhas auxiliares e contorne o contorno final com um lápis ou delineador. A cor escura na ponta das patas, cauda e focinho é mostrada através de sombreamento com lápis simples ou preto.
Gato sentado com a cabeça virada: desenho realista
Gatinho Fofo: Desenho Realista
Você pode desenhar um gatinho de forma realista usando um método passo a passo. Este método é adequado para quem tem habilidades de desenho, pois o processo exigirá a representação de muitos pequenos detalhes e formas complexas.
O processo de desenho é o seguinte.
- A folha é colocada horizontalmente e o meio da folha é marcado esquematicamente. Marque a cabeça do gatinho com um círculo, recuado à direita do centro.
- Eles mostram o corpo como um retângulo, desenhando-o à esquerda da cabeça. O nível da cabeça deve estar ligeiramente mais alto que o nível do corpo. A cabeça é dividida esquematicamente por uma cruz para depois representar simetricamente o focinho.
- Linhas curvas curtas marcam as orelhas na cabeça e o início das patas dianteiras e traseiras. A posição dos olhos, nariz e focinho é delineada.
- A direção das patas é desenhada com linhas retas curtas. A cauda erguida é delineada com linhas em ziguezague. Círculos pequenos indicam olhos.
- Desenhe a cauda, apontada para cima. As pontas das patas são desenhadas com linhas arredondadas. Adicione linhas de patas que estejam longe do observador.
- Linhas em ziguezague mostram os pelos do gatinho no peito, cabeça, corpo e patas.
- Apague as linhas auxiliares e contorne o contorno. Sombreamento claro é usado para indicar onde as sombras incidem sobre o pelo e linhas curtas adicionais são adicionadas para representar a textura fofa do pelo.

Gato Fofo: Desenho Realista
É fácil desenhar um gato passo a passo de diferentes raças. Esta lição permite que você descreva um gato fofo sentado. Dependendo da cor do desenho finalizado, você pode obter diferentes raças de gatos: persa, britânico, siberiano e outros.
O desenho inclui as seguintes etapas:
- A folha é colocada verticalmente e o centro é marcado esquematicamente. Desenhe a cabeça com linhas arredondadas, ligeiramente recuadas para cima a partir do centro. Mostre a linha da cabeça, focinho e a parte central para desenho simétrico dos detalhes do focinho.
- Um grande semicírculo sob a cabeça marca a gola fofa. Triângulos pequenos representam as orelhas.
- Os limites das patas dianteiras são marcados com linhas retas.
- No lado direito, do esterno até as patas, desenhe a parte de trás do corpo do gato.
- Adicione detalhes para designação esquemática - cauda, curva das costas, olhos, nariz e boca.
- Linhas curtas em zigue-zague mostram os pelos fofos na gola, nas costas, nas laterais, na cauda e no peito.
- Todos os elementos são desenhados com mais detalhes.
- Apague as linhas auxiliares e contorne o contorno final com um delineador. Pinte o desenho da maneira que for conveniente.

cabeça de gato
Este método mostra como desenhar apenas a cabeça de um gato passo a passo. Se você tiver experiência suficiente em desenho, poderá desenhar qualquer raça de gato com base nesta lição, incluindo gatos de pelo longo.
As etapas do desenho são as seguintes:
- No centro da folha, o meio do focinho é indicado esquematicamente com uma cruz curva. O topo da cruz é mais longo e mostra a curva da testa do gato. Uma linha arredondada mostra a linha superior da cabeça e a conecta em ambos os lados com as bordas da cruz.
- No lado direito, uma linha arredondada mostra a parte occipital da cabeça. No nível da linha horizontal da cruz, marque a curva dos olhos. Um pouco mais abaixo, contorne o nariz.
- Desenhe a linha inferior dos olhos, de onde começa a largura do nariz. Eles delineiam a linha do focinho. No topo da cabeça, desenhe uma linha curva na linha média vertical para marcar o início das orelhas. Esta linha está localizada mais perto do topo da cabeça.
- As linhas das orelhas são delineadas com linhas curvas curtas. Abaixo do nariz, marque o focinho e as maçãs do rosto abaixo dos olhos. A parte mais distante do observador parece menor em tamanho do que a mais próxima.
- Finalize o desenho esquemático das orelhas trazendo-as para os lados da cabeça. A orelha mais distante do observador parece estreita. Desenhe o maxilar inferior, os bigodes e as pupilas do gato.
- Usando sombreamento em zigue-zague curto, aplique sombras e linhas de crescimento de cabelo nas orelhas, na lateral do maxilar inferior e nas sobrancelhas.
- Adicione uma sobreposição de sombreamento para dar realismo ao desenho.

O gato se estica
Esta lição é adequada para quem tem habilidades de desenho ou para crianças de 10 anos ou mais. O processo retrata um gato curvado em movimento. Exigirá desenhar linhas complexas, pequenos detalhes e mais tempo do que os desenhos simples das lições acima.
O processo de desenho é o seguinte:
- A folha é colocada horizontalmente e seu centro é marcado esquematicamente. Com um pequeno recuo à esquerda do centro, contorne o formato da cabeça e do ombro.
- Uma linha semicircular do ombro para a direita mostra a curva das costas do gato.
- Desenhe um semicírculo curvado para baixo abaixo da linha das costas, indicando assim o estômago. As pernas dianteiras e traseiras são contornadas com linhas curtas.
- Desenhe a direção das patas dianteiras e traseiras com linhas curtas, adicione a cauda e marque o nível do focinho e o crescimento das orelhas na cabeça.
- Eles mostram as orelhas, os olhos, o focinho e a boca com um triângulo côncavo. A pata dianteira, estendida para a frente, termina em formato arredondado.
- Termine todas as patas e desenhe a linha da cauda. A parte inferior da cauda é desenhada com hachura, representando pelos.
- Usando sombreamento claro, desenhe os bigodes e a direção do crescimento dos pelos no peito e na barriga.
- Apague todas as linhas auxiliares e contorne o contorno final com um lápis, delineador ou caneta preta. Se necessário, pinte o desenho com lápis de cor, tintas ou sombreie-o com um lápis simples.

Dicas úteis
Para desenhar um gato, siga algumas dicas simples de artistas experientes:
- Arranjo de folhas. Pense com antecedência como será o desenho e marque o centro do desenho no meio da folha. A folha é colocada verticalmente ou horizontalmente para que o desenho finalizado não fique deslocado do centro.
- Planejando a composição. Se você planeja representar outros objetos no desenho além do personagem principal, suas figuras serão indicadas esquematicamente em relação à figura principal na folha. No estágio inicial, isso pode ser feito na forma de círculos, ovais ou outras formas. Depois de desenhar o personagem principal, eles passam a criar um esboço preciso dos outros personagens.
- Ordem de desenho. O desenho começa com uma designação esquemática de figuras-chave: cabeça, corpo, braços ou patas e outros. Essa designação pode ser na forma de ovais e círculos alongados, ou na forma de linhas. Desenhe gradualmente cada detalhe principal, apagando as linhas auxiliares. Para garantir que ambas as partes sejam simétricas, use uma régua.
- Efeito de luz e sombra. Para tornar o personagem no desenho mais volumoso e realista, imagine mentalmente a fonte de luz e o lado de onde ela vem. Todas as áreas do corpo do personagem mais próximas dessa fonte devem ser mais claras - elas podem ser mostradas com tintas claras ou lápis, ou uma borracha pode ser usada para criar destaques. Todos os lugares distantes da fonte de luz são escuros - eles são mostrados com tintas ou lápis escuros, ou sombreamento claro é aplicado com um lápis simples, delineador, etc.
- Você pode redesenhar o desenho não apenas usando uma aula mestre passo a passo, mas também usando papel carbono ou uma célula. O papel carbono permite que você repita o contorno em outra folha. Se você precisar repetir o contorno em uma escala maior, use o método de célula, que é aplicado ao exemplo. Em uma folha de papel limpa, desenhe uma célula em escala maior e transfira o contorno, repetindo cada célula.
- Ao desenhar um gato, é recomendável usar primeiro um lápis simples para que você possa corrigir imediatamente os momentos malsucedidos com uma borracha. Quando o contorno claro estiver pronto, ele é contornado com um marcador ou delineador.
Vídeo sobre como desenhar um gato
Instruções passo a passo sobre como desenhar um gato.