Para fazer preto cor de tintas Nos séculos anteriores, os artistas recorriam à mistura de componentes de ossos queimados ou fuligem, que formavam a base de cores escuras e opacas. Hoje, essa tinta é feita de pigmentos de carbono.
As cores preto e branco são consideradas acromáticas ou seja, não possuem cores ou tonalidades. A única diferença entre eles é que o branco reflete completamente toda a radiação, enquanto o preto a absorve. Portanto, há muitas maneiras de obter um tom escuro misturando tintas.
Teoria de obtenção da cor preta a partir de outras cores. Proporções
É impossível fazer preto puro, mas você pode obter um tom próximo a ele misturando tintas nas proporções corretas. Para obter uma cor próxima ao preto, são misturadas tintas com diferentes composições: solúveis em água, espessas, à base de óleo e corantes sólidos.

Cada pigmento pode ter suas próprias características de mistura devido à sua paleta individual, consistência ou processo de mistura.
Independentemente do tipo de tinta escolhida, os esquemas de mistura de cores são considerados universais e adequados para qualquer pigmento.
Esquema de cores | Proporção |
Vermelho brilhante + verde brilhante | Uma quantidade menor de verde é gradualmente adicionada ao pigmento vermelho. Se você misturar as cores ao mesmo tempo, o resultado ficará próximo do marrom. |
Amarelo + vermelho + azul | As cores são misturadas em proporções iguais. Uma das cores predomina se for necessário um tom específico. |
Azul + marrom | As cores são misturadas em proporções iguais. O padrão é mais adequado para tintas aquarela. |
As proporções para cada esquema podem variar dependendo da tintura escolhida ou do resultado desejado. Como resultado da mistura, podem ser obtidos tons suaves, médios e ricos de preto.
Independentemente do tipo de tinta escolhida, o processo de mistura é aproximadamente o mesmo.
- Prepare as cores necessárias para a mistura. Selecione a paleta de cores correta para obter o preto.
- Aplique tintas na paleta individualmente ou de uma só vez.
- Misture as tintas até obter o tom desejado.
Como obter cor preta com tintas à base de água
Fazer preto com tintas à base de água ou solúveis em água é mais fácil do que com tintas à base de óleo devido à sua estrutura, que facilita a mistura de cores. Esse processo leva menos tempo, mas requer uma mistura cuidadosa de todos os componentes para eliminar todas as impurezas e inclusões que podem afetar o tom final.
Em geral, o processo de criação de um tom próximo ao preto a partir de tintas solúveis em água consiste nas seguintes etapas.
- Prepare os corantes componentes dos quais a tonalidade será misturada – vermelho, amarelo e azul. Ao misturar essas cores em proporções diferentes, você pode obter um tom preto de profundidade variável.
- Adicione cada corante separadamente à paleta em proporções iguais para obter um tom simples de preto. Para dar o tom desejado ao preto, um dos corantes é adicionado em maior quantidade. É recomendável adicionar cada nova tinta à paleta usando pincéis diferentes para evitar misturar as tintas. Será difícil recriar o tom de preto desejado, então a quantidade necessária da mistura é misturada de uma só vez.
- Misture as tintas com um pincel por pelo menos 15 segundos para obter homogeneidade. O pincel é movido em círculos, sem pressioná-lo muito na paleta.
- Faça um teste no papel ou outra superfície, espere secar e compare a saturação da cor com a mistura. Se necessário, adicione o corante desejado à mistura e comece a pintar.
Como obter cor preta de tintas a óleo
As tintas a óleo são mais fluidas e espessas do que as aquarelas, guaches ou acrílicas. Portanto, demora mais tempo para misturar as cores das tintas a óleo para obter um tom uniforme da tinta. Caso isso não seja feito, os traços da mistura preparada serão aplicados com inclusões e listras coloridas.
Para obter uma tonalidade preta, os seguintes pigmentos são combinados com tintas a óleo:
- vermelho com verde;
- azul com laranja;
- amarelo com roxo.
Os corantes a óleo são misturados usando métodos diferentes.
- Mistura manual de tintas em um recipiente separado, quando as cores desejadas são coletadas com um pincel ou espátula e misturadas até que a mistura atinja o tom desejado.
- Aplicar uma camada fina de uma cor secundária sobre uma camada espessa de tinta seca.
- Mistura óptica, onde as tintas são aplicadas na tela com uma espátula próximas umas das outras. De longe, as cores parecem se misturar para formar um tom uniforme de uma nova tonalidade.
Como fazer cor preta com tinta guache
O guache tem uma consistência espessa, de secagem rápida e que é facilmente diluída em água. As tintas têm tons ricos que são adequados para pintura ou trabalhos decorativos.
Misture o guache da seguinte maneira.
- Prepare as tintas, pincéis, paleta ou prato necessários e recipiente para água. A paleta ou superfície para mistura de cores deve ser branca para evitar alterações ópticas de cor. Escolha pincéis macios e semicirculares.
- O pincel é mergulhado em água e depois em uma das tintas. A primeira cor aplicada à paleta é o ultramarino. A mesma quantidade de âmbar queimado é adicionada a ele. Misture as tintas aos poucos na paleta. Depois, tinta azul é adicionada para intensificar a cor da mistura. Não misture mais de 3 cores diferentes ao mesmo tempo para evitar que o tom fique sujo.
- Faça um teste com uma mancha no papel ou em outra superfície. Se necessário, adicione as cores desejadas e repita o traço. Após a secagem, o guache fica mais claro, então a cor da pincelada e a mistura de tintas são comparadas.
- Uma vez obtida a tonalidade final, inicia-se a pintura. Se você estiver aplicando tinta em papel, escolha folhas com superfície áspera. As primeiras pinceladas são feitas na vertical, as segundas na horizontal, sem esperar a secagem da camada anterior.
Como fazer cor preta com tintas acrílicas
Você pode fazer cor preta com tintas, como acrílica ou óleo, usando o mesmo esquema. São corantes universais, brilhantes e ricos, usados em pinturas ou decoração.
As tintas são vendidas em potes, tubos ou conjuntos individuais com cores prontas. Se você não tiver preto à mão, ou o tom certo, ou se ele não estiver disponível, você pode recorrer à mistura de várias cores que você tem.
Isso acontece na seguinte ordem.e.
- Para misturar, selecione várias cores que formarão o tom de preto desejado.
- Uma pequena quantidade da cor original é aplicada à paleta com um pincel.
- Adicione a mesma quantidade de cor secundária e misture bem os corantes até ficar homogêneo. Se houver uma terceira cor no esquema, adicione-a e misture.
- Faça um teste de tinta em uma tela ou outra superfície e espere secar, pois as tintas acrílicas podem mudar de saturação depois de secar.
- Se necessário, adicione o pigmento desejado à mistura acrílica.
- Eles começam a pintar.
Como fazer cor preta com tinta aquarela
As tintas aquarela são adequadas para iniciantes porque são fáceis de usar e permitem misturar diversas cores. Os pigmentos são combinados nos casos em que o tom de preto necessário está faltando ou acabou na paleta principal.
Para fazer isso, siga o algoritmo.
- Prepare com antecedência tubos ou briquetes das cores desejadas, pincéis, papel, uma paleta e um recipiente com água. É aconselhável despejar água em um recipiente grande para manter o líquido limpo pelo maior tempo possível. Às vezes, os artistas adicionam açúcar à água para realçar a cor. A paleta é usada na cor branca para evitar ilusões de ótica e as cores são misturadas somente nela.
- O pincel é mergulhado em água, depois na tinta desejada e aplicado no recesso da paleta. Antes de cada vez que uma nova cor é aplicada com o pincel, ele é bem lavado em água.
- Misture as cores na paleta de acordo com o esquema para obter um tom preto até atingir o resultado desejado. Misture bem os ingredientes. Tente não misturar mais do que 3-4 cores de aquarela para que o tom não fique muito sujo.
- Se necessário, dilua a tinta com água para deixar o tom menos saturado.
- Antes de pintar, faça um teste no papel para comparar a tonalidade com a desejada e, se necessário, ajuste a mistura adicionando o pigmento desejado.
Como fazer cor preta com plasticina
A cor preta pode ser feita a partir de tintas espessas, como plasticina, mecanicamente, misturando vários tipos de pigmentos ao longo de um longo período de tempo.
A plasticina pode ser misturada como qualquer outra tinta, mas Não é recomendado combinar mais de 3 cores, para que a mistura não fique com um tom indefinido.
- Antes de começar a combinar diferentes cores de plasticina, você deve amassá-la bem nas mãos para aquecê-la. Também é recomendável deixar o material de molho para torná-lo mais flexível.
- Cores adicionais são misturadas em pedaços até que o tom desejado seja obtido. O melhor é misturar as cores amassando-as, depois fazer um rolo com essa massa, dobrar ao meio e repetir esses movimentos várias vezes.
- Mexa a mistura até que as cores fiquem uniformes, o que pode levar vários minutos devido à espessura do material.
Como fazer cor preta com lápis
Lápis de cor são misturados usando diferentes técnicas: sombreamento próximo, camadas de cores ou pontos. A maioria dos lápis contém cera, o que impede que os pigmentos se misturem uniformemente, então o sombreamento é feito em uma camada fina. Neste caso, não é possível obter uma cor pura, mas há um efeito óptico.
Misture apenas lápis do mesmo tipo (somente cera ou somente aquarela).
- Aplique pinceladas de uma das cores que constam no esquema para obter a cor preta. Todos os traços são feitos em uma direção e com um pouco de pressão para que você possa controlar a saturação.
- O sombreamento é feito sobre a primeira cor com cores adicionais se forem usados lápis de cera, duros, giz ou pastel. Todos os traços são aplicados em uma direção. Alterne as cores até obter o tom desejado. A ordem em que as cores são aplicadas pode afetar a tonalidade.
- Sombreamento fechado ou mesclagem de pontos é feito se forem usados lápis de cera e duros.
- Uma vez obtida a cor, esfume-a com uma borracha ou um pedaço de papel. Lápis duros ou de cera são nivelados com um lápis de giz branco. Lápis de aquarela são nivelados com um pincel e uma pequena quantidade de água.
Como fazer cor preta com marcadores
Você pode fazer cor preta com tintas em marcadores ou canetas hidrográficas misturando no máximo 3 cores por vez.
O processo de aplicação dos marcadores começa do mais claro para o mais escuro, usando movimentos circulares.
- Um tom claro do esquema de cores escolhido é aplicado ao papel para produzir preto.
- Sem esperar a cor anterior secar, aplique as cores restantes.
- Após a secagem, a cor do marcador fica mais clara, então faça um teste da mistura em uma cópia bruta.
- Clareie o tom usando um marcador zero.
- Escureça o tom aplicando a cor do marcador várias vezes.
Conselhos
Para fazer preto a partir de tintas com bases diferentes, os mesmos pigmentos são combinados em proporções diferentes ou usando métodos diferentes.

A composição ou densidade do corante pode afetar a saturação da cor final ou a duração do processo de mistura.
- Antes de começar a misturar, é recomendável vestir roupas velhas ou cobrir a superfície de trabalho para proteger contra manchas.
- Para maior comodidade, todos os corantes necessários são preparados com antecedência ao lado da paleta.
- Tintas líquidas requerem menos tempo para misturar. Quanto mais espesso for o material corante, mais tempo levará para obter uma mistura homogênea.
- Clarear a guache com água remove a saturação da cor.
- Guache seco em um frasco pode ser diluído com água até obter uma consistência semilíquida.
- O guache cobre bem as camadas anteriores. A nova camada não é translúcida e pode ser usada para cobrir uma cor malsucedida.
- As proporções são selecionadas individualmente devido à variação da densidade do corante.
- No método de vitrificação, as aquarelas são misturadas diretamente no papel usando água. O resultado final é alcançado através do efeito óptico de sobreposição de sombras. Primeiro aplique o tom diluído e espere secar. Outro tom de uma cor secundária é aplicado por cima. Espere secar e alterne até obter a cor desejada.
- A cor preta é obtida pela mistura de todas as cores primárias.
- Adicionar corante branco produz uma cor cinza. A quantidade de tinta branca afeta a saturação do tom de cinza.
- Misturar vermelho com verde produz uma cor próxima do preto, mas não é preto puro.
- A cor mais próxima do preto puro é obtida pela mistura de amarelo, ciano e magenta.
Vídeo sobre como obter cor
Como obter a cor preta misturando tintas: