Um cardigan de malha para meninas é algo que não tem gola. Pode ser fechado com zíper, botões ou simplesmente amarrado com um cinto. Para uma menina, um cardigã se tornará uma peça insubstituível no guarda-roupa. Você pode usar uma gola alta, uma regata ou uma camiseta leve por baixo. Os fios para tricotá-lo podem ser de lã ou finos.
Regras gerais para tricotar um cardigan
Um cardigã para menina, que é mais difícil de tricotar com agulhas de tricô do que com agulha de crochê, é um item brilhante que chama a atenção. Ao tricotá-lo, até mesmo um pequeno erro pode estragar muito sua aparência.
Nesse sentido, vale a pena considerar cuidadosamente todos os detalhes antes de iniciar o trabalho:
- Início do processo. Se o tricô de um cardigã for feito de acordo com um modelo já desenvolvido, isso simplificará significativamente o processo de trabalho. O principal é que as agulhas de tricô e o fio correspondam aos tamanhos recomendados.
Também é importante manter a densidade correta do tricô.
Via de regra, um cardigan é uma peça longa, então se a densidade não corresponder ao comprimento, ele esticará muito, o que prejudicará sua aparência. Quanto mais grosso o fio, maior deve ser a densidade. Dessa forma, o peso e a rigidez do cardigan ficarão equilibrados.
- Seleção de modelo. Para tricotar um cardigan em casa, você pode tricotar qualquer modelo. É necessário determinar quais funções o item de guarda-roupa em questão desempenhará. Pode ser destinado ao aquecimento ou pode ser simplesmente decorativo. Uma versão do modelo feita com lã com lurex pode virar peça de roupa para a noite.
- Criando um design. O cardigan é composto por uma parte traseira, duas partes frontais, mangas e acabamento. Antes de começar a trabalhar, você precisa decidir qual será a base da coisa. Pode ter um grande padrão de trança ou ornamento. Se você planeja usar algo para sair, pode decorá-lo com um padrão vazado ou flores feitas de lã.
- Para tricoteiras iniciantes, vale a pena começar com coisas mais simples. Por exemplo, tricotar um casaco tipo cardigan.
Selecionando fios e ferramentas
Um cardigan para menina pode ser feito em tricô ou crochê.
Ao comprar materiais, os especialistas recomendam seguir as seguintes regras:
- para trabalhar um cardigã infantil, é necessário usar um fio especial para crianças, que contenha uma grande quantidade de lã natural;
- para crianças menores, vale a pena escolher tons mais claros de linha, e para crianças maiores, você pode escolher tons brilhantes e ricos;
- Ao comprar linhas, você precisa prestar atenção ao rótulo. Deve indicar que as fibras são de composição natural;
- se a criança tiver alergias, é necessário comprar fios hipoalergênicos;
- A peça de roupa em questão não deve furar. Nesse sentido, mohair e outros fios com pelo longo não podem ser usados para trabalho;
- Você pode verificar a naturalidade dos fios em casa. Para fazer isso, a ponta do fio é incendiada. Se uma bola de plástico se forma durante a queima, então não é natural;
- para tricotar um cardigã quente de inverno, é melhor usar lã de composição natural e para uma versão fina de verão - fios de algodão;

- Dependendo da espessura dos fios, as agulhas de tricô são selecionadas. A espessura deve ser de 1 a 2 tamanhos maior que a espessura dos fios. A espessura das agulhas é indicada na ponta delas, e a espessura do fio está na etiqueta.
Além disso, o rótulo contém informações sobre a espessura recomendada da agulha de tricô para um determinado fio. Se forem escolhidos incorretamente, o produto final ficará muito solto e sem forma, ou muito denso e áspero;
- se você planeja criar um cardigan de cores diferentes, todos os fios devem ter a mesma composição e a mesma espessura;
- Os ganchos variam em material e tamanho. Quanto mais caro o anzol, melhor a qualidade. Anzóis de madeira são adequados para linhas grossas e macias. A ferramenta de plástico é a mais leve, mas pode quebrar facilmente. Os ganchos mais fortes são feitos de metal.
Seu tamanho varia de 0,6 a 9 mm. Quanto mais grosso o anzol, mais grossas as linhas para as quais ele é adequado. Nas etiquetas dos fios, o fabricante indica o tamanho da agulha a ser usada.
Cálculo da quantidade de fio para um cardigan para uma menina de 3 a 12 anos. Fórmulas e exemplos
Antes de começar a trabalhar, você precisa calcular quanto fio precisará.
Antes de fazer isso, vale a pena levar em consideração algumas nuances:
- fios mais grossos são usados em quantidades menores;
- É mais econômico usar fios com torção fraca do que fios com torção forte;
- tricotar com ponto meia requer menos fio do que tricotar com padrões;
- tricotar em ponto meia requer mais linha do que tricotar em ponto vazado;
- com a mesma espessura de fio, seu consumo será menor se você fizer o trabalho com agulhas de tricô mais grossas. No entanto, essas agulhas de tricô só podem ser usadas para fios felpudos e fofinhos.
Para calcular a quantidade de fio necessária, vale a pena fazer um molde do produto.
Existem os seguintes métodos para calcular a quantidade de linha necessária:
- Tricotar uma amostra a partir dos fios selecionados e do padrão selecionado. Depois é lavado, seco e passado.

Em seguida, os cálculos são feitos de acordo com uma das duas opções:
- cálculo do peso da rosca. A amostra é pesada em uma balança de cozinha. Então sua área é calculada. Em seguida, é feito um molde para o produto e sua área também é calculada. Em seguida, os cálculos são feitos usando a fórmula: peso do fio = (área do produto multiplicada pelo peso da amostra) dividido pela área da amostra;
- cálculo de metragem. O cálculo do consumo de linha para a amostra é realizado aqui. Para fazer isso, você precisa medir um metro e prender um fio brilhante. Quando a amostra estiver pronta, o número total de metros completos é somado e uma cauda é adicionada. O comprimento da cauda é igual a um metro inteiro menos o que resta de um metro inteiro.
A amostra é então lavada, seca e passada a ferro. Em seguida, calcula-se a área da amostra e a área do produto acabado. Em seguida, calcule a metragem: comprimento do fio necessário = (área do produto multiplicada pelo comprimento do fio) dividido pela área da amostra.

- Utilizando tabelas que contêm informações sobre o peso e o comprimento de fio necessários para um tipo específico de produto. Você também pode usar uma calculadora online que realizará todos os cálculos necessários.
Estilos e modelos de cardigan
Um cardigã para menina, que pode ser tricotado em vários modelos e estilos, será parte integrante do guarda-roupa. As opções mais interessantes são os modelos apresentados na tabela abaixo.
Nome | Foto |
Cardigan rosa da revista Phildar. É adequado para crianças de 2 a 6 anos. Padrões: elástico, ponto meia, pérola grande. | ![]() |
Cardigan vermelho. Serve para uma altura de 116-122 cm. | ![]() |
Cardigan com padrão vazado | ![]() |
Cardigan amarelo. Adequado para altura de 104-132 cm. | ![]() |
Cardigan "Princesa do Mar". O modelo não possui costuras e é feito em uma única peça. Esta opção é muito confortável de usar. | ![]() |
Cardigan para meninas tricotado com agulhas. Suéter cor canela. O modelo é adequado para idades de 1 a 6 anos. | ![]() |
Modelo estendido. De 2 a 10 anos. | ![]() |
Cardigan para meninas em forma de casaco. Este modelo é baseado no modelo Ralph Lauren. Projetado para idades de 3,5 a 6 anos. | ![]() |
Um modelo de cardigan feito em estilo oriental. | ![]() |
Cardigan azul para altura 92 cm. | ![]() |
Moldes para cardigan. Padrões e descrições de crochê e tricô
Um cardigã para menina, que pode ser tricotado com agulhas de tricô usando vários padrões, se tornará um item moderno e estiloso.
Algumas opções de padrões:
- Em forma de tranças. A repetição do padrão consiste em 10 linhas e 18 laçadas. As linhas 1 a 10 são repetidas.
O diagrama ilustra a aparência de ambos os tipos de loops de frente. Portanto, as carreiras com laçadas frontais são tricotadas de acordo com o padrão, e as carreiras com laçadas traseiras são tricotadas de acordo com o desenho. A leitura das linhas do tipo frontal é feita da esquerda para a direita, e as linhas do tipo posterior são feitas da direita para a esquerda.
- Padrão vazado. Ele alterna entre um motivo vazado e um motivo trançado, como um tabuleiro de xadrez. Motivo de trança: após o tricô, 4 laçadas são removidas para uma agulha de tricô adicional, 4 laçadas frontais são tricotadas e, em seguida, as laçadas são removidas da agulha de tricô adicional.
Repetição do padrão: 32 carreiras de 24 laçadas. O diagrama mostra os laços frontais. O verso é feito de acordo com o molde. Durante o lançamento, 2 pontos de borda adicionais são lançados.
- Um padrão no qual os loops são movidos. Repetição do padrão: 14 laçadas, 2 laçadas para proporcionalidade e para bordas.
O trabalho começa com laços até o rapport, depois o número necessário de rapports é repetido. Cada linha termina com laçadas após a repetição. A execução de laços do tipo purl é realizada de acordo com o padrão. As linhas são repetidas de 1 a 28.
- Padrão de trança. Relatório 5 peças. laçadas mais 2 laçadas para alinhar o padrão no final, mais 2 laçadas de borda.
Repita das carreiras 1 a 4. As laçadas do lado avesso são feitas de acordo com o padrão.
- Padrão vazado em forma de folhas. A repetição do padrão é de 12 voltas e 16 carreiras. Repita das carreiras 1 a 16.
O diagrama mostra as carreiras do tipo tricô como elas aparecem de fora, ou seja, as carreiras em tricô são feitas de acordo com o padrão, as laçadas são feitas em tricô. O padrão está localizado em um lado.
- Padrão de pérolas grandes. Este padrão parece simples, mas é universal e serve para tricô ou ponto meia, diferentes tipos de elástico, tranças e outros tipos de padrões.
A aparência do padrão é obtida pela alternância dos dois tipos de laços. Rapport: 2 laçadas e 4 carreiras. No diagrama, as fileiras da frente são lidas da direita para a esquerda, e as fileiras de trás são lidas da esquerda para a direita.
- Padrão de framboesa. Também pode ser usado em chapéus e suéteres. Esse padrão é fácil de fazer. Repetição do padrão: 8 laçadas mais 2 para as bordas.
Linhas:
- 1 carreira: tricô. 2 peças, pessoas. 1 pç., tricô. 2 peças, 5 peças. pág. de um.
- 2 pág. e todas as carreiras pares: siga o padrão, e 5 peças. p., conectadas a partir do 1º, são executadas por pessoas.
- 3,5,9,11,15,17 carreiras: executadas de acordo com o padrão.
- 7 carreiras: tricô. 2 peças, 5 peças. pág. de um, purl. 2 peças, 5 peças. pág. pessoas cruzadas juntas;
- 13 p.: tricô. 2 peças, 5 peças. pág. pessoas cruzadas juntas., purl. 2 peças, 5 peças. pág. de um.
- Linha 19: repita a partir da linha 7.
Se o trabalho for feito com agulha de crochê, podem ser feitos os seguintes tipos de padrões:
- Um padrão simples de orifícios. Repetição do padrão: 6 laçadas de ar, mais 2 laçadas de borda.
Repita em altura 1 vez das carreiras 1 a 4 e depois das carreiras 3 a 4.
- Padrão vazado "Original". Relatório: 4 peças. alças de ar, mais 5 peças. laços.
A leitura do diagrama das linhas ímpares deve ser feita do lado direito para a esquerda, e das pares - do lado esquerdo para a direita.
- Padrão "Conchas". Rapport: 6 laçadas + 1 laçada de ar.
Linhas:
- 1º: alças de elevação, pontos baixos (pb);
- 2º: 1 p. subir, 1º. sem número, ar p. 2 peças. Em seguida, faça uma laçada e puxe a laçada de cada coluna 5 vezes. Passe a linha pelas alças puxadas e prenda. Ar. pág. 2 peças, st. não.
- 3º: alça de elevação, atrás da parede da alça na parte de trás do p. não.
- 4º: ar. pág. de levantar 2 peças, laçada, 2 carreiras. laço estendido em cada coluna, ar. pág. 2 unid., st. pb, laçada sobre 1 laçada estendida em cada coluna, 5 carreiras. Em seguida, o fio é puxado por todas as laçadas e preso. Então 2 ar. pág. t 1º. não.
- 5º: 1 p. ascensão, st. nenhum número atrás da parede ao fundo.
- 6º: repita de 1 a 5.
Como fazer um cardigan de crochê: instruções passo a passo
O modelo do cardigan descrito abaixo foi projetado para uma altura de 104 cm.
Para fazer isso você vai precisar de:
- fio amarelo 550 g (50% merino, 50% poliacrílico);
- agulhas de tricô nº 5.5;
- anzol nº 5;
- botões 3 peças;
- adicionar. agulha de tricô 1 pç.
Voltar
Para tricotar as costas, você precisa fazer o seguinte:
- Há 86 peças em estoque. laços.
- Fazendo um padrão de trança dentro das bordas. Para adicionar volume, na 14ª, 20ª e 30ª carreiras, cada seção interna do padrão é em tricô. cap. execute 4 x 2p. juntos de dentro para fora.
- A partir da primeira carreira de laçadas, a uma distância de 27 cm, faça uma pérola dupla. padrão. Na 1ª carreira, retire 9 ms/pts. Isso deve ser feito de forma comedida.
- Do começo da pérola. padrão a uma distância de 18 (19) 20 cm, feche 11 ms/pts no meio para o decote.
- Os ombros são finalizados separadamente. Na 2ª fila. feche 1x4 pontos ao longo da borda do pescoço.
- Feche as alças restantes após 20 cm do início da pérola. padrão.
Prateleiras
Para fazer a prateleira que está à direita, você deve seguir os seguintes passos:
- Disque 43 peças. laços.
- Faça um padrão de trança dentro dos pontos da borda, começando a carreira pelo lado avesso. pág. 5 peças. Para um volume de 14 p. antes do relatório e na sua parte interna, faça 2 p. juntos em tricô.
- Faça uma pérola dupla. padrão a uma distância de 27 cm da primeira carreira, removendo em 1 carreira. 4 pág.
- Do começo da pérola. padrão a uma distância de 14 cm perto de 1x4p. para o pescoço a partir da borda direita, e também em cada 2ª carreira. 1x3 p, 1x2 p, 1x1 p.
- Feche as alças restantes dos ombros.
A parte esquerda também é executada como uma imagem espelhada da parte direita.
Mangas
Para tricotar as mangas você vai precisar de:
- Monte 25 pontos para as mangas esquerda e direita.
- Faça uma pérola dupla. padrão dentro das alças da borda.
- Para fazer o chanfro, adicione a cada 6 carreiras. em ambos os lados 5X1 p., em cada 4ª carreira. 6 x 1 pág.
- A uma distância de 29 cm da 1ª carreira, feche todas as alças.
Conjunto
Para realizar a montagem você precisa:
- Umedeça as peças e cole no molde.
- Faça as costuras dos ombros.
- Um gancho é usado para fazer o pescoço e as tiras de fixação. O tricô é feito nas laterais e no pescoço com pontos de 2 cm. não.
- No lado direito da barra, faça 3 furos para botões com largura igual a 3 p. não.
- As mangas são costuradas, certificando-se de que o meio coincida com a costura do ombro.
- Faça costuras nas laterais e nas mangas.
- Após a conclusão, todas as costuras são vaporizadas.
- Fixe os botões.
Como tricotar um cardigan com agulhas de tricô: instruções passo a passo
Tamanho a partir de 6 meses.
Para fazer isso você precisa:
- Fio de lã para bebê 4 novelos;
- botões 2 peças;
- marcas de loop;
- agulhas de tricô nº 5.
Padrão de ponto meia: todos os pontos são tricô.
Mangas
Para fazer a manga certa você precisa:
- Monte 34 pontos e trabalhe em ponto meia. padrão 14 cm.
- Coloque as marcas na fileira, que é a última, no seu início e no seu fim.
- A partir das marcas continue trabalhando no quadro. padrão 6,5 cm.
- Divisões: executam 17 pessoas. pág. para a prateleira à direita. Coloque essas laçadas na terceira agulha de tricô e tricote os outros 17 pontos. para as costas.
Jugo de volta
Para tricotar uma canga você precisará de:
- Continue executando as placas. padrão. Somente acima de 17 ms/pts das costas – 12,5 cm do início do decote.
- As alças traseiras são colocadas no add. agulha de tricô.
Prateleiras
Para fazer a prateleira da direita você precisa:
- Retorne aos 17 pontos restantes e continue a trabalhar o platinado. molde a 6,5 cm do início do pescoço.
- Faça furos para botões nos rostos. Arte.: pessoas. 5 peças, laçada sobre 1 peça, tricô. 2 juntos, 4 pessoas, 1 laçada, pessoas. juntos 2 pts, terminando com pessoas. pág.
- Ponto meia - 3 carreiras.
- Feche os laços.
Prateleira à esquerda, juntas e manga à esquerda
Para tricotar as prateleiras, você precisa:
- Monte 17 pontos.
- Efetuar pagamento. padrão 7,5 cm. Finalize com tricô. Arte.
- Linha de conexão com pessoas. st.: executar 17 peças. pessoas. ao longo da prateleira esquerda e, em seguida, faça 17 pontos ao longo do jugo.
- Executar pagamento. uz. 6,5 cm do conector. r. Na última fileira, faça uma marca no início e no fim.
- Executar pagamento. uz. 14 cm da marca.
- Realizar fechamento de laço.
Voltar
Para realizar as costas, você precisa:
- Disque pela frente. Arte. 42 pontos ao longo da borda do encaixe para trás, dentro dos marcadores.
- Faça um ponto meia de 14 cm.
- Os ciclos estão fechados.
Antes
Para realizar a transferência você precisa:
- Disque 24 peças. laços ao longo das prateleiras da frente. Arte.
- Complete o lenço até a altura das costas. uz.
- Os ciclos estão fechados.
- Repita o procedimento para a 2ª prateleira.
Conjunto
Para realizar a montagem você precisa:
- Costure as laterais.
- Finalize as costuras das mangas.
- Fixe os botões.
Um cardigã para menina usando agulhas de tricô pode ser feito com vários padrões e enfeites. Existe um número enorme de modelos deste item de guarda-roupa. Este item terá um visual estiloso e ao mesmo tempo manterá você aquecido no inverno. Não requer muito esforço ou tempo para ser executado.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre como tricotar um cardigan para uma menina
Cardigan para meninas com agulhas de tricô: