Fazer slime é bem fácil.. A popular goma de mascar para as mãos é composta por uma base e um ativador. Uma ampla gama de alternativas permite criar dezenas de combinações de slime sem espessante.
O que é slime?
Slime é um brinquedo macio, elástico e antiestresse. Ele se assemelha simultaneamente à gelatina elástica e ao anteriormente conhecido “slime”. Os slimes originais têm as propriedades de um fluido não newtoniano. Em estado de calma, elas se espalham sobre uma superfície plana e, quando tocadas, tornam-se densas.
Alguns anos atrás, a moda do slime ressurgiu. Novas variações desse entretenimento surgiram. Vários enchimentos que proporcionam prazer tátil começaram a ser adicionados à base pegajosa: bolas de espuma, contas, glitter, figuras de plástico, etc. O slime é mais um brinquedo esteticamente agradável do que educativo. No entanto, crianças de 2 a 5 anos podem brincar com chiclete e desenvolver habilidades motoras finas.
É possível fazer slime sem espessante em casa e com o quê?
Você pode fazer slime sozinho – você só precisa de alguns ingredientes. Quando misturados, eles entram em uma reação química e se transformam em uma massa viscosa. A receita clássica inclui 2 componentes: cola e ativador. Várias soluções químicas servem como ativadores. A fórmula mais comum para "slime": cola PVA, tetraborato de sódio (bórax) e água.
Existem dezenas de outras receitas de slime. Os brinquedos acabados diferem em densidade, textura e velocidade de secagem. Dependendo da composição, podem ser transparentes, foscos, brilhantes, com efeito metálico.
As instruções abaixo no artigo lhe dirão como fazer slime sem espessante. Primeiro, você precisa decidir quais ingredientes são mais acessíveis e depois escolher uma receita adequada.
Lista dos ingredientes mais comuns para slime:
Urdidura | Ativador | Decoração |
|
|
|
O custo médio de um slime é de 50 a 100 rublos.
Como fazer slime? Instruções passo a passo
Primeiro, você precisa preparar seu local de trabalho. Ela deve estar limpa, livre de poeira e resíduos - caso contrário, partículas podem entrar na massa e estragar sua textura. A lista de equipamentos necessários inclui um par de luvas de celofane ou látex - elas protegerão suas mãos do ressecamento e descamação que podem ocorrer quando em contato com substâncias.
Você também precisará preparar algumas tigelas de cerâmica, plástico ou vidro, um copo medidor e uma colher/espátula de plástico. Não é possível usar metal, pois em alguns casos isso pode levar à oxidação do slime. As crianças devem fazer slime sob a supervisão de um adulto, pois muitos componentes podem causar alergias ou asfixia, ou até mesmo causar queimaduras.
De xampu e sal
Ingredientes:
- açúcar – 1 colher de chá;
- xampu 50 ml;
- saco plástico;
- inventário.
Misture os ingredientes, despeje a mistura em um saco e deixe na prateleira de cima da geladeira por 2 a 3 horas. A vida útil do slime é de 1 a 2 dias.
De plasticina
A plasticina infantil comum tem propriedades muito próximas às do slime. O slime arejado e fosco pode ser feito com plasticina infantil macia, água e gelatina. Você precisará de um fogão e uma panela.

50 g de gelatina devem ser dissolvidos em água fervente e deixados esfriar por uma hora. Após o tempo transcorrido, a mistura solidificada deve ser aquecida novamente. Pequenos pedaços de plasticina são adicionados à água quente na proporção de 1:2. A mistura precisa ser bem mexida e a gelatina derretida adicionada. A massa é colocada na geladeira por meia hora.
De farinha
Este slime é hipoalergênico. A receita não utiliza cola nem tetraborato, que podem causar alergias. Este brinquedo pode ser dado a crianças, mas somente sob supervisão de um adulto.
Você precisará de:
- água (morna) – 150 ml;
- xampu para bebê – 15 ml;
- farinha de trigo – 150 g;
- corante alimentício;
- inventário.
O shampoo precisa ser emulsionado – dissolvido em água, sem deixar formar espuma. Corante alimentício é adicionado à solução resultante. Em seguida, despeje lentamente a farinha no líquido, mexendo. A mistura resultante é bem misturada; não deve haver grumos. O slime é colocado na prateleira de cima da geladeira por meia hora - dessa forma ele vai engrossar, mas não vai congelar.
De esmalte
Esmalte pode ser encontrado em qualquer casa onde more uma mulher. No entanto, essa opção é bastante tóxica e seu uso é proibido para crianças. A maioria dos vernizes contém o veneno formaldeído. Além disso, o lodo resultante será oleoso e terá um cheiro desagradável.
Você precisará de:
- esmalte – 1 frasco;
- óleo de girassol – 1/4 colher de chá;
- inventário.
Despeje o óleo e o verniz em um recipiente e misture até formar uma massa homogênea e densa. Um método alternativo é usar bórax, água e PVA. Porém, aqui o esmalte serve apenas como corante. A cola deve ser misturada com verniz e água deve ser adicionada à mistura na proporção de 1:1. Em seguida, o tetraborato é introduzido. Sua quantidade depende da densidade do verniz. A massa deve ser misturada.
De marshmallows
Os americanos tiveram a ideia de como fazer slime sem espessante. Eles criaram um slime comestível a partir de uma guloseima tradicional: marshmallows. Esses pequenos suflês diferem dos marshmallows tradicionais porque não são feitos de purê de maçã, mas de açúcar e amido de milho. Esses ingredientes são frequentemente usados para fazer slimes.
Essa goma de mascar pode ser dada a crianças pequenas. Para preparar, basta derreter um pacote de marshmallows em uma panela em fogo baixo ou em banho-maria. O suflê derretido formará uma massa viscosa.
A mistura resfriada pode ser usada como slime até endurecer. A desvantagem dessa receita é que, depois que o marshmallow seca, é bem difícil removê-lo do tecido. Pode ser removido das superfícies dos móveis usando uma esponja embebida em água quente.
De bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é frequentemente usado para fazer slime. Ele atua como um ativador e também dá ao brinquedo uma textura granulada agradável.
Ingredientes para o slime de bicarbonato de sódio:
- Cola PVA - 100 ml;
- bicarbonato de sódio – 2 colheres de sopa. eu;
- água morna – 50 ml;
- inventário.
A cola é diluída em água morna e, se desejado, adiciona-se corante. Em um recipiente separado, misture o bicarbonato de sódio com a água até formar uma pasta líquida. Adicione lentamente o refrigerante à cola, mexendo sempre. O slime pode ser usado imediatamente.
Versão magnética
O slime magnético é um brinquedo que vai capturar a atenção tanto de crianças quanto de adultos. É feito de forma bem simples. Todos os "efeitos especiais" são obtidos usando pó de óxido de ferro. Estas são as menores aparas de pó magnético. Na maioria das vezes – vermelho. Pode ser comprado em uma loja de experimentos químicos ou em plataformas de negociação chinesas.
Você também precisará de um ímã de neodímio – é barato (cerca de 100 rublos) e amido líquido. O amido líquido é um detergente para roupas vendido em lojas de materiais de construção e em algumas farmácias. Pode ser substituído por uma mistura de água e amido de milho na proporção de 4:1.
Lista de ingredientes para slime:
- amido líquido – 100 ml;
- Cola PVA – 100 ml;
- pó de óxido de ferro – 100 ml;
- água – 100 ml;
- inventário;
- ímã.
Em uma tigela, dilua a cola e a água. Adicione o pó de óxido de ferro à mistura e mexa. Adicione o amido líquido à mistura e mexa.
A mistura deve ser homogênea, moderadamente espessa, de cor cinza claro com inclusões de pó.
Gradualmente ele irá adquirir um tom mais escuro. Recomenda-se deixar o slime em um recipiente plástico por 10 minutos. Pode separar um pouco, isso é normal. Quando um ímã de neodímio é aproximado, partículas de óxido de ferro começam a gravitar em sua direção. Como resultado, a massa elástica se estica e muda rapidamente de forma.
De pasta de dente
Uma das opções mais econômicas. O resultado é um slime macio, mas de curta duração.
Ingredientes:
- pasta de dente (gel recomendado) – 1 colher de sopa. eu;
- sabonete líquido – 1 colher de sopa. eu;
- farinha de trigo 5 colheres de chá;
- inventário.
Misture pasta de dente e sabão. Adicione a farinha à mistura e misture bem. Para ficar homogêneo, amasse bem com as mãos.
De creme para as mãos
Um belo slime pode ser feito com creme para mãos comum à base de óleos e glicerina. É melhor usar um produto espesso que ainda não tenha vencido.
Ingredientes:
- creme para as mãos (ou creme para bebês) – 3 colheres de chá;
- detergente para louça – 2 colheres de chá;
- bicarbonato de sódio – 0,5 colher de chá;
- saco plástico;
- inventário.
Misture bicarbonato de sódio ao detergente de louça. Adicione o creme à mistura e mexa. Despeje a mistura em um saco e deixe na prateleira de cima da geladeira por 24 horas. Se o tempo for curto, o slime pode ser usado após 8 horas.
Do açúcar
O slime ficará texturizado e granulado. O slime é semelhante à fórmula do xampu e do sal. Graças à base química do xampu, o açúcar granulado não derrete por muito tempo.
A lista de componentes é simples:
- açúcar – 1 colher de chá;
- shampoo ou gel de banho 50 ml;
- saco plástico;
- inventário.
Misture e mexa todos os ingredientes, despeje a mistura em um saco e deixe por 2 horas. Após esse tempo, o slime pode ser utilizado.
Lodo de ar
Fluffy Slime é uma variação arejada de goma de mascar para as mãos. Visualmente, lembra cobertura de bolo e fica melhor em cores pastéis. Pode ser feito de PVA e espuma de barbear.
Você precisará de:
- espuma de barbear;
- Cola PVA (branca);
- tetraborato de sódio;
- água;
- tingir;
- inventário.
O tetraborato de sódio é misturado com água à temperatura ambiente - deve ser obtida uma solução líquida. Em outra tigela você precisa adicionar espuma de barbear. O tamanho da bola de espuma determinará o tamanho do slime finalizado.
Despeje a cola PVA no mesmo recipiente. Sua quantidade depende do tamanho da bola de espuma. A massa deve ficar viscosa, sem grumos. Nesta fase, o corante é adicionado. Em seguida, despeje lentamente a solução da primeira tigela na mistura, mexendo sempre. Quando o slime parar de grudar nas suas mãos, ele estará pronto para uso.
De ácido bórico
O ácido bórico é relativamente seguro para humanos. Está incluído em algumas compressas e produtos cosméticos para a pele. O ácido bórico atua como um ativador e pode ser usado como substituto do bórax na receita clássica.
Para fazer slime você vai precisar de:
- Cola PVA;
- ácido bórico;
- bicarbonato de sódio;
- água quente;
- inventário.
Como antes, a cola PVA é adicionada primeiro ao recipiente. Se desejar, você pode adicionar decoração. Separadamente, prepare uma solução de água e soda. O ácido bórico é derramado na cola e misturado. Em seguida, adicione 3 colheres de sopa à mistura. eu. solução. O slime é colocado em um recipiente de plástico por 2 horas. Após o tempo decorrido, ele poderá ser utilizado.
Do gel de banho
Ele é feito da mesma forma que o lodo de xampu ou detergente de louça.
Ingredientes:
- açúcar – 1 colher de chá;
- gel de banho – 50 ml;
- saco plástico;
- inventário.
Misture todos os ingredientes, despeje a mistura em um saco e deixe descansar na geladeira por 1 a 3 horas. Alguns sabonetes líquidos podem se separar quando expostos ao sal, por isso é melhor usar açúcar granulado.
De goma de mascar
A goma de mascar em si pode agir como slime, pois é semelhante a ele em textura e outras propriedades. Quando exposta ao calor, a goma de mascar se torna mais viscosa e maleável. Para fazer slime você precisará de um pacote de chiclete e um pouco de água morna.
Pessoas que não são sensíveis podem mastigar as placas ou absorventes. A massa deve ser preenchida com água morna e deixada amolecer por 10 minutos. Um método alternativo é amassar as almofadas com uma faca e despejar água fervente sobre elas. No frio, o pedaço de goma ficará duro e não plástico. As propriedades retornam ao slime quando ele é exposto ao calor novamente.
De um guardanapo ou pipifax
As instruções a seguir lhe dirão como fazer slime sem espessante. Você pode entreter seu filho com um brinquedo feito de papel e detergente de louça. Além desses ingredientes, você precisará de 1,5 colher de sopa. eu. farinha de trigo.
Guardanapos de mesa ou papel higiênico multicamadas devem ser rasgados em pedaços pequenos (0,5-1 cm). Despeje detergente de louça sobre os restos de modo que ele cubra levemente a camada de papel. Adicione a farinha à mistura e misture bem. Se a goma estiver muito líquida, adicione um pouco de farinha. Se estiver duro, adicione um pouco de detergente de louça.
Com fluido para lentes
Neste caso, o fluido de limpeza de lentes de contato é um “ativador”, um análogo do tetraborato de sódio. A receita é próxima da clássica. Você pode adicionar glitter, corantes e miçangas ao slime.
Ingredientes:
- Cola de silicato – 200 g.
- Líquido para lentes de contato – 20 ml.
- Bicarbonato de sódio – 0,5 colher de chá.
Adicione cola e corante alimentício (opcional) à tigela. Mexa rapidamente até que pequenas bolhas se formem na mistura. Despeje a solução para lentes de contato, adicione o bicarbonato de sódio e mexa novamente. O slime pode ser usado imediatamente.
Com tetraborato de sódio
O tetraborato de sódio, também conhecido como bórax, é uma substância segura usada na medicina para restaurar membranas mucosas. É vendido em qualquer farmácia na forma de solução de glicerina. O tetraborato de sódio é o ingrediente mais comumente usado na produção de slime.
Receita original de slime:
- Cola PVA – 100 ml.
- Água em temperatura ambiente – 100 ml.
- Tetraborato de sódio em glicerina - 1 frasco.
- Saco de celofane.
- Inventário.
Você pode adicionar corante alimentício ou glitter, se desejar. Água e cola são misturadas na proporção de 1:1. Tetraborato é adicionado à solução. A mistura resultante deve ser bem misturada, colocada em um saco e amassada. Depois disso, o slime pode ser usado. Corantes e outras decorações são adicionados no último estágio.
Com purificador de ar
Artesãos descobriram uma maneira de fazer slime sem espessante usando um purificador de ar. Pode ser encontrada em quase todas as casas e confere à massa um aroma agradável.
No entanto, o aerossol contém muitos produtos químicos (como ftalatos) que podem ser prejudiciais ao corpo se inalados. É melhor usar uma máscara médica ou respirador ao fazer slime. O lodo feito com purificador de ar fica escorregadio e viscoso.
Ingredientes:
- Cola para papelaria – 100 ml.
- Aromatizador de ambiente em lata.
- Bicarbonato de sódio – 0,5 colher de chá.
- Corante alimentício.
Despeje a cola no recipiente, misture o corante e o bicarbonato de sódio. Em seguida, adicione o purificador à massa em doses medidas até engrossar. Em média, 15-25 pressões são suficientes. Após cada 5 pressionamentos, a mistura precisa ser mexida.
Se o slime não grudar nas suas mãos, ele está pronto para uso. É preciso sovar bem com as mãos para que fique homogêneo. O slime deve ser armazenado em uma caixa ou saco. É adequado para uso por 5 a 7 dias.
Por que o lodo não engrossa?
O slime original da marca combina dois estados: líquido e elástico. O slime feito em casa deve ser macio, mas pegajoso, como goma de mascar. Se não engrossar ou derreter quando você tocar com as mãos, foi feito incorretamente.
O motivo mais comum são proporções incorretas de ingredientes. Por exemplo, muito líquido. Após 3-5 minutos de mistura da massa, fica claro se a fórmula foi observada. Neste caso, é necessário adicionar mais enchimento (cola, farinha, amido, espuma, plasticina) ou ativador (tetraborato de sódio, fluido para lentes).
Se o slime for feito à base de PVA, a culpa pode ser da cola vencida. Se estiver prestes a expirar ou já tiver expirado, ele pode não engrossar ou pode separar.
Você pode reabilitar a goma da mão colocando-a na geladeira. Se depois de uma hora não engrossar, o brinquedo terá que ser refeito.
Você pode fazer slime usando meios improvisados, muitos dos quais podem ser facilmente encontrados na cozinha, no banheiro ou na farmácia mais próxima. "Lizun" sem espessante não é diferente da fórmula original se as proporções forem observadas corretamente. Você pode ver como fazer um brinquedo da moda corretamente nos vídeos do YouTube.
Vídeo sobre como fazer slime
Receita simples para fazer slime: