Silhuetas de pessoas para desenhar roupas com lápis

Desenhar é uma arte difícil, principalmente quando é necessário desenhar pessoase. Este processo deve começar com a criação de silhuetas. Posteriormente, surgirá a habilidade de distribuir competentemente o espaço para criar figuras humanas em diversas posições.

Selecionando a posição de uma pessoa

Desenhar silhuetas de pessoas começa com uma etapa regular de esboço. Com treinamento constante, o futuro artista desenvolve um senso visual de como usar o espaço disponível na tela. Ele começa a entender que parte do desenho deve ser alocada a esta ou aquela parte do corpo.

Silhuetas de pessoas para desenhar roupas com lápis

Aos poucos o artista sente a confiança da mão que segura o lápis.

Para dominar rapidamente a imagem do corpo humano e suas características, você precisa entender o que são ângulos. Os mais comuns são os seguintes:

Ângulo Descrição
Perfil A imagem mostra um lado do corpo humano.
Meia volta O rosto do sujeito está virado três quartos. Esta é uma das perspectivas complexas do desenho, que tem muitas opções para transmitir características faciais.
Rosto inteiro A pessoa nesta posição está de frente para o público e seu corpo está simétrico em relação ao artista.

Silhuetas de pessoas para desenhar roupas com lápis

Ao criar um esboço, o artista age de memória e, portanto, é melhor fazer vários ângulos diferentes do futuro retrato para imaginar com mais clareza o rosto em todos os seus detalhes. Depois disso, você pode desenhar cada detalhe do corpo de memória, como se estivesse conhecendo suas características e mentalmente registrando-as no papel.

Silhuetas de pessoas para desenhar roupas com lápis

As características da estrutura de uma pessoa são importantes de acordo com:

  • chão;
  • crescimento;
  • tipo de corpo.

Silhuetas de pessoas para desenhar roupas com lápis

Essas diferenças anatômicas precisam ser consolidadas no papel antes de passar a esboçar o corpo humano a lápis.

O principal é aprender a manter as proporções. Isso tornará o desenho realista.

Como desenhar uma silhueta

Desenhar silhuetas de pessoas começa com a obtenção das proporções corretas.

Silhuetas de pessoas para desenhar roupas com lápis

A sequência desse trabalho é a seguinte:

Não. Estágio Descrição
1 Criando um esqueleto de retrato A folha é dividida em partes usando linhas. Se uma pessoa estiver em pé, haverá cerca de 8 delas, mas para um retrato sentado, 6 são suficientes. Em seguida, inicia-se a criação de um diagrama do futuro desenho.

O preenchimento das peças deve ser feito de cima para baixo da seguinte forma:

  1. Desenhe a cabeça. Deve caber em 1 segmento.
  2. Vá para o peito, que será esticado 2 graus.
  3. Na quarta camada inferior, desenhe os joelhos e, bem na parte inferior, os pés.
  4. Desenhe os braços nas laterais e o pescoço entre a cabeça e o tronco.

Todas as partes planejadas devem ser conectadas suavemente para que não pareçam um conjunto de partes separadas. A base (esqueleto) de uma pessoa aparecerá na folha. Depois disso, a grade com a divisão em segmentos pode ser apagada.

Para uma divisão mais precisa no início do trabalho, você pode usar editores, por exemplo, o Photoshop. Após a impressão, o espaço em branco pode ser colocado sob a planilha.

Para garantir que as proporções dentro da figura sejam mantidas, você não precisa desenhar imediatamente uma linha clara do corpo. Você pode indicar esquematicamente os músculos e articulações. Esses truques ajudarão a tornar a figura de uma pessoa mais precisa e proporcional.

2 Desenho detalhado Nesta fase, todas as partes do corpo criadas anteriormente são conectadas com uma linha suave.

Adicione em cima:

  • fantasia;
  • sapato;
  • acessórios;
  • penteado.
Silhuetas de pessoas para desenhar roupas com lápis
Sequência de desenho de silhuetas de pessoas

Para ter habilidades de desenho, você não precisa apenas praticar constantemente, mas também comprar bons lápis. Eles vêm em diferentes níveis de maciez. Uma escala de gradação especial ajudará você a entender qual é a mais adequada.

Na interpretação europeia é o seguinte:

  • B – significa macio;
  • H – difícil;
  • HB – médio ou duro-macio.

O número na frente da letra indica o nível de maciez ou dureza.

Para desenhos a lápis, geralmente é usado um lápis médio (HB). Ele cria linhas perfeitamente, apaga bem e permite criar detalhes de sombra.

Além disso, o artista deve ser observador e observar constantemente como as pessoas se movem ou sentam.

Regras para representar poses simples

Silhuetas de pessoas para desenho podem ser feitas em diversas posições. Poli-los requer persistência e prática regular. Elas permitirão que você desenvolva um senso mecânico de escala e obtenha uma imagem com uma imagem proporcional.

Esboços de retratos de pessoas a lápis, criados em diferentes poses, ajudam não apenas a desenhar esboços de alta qualidade, mas também retratos completos. Depois disso, fica mais fácil desenhar uma pessoa em qualquer posição, por exemplo, quando ela está sentada, andando ou correndo.

Em posição sentada

Este tipo de trabalho requer a distribuição correta de todas as partes do corpo no desenho. É melhor começar desenhando retratos retratados em fotografias ou encontrar um modelo que concorde em sentar ao seu lado.

Silhuetas de pessoas para desenhar roupas com lápisSilhuetas de pessoas para desenhar roupas com lápis

A posição sentada deve transmitir a dinâmica dos movimentos pretendidos pela pessoa, e não torná-la uma boneca congelada. A posição das mãos é importante nesse sentido: elas não devem ficar escondidas atrás das costas.

A cabeça e o corpo também devem estar posicionados naturalmente. Se a cabeça estiver virada, isso implica uma rotação livre da cabeça e do corpo, e não uma flexão complexa com um pescoço torcido e uma posição corporal estranha.

Posições complexas

A prática ajudará você a estudar o lado externo do corpo humano. Para treinar, você pode usar as aulas de ginastas ou dançarinos que usam belas poses em seus trabalhos.

A principal dificuldade com essas imagens é que não apenas as poses estão corretas, mas também há uma sensação de movimento na imagem. Será difícil e impossível alcançar o resultado desejado na primeira vez. Com o tempo, o artista desenvolve uma habilidade que o ajudará a criar um belo retrato.

Esboço de trabalho

Silhuetas de pessoas para desenho podem ser feitas em várias etapas sucessivas:

  1. Crie uma composição. O formato do desenho (vertical, horizontal) depende da pose escolhida para criar a imagem.
  2. Selecione a escala da pintura de acordo com o formato. Para um design maior, você precisa de uma tela grande o suficiente para que ela não pareça estar espremida em um espaço apertado. Se houver muito espaço livre, o rosto se perde e parece pequeno demais.
  3. Preste atenção a cada segmento do corpo destacado.

Cabeça e rosto

Para evitar confusão, é recomendável designar cada segmento com números.

Silhuetas de pessoas para desenhar roupas com lápis

Ao esboçar uma cabeça, você precisa seguir estas diretrizes e sequência:

  1. Considerando que a cabeça é semelhante a um ovo, um artista iniciante pode desenhar uma oval. Pode não ser perfeito, porque é apenas um esboço.
  2. Estreite um pouco a parte inferior para criar um queixo. Seu formato depende do modelo escolhido. Pode ser ligeiramente quadrado, arredondado ou alongado.
  3. Para tornar a imagem simétrica, desenhe uma linha quase imperceptível no centro do rosto. Ele dividirá o corpo em partes direita e esquerda.
  4. Desenhe uma linha para os olhos, que ficarão localizados acima do meio do oval criado. Isso permitirá que os olhos fiquem no nível desejado e no tamanho ideal.

Neste trabalho não há necessidade de delinear claramente as características faciais. Você só precisará de linhas esquemáticas de sua localização. O cabelo também pode ser mostrado como uma massa única, sem detalhar o penteado.

Pescoço

O pescoço mostra as características da estrutura e do caráter de uma pessoa. A rotação pode variar dependendo da pose do modelo, mas é importante lembrar que a espessura do pescoço deve ser menor que o tamanho da cabeça.

Silhuetas de pessoas para desenhar roupas com lápis

Por exemplo:

  • Em um desenho tirado de frente, o pescoço é sempre reto, fluindo suavemente em direção à linha dos ombros. Para obter credibilidade, você pode destacar a área da clavícula e do tendão;
  • Na imagem de perfil, a linha do pescoço começa no meio do maxilar. A parte da frente desce e entra no pescoço, e a parte de trás vai da parte de trás da cabeça com uma leve curvatura;
  • O pescoço do macho é mais musculoso e largo que o pescoço fino da fêmea. No centro, o pomo de Adão do homem é enfatizado.

Área do ombro

O ombro deve ter formato arredondado, mas não deve ser um oval sólido. Não deve ser muito acentuada nem muito inclinada. Este parâmetro depende do modelo ou do artista.

Tronco e área pélvica

Essas partes do corpo são muito diferentes em homens e mulheres, por isso é necessário nos determos separadamente no desenho de cada tipo. Especialistas aconselham primeiro aprender a desenhar o corpo feminino, que tem muitas curvas, e só depois começar a estudar o corpo masculino.

Fazer um modelo de corpo feminino é muito mais difícil e você precisará de mais de uma folha de papel para dominar essa arte.

O peito de uma mulher começa quase na linha dos ombros. O peito é desenhado imediatamente após a linha dos ombros. Ele pode ser esboçado esquematicamente, deixando o desenho para a próxima etapa.

Outra característica do físico feminino é a cintura fina. O principal aqui é não exagerar, para que a cintura não fique irrealisticamente estreita. Você pode simplesmente mostrar a curva graciosa e prosseguir desenhando a pélvis. Nas mulheres, geralmente tem formato arredondado.

Silhuetas de pessoas para desenhar roupas com lápis

O corpo masculino tem uma configuração triangular. Ombros largos afunilam-se em duas linhas em direção à pélvis. Depois de desenhar esse triângulo, você pode usá-lo como base. Depois, você pode delinear os ombros com mais precisão. O peito do homem é mais largo que o da mulher, e seus quadris são estreitos e não muito redondos. No entanto, é justamente isso que enfatizará o princípio masculino.

Mãos

Artistas iniciantes frequentemente cometem erros ao criar mãos. Os antebraços e as palmas das mãos dos modelos são desproporcionais ao resto da imagem.

Para evitar erros, é necessário seguir as seguintes recomendações sobre:

  • mãos. Eles devem ter um certo alívio. Sua configuração é determinada pela presença e volume dos músculos. Ao estudar as mãos de diferentes pessoas, você pode entender como desenhá-las corretamente. A mulher terá poucos músculos e, portanto, é possível criar uma linha praticamente lisa e sem saliências;
  • tipo e tamanho das palmeiras. As proporções das palmas correspondem ao tamanho do rosto em relação ao corpo. Primeiro, você precisa desenhar 2 quadrados, depois, dentro deles, marcar o formato das luvas e, a partir daí, desenhar os dedos e a mão. No início ele será abaixado sem movimento. Depois de dominar essa postura, você deve passar para posturas dinâmicas mais complexas.

Silhuetas de pessoas para desenhar roupas com lápis

Os esboços das mãos permitem dar à imagem a tensão emocional necessária.

Pernas

Esta é a etapa final do esboço. Começa na linha do quadril. Quando uma pessoa está posicionada de perfil, atenção especial deve ser dada às nádegas e ao meio da parte posterior da coxa.

Esta parte do corpo feminino é caracterizada por curvas e transições suaves, por isso você não deve desenhar as pernas retas como palitos. Eles farão com que o retrato pareça artificial.

Na altura do joelho, as pernas se juntam e depois se afastam ligeiramente, deixando a silhueta mais viva. Ao criar um esboço, os pés são indicados esquematicamente como 2 partes ovais ou triangulares.

Roupas e acessórios

Não apenas artistas, mas também designers de moda aprendem a desenhar pessoas. É importante que eles mostrem a roupa de todos os lados inicialmente em esboços e silhuetas.. Para isso, eles não devem ser planos, assim como o próprio corpo humano.

Silhuetas de pessoas para desenhar roupas com lápis

Para trabalhar, você precisará de um lápis duro que não deixe marcas quando apagado. Depois disso, o esboço final parecerá natural. A pose da modelo também é importante: somente em movimento a roupa pode ser mostrada em toda a sua glória.

É melhor começar a desenhar as roupas pela borda. As bordas do tecido sempre tocam a pele. A bainha pode ser encontrada na gola, nas mangas, na cintura e nos quadris. Ela não pode ser desenhada como uma linha reta, pois as roupas devem se ajustar à modelo e, portanto, seguir os contornos do seu corpo. A direção da linha de contorno depende do movimento da parte do corpo na qual ela é usada.

Silhuetas de pessoas para desenhar roupas com lápisSilhuetas de pessoas para desenhar roupas com lápisSilhuetas de pessoas para desenhar roupas com lápisSilhuetas de pessoas para desenhar roupas com lápis

Desenhar um esboço consiste em várias etapas:

Não. Estágio Descrição
1 Desenhando roupas Ao criar um vestido ou terno, você precisa considerar o que deve constar no desenho. A imagem precisa ser pensada com antecedência, incluindo pequenos detalhes e traços.

Um vestido ou terno deve seguir as curvas do corpo da pessoa e em nenhum caso deve ser reto como se estivesse pendurado em um cabide.

2 Criando uma imagem humana Designers profissionais desenham seus esboços diretamente no modelo e raramente observam proporções. Mas eles são artistas cujo objetivo principal é mostrar o traje, não a beleza do corpo humano, por isso seus modelos de pessoas são frequentemente chamados de estilizados. Eles não precisam estudar em detalhes a estrutura do corpo humano e a proporcionalidade de seu corpo. Basta delinear a silhueta com algumas linhas e colocar o vestido nessa moldura única.

O desenho passo a passo para artistas iniciantes deve ser o seguinte:

  1. Desenhe uma linha vertical para representar a localização do modelo.
  2. Desenhe uma oval no topo da linha. Esta será a cabeça do modelo.
  3. Desenhe os quadris da figura dividindo a linha ao meio e desenhando um quadrado equilátero ligeiramente abaixo do meio. Se você precisar dar uma pose especial ao modelo, mova o quadrado para o lado.
  4. Desenhe o tronco. Para fazer isso, desenhe 2 linhas dos quadris em direção ao centro.
  5. Desenhe o pescoço e adicione detalhes ao modelo.
  6. Desenhe as pernas, prestando atenção ao seu comprimento. Serão formadas 4 cabeças.
  7. Desenhe as mãos e os pés.
3 Desenhando roupas em cima do modelo criado Depois de criar a silhueta da figura, o designer pode começar a desenhar roupas nela. Ele decorará uma imagem não muito atraente e a tornará mais viva. O principal aqui é o vestido, e a modelo desempenha um papel coadjuvante.

No mundo da indústria da moda, todos os novos modelos parecem, a princípio, esboços feitos à mão, que depois ganham vida. Quando um esboço aparece, uma figura é desenhada junto com ele, na qual é experimentada, para entender como ficará quando costurada a partir do material cortado. Para isso, basta designar uma imagem esquemática como tela para novos vestidos, calças, casacos e blusas. Esta imagem ajudará você a entender quais detalhes podem decorar suas roupas, escolhendo a opção certa para babados, babados, botões e costuras.

4 Desenhando roupas e acessórios Depois que a base estiver pronta, você pode começar a desenhar o produto em detalhes. Você pode escolher não apenas o material, a cor e os detalhes de acabamento, mas também o padrão. Isso deixará o modelo moderno e bonito. Para criar sua própria linha, é melhor inventar detalhes originais que só estarão nesta coleção. Ideias novas permitirão que você combine coisas em uma única coleção, criando um estilo único. Para conseguir isso, um designer de moda deve estar sempre no centro das tendências da moda, mas ao mesmo tempo ter ideias criativas próprias que o diferenciem dos demais.

Os esboços devem ser feitos com movimentos confiantes do lápis. Isso destacará a ousadia do autor e mostrará a coleção em seu lado mais vantajoso.

Para fazer isso, todas as dobras e curvas nos lugares certos devem ser cuidadosamente desenhadas. Então, eles se ajustarão à sua cintura, ombros, quadris e braços como se fossem de verdade. Isso pode ser feito de memória, recriando o movimento de uma pessoa viva.

Aprender a desenhar silhuetas de pessoas não é fácil, mas se você quiser, poderá obter bons resultados. O principal é não esquecer as proporções, as peculiaridades da construção dos órgãos individuais e praticar mais.

Vídeo sobre o tema: silhuetas de pessoas para desenho

Como desenhar silhuetas de pessoas:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho