Quadros feitos de cereais para crianças são fáceis de fazer e, quando finalizados, são adequados para a maioria dos interiores. Esse tipo de criatividade acalma o sistema nervoso da criança, desenvolve a coordenação motora fina e o pensamento imaginativo.
Ferramentas e materiais
Pinturas, feitos de cereais, para crianças têm como base papelão, cartolina ou madeira compensada - qualquer superfície dura e fina o suficiente na qual seja fácil colar cereais e outros componentes.
Se você planeja usar cola líquida, como PVA, é recomendável escolher materiais mais densos, como compensado, como base, para que a base não amoleça e a imagem final fique lisa.
Além da base, você precisará de outros materiais para a criatividade.
O que é necessário | Exemplo | Para que |
Cereais |
| Preenchendo o desenho e dando texturas diferentes. |
Decorações adicionais |
| Eles diluem a camada uniforme de cereais ou grãos, criando acentos. |
Ferramenta para aplicação de materiais |
| A maior parte do trabalho é feita à mão, mas pequenos pedaços podem ser fixados à pintura usando uma pinça para empurrar cuidadosamente o material sobre a cola. |
Ferramenta de criação de imagens |
| Antes do processo de colagem, o contorno da futura pintura é desenhado na base. |
Tintas |
| Para colorir fragmentos da pintura. |
Material adesivo e fixador |
| Para fixar cereais e outros elementos à base, bem como para fixar trabalhos acabados. |
Quadro |
| Coloque a pintura finalizada em uma moldura para dar a ela uma aparência finalizada. |
Master classes
Antes de começar a trabalhar, prepare todos os materiais para o trabalho. Depois, eles escolhem uma base adequada para a pintura e aplicam o desenho que será preenchido sobre ela. O contorno é feito com um lápis simples, caneta ou caneta hidrográfica.

É mais conveniente trabalhar com um lápis para que seja possível corrigir linhas malsucedidas. O contorno deve ser limpo e quase imperceptível, então, para maior praticidade, pode-se usar papel carbono.
Uma vez que o contorno esteja completo, o grão a ser trabalhado é selecionado. Preste atenção ao volume e à cor, pois diferentes partes do desenho devem ser visualmente diferentes. Selecione a quantidade necessária de grãos.
Se necessário, o cereal é pintado. Para fazer isso, separe os grãos, remova as impurezas, despeje-os em um recipiente e adicione o corante, mexendo até que todos os grãos estejam uniformemente coloridos. Despeje o cereal sobre o papel formando uma camada ensanguentada e espere secar. Os grãos são mexidos periodicamente para evitar que grudem.

Eles começam a preencher as áreas da imagem colocando o cereal na cola. Preencha as áreas em partes para não sujar no processo e para que todos os fragmentos sequem completamente e não se misturem. Para deixar o contorno mais uniforme, use uma pinça ou um palito de dente.
O desenho finalizado é completamente seco e então coberto com verniz para dar brilho. Para isso, utiliza-se verniz artístico comum. Recomenda-se usar verniz aerossol para facilitar a aplicação. Se forem aplicadas várias camadas, espere até que cada camada anterior de verniz esteja completamente seca.
Vaso com flores
Uma versão simples de criar uma imagem a partir de cereais no formato de uma natureza-morta com um buquê de flores.
O processo exigirá:
- cereais (ervilhas, milho, trigo sarraceno, arroz, pipoca);
- cartão;
- quadro;
- verniz;
- lápis simples;
- fitas ou casca de bétula;
- cola;
- ramos secos de folhagens ou tinta verde para colorir o cereal.
As imagens de cereais para crianças são feitas na seguinte ordem:
- O papelão é ajustado ao tamanho da moldura e o contorno interno é traçado com um lápis para que a parte visível da futura pintura fique clara.
- Desenhe o contorno do vaso e das flores usando uma leve pressão. Marque a linha horizontal da mesa e use hachuras para indicar a toalha xadrez.
- Aplique uma camada de cola nas bordas do vaso. Eles tentam não ultrapassar os limites do desenho. Despeje o trigo sarraceno sobre a camada de cola, espere a camada secar e sacuda o excesso de grãos.
- Todas as áreas subsequentes que estão sendo trabalhadas são primeiro revestidas com uma camada de cola e uma camada de cereal é colocada por cima. Cada vez, espere a camada secar. A parte superior e inferior do vaso são decoradas com bolinhas.
Usando cola, desenhe uma grade na toalha de mesa e cubra-a também com bolinhas, colando-as firmemente umas às outras.
- Preencha gradualmente cada seção da grade, cobrindo-a com cola e preenchendo-a com grãos de arroz.
- Preencha a grande área vazia acima da mesa com cola e polvilhe grãos de milho por cima.
- As flores são decoradas com grãos de arroz e pipoca. O buquê é complementado com ervilhas em vários lugares para dar um aspecto final à imagem.
- Para refrescar a imagem, adicione um pouco de verde ao buquê. Isso é feito tingindo os grãos ou usando galhos secos. As folhas do buquê são mostradas com pedaços de casca de bétula ou fitas.
- Eles colocaram a pintura finalizada na moldura.
- Cubra a imagem com verniz.

Ouriço: Master Class para os mais pequenos
Pinturas de cereais para crianças podem variar em nível de complexidade. Para trabalhar com crianças de 3 a 5 anos, é necessária uma versão mais simples, onde um desenho pronto em papel ou papelão é usado como base.
O desenho é preparado com antecedência - seja desenhando ou usando uma impressão para colorir. Dessa forma, a criança não precisará perder tempo criando o contorno do desenho; ele pode começar imediatamente o processo de aplicação. Se desejar, a pintura finalizada pode ser fixada em papelão e colocada em uma moldura.
O processo exigirá:
- cola com pincel;
- cereais (trigo sarraceno, painço ou milho);
- verniz.
O processo de trabalho em uma pintura inclui as seguintes etapas:
- A criança recebe uma impressão com a imagem de um ouriço (ela pode usar uma base diferente para o trabalho) e é explicado que a cola deve ser usada com um pincel, pintando as áreas uma de cada vez.
- Cubra o corpo do ouriço com cola, tomando cuidado para não deixar o pincel ultrapassar o contorno. Polvilhe a cola com trigo sarraceno por cima e espere a cola secar, depois sopre ou sacuda o excesso de grãos.
- Cubra o rosto do ouriço com cola e polvilhe com painço ou milho moído.
- Espere até que a cola esteja completamente seca e cubra o desenho com verniz.
- Se necessário, cole o desenho em um papelão e insira-o em uma moldura.

Natureza morta em ornamento
Uma opção para fazer uma imagem de cereais para crianças em idade escolar primária, já que o processo leva mais tempo e exige mais perseverança. Uma imagem semelhante com um enfeite pode servir como decoração no interior, especialmente quando complementada com uma moldura de madeira.
Para completar esta lição, as crianças podem repetir o padrão, substituir algo ou introduzir novos elementos a seu critério. Você também pode usar esta lição como um exemplo de trabalho, mas use um enfeite completamente diferente para a base, por exemplo, padrões folclóricos.
Materiais necessários no processo:
- cartão;
- quadro;
- cola e pincel;
- verniz;
- lápis simples;
- cereais (ervilhas, grão-de-bico, sementes de abóbora e melancia, painço, sementes de girassol descascadas e sem casca, pipoca sem estourar).
O processo de composição da imagem é o seguinte:
- O papelão é ajustado ao tamanho da moldura e as bordas internas são marcadas com um lápis para que o enfeite fique exatamente no centro. Usando um lápis e aplicando leve pressão, desenhe o contorno do enfeite.
- Recomenda-se começar a trabalhar com fragmentos grandes e passar gradualmente para os próximos. Cada vez, espere até que a camada de cola da seção anterior da pintura esteja seca.
- A área com a imagem do vaso é tratada com uma camada de cola usando um pincel duro. As fileiras do vaso e do suporte são preenchidas em camadas, alternando cereais de cores e tamanhos diferentes.
- Unte 5 círculos para flores com cola e, começando pelo meio, coloque camadas de um círculo maior. As camadas também se alternam em diferentes cores e tamanhos. Em diferentes camadas, grãos e cereais também podem alternar entre si. Todas as flores podem ser diferentes ou simétricas em relação ao centro.
- O caule principal é mostrado e as flores laterais estão conectadas a ele. Para fazer isso, prepare um caminho com metades de ervilha ou grão-de-bico.
- Nas laterais do caule, coloque folhas feitas de sementes de girassol, ervilha ou grão-de-bico. Para criar contraste no fundo da imagem de folhas, folhas de plantas secas podem ser usadas como base.
- Elas começam a formar figuras de pássaros nas flores simétricas superiores. Eles tentam fazer com que as figuras sejam idênticas. O corpo é preenchido com painço, a cauda é feita de sementes de abóbora e girassol, e as asas de sementes de melancia. O bico e as patas são feitos de sementes de girassol descascadas, os olhos são feitos de grão-de-bico ou ervilhas.
- Na parte superior da composição, preencha 3 inflorescências com metades de ervilha ou grãos de milho. As inflorescências são complementadas com brotos e caules de grão-de-bico e folhas em forma de sementes de melancia.
- A composição é complementada por imagens de brotos crespos em diferentes lugares feitos de grão-de-bico, pequenas flores feitas de sementes de melancia, sementes de abóbora, sementes de girassol descascadas e sementes de milho. Eles garantem que cada elemento adicionado seja repetido na segunda metade da composição.
- Quando a composição estiver pronta, espere secar completamente e cubra tudo com verniz.
- Eles colocaram a pintura finalizada na moldura.

Imagem "Peixe"
Imagens de cereais para crianças podem ser feitas em conjunto com os pais, para que o trabalho final fique mais organizado e o processo mais interessante. Os pais podem ajudar a criança a selecionar e desenhar o contorno no papelão, bem como aplicar cola e cereais uniformemente durante o processo de trabalho.
Os seguintes materiais são utilizados no processo:
- cartão;
- cola e pincel;
- cereais (painço, trigo sarraceno, ervilhas, arroz);
- verniz;
- pinça ou palito de dente;
- lápis simples.
Neste exemplo, uma imagem de um peixe é usada para criar uma imagem. Ele pode ser alterado a seu critério, assim como os materiais de preenchimento. Seguindo o exemplo deste trabalho, a criança pode posteriormente desenhar de forma independente o contorno do desenho e repetir o aplique.
Eles montaram uma imagem passo a passo:
- Desenhe o contorno de um peixe no papelão usando um lápis simples. Tente não aplicar muita pressão com o lápis para que o contorno não fique visível no trabalho finalizado. Eles garantem que o contorno esteja uniforme e, se necessário, corrigem apagando quaisquer imperfeições com uma borracha.
- O contorno principal é traçado com uma fina camada de cola e, usando uma pinça ou um palito, coberto com uma linha de trigo sarraceno. Coloque-os cuidadosamente em uma fileira, grão por grão, para que o contorno fique uniforme.
Fotos de cereais e sementes feitas à mão. Peixe - Eles começam a preencher gradualmente cada seção individual com cola e a cobri-la com cereal. Eles tentam cobrir áreas adjacentes com diferentes tipos de cereais, mesmo que estejam separadas por um contorno de trigo sarraceno, para que o padrão tenha texturas visualmente diferentes. Cada seção é preenchida somente após a anterior secar. Para garantir que os grãos se encaixem perfeitamente uns aos outros, use uma pinça ou mova-os com um palito.
- Eles garantem que os cereais não tenham apenas texturas diferentes, mas também cores diferentes, para que o padrão fique mais interessante. Os olhos do peixe são feitos em formato de grãos de pimenta.
- Para deixar o desenho completo, você pode desenhar bolhas de ar ao lado do peixe e preenchê-las com arroz ou grãos de milho. O fundo é preenchido por último. Para criar uma associação com a água, quaisquer grãos pequenos são pré-pintados de azul ou azul claro e preenchidos com todo o espaço vazio restante.
- A pintura seca é coberta com verniz. Se desejar, a pintura pode ser emoldurada.
Vestido de princesa
As pinturas de cereais para crianças podem ser adaptadas aos interesses de meninos ou meninas. Por exemplo, meninas de 5 a 7 anos podem gostar do processo de criar roupas para seu personagem de desenho animado ou conto de fadas favorito. Para fazer isso, os pais primeiro imprimem uma imagem do personagem desejado em papel ou papelão.
Este exemplo mostra um tutorial sobre como fazer um vestido de princesa com diferentes tipos de massa, mas, se desejar, esses materiais podem ser substituídos por outros cereais ou grãos.
O processo exigirá:
- imagem pronta da princesa;
- cola e pincel;
- massas de diferentes cores e texturas;
- verniz;
- papelão e moldura (para emoldurar a pintura).
O vestido de princesa foi desenhado na seguinte ordem:
- Aplique cola na parte superior do vestido e cubra-o com pedaços de macarrão comum para criar o efeito de um vestido justo e plano. As alças são desenhadas em forma de laços de macarrão.
- Vamos começar a fazer a saia fofa. Trabalhe em fileiras, alternando cores diferentes de tubos retos de massa para criar o efeito de uma saia fofa de várias camadas com cauda. Aplique uma camada de cola na linha inferior da saia e disponha a massa escura. A fileira de massa pode mudar de reta para espiral, como mostrado no exemplo.
- Aplique a próxima camada de cola na saia, acima do nível da massa escura. Um pouco da cola é aplicada na metade do nível da massa da camada anterior. Cole a massa vermelha, colocando-a sobre as escuras.
- Repita o algoritmo do passo anterior, colando massa comum.
- Preencha o número necessário de camadas dessa maneira, alternando as camadas conforme desejar. A última camada da saia é coberta com uma camada de macarrão em forma de laço ou pedaços de macarrão comum, como na base do vestido.
- A pintura finalizada é envernizada e, se desejado, emoldurada.

Cenário
Os pais podem sugerir que seus filhos desenhem qualquer tema de uma pintura – uma paisagem, uma natureza-morta ou até mesmo um retrato. Para tornar o processo o mais criativo possível, a criança pode criar uma imagem por conta própria, em vez de usar um esboço pronto de exemplos.
A opção mais simples é considerada uma paisagem. Na maioria dos casos, as crianças desenham paisagens com lápis, canetas hidrográficas ou tintas - uma casa, o sol, um campo, árvores, nuvens, etc. Um desenho semelhante pode ser feito usando cereais.
O processo exigirá:
- uma folha de papel ou papelão;
- quadro;
- cola e pincel;
- pinça ou palito de dente;
- cereais (massas de diferentes tipos e cores, trigo sarraceno, painço, aveia, semolina, ervilhas);
- tintas;
- pita;
- verniz.

Este exemplo mostra um moinho em um prado com árvores. Se desejar, você pode usar esse gráfico ou complementá-lo com outros elementos.
A pintura é concluída passo a passo:
- O enredo da pintura é desenhado a lápis – a linha do horizonte, o moinho, as árvores e os arbustos.
- Eles começam a colar gradualmente fragmentos individuais. O prédio do moinho é coberto com uma camada de cola e polvilhado com ervilhas. A janela é preenchida com um quadrado de pão pita ou preenchida com painço. Os moinhos de vento no telhado do moinho são imitados com tubos de macarrão.
- O solo é preenchido com uma faixa horizontal de massa de cor escura.
- Os troncos das árvores estão cheios de trigo sarraceno, a folhagem é realçada por painço e macarrão sofisticado.
- A grama ao redor das árvores e perto da linha do solo é mostrada com flocos de aveia. Se desejar, os flocos podem ser pré-pintados com tinta verde.
- Todo o espaço livre é preenchido com semolina, que pode ser pré-pintada de azul ou azul. Para mostrar as nuvens, você pode usar semolina sem cor.
- A pintura finalizada é seca e coberta com verniz. Se desejar, insira em uma moldura.
Mimosa
As crianças costumam fazer artesanatos em antecipação a vários feriados. Portanto, uma imagem com a imagem de mimosa ou outras flores pode servir como um cartão de felicitações para o dia 8 de março.
O processo exigirá os seguintes materiais:
- cartão;
- cola e pincel;
- guardanapos de papel;
- folhas verdes secas;
- milheto, milho moído ou ervilhas;
- verniz.

Uma imagem de felicitação feita de cereais é feita passo a passo:
- O papelão é recortado com antecedência para que o cartão postal tenha campos moldados, ou a folha de papelão é dobrada ao meio.
- Usando um lápis, faça o contorno de uma mimosa florescendo.
- Folhas verdes são imitadas com galhos secos, que são colados com um pincel. Para garantir que a vegetação grude uniformemente no papelão, pressione delicadamente as folhas em cima com um guardanapo de papel.
- Aplique cola no local onde a mimosa floresce e preencha esse espaço com cereais.
- Espere até que a imagem esteja completamente seca e cubra-a com verniz. Se desejar, decore o ramo de mimosa com fitas, miçangas ou outros tipos de cereais.
- Um parabéns é escrito no verso do papelão ou dentro do cartão.
Recomenda-se iniciar pinturas de cereais com desenhos simples em forma de ornamento ou figura simples. Isto é especialmente verdadeiro para crianças de 4 a 5 anos, quando as atividades criativas com a criança não tomam muito tempo, para que ela não se canse e não perca o interesse no processo. Gradualmente, o nível de complexidade do desenho é aumentado, ou esse formato é imediatamente utilizado para crianças mais velhas.
Vídeo sobre como fazer uma imagem com cereais
Como fazer facilmente uma imagem de cereais com suas próprias mãos.