Ao tricotar, é importante tricotar corretamente e conecte os fios com segurança para não prejudicar a aparência do tecido. Existem várias maneiras de unir perfeitamente as pontas do fio no meio, ao longo das bordas da peça ou no final do tricô.
Por que é necessário tornar os nós do tricô invisíveis?
Ao tricotar ou fazer crochê, você sempre fica sem linha e, eventualmente, precisa amarrar um novo novelo de lã. Muitas vezes, tricoteiras iniciantes juntam dois fios e os amarram com um nó regular. Após o tricô, as pontas penduradas precisam ser entrelaçadas no tricô usando um gancho ou agulha, enfiadas sob as laçadas do tricô, puxando o fio por dentro. Como resultado, um espessamento se formará, o que será perceptível e não muito bonito.
Para corrigir a situação, você pode cortar as bordas dos fios bem rente. Entretanto, depois de um tempo o nó se desfará e um buraco se formará no tecido. Esse tipo de conexão é adequado ao tricotar fios juntos no final ou no início de uma carreira. Entretanto, neste caso, você precisará cortar a maior parte do fio. Se este último for muito pequeno, recomenda-se fazer um nó.
Os nós de tricô devem ser invisíveis para que o tecido fique bem cuidado tanto na frente quanto no verso. Ao mesmo tempo, esse nó será bastante forte.
Características da criação de nós invisíveis:
Peculiaridades | Nuances |
Mudança de tonalidade | Caso o padrão exija uma mudança de tonalidade, recomenda-se usar laçadas para evitar ter que unir os fios com muita frequência. |
Para facilitar o uso | Para facilitar o uso de roupas multicoloridas, é aconselhável pular pelo menos 4 furos e entrelaçar o segundo fio do verso com o fio de trabalho. |
Alternando diferentes fios | Se o tecido tiver alternância de fios diferentes em um grande número de carreiras, é necessário cortar o fio ou puxá-lo entre a borda e o penúltimo elemento. |
Maneiras de unir fios sem emendas ao tricotar
Você pode conectar o fio ao tricotar com agulhas de tricô sem que isso seja notado, trocando o fio no início da carreira e, em seguida, escondendo as pontas na costura lateral. Como resultado, não se formarão nós na tela. Se ainda houver muito fio, é recomendável deixá-lo e começar a tricotar com um novo novelo.
Se uma carreira estiver quase tricotada e o fio tiver acabado, recomenda-se desfazê-lo e tricotá-lo novamente com um novo novelo. No entanto, há momentos, por exemplo, quando não há fio suficiente ou quando se tricota em redondo, em que é preciso unir os fios. No entanto, isso deve ser feito de forma que a área da junta fique invisível e fixada com segurança. Isso pode ser feito usando diferentes opções que envolvem diferentes tipos de fios.
nó de tecelão
O nó de tecelão ou industrial é adequado para fios escorregadios. Permite unir fios de maneira discreta, confiável e forte. Esse tipo de nó é muito procurado por costureiras profissionais em fábricas, pois não desliza na linha e evita quebras de linha.
Instruções passo a passo:
- Faça uma laçada na ponta de um fio.
- Passe a ponta do outro fio por esta laçada de baixo e traga-a por baixo do primeiro fio do lado direito. A ponta deve ser longa.
- A extremidade que foi inserida no laço é inserida novamente no laço, mas do outro lado.
- Puxe levemente as bordas encurtadas, segurando o nó com os dedos. Ao mesmo tempo, verifique se tudo está nivelado e posicionado corretamente.
- Usando um pouco de força, aperte as pontas estendidas do fio de modo que o nó fique menor que o diâmetro dos fios.
Embora o nó do tecelão seja muito pequeno, ele será bem forte. Isso permite que você corte as pontas do fio diretamente perto do nó. Como resultado, não haverá necessidade de dobrar essas pontas depois. Porém, para maior confiabilidade, recomenda-se manter as bordas do fio.
Tricotar em várias dobras
Se você ficar sem um fio ao tricotar com fio fino em várias dobras, você pode fazer o seguinte:
- Faça uma laçada com o fio restante.
- Passe o fio novo pelo buraco, dobrando as bordas em direções diferentes. A ponta do fio antigo deve ficar voltada para longe da direção do tricô. A ponta do novo fio deve se mover em relação ao tricô.
- O comprimento de cada extremidade do fio deve ser de pelo menos 10 cm.
Tricotar em 2 fios
Ao tricotar com dois fios, é recomendável trocar primeiro um fio e depois o segundo. Neste caso, a ponta livre do fio deve atingir cerca de 50 cm.
Instruções passo a passo:
- Inicialmente retire um dos dois fios. Insira um novo fio, deixando uma ponta de 10 cm de comprimento.
- Tricotar até os 10 cm restantes da borda do segundo fio. Insira o segundo fio da mesma maneira.
- Esconda as pontas dos fios com uma agulha.
Chafurdar
Você pode conectar os fios ao tricotar sem que eles sejam notados usando feltragem. Este método não criará espessamentos na área de união, que são formados durante o tricô de uma ou mais laçadas em dois fios.
Os seguintes materiais e ferramentas são necessários para a criação:
- 2 fios do mesmo tom;
- água;
- tesoura.
Instruções passo a passo:
- Use os dedos para desenrolar as pontas dos fios que precisam ser unidos alguns centímetros em direções diferentes.
- Molhe levemente as bordas desfiadas com água.
- Coloque dois fios de lã sobrepostos e torça-os formando um único fio.
Ao utilizar fios grossos, recomenda-se dividir a parte desdobrada do fio ao meio no sentido do comprimento. Uma metade precisa ser rasgada ou encurtada em 4 cm. Graças a isso, após a união dos fios, não se formará um espessamento desagradável.
Costurando uma linha com uma agulha
Esta opção é mais adequada para fios de lã compostos por vários fios. Este método também é adequado para materiais de cordão de qualquer composição.
Ao escolher fios grossos, é aconselhável dividir suas bordas em 8 cm. Depois, junte as metades do fio e corte as partes restantes sem usar tesoura.
Instruções passo a passo:
- Passe a ponta da linha do primeiro novelo em uma agulha de ponta romba. Passe a linha do segundo novelo pelo centro. Como resultado, um loop deve se formar.
- Passe a linha do segundo novelo em uma agulha com ponta romba. Insira a ferramenta no furo do primeiro fio e leve-a até o centro do fio do segundo novelo.
- Aperte as alças, alisando os dois lados.
Com a ajuda de cola
Você pode conectar fios de diferentes novelos de lã de forma invisível usando uma cola especial para tecidos de malha. Este método é adequado se o fio usado para tricô contiver algodão ou linho.
Instruções passo a passo:
- Em um comprimento de 8 cm, divida as bordas dos novelos de lã em fios separados, encurtando estes últimos em comprimentos diferentes. Não corte os fios, mas rasgue-os.
- Aplique cola na borda encurtada do primeiro tapete e cole-o enrolando a linha entre os dedos.
- Faça o mesmo com a ponta encurtada do segundo novelo de lã.
Nó reto
O nó reto para unir fios pode ser usado por tricoteiras iniciantes, pois é bastante forte e fácil de executar.
Instruções passo a passo:
- Coloque a ponta de um fio na ponta de outro material.
- Enrole a borda superior em volta da inferior como se estivesse dando um nó simples.
- Coloque a borda superior sobre a extremidade inferior, enrolando-a ao redor da cauda por baixo.
- Puxe as pontas encurtadas, puxando firmemente as pontas longas para prender o nó.
Este tipo de conexão de fio é adequado para fios felpudos que contenham lã ou acrílico. Como resultado, o nó ficará forte e pequeno. Entretanto, esse método de combinação de fios não é adequado para fios de algodão mercerizado, lã com náilon, seda, algodão com viscose. À medida que você aperta os fios para prender o nó, o nó escorrega e se desfaz.
As melhores maneiras de trocar o fio no meio do tecido
Ao tricotar, às vezes é necessário combinar os fios de 2 novelos de lã. Para evitar que os nós estraguem a aparência do padrão, você pode usar o método sem nós de unir os fios.
Você pode conectar os fios de forma invisível ao tricotar com agulhas de tricô da seguinte maneira:
- Passe a ponta da linha pelo buraco de uma agulha própria para bordado. Afrouxe um pouco a tensão da torção do fio torcendo a linha um pouco contra a torção.
- Passe a agulha entre os fios.
- Puxe a ponta do fio para a superfície após 3 cm, mantendo a laçada.
- Insira outro fio na laçada, que precisa ser unida com os fios utilizados.
- Prenda a borda no fio. Como resultado, o fio será unido sem formar um nó.
Para uma conexão de fios limpa e forte, existe um método sem nós que permite combinar fios de cores diferentes. Para combinações, recomenda-se escolher fios da mesma espessura para que a mudança de tom fique bonita e orgânica. Para tricotar, você precisará de agulhas de tricô retas com fios de dois tons.
Instruções passo a passo:
- Ao passar para outro fio na carreira anterior, não termine de tricotar uma única casa.
- Coloque o novo fio no fio de trabalho.
- Tricotar o último buraco, pegando dois fios. Como resultado, um laço duplo deve ser formado.
- Vire o tecido de malha para que a laçada multicolorida da mesa fique primeiro na fila.
- Remova este furo como a primeira laçada da borda, sem tricotar.
- Mova cuidadosamente o fio antigo para o lado, tricotando o segundo elemento com o fio novo.
- Forme uma nova carreira com fios de um tom diferente.
Ao trabalhar com técnicas jacquard ou intarsia, é muito conveniente tecer o fio diretamente na fase de tricô. Caso contrário, você precisará costurar um grande número de pontas de fio.
Instruções passo a passo:
- Deixe 15 cm de comprimento de pontas de fio dos novelos antigos e novos. Não dê um nó nas pontas.
- Continue tricotando com um fio novo, entrelaçando o fio antigo imediatamente.
- Em uma nova carreira, passe a ponta do fio que sobrou do novo novelo.
- Ao tecer, coloque a ponta do fio na frente e atrás do fio de trabalho.
A peculiaridade do tricô circular é que ele não possui costura na qual você possa depois esconder a troca de fio. Se você recolocar a linha no centro do círculo, obterá um degrau desorganizado que chamará constantemente a atenção.
Ao tricotar em redondo, você pode trocar de fio facilmente e sem problemas se seguir estes passos:
- Quando o círculo estiver completo, comece um novo tom tricotando um círculo completo.
- Coloque a ferramenta de trabalho direita sob a parede direita do buraco do círculo anterior que foi tricotado durante a mudança de tonalidade. Mova este elemento para a ferramenta de trabalho à esquerda.
- Tricotar os furos juntos, movendo o início do marcador redondo uma peça para a esquerda. Este procedimento deve ser realizado sempre que ocorrer uma mudança para uma nova tonalidade após tricotar buracos.
- Se você não mover o marcador, o início do círculo estará localizado onde um círculo foi formado, mas deveria haver dois.
- As agulhas de tricô direita e esquerda devem ter dois círculos com uma tonalidade alterada.
Usando essa técnica, você deve criar uma diagonal de furos levemente esticados. Esta opção parece mais agradável esteticamente do que degraus. Depois que o tecido for lavado, a diagonal ficará quase invisível.
Quais métodos são adequados para unir discretamente os fios ao longo das bordas do tecido?
Depois de finalizar o design dos produtos de lã, muitas vezes é necessário combinar as partes tricotadas em uma única peça. Este procedimento deve ser realizado discretamente para que a parte da frente da futura peça fique limpa e bonita.
Você pode conectar os fios ao tricotar sem que eles sejam notados usando um ponto de cobertura, que permite unir diferentes partes de tecidos acabados, como tiras, vivos ou bolsos.
Esta costura é bem fácil de fazer se você seguir estas instruções:
- Do lado avesso, insira a agulha no segundo furo.
- Insira de cima para baixo no primeiro furo e puxe de baixo para cima através do terceiro elemento.
- Insira a ferramenta novamente no segundo furo de cima para baixo e puxe-a para fora através do quarto elemento de baixo para cima.
- Repita as mesmas manipulações até o final da carreira e arremate o fio.
O ponto de costura com agulha permite deixar a área de união quase invisível e bem cuidada.
A costura vertical é mais procurada quando é necessário costurar peças ao longo das bordas do produto. Recomenda-se realizar essa técnica com o fio que foi utilizado para tricotar o tecido, ou com fios que sejam semelhantes em estrutura e tonalidade. O material deve ser muito forte.
A costura de colchão é um tipo de costura vertical invisível que pode ser usada para unir partes de uma única peça de tecido.
Instruções passo a passo:
- Para criar uma costura invisível, costure as peças pela frente do tecido, começando pela extremidade inferior.
- Na peça da direita, use uma agulha para pegar o fio entre a borda e os furos da direita.
- Na peça da esquerda, use uma agulha para pegar a linha entre a borda e o último elemento da borda tricotada.
- Revezem-se realizando manipulações semelhantes, pegando buracos de cada parte.
- Não pule linhas. Se as peças foram tricotadas em um padrão contínuo, você pode fazer um espaço em cada segunda carreira.
- Estique o fio a cada 3 cm para que os pontos não fiquem visíveis. Este último não deve ser puxado com muita força, pois a costura deve permanecer elástica.
O resultado deve ser uma costura perfeita e quase invisível.
Como esconder as pontas dos fios que sobraram depois do tricô?
Costurar as pontas do fio no produto é considerado o método mais comum de fixação dos fios. Graças a isso, as bordas do fio não ficarão para fora nem desfiarão.
Instruções passo a passo:
- Dos novelos novos e velhos, deixe as pontas dos fios com 15 cm de comprimento e continue tricotando.
- Em novas carreiras, puxe as bordas dos fios para que as laçadas do produto permaneçam uniformes.
- Para prender, insira a agulha com uma das linhas no furo de onde sai a outra linha.
- Puxe o fio restante horizontalmente através dos arcos dos furos traseiros ou verticalmente através das metades dos elementos frontais.
- Insira a agulha com a segunda linha no furo de onde sai a primeira linha. Costure da mesma forma que a primeira borda do fio.
Você pode esconder as pontas dos fios que sobraram depois do tricô da seguinte maneira:
- Depois de tricotar o último buraco da carreira de fixação, corte o fio, deixando uma ponta de 7 cm de comprimento.
- Passe a linha pelo laço e aperte.
- Passe o fio em uma agulha de costura de lã e puxe-o pelos furos das bordas no lado avesso do tecido por um comprimento de 4 cm.
Existem várias opções para conectar fios ao tricotar. Às vezes, você pode introduzir fios novos sem nós, mas esse método nem sempre é apropriado, pois nessas áreas de junção é necessário tricotar várias laçadas com fio duplo e depois dobrar as pontas. Como resultado, formam-se espessamentos que, em alguns padrões e fios, não conseguem passar despercebidos. Neste caso, é melhor usar um nó de tecelão ou reto, feltragem ou cola especial.
Vídeo sobre união de threads
Como conectar fios sem nó e sem engrossar: