O resultado do tricô são roupas, itens de decoração ou lembranças. Depois de aprender as técnicas básicas deste artesanato, chega um momento em que é necessário determinar os métodos pelos quais você pode prender os laços, completando o processo de produção do produto. Como finalizar um produto se a última fileira servir como elemento de fixação será discutido abaixo.
Cachecol ou chapéu
Fechar uma fileira de loops é uma etapa importante na criação de um produto.
A linha final executa várias funções simultaneamente:
- protege os laços;
- evita que o produto desfie;
- ajuda a melhorar a aparência do produto usando técnicas decorativas.
Como terminar o tricô, cuja última carreira é a parte final de um gorro ou cachecol, depende de vários fatores. Produtos feitos de diferentes tipos de fios têm densidades e estruturas diferentes. Um fio grosso com torção dupla ao fechar a última fileira do chapéu ajuda a criar uma costura densa, que será desconfortável de usar.
O tricô frouxo da última fileira de um chapéu feito de fio elástico levará ao estiramento do produto e à perda de sua forma original. Portanto, ao escolher um método para finalizar o tricô de um gorro, cachecol ou conjunto dos mesmos materiais, leve em consideração a estrutura do fio e as características do produto tricotado.
O método tradicional usado para finalizar uma fileira de laçadas envolve usar a técnica de diminuir a fileira de laçadas. Uma diminuição é uma técnica onde laçadas em uma determinada área do tecido são tricotadas juntas. Dessa forma, você obtém 1 laçada a partir de 2. O objetivo principal de diminuir uma fileira de laçadas é estreitar o tecido.
Este é um passo necessário antes de fechar a fileira de loops. Para fechar uma carreira em um modelo de chapéu simples, basta diminuir os pontos algumas carreiras antes da conclusão planejada do trabalho. Para terminar a última carreira, utilize agulhas de tricô, agulha de crochê ou agulha de costura.
Uma ferramenta usada para terminar a última fileira de um chapéu ou cachecol. | Ordem de serviço |
Gancho | Usando uma agulha do mesmo tamanho das agulhas de tricô (que foram usadas para tricotar), faça uma laçada de ar. Ela é obtida puxando-se o fio principal através da laçada da borda. Em seguida, tricote cada laçada, retirando-a da agulha de tricô, obtendo assim uma corrente de laçadas de ar. |
Raios | Ao fechar uma linha de laços, a correspondência dos laços que estão sendo fechados na linha com os requisitos do padrão principal é levada em consideração. |
Agulha | A última carreira é tricotada de uma maneira especial: as alças da frente são deixadas como alças da frente, e as alças de trás são colocadas na agulha de tricô sem tricotá-las. Em seguida, a linha é inserida na agulha e o processo de fechamento da fileira de laçadas começa com a linha e a agulha. |

O método de finalizar uma fileira de laçadas com uma agulha é considerado o mais trabalhoso, mas a última fileira fica perfeita e não prejudica a aparência do produto acabado. Depois de prender a fileira final do chapéu e costurar as peças, se necessário, a parte superior do chapéu geralmente é decorada com elementos adicionais: pompons, borlas, broches.
Luvas ou meias
Como finalizar o tricô, cuja última carreira determina a aparência da luva ou meia finalizada. Existem várias opções para prender o tricô em luvas ou meias. Luvas e meias geralmente são tricotadas começando com um elástico ou punho. Isso significa que a última carreira deve ser fechada na ponta do produto.
Tricotar uma luva com agulhas de tricô começa com o punho. Para isso, utilize agulhas de tricô circulares, que são convenientes para finalizar a última carreira, iniciando as diminuições de acordo com o molde. O ponto meia é uma forma tradicional de tricotar luvas. O método circular em 2 agulhas envolve tricotar uma fileira de laçadas exclusivamente pela frente. Isso elimina a necessidade de tricotar laçadas nas bordas.
A vantagem de usar o método circular ao tricotar uma luva é que você obtém um produto sem costura.
A principal dificuldade para iniciantes é tricotar o polegar. Na fase de criação da parte principal, o local para o polegar é fixado com um alfinete para que a fileira coletada sob o furo para o polegar não se desfaça.
Para desenhar a última fileira da luva, use uma das seguintes opções:
- Pontiagudo. A ponta pontiaguda da luva é obtida diminuindo a carreira de laçadas, realizando uma inclinação para a esquerda em uma agulha de tricô. Na segunda agulha, faça os mesmos passos no espelho, inclinando para a direita. As diminuições são repetidas na próxima segunda carreira até que haja 6 laçadas na agulha. As alças externas são tricotadas de acordo com o padrão.
- Espiral. Em ambas as agulhas de tricô, 2 laçadas iniciais são tricotadas juntas com a superfície frontal, a partir de baixo, as diminuições são feitas em carreiras até que haja 2 laçadas em cada agulha de tricô. Usando uma agulha e linha, as laçadas restantes são puxadas juntas, e as pontas excedentes do fio são escondidas do verso.
- Arredondado. Este tipo de fechamento de uma fileira de laçadas é usado para luvas tricotadas exclusivamente com a superfície frontal, sem o uso de padrões complexos. Os loops são diminuídos de acordo com um esquema de cálculo específico.
O tricô de uma meia começa com um elástico. A dificuldade do trabalho está em tricotar o calcanhar. Para criar esse detalhe nas agulhas de tricô, é usada uma técnica de diminuição de uma fileira de laçadas de acordo com um padrão especial. O detalhe final da meia é frequentemente chamado de biqueira. Seu tricô envolve diminuir 2 laçadas em ambos os lados em cada carreira. A diminuição é continuada até que haja 4 laçadas nas agulhas de tricô. As laçadas restantes são puxadas juntas com um gancho ou agulha.
Pescoço e manga
A aparência geral do produto acabado depende inteiramente da escolha do tipo de processamento do braço. Ao fazer cálculos antes de iniciar o trabalho, o tipo de braço é determinado, escolhendo entre várias opções possíveis.
Rolar:
- decote triangular;
- decote quadrado;
- gola redonda;
- gola alta com fecho.
Após determinar o tipo de área do colar, os métodos de projeto são selecionados:
- Beika. Ao planejar o trabalho, a gola é dividida em segmentos. Todos os segmentos são tricotados em agulhas circulares e depois as partes são costuradas uma a uma. Para evitar que a gola fique esticada, pule cada quarta laçada ao montar o ponto.
- Volante duplo. O método envolve criar um debrum de cerca de 5 cm de altura usando ponto meia. A fileira de laçadas é fechada da maneira tradicional. O rolo resultante é torcido de modo que a parte interna fique voltada para fora. Depois disso, uma fileira de laçadas é montada ao longo de todo o comprimento. O rolo finalizado é tricotado em ponto meia e a carreira de laçadas é fechada frouxamente.
- Decote triangular. A dificuldade em tricotar um decote triangular é que a parte inferior do pescoço fica abaixo da linha do peito. Se o decote começar 4-5 cm abaixo da linha do busto, a diminuição será feita a cada quarta carreira 2 vezes. Se o decote começar 6-10 cm abaixo da linha do busto, a diminuição começará em cada sexta carreira 2 vezes e 1 vez em cada quarta carreira. O decote triangular é decorado com vários tipos de encadernações, a opção de usar tricô com laçada central é especialmente popular.
Ao criar uma manga, o comprimento da cava é levado em consideração. Para roupas simples, costuma-se fazer mangas com formato arredondado. O fechamento da carreira de laçadas no início da cava começa pela frente, usando o método tradicional.
Para fazer isso, remova 1 laçada sem tricotá-la e tricote a próxima de acordo com o padrão e puxe-a pela laçada removida. Tricotar o tecido de acordo com este padrão até o final da carreira. Depois de completar a cava, a carreira finalizada é feita em crochê para formar uma borda perfeita.
A maneira clássica
Como finalizar o tricô, cuja última carreira é importante para formar a aparência geral do produto final. A resposta a essa pergunta depende de qual parte do produto precisa ser coberta.
Entre as opções que envolvem o acabamento de uma determinada parte do produto, há uma divisão em vários métodos. O uso de cada método envolve seguir padrões de tricô estabelecidos.
O método clássico ou básico é uma opção universal que é usada com mais frequência do que outras opções:
- Transfira as 2 alças externas da agulha de tricô esquerda para a agulha de tricô na sua mão direita.
- Usando a agulha de tricô na mão esquerda, pegue a laçada inicial da agulha de tricô direita.
- O segundo laço da direita é puxado através do laço inicial e solto no lado esquerdo.
É assim que a linha é finalizada. Quando o trabalho é concluído, resta um longo fio de trabalho. Sua ponta é passada pela última laçada. Aperte o nó.
Jogando por cima
A técnica de arremesso é frequentemente chamada de técnica de finalização "para trás":
- Na carreira final, tricote um número de laçadas a mais do que o necessário.
- As laçadas restantes, exceto as 2 externas, são transferidas para a agulha de tricô direita.
- O penúltimo laço é passado pelo último laço, mas não é amarrado.
- Em seguida, puxe o restante da fileira de laçadas uma através da outra até que uma laçada esteja livre.
- A última laçada é tricotada com o ponto da frente.
- Depois, eles começam a tricotar os pontos tricô da carreira final.
Com um trecho
Um draw-through é uma técnica para diminuir uma fileira de laçadas. Este termo se refere a um número diferente de voltas a diminuir. O sorteio pode ser duplo, triplo ou simples. O método de finalizar uma carreira com cordão depende das condições especificadas em um padrão de tricô específico.
Com uma agulha
Como finalizar o tricô com agulhas de tricô, cuja última fileira precisa ser mais elástica, será discutido abaixo.
As bordas do tecido permanecem bem firmes se você usar uma agulha para completar a fileira de laçadas:
- As partes tricotadas são divididas em 2 agulhas de tricô.
- A prateleira da parte da frente deve ser colocada primeiro, seguida pela prateleira da parte de trás.
- Passe o fio em uma agulha com uma abertura grande.
- Insira a agulha sob a primeira laçada do painel frontal, do lado de trás.
- Insira a agulha no primeiro laço da agulha de tricô traseira, pelo lado da frente.
- As etapas são repetidas até que a carreira de laçadas esteja completamente concluída.
Para facilitar o trabalho, a fileira de laçadas é removida uma a uma, sem esperar o final do seu fechamento.
Crochê
O design da borda em crochê deixa o trabalho com uma aparência mais organizada. A borda não puxa os fios e não cria vincos.
O tricô é preso pela frente:
- Coloque a ponta do anzol sob o primeiro laço e retire o laço que está sobre ele.
- O fio principal é colocado na agulha.
- O fio é puxado através de 2 laçadas, sobrepondo-as.
- A técnica é usada em toda a carreira, até que ela esteja completamente concluída.
Borda serrilhada "Pico"
O tratamento "Pico" é um tipo de encadernação decorativa para a última fileira:
- Usando a agulha de tricô na mão direita, faça uma laçada sob a laçada inicial na esquerda.
- Faça uma laçada frontal, deixando-a no lado esquerdo.
- A laçada é segurada na agulha de tricô na mão esquerda e uma nova laçada da segunda carreira é feita a partir da sua base.
- Feche 4 laçadas.
- Transfira as laçadas resultantes para a agulha de tricô esquerda.
- A técnica é usada até o final de toda a carreira, tricotando 2 laçadas e fechando as próximas 4 laçadas.
Para fechamento decorativo em forma de "Picot", geralmente é utilizado um fio contrastante.
Fechamento decorativo de uma fileira de laçadas usando um gancho
Antes de iniciar o trabalho, são realizados cálculos. O número estimado de laços decorativos em uma fileira deve ser divisível por 4.
A fileira começa a fechar da direita para a esquerda:
- Coloque a agulha sob a laçada inicial e faça vários pontos corrente.
- Usando uma agulha de crochê, pegue 3 laçadas da esquerda e amarre-as como se fossem uma só.
- Depois que restarem 2 laçadas na agulha, a última laçada é puxada através da primeira laçada.
- A técnica é usada até que a fileira esteja completamente fechada.
A principal tarefa no tricô decorativo é garantir que o mesmo número de laçadas de ar sejam montadas em uma fileira. Se houver mais deles, o padrão será assimétrico.
Fechamento de loop atrasado
O método atrasado de terminar uma fileira de laçadas é frequentemente usado para tricô vazado:
- A agulha de tricô esquerda é inserida sob a laçada inicial e, em seguida, a segunda laçada de tricô é puxada através dela.
- Retire a laçada inicial da direita e transfira-a para a agulha de tricô esquerda.
- A próxima laçada não é tricotada, deixando a laçada inicial reservada na agulha de tricô esquerda.
- Ambas as laçadas são retiradas da agulha de tricô esquerda e, em seguida, continue tricotando de acordo com o padrão até o final da carreira.
Fechando uma fileira de laçadas com um cordão
O método de finalizar uma fileira de laçadas com um cordão é adequado para itens tricotados com um padrão de trança.
O fechamento da carreira de laçadas é feito pela frente.
- O número adicional de laçadas necessárias para tricotar o cordão é enfiado na agulha de tricô esquerda.
- Em seguida, tricote a carreira de laçadas do cordão com o ponto da superfície frontal até a laçada final.
- O último laço do cordão é fechado da maneira tradicional.
- Os laços subsequentes são conectados com um laço frontal, agarrando-os pelas paredes traseiras.
- Todos os laços são transferidos da agulha de tricô direita para a agulha de tricô esquerda.
A sequência é observada até que o trabalho esteja completamente concluído.
Método tubular
Um método popular para fechar uma fileira de laçadas envolve criar uma costura de malha em um elástico:
- A ponta do fio da borda de fechamento é enfiada em uma agulha de tapeçaria.
- As laçadas são divididas em 2 agulhas de tricô.
- Comece a fechar a partir da 2ª laçada do poste frontal.
- A agulha é colocada no lado direito, abaixo da laçada, então a linha é puxada e a laçada é removida da agulha de tricô.
- A agulha é colocada à esquerda, sob a primeira laçada da coluna purl, a linha é puxada para fora e a laçada é removida da agulha de tricô.
Após costurar, vire o elástico com o avesso para cima e repita a conexão novamente com uma costura de tricô.
Borda elástica
Um acabamento elástico no elástico com uma borda reta implica um número par de laçadas na carreira final:
- O elástico fica na agulha de tricô esquerda.
- Usando a agulha de tricô na mão direita, remova o ponto inicial da agulha de tricô esquerda, mas não o tricote.
- Faça uma laçada reta.
- A próxima parte da carreira é tricotada a partir da agulha de tricô esquerda, seguindo o padrão.
- À esquerda, prenda o fio junto com a primeira laçada na agulha de tricô direita e puxe a terceira laçada através dessas laçadas.
- O processo continua até que a última carreira seja tricotada.
O passo final é puxar o último laço e então passar a linha pelo anel formado para prendê-lo completamente.
Em tricô circular com cordão oco
Esta técnica é adequada para finalizar a borda em um padrão circular.
Uma agulha de tricô adicional é usada para isso:
- Na agulha adicional, faça 3 laçadas usando um conjunto simples.
- Os laços resultantes são tricotados com a superfície frontal.
- O terceiro laço é amarrado junto com o próximo laço, prendendo-o à parede do fundo.
- Todas as laçadas são retornadas para a agulha de tricô esquerda.
- As 3 laçadas restantes são transferidas para a agulha de tricô da mão direita.
- Passe a linha na agulha, retire o laço da agulha e vire o item.
- Em seguida, pegue a laçada da borda oposta com a agulha e passe a agulha pela laçada aberta novamente.
- Os passos realizados são repetidos com os loops restantes.
Um processo de tricô fascinante que requer certas habilidades e adesão a regras. Um lugar importante no processo de criação de um produto específico é ocupado pela etapa que envolve o fechamento da última fileira. Para finalizar o tricô, escolha uma opção que seja adequada ao tipo de padrão e que também leve em consideração o tipo de produto.
Vídeo sobre como terminar de tricotar a última carreira
6 maneiras de fechar laçadas com agulhas de tricô e agulhas de tricô: