Como fazer um guindaste de papel com papel de origami

Acredita-se que o tsuru (senbazuru), símbolo de esperança e felicidade, seja capaz de realizar qualquer desejo. No entanto, para fazer isso você precisará fazer mil "senzaburu" sozinho.

Características e diferenças do origami

A palavra origami significa "papel dobrado" e é uma forma de arte decorativa. Envolve dobrar figuras de papel ou outros materiais, sem o uso de ferramentas adicionais: tesouras, cola, ao contrário da forma de arte relacionada, o kirigami, onde não é possível prescindir de tesouras.

Como fazer um guindaste de papel com papel de origami

Ao trabalhar com a técnica de origami, os seguintes são amplamente utilizados:

  • dobras e criando vincos com elas;
  • várias voltas;
  • combinações de dobras, vincos, voltas.

Qualquer pessoa seriamente interessada neste tipo de arte precisará entender as seguintes nuances:

  • tipos de dobras: externa, interna, quadrada, triangular;
  • Variedades de formas básicas: quadrado duplo, livro, porta, casa, panqueca, pipa, peixe;
  • Técnicas básicas de dobradura: dobras invertidas internas e externas, sanfonas, pétalas, dobras de mergulho.

Também é necessário aprender a ler diagramas de montagem, começando pelos mais básicos. Sem isso, a produção de figuras complexas que exijam o uso de vários tipos de dobras é impossível.

Existem vários tipos de origami, diferindo em complexidade e nos materiais utilizados.

Origami clássico (simples)

Esta é uma técnica simples desenvolvida pelo artista britânico de origami John Smith e foi projetada para iniciantes, crianças e pessoas com mobilidade limitada. Envolve trabalhar com uma única folha de papel e usar dobras leves, externas e internas, além de técnicas simples de dobradura.

Como fazer um guindaste de papel com papel de origami

Os esquemas usados ​​na tecnologia clássica são simples e claros. No entanto, apesar da sua simplicidade, o origami clássico permite criar figuras originais e adquirir as habilidades necessárias para avançar para técnicas mais complexas. Os produtos clássicos de origami mais famosos em nosso país são aviões e barcos, que qualquer criança em idade de jardim de infância pode fazer.

Origami modular

Diferentemente da técnica clássica, neste caso são utilizadas diversas folhas de papel, cada uma delas dobrada de uma determinada maneira, seguindo as leis do origami simples, criando partes de papel absolutamente idênticas. Os módulos finalizados são fixados juntos (inseridos um no outro). Não é usada cola: a integridade da estrutura é garantida pelo atrito, bem como por várias dobras e bolsas.

Como fazer um guindaste de papel com papel de origami

Por esse motivo, papel e outros materiais com superfície lisa e escorregadia não são adequados para trabalhar em tecnologia modular. Estruturas modulares são volumosas e têm aparência elegante e atraente. Origami modular é um caso especial de origami de várias folhas, onde é possível criar módulos de diferentes formas e tamanhos. Devido à alta complexidade e às grandes dimensões das figuras criadas, o uso de cola se justifica neste caso.

Padrão de origami

Um padrão é um esquema de montagem que é aplicado ao papel antecipadamente na forma de linhas que definem dobras futuras. O padrão de origami é uma das técnicas mais difíceis, pois para executar o trabalho não basta apenas conseguir ler o padrão e seguir o algoritmo fornecido.

Mesmo o padrão mais detalhado no papel mostra apenas as linhas principais, e o mestre tem que descobrir a ordem das dobras e finalizar o desenho sozinho. Aqui você não pode prescindir de uma imaginação espacial, intuição e fantasia bem desenvolvidas.

Origami - dobradura úmida

Essa técnica utiliza papel úmido, e as figuras são arredondadas, sem cantos vivos e por isso mesmo – realistas. Quando molhado, o papel se torna flexível, o que ajuda a atingir a máxima semelhança com o original. Quando secas, as figuras ficam rígidas, mantendo a forma que lhes foi dada.

Como fazer um guindaste de papel com papel de origami

Para trabalhar na técnica "úmida", você precisará não apenas de muita experiência, mas também de um papel especial que não rasgue durante o trabalho. Caso não haja nenhuma, você pode molhar apenas as áreas dobradas e esperar até que a dobra seque antes de fazer uma nova. Tudo isso complica o trabalho, mas o resultado vale a pena.

Origami "dinheiro"

Envolve dobrar figuras a partir de notas. Você pode criar combinações muito interessantes e bonitas. As habilidades do origami de “dinheiro” serão úteis nos casos em que é costume dar dinheiro: tal lembrança parecerá mais original do que notas em um envelope.

Quilling

A técnica quilling teve origem no século XIV, mas hoje está novamente vivenciando um auge de popularidade. Seu segundo nome é filigrana de papel, que reflete com precisão a essência do método: tiras estreitas e longas de papel torcidas em espiral são usadas como peças individuais no quilling. As composições feitas a partir delas surpreendem pela delicadeza, leveza e volume. No entanto, você só deve começar a trabalhar na técnica quilling depois de dominar perfeitamente suas contrapartes mais fáceis.

Como fazer um guindaste de papel com papel de origami

Seja qual for a técnica, é um grande erro considerar o origami apenas diversão: para um artista, ele se tornou uma forma de autoexpressão, arquitetos e designers extraem novas ideias de figuras de papel para, posteriormente, incorporá-las em pedra, metal e vidro. Para os médicos, dobrar figuras de papel se tornou um dos métodos de psicoterapia que ajuda seus pacientes a se recuperarem de uma doença grave.

As aulas de origami são úteis para crianças porque:

  • desenvolver a imaginação espacial;
  • melhorar as habilidades motoras finas das mãos;
  • ensina atenção, precisão e perseverança.

História

O berço do origami é o Japão, onde inicialmente materiais improvisados ​​com as propriedades necessárias foram usados ​​como “matérias-primas”. Com a invenção do papel, a arte de criar estatuetas tornou-se especialmente popular, espalhando-se para outros países orientais. No início, o papel era um material caro e, portanto, cercado por uma aura mística.

Portanto, era usado não apenas para escrita, mas também em cerimônias religiosas: o papel, em particular, era usado para dobrar “katashiro” – figuras simbólicas de divindades, às quais era atribuído o papel nada invejável de “bodes expiatórios”. Após a cerimônia, durante a qual todos os pecados da comunidade eram transferidos para a estatueta, ela era queimada.

Como fazer um guindaste de papel com papel de origami

Mais tarde, quando o papel se tornou amplamente disponível, tornando-se um material conveniente para a criatividade, e o brilho mágico que o cercava diminuiu um pouco, surgiram estatuetas não associadas à religião, muitas das quais tradicionalmente tinham propriedades mágicas atribuídas. O guindaste japonês é um deles.

Lendas dos Grous de Papel Vivos

No Japão e em outros países orientais, o grou é dotado de poderes milagrosos desde os tempos antigos. As pessoas acreditavam que essas aves de pernas longas eram capazes de assumir a forma humana, transformando-se em monges gentis e belos, vagando pelo mundo em busca daqueles que precisavam de ajuda. Por esta razão, os grous eram frequentemente chamados de “pessoas emplumadas” e eram cercados de honra e respeito. Além disso, durante muito tempo esta ave foi considerada sagrada e foi personagem principal de inúmeros contos de fadas e lendas.

Papel e um tsuru - um objeto e uma criatura dotados de significado sagrado, unidos, dão vida a um tsuru de papel, símbolo de esperança, fé e felicidade. Com seu surgimento, surgiu a crença de que se você fizer mil tsurus e dá-los aos amigos, seu desejo mais querido se tornará realidade. Há uma história real ligada a essa crença que se tornou uma lenda.

Esta é a história mundialmente famosa de uma garotinha, Sadako Sasaki, que foi exposta à radiação durante a explosão de Hiroshima e acabou no hospital em fevereiro de 1955 com um terrível diagnóstico de leucemia. A menina tinha apenas um desejo: melhorar e sobreviver. Como muitas crianças japonesas, Sadako acreditava em uma antiga lenda: ela conseguiu fazer apenas 644 tsurus e morreu em 25 de outubro de 1955.

Seus amigos terminaram o trabalho, e a menina foi enterrada junto com os preciosos mil tsurus, tornando-se para sempre um símbolo da rejeição às guerras nucleares. Hoje, décadas depois, crianças no Japão se lembram da menina que se tornou uma das muitas vítimas de Hiroshima.

Materiais

Em nosso país, conhecemos a trágica história de Sadako, mas os grous japoneses não são tão populares aqui, e mesmo entre os adultos são poucos os que têm uma vaga ideia sobre eles.

Qualquer material de folha fina que possa ser facilmente dobrado e posteriormente manter sua forma é adequado para trabalhar com materiais. Mas é melhor para um artista iniciante em origami usar papel comum, que tem muitas vantagens: baixo custo, disponibilidade e facilidade de trabalho.

Como fazer um guindaste de papel com papel de origami

Não há requisitos especiais para a escolha do papel, é importante que ele seja:

  • afinar;
  • com superfície lisa (sem relevo ou relevo);
  • bem dobrado;
  • manteve a forma que lhe foi dada
  • era forte o suficiente e não rasgava quando dobrado várias vezes;
  • para papel colorido - a camada de tinta não deve rachar nas dobras.

Melhores opções:

  • jornal;
  • folha de caderno;
  • papel para impressora;
  • papel kraft (para modelos simples);
  • papel manteiga.

Não deve ser usado para os seguintes fins:

  • papelão fino (quebrará nas dobras);
  • papel alumínio (amassa);
  • guardanapos (frágeis);
  • papel de parede não tecido (não segura dobra).

Ao se preparar para suas primeiras aulas de origami, não faz sentido comprar um conjunto de papéis caros: isso pode ser feito quando você ganhar experiência.

Para trabalhar, você precisará de uma folha em formato de quadrado com lados de pelo menos 15 cm de comprimento, bordas perfeitamente uniformes e ângulos retos. Quaisquer distorções afetarão inevitavelmente o resultado final. É preciso levar em conta que quanto maior o tamanho da chapa e menor sua espessura, mais fácil será realizar todas as ações necessárias.

Master classes

Um tsuru de papel, que é fácil de fazer com bastante prática, é difícil de fazer nos primeiros estágios. Também é possível que ocorram erros que resultem em dobras incorretas, o que tornará o trabalho mais difícil no futuro. Por esse motivo, é recomendável que um artista de origami inexperiente estocar papel barato e facilmente disponível.

Como o sucesso depende em grande parte da qualidade das dobras, é recomendável seguir uma regra simples na hora de fazê-las. Por exemplo, aqui está um algoritmo para dobrar uma folha quadrada de papel na diagonal.

Necessário:

  1. Combine 2 vértices.
  2. Fixe o papel próximo ao topo com um dedo e pressione-o com o outro dedo, movendo-o do topo até a futura dobra.
    Como fazer um guindaste de papel com papel de origami
  3. Chegando ao meio da curva, siga para a direita, até o final.
  4. Retorne ao meio e continue movendo para a borda esquerda.

Com essa sequência, o papel não se desloca e a dobra fica uniforme. Você pode então torná-lo mais preciso passando uma régua ou tesoura ao longo dele. Na técnica do origami, às vezes as peças são desdobradas novamente após serem dobradas: o objetivo dessa operação é formar uma linha de dobra que será usada mais tarde.

Além das dobras, pode haver dificuldades na hora de criar cantos, principalmente em áreas estreitas: o papel nesses locais dobra e não quer ficar plano, e qualquer erro inevitavelmente afeta o resultado final. Uma régua de metal ajudará a facilitar o trabalho: sua extremidade estreita e fina pode fazer o que os dedos não conseguem, além do uso de papel bastante fino.

Grou tradicional (grou da felicidade)

Para uma pessoa que está começando a fazer origami, é aconselhável escolher a figura mais simples para seu primeiro produto. A melhor opção é um guindaste tradicional ou um guindaste da felicidade. Para trabalhar, você precisará de uma folha quadrada de papel; quanto maiores as dimensões de seus lados, mais fácil será completar a tarefa. Uma régua de metal ajudará você a fazer dobras perfeitas. Se o papel tiver um lado colorido (frente) e um lado branco (verso), ele deve ser colocado sobre a mesa com a face para cima.

Como fazer um guindaste de papel com papel de origami

Um tsuru de papel (o origami pode ser feito tanto na versão tradicional quanto em outras versões) na versão clássica pode ser feito nas seguintes etapas:

  1. Primeiro, dobre a folha ao longo de uma das diagonais, passe cuidadosamente a linha de dobra e endireite-a.
  2. Dobre a folha na outra diagonal, marcando também a dobra.
  3. Vire o papel de modo que o outro lado (branco) fique voltado para cima.
  4. Dobre a folha, alinhando os lados superior e inferior, passe a ferro a dobra e desdobre.
  5. Dobre a folha, alinhando os lados esquerdo e direito.
  6. Vire o papel para cima novamente. Agora a folha fica assim: as linhas sólidas correspondem às dobras direcionadas para cima, as linhas pontilhadas correspondem às dobras direcionadas para baixo. De acordo com a terminologia aceita entre os artistas de origami - picos e vales.
  7. Pegue a folha pelos cantos “a” e “b” e alinhe as linhas “ao” e “bo”, seguindo as dobras existentes. Se tudo for feito corretamente, o formato se parecerá com dois quadrados conectados um ao outro. Essa figura é chamada de quadrado duplo, é considerada básica na técnica de origami e é um espaço em branco para muitas figuras, incluindo aquelas que serão discutidas a seguir. O quadrado duplo tem um canto cego e um canto retrátil oposto.
  8. Agora, o quadrado precisa ser colocado sobre a mesa de modo que o canto de abertura fique mais próximo e o canto cego mais afastado, e dobre o lado direito do quadrado superior em direção ao centro, alinhando-o com a linha de dobra ali.
  9. Faça o mesmo com o lado esquerdo, depois vire a figura e repita essas manipulações com o 2º quadrado. Passe todas as linhas com cuidado, marcando-as claramente.
  10. Dobre o triângulo resultante na parte superior para baixo, endireite-o, vire a figura e dobre o triângulo para baixo, depois endireite-o. Você só precisa formar uma linha de dobra.

    Como fazer um guindaste de papel com papel de origami
    Como fazer um tsuru de papel da maneira clássica.
  11. Endireite as laterais: você obterá novamente um quadrado duplo, mas com as linhas de dobra marcadas.
  12. Pegue o canto do quadrado superior (ponto a) e levante a borda da folha, dobrando-a simultaneamente ao longo das linhas de dobra que você acabou de formar. Neste caso, as retas “ab” e “ac” estão alinhadas com o centro, e o triângulo de cima não abre. Para facilitar a tarefa, você pode pressioná-lo com o dedo.
  13. Vire a figura e faça o mesmo com o outro lado. O resultado deve ser um losango alongado, com um “corte” do vértice inferior até o centro ao longo de uma longa diagonal.
  14. Dobre os cantos das 4 “caudas” resultantes em direção ao centro novamente.
  15. Entenda a “anatomia” do futuro guindaste: as caudas longas que agora estão na parte inferior são espaços em branco para o pescoço e a cauda, ​​os triângulos na parte superior são as asas, o triângulo menor entre as asas é o corpo.
  16. Para dar à peça de trabalho o formato desejado, dobre as “caudas” para cima e para dentro, depois puxe-as levemente, prendendo a dobra resultante com os dedos.
  17. De um lado, forme uma cabeça dobrando a ponta do pescoço, dobrando as asas para baixo e esticando-as ligeiramente para os lados. O guindaste está pronto.

Guindaste sobre pernas

Um tsuru de papel, que pode ser feito com pernas, não causará nenhuma dificuldade depois de fazer a versão tradicional. Porém, é preciso levar em conta que para esta figura será necessário dobrar o papel mais 1 vez, e a figura em si terá dimensões menores. Portanto, é necessária uma folha quadrada fina com um lado de pelo menos 20 cm.

Além do papel, você precisará de uma régua, que ajudará a fazer as dobras, e de uma tesoura. O início do trabalho não é diferente daquele descrito na primeira seção, por isso é necessário fazer uma breve “revisão do que foi abordado”. Isso criará uma figura no formato de um losango estreito e longo com uma ponta longa e bifurcada.

Como fazer um guindaste de papel com papel de origami

Ao fazer um guindaste tradicional, o pescoço e a cauda eram formados nesta fase, mas agora tudo é diferente:

  1. Os lados das caudas são dobrados (alinhados com o eixo central da figura) mais uma vez.
  2. O pescoço é formado: uma das caudas longas é dobrada para cima e para dentro.
  3. A extremidade do pescoço é dobrada para formar a cabeça, e as asas recebem a posição desejada.
  4. Para fazer as pernas, você precisará de uma tesoura: use-a para cortar a segunda cauda que permanece reta (aproximadamente até a altura do pescoço).
  5. O guindaste é provido de pés, bastando dobrar as pontas das pernas.

O uso de tesouras na técnica clássica de origami é inaceitável: as figuras devem ser dobradas a partir de uma única folha de papel. Mas você pode quebrar um pouco as regras.

Como fazer um guindaste de papel com papel de origami

Artistas de origami com princípios podem não fazer um corte, mas se limitam a criar um suporte dobrando a ponta: então tudo estará em total conformidade com os cânones tradicionais.

Guindaste festivo

Um tsuru de papel, que pode ser tornado festivo, pode ter uma cauda luxuosa e asas onduladas exuberantes. É considerada uma das mais belas figuras disponíveis na técnica clássica de origami. Geralmente é feito de papel colorido e presenteado aos amigos como lembrança. Para fazer esta figura, você precisará de alguma experiência trabalhando com papel e conhecimento de algumas técnicas básicas de origami.

Os estágios iniciais, que se resumem à criação de um quadrado duplo, já foram dominados, então, em seguida, você precisa fazer o seguinte:

  1. Coloque o quadrado duplo com o lado aberto voltado para você e dobre os cantos do quadrado superior em direção ao centro. Depois, dobre o canto superior para baixo para formar uma linha de dobra ali.
  2. Forme um losango, mas o quadrado de baixo ainda não está envolvido no trabalho.
  3. Vire a peça: com o quadrado restante você precisará fazer a cauda e as asas do guindaste. Para isso, são feitas dobras, mas em uma direção diferente: do canto cego para o centro em 2 lados.
  4. Esconda cada um dos cantos resultantes dentro do quadrado, para isso abra-o ligeiramente e dobre o canto ao longo da linha de dobra para dentro e faça o mesmo com o outro lado do quadrado.
  5. Dobre cada uma das partes resultantes ao meio novamente. Primeiro os cantos superiores, que depois de dobrados ficam escondidos novamente para dentro, e depois os inferiores. O resultado deve ser uma peça bastante complexa.
  6. Dobre o canto resultante para baixo.
  7. Vire a peça.
    Como fazer um guindaste de papel com papel de origami
  8. Para formar o pescoço do guindaste, você precisa processar o canto superior (na imagem - o da esquerda), para o qual seu lado esquerdo (inferior) é dobrado para a direita (para cima) e, em seguida, o lado direito (superior) é dobrado para a esquerda (para baixo). Neste caso, as dobras são passadas apenas até o meio: até a intersecção com o eixo central.
  9. Depois que as linhas de dobra estiverem formadas, endireite o canto. Pegue a peça em suas mãos e dobre-a ao longo do eixo de simetria. O canto subirá. Fixe-o nesta posição.
  10. Dobre o canto superior para trás de modo que fique paralelo à parte inferior, deixando um pequeno espaço entre eles.
  11. Endireite o triângulo novamente, abra-o e dobre o canto para dentro ao longo das dobras existentes.
  12. Para dar uma cabeça ao guindaste, basta dobrar a ponta do pescoço, depois endireitar a cauda fofa e o lindo guindaste de felicitações estará pronto. Se desejar, você pode decorar a cauda colando algumas pedrinhas de strass na ponta.

Guindaste em voo

Como você sabe, um guindaste voador tem o pescoço e a cauda alinhados, e suas asas estão bem abertas.

Para recriar essa figura usando uma folha quadrada de papel, você precisará de:

  1. Faça um quadrado duplo e, a partir dele, um losango duplo, uma parte bifurcada e a outra sólida, com um pequeno triângulo localizado entre as partes sólidas. Para acessá-lo, você precisa dobrar a parte superior do diamante para baixo.
  2. Dobre o triângulo ao longo da linha do meio de modo que seu ápice fique na linha de dobra.
  3. Desdobre o triângulo, depois pegue o losango duplo pelas partes superiores e estique-as levemente. O triângulo então se abrirá e se transformará em um quadrado. Dentro deste quadrado há outro, pequeno, marcado com linhas de dobra. Essas linhas precisam ficar mais claras passando os dedos sobre elas.
  4. "Esconda" o pequeno quadrado pressionando levemente seu centro.
  5. Dobre as partes sólidas do losango para cima e “esconda” o trapézio entre elas.
  6. Descubra onde e o que está no guindaste: as partes sólidas dos losangos se tornarão as asas, o trapézio entre elas será a parte traseira e as caudas bifurcadas se transformarão no pescoço e na cauda.
  7. Dobre uma das pontas para cima, depois dobre-a para trás e dobre-a novamente, mas na diagonal.
  8. Abra a figura resultante e prenda as dobras.
  9. Dobre as bordas em direção ao centro e dobre a peça ao meio. O resultado é uma cauda.
  10. Use o mesmo algoritmo para formar o braço, a única diferença é que sua ponta é dobrada para indicar a cabeça.
  11. Abra as asas e dobre suas pontas levemente para cima, caso contrário, elas cairão devido ao próprio peso.
  12. Abra o trapézio entre as asas e passe-o com cuidado: agora ele se tornou a parte de trás. O guindaste está pronto para voar e pode bater suas asas se for levantado bruscamente.

Como fazer um guindaste de papel com papel de origami

Há também variedades mais complexas de guindastes, assim como muitas outras figuras não menos interessantes. Se as amostras propostas forem montadas com sucesso, significa que o amante do origami dominou os fundamentos desta arte e pode seguir em frente, gradualmente ganhando experiência, aprimorando suas habilidades e criando cada vez mais novas obras-primas em papel.

Vídeo sobre como fazer um guindaste de papel

Como fazer um guindaste de origami:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho