O estilo da manga determina a aparência do modelo e a ordem de seu tricô, portanto, antes de começar a trabalhar com agulhas de tricô, os artesãos iniciantes precisam decidir sobre o padrão e o modelo da manga.
Tipos de mangas
As mangas têm diferentes formatos e formas de fixação à parte principal da peça e, consequentemente, seus padrões de tricô variam.
Os mais populares são:
- manga embutida;
- sem linha de boné;
- com uma pequena cava;
- com alça de ombro;
- raglan;
- bastão;
- lanterna;
- quimono.
Ferramentas e materiais
Para tricotar todas as partes do produto, em especial as mangas, você precisará dos seguintes materiais:
- Fio
Para iniciantes, é melhor escolher fios de acrílico ou lã. Fácil de trabalhar com fios mistos de acrílico e lã. Artesãos experientes podem usar algodão, mohair ou outros fios sofisticados, pois são mais difíceis de trabalhar.
Ao aprender a tricotar, é melhor usar materiais de cores claras, pois isso fará com que as agulhas se cansem menos e o padrão ficará mais expressivo. Para iniciantes, um fio com espessura de 200-300 m por 100 g é o ideal.
- Raios
O principal critério para selecionar agulhas de tricô é sua conformidade com o fio selecionado. As etiquetas das linhas modernas geralmente indicam a espessura recomendada da agulha em mm. Caso a etiqueta seja perdida, você pode usar a regra universal: a largura das agulhas de trabalho não deve exceder a espessura da linha em 2 dobras.
Para tricotar mangas para roupas infantis, você pode usar agulhas de tricô curtas. Ao trabalhar com peças grandes, agulhas de tricô longas, retas ou circulares serão úteis.
Para determinar a espessura ideal da agulha de tricô para o item pretendido, você pode tricotar peças de teste usando diferentes tamanhos de ferramentas.
O tricô ficará mais solto ao tricotar com agulhas grossas e mais denso ao usar agulhas finas. Para tricotar padrões complexos, como tranças, você precisará de agulhas de tricô arredondadas adicionais. A curvatura evita que as alças escorreguem durante o trabalho.
- Pontas de agulhas de tricô
Ao escolher agulhas de tricô retas de ponta dupla, você deve tomar cuidado com as pontas. Isso é especialmente importante para iniciantes, pois podem ser perdidas laçadas nas extremidades opostas que não estão envolvidas no tricô. As dicas também serão úteis para artesãs experientes para uma pausa segura do trabalho. O tecido de malha ficará fixado na agulha de tricô em ambos os lados, sem possibilidade de escorregar.
- Agulha de tricô
A característica distintiva de uma agulha de tricô de uma agulha comum é sua ponta arredondada. Não danifica a estrutura dos fios durante a operação. Uma ferramenta para costurar as partes das mangas e, dependendo do modelo escolhido do produto, com a parte principal da peça será útil.
Descrição geral do trabalho
Existem princípios gerais para tricotar mangas que se aplicam à maioria dos itens:
- Antes de iniciar o trabalho, todos os cálculos de loop são realizados, amostras experimentais são feitas e a densidade de tricô é calculada;
- os dados obtidos durante o cálculo devem ser salvos para não repetir o procedimento novamente;
- Primeiro, as costas e a frente são tricotadas. Você deve começar a tricotar as mangas depois de formar as cavas;
- Para garantir que ambas as mangas sejam absolutamente idênticas, é aconselhável que os artesãos iniciantes tricotem-nas ao mesmo tempo (em agulhas de tricô longas ou ferramentas conectadas com linhas de pesca de diferentes novelos de linha);
- Se houver um padrão nas mangas, as alças extras devem se tornar parte dele;
- ao formar um chanfro, os aumentos são feitos após a 1ª borda do laço e imediatamente antes do último laço. Neste caso, ao montar o produto, você obterá uma costura perfeita.
Para calcular corretamente as diminuições necessárias em peças grandes antes de começar a tricotar as mangas, Os mestres iniciantes devem levar em consideração:
- Os cálculos são feitos para uma manga dobrada ao meio. A segunda parte é tricotada em imagem espelhada.
- Do total de laçadas devem ser subtraídos os pontos dos ombros e do decote;
- As diminuições começam na 1ª carreira em três elos. Diminuições subsequentes ocorrem a cada duas linhas em 2 links.
- As diminuições e os encerramentos são feitos gradualmente, até ao valor obtido nos cálculos;
Tricotando uma manga clássica
A manga é chamada de clássica porque é usada com mais frequência do que outras na costura de roupas de estilo formal. As mangas clássicas podem ter comprimentos diferentes, alargadas ou afuniladas, simplesmente retas, com punhos ou dobras, e também podem ter vários formatos originais. Qualquer manga pode ser tricotada.
A maneira mais comum de tricotar uma manga com agulhas de tricô é tricotar do pulso até o ombro. Você pode começar a trabalhar a partir da costura da manga, o que resultará em uma manga tricotada transversalmente, mas isso é inconveniente.
A seguir, um exemplo de como fazer uma manga cônica:
- Primeiro você precisa calcular um número suficiente de loops. É melhor fazer isso na metade do elemento tricotado. O número de voltas na parte mais larga e na parte mais estreita é contado.
- A diferença entre eles é então determinada. A distância da base da extensão até a base da cava é medida e dividida pela diferença de laçadas obtida após o cálculo anterior. O número resultante representa a distância em centímetros entre as adições.
- O aumento é feito usando laçadas depois do primeiro ponto e antes do último ponto no final da carreira. O aumento é continuado até que haja laçadas suficientes no trabalho. Para evitar confusão na contagem, é melhor marcar a linha de onde começou a adição de laçadas com um fio de cor diferente ou um alfinete. Isso ajudará na hora de tricotar a segunda manga.
- Agora a manga está tricotada. Primeiro você precisa calcular os laços, também é melhor fazer o cálculo para metade da manga. O número de voltas é dividido por 3. Então, as voltas do primeiro terço são divididas em duas e três. Distribua as alças do segundo terço uma a uma. Divida as alças do terceiro terço em três.
- Em seguida, você precisa aplicar os resultados ao padrão e começar a trabalhar. Ao trabalhar no primeiro terço, no início de cada carreira, prenda o número calculado de laçadas (duas ou três).
- Levando o trabalho para o segundo terço, o número de suas laçadas é primeiro dividido por 3. Ao trabalhar com as laçadas da primeira parte, elas são diminuídas nas primeiras carreiras: uma no início da carreira e uma no final da carreira. As laçadas da segunda parte são diminuídas em uma laçada a cada 2 carreiras. As laçadas da terceira parte restante são diminuídas da mesma forma que as laçadas da primeira parte. Quando a obra chega ao terceiro terço, suas laçadas são fechadas da mesma forma que as laçadas foram diminuídas na primeira parte. Continue fechando as laçadas até restarem seis laçadas no trabalho, feche-as em uma fileira.
Pequenas peças iguais, como mangas, funcionam melhor em sincronia. Então as partes são igualmente densas. Mas seria apropriado dizer que com esse método de execução, é inconveniente verificar o padrão e, se ocorrer um erro, você precisará desfiar as duas mangas. É importante monitorar a densidade do tricô durante o trabalho. Antes de fazer a cava, é recomendável alinhavar e experimentar a manga inacabada. Se o trabalho for feito corretamente, você pode continuar tricotando a manga.
Como tricotar uma manga com agulhas de tricô
Antes de começar a trabalhar na manga, ela é experimentada no braço. Se o comprimento não for suficiente, a parte adicional é tricotada de acordo com o padrão, sem aumentos ou diminuições.
Para realizar o okat, serão necessários cálculos adicionais:
- A altura da cava é medida e convertida em número de carreiras.
- As alças da parte mais larga da manga são contadas e divididas ao meio.
- Deve sobrar uma linha reta no topo da cava. Seu tamanho geralmente é de 5 a 6 cm, mas você pode variar desse valor.
Com base nesses valores, a frequência de loops decrescentes é calculada.

A parte mais larga da manga precisa ser dividida em 3 grupos iguais. Se o número de laçadas não for múltiplo de 3, as laçadas extras serão adicionadas à 1ª parte da borda.
Nos grupos resultantes Você também precisa classificar:
- no loop externo eles são combinados em 2 grupos iguais.
O primeiro é dividido em três, o restante é adicionado ao primeiro dígito, o segundo é dividido em dois, o restante também é adicionado ao início;
- no segundo os links são divididos por 1;
- no terceiro eles são classificados por 3, o restante dos loops após a divisão são atribuídos ao último grupo.
Para evitar confusão, todos os dados obtidos são aplicados ao padrão. Nos grupos 1 e 3, o fechamento dos elos é feito em cada carreira meia/frente.
Na segunda parte, o fechamento deve ocorrer assim:
- o primeiro terço dos laços é fechado através de uma carreira;
- o segundo terço – após 3 carreiras;
- laçadas restantes - novamente pela carreira.
Manga embutida
Como tricotar mangas com agulhas de tricô (diagrama para iniciantes): a maneira mais fácil é começar com um elástico, cuja largura é regulada apenas pelas preferências da artesã.
O número de laçadas adicionais ou diminuições é calculado com base no tamanho da manga no punho (geralmente a parte mais estreita) e na largura máxima da manga. A distância entre essas partes é convertida no número de linhas.
Ao dividir o comprimento da seção pela diferença de voltas entre as partes medidas, o intervalo de diminuições ou aumentos é determinado para formar um chanfro uniforme. Diminuições/aumentos, dependendo da direção do tricô da manga (do punho/da cava), são tricotados simetricamente a partir de ambas as bordas.
O aumento é tricotado de duas maneiras:
- No local do aumento, um fio é jogado na agulha de tricô e a carreira termina de acordo com o padrão. Na carreira seguinte, a laçada é tricotada de acordo com o padrão com um ponto meia ou meia;
- no local do aumento da carreira anterior já tricotada, é levantada uma laçada.
Uma laçada adicional também pode ser tricotada atrás da borda da laçada correspondente na carreira anterior, sem retorná-la à agulha de tricô.

Os aumentos são calculados individualmente em cada caso, mas há um padrão geral para tricotá-los:
- para braços longos e finos, os aumentos são feitos a cada 6-8 carreiras;
- o formato padrão do braço envolve aumentos a cada 6ª carreira;
- para braços roliços, mais curtos que o padrão, a largura da manga aumenta a cada 4ª carreira.
Sem linha de limite
Como tricotar mangas com agulhas de tricô (o padrão para iniciantes é mais simples que o modelo anterior):
- Ao moldar a cava, não é necessário tricotar um arredondamento. Em vez disso, grandes seções da peça são tricotadas retas, e algumas das laçadas são transferidas para uma ferramenta auxiliar.
- Quando a parte de trás e as prateleiras estiverem prontas, você só precisa adicionar o número necessário de laçadas (geralmente 10-20). Os elos são obtidos simetricamente em relação à costura do ombro.
- O número de elos adicionais é selecionado levando em consideração a espessura do fio. A densidade do tricô desempenha um papel importante, por isso sempre é feito um fragmento de teste.
- Após completar uma carreira, o tricô é virado, os elos são tricotados na ordem inversa, capturando a laçada da borda a cada vez. A ação é repetida até que todas as laçadas da borda sejam tricotadas e o trabalho alcance as laçadas removidas anteriormente.
- Em seguida, você deve continuar trabalhando, realizando as diminuições necessárias uniformemente.
Esse estilo de mangas é usado em máquinas de tricô e crochê.
Com uma pequena cava
É muito fácil descobrir como tricotar mangas com agulhas de tricô (diagrama para iniciantes) para um produto com cava pequena. A principal diferença do estilo é a linha da cava significativamente mais estreita e, consequentemente, a cava da manga. Para tricotar a parte principal, é usado um esquema de cálculo padrão, e o número de laçadas para a cava é subtraído do número de laçadas para o estreitamento.
Com alça de ombro
Este método é usado para itens com ornamentação abundante. Essa técnica completa o visual e acrescenta um toque de entusiasmo. O estilo é fácil de fazer, já que a tira do molde localizada no ombro é tricotada separadamente e faz parte das costas e da frente.
Para tricotar a manga, siga o padrão padrão para uma manga com sobreposição. A largura da “alça de ombro” não é regulamentada por regras ou padrões e depende apenas da preferência do mestre e da largura do ornamento selecionado. Muitas vezes, as alças são decoradas com miçangas, strass e miçangas.
Raglã
Tricotar este modelo permite 2 direções de trabalho: tanto de cima para baixo quanto de baixo para cima. Tricoteiras iniciantes começam a trabalhar na manga de baixo para cima, e então o padrão de tricô será semelhante ao de uma manga embutida. Quando o comprimento desejado estiver pronto, em cada 2ª carreira, comece a abaixar as laçadas tricotando dois elos de cada vez. Isso é feito perto dos laços de borda.
Se o trabalho for iniciado pela parte superior da manga, vale a pena estocar agulhas de tricô circulares do mesmo diâmetro com que todo o produto será tricotado. Se as agulhas de tricô forem diferentes, a densidade do tricô mudará. Neste caso, novos protótipos e cálculos repetidos serão necessários.
Padrão de tricô para mangas raglan a partir do ombro:
- Se o produto final incluir uma gola, este deve ser o início do tricô. Se uma gola não for fornecida, os aumentos no raglan serão feitos imediatamente.
- Comece a trabalhar com um número de voltas que seja divisível por 6 sem resto.
- As laçadas são distribuídas em agulhas de ponta dupla (4 + agulha de trabalho) ou agulhas circulares.
- Ao distribuir as laçadas, apenas a 6ª parte vai para as mangas. Se ocorrer um erro no conjunto inicial de laçadas, o restante dos elos, quando dividido por 6, é distribuído entre a parte de trás e a da frente.
- A adição de loops deve ocorrer simultaneamente para todas as partes do produto.
O relatório raglan mais simples para iniciantes se parece com isso:
- Ponto tricô, 2 pontos meia, laçada, ponto tricô.
- Neste caso, a laçada e o último ponto meia do molde referem-se à parte da frente ou de trás da peça, enquanto os pontos restantes fazem parte da manga.
Quando a cava estiver terminada, continue tricotando de acordo com o padrão. Neste ponto, a adição de loops para. Você pode finalizar o trabalho com um elástico de malha ou, continuando o padrão até o comprimento desejado, fechar as laçadas.
Bastão
As mangas deste estilo podem ser feitas de 2 maneiras diferentes:
- da parte inferior das costas e da frente. As costas e o peito do produto são tricotados da mesma forma, com tecidos retos com o padrão selecionado; As mudanças nas laçadas começam apenas no nível da cava;
- Você pode adicionar loops imediatamente, mas não há necessidade de fazer isso. É mais conveniente dividir os aumentos em 2-3 linhas;
- É possível tricotar uma manga de morcego com um elástico, mas esse trabalho é feito muito raramente, pois dá mais trabalho. Ao tricotar mangas dessa maneira, o trabalho é semelhante a uma manga costurada; os elos para peças grandes são obtidos no comprimento necessário.
O fechamento dos laços deve ocorrer na ordem em que foram montados. Todos os detalhes são feitos em simetria espelhada, o que é considerado uma característica do modelo.
Lanterna
Como tricotar mangas com agulhas de tricô (padrão para iniciantes) do modelo lanterna não é difícil de entender. Este estilo se diferencia dos demais modelos pela característica estrutural em forma de punho justo. Este design dá volume à lanterna.
Antes de começar a trabalhar, você precisa ter uma abordagem responsável na escolha do fio; fios macios e tricô solto não manterão o formato desejado.
Para realizar os cálculos, um protótipo é tricotado com o mesmo padrão de aumento planejado para o produto. A lanterna é tricotada aumentando-se uniformemente o número de laçadas à medida que se tricota. Na parte mais larga, o número de links deve exceder o conjunto original em pelo menos 3 vezes. Para obter um formato mais exuberante, multiplique o volume dos elos por 4 vezes.
A parte superior pode ser tricotada de duas maneiras:
- Após realizar uma série de diminuições, para ajustar o tamanho da manga ao tamanho da cava;
- A manga pode ser costurada nas partes principais com dobras na parte superior.
Dicas para um trabalho confortável:
- se durante o trabalho você marcar cada aumento na lanterna com linha colorida, um marcador ou um alfinete, isso ajudará a tricotar a segunda peça de forma absolutamente idêntica;
- Para fazer a cava o mais precisamente possível, vale a pena usar um molde. Dessa forma, a probabilidade de erros e cálculos incorretos é reduzida ao mínimo, e a manga assume o formato correto.
A cava também deve ser arredondada com curvas convexas ou côncavas. A altura da cava deve corresponder à altura da tampa da lanterna. Formas convexas são formadas por adições sucessivas. As linhas côncavas são formadas após diminuir as laçadas e fechá-las na ordem inversa da montagem.
Como continuação da lanterna, uma parte adicional da manga é frequentemente tricotada em todo o comprimento ou até 2/3 do braço. Para completar a parte abaixo da lanterna, você deve usar o diagrama padrão.
Quimono
A principal característica das mangas do quimono é que elas são tricotadas simultaneamente com as principais seções grandes das costas e da frente.
Características do trabalho no estilo quimono:
- É importante garantir que os aumentos nas mangas sejam uniformes e que o produto fique simétrico;
- A parte de trás e a frente do produto diferem apenas no decote. Atrás é reto, e na frente é em formato de V;
- a cava geralmente é tricotada em formato semicircular;
- ao tricotar as partes principais, as inclinações dos ombros são modeladas;
- No início do tricô das mangas (geralmente no meio da costura lateral), são feitos 1-2 aumentos. Isso é necessário para um arredondamento suave da costura ao passar para a cava;
- laços adicionais para as mangas são adicionados várias vezes, 5 elos por vez. O número de laçadas pode ser aumentado se a manga for tricotada para braços longos;
- Após os aumentos necessários, tricote um tecido uniforme na largura desejada da manga. Para garantir que o produto fique harmonioso, todas as diminuições devem ser feitas da mesma forma que os aumentos;
- O melhor é modelar o decote usando um molde.
Ao fazer um padrão, é melhor usar papel milimetrado, onde cada célula corresponderá a um laço e uma linha em largura e altura, respectivamente. O modelo deve ser feito em tamanho real e verificado em relação à peça de trabalho sempre que possível.
Os aumentos ao longo da borda do trabalho são tricotados novamente tricotando a laçada antes ou depois do ponto da borda. Mais de 2 laçadas são adicionadas ao fazer uma laçada e depois tricotá-la.
As mangas têm uma variedade muito maior de formatos. Cada modelo básico é modificado por um artesão novato ou experiente, resultando em um item único. Mas antes de começar a tricotar, você deve ter uma abordagem responsável na escolha dos materiais e na construção de um padrão para que o diagrama preliminar se transforme em algo elegante e proporcional.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre mangas de tricô
Vídeo sobre como tricotar mangas com agulhas de tricô (diagrama):
Obrigado pelo artigo! Tudo o que você precisa para tricotar qualquer manga em um só lugar compacto.