Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes

Muitas mulheres e meninas têm coletes em seu guarda-roupa. Eles podem ser completamente diferentes em modelo, textura, cor, estilo. Os coletes são usados ​​principalmente como um elemento decorativo adicional para completar o visual ou para criar camadas em climas frios.

Hoje em dia você pode encontrar coletes para todos os gostos à venda, mas é mais barato costurar você mesmo esse produto, levando em consideração seus gostos e preferências.

Tipos de modelos de coletes femininos

Os coletes são muito confortáveis ​​e, dependendo do tipo de tecido e do corte, podem servir como agasalho, elemento decorativo de um terno ou um complemento diário para um visual cotidiano. Existem tantos tipos de coletes no mundo da moda que é difícil escolher apenas um modelo.

Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes

Convencionalmente, todos eles podem ser divididos em grupos de acordo com o tipo de tecido (ou material) do qual são feitos:

Feito de material de tecido Clássico, jeans, envelope, bolero, cardigan ou jaqueta, esportivo, acolchoado, casual, de malha.
Feito de pele e couro, tanto artificiais quanto naturais Pele, camurça, couro
De fios, fios Tricotado e feito em crochê
Combinado Feito de diferentes materiais (pele e couro, jeans e renda)

De acordo com a direção estilística, os coletes podem ser divididos em várias categorias:

  • Clássico. Eles ajudam a criar imagens rigorosas e profissionais. Geralmente, materiais como lã, tweed e tecidos de terno são usados ​​para costurá-los.
  • Jeans. Eles complementam imagens nos estilos hippie, country e folk e combinam bem com uma grande variedade de tecidos e texturas.
  • Coletes-jaquetas. Parecem jaquetas, mas não têm mangas. Eles podem ter comprimento normal ou estendido.
  • Coletes bolero. São versões mais curtas de coletes que são adequadas para looks de noite ou de verão.
  • Cardigans. Eles são costurados com tecidos de malha macios. Eles mantêm você aquecido em climas frios. Esses modelos são adequados para mulheres e meninas com sobrepeso, pois permitem esconder falhas na figura e alongar visualmente a silhueta, tornando-a mais fina.

Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes

  • Coletes esportivos e acolchoados. Eles são adequados para esportes, lazer ou apenas para usar em climas frios. Esses modelos são isolados e feitos de materiais impermeáveis, o que permite que você se mantenha aquecido e os use fora de temporada, na chuva e no frio.
  • Tricotado. Modelos feitos de malhas finas podem complementar tanto looks do dia a dia quanto looks festivos. Como as malhas leves são um material bastante macio, você pode experimentar e costurar não apenas modelos simples, mas também coletes com dobras e drapeados.

O que você vai precisar para costurar, escolha do tecido dependendo do modelo do colete

Costurar um colete feminino não é nada difícil. Para fazer isso, você deve decidir com antecedência o conceito do item (qual será o estilo, de que tecido será feito) e comprar todos os materiais e ferramentas necessárias para o trabalho.

Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes
Além do tecido em si, você precisará de tesoura, linha, alfinetes e uma fita métrica para costurar.

Para começar, você precisará de:

  • tesoura de alfaiate;
  • giz para marcação de tecidos;
  • régua de alfaiate para construção de cavas e cavas.
  • fita métrica;
  • régua (pelo menos 20-30 cm de comprimento);
  • fios;
  • alfinetes de alfaiate;
  • agulhas simples;
  • ferro;
  • máquina de costura.
Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes
Ao combinar coletes com outras roupas, é importante considerar a compatibilidade dos tecidos

Se você tiver experiência suficiente, depois de cortar e passar todos os elementos do futuro colete, você pode começar imediatamente a costurar as peças em uma máquina de costura. Se você sentir alguma incerteza, seria uma boa ideia alinhar todos os detalhes manualmente e avaliar visualmente mais uma vez se tudo está correto.

A escolha do tecido dependerá do modelo pretendido. Aqui você deve se guiar por suas próprias preferências, exercer moderação e observar a adequação, especialmente se dois ou mais tipos de materiais forem usados ​​na costura.

Por exemplo, uma combinação de pele e malhas leves ou algum tecido estampado brilhante com padrão floral e material de terno não ficará muito bom. Jeans e renda, pele e couro combinam bem.

Ao escolher um tecido, você deve entender e decidir com antecedência em quais ocasiões o colete será usado. É necessário selecionar material com textura adequada. Para costurar um colete para esportes e caminhadas em clima frio ao ar livre, são usados ​​material de jaqueta e enchimento sintético, bem como tecido de forro.

Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes
Exemplos de coletes femininos para escritório

Para costurar coletes que serão usados ​​sobre blusas e suéteres, use:

  • tweed;
  • lã;
  • malhas grossas e leves;
  • jeans;
  • tecido de terno;
  • pele.

O couro também é usado para fazer coletes, que são usados ​​como agasalhos. Às vezes, elas são combinadas com pele, que é usada para fazer coletes para uso interno e externo.

Como costurar um colete feminino simples com suas próprias mãos

Não é difícil costurar um colete feminino simples. Neste caso, um modelo simples significa um colete masculino clássico comum, sem forro. É preciso cortar vários pedaços, mas é fácil de fazer até para quem nunca fez isso antes.

O tecido pode ser qualquer um, mas para iniciantes é melhor escolher jeans elástico de qualquer cor. Este material é fácil de trabalhar, mesmo para quem está começando a costurar, pois ele estica moderadamente, o que permitirá que o produto final se ajuste perfeitamente, mesmo que pequenos erros sejam cometidos durante o corte e a costura.

Construção do padrão

Você deve abordar a construção de um padrão com responsabilidade, especialmente se tiver pouca experiência. Você não deve tentar cortar o material “a olho”, pois no final o tecido simplesmente será danificado e o item final não se ajustará ao seu corpo como você gostaria.

Se você nunca teve que lidar com a criação de moldes antes, é melhor primeiro modelar as partes do futuro produto no papel (papel milimetrado) e só depois transferi-las para o tecido.

Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes

Para cortar o tecido corretamente, você precisa tomar as seguintes medidas:

  • circunferência do peito;
  • circunferência do pescoço;
  • circunferência da cintura;
  • circunferência do quadril;
  • largura do peito (faça 2 medidas - uma a partir do ponto superior das axilas, a outra - paralela à primeira ao longo dos pontos salientes do busto);
  • largura das costas (ao longo da convexidade das escápulas, do ponto superior de uma axila à outra);
  • comprimento da cintura frontal e comprimento da cintura traseira (da base do pescoço, na altura dos ombros, até a linha da cintura, passando pelas partes convexas do corpo - peito e omoplatas);
  • comprimento do produto.

Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes

Ao fazer medições, a fita métrica deve ser segurada frouxamente e não muito apertada no corpo. Depois que todas as medições foram feitas, eles começam a criar padrões.

Para isso, em papel ou tecido, utilizando os dados obtidos, construa os seguintes componentes do futuro colete:

  • costas (2 partes simétricas);
  • cinto costurado (2 peças);
  • prateleiras (4 peças).

Cada elemento é projetado separadamente, levando em consideração os parâmetros especificados. Este modelo será composto por um cinto costurado nas costas, 4 painéis frontais e uma parte traseira que será conectada ao cinto e aos painéis frontais, costurados em pares.

Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes

Na tela ou papel, trace a borda preliminar das partes frontal e traseira do produto e já no elemento geral, desenhe todos os bojos, cavas e inserções, utilizando os números obtidos durante a medição.

Caso tenha alguma dificuldade na hora de desenhar e transferir as medidas para o papel ou tecido, você pode utilizar moldes prontos impressos da internet ou entrar em contato com uma costureira com mais experiência no assunto.

Base do fundo

O ajuste básico é o ajuste dos elementos recortados do futuro produto ao formato desejado, aparando-os antes da costura. Em termos gerais, a alinhavação é o “ajuste” de todas as irregularidades e imperfeições que se tornam visíveis quando o produto é fixado com alfinetes ou alinhavado manualmente.

Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes

A adaptação é realizada após uma prova, durante a qual são avaliadas a simetria de todas as linhas e a necessidade de correção. Essas manipulações permitem corrigir o formato do produto e aparar a parte inferior do futuro item, neste caso um colete.

Para aparar a parte inferior, os moldes do colete preparados são presos com alfinetes e a simetria da borda inferior do produto é avaliada visualmente. Se for necessária correção, são feitas marcas com giz no verso do tecido. Usando uma tesoura, remova todas as irregularidades e excessos de margem ao longo das linhas designadas.

Aparar revestimentos e revestimentos

Para processar cuidadosamente os acabamentos, as cavas e o decote, as peças de remendo são cortadas separadamente. Se você cortar um colete usando um molde de revista ou moldes prontos, esses detalhes de acabamento poderão ser incluídos imediatamente.

No entanto, eles nem sempre se ajustam perfeitamente depois que o produto é costurado, por isso também precisam ser experimentados e cortados antes que o item seja completamente costurado.

Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes

É melhor você mesmo fazer os detalhes de acabamento. Depois de aparar a parte inferior, não tenha pressa em remover os pinos. Você deve pegar o colete em branco, estendê-lo sobre o tecido e traçar as cavas, o decote e o painel frontal até a costura do ombro. A largura dos revestimentos pode variar de 3,5 cm a 5 cm.

Também é necessário levar em conta a necessidade de incluir tolerâncias para a união dos revestimentos ao longo das costuras laterais. Se você tiver dificuldades ao projetar as partes do revestimento, você pode primeiro fazer moldes no papel e depois transferi-los para o tecido.

Ao recortar e combinar os elementos com as bordas do produto, é necessário levar em consideração a direção do fio da urdidura - ele deve estar localizado da mesma forma que no futuro colete.

Uma vez ajustado o tamanho das peças, prossiga com a costura das cavas ao longo das costuras laterais, passando depois para o overloque de todas as bordas externas e da parte inferior. Em seguida, costure os acabamentos nas cavas da frente e as cavas de trás no decote das costas.

Para combinar todos esses elementos com a maior precisão possível, as peças são dispostas no futuro colete e fixadas em vários lugares. Isso ajudará a evitar deslocamentos e distorções e, ao girar, as peças combinarão perfeitamente com o padrão principal.

Processamento de cavas, decotes e laterais

Depois de costurar as faixas do forro, começamos a aparar as cavas, o decote e as laterais da parte principal da peça.

Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes

O decote nas costas e as laterais com decote nas prateleiras são aparados com uma costura de 0,5-0,7 cm de largura; nas áreas com arredondamentos, faça cortes cuidadosamente de aproximadamente 1-2 mm com uma tesoura, mantendo um espaço de pelo menos 3 cm entre eles. Os cantos resultantes nas juntas são cuidadosamente cortados. Todas as margens e acabamentos são bem passados.

Processamento de cavas com acabamentos

Na etapa final, eles começam a processar as cavas com entretelas. Uma costura é feita ao longo de todas as bordas externas do produto - ao longo do decote, laterais, cavas, e depois o item é passado a ferro.

Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes

No final, faça um ponto alto na parte de baixo e faça pontos de acabamento.

Outras master classes sobre modelagem e costura de coletes para mulheres

Você pode costurar um colete feminino usando outros modelos e moldes, que também são bem simples.

Colete com gola

Um colete com gola virada para baixo pode ser costurado não apenas em um estilo empresarial rigoroso, mas também em um estilo elegante ou romântico, se você escolher para o produto não um tecido denso de terno em tons escuros, mas, por exemplo, malhas brilhantes, veludo ou cetim.

Para criar um modelo semelhante, recorte:

  • 2 peças de prateleira
  • 1 peça traseira com uma dobra no centro;
  • 2 peças laterais que serão costuradas na parte de trás;
  • 1 pedaço de gola superior com dobra;
  • 2 peças de gola inferior;
  • 2 peças de revestimento de prateleira;
  • 2 detalhes de revestimento.

Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes

Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes
Como costurar um colete feminino com gola - molde
Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes
Como costurar um colete feminino com gola - molde
Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes
Como costurar um colete feminino com gola - molde

O colete é costurado da seguinte forma:

  1. Depois que todas as peças foram pré-fixadas, o produto é retificado.
  2. Em seguida, costure todas as partes internas e passe o colete.
  3. Depois, eles começam a emoldurar as bordas com acabamentos e acabamentos, e costuram a gola.

As partes da gola são primeiro costuradas e depois, após fixá-las à peça e avaliar o resultado, são costuradas a ela. Depois disso, o colete é passado novamente.

Colete longo

Você pode costurar um colete feminino sozinha, não apenas um curto, mas também um alongado. Este modelo é perfeito tanto para meninas e mulheres magras quanto para aquelas que desejam esconder pequenas falhas no corpo. Um colete longo alonga a silhueta e faz com que a figura pareça mais esguia e elegante.

Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes

Os melhores materiais para coletes desse estilo são tecidos grossos ou drapeados. Para modelar um colete longo, é usado um molde de um vestido reto básico, com base no qual todas as partes do futuro colete são criadas.

Com base nesse molde, todas as pinças e recortes necessários são marcados nas peças para que o colete fique bem ajustado à figura, conforme mostra a figura abaixo. Além disso, os revestimentos são recortados. Também neste caso, a base do produto é feita prendendo todas as peças juntas, depois todas as bordas são chuleadas e todos os elementos são costurados.

Colete envolvente

Costurar um colete cruzado para mulheres também não é muito difícil. Este modelo, assim como a versão alongada, ajuda a esconder centímetros extras na cintura e deixa a silhueta um pouco mais fina. A parte de trás do colete é recortada da mesma forma descrita no modelo com gola ou na primeira instrução detalhada.

A parte frontal é ligeiramente modificada, mas é construída com base em uma prateleira frontal regular. Se o cheiro estiver localizado na parte inferior, o padrão será modificado nessa área, tendo primeiro feito todas as medições.

Como resultado, você deve obter 2 padrões para o painel frontal, um dos quais cobrirá parcialmente o outro no produto final. O resultado é uma estrutura de duas camadas chamada cheiro.

Este tipo de colete é costurado da mesma forma que os modelos anteriores, com arrimo das peças, chuleado das costuras e acabamento das cavas de todas as partes do produto. A única diferença é que o modelo pode ter cinto adicional ou ser abotoado devido ao envoltório.

Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes Como costurar um colete feminino com suas próprias mãos. Padrões para iniciantes

No primeiro caso, o cinto é costurado entre as partes da frente e de trás quando elas são costuradas juntas. No segundo, os locais para as casas dos botões são processados ​​com uma costura e os próprios botões são costurados. O colete também pode ter um botão ou fecho escondido que não ficará visível, ou simplesmente ser complementado com um broche decorativo ou um lindo cinto.

Entre toda a variedade de coisas, há algumas que não são itens básicos essenciais do guarda-roupa. Isso inclui coletes. Na maioria das vezes, eles desempenham um papel decorativo na imagem, embora, dependendo do tecido de que são feitos, possam aquecer muito bem no tempo frio.

Mulheres e meninas que gostam de experimentar geralmente têm essas coisas no guarda-roupa e até as costuram elas mesmas. Um colete exclusivo que ninguém mais tem vai destacar perfeitamente sua silhueta, fazer você parecer impressionante e original, tornando seu visual geral mais interessante.

Vídeo sobre costura

Como costurar um colete feminino:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho