Como misturar cor marrom com tintas acrílicas, guache, aquarela e lápis

Informações sobre como misturar a cor marrom a partir de cores básicas, podem ser úteis no processo de decoração ou trabalho de design, no processo de acabamento ou para fins artísticos. Um marrom complexo é obtido pela combinação de três tipos de cores primárias de uma só vez. Em seguida, outras cores são adicionadas para clarear ou escurecer o tom, adicionar saturação ou deixar o tom pastel e suave.

Características e tonalidades

Na psicologia, a cor é associada à estabilidade, ao trabalho na terra, ao conhecimento cotidiano e à sabedoria. As pessoas associam essa cor a elementos naturais, terra e agricultura. Ao mesmo tempo, a cor também evoca uma série de emoções negativas associadas aos processos de desbotamento, envelhecimento e pobreza.

A cor tem um efeito neutro na psique humana, ela relaxa em vez de irritar, já que a pessoa vê essa cor e seus tons todos os dias em tudo que a cerca. Portanto, a cor é frequentemente usada para levar uma pessoa a um estado de equilíbrio, paz e harmonia.

Como misturar cor marrom com tintas acrílicas, guache, aquarela e lápis

Pessoas que preferem tons de marrom costumam ser atenciosas, amam a rotina, valorizam tradições e fundamentos e trabalham para o bem da família. Eles entendem o modo simples da vida. Eles amam a natureza e o estilo natural na decoração da casa. São pessoas respeitáveis ​​que valorizam a praticidade e não estão acostumadas à pressa.

Na comunidade artística, o marrom é chamado de complexo porque não é obtido a partir de duas cores primárias, mas de três cores: amarelo, vermelho e azul, misturadas em proporções iguais. Às vezes, em vez de uma cor primária, sua derivada é usada. Para tornar o tom mais complexo, uma cor secundária é adicionada para tornar o marrom mais rico ou mais suave.

Existem 8 tipos de marrom, que diferem no subtom da cor:

  • amarelo acastanhado;
  • marrom-dourado;
  • marrom médio;
  • marrom acinzentado;
  • preto-marrom;
  • marrom-avermelhado;
  • marrom com um tom vermelho;
  • marrom brilhante.

Regras de mistura

Existem muitas maneiras diferentes de misturar marrom, e há mais delas do que com outras cores, porque no processo, você pode usar um grande número de cores adicionais sem perder o tom principal:

  • amarelo;
  • azul;
  • vermelho;
  • branco;
  • preto.

É fácil obter novos tons misturando tintas, já que o marrom reage bem a novos componentes, e o olho humano reconhece facilmente muitos tons dessa cor.

Como misturar cor marrom com tintas acrílicas, guache, aquarela e lápis
Você pode misturar a cor marrom usando 2 ou 3 tons de cores primárias e secundárias.

Você pode misturar a cor marrom usando diferentes fórmulas de combinação:

  1. Misture corante verde e vermelho. Eles tentam não usar versões escuras das tintas originais, caso contrário, o tom de marrom fica próximo do preto.
  2. Combine as cores amarelo, vermelho e azul. O método é semelhante ao anterior, já que o verde é composto por azul e amarelo. Esta fórmula é conveniente para usar se você ficar sem tinta verde na sua paleta. Ao combinar 3 ou mais cores, a mistura final perde saturação.
  3. Combine laranja com cinza ou preto. O azul é mais comumente encontrado como um corante pronto em uma paleta pronta, então combinações com ele são mais comuns.
  4. Misture roxo com amarelo. Este método é menos popular devido à dificuldade de manter proporções. Se for perturbado, a tonalidade muda significativamente.

O processo de mistura de tintas para obter marrom envolve uma série de regras.

  • Para misturar um determinado tom de tinta, proporções precisas são observadas.
  • Você pode controlar a mudança de tom durante a mixagem. Para fazer isso, adicione mais tinta gradualmente e aos poucos, caso contrário a mistura ficará suja.
  • Quando a tonalidade estiver pronta, ela é primeiro testada na superfície que será pintada. A cor pode variar em diferentes superfícies ou após a secagem.
  • Alguns tipos de tinta podem ser misturados diretamente na superfície de trabalho. Nestes casos, também é recomendável fazer testes para garantir que a tonalidade misturada esteja correta.
  • Escureça o marrom adicionando tinta preta.
  • Deixe o marrom mais brilhante adicionando tinta vermelha.
  • Clareie o marrom ou deixe seu tom mais quente adicionando amarelo.
  • Outra maneira de clarear o marrom é adicionar descolorante. Eles tentam diluir a mistura com uma pequena quantidade de branco, caso contrário a mistura ficará suja e com um tom frio.

Das cores primárias

A mistura da cor marrom pode ser necessária para fins artísticos, durante a construção, em acabamentos ou outros trabalhos. O processo de misturar tintas para obter tons marrons é utilizado quando a paleta básica deste corante não é suficiente.

Antes de começar a misturar tintas, descubra quais cores primárias e secundárias você pode usar para fazer marrom.

Como misturar cor marrom com tintas acrílicas, guache, aquarela e lápis

A maneira mais simples e comum de fazer marrom a partir de outras cores é misturar 3 cores básicas. São cores que não podem ser obtidas pela mistura de outras cores: azul, vermelho e amarelo. As proporções são diferentes: todas as cores são adicionadas em quantidades iguais ou a ênfase está em uma ou duas cores.

Quando o marrom estiver pronto, uma cor secundária (uma cor obtida pela mistura de cores primárias) pode ser misturada a ele para mudar a tonalidade.

Clássico

Se você não tiver marrom na sua paleta de tintas ou se estiver sem, você pode obtê-lo misturando:

  • cores básicas;
  • roxo (vermelho com azul) com amarelo;
  • verde (amarelo com azul) e vermelho.

Castanho médio

Tons médios de marrom são ligeiramente mais claros que os clássicos, são mais comuns na natureza, essa cor pode ser necessária para fins artísticos ou decorativos.

Como misturar cor marrom com tintas acrílicas, guache, aquarela e lápis

Os tons médios são obtidos pela mistura de:

  • vermelho e amarelo na proporção de 1:1, diluídos em 0,5 partes de azul;
  • um pouco de amarelo misturado ao marrom;
  • um pouco de vermelho é adicionado ao marrom.

marrom-avermelhado

Tons marrons com subtom vermelho são obtidos pela mistura de:

  • esmeralda com vermelho;
  • verde médio com vermelho;
  • 2 partes de vermelho e amarelo e 0,5 partes de azul;
  • Adicione uma gota de amarelo e vermelho à marrom, uma após a outra.

marrom-acinzentado

Para obter um marrom com um tom cinza, misture:

  • marrom e uma gota de preto e branco alternadamente até obter o tom desejado;
  • amarelo e vermelho, depois azul;
  • amarelo e vermelho, depois azul.

Castanho escuro

O marrom fica mais escuro adicionando uma gota de corante azul ou preto. As misturas finalizadas feitas dessa maneira não diferem muito em termos de saturação.

Como misturar cor marrom com tintas acrílicas, guache, aquarela e lápis

O pigmento escuro é adicionado em pequenas gotas para não estragar a tonalidade. Cada vez, a mistura é bem misturada para que não fiquem manchas ou inclusões.

Castanho claro

O marrom fica mais claro adicionando:

  • branco – adicione com cuidado para evitar um tom cinza;
  • amarelo;
  • vermelho – adicione em pequenas doses, o excesso pode escurecer o tom.

De diferentes tipos de tintas

Existem diferentes maneiras de misturar marrom, que variam dependendo do tipo de tinta, pois cada uma tem suas características próprias no processo de mistura, diluição e aplicação. Tintas líquidas ou aquosas se misturam mais rápido e geralmente são misturadas diretamente na superfície de trabalho, mas isso nem sempre é conveniente devido à velocidade de secagem.

As tintas também podem mudar sua tonalidade ou saturação após a secagem. A textura e a espessura da matéria corante também devem ser levadas em consideração durante o processo de mistura, que pode diferir no tempo ou na técnica de combinação das cores.

Guache

O guache se distingue pela sua riqueza e secagem rápida. Esta tinta é adequada para pintura ou outras atividades criativas. Nas lojas você pode encontrar uma paleta pronta de tons de marrom.

Apesar da grande variedade de tons de marrom nos corantes prontos, em alguns casos eles não são suficientes e recorrem ao processo de mistura.

Exemplos de combinação de tintas são fornecidos acima, mas vale a pena considerar a estrutura do corante, que afeta a cor final.

  1. Prepare tintas, pincéis, uma paleta de mistura ou outra superfície e um recipiente para água. É aconselhável misturar guache sobre uma superfície branca para rastrear a tonalidade sem alterações ópticas.
  2. Antes de misturar, os pincéis são mergulhados em água e depois em tinta. Combine as cores desejadas, adicionando uma nova cor aos poucos. Tente não misturar mais de 3 cores ao mesmo tempo, caso contrário a cor final pode ficar com um subtom sujo.
  3. Clareie a mistura com corante branco. Dá um tom legal. A tinta solúvel em água pode ser clareada em 1 a 2 tons usando água, mas então a mistura perderá sua saturação.
  4. Você pode escurecer a mistura adicionando corante preto. O efeito é forte na mistura, então adicione o preto com cuidado, em pequenas gotas.
  5. Faça um teste com uma mancha no papel ou outra superfície e espere secar. Após a secagem do guache, a cor pode mudar. Se necessário, adicione mais tinta à mistura e faça outro teste.
  6. Uma vez obtida a tonalidade desejada, inicia-se a pintura.

Tintas acrílicas

Tintas acrílicas são usadas como corante universal por artistas, designers, etc. Esse corante em sua forma pura tem aparência brilhante e saturada. As tintas acrílicas são vendidas em lojas individualmente ou em conjuntos prontos, mas a cor marrom nem sempre é encontrada nelas.

Como misturar cor marrom com tintas acrílicas, guache, aquarela e lápis

Por isso, eles recorrem à mistura de cores primárias.

  1. Uma pequena quantidade de tinta azul, amarela e vermelha é aplicada na paleta em quantidades iguais. Misture bem os corantes até obter uma cor marrom.
  2. Cores adicionais são adicionadas em pequenas porções para atingir o tom desejado. Proporções prontas para tintas acrílicas são difíceis de calcular devido à textura do corante, então o tom desejado é obtido pela mistura manual.
Cor adicional Efeito
Branco Clareia o tom. Muito pode deixar o tom frio.
Preto Escurece o tom. Muito pode fazer com que o tom pareça turvo.
Preto e amarelo alternadamente Subtom marrom-esverdeado.
Vermelho com preto, depois com amarelo Castanha
Vermelho com preto e depois branco marrom-avermelhado
Branco com amarelo e depois marrom Dourado
Amarelo com branco e depois marrom Bege
Preto, vermelho e amarelo Castanho escuro
  1. Ajuste a saturação e o brilho da cor adicionando tinta preta e branca.
  2. Faça um teste com uma mancha no papel ou em outra superfície. Espere secar para comparar o tom da mistura e da pincelada seca. O acrílico tem a propriedade de mudar a saturação da cor após a secagem.
  3. Se necessário, ajuste a mistura novamente e faça um teste.
  4. Uma vez alcançado o tom desejado, começa a pintura.

Aquarela

Para obter a cor marrom desejada, os artistas são aconselhados a usar aquarela devido à facilidade de trabalhar com esse tipo de tinta. Aquarelas são fáceis de misturar e ajustar. Tons de marrom prontos são vendidos em tubos ou briquetes, individualmente ou em conjuntos.

Caso a paleta pronta não tenha o tom de marrom necessário ou não haja como encontrar o tom necessário, ela pode ser composta a partir das cores básicas da aquarela.

Para fazer isso, siga o algoritmo.

  1. Prepare as ferramentas necessárias para o trabalho: uma paleta branca ou outro recipiente para misturar tintas, um recipiente com água, pincéis, tintas amarelas, vermelhas, azuis e cores auxiliares. As aquarelas são misturadas somente sobre uma superfície branca para que seja possível acompanhar a mudança de cor. Pode ser uma paleta, pratos ou até mesmo uma folha de papel.
  2. Combine as cores vermelha, amarela e azul na proporção correta, o que pode determinar o tom final. Eles utilizam em maior medida o corante que deve predominar no tom. O corante secundário é introduzido gradualmente, misturando bem as tintas e enxaguando o pincel a cada vez.
  3. Se necessário, cores adicionais são adicionadas para atingir o subtom desejado. O preto é usado para escurecer um tom, o branco para clareá-lo. As aquarelas também são clareadas com água.
  4. Quando tiver atingido o tom desejado, faça um teste em uma folha áspera e espere secar. Se a cor mudar, mais tinta é adicionada à mistura e um novo teste é feito.
  5. Uma vez obtida a cor desejada, inicia-se a pintura.

Lápis

Pode ser necessário misturar a cor marrom usando lápis se você não tiver a tinta necessária. Para obter diferentes tons de marrom, os artistas usam o método de hachura, aplicando camadas de uma cor sobre a outra.

Como misturar cor marrom com tintas acrílicas, guache, aquarela e lápis

Os traços são feitos com um pouco de pressão para permitir o ajuste da saturação da cor. No final do processo, quando o tom desejado é alcançado, é feito o sombreamento ou o tom é suavizado com uma borracha.

Tons de marrom são obtidos por sombreamento, usando os seguintes métodos:

  1. Aplique pinceladas de verde, laranja e roxo, uma após a outra. O tom de cada cor primária influencia o tom final.
  2. O tom marrom avermelhado é obtido sombreando-se com um lápis vermelho, depois amarelo e um pouco de roxo.
  3. O tom marrom claro é obtido sombreando-se com um lápis amarelo, depois vermelho e um pouco de azul.
  4. O tom castanho é obtido através do sombreamento com lápis vermelho e escarlate. Adicione um pouco de amarelo, limão, azul e azul claro por cima.
  5. O marrom dourado é obtido através do sombreamento de amarelo e limão. Por cima são aplicados alguns lápis vermelhos, escarlates, azuis e azuis claros.
  6. O tom marrom escuro é obtido através do sombreamento de azul e azul claro. Adicione um pouco de vermelho, escarlate, amarelo e limão por cima.
  7. Eles criam o efeito de transição de cores e sua sobreposição volumétrica por meio de sombreamento. Para fazer isso, pinte sobre a área principal. Tons mais escuros e mais claros são aplicados em áreas escuras. As áreas restantes ficam opacas.

Prós e contras de misturar você mesmo

Benefícios da mistura de tintas Benefícios do uso de tinta pronta
  • Pintando em tela e usando novas cores para efeitos de claro-escuro.
  • Utilização de restos de tinta para pintura em trabalhos decorativos e de design.
  • O tom necessário não está na paleta do fabricante da tinta.
  • Possibilidade de tingir tinta para obras de construção.
  • Consumo econômico de tinta. Não há necessidade de comprar um recipiente de tinta se você precisar apenas de uma pequena quantidade durante o processo.
  • Uma ampla gama de cores marrons para escolher para uso industrial em canteiros de obras.
  • Use a tinta certa ao colorir o cabelo para evitar resultados indesejados.
  • Precisão da correspondência de tons ao comprar vários recipientes de tinta.
  • Não é necessário selecionar corantes compatíveis. Ao pintar em grandes volumes, vários recipientes de tinta são comprados de uma só vez, cada um com uma tonalidade que corresponde à declarada.

Informações sobre como misturar a cor marrom podem ser necessárias quando não há corante pronto disponível para diversas aplicações. Mas o processo de mistura de tintas nem sempre pode ser mais lucrativo e bem-sucedido do que usar um tom pronto.

Vídeo sobre mistura de cores

Como misturar qualquer tom de marrom:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho