A balalaica é um instrumento musical associado à Rússia e considerado um símbolo da cultura russa. As principais características distintivas da balalaica são seu som único e sua bela aparência. O processo de criação de sua imagem não é complicado: tanto adultos quanto crianças podem realizá-lo.
O principal é seguir o guia passo a passo ao desenhar, e então funcionará bela imagem, que podem ser coloridas ou complementadas com elementos interessantes.
Ferramentas de desenho
A balalaica (o desenho para crianças começa com opções simples) para representar no papel exigirá a presença de certos materiais e ferramentas.
Entre eles:
- lápis simples;
- folha de papel;
- apagador;
- lápis de cor, marcadores ou tintas.
Escolhendo um lápis
Um lápis é uma ferramenta simples e familiar com a qual todos têm que lidar quando jovens, sentados em uma mesa. Com sua ajuda você pode criar vários designs.
É importante entender os diferentes tipos de lápis. A classificação principal é baseada na dureza e maciez do grafite. De acordo com o sistema europeu, a letra "B" é usada para indicar maciez, e a letra "H" está presente no corpo de um lápis duro. Se o lápis não for duro nem macio, mas médio, então a marcação “HB” é usada.
Na maioria das vezes, um lápis HB é usado para criar um desenho. Eles são convenientes para desenhar a base. Lápis duros são usados para desenhar objetos com contornos claros, enquanto lápis macios são convenientes para sombreamento.
Selecionando papel
A escolha do papel deve ser feita com responsabilidade, pois é a folha de papel que será a base do desenho. Existem vários tipos de papel adequados para desenho.
Antes de comprá-lo, você precisa prestar atenção em:
- densidade;
- textura;
- cor;
- acidez;
- dimensões.
Existem diferentes tipos de papel:
Para lápis de grafite | Para lápis de cor |
É melhor desenhar com um lápis simples em papel liso. Nesse caso, as linhas serão mais precisas e detalhadas. Este papel é especialmente adequado para desenhar pequenos elementos. Além disso, o papel para desenhar com lápis simples deve ser de maior densidade. Isso ocorre porque muitas vezes você precisará passar uma borracha sobre sua superfície, removendo elementos desnecessários: linhas auxiliares ou linhas desenhadas incorretamente. A densidade recomendada é de 100 g/m². m. Quanto à superfície, o papel liso não permite o uso de técnicas multicamadas, mas ajuda a reduzir o consumo de lápis. | Lápis de cor são feitos de coalina e agentes corantes especiais. Estes últimos podem ser de origem natural e artificial. Portanto, o papel deve ser selecionado levando em consideração as características do lápis.
Ao usar lápis de cor, os artistas geralmente usam uma técnica de sombreamento. Neste caso, o indicador de densidade ótimo será de 130 g/m². m. Papel para aquarela funciona muito bem com lápis de cor. É conveniente sombrear cores e misturá-las. O mesmo papel funcionará bem com lápis aquarela. |
Master classes
Balalaica (um desenho para crianças pode ser feito em várias técnicas e em diferentes versões) pode ser facilmente retratada no papel se você seguir rigorosamente as instruções passo a passo. É melhor começar com opções simples.
Balalaica clássica
Existem muitos tipos de balalaicas, mas entre elas há uma que merece o maior respeito. Estamos falando de uma variedade clássica de instrumento musical.
Via de regra, os instrumentos musicais são representados nos desenhos na posição em que são usados para tocar música. Para a balalaica, esta é uma posição diagonal.
Para desenhá-lo nessa posição, você precisa fazer o seguinte:
- Desenhe duas linhas paralelas na diagonal, do canto inferior esquerdo do papel até o canto superior direito. A distância entre essas linhas deve ser pequena – alguns centímetros.
- Conecte as extremidades superiores das linhas desenhadas com uma linha reta a 90 graus, e as extremidades inferiores de modo que um ângulo seja formado. Esta figura se tornará o braço da balalaica.
- Desenhe o tampo harmônico de um instrumento musical. Para fazer isso, coloque um ponto no esboço do braço mostrado na etapa anterior. Para determinar corretamente a localização deste ponto, você precisa dividir mentalmente a barra em 4 partes iguais. Deve haver um ponto na junção da parte inferior com a próxima em altura. É muito importante porque se tornará o canto superior do triângulo que em breve se tornará o baralho.
- Coloque um ponto final e comece a desenhar um triângulo. É importante tentar fazer com que suas linhas sejam curvas.
- No próprio triângulo, a alguma distância do pescoço, desenhe um retângulo estreito, mais parecido com uma tira. O principal é que esse retângulo seja paralelo à parte inferior do baralho.
- No topo do braço, desenhe uma pá com 3 cravelhas de afinação. É um quadrilátero cujos dois lados opostos vão em direção um ao outro. Deve haver 3 círculos neste quadrilátero. Outros 3 círculos estão localizados na lateral, no lado longo superior.
- Desenhe uma longa linha arqueada ao longo de um lado do triângulo que representa o baralho. Neste caso, esta linha passará pelo lado direito. É necessário dar volume ao deck.
- Coloque a caixa harmônica no deck (aproximadamente no meio do triângulo). É um círculo com uma linha ondulada circundando-o. Em outras palavras, a caixa vocal é como uma flor com muitas pétalas.
- No baralho, desenhe uma linha ondulada do lado direito do triângulo para o esquerdo. Suas ondas devem ser largas.
- Em cada um dos cantos inferiores do baralho, desenhe 1 pequeno triângulo curvo.
- Passe as cordas por todo o instrumento. Todas são linhas retas e longas. O número total de cordas em uma balalaica clássica é 3.
- Onde as cordas se prendem à parte inferior do deck, desenhe uma pequena linha arqueada. Deve ficar fora do triângulo-deck.
- Pinte a balalaica. Para isso, as cores mais adequadas são amarelo e laranja, que imitam a madeira, material tradicionalmente usado na fabricação de instrumentos musicais desde a antiguidade. Ambas as cores podem ser misturadas.
- Pegue a tinta vermelha e pinte as cravelhas e a lateral do instrumento.
- Usando tinta preta, desenhe trastes pretos, pinte a caixa vocal, escureça os suportes e cantos.
Balalaica posicionada verticalmente
Balalaika (um desenho para crianças pode ser representado em diferentes posições) na posição vertical pode ser desenhado no papel se você seguir estes passos:
- Desenhe 2 linhas paralelas que se tornarão o protótipo do braço. Entretanto, na parte inferior, eles devem formar um triângulo.
- Desenhe um círculo aproximadamente no centro do triângulo. Esta será uma caixa de voz.
- Adicione um triângulo invertido acima das duas linhas paralelas desenhadas no primeiro passo. Porém, em vez de um canto inferior, ele deveria ter um arredondamento.
- Deixe a balalaica volumosa. Para fazer isso, linhas paralelas são desenhadas ao longo dos contornos superior, inferior e direito.
- Estenda os cantos, desenhe as cravelhas e trastes, passe as cordas e “prenda-as” nos suportes.
- Desenhe uma linha ondulada diagonalmente no convés para imitar um avental.
- Pegue alguns lápis de cor e comece a colorir o instrumento musical. Para o deck, você deve usar cores laranja, bordô e marrom. A caixa vocal é pintada de preto, e as listras dos trastes no deck devem alternar: claro, escuro, claro, escuro.
Balalaica com ornamento
As crianças adoram tudo que é brilhante e colorido, então você pode tentar desenhar com elas não apenas uma balalaica, mas uma balalaica com um enfeite.
Para fazer isso, você precisa fazer o seguinte:
- Desenhe o contorno de um instrumento musical usando um lápis.
- Como nos exemplos acima, o braço é desenhado, o que faz a transição para o baralho.
- Usando as mesmas técnicas usadas nos exemplos anteriores, crie os elementos restantes da balalaica: a espátula, a palheta redonda, o avental ondulado, os trastes, as cordas verticais retas e os suportes.
- Em um lado da balalaica, por exemplo, no lado esquerdo, desenhe uma linha que adicionará volume.
- Desenhe um enfeite no convés. Linhas onduladas são usadas para isso.
- Pegue um marcador preto e trace todas as linhas marcadas anteriormente.
- Nos cantos inferiores do baralho, use o mesmo marcador para adicionar elementos semicirculares.
- Deixe as pontas do enfeite mais densas e escureça os suportes.
- Na parte lateral, desenhe várias listras uniformes que se tornarão a decoração do instrumento.
- Pinte a balalaica. Aqui você precisará de marcadores brilhantes. Recomenda-se dar preferência ao verde, vermelho, laranja. As cores cinza e marrom também são adicionadas.
Ao escolher uma cor para um enfeite, é importante lembrar: quanto mais brilhante for, mais alegria o desenho trará para a criança.
Com tintas
Trabalhar com tintas é um pouco mais difícil do que com lápis, mas o resultado será mais agradável. Para pintar uma balalaica, você precisa olhar a imagem do objeto e estudar os elementos que o compõem.
Depois você pode preparar os materiais e ferramentas que serão necessários para o trabalho:
- lápis simples;
- apagador;
- governante;
- folha de papel;
- tintas.

Não há necessidade de deixar a imagem da balalaica para trás. Será necessário mais de uma vez durante o trabalho. Antes de prosseguir com o desenho, é necessário examinar cuidadosamente a balalaica, prestando atenção aos seus elementos constituintes. O tampo harmônico contém um orifício ressonador redondo chamado ressonador.
Acima está uma estrutura projetada para proteger o deck durante apresentações musicais ativas. Em vez de uma concha, muitos modelos podem apresentar um padrão - uma imagem de flores ou frutas vermelhas. As balalaikas são frequentemente pintadas no estilo Khokhloma, na pintura de Gorodets ou Gzhel. Outros ornamentos russos também podem ser aplicados à superfície do instrumento musical.
O processo de desenho ocorrerá nas seguintes etapas:
- Descreva os três elementos principais de um instrumento musical: o deck, o braço e a cravelha.
- Deku pode ser representado como um triângulo. A barra é um retângulo longo, e a escápula é um quadrilátero irregular. É importante representar essas 3 figuras, observando as proporções. O resultado será um esboço geral da balalaica – seu esboço inicial.
- Suavize as linhas, tornando-as mais “vivas”. Para conseguir isso, os cantos do deck e da lâmina são ligeiramente arredondados.
- Aproximadamente no centro do baralho, desenhe uma caixa de ressonância que tenha o formato de um círculo. Deve haver um lindo padrão ao redor. Você pode desenhar várias linhas arqueadas suaves que representarão pétalas. O resultado é um lindo alto-falante em formato de flor.
- Ao aplicar padrões à superfície, você pode usar elementos da pintura russa. Elas incluem flores estilizadas, folhas, videiras, cachos de frutas vermelhas, cranberries vermelhas e grama crespa.
- Prossiga decorando o braço da guitarra. Os trastes devem ser representados aqui. Há 3 cordas ao longo do braço. Deve haver 3 cravelhas na escápula que coroa o topo do braço. Eles podem ser representados como pequenos círculos.
- Deixe a caixa vocal escura. Você também deve escolher cores que adicionem brilho à balalaica.
- Para pintar o deck, use tintas bege e vermelha. Depois disso, você precisa esperar até que essa camada seque completamente.
- Comece a criar divórcios. Para isso, utiliza-se um tom mais escuro. Essas manchas imitam perfeitamente uma superfície de madeira.
- Pinte as partes restantes da balalaica. O pescoço deve ter uma cor chocolate escuro. Depois que essa camada estiver seca, você deve pintar as 3 cordas. Cada um deles deve se transformar em uma faixa cinza clara.
- Usando cores brilhantes, “reviva” o padrão ao redor do ressonador.
A balalaica é um instrumento musical considerado um símbolo do povo russo. Ele prova que apenas 3 cordas são suficientes para a criatividade. E embora não seja fácil brincar na realidade, desenhar uma balalaica é muito fácil, até crianças conseguem fazer.
O principal é imaginar como é esse instrumento. Durante o trabalho criativo, você pode usar apenas um lápis simples e algumas canetas hidrográficas.
Vídeo sobre desenho
Aula magistral sobre como desenhar uma balalaica