Camisola estilo lingerie. Padrões

Uma camisola feita em estilo lingerie, está na vanguarda das tendências da moda há muitos anos. Simplicidade, combinada com materiais de alta qualidade e selecionados com bom gosto, representam a imagem ideal de feminilidade e graça, com elementos de complexidade e um toque levemente ousado.

Inicialmente um acessório para dormir, essa silhueta foi além do escopo de um acessório doméstico e se estabeleceu firmemente em muitas áreas da vida. Ela pode ser encontrada no escritório, em um evento noturno, na vida cotidiana e até mesmo nos esportes.

O que vestir com um vestido camisa

Uma camisola estilo lingerie é um modelo simples que não restringe os movimentos e não possui fechos e zíperes complexos e, na maioria dos casos, completamente ausentes. A silhueta lindamente fluida permite destacar as vantagens da figura feminina. Essas razões são os principais fatores que levaram esse estilo ao primeiro lugar.

Camisola estilo lingerie. Padrões

A simplicidade da silhueta e o minimalismo nos acabamentos decorativos permitem combinar um vestido estilo lingerie com muitos itens adicionais. Para qualquer ocasião, um vestido camisa se tornará uma parte relevante do guarda-roupa se for colocado corretamente no quadro geral da imagem.

Opção noturna

Para ir a uma festa ou a um jantar social formal, os estilistas recomendam usar um vestido estilo lingerie com alças. Esta imagem realçará a beleza da figura da dona da roupa e lhe dará mistério e charme. O comprimento do produto deve ser até o chão, o que adicionará magreza e graça à mulher.

Para completar o look, é aconselhável colocar uma gola de pele sobre os ombros ou enrolar um lenço de seda no pescoço. Ele é selecionado em uma cor que combina com o material principal. Sua estrutura e cor não devem se destacar muito do fundo da imagem, mas, pelo contrário, enfatizar a silhueta fluida do vestido.

Camisola estilo lingerie. Padrões

Golas de pele e cachecóis de seda não são adequados para estilos com as costas abertas.

Para roupas de noite, formatos verticais são mais adequados para bijuterias ou joias preciosas. Entre eles, os brincos com pingentes ou correntes são especialmente populares. O toque final desse look são os sapatos. Sandálias ou sapatos com a frente aberta e, definitivamente, saltos altos seriam muito apropriados aqui.

Opção diária

Um vestido camisa de comprimento médio é perfeito para um look do dia a dia. No verão quente, ele é usado sozinho ou com um sobretudo leve de cetim ou seda por cima. Sapatos nude são uma ótima opção de calçado.

Camisola estilo lingerie. Padrões

Em climas frios, as roupas externas são substituídas por jaquetas, casacos, cardigans, jaquetas largas, blazers feitos de tecido leve de lã, cashmere, tricotados à máquina ou à mão. Representantes mais ousadas da metade feminina podem complementar o visual com uma jaqueta longa de couro perfurada.

Versão de rua

Para criar um visual harmonioso, confortável e nada provocativo para as ruas, os estilistas aconselham usar um vestido-camisa combinado com uma jaqueta de couro estilo motociclista ou uma jaqueta bomber. Para a fase inicial de teste do experimento neste visual, é aconselhável aderir a um esquema de cores, e o papel de sombrear a cor principal recai sobre os acessórios.

Estes poderiam ser:

  • uma bolsa com alças de metal ou uma corrente;
  • botas de cano curto ou sapatos de salto alto.

Camisola estilo lingerie. Padrões

Um visual mais sóbrio para essa opção também envolve combinar um vestido estilo lingerie com um suéter quentinho com caimento original ou malha grossa. Botas de cano curto, botas acima do joelho, mocassins ou botas com cano alto e salto estável ou plataforma completam a composição.

Os sapatos e a estrutura da roupa exterior são selecionados dependendo da estação e das condições climáticas.

Segundo os designers, você não deve se ater à mesma combinação de tecidos com texturas semelhantes, mas tentar experimentar com eles. Por exemplo, no tempo frio, um vestido de cetim e um casaco felpudo ou um sobretudo ficarão ótimos juntos.

Para completar o visual, você pode envolver o pescoço com um cachecol longo e quente, tricotado à mão, e um slouch (chapéu). Para mulheres esbeltas e de pernas longas, botas com sola áspera ou oxfords combinam muito bem com esse conjunto.

Camisola estilo lingerie. Padrões

Para fashionistas muito magras e jovens que não têm medo de usar peças volumosas, os estilistas recomendam experimentar o seguinte visual multicamadas. Consiste em um vestido-camisa, sobre o qual se usa uma camisa jeans larga como jaqueta, e depois uma camisa de cetim crepe. Complete o visual com botas de cano curto e um dos acessórios de cabeça (chapéu ou touca).

Cores atuais

Uma camisola estilo lingerie, dependendo do tecido usado e das tendências da moda, pode vir em uma variedade de cores e tons.

Junto com a continuação das cores pastéis tradicionais:

  • bege;
  • rosa;
  • branco;
  • verde;
  • marfim;
  • marrom.

Camisola estilo lingerie. Padrões

Os designers começaram a adicionar um pouco de variedade às suas criações. Mais cores contrastantes foram adicionadas, como preto, azul profundo e muitos tons de vermelho. Surgiram modelos interessantes, feitos em versões bicolores, além de estampas florais e geométricas de fantasia.

Tecidos

Uma camisola costurada no estilo lingerie exige que certas condições sejam atendidas durante a produção. A finalidade, a silhueta e a combinação com outros atributos da imagem impõem as características necessárias ao material.

A estrutura do tecido deve ser macia, fluida, agradável ao corpo e não enrugar. Nem todos os tipos de materiais naturais atendem a esses critérios, por isso são utilizadas opções que contêm fibras sintéticas ou suas combinações.

Tais exemplos incluem:

  • seda;
  • crepe cetim;
  • lã translúcida;
  • veludo macio;
  • veludos;
  • renda;
  • chiffon;
  • viscose.

Camisola estilo lingerie. Padrões

Atualmente, esses são os tecidos mais populares para costurar roupas desse tipo. Cada um dos materiais listados, devido à sua estrutura, confere ao produto final certas qualidades.

Portanto, vestidos de seda são luxuosos e parecem muito caros, são confortáveis ​​de usar e ficam em contato com a pele, além de caírem lindamente sobre o corpo. Feitos de tecido liso, eles são adequados para mulheres ousadas, atrevidas, autoconfiantes e sexualmente atraentes. Mas a presença de uma estampa transforma o produto em vestidos de verão leves e “voadores”.

Camisola estilo lingerie. Padrões

Os produtos de chiffon com forro são arejados e românticos, acrescentando um toque de diversão à imagem de uma mulher. Vestidos feitos de seda fosca e cetim crepe são perfeitos para noites formais ou escapadas românticas.

Modelos populares de vestidos de camisa

A camisola estilo lingerie com um toque moderno tem vários estilos atraentes, projetados para fins específicos. Então, o modelo tradicional é usado no dia a dia, no trabalho e na rua.

Ele também tem um decote profundo e é popular como vestido de noite com acessórios adicionais. Para o mesmo propósito, é usado um vestido-camisa com alças e contornos do peito bem definidos.

Camisola estilo lingerie. Padrões
Exemplos de looks com vestido camisa estilo lingerie.

A variedade de nuances introduzidas no corte do produto altera parcialmente sua imagem, mas a silhueta básica do vestido-camisa permanece inalterada. Portanto, cortar ao longo da linha de viés do tecido proporciona um ajuste mais elegante do produto à figura, uma estrutura fluida e bonita do tecido e uma ênfase detalhada nas virtudes femininas.

Babados decorativos, cortados em espiral e localizados na costura onde o jugo é preso com um ângulo agudo, acrescentam exclusividade e feminilidade emocionante.

Um papel importante no design da imagem é desempenhado por detalhes individuais, harmoniosamente selecionados para combinar com o tom do produto ou criando um contraste brilhante com a cor principal. A opção clássica é a renda ou guipura, que combina bem com seda, cetim ou chiffon.

A tendência moderna trouxe sua própria influência ao estilo de camisa lingerie. Entre eles estão o efeito patchwork, a expansão assimétrica da parte inferior do produto, a multicamadas, o drapeado e o uso de detalhes de acabamento.

Em qualquer caso de uso de um vestido desse estilo, o desleixo não deve ser permitido. Este modelo, complexo em seu design estilístico, exige uma seleção cuidadosa de todos os atributos e acessórios que o acompanham.

Padrões

Um vestido estilo lingerie exige o uso de um padrão básico clássico. Para iniciantes na costura deste modelo, basta utilizar somente este.

A aparência do produto final não será afetada de forma alguma. Artesãs mais experientes podem cortar peças ao longo da direção oblíqua dos fios do material, bem como equipá-las com elementos de acabamento adicionais.

Camisola estilo lingerie. Padrões

O estilo do vestido neste estilo é tão simples que o molde básico mais padrão do tamanho apropriado será adequado para sua produção. Você pode construí-lo sozinho, seguindo os cálculos iniciais (substituindo suas próprias medidas nas fórmulas) ou usar um molde pronto. Uma vez que a fundação básica esteja pronta, ela é ajustada aos parâmetros individuais.

  1. Para isso, são construídos dardos adicionais, originários do ponto do peito (como mostrado na imagem). Uma delas é direcionada para o pescoço, e a segunda para o centro do peito. Isso se justifica pelo fato de que todas as três pinças serão transferidas para uma pinça no peito, localizada na costura lateral.
  2. Em seguida, o padrão é editado de acordo com o estilo. Primeiro, a linha da cintura é elevada em 1,5 cm e, ao longo dessa linha, a largura das partes traseira e frontal é reduzida em 1-2 cm cada. Isso é necessário porque o vestido-camisa não tem pinças na região da cintura.
  3. A linha da cava também é reduzida em 1 cm. Tais valores são utilizados devido ao fato de que o padrão básico já vem com tolerância para liberdade de movimento.
  4. Em seguida, a linha inferior do produto na parte traseira e frontal é aumentada em 5 cm cada. Novos cortes laterais são desenhados através dos pontos construídos a partir das cavas, cintura e bainha. Na área da cintura, elas são desenhadas com uma curva suave.

Isso completa o ajuste das linhas laterais e da linha inferior do padrão. O próximo passo na edição da base básica é projetar a parte superior da frente e de trás. Seu design tem a aparência do estilo escolhido, que pode ser muito diversificado. Algumas opções de modelo são mostradas na figura.

  1. De acordo com a configuração selecionada, é projetado o topo do padrão das partes frontal e traseira (neste caso, é apresentado um modelo com alças). Pode ter a forma de uma linha suave ou quebrada. O principal ao construí-lo é respeitar as medidas individuais.
  2. Após a aplicação preliminar dos traços de apoio, o desenho principal é completado com linhas mais intensas.

Nesta etapa, a construção do molde do vestido camisa está concluída. Em seguida, o desenho é modificado e transferido para o tecido. O padrão é modelado após ser cortado ao longo das novas linhas. Consiste em formar uma pinça de busto na costura lateral fechando as três indicadas no desenho.

Camisola estilo lingerie. Padrões

Após transferir a pinça do busto para a costura lateral, é importante ressaltar que é recomendado reduzir o novo comprimento em 3 cm para um ajuste mais justo ao redor do peito. A solução do dardo continua a mesma.

Corte e costura

Em seguida, prossiga transferindo os detalhes do molde para o tecido:

  1. Antes de fazer isso, você precisa calcular a quantidade de tela necessária. O comprimento do corte depende do estilo do modelo e inclui o maior valor para a altura do molde, mais as margens de costura ao longo das bordas superior e inferior do produto. A largura é medida ao longo da linha inferior, levando em consideração as tolerâncias. A largura padrão do material em rolos, 120 cm, é suficiente para um produto.Camisola estilo lingerie. Padrões
  2. Ao cortar, é importante levar em consideração a presença ou ausência de costura no painel traseiro do produto. Caso não seja fornecido, o tecido deve ser dobrado com os cortes de ponta a ponta ao longo da linha central do tecido. Isso deixará você com duas bordas com dobras para acomodar as peças da frente e de trás. Se houver costura, o material é dobrado ao meio e as peças de corte são dispostas na seguinte ordem:
  • a parte da frente da peça é alinhada com a linha central próxima à dobra do tecido;
  • voltar - recuar da borda do tecido em relação à quantidade de margem de costura.
  1. Em seguida, o molde é preso ao tecido com alfinetes de alfaiate, as margens de costura são marcadas e ele é cortado. Soluções Dart também são transferidas. As linhas resultantes são combinadas e varridas. Depois disso, os dardos são presos na máquina de costura, o alinhavo é removido e eles são passados ​​com a dobra voltada para baixo.Camisola estilo lingerie. Padrões
  2. Em seguida, costure os cortes laterais. Eles são costurados em uma máquina e posteriormente processados ​​em overloque ou usando ponto de fixação. As costuras resultantes são passadas a ferro. Caso haja costura no painel traseiro, a mesma operação é realizada.
  3. Antes de começar a desenhar a parte de cima do vestido, você deve preparar as alças. A largura também depende do estilo e pode variar dentro de diferentes limites. As tiras de tecido preparadas são dobradas ao meio na direção do fio da urdidura e costuradas, deixando uma margem. Ele não é cortado, pois dá densidade à peça acabada. Em seguida, tendo prendido a linha com uma agulha em uma das extremidades da tira, passe-a (a agulha) pela parte interna da peça e traga-a para a extremidade oposta. Assim, as tiras ficam viradas do avesso. Os detalhes são bem endireitados, alinhados e passados. Você pode fixar a costura com um ponto de acabamento. As tiras são presas à vestimenta principal nos locais designados, com as pontas abertas voltadas para cima.Camisola estilo lingerie. Padrões
  4. O próximo passo é processar a borda superior do vestido. Isso é feito usando um revestimento, que é cortado para corresponder exatamente à parte superior das peças da frente e de trás do molde. A largura do revestimento é geralmente de 4-5 cm. A superfície sem margem de costura é colada com entretela e suas bordas são costuradas para formar um anel fechado.
  5. A borda inferior é processada com overloque ou bainhada envolvendo o entretela. Em seguida, com os lados direitos voltados para dentro, unindo as bordas superiores do forro e da peça principal, elas são costuradas, ajustando as tiras fixadas.Camisola estilo lingerie. Padrões
  6. É importante observar que o comprimento do revestimento deve idealmente corresponder ao comprimento da borda superior do produto. Caso contrário, podem se formar vincos ou protuberâncias desagradáveis, o que é completamente inaceitável. Antes de enrolar o forro na parte superior do vestido, é recomendável fazer leves entalhes nas margens de costura nos cantos convexos ou côncavos. Isso permitirá que você projete a borda superior do produto de maneira uniforme e bonita.
  7. Em seguida, o revestimento é enrolado ao redor da parte principal e varrido, deixando uma leve borda (de até 1 mm). Ela é fixada por meio de tratamento térmico úmido ou ponto de acabamento de fixação. A rosca auxiliar é removida.Camisola estilo lingerie. Padrões
  8. A etapa final é o desenho da borda inferior do vestido. Você pode simplesmente fazer a bainha, tendo-a previamente processado com um overloque, ou costurar um detalhe de acabamento em forma de renda ou babado.

Camisola estilo lingerie. Padrões

Apesar da simplicidade do estilo e da alfaiataria, uma camisola feita no estilo lingerie não tolera descuido e desleixo no uso ou na combinação com outras coisas. Não basta simplesmente complementá-lo com possíveis acessórios. O principal é “encaixá-lo” harmoniosamente na composição geral da imagem, tanto em termos de cor quanto de estilo.

Vídeo sobre vestido camisa

Aula magistral sobre como criar um vestido slip:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho