A rosa combina beleza, grandeza real e nobreza. Para admirá-la, não é necessário cultivá-la em seu jardim. Um artista iniciante ou experiente só precisa pegar papel, lápis e passo a passo desenhe uma flor. Uma rosa assim não terá o mesmo perfume de uma rosa viva, mas poderá agradar com sua aparência o ano todo.
Ferramentas de desenho
Para criar um esboço você precisará:
- papel;
- lápis simples;
- uma borracha que pode ser usada para remover linhas extras;
- lápis de cor ou tintas para colorir o desenho.
Muitas vezes o trabalho é feito apenas com tintas, sem usar um simples lápis.
Papel
Há muitos experimentos que você pode fazer pintando papel. As empresas produzem materiais com diferentes qualidades e propriedades. Deve-se dar atenção especial à capacidade do papel de absorver e reter água. Somente por meio da experimentação é possível encontrar um material adequado para um estilo específico.
Para desenhar, são adequados tanto álbuns escolares quanto papéis especiais para trabalhar com aquarela. Este último inclui produtos da marca Gosznak. É celulose pura, sua densidade é de 200 g por m².
Quanto mais grosso for o papel, mais fácil será pintar nele, porque ele retém bem a umidade. Por exemplo, tecido com densidade de 300, 400 ou 500 g por m². No entanto, se você planeja desenhar apenas com um lápis, não há necessidade de procurar papel grosso nas prateleiras. Para tais projetos, 160 g por m² serão suficientes. m.
Lápis
Um artista iniciante não precisa comprar muitos lápis de durezas diferentes para desenhar uma rosa passo a passo. No início, 1 lápis HB será suficiente. Depois, conforme necessário, você pode adicionar novas ferramentas.
Ao escolher lápis simples, você precisa prestar atenção às letras e números. Quando combinados, esses símbolos representam a dureza da grafite do lápis.
Duas letras são usadas para marcação:
- "H" - indica que o chumbo é duro;
- “B” – informa ao comprador e ao artista que o grafite é macio. Esses lápis são ótimos para criar traços escuros e densos no papel.
Se ambas as letras forem usadas ao mesmo tempo, então é um lápis médio macio. É considerado universal e recomendado para uso por artistas iniciantes.
Em vez das letras "H" e "B", podem ser usadas as letras "T" e "M". Estas são letras russas presentes em lápis produzidos internamente.
Seu significado é semelhante ao das letras inglesas:
- O "T" russo corresponde ao "H" inglês (dureza);
- O "M" russo é o equivalente ao "B" inglês (suavidade);
- “TM” – corresponde a um lápis universal.
A marca deixada por um lápis no papel depende da sua afiação. Você pode experimentar apontar seu lápis de maneiras diferentes ou tentar aplicar diferentes pressões na mina para obter traços e efeitos diferentes.
Tintas
Quase qualquer aquarela serve para aprendizado. Você pode comprar tintas em tubos ou em bandejas. Por um preço baixo você pode comprar aquarelas da empresa "Luch", produzidas especialmente para crianças em idade escolar. Tubos de tinta da empresa Nevskaya Palitra também são uma boa opção, mas você terá que pagar mais pela compra.
Não há necessidade de comprar muitos tubos tentando coletar toda a paleta de cores. Basta comprar 3 cores, das quais, misturadas, você pode facilmente obter qualquer outra.
Cores primárias:
- vermelho;
- amarelo;
- azul.
Por exemplo, se forem misturados:
- vermelho e amarelo farão tinta laranja;
- amarelo com azul, verde é formado;
- vermelho e azul - cor roxa.

Os tons das cores podem ser ajustados alterando as proporções das tintas misturadas.
A tinta aplicada ao papel nem sempre tem a mesma aparência que antes da aplicação, enquanto estava armazenada em um tubo ou bandeja. Portanto, é melhor primeiro pegar uma folha separada e verificar como ficará a aquarela aplicada nela. A folha pode ser pré-umedecida para obter diferentes transições e tonalidades.
A folha com tintas aplicadas pode ser armazenada diretamente na caixa. No futuro, isso tornará seu trabalho muito mais fácil, porque você não precisará gastar muito tempo escolhendo o tom certo para seu desenho.
Pincéis
Os pincéis vêm em diferentes formatos e tamanhos. Vários materiais são utilizados em sua produção.
Por exemplo:
- Quando se trata de pintar com aquarela, geralmente é usado um pincel de esquilo. Distingue-se pela sua maciez e capacidade de absorver grandes quantidades de água. Bem adequado para preencher grandes áreas;
- Para desenhar pequenos detalhes, use um pincel com ponta fina. No entanto, é preciso ter em mente que ele é excessivamente macio e solto, e portanto não é capaz de criar uma cor espessa;
- Para adicionar densidade ao desenho, bem como desenhar grandes detalhes, é melhor usar cabelo elástico kolinsky.
As cerdas dos pincéis sintéticos são elásticas e rígidas. Eles não absorvem muita água e a liberam mal. Mas eles mantêm bem a forma e os pelos não caem. Vale ressaltar que um pincel desses pode se tornar universal na hora de desenhar.
As cerdas grandes podem ser usadas para preenchimento, e o pincel fino pode ser usado para desenhar pequenos detalhes.
Master classes
Você pode desenhar uma rosa com um lápis passo a passo para iniciantes somente depois de preparar todos os materiais e ferramentas. Para aqueles que estão começando a dominar os princípios básicos da pintura, é recomendável começar com um método simples.
Desenho simples a lápis
Uma das maneiras mais fáceis de desenhar uma rosa é com um lápis.
O trabalho ocorre nas seguintes 5 etapas:
- Sem pressionar muito o lápis, desenhe um esboço da flor. Deve consistir em uma oval e algumas linhas. O oval se tornará o protótipo do broto, e as duas linhas paralelas que se estendem a partir dele se tornarão o caule.
- No centro do botão oval, desenhe linhas espirais para formar pétalas de rosa.
- Desenhe claramente cada pétala da flor, sem esquecer das dobras e curvas.
- Faça os espessamentos necessários, destacando as linhas principais tanto na flor em si quanto no seu caule.
- Realizar trabalho de sombra. Deve haver alguns traços nas áreas sombreadas. A maioria delas estará nas pétalas. O sombreamento é importante porque dará volume e realismo à rosa.
Isso conclui o trabalho de desenho da flor. Você pode deixar tudo como está e começar a admirar o desenho, ou pode colorir a imagem. Para isso, você precisará das cores vermelha (se decidiu fazer as pétalas dessa forma) e verde.
Buquê de rosas
Você pode desenhar uma rosa com um lápis passo a passo para iniciantes, não apenas uma, mas um buquê inteiro.
O trabalho será realizado nas seguintes etapas:
Não. | Estágio | Descrição |
1 | Faça um esboço geral | É composto por 3 elementos:
|
2 | Faça esboços de botões | Cada um deles é representado por um oval. Seu número pode ser qualquer, por exemplo, 11 flores, 13, 15. De cada broto sai uma linha para baixo, que será o caule. Nesta etapa, você precisa arredondar o fundo do vaso e desenhar um laço luxuoso entre ele e as flores. |
3 | Dê aos botões as formas desejadas | Deve haver outra linha ao longo de cada haste. Isso deixará os caules mais grossos.
O arco também precisa ser detalhado. Desenhe pétalas nos botões, lembrando das sépalas |
4 | Adicione folhas aos caules | Elas precisam ser desenhadas mais, porque há muitas flores no buquê. |
5 | Decore o vaso | Você pode desenhar várias linhas verticais em sua superfície.
Aplique sombreamento nos locais necessários |
O luxuoso buquê resultante pode ser colorido com lápis de cor.
Desenhar com um lápis simples e colorir com cores
Você pode desenhar uma rosa com um lápis passo a passo (para iniciantes, as opções não se limitam a apenas um lápis simples), tanto colorida quanto sem ela.
O trabalho é realizado nas seguintes etapas:
- Crie uma imagem esquemática. Para fazer isso, desenhe uma linha vertical no meio da folha de papel, que se tornará o caule. Esta linha não deve ser apenas vertical, mas ligeiramente inclinada e ligeiramente ondulada.
- Desenhe uma oval no topo do caule. Este será um botão de rosa.
- Desenhe 2 ramos da base do caule em um ângulo em direções diferentes: um para a esquerda, o outro para a direita, ambos direcionados para cima. Por enquanto, elas podem ser representadas com linhas simples.
- Desenhe mais algumas linhas a partir de um dos galhos. Esses também serão ramos. Elas deixarão o padrão da rosa mais saturado.
- No oval, que é a base do broto, desenhe 2 linhas que se cruzam. Elas se tornarão as pétalas inferiores da flor. Em seguida, adicione o próximo par de linhas de intersecção acima delas, no início. Eles devem estar localizados aproximadamente no centro da flor.
- No local onde termina o caule e começa o broto, desenhe várias linhas em direções diferentes para indicar as sépalas.
- No final de cada galho inferior (deve haver 4 no total: 1 em um lado do caule e 3 no outro lado), desenhe pequenos ovais que se tornarão folhas.
- Faça o caule mais grosso. Ela deve ser representada não por 1 linha, mas por 2. Ao lado da linha principal, desenhe outra a uma distância de vários mm.
- Desenhe as folhas usando linhas suaves. Além disso, cada um deles deve ser conectado suavemente ao ramo correspondente.
- Para desenhar as pontas das folhas, use linhas curvas com dentes pequenos.
- Retorne ao trabalho na flor em si. Estenda as linhas das pétalas além do oval e arredonde-as.
- No topo do botão, desenhe curvas descendentes das pétalas. As pétalas inferiores devem ser engrossadas e ter uma saliência no meio em forma de ângulo agudo.
- Adicione os mesmos ângulos agudos às sépalas localizadas abaixo do botão.
- Remova detalhes desnecessários que foram usados apenas para simplificar o trabalho de criação do desenho. Para isso, utiliza-se uma borracha.
- Comece a trabalhar com lápis de cor. Primeiro aplique a cor esmeralda nas folhas e a cor rosa nas pétalas.
- Utilizando cores mais saturadas, faça o sombreamento. Para as folhas, um lápis verde-claro é melhor, e para os brotos, um rosa-claro. Em direção à parte inferior, as cores devem ficar mais saturadas. Vale lembrar que as bordas superiores das pétalas, que ficam dobradas para trás, devem ser mais claras.
- Use um lápis lilás-bordô para deixar o desenho mais saturado. Use esse tom para colorir a base do botão e as bordas das pétalas.
- Desenhe os contornos das folhas, destacando os caules e as sépalas. Para isso, utiliza-se um lápis verde escuro.
Desenho em aquarela
Flores pintadas com aquarela parecem refinadas e elegantes. Os artistas geralmente usam aquarelas profissionais, mas tintas simples que podem ser compradas em lojas de materiais de arte locais também funcionam.
Depois de preparar o papel e as tintas, você pode começar a criar seu desenho.
O trabalho ocorre nas seguintes etapas:
Não. | Estágio | Descrição |
1 | Crie um esboço | Para fazer isso, selecione uma imagem adequada e faça um esboço quase imperceptível. Se você não puder fazer isso sozinho, pode usar esta técnica: em tempo claro, coloque a imagem selecionada na janela e transfira-a para um papel em branco. |
2 | Aplique a 1ª camada de aquarela | Cada pétala de rosa deve ser pintada separadamente. Antes de começar a pintar a próxima pétala, você precisa esperar um pouco até que a camada de tinta da pétala anterior seque bem. Caso contrário, a aquarela irá escorrer. Nesta fase, são utilizadas duas cores: rosa e laranja. As diretrizes a seguir ao misturar tintas são as seguintes:
Se você seguir essas regras simples, as cores se misturarão harmoniosamente. |
3 | Aplicação de novos tons | Além das flores rosa e laranja, deve haver:
Isso dará mais saturação ao desenho. |
4 | Trabalhando no fundo | Nesse caso é muito importante, pois não é apenas um desenho, mas uma imagem colorida.
Pontos multicoloridos servirão de fundo. Antes de aplicar a tinta, o papel deve ser umedecido com água. |
5 | Crie sombras no desenho | Elas são realizadas somente depois que todas as camadas de aquarela estiverem secas.
Para isso são utilizados os seguintes tons:
Graças a isso, o desenho ficará mais bonito e expressivo. |
6 | Adicione profundidade ao fundo | Para fazer isso, uma nova camada de tinta é aplicada sobre a camada seca. Mas, ao aplicar, é importante garantir que a tinta de fundo não entre em contato com as rosas. Além disso, é preciso ter cuidado para garantir que o ambiente seja mais escuro que as flores. Caso contrário, a imagem não ficará muito boa. |
7 | Detalhamento | É necessário desenhar veias e sombras nas pétalas. |
Desenho a guache
Artistas iniciantes e crianças podem tentar pintar uma rosa usando uma técnica interessante chamada pintura a dedo.
Para trabalhar você precisará de::
- papel grosso – papelão A4;
- guache;
- recipiente com água;
- vários guardanapos;
- um pouco de plasticina;
- borlas.
O papelão deve ser liso para que seus dedos deslizem melhor sobre a superfície. A tinta deve ser diluída previamente em água.
É recomendável primeiro olhar para obras semelhantes de artistas e fotografias de rosas.
Então você pode começar o processo de desenho:
- Desenhe um pequeno círculo vermelho com o dedo.
- Coloque várias linhas arqueadas ao redor dele.
- Adicione uma pequena quantidade de tinta branca. Isso também é feito com os dedos.
- Deixe o centro da rosa escuro.
- Desenhe outro em forma de gota ao lado da flor exuberante em flor. Estará em uma haste diferente.
- Para desenhar uma flor em formato de lágrima, mergulhe o dedo na tinta vermelha e deixe uma marca do formato desejado na superfície de um papelão liso.
- Continue desenhando as pétalas. Você não pode fazer isso com os dedos, então os pincéis podem ajudar. Uma rosa grande e aberta deve estar em um caule grosso. E para obter um broto em formato de lágrima, ainda não desabrochado, o caule precisa ser mais fino. Neste caso, você precisa adicionar a cor verde na parte inferior do broto com o dedo.
- Para desenhar folhas, você precisará de plasticina, ou mais precisamente, figuras moldadas a partir dela. O folheto deve ser moldado previamente e em um dos lados dele, com o auxílio de uma pilha, fazer cortes que imitarão as nervuras.
- A folha de plasticina finalizada deve ser mergulhada em guache e depois usada para fazer impressões na superfície do papelão.
- Jovens artistas podem usar um pincel para aplicar guache em um carimbo de plasticina.
- Depois de descrever o número necessário de folhas, você pode começar a desenhar as pétalas. Para isso, são utilizados pincéis finos.
Isso conclui o trabalho de desenho da rosa. A pintura em guache está pronta.
Desenho complexo a lápis
Você pode desenhar uma rosa com um lápis passo a passo para iniciantes, não apenas em uma versão simples, mas também em uma complexa. Esta opção é indicada para quem tem experiência em pintura.
O processo de desenho ocorre nas seguintes etapas:
- Desenhe uma linha longa e arqueada em uma folha de papel. Este será o caule.
- Marque as bordas do broto na parte superior e inferior. Além disso, seu centro deve ser determinado.
- Comece a desenhar o meio do broto. Seus componentes são um grande número de folhas pressionadas firmemente umas contra as outras.
- Adicione gradualmente outras pétalas à flor. É importante lembrar que as formas devem ser rígidas e geométricas. O resultado deve ficar parecido com uma rosa. No entanto, a flor ainda não tem caule ou folhas totalmente desenvolvidos.
- Desenhe um caule e depois várias folhas saindo dele.
- Comece a trabalhar com sombras. Graças a isso, a rosa adquirirá volume visual.
- As áreas que não são expostas à luz devem ser sombreadas com um lápis. É melhor escolher um lápis mais macio para isso. Eles são mais convenientes para sombreamento.
- Quando houver sombras na superfície da flor, você pode adicionar penumbra. Vale lembrar que pétalas que se curvam para fora certamente terão reflexos e escurecerão próximo às bordas.
- Realizar detalhamento das folhas. Você deve adicionar algumas sombras usando o mesmo sombreamento.
Isso conclui o trabalho de criação da rosa.
Artistas iniciantes podem achar difícil desenhar uma rosa porque ela tem muitas pétalas retorcidas. Mas, na realidade, não há nada difícil aqui. O principal é entender o labirinto de pétalas e esboçar com um lápis gradualmente.
Na parte central há várias pétalas enroladas em forma de tubo. As pétalas restantes parecem abraçar o botão. É importante lembrar que cada flor tem sua própria inclinação e seu próprio número de pétalas.
Vídeo sobre desenho de rosas
Aula magistral sobre como desenhar uma rosa simples: