Os produtos de lã estão presentes no guarda-roupa de todas as pessoas. Essas roupas são confortáveis e práticas, mas muito sensíveis aos cuidados e exigem um manuseio delicado. Às vezes, após outra lavagem, os proprietários percebem que o item perdeu sua aparência e formato originais.
Você pode ampliá-lo usando algumas recomendações. E para evitar tal problema no futuro, produtos de lã, suéteres em particular, precisam de cuidados adequados.
Razões para o encolhimento de artigos de lã
Um produto pode perder sua aparência atraente por vários motivos:
- Seleção incorreta do modo de lavagem. Muitas máquinas têm uma configuração especial para lavar lã. Caso esteja faltando, é necessário escolher uma lavagem delicada para não estragar a peça;
- Temperatura de lavagem incorreta. Antes de lavar o produto, você deve estudar as informações do rótulo. Normalmente, itens feitos desse material são lavados a uma temperatura não superior a 30 °C. Água quente pode fazer o produto encolher;
- escolha incorreta do detergente. A lã deve ser lavada com detergentes especiais ou sabão em pó líquido. Se você não tiver nenhum à mão, pode ralar um pouco de sabão em pó e fazer espuma com ele. Mas você não deve usar sabonete que contenha perfumes e aditivos cosméticos;
- centrifugação e secagem incorretas. É melhor não torcer peças de lã ou ajustar a velocidade de centrifugação para o mínimo. Não seque itens sob luz solar direta. Também não é recomendado pendurá-los em baterias ou radiadores;
- material de baixa qualidade. Um suéter que perdeu a aparência após ser lavado pode ser feito de material de baixa qualidade.
Métodos para esticar um suéter
Se o seu item favorito encolheu, ficou curto ou apertado após a lavagem, não se preocupe. Ele pode ser salvo usando métodos simples. Eles restauram uma peça de roupa sem danificar o tecido.
Por lavagem repetida
Um item feito em tricô à máquina pode ser revitalizado lavando-o novamente. É necessário enviar a peça do guarda-roupa para a máquina de lavar, colocando-a primeiro em um saco especial e selecionando o modo mais suave.

Neste caso, você precisa usar um produto especial indicado para produtos de lã. Recomenda-se não torcer o item, bastando escorrer o líquido. A secagem é estritamente proibida; o produto deve secar em uma superfície horizontal.
Peróxido de hidrogênio
Produtos farmacêuticos, como peróxido de hidrogênio, também podem ajudar a esticar um suéter de lã após a lavagem. Você precisa de 2 colheres de sopa. eu. diluir a preparação em água fria (10 l). As roupas são imersas no líquido e deixadas por 3 horas. Em seguida, o suéter é removido e seco, torcendo-o com uma toalha macia e colocando-o sobre uma superfície plana.
Terebintina, álcool e amônia
Ao utilizar este produto, o item se torna elástico e pode ser facilmente esticado à mão.
Componentes para preparar a solução:
Ingrediente | Quantidade |
Água | 10 litros |
Terebintina | 4 colheres de sopa. eu. |
Vodka | 4 colheres de sopa. eu. |
Amônia | 12 colheres de sopa. eu. |
Recomenda-se deixar o suéter de molho na solução por 1 hora e depois enxaguar em água limpa.
Condicionador de cabelo
Alguns produtos cosméticos são capazes de alisar as fibras dos tecidos. Primeiro, deixe o item de molho em água fria, depois trate-o com condicionador de cabelo e deixe-o de molho na água novamente por 5 minutos. Como o produto é absorvido pelas fibras, a elasticidade do tecido aumenta.
Só falta enxaguar a peça de roupa, estendê-la sobre uma superfície horizontal e esticá-la.
Ferro e vinagre
Você pode esticar um suéter de lã após a lavagem usando vinagre. Este método é recomendado para produtos feitos de material misto com estrutura lisa. Suéteres de malha volumosos podem ser danificados irreparavelmente após usar esse método.
O que fazer:
- Deixe a peça de molho na água, deixando os ombros e a gola secos.
- Seque o item com uma toalha macia. Depois disso, você precisa pendurá-lo em um cabide.
- O produto seco é colocado sobre uma superfície horizontal e novamente levemente umedecido com água. Enquanto a peça estiver secando, estique-a manualmente a cada quinze minutos.
- Depois de pendurar o suéter seco novamente no cabide, borrife-o com uma solução de vinagre (2 colheres de sopa de vinagre para cada 200 ml de água).
- Cubra o item com um pano de algodão branco úmido e passe-o usando a função vapor.
Com a ajuda do vapor
Um método mais suave é tratar o produto danificado com vapor. Dessa forma, você pode restaurar lã ou tecido combinado.
Sequência de ações:
- O suéter é preenchido com tecido ou um travesseiro é colocado dentro para manter o produto esticado.
- O item é tratado com um gerador de vapor em toda a superfície, aumentando a tensão manualmente.
- Deixe o produto esticado até que ele esfrie completamente.
Você também pode usar um ferro de passar, ajustando a temperatura para 120° C. Primeiro, passe a peça com uma toalha úmida e depois passe-a com vapor em uma configuração especial.
Água
Água comum também pode ajudar a esticar um suéter de lã após a lavagem. Encha a bacia com o líquido e molhe o suéter, deixando o pescoço e os ombros secos. Em 2-3 minutos. Deixe o excesso de água escorrer segurando o item sobre a banheira. Depois, enrole-o em uma toalha felpuda para absorver qualquer umidade restante. Em seguida, você pode pendurar o item úmido em um manequim e deixá-lo secar.
Estendendo-se sobre a superfície
Após secar o produto com uma toalha macia, você pode estendê-lo sobre uma superfície plana e tentar esticá-lo usando força física.
Você precisa começar pelas mangas e depois esticar a parte principal. Não puxe com muita força, pois pode danificar o item. Depois o produto deve ser seco.
A lavagem a seco ajuda?
Se o item for caro e os métodos caseiros não funcionarem, é melhor levá-lo à lavanderia. Com a ajuda de produtos profissionais, seu item de guarda-roupa ficará livre de sujeira e restaurado à sua aparência original. Para isso, são utilizados rolos especiais ou manequins de vapor e ar.
Se a lã não encolheu muito ou precisa ser esticada um pouco
Se o produto não estiver muito danificado, você pode colocá-lo em um manequim, depois de molhá-lo e torcê-lo cuidadosamente. No entanto, nem todas as casas têm tais dispositivos. Portanto, para guardar o item, você terá que colocá-lo sobre roupas secas, que devem ser trocadas de tempos em tempos para evitar desconfortos. Levará cerca de 4 horas para que o produto retorne ao seu formato original.
Como esticar um suéter de cashmere?
A caxemira é o tipo de lã mais delicado e caro. Para produtos feitos com esse material, uma solução de peróxido de hidrogênio (2 colheres de sopa) e amônia (1 colher de sopa) é adequada. Após misturar os dois componentes, dissolva-os em 10 litros de água.
Mergulhe o produto no líquido por alguns minutos e, em seguida, retire-o, apertando-o levemente. Coloque o item sobre uma superfície plana e deixe-o secar naturalmente, esticando-o periodicamente.

Não lave peças de cashmere com muita frequência, pois isso as estragará muito rápido. Segundo especialistas, 1 lavagem para cada 10 meias é suficiente. É importante ler o rótulo, pois ele pode indicar que o item só pode ser lavado a seco.
Como esticar um suéter de lã tricotado à mão?
Para restaurar a aparência original de um produto tricotado à mão, recomenda-se desfazê-lo, alinhavando cada parte em uma base rígida. Papelão grosso ou um cobertor grosso podem ser usados como base. Isso permitirá que a carga seja distribuída uniformemente e a peça lavada não precisará ser esticada. Só falta costurar as peças.
Como manter a aparência e o tamanho originais das roupas de lã
Para que os itens de lã durem muito tempo sem perder a atratividade, eles precisam ser devidamente cuidados. Para entender como manusear essas roupas, você precisa ler as informações no rótulo. É melhor não jogar fora a etiqueta e, se necessário, verificar as recomendações nela contidas quanto aos cuidados com a peça.
Regras para lavar peças de lã
Antes de lavar uma peça, é preciso prepará-la. O suéter deve ser sacudido suavemente para remover a poeira e, em seguida, as costuras internas devem ser cuidadosamente escovadas com uma escova de cerdas macias.
Se houver pelotas, elas precisam ser removidas. Uma máquina especial é mais adequada para esse propósito. Se você não tiver esse dispositivo, pode usar uma tesoura de manicure comum. Mas é preciso agir com muito cuidado para não danificar o item. Se você lavar seu suéter corretamente, poderá evitar a formação de bolinhas.
Também é necessário inspecionar os bolsos, se houver, e removê-los todos. Se houver pequenos resíduos, você pode usar um cotonete úmido para removê-los. É aconselhável remover joias, especialmente as de metal. Durante o processo de lavagem, eles podem oxidar e deixar manchas de ferrugem. Se o suéter tiver um zíper, ele deve ser fechado e a peça em si deve ser virada do avesso.
Para garantir que seu suéter de lã não perca sua forma original e mantenha uma aparência atraente, Ao lavar, você deve seguir algumas regras:
- água quente não é adequada para produtos feitos com este material, sua temperatura não deve exceder 30 °C, caso contrário o item encolherá. Você também deve evitar mudanças de temperatura, pois isso causará deformação das fibras. Ao lavar à mão, é melhor não usar água dura de esgoto, é melhor passar o líquido por um filtro ou deixá-lo repousar por algum tempo;
- É aconselhável lavar a peça de roupa à mão. Neste caso, é mais fácil controlar o processo. Ao lavar na máquina de lavar, é importante definir um programa especial sem centrifugação;
- Não é recomendado o uso de pós universais. Esses produtos não são adequados para produtos de lã. Eles se diferenciam pelo conteúdo de componentes agressivos e álcalis, que danificam as fibras, tornando-as mais grossas. Após a lavagem, o item ficará rígido e desagradável ao corpo. Portanto, você deve usar apenas produtos especiais marcados como “para lã”. Em casos extremos, ao lavar à mão, você pode usar xampu de bebê, que não agride o tecido, ou detergente de louça com componentes amaciantes. O produto selecionado não deve ser derramado diretamente sobre o produto; deve ser adicionado à água, batendo até formar espuma. É proibido o uso de alvejantes e tira-manchas;
- para manter as roupas macias e mantém suas dimensões originais, é recomendável adicionar condicionador à água;
- Forte impacto mecânico é prejudicial à lã. O atrito intenso pode causar danos às fibras do tecido e o produto perderá sua atratividade. Para remover a sujeira, é melhor usar tira-manchas e retirar o excesso de umidade com uma toalha macia. Além disso, o item precisa ser torcido sem aplicar força excessiva;
- É melhor lavar a caxemira delicada o mínimo possível. Caso apareça alguma mancha, você pode tentar removê-la enxaguando a área contaminada com água fria. É melhor levar peças de roupa com manchas persistentes para a lavanderia.
Cuidados com produtos de lã
Um suéter de lã não precisará esticar após a lavagem se você tiver os cuidados certos:
- secagem. Os suéteres de lã devem ser secos em uma superfície horizontal. Caso contrário, as mangas e a própria peça podem esticar e ficar estreitas. Para restaurar sua aparência original, será necessário lavá-lo novamente e esticá-lo posteriormente. Não é possível secar essas coisas em radiadores, aquecedores ou baterias. Isso fará com que o produto encolha. Além disso, não seque roupas de lã ao sol, pois o material pode desbotar e ficar áspero, e a peça encolherá;
- passar roupa. O produto deve ser passado com gaze, escolhendo a temperatura adequada. O item deve estar seco;
- armazenar. Itens de lã que não estão em uso no momento devem ser colocados em um armário, em uma bolsa ou saco especial. Você não deve pendurá-las em cabides, pois a peça de roupa pode esticar. Se o item for armazenado por muito tempo, ele deve ser lavado e seco. Não se deve esquecer da proteção contra traças.
Você também deve estar ciente de que o uso intensivo pode fazer com que o item se desgaste rapidamente. Portanto, até mesmo seus suéteres favoritos precisam de um "descanso" de vez em quando, deixando-os esticados em uma superfície plana por um dia.
É possível esticar um suéter de lã que mudou de tamanho depois de ser lavado, mas às vezes isso exige muito tempo e esforço. Para evitar ter que fazer isso, é melhor seguir as regras de cuidado com itens feitos desses materiais. Se você lavar, secar e passar a peça corretamente, ela durará muitos anos sem perder sua beleza.
Vídeo sobre como esticar um suéter de lã
Como revitalizar peças de lã após lavagens malsucedidas: