Laço de fios, criado à mão, muitas vezes funciona como um parceiro para um botão com fechos ou um gancho. No entanto, antes de criar uma peça, será necessário determinar inicialmente sua localização futura no produto, levando em consideração que fixadores com tais laços podem ser usados nas áreas dos itens acabados onde não sofrerão altas cargas, caso contrário, poderão quebrar.
O detalhe da rosca não deve ficar exposto, por isso deve ficar localizado dentro do produto. Para obter um laço menos perceptível, recomenda-se usar fios que combinem com o tom do material de base.
Como fazer ponto corrente à mão?
Você pode fazer uma casa de botão à mão na forma de uma corrente arejada de fios, que desempenhará funções funcionais e decorativas em um vestido ou blusa.
Muitas vezes, o material do tecido do produto, um rolo, um cordão redondo ou um espartilho, são usados para decorar as alças de ar. Você também pode usar linhas regulares para criar detalhes. Porém, neste caso, os fixadores não devem ser submetidos a cargas elevadas, pois podem quebrar, diferentemente das opções tradicionais.
Para criar um laço, você precisará de uma agulha comum, bem como fio de algodão ou linha que combine com o tom do produto. Fios de lã não são adequados.
Instruções passo a passo:
- Prenda a linha na parte de trás, trazendo a agulha para a parte da frente, no ponto inicial do laço. Coloque o laço sobre o dedo, insira a ferramenta no segundo ponto do laço no lado avesso e traga-a para fora no primeiro ponto do lado direito.
- Execute manipulações semelhantes 4 vezes para obter um laço grosso. Segurando o item com a mão esquerda, coloque a linha sobre o dedo indicador, passando a agulha pelo laço.
- Passe a ferramenta pelo segundo laço localizado no dedo indicador. Retire o dedo e aperte a linha, empurrando o nó resultante para a base do laço.
- Continue adicionando novos pontos para mantê-los firmemente presos uns aos outros.
- Quando chegar ao final, fixe a marca firmemente na parte de trás.
Loop nublado
Você pode fazer uma casa de botão à mão usando o método de sobreposição, que é adequado para itens feitos de tecido leve. Primeiro, você deve marcar o comprimento, a largura e a localização do laço usando giz.
Por dentro, é necessário aplicar material adesivo na área onde está localizado o laço e prender um pano fino para selá-lo e evitar que a peça se desfie e estique durante o processamento.
Instruções passo a passo:
- Sobre o material, a uma distância de 3 mm, faça um ponto manual paralelo à marcação, evitando que o material desfie e estique durante o chuleado.
- Dobre o tecido ao longo da linha de alinhavo do laço central, cortando com uma lâmina ou tesoura. Costure as bordas do laço com pontos enviesados, empurrando simultaneamente a camada inferior do tecido para fora e escondendo o suporte adesivo.
- Enrole as alças com linha grossa e forte, formando pontos de alça frequentes, para que elas escondam os pontos de enrolamento oblíquos.
- Após terminar de chulear um lado da laçada, costure 3 pontos de fixação, que ficarão perpendiculares ao corte da laçada. Além disso, aperte as duas pontas do laço. Pontos nublados.
Os fechos podem ser localizados em 1 ou 2 lados da peça, e o comprimento deve corresponder à largura do laço de chuleado. Para trabalhar, você precisa de uma agulha curta, fina, afiada e lisa. O fio não deve ser longo, caso contrário ele ficará emaranhado e atrapalhará.
Laço de fenda
Você pode fazer um ponto de debrum em um material de lã grosso à mão. Para a sobreposição, é necessário utilizar fios que mantenham a plasticidade da peça, colocando um cordão fino dentro da sobreposição. O nó do ponto de laçada é melhor formado com fios de seda, algodão ou fio dental, pois eles não retornam ao formato original.
O fio deve ser brilhante, liso e torcido. Fios mistos e lavsan não são adequados para decorar casas de botão, pois desfiam. Como resultado, a peça irá se desfiar e ficar coberta de fiapos.
Para criar um loop com fenda, você precisará do seguinte:
Estágios | Descrição |
Determinação do tamanho do loop | É necessário medir a espessura e o diâmetro do botão. Os dados obtidos devem ser somados, o que resultará no comprimento preliminar da peça ranhurada. Entretanto, tal cálculo pode ser aplicado à matéria fina. Se o tecido for grosso, será necessário adicionar mais 2 mm. O elemento decorativo deve passar livremente pelo laço sem esticar os cantos do corte com as bordas. |
Preparando a área para o loop | Muitas vezes a peça é colocada nas estrias, na correia e nas laterais. Como resultado, ele será feito em 2 camadas de tecido. As camadas de material devem primeiro ser fixadas para que não se movam uma em relação à outra durante a manipulação posterior. Para fixar, você pode usar fita adesiva, cuja largura e comprimento serão 1 cm maiores que o corte da laçada. Você também pode envolver o perímetro da peça com pequenos pontos de viés. Além disso, você deve alinhavar as bordas laterais com pontos enviesados, fazendo uma linha vertical atrás da laçada. Ao mesmo tempo, os pontos não devem puxar as camadas de tecido juntas. |
Marcação de loop | Ao costurar casacos e jaquetas, utiliza-se uma casa de botão com ilhós. Para cortar, recomenda-se usar um furador ou cortar cuidadosamente com uma tesoura. Para obter um corte mais preciso, você pode usar um molde feito de uma folha grossa de papel, colocando-o sobre o material, alinhando-o claramente ao longo do eixo do laço e marcando o olho com a extremidade do laço com giz. |
A moldura do laço é representada por duas costuras de agulha para frente colocadas ao longo da borda externa da futura peça. Ele é capaz de fortalecer a costura, e os pontos podem segurar as bordas cortadas dos fios do tecido, evitando que eles desfiem.
Instruções passo a passo para fazer uma moldura de laço:
- Passe uma linha longa pela agulha para que você possa fazer a moldura sem interrompê-la com uma linha só.
- Prenda a linha do lado avesso no final do futuro laço com 2 pontos atrás.
- Costure a moldura com ponto corrido, cujo comprimento deve ser de 3 mm. Faça um ponto de cada vez, puxando a agulha perpendicularmente ao tecido.
- Complete o primeiro círculo. As costuras devem ser colocadas exatamente entre o 3º e o 4º fio da trama a partir do eixo da laçada.
- Ao passar uma seção de laçada reta, faça as costuras ao redor do ilhós em um intervalo idêntico.
- Complete a segunda carreira, preenchendo o espaço entre as costuras da primeira carreira.
- Livre-se do fio de trama que se projeta como eixo do laço. Levante-o com cuidado e corte-o no começo e no fim, puxando-o com cuidado.
- Corte o laço com uma tesoura em um trecho reto ao longo do fio.
- Ao chegar no olho, recorte-o com cuidado, sem deformar a rosca da armação.

O cordão permite pressionar as bordas dos fios de tecido cortados, além de criar uma borda de laçada não esticada e clara.
Para fazer e prender o cordão para o laço, você precisa fazer o seguinte:
- O cordão é feito a partir do fio usado para fazer o acabamento da peça.
- Pegue as 2 pontas de um fio de 100 cm de comprimento e torça-as na direção em que a torção deve ser direcionada.
- Junte as pontas de modo que o fio fique torcido ao meio. Repita a mesma ação. O resultado deve ser um cordão de 4 fios de 25 cm de comprimento. Prenda a ponta do cabo com fita adesiva para que ele não se solte.
Ao encobrir um lado do laço, o outro lado pode desfiar. Para evitar esse problema, você precisa usar um pequeno pedaço de tecido, enrolando-o no outro lado da peça e prendendo-o com um alfinete por dentro.
Para costurar casas de botão em tecidos grossos, você precisa de um ponto de casa de botão com um cordão inserido:
- Perfure a agulha do lado avesso no canto inferior do laço à esquerda.
- Leve a ferramenta para a frente, colocando a dobra do cordão sobre ela e prendendo-a ao tecido com um pequeno ponto. Traga a agulha de volta para a parte da frente.
- Mantenha o trabalho na vertical, prendendo o cordão com o polegar. Insira a agulha de baixo para cima através da fenda e estique a linha de modo que fique uma pequena laçada. Passe a agulha de baixo para cima, apertando o laço.
- Ao apertar o laço, direcione a agulha perpendicularmente à superfície do tecido de modo que a cicatriz do laço fique na parte da frente. Graças a isso, a decoração passará pelos fios do overlock sem desgastá-los.
- Após chulear 1 cm, puxe o cordão levemente, formando uma borda de laçada transparente. Continue o ponto de laçada, faça um ilhó e vire o trabalho. Remova o pedaço de tecido que foi usado para proteger o outro lado do laço. Costure o último e aperte o cordão conforme necessário.
- Quando os pontos chegarem ao final do laço, puxe o cordão e verifique o elemento. O cordão não é costurado com ponto de laçada, então ele deve se mover livremente dentro da costura.
- Para fechar o laço, una o primeiro e o último laços com 3 costuras e prenda com um cordão. Corte a fita inserindo o cordão na agulha.
- Leve a ferramenta para a parte de trás e depois para a parte da frente, criando um laço de rebite. Traga a agulha de volta para dentro e prenda, escondendo as bordas entre as camadas de tecido.
Como resultado, o material cortado sob o laço será fixado 3 vezes: com uma nervura, um cordão e uma moldura. Devido a isso, o laço de mão será forte o suficiente.
Do cordão dobrado
É possível fazer uma casa de botão manualmente usando um cordão, o que fica incomum e bonito no produto final.
Instruções passo a passo:
- Para criar o cordão, corte uma tira de tecido de 3 cm de largura na diagonal.
- Costure o laço com costuras de 1,5 mm. A tira deve se assemelhar a um funil. Depois de costurar o laço, corte cuidadosamente o excesso de material ao longo do ponto.
- Desvire o laço com uma agulha, prendendo a ferramenta ao fio restante e empurrando a ponta cega para dentro.
- Costure o pedaço acabado de cordão de pinça na peça.
Pequenos detalhes são uma parte importante da imagem, por isso exigem muito mais atenção na hora de costurar do que a seleção de costuras, tecido, tonalidade e estilo. Nesse sentido, é necessário conhecer os tipos de casas de botão, bem como como fazê-las manualmente. Para criar os detalhes, você pode usar linhas comuns, agulha ou máquina de costura.
Vídeo sobre como fazer um loop
Como fazer um ponto corrente com linhas: