A necessidade de alongar um vestido ou saia pode surgir por vários motivos. - encolhimento do tecido após a lavagem, ganho de peso quando a peça fica curta, pela pressa na escolha da roupa e pela compra de uma peça que não veste bem. Existem muitas ideias e maneiras de alongar um vestido.
Em que casos vale a pena alongar um vestido?
A necessidade de alongar um vestido pode ser devido a:
- um modo de lavagem selecionado incorretamente, como resultado do qual o item encolhe e fica mais curto;
- compra precipitada de um vestido quando havia pouco tempo para experimentá-lo ou o item foi comprado sem experimentá-lo;
- composição de tecido de baixa qualidade, quando um item é lavado de acordo com todas as regras, mas ainda encolhe e, como resultado, o comprimento do item fica mais curto;
- alguma inadequação quando o estilo e o modelo de um vestido são adequados, por exemplo, para o trabalho no escritório, mas o comprimento não;
- a vontade de mudar um pouco o modelo, quando parece que acrescentar comprimento deixará o vestido mais interessante e brilhante;
- o desejo de esconder algum defeito, por exemplo, quando um vestido está rasgado na parte inferior ou sujo, para que não possa ser lavado e, como resultado, teve que ser cortado um pouco ou colocado em um remendo de tecido e depois estendido com outro tecido.
O alongamento geralmente é usado nos casos em que o estilo do vestido em si é apreciado e a mulher ou menina realmente gostaria de usá-lo, acrescentando um pouco de comprimento.
Maneiras de adicionar comprimento, instruções passo a passo
Você pode alongar um vestido de várias maneiras (há muitas ideias que serão discutidas em detalhes mais adiante no artigo). Muitas pessoas acreditam que só existe uma maneira de alongar um vestido: costurando um pedaço de tecido na bainha em forma de babado ou babado. No entanto, na verdade, você pode adicionar alguns centímetros ao comprimento de um vestido não apenas dessa maneira, que é sem dúvida a mais popular, mas não a única.
Método para alongar um vestido | Observação |
Com a ajuda de babados e babados, tiras de tecido, renda vazada | A maneira mais simples e popular. Você pode usar tecido da mesma textura do vestido ou pode escolher materiais que contrastem em cor e textura. |
Devido ao alongamento no meio e à adição de inserções de tecido na área da cintura | Você pode adicionar um material idêntico ou um completamente diferente, combinando-o com uma listra na bainha. |
Adicionando inserções na bainha do vestido | Para isso, corta-se a parte inferior do vestido e costura-se a tira resultante ao produto principal com outro pedaço de tecido (geralmente renda). |
Alongando a parte superior do vestido (corpete) | Adequado para modelos como vestidos tubinho e lápis. |
Usando elementos de capa (saia de tule) | Basicamente, essa opção é adequada para roupas que são usadas em diversos eventos e celebrações. |
Criando uma trilha | |
Adicionando uma segunda saia inferior (versão em camadas) | Essa saia pode ser uma anágua completa ou simplesmente uma tira costurada no forro e aparecendo por baixo da parte inferior do vestido. |
Usando renda ou babado
A maneira mais fácil e popular de aumentar o comprimento da bainha de um vestido é estendê-la com uma tira de tecido ou renda. Para que o produto pareça harmonioso, é melhor escolher o mesmo material com que o vestido foi costurado. No entanto, essa não é uma regra obrigatória, pois uma peça alongada dessa forma pode ficar bem bonita se outro tecido escolhido combinar com o material principal da peça.
Por exemplo, saias e vestidos feitos de jeans, com acabamento na parte inferior com uma tira de renda, ficam muito bem. Uma faixa contrastante costurada na bainha do vestido também ficará vantajosa, mas um material com textura ou cor ligeiramente diferente fará com que o vestido pareça mais barato.
Para alongar um vestido dessa maneira você deve:
- Decida o tipo de tecido, comprimento e largura da tira que será costurada na parte inferior do vestido. Se você planeja fazer um babado, precisará usar de 1,5 a 2 vezes mais material em comprimento, dependendo de quão exuberante e multicamadas será a borda adicionada. Ao cortar a tira, você deve adicionar 1-1,5 cm de margem de costura.
- Você pode costurar um babado ou babado na parte da frente (nesse caso a costura ficará do lado de fora) ou do lado de dentro. Antes de costurar o elemento na parte principal, é necessário pré-varrer as 2 partes manualmente. Isso permitirá que você veja as deficiências e as corrija.
- Depois que o babado ou tira de tecido é costurado na parte inferior da peça, a bainha e o material adicionado são bem passados para dar à peça uma aparência acabada e apresentável.

Para deixar o vestido mais bonito, você pode costurar as mesmas tiras de tecido na gola ou nos punhos. Deve-se levar em conta que um babado exuberante é mais adequado para vestidos de corte reto, e em peças com saias rodadas, tiras simples de tecido costuradas ao longo da bainha ficarão melhores.
Para alongar vestidos de linho, vale a pena escolher um material diferente, pois o linho perde a forma e os babados exuberantes feitos desse tipo de tecido podem mudar de forma após a lavagem e ficar com um aspecto pouco atraente.
Inserções na bainha
Você também pode alongar um vestido (há muitas ideias, descritas mais adiante no artigo) usando inserções na bainha. Neste caso, uma parte da parte inferior do vestido (5-10 cm) é cortada e depois costurada novamente com um inserto de tecido, que conecta o corte resultante com a parte principal do produto. Como resultado, o vestido parece muito interessante e incomum e, ao mesmo tempo, fica mais longo.
Para a alteração você precisará de:
- tesoura;
- corte de tecido;
- agulhas para fixar tecidos (alfinetes de alfaiate);
- fita métrica;
- ferro;
- máquina de costura;
- linhas e uma agulha simples (para alinhavar previamente as peças).
Passo a passo, tudo é feito assim:
- Primeiro, você precisa decidir o tipo de tecido, depois tirar todas as medidas e cortar o material adequadamente. Essas inserções ficam melhores se forem feitas de renda, mas outras opções também são possíveis, o principal é que o tecido esteja em harmonia com o material principal.
- Em seguida, você deve cortar cuidadosamente a parte inferior do vestido, tendo determinado antecipadamente qual será a largura desse corte em centímetros. Você não deve cortar muito ou pouco tecido. O ideal é quando a tira cortada e a adicional tenham a mesma largura e meçam de 5 a 10 cm. Ao cortar, lembre-se também de deixar 0,5-1 cm de material para margens nas laterais e no comprimento.
- Em seguida, a linha de corte (tanto do vestido quanto da parte adicionada) é processada com ponto ziguezague ou overlock. Se uma fita de renda foi escolhida para alongar, ela não é nublada.
- As costuras são dobradas e passadas a ferro, depois são alinhavadas e a peça adicional é costurada à mão no vestido. Se a aparência do produto for satisfatória, tudo é costurado em uma máquina de costura.
Durante o trabalho, você deve monitorar cuidadosamente a simetria, cortar e costurar todas as partes uniformemente de todos os lados, caso contrário, a irregularidade revelará a alteração independente do vestido e prejudicará sua aparência.
Alongamento na cintura
Você pode cortar um vestido para alongá-lo não só na parte inferior, mas também na cintura. O tecido inserido nesta área não só ajudará o produto a ganhar alguns centímetros extras de comprimento, mas também o tornará mais espetacular, elegante e enfatizará a curva graciosa da cintura.
Este método não é adequado para todos os modelos de vestido. Ficará bom em peças de corte reto, vestidos meio-sol e de verão, mas em vestidos trapézio largos esse acréscimo na região da cintura não será muito apropriado.
Em detalhes, o processo de adição de uma inserção se parece com isto:
- O vestido é cortado ao longo da costura na área da cintura, se for composto por 2 partes, ou, se for uma peça, simplesmente cortado ao longo da linha da cintura com uma tesoura (neste caso, as bordas são processadas com overlock).
- A tira de tecido selecionada e cortada é processada com overloque em todos os lados e depois costurada na parte superior e inferior do vestido, conectando-as. Isso é feito somente depois que todas as peças foram varridas e tudo parece perfeito.
- Depois o produto é passado e experimentado.
Para deixar o vestido mais bonito, você pode fazer um encaixe não só na região da cintura, mas também adicionar o mesmo material na parte inferior da bainha, simplesmente ao longo da borda, ou também fazer um encaixe cortando parte da parte inferior e conectando-a ao produto principal com uma tira de tecido. Se não for possível selecionar um tecido semelhante, você pode usar um material semelhante, combinando-o com malha, renda ou guipura. Isso adicionará um toque romântico ao vestido e ajudará a esconder as diferenças.
Alongamento do corpete
Você pode alongar um vestido (ideias e as formas mais bem-sucedidas de alteração serão dadas mais adiante no artigo) de outra maneira incomum - alongando a parte superior do vestido, ou seja, o corpete. A única desvantagem dessa opção é que ela não é aplicável a todos os modelos. Este método é adequado se você precisar refazer um vestido de coquetel, um vestido estilo Marilyn Monroe, um vestido tipo espartilho, um vestido justo ou um vestido lápis.
Alongar um vestido usando um corpete é semelhante ao método anterior, mas neste caso o encaixe na cintura é muito mais largo e chega até o peito. O tecido geralmente é feito em uma cor contrastante, o que permite enfatizar as curvas da silhueta e ressaltar a inusitada do modelo.
A reformulação passo a passo do produto fica assim:
- Um pedaço de tecido do comprimento e largura necessários é cortado. Geralmente é feito bem largo – 20-30 cm.
- O vestido é cortado ou com fenda abaixo da linha do busto.
- Todas as bordas são nubladas - tanto o vestido quanto o recorte inserido, e as partes do vestido são pré-costuradas à mão.
- Tudo é passado a ferro e depois as partes do produto são costuradas à máquina.
Este acessório é ótimo para destacar seu busto e deixar seu vestido mais sexy e atraente.
Criando uma cintura alta
Criar uma cintura alta também ajuda a dar comprimento ao vestido. O método se assemelha visualmente ao alongamento do corpete, porém, ao alongar o corpete, o vestido é cortado abaixo da linha do busto e, ao criar uma cintura alta, um pouco mais abaixo. Esta opção de alteração é adequada para todos os modelos de vestido, exceto os evasê. Esse estilo é ótimo para esconder imperfeições e ainda manter um visual feminino.
Os vestidos são alongados da seguinte maneira:
- Do pedaço de tecido selecionado, corte uma tira reta com comprimento igual à circunferência da cintura (com uma margem de 1 cm em ambas as extremidades) e aproximadamente 10-15 cm de largura. Você não deve fazer a tira muito larga, pois isso alongará não só a cintura, mas também o corpete. A incisão não deverá ser feita na cintura, mas abaixo do peito.
- O vestido é cortado na cintura, no seu ponto mais fino. Todas as bordas do tecido que requerem processamento são chuleadas, dobradas e passadas a ferro.
- Assim como nos 2 métodos anteriores, todos os elementos do vestido são costurados e depois o produto é passado a ferro.
Como resultado, o vestido assume uma aparência completamente diferente, mas muito atraente, e fica mais longo.
Usando elementos de encaixe
Você também pode alongar um vestido (as ideias podem ser muito diversas) adicionando elementos adicionais ao modelo básico. No entanto, essa opção só é indicada para ocasiões especiais e somente para vestidos de corte reto. Para costurar capas desse tipo, eles usam tecidos que mantêm bem sua forma - tule, véu.
Para criar uma saia longa e esvoaçante, faça o seguinte:
- Selecione um tecido que combine com a cor. É melhor que seja do mesmo tom do vestido, ou que a cor predominante da estampa seja do mesmo tom do produto principal.
- Para cortar uma saia, meça a circunferência da cintura. Um pedaço de tecido é cortado com largura igual à circunferência da cintura, com uma margem para um ajuste solto nas pernas (já que a capa deve fluir sobre as pernas e não ficar apertada) e em comprimento - a distância da linha da cintura até o chão (ou até o tornozelo ou até o meio das panturrilhas, dependendo da sua preferência).
- As bordas da saia da capa são cuidadosamente chuleadas com um overloque ou fazendo um ponto baixo regular. Se você tem pouca experiência trabalhando com esse tipo de tecido fino, é melhor delegar esse trabalho a uma costureira habilidosa.
- Usando alfinetes de segurança, a saia é presa sobre o vestido na cintura.
- A saia é perfeitamente costurada à peça principal.
Nem sempre faz sentido costurar essas capas em um vestido, pois o resultado será muito elegante e pode parecer muito pomposo, não sendo adequado para uso diário. Uma alternativa seria criar uma saia com elástico ou um lindo cinto desse tecido fluido, que pode ser usado sobre um vestido na cintura para sair, se necessário.
Criando um trem
Você também pode alongar o vestido com uma cauda. À primeira vista, essa ideia, assim como a ideia do arremesso, parece apropriada apenas para sair. Porém, na realidade, a cauda não precisa ser necessariamente tão exuberante e pomposa quanto a saia da noiva. Para o uso diário, é claro, modelos mais lacônicos são mais adequados, nos quais a cauda lembra uma capa leve.
Pode ser uma cascata caindo na parte de trás da saia do vestido ou cruzando na frente e sobrepondo-se, formando um semicírculo nas costas. Este trem não precisa necessariamente ser longo. Por outro lado, para o uso diário, modelos não muito longos, que cheguem no máximo até o meio da panturrilha, serão mais apropriados.
Veja como costurar uma cauda:
- O futuro trem é cortado de tecido adequado (tule, seda esvoaçante, viscose, chiffon). As etapas específicas para construir o padrão dependerão do modelo escolhido. Caso tenha alguma dificuldade na hora de cortar o material, é melhor confiar essa tarefa a um profissional.
- As bordas do trem são processadas usando uma overloque ou máquina de costura. Se for composto por várias partes, elas são conectadas e costuradas.
- A cauda resultante é experimentada, prendendo-a à cintura. Se tudo estiver satisfatório, a capa é costurada no vestido.
Assim como no caso da saia capa, você não precisa costurar a cauda ao vestido permanentemente; você pode costurar um cinto ou tira elegante com ele e combiná-lo com o vestido quando necessário.
Alongamento de um vestido de malha ou jeans
Materiais como malhas e jeans se destacam de todos os outros tecidos. Os vestidos feitos com eles se distinguem por suas características (a malha é macia, o jeans tem textura). Eles são ideais para uso diário, mas, ao mesmo tempo, quando é necessário alongar produtos feitos com esse tipo de tecido, surgem uma série de dificuldades.
A maciez das malhas e a textura do jeans não deixam muito espaço para alterações e criatividade, então, se necessário, você pode alongar um vestido feito com esses tecidos apenas adicionando babados ou listras de outro material e renda ou inserções na parte inferior do vestido. Métodos como adicionar comprimento costurando inserções na cintura e na área do corpete não funcionarão neste caso.
Se necessário, vestidos feitos de jeans ou malha podem ser alongados da seguinte forma:
- Depois de selecionar um tecido adequado, corte uma tira para criar um babado. Para um vestido jeans, pode ser de renda ou algodão grosso estampado. Para tecidos de malha, você pode escolher tecidos de couro artificial ou apenas malhas do mesmo tom ou, ao contrário, de tom contrastante.
- A peça resultante é costurada na bainha do vestido de qualquer maneira adequada - com a costura voltada para fora ou para dentro (dependendo do estilo do vestido). As bordas da tira adicional de tecido nem sempre são encobertas - depende do modelo do vestido e do conceito geral do traje.
Além da renda, o tule pode ser usado em combinação com jeans, bem como com material jeans de tom diferente. Também fica lindo alongar um vestido jeans adicionando uma tira de renda na parte inferior da bainha, quando um pequeno pedaço de tecido (5-10 cm) é cortado da parte inferior do vestido e a parte cortada é conectada à parte principal do produto com uma inserção de renda.
Insertos decorativos
Para decorar os encartes você pode usar:
- lantejoulas;
- strass;
- contas;
- contas;
- guipura.
Esses elementos não ajudam diretamente a alongar o vestido, mas podem ser úteis se houver necessidade de enfatizar de alguma forma as inserções e colocar os detalhes certos. Por exemplo, para sair, você pode decorar um vestido alongado com inserções no meio com guipura, e vestidos com listras de tecido ou babados adicionados na parte inferior combinam com miçangas ou strass, que também podem decorar a parte superior do vestido.
Plissado
Você pode alongar um vestido não apenas adicionando um babado regular ou uma tira de tecido, mas também usando um babado plissado. Este design é adequado para vestidos de corte reto e simples. A parte adicional plissada pode ser feita do mesmo tecido do vestido, ou você pode brincar com o contraste e escolher algo diferente em cor e textura.
O elemento plissado é feito assim:
- Um pedaço de tecido é cortado com algum material extra para criar dobras. A quantidade vai depender de cada um, pois podem ser maiores ou bem pequenos.
- Depois, usando um ferro de passar e alfinetes de costura, faça dobras, dobrando e fixando cada uma delas.
- Depois disso, quando todas as dobras estiverem formadas e fixadas, a parte superior da borda é costurada na máquina de costura.
- Em seguida, use um overloque para chulear a borda inferior, depois dobre-a, passe a ferro e faça a bainha.
- O blank é costurado no vestido da maneira usual, a costura também é processada com overlock.
O vestido, com corte na borda inferior, parece rigoroso e lacônico.
Segunda saia
A segunda saia pode ser uma anágua completa ou uma imitação de uma, quando na verdade uma tira que parece uma anágua é costurada na parte interna da parte inferior do vestido. Este método é adequado para modelos de vestidos com parte inferior bastante fofa e corte não reto.
No primeiro caso, uma saia completa é cortada do tecido selecionado, que deve ser vários centímetros mais longa que a parte superior. Na região da cintura, a peça, com acabamento em ambos os lados, é costurada na parte interna, na linha da cintura. No segundo caso, uma tira de tecido é cortada e costurada na parte inferior do vestido, de dentro para fora, de modo que pareça parte da saia inferior aparecendo.
Há muitas ideias sobre como alongar um vestido. Todos eles permitem que você faça isso de forma bonita e organizada para que o produto não perca sua atratividade e aparência apresentável. A escolha do método de alteração dependerá do estilo do vestido, já que cada modelo é mais adequado para uma opção de adicionar comprimento e completamente inadequado para outra.
Todos os métodos descritos são bastante simples e, com habilidades mínimas de costura, você pode facilmente alongar o vestido sozinha, sem nenhuma ajuda externa.
Vídeo sobre como alongar um vestido com as próprias mãos
Como alongar um vestido: