Dispositivo deslizante
O cursor é parte integrante do zíper, que serve para conectar partes da roupa. É isso que permite fechar seus elos para prender jaquetas, artigos de couro e sapatos. É muito fácil colocar um corrediço em um zíper se você primeiro entender sua estrutura e classificação.
O corredor é feito de vários elementos:
- um controle deslizante ou alojamento constituído por uma parte superior e inferior, entre as quais existe um canal em forma de Y para conectar e desconectar os links;
- um puxador de chaveiro para abrir e fechar o zíper;
- um fecho que impede que o fecho se abra acidentalmente.
O cursor, assim como o zíper, pode falhar ou quebrar, tornando a peça inutilizável. Motivos muito comuns para a quebra de um zíper são a deformação dos elos ou o desgaste nas bordas do cursor, que impedem o fechamento. Esses são casos extremos que exigem a substituição completa das peças danificadas.
Tipos e marcações
Para consertar ou colocar rapidamente um cursor de zíper em roupas em casa, você precisa saber o tipo do fecho em si. Sua diferença de espécie depende da variedade do produto.
Normalmente, os zíperes de trator são usados para fazer mochilas grandes, bolsas e barracas, os zíperes de metal são usados para jeans e jaquetas, e os tipos torcidos ou ocultos, facilmente escondidos em uma dobra de tecido, são usados para roupas esportivas, calças e saias femininas. Além disso, serão utilizados diferentes tipos de corrediças dependendo do tipo de zíper.
Os zíperes podem ser classificados por:
- construções;
- número;
- tipo de raio;
- marcação.
Com base no design, os corredores podem ser de armarinho, automáticos e semiautomáticos. Os acessórios de armarinho marcados com NL são usados com mais frequência na produção de bolsas, carteiras e mochilas.
Este tipo de fechadura é caracterizado pela facilidade de movimentação e por um prático controle deslizante para sua movimentação. O tipo de duas travas é usado em barracas e sacos de dormir, e o tipo flip-over é usado em jaquetas e coletes de dupla face.
As fechaduras automáticas geralmente são marcadas com AL e têm uma trava para proteger o zíper contra abertura não intencional. Os corredores semiautomáticos são marcados com PL e são usados em zíperes de calçados e roupas externas. Eles têm uma ação firme e um controle deslizante curto.
Para colocar um cursor em um zíper, você precisa saber o tamanho dos seus elos. Está escrito na parte de trás do zíper e tem números padrão: 3, 5, 6, 7, 8, 10. Esse número indica a largura em milímetros dos elos do zíper na posição fechada, que pode ser medida usando uma régua comum.
Ao substituir um puxador de zíper, a primeira coisa que você precisa prestar atenção é o tipo de zíper.
Com base no seu tipo, os corredores são divididos em 3 tipos principais:
- trator;
- metal;
- espiral.
Os corredores com cabeça de trator têm um formato semicircular na base, os corredores com cabeça de metal têm um formato triangular e os corredores com cabeça espiral têm um formato oval na parte inferior.
Às vezes, os fabricantes marcam os corredores com letras diferentes, indicando o tipo de trava e zíper. Por exemplo, A é um zíper não separável, L é um zíper não separável com uma trava, H é um zíper não separável com duas travas, B é um zíper separável com uma trava, C é um zíper separável com duas travas.
Geralmente as mais comuns são as fechaduras de armarinho, que são facilmente diferenciadas pelo seu tipo. Os produtos automáticos têm lindos controles deslizantes e são usados em roupas externas, enquanto os semiautomáticos são usados em calçados.
Como colocar um puxador de zíper em um zíper usando um garfo
Se o corrediça de uma peça de roupa estiver quebrado, você pode tentar consertar o defeito sozinho antes de levá-la a uma oficina.

Se o zíper não tiver um plugue e a trava simplesmente tiver caído, ele pode ser recolocado usando um garfo.
- Primeiro, você precisa fixar o garfo no avião e, em seguida, colocar o corredor com a parte superior em seus 2º e 3º dentes.
- Depois disso, você precisa passar as duas partes do zíper nas ranhuras do corredor. Eventualmente, as laterais do zíper devem se conectar e o eletrodoméstico pode ser removido.
Como colocar um controle deslizante em um zíper de plástico
Os zíperes de plástico são semelhantes aos zíperes de metal, exceto que os dentes são feitos de termoplástico. Antes de substituir o cursor, você precisa determinar a causa do defeito. Se os dentes estiverem em ordem, mas o cursor ficar preso e o zíper se soltar, ele precisará ser substituído.
Para fazer isso, você precisa remover o limitador superior. Se for de metal, é aconselhável separá-lo com uma chave de fenda e removê-lo cuidadosamente com um alicate para não danificar o tecido. Se o batente for de plástico ou não estiver presente, será necessário remover cuidadosamente vários elos do zíper para abrir espaço para a entrada do controle deslizante.
Após a substituição, esse local deve ser costurado com linhas ou instalado um batente metálico. Uma opção mais segura é rasgar e liberar a área onde o corredor será inserido.
Como colocar um controle deslizante em um zíper de metal
Os zíperes de metal são mais práticos que os de plástico. Eles são duráveis e resistentes ao desgaste porque são feitos de latão, alumínio ou níquel. Eles são usados com mais frequência na produção de jeans, jaquetas e roupas de trabalho.
Existem várias maneiras de prender um controle deslizante a um zíper de metal:
- Se as pontas do zíper na parte superior estiverem costuradas na roupa, será necessário rasgar um dos lados, remover o corrediço e colocar um novo no lugar, costurar finalmente esse local e colocar um batente de metal.
- Se o zíper tiver um batente de metal, você só precisa removê-lo com uma chave de fenda, depois trocar o cursor e colocá-lo de volta.
Como colocar um corredor em um zíper de rolo por metro
Os zíperes de rolo são usados com mais frequência para fazer carteiras, bolsas e mochilas. Embora seja feito de espiral de náilon, ele é forte e durável devido ao encaixe perfeito dos elos. É vendido em rolos, medindo 1 m ou mais.
Colocar um corredor em um zíper desse tipo não é particularmente difícil:
- Primeiro, você precisa cortar as pontas do fecho e queimá-las no fogo para que não desfiem. Um lado do cursor é colocado na parte esquerda do zíper, o outro lado é enfiado na outra parte e ambos os lados são alinhados puxando o cursor ao longo do zíper.
- Depois que o zíper começa a abrir e fechar facilmente, e suas bordas estão alinhadas, um batente de metal é colocado na base ou essa área é costurada com linha.
- Em seguida, mede-se o tamanho necessário do zíper, ele é cortado, suas bordas são cauterizadas e nelas são colocados os batentes.
Agora está pronto para ser costurado no produto.
Substituindo o controle deslizante de um zíper oculto
Em zíperes ocultos, a aba de puxar não fica visível, pois fica escondida por fita. O corredor e o zíper combinam com a cor da roupa. É mais comumente encontrado em vestidos, saias e calças. Sua estrutura é a mesma do raio espiral mais comum do mundo.
Uma característica do fecho oculto é que seus dentes estão localizados na parte interna.
- Portanto, você precisa colocá-lo de modo que os elos fiquem voltados para longe de você, e o corredor seja direcionado pelo chaveiro em sua direção, e colocá-lo em uma parte do zíper e depois na outra, alinhando-os primeiro.
- Agora você precisa segurar as pontas do zíper com dois dedos de uma mão e, com dois dedos da outra mão, segurar todo o cursor e puxá-lo para baixo.
- Depois que começar a fechar corretamente, você precisa colocar fechos na parte inferior e nas bordas da parte superior.
Substituindo o puxador do zíper
O corredor reversível foi projetado para itens de dupla face, como bolsas e jaquetas. Eles podem ser virados do avesso, por isso são equipados com um controle deslizante. O processo de substituição desse tipo de corrediça é semelhante ao de uma fechadura comum.
Devido ao fato de tais corredores serem embutidos em itens grandes, de acordo com sua classificação eles geralmente são do tipo trator e são colocados no mesmo zíper. O batente de metal é removido da parte superior do zíper; se for de plástico, ele é cuidadosamente mordido com um alicate, e um novo extrator é colocado no lugar do antigo.
Esses corredores geralmente vêm com um fecho lateral no qual um chaveiro é preso. Se o zíper for removível, para inserir o segundo lado no puxador do zíper, você deve primeiro pressionar esta trava. Esta é a principal diferença entre este tipo de fechadura e todos os outros.
Como colocar um puxador de zíper bidirecional
O corredor bidirecional pertence à classe de armarinhos e é usado na fabricação de sacos de dormir e barracas, que usam zíperes de abertura e fechamento pela frente e por trás.
Você precisa colocar o cursor do zíper na parte superior, tendo primeiro aberto levemente a parte superior. Ele é instalado com uma cabeça com formato e tamanho que correspondem ao fecho.
Por exemplo, para uma barraca com zíper de trator com largura de dentes de 8 mm, você precisará de um corredor de dupla face nº 8 com uma cabeça semicircular na base. Após a recolocação da trava, um batente é colocado na parte superior do zíper ou essa área é simplesmente costurada com linha.
Acontece que uma barraca tem um zíper de enrolar embutido, tipo trator. Em seguida, no ponto onde a lingueta é inserida, vários dentes são removidos para que o cursor possa ser inserido sem obstrução.
Como colocar um puxador de zíper em uma jaqueta
Em jaquetas e macacões, os fabricantes geralmente instalam zíperes removíveis de trator ou metal. Uma vez selecionado o corredor apropriado, o esquema de substituição permanece o mesmo.
Você precisa colocar o cursor no zíper pelo lado onde está o batente com o encaixe. Primeiro, o batente superior é removido deste lado ou vários dentes do fecho são arrancados. Então um novo corredor é colocado. Ele é abaixado até o encaixe e o segundo lado do zíper é inserido nele para verificar o movimento do cursor.
Se o fecho fechar normalmente, então uma tampa de metal é colocada na parte superior ou esta parte é costurada. Agora a jaqueta é consertada sem precisar recorrer a um especialista.
Como colocar um puxador de zíper em uma bota ou sapato
Ao fabricar calçados, os fabricantes geralmente instalam zíperes de metal ou espiral nos modelos femininos. Eles não são removíveis e duram muito tempo, mas os patins geralmente falham.
Após selecionar o corrediço do número desejado por cor e tipo de zíper, é necessário remover os limitadores nas extremidades superiores usando um alicate, alicate ou uma chave de fenda fina. Em seguida, você precisa inserir as duas partes do zíper no controle deslizante e, aplicando força, puxá-lo até o fundo. Agora, quando você puxar o puxador para cima, o zíper deverá fechar facilmente.
Se no estágio inicial o cursor não descer no zíper aberto, você precisa pegar a trava antiga e fazer essa operação com ela, primeiro afrouxando-a um pouco com uma chave de fenda. No final, você precisa remover o cursor antigo do zíper fechado, colocar um novo, colocar travas de metal e as botas serão consertadas em casa, sem a ajuda de um especialista.
Como colocar um puxador de zíper em uma bolsa
Ao substituir o corrediça de uma bolsa, você precisa selecionar o tipo apropriado de acordo com o tipo de zíper. As bolsas, assim como os sapatos, têm zíperes não separáveis, por isso é aconselhável fechá-los primeiro com o corrediço antigo e, depois de remover os fechos, substituí-los por um novo.
Se o cursor estiver completamente quebrado, você precisa soltar as partes do zíper e, inserindo as pontas do zíper, puxá-lo até o início e, em seguida, prendê-las novamente com um alicate para que ele possa ser fechado. Existe uma opção na qual o cursor é colocado em uma parte de um zíper não separável e abaixado até o batente inferior.
Em seguida, a segunda parte do corredor é ligeiramente afrouxada e o lado oposto do fecho é passado por ela. Depois que o controle deslizante é preso, ele é puxado até os batentes superiores e fecha o zíper. Nesta etapa, resta apenas instalar os batentes superiores e o produto estará pronto para uso.
Como colocar um puxador de zíper em calças
Na maioria dos casos, jeans e calças usam zíperes de metal ou espiral com elos de 3º e 5º tamanho. Para colocar um corrediça em um zíper não separável de calça, primeiro você precisa remover os batentes das extremidades superiores do fecho.
Se o zíper não se abriu e o controle deslizante conseguir fechá-lo, você precisará puxá-lo para cima para que o zíper permaneça fechado. Agora você pode remover facilmente o zíper da parte superior e instalar um novo.
Se o zíper estiver aberto, ambas as extremidades precisam ser inseridas no cursor e empurradas para baixo com força até o final, para que o zíper possa ser fechado no retorno.
Ao puxar a lingueta para baixo, você pode abri-la um pouco para facilitar o movimento e, ao fechá-la novamente, pressione as laterais novamente. Após esses passos, você precisa recolocar os batentes superiores e o fecho estará consertado.
Dicas de vida: como prolongar a vida útil de um zíper e consertar rapidamente um controle deslizante
Um dos motivos para um zíper travar é a diferença de temperatura na casa. Para evitar esse defeito, ele deve ser lubrificado com cera de vela. Outro motivo para danos no fecho pode ser a perda ou quebra dos dentes. Nesse caso, você pode tentar substituí-los por artificiais.
Em um zíper de plástico, uma linha de pesca grossa, enrolada várias vezes, é inserida no local onde ocorre o rasgo. Depois, são feitos vários nós na ponta, que são queimados com um isqueiro e presos com um alicate até ficarem aproximadamente no formato dos dentes do fecho.
Este método não prolongará a vida útil do zíper por muito tempo, mas adiará a visita à oficina por algum tempo.
O processo de reparo dos dentes de um zíper de metal é feito inserindo dentes idênticos de outros fechos em seu lugar. Para fazer isso, você precisa usar um alicate e uma pequena chave de fenda para afrouxar cuidadosamente o número necessário de elos do zíper antigo e, em seguida, movê-los para o espaço vazio do novo fecho, apertando-os com um alicate, mas não muito.
Claro, poucas pessoas estão dispostas a gastar seu tempo consertando roupas dessa maneira, mas se o item for de couro e caro, essa opção é bastante aceitável.
Acontece que, com o tempo, os dentes do zíper se deslocam levemente em diferentes direções e começam a atrapalhar a passagem do cursor. Depois, você precisa abrir a fechadura e colocá-la sobre uma superfície dura, batendo levemente nos elos com um martelo. Isso deve fazê-los voltar a funcionar corretamente. No entanto, essa opção só é aplicável a um fecho de metal.
Em uma situação em que o controle remoto do corredor quebra e fica inconveniente abrir e fechar o zíper, há duas opções para sair dessa situação. Na primeira opção, um pequeno anel, que lembra em princípio e formato um chaveiro, pode vir em socorro. Ele desliza para a parte superior do corredor e qualquer chaveiro pode ser facilmente colocado nele.
Na segunda opção, é feito um pequeno corte no chaveiro. Seus lados são liberados e inseridos na parte superior da lingueta e depois retornados.
Se o zíper se desfizer, mas os dentes permanecerem intactos, a causa da quebra está no próprio cursor. Para fazer isso, pegue um alicate e pressione cuidadosamente o cursor no fecho fechado em ambos os lados. Agora você pode colocar o corrediço no zíper sem medo, pois essa operação ajudará a aproximar os dentes e eles não irão se separar.
Vídeo sobre como substituir um puxador de zíper
Como substituir um corredor em 5 minutos: