As calças jeans ganharam popularidade devido à sua praticidade. É um tecido denso e resistente que consiste no entrelaçamento de dois tipos de fios. A base do tecido é uma matriz de fibra de algodão com fios de espessuras variadas (dependendo do tipo de jeans).
Para tornar o tecido mais macio e confortável para o uso diário. Uma certa porcentagem de viscose, lycra ou elastina artificial é adicionada a ele. Ao comprar jeans, é necessário ajustar o comprimento à altura e às características do corpo do comprador. Você pode encurtar jeans você mesmo, sem cortar a parte de baixo das calças.
Como determinar o comprimento certo do jeans?
Você pode encurtar jeans sem cortar a barra sem muito esforço em tecidos finos e de peso médio. Se o modelo de jeans for feito de material grosso (coleções de inverno), será necessário equipamento profissional para fazer a bainha. Antes de começar a trabalhar, você precisa decidir o comprimento das calças. Escolher o comprimento dos jeans femininos é mais difícil do que para os modelos masculinos. Antes de marcar, você precisa calçar os sapatos que pretende usar com as calças. Dependendo da altura da sola e do salto, o comprimento do produto irá variar.
Portanto, é mais fácil para os homens escolherem o comprimento certo para sapatos ou tênis, mas o comprimento dos modelos femininos vai variar dependendo do calçado: sapatilhas ou saltos agulha. Hoje em dia, as calças jeans cropped estão na moda, então escolher o comprimento delas é um pouco mais fácil. Ao marcar, você precisa fixar o comprimento desejado na parte de trás da perna. É melhor fazer medições separadamente para cada perna, pois pode haver manifestações de assimetria fisiológica da figura. Depois de marcar o comprimento, você precisa andar e sentar para ver se as calças ficarão compridas o suficiente quando você se mover.
Os cânones teóricos da modelagem estabelecem a proporção entre o comprimento e a largura das calças. Portanto, quanto mais largas as calças, mais compridas elas precisam ser.
Existem várias opções de comprimento padrão para jeans:
- o comprimento clássico da calça quando aplicado sobre jeans implica em um leve excesso do tecido sobre os sapatos;
- universal, que é determinado sem sapatos e por seus parâmetros - as calças tocam o chão na parte de trás, no calcanhar;
- O comprimento extra é adequado para sapatos femininos com salto, quando a parte da frente da perna forma uma sobreposição perceptível no pé, e a parte de trás cobre o sapato até o meio do salto alto.
Como escolher os fios?
Você pode encurtar jeans sem cortar a parte de baixo se tiver linhas de alta qualidade que combinem ou contrastem com o tecido jeans. Via de regra, elas são selecionadas para combinar com a cor da costura usada para processar a costura lateral ou interna de fábrica.
Ao comprar linhas para o trabalho, você precisa seguir as regras básicas:
- Para tecidos finos, utilize linha número 50 – 60.
- Para materiais densos, escolha nº 30 - 40.
- Recomenda-se utilizar agulha de máquina de costura nº 100.
Além do número de fios, o material e o método de produção são importantes.
Para trabalhar com tecido jeans é recomendado utilizar:
- fios reforçados (65LH, 65LH-1 e 65 LL) – são caracterizados por alta resistência da fibra e mínima maciez, possuem alta resistência à abrasão;
- fios de poliéster, são altamente resistentes à abrasão e são mais frequentemente usados para reparar tecidos jeans;
- poliéster – os fios mais elásticos, são utilizados para processar as bordas do tecido jeans.
Na marcação de fios reforçados, o material das fibras com as quais o fio é tecido é indicado por meio de letras.
Por exemplo:
- LL - são fibras de linho e lavsan.
- LH – feito de algodão e lavsan.
Como marcar a bainha da calça jeans?
Segundo especialistas em alfaiataria, é possível encurtar jeans sem cortar a barra, mas é preciso fazer uma marcação cuidadosa antes do trabalho. O comprimento das calças e a largura da bainha são determinados dependendo do método de bainha escolhido. É aconselhável usar ajuda lateral para marcar, para que você possa fixar a parte inferior no lugar enquanto estiver em pé. Ao marcar a parte inferior do produto, você precisa olhar no espelho de frente e de lado, verificando o comprimento do produto em cada perna.
Métodos de marcação em tecido jeans:
- alfinete e passe a ferro a linha da lapela;
- marcar com giz: primeiro com traços na parte de trás e na lateral, e depois usar uma régua para desenhar uma linha reta, colocando o produto sobre a mesa de trabalho;
- “método da avó” – marque uma linha com um pedaço de sabão (pegue um pedaço de sabão com uma borda fina e desenhe com ele como giz);
- use um marcador de tecido contrastante - uma caneta hidrográfica que desaparecerá após o tratamento térmico (passagem a ferro úmido ou lavagem).
Após a marcação, antes de trabalhar na máquina de costura, é recomendável alinhavar a costura manualmente e fazer um ajuste de controle. Isso pode ser feito com os fios que você planeja usar em seu trabalho; será possível avaliar como ficará a costura contrastante no tecido.
Métodos para encurtar jeans com e sem máquina, instruções passo a passo
Hoje em dia, tanto nos modelos masculinos quanto nos femininos, está na moda não finalizar a parte inferior das calças com costura, mas deixá-la com franjas decorativas. Devido à estrutura densa do tecido, os fios na parte inferior da perna formam uma linda franja. Mas se você precisar mudar o comprimento do jeans, você pode criar uma costura interna acima da franja, o que removerá o excesso de tecido.
Encurtando jeans, mantendo a borda desfiada
Antes de começar a trabalhar, você precisa determinar o quanto precisa encurtar as calças e fazer uma dobra no lado avesso. Você precisa regá-lo manualmente e verificar se está pronto experimentando. Se o comprimento do jeans for satisfatório, você precisará costurar a peça usando uma máquina de costura e passar a dobra para cima. Dessa forma, a franja na parte inferior da perna permanecerá inalterada.
Instruções para fazer bainha preservando a costura de fábrica
Você pode encurtar o comprimento do jeans mantendo a costura de fábrica na parte inferior da perna. Ele é feito na fábrica em máquinas de costura especiais e muitas vezes os clientes do estúdio pedem para mantê-lo.
Os artesãos desenvolveram uma maneira de evitar cortar as costuras de fábrica e encurtar o comprimento do jeans:
- É necessário dispor as calças com as marcações de comprimento na mesa (o comprimento em cada perna pode ser diferente). Você precisa endireitar a parte inferior das calças e medir o comprimento da parte inferior da peça até a bainha com uma régua.
- As calças precisam ser viradas do avesso e marcar metade do comprimento da bainha medido anteriormente a partir da borda da costura decorativa.
- A parte inferior do produto deve ser dobrada ao longo da nova linha da bainha e fixada sobre a costura decorativa.
- O jeans precisa ser virado do avesso e experimentado. Se o comprimento for aceitável, costure a costura de dentro para fora usando uma máquina de costura.
- Depois de virar as calças para o lado direito, você precisa passar cuidadosamente a parte inferior da peça, com a bainha voltada para cima.
O segredo do método é que o excesso de comprimento das calças é removido por meio de uma costura oculta, que é colocada sobre o processamento da borda decorativa e fica praticamente invisível. Ao encurtar jeans dessa maneira, você precisa ter certeza de que as costuras laterais coincidam com a bainha.
Fazendo bainha em calças com fita adesiva
Você pode encurtar jeans sem cortar a parte inferior usando uma invenção moderna de costura: fita adesiva. É um tipo de fita dupla face que derrete durante o tratamento térmico e vira cola, conectando dois tecidos. Para criar a temperatura desejada, um ferro com efeito vapor é suficiente.
Para fazer isso, você precisa comprar fita adesiva hot melt em uma loja de costura (ela é vendida por metro):
- Após marcar o comprimento, a fita é colocada entre camadas de tecido e passada a vapor. Você pode usar um pano úmido (almofada de passar roupa).
- O local da fita não deve ser apenas passado a ferro, mas vaporizado com forte pressão na base do ferro. A temperatura e a pressão do metal quente derreterão a fita.
- Após passar, deixe o produto esfriar completamente e então verifique a resistência da bainha. Depende da densidade da fita adesiva e da sua qualidade.

Preparar.
Como fazer bainha usando um zíper
Usar esse método fortalecerá a borda das calças e evitará que elas se desgastem. No entanto, também tem suas desvantagens: torna a borda dos jeans de verão com muita elastina no tecido mais pesada e pode danificar as meias-calças de náilon femininas.
Tecnologia de bainha de jeans usando zíper:
- Você precisa medir a largura da perna na parte inferior e dobrá-la, ou medir imediatamente a parte inferior da perna da calça jeans ao redor da circunferência com uma fita métrica.
- Você precisa comprar um zíper cujo comprimento seja igual ao comprimento da parte inferior das calças.
- É necessário dividir o zíper em duas partes (cortar com uma tesoura e retirar a trava), para o trabalho você precisará apenas das partes com dentes.
- Antes do trabalho, você precisa alinhavar a bainha do jeans ou prendê-la com alfinetes e passar a ferro a nova bainha.
- Parte do zíper (com os dentes para baixo) deve ser colocada na bainha de modo que os dentes se projetem além da borda inferior da peça. O zíper precisa ser pregado à mão em um círculo. É melhor começar a costurar pela costura interna da perna da calça. Então a junta do zíper não ficará perceptível.
- Após a costura, as calças precisam ser viradas do avesso e a qualidade do trabalho verificada. Se o zíper estiver costurado uniformemente, você pode costurá-lo com uma máquina de costura. A costura deve ser colocada o mais próximo possível dos dentes do zíper. Para esse tipo de trabalho, você pode usar um calcador especial para costurar zíperes.
Este método permite proteger a borda do jeans da abrasão e fortalece a parte inferior do produto, atuando como um agente de ponderação.
Bainha dupla
As tendências da moda permitem bainha dupla com fixação dos punhos no tecido jeans. No entanto, ao construir o punho, é preciso levar em consideração o corte da perna da calça e a densidade do tecido do produto. Calças jeans de corte reto, feitas de denim leve e macio, são adequadas para esse método de ajuste de comprimento. Ao projetar um punho, você deve medir de 4 a 6 cm de largura. Para poder desenhar um punho em uma calça jeans, seu comprimento deve exceder o comprimento necessário em 6 a 8 cm.
Técnica para fazer punho em jeans:
- Antes de começar a trabalhar, você precisa vestir as calças e usar giz para contornar o comprimento do produto na parte da frente do tecido.
- A partir da linha marcada, você precisa medir 2 vezes a largura do punho e mais 2 cm. Por exemplo, se você planeja ter um punho de 4 cm de largura, então você precisa medir 2 + 4 + 4 = 10 cm.
- Desenhe uma linha com giz a uma distância de 4 cm - esta é a linha de dobra do punho.
- Ao longo da linha de dobra, você precisa dobrar o tecido para o lado avesso e passá-lo com vapor (você pode prendê-lo com alfinetes).
- Ao longo da linha inferior marcada do produto, você precisa dobrar o punho, virando o tecido para a parte da frente das calças. Depois de moldado, é preciso passá-lo bem.
- Agora, na parte interna da perna, você precisa fixar a borda livre com fita adesiva e fixar o punho com um ponto na ranhura da costura lateral interna (isso é feito em toda a largura do punho).
Este método pode ser usado para encurtar jeans se o comprimento deles exceder significativamente o tamanho necessário. Então você pode usar racionalmente todo o comprimento do tecido livre para criar um design de jeans estiloso. Este método não é adequado para calças afuniladas ou boca de sino.
Como encurtar a barra da calça usando elástico?
Esta opção para alterar o comprimento das calças refere-se aos métodos expressos quando você precisa encurtar o produto com urgência, sem costurar acessórios. Essa dica de vida pode ser usada com sucesso em férias ou viagens de negócios.
Técnica para dobrar a calça jeans usando um elástico:
- É necessário colocar um elástico de cabelo na perna da calça de modo que fique na parte interna da calça.
- Você precisa dobrar o tecido por baixo dele para que o elástico fique posicionado entre as duas camadas de tecido na parte inferior do produto. Essa manipulação deve ser feita com a calça vestida e o comprimento desejado do jeans pode ser ajustado através do elástico.
- A parte superior da lapela (do lado avesso) precisa ser enrolada para baixo e colocada sob o elástico.
Este método pode ser usado para ajustar o comprimento de jeans feitos de tecidos leves e médios. No entanto, as calças serão franzidas na parte inferior em dobras aleatórias. Ao vestir a calça jeans novamente, todos os passos devem ser repetidos para cada perna.
Faça a bainha da parte inferior usando fita para calças
A versão clássica de acabamento da parte inferior das calças feitas de qualquer tecido é feita usando uma trança de seda especial. Esse método faz com que a bainha da calça jeans fique bonita e permite que ela mantenha o formato ao caminhar.
Técnica para processar jeans usando fita para calças:
- Antes de começar a trabalhar, você precisa marcar a linha da lapela com giz ou alfinetes. Para fazer isso, você precisa vestir calças com sapatos e prender o comprimento necessário em seu corpo.
- Você precisa colocar as calças sobre a mesa e, usando giz (sabão) e uma régua, desenhar claramente a linha inferior da peça, alinhando-a entre as duas costuras laterais. Isso deve ser feito ao usar alfinetes para ver a borda uniforme do futuro produto.
- Ao dobrar a parte inferior da calça jeans, você precisa levar em consideração a densidade do tecido e adicionar pelo menos 4 cm para a dobra.
- Na parte da frente do jeans, ao redor da perna, você precisa prender ou alinhavar uma fita de modo que sua borda se estenda além da borda inferior da calça (marcada com giz) em 0,1 - 0,2 cm. A fita fica localizada abaixo da linha inferior do produto para que, quando o tecido for virado para trás, ele desapareça para o lado avesso.
- É melhor colocar a fita na lateral da costura interna; neste local, as pontas da fita se sobrepõem em 1 cm.
- Depois a fita precisa ser costurada na máquina de costura usando 2 pontos. Uma é colocar 0,2 cm ao longo da borda da fita e a segunda é fixar a borda livre da fita. Nesta fase, temos uma trança presa na parte inferior da perna, na parte da frente.
- Você precisa dobrar a parte inferior do produto do avesso para que a borda da fita fique levemente saliente e escondida dentro da perna. A bainha deve ser virada ao longo de uma linha de giz previamente marcada (com a qual a fita foi costurada). A parte inferior do produto deve ser passada com ferro a vapor.
- No verso, você precisa fazer uma dobra dupla e prendê-la com um ponto decorativo na máquina de costura. Recomenda-se escolher fios contrastantes para a costura.
Este método protege a borda do jeans contra danos e desfiamento quando usado.
Instruções de bainha
Além de diversas técnicas para processar a parte inferior do jeans, há instruções para realizar trabalhos de alteração do comprimento dependendo do modelo e do corte do produto. Você pode tratar a parte inferior das calças dependendo da densidade do tecido, do modelo do produto e do estilo em que o jeans será usado no futuro.
Ao comprimento de calções ou calções
Os jeans podem ser encurtados não pelo comprimento das pernas, mas transformados em calções ou shorts. Hoje em dia, a tendência são shorts jeans curtos com franjas longas na borda do produto. Ao mudar o estilo do jeans, é necessário delinear cuidadosa e conscientemente o comprimento do novo produto. Como o excesso de tecido será cortado, é aconselhável não calcular mal o comprimento do produto.
Instruções para transformar jeans em shorts (calças):
- É necessário marcar a nova bainha do produto na pessoa que irá usá-lo. Isso é especialmente importante ao transformar calças em shorts, já que a estrutura das nádegas faz ajustes no comprimento do short.
- Usando giz ou um marcador no tecido, marque o comprimento da peça na superfície da costura lateral externa e use uma segunda marca para marcar o comprimento ao longo do painel traseiro da perna da calça. Se uma pessoa tem nádegas altas e densas, uma linha reta e uniforme na parte inferior do produto não funcionará (parte do tecido esticará para cima e a linha inferior ao longo do painel traseiro cairá ligeiramente).
- Para evitar a deformação do tecido, recomenda-se adicionar uma margem de cerca de 1 cm na metade posterior da calça jeans (ela é reservada no centro da perna e reduzida a zero nas costuras laterais).
- Ao desenhar a parte de baixo de shorts ou calças, é preciso levar em conta o modelo de jeans a partir do qual a alteração está sendo feita. Se as calças tiverem um corte reto, será necessário estreitar as pernas ao longo da costura lateral interna (dependendo da largura das calças, deixe de 1 a 3 cm para estreitar).
Antes de costurar definitivamente a bainha, é recomendável passar a lapela e fazer um ajuste de controle.
Com fundo ondulado
O desenho decorativo da parte inferior da calça jeans em forma de onda ou declive geométrico em relação a uma das costuras é feito com o auxílio de um detalhe recortado, que é recortado em tecido fino e grosso para combinar com a cor da calça jeans ou, inversamente, com um tom contrastante.
Instruções para finalizar a borda do jeans usando uma tira de bainha:
- Antes de começar a trabalhar, você precisa decidir o comprimento do produto e o formato da linha inferior. Para fazer isso, use giz para marcar o comprimento do produto ao longo da costura lateral externa.
- As calças são dispostas sobre a superfície da mesa e uma linha ondulada é desenhada na parte da frente com giz. A partir dela, reserve uma margem de costura de 0,5 – 0,7 cm.
- Você precisa cortar o excesso de tecido ao longo da linha de margem de costura. É necessário cortar com uma tesoura afiada, capturando duas camadas de tecido em uma das pernas. As mesmas manipulações precisam ser feitas na segunda etapa.
- O tecido para fazer a bainha da peça (um pedaço adicional da cor escolhida) deve ser dobrado ao meio e colocado por baixo da borda moldada do jeans. É necessário duplicar a borda ondulada no material de corte com giz ou marcador e depois cortar ao longo da linha marcada.
- A parte da frente da tira cortada deve ser dobrada com a parte da frente do jeans e os dois tipos de tecido devem ser alinhavados ao longo da linha da margem de costura. Depois, você precisa virar a parte recortada do avesso (para dentro da perna) e alinhar o corte processado na parte inferior da calça, passando-a com ferro a vapor.
- Você pode fixar o tecido por dentro usando fita adesiva ou fixá-lo com pontos nas costuras laterais das calças.
Este método permitirá que você crie um design original para a parte inferior de jeans ou shorts, mas exigirá materiais e esforço adicionais.
Com uma borda áspera e inacabada
A maneira mais fácil de dar ao jeans um visual estiloso e original é criar uma “borda rasgada” na parte inferior da peça. Da mesma forma, apenas com a ajuda de uma tesoura, você pode transformar jeans skinny em calças ou shorts.
Para obter uma "borda rasgada", você precisa usar uma tesoura para fazer cortes nas costuras laterais da perna com 1 a 2 cm de profundidade. Como eles podem ser reforçados devido ao processamento dos cortes e costuras decorativas, será difícil rasgar o tecido jeans denso nesses locais. Depois você precisa aplicar força e arrancar o excesso de tecido da tela. Em alguns casos, os fios transversais são adicionalmente puxados com uma agulha para criar franjas.
Com franja curta e fofa
Este método de processamento da parte inferior do jeans se enquadra na categoria de trabalho “leve”. A maior parte do tempo será gasta criando a franja ao longo da borda inferior das pernas.
Técnica para fazer a parte de baixo da calça jeans com franja curta:
- Você precisa vestir as calças e marcar o comprimento desejado do produto com giz (sabão, marcador).
- Você precisa colocar as calças sobre a mesa e usar uma régua para desenhar uma linha reta que indique o comprimento da perna. A partir dele você precisa colocar 2-3 cm (o tecido do qual a franja será feita).
- É necessário cortar a perna da calça ao longo da segunda linha com uma tesoura afiada, não processe a borda do produto.
- Você precisa pegar uma agulha de costura comum e puxar gradualmente os fios cruzados para fora do tecido jeans. Eles precisam ser puxados até a linha que indica o comprimento do produto. Isso lhe dará uma franja de 2-3 cm de comprimento.
Para aplicar esse método com sucesso na parte inferior do jeans, você precisa marcar com precisão o comprimento do produto, pois é impossível corrigir o comprimento depois.
Com franja longa
Além de decorar a parte inferior do produto com franjas curtas, você pode criar um desenho decorativo com fios mais longos e formatos variados. Por exemplo, ele moldará a borda do produto ao longo de uma linha diagonal. No entanto, esse desenho exigirá paciência e marcações geométricas na parte frontal do jeans, de acordo com as quais os fios transversais serão puxados para fora do tecido. A técnica para fazer franjas usando agulha é descrita acima no artigo. Esse tipo de decoração é feito em tecido jeans grosso de algodão.
Nelas, a separação em fibras é mais fácil e a franja fica volumosa. Quanto mais elastina o jeans contiver, mais difícil será obter o efeito franja. O tecido jeans difere não apenas na cor e na composição dos fios, mas também na maneira como é tecido. Disso depende a escolha do modelo de calças para costura e a duração do seu uso.
Quais são os tipos de tecido jeans existentes:
Tipo de tecido | Características |
Jeans | O tipo mais comum de tecido jeans, no qual são entrelaçados fios tingidos e não tingidos, que vêm em diferentes espessuras e composições. |
Sarja quebrada | Um tecido denso com uma trama angular complexa de fios que forma uma cicatriz visível na superfície do tecido. |
Gin | O tecido é feito predominantemente de fibras de algodão, macio e fácil de limpar durante o uso. |
Esticar | O material tem alta elasticidade, que depende da porcentagem de fios de elastina artificiais no tecido, é fácil de limpar por lavagem e não amassa. |
Shambri | Um tecido fino usado para costurar coleções de verão. |
Acru | Tecido jeans feito de fibras naturais de algodão, não tingidas e densas. |
Para encurtar jeans usando qualquer um dos métodos descritos acima, você precisa decidir a densidade do tecido e o comprimento do produto. Sem cortar a parte de baixo, você só pode enrolar calças feitas de tecido leve. O método mais simples hoje em dia é considerado o processamento da parte inferior do produto usando fita adesiva termofusível. Você não precisa de tesouras ou agulhas para isso, você só precisa de um ferro e fita adesiva.
Vídeo sobre como encurtar jeans
Como encurtar jeans de forma rápida e fácil: