Fazer kirigami exige perseverança e, para recortar cartões e figuras em papel, você precisa de moldes que podem ser encontrados em lojas especializadas em artesanato. Os japoneses transformam tudo o que fazem em arte. Eles amam tanto a beleza e a perfeição que encontram uma abordagem criativa para qualquer tarefa, dando sua alma e talento para alcançar o resultado ideal.
Foi o que aconteceu com o kirigami, que virou moda graças à habilidade e destreza do arquiteto japonês Masahiro Chatani. Usando uma tesoura, ele criou pela primeira vez uma imagem tridimensional a partir de uma única folha de papel em 1980. Kirigami em japonês significa papel cortado.
Como surgiu o Kirigami, seus tipos
O autor de "arquitetura de origami" é doutor em engenharia e professor no Instituto de Tecnologia de Tóquio. O Sr. Chatani é autor de 30 livros sobre arquitetura em papel – “Arquitetura Origamica”.
No início da década de 1980, usando papel para apresentar projetos de construção, o médico se tornou o fundador do kirigami, a arte de criar figuras tridimensionais de papel. Os livros de Chatani contêm mais de 2 mil esquemas para confecção de modelos, desenvolvidos e feitos pelo professor.
Ele se tornou o fundador dos cartões comemorativos pop-up, que agora são populares no mundo todo. Master classes e lições de Masahiro Chatani reúnem seguidores de seu trabalho e talento. Alguns dos livros foram coautorados por Keiko Nakazawa, que escreveu livros sobre como fazer cartões comemorativos.
A arte de cortar e dobrar papel em uma imagem tridimensional representando um objeto ou uma cena inteira, padrões, flores, modelos arquitetônicos, é chamada de kirigami.
Os detalhes de uma imagem ou figura tridimensional são recortados de uma folha de papel. Para o produto, a tela de trabalho é dobrada ao meio. Quando a folha é desdobrada, obtém-se uma figura tridimensional entre as duas metades da base.
A fantasia e a capacidade de ver uma imagem tridimensional do futuro em uma folha de papel bidimensional são muito importantes nessa habilidade. Para criar cartões no estilo kirigami, use uma tesoura e um estilete afiado de tamanhos diferentes.
Kirigami lembra os livros infantis panorâmicos pop-up, onde episódios de contos de fadas são recriados em cada página. Para criá-los, você precisa de papelão, tesoura e cola. Alguns detalhes são colados ou entrelaçados em outros para criar o efeito de dinâmica e movimento. O livro sai brilhante e colorido.
Os cartões pop-up têm uma grande semelhança com o kirigami, onde as figuras são montadas separadamente no estilo jenigami e depois inseridas em um lindo cartão. Ao abrir o cartão postal, a figura, de seu estado dobrado, desdobra-se em uma imagem, layout ou figura tridimensional.

Genigami é um ramo do kirigami: criar figuras 3D a partir de muitas peças de papelão e papel que são armazenadas dobradas. Aqui não é usada cola.

Origami é uma arte muito popular e amada. Papel dobrado de uma maneira especial se transforma em uma linda estatueta ou estatueta. Aqui não são utilizadas tesouras nem facas artesanais.

Kusudama é um tipo de artesanato derivado do origami. Os módulos são montados a partir de peças dobradas usando o método de origami. Geralmente flores ou balões. Elas são usadas para criar a base de um buquê de papel e móbiles que são pendurados em um fio. Os módulos são conectados por costura ou colagem.
Scrapbooking é um tipo de artesanato onde álbuns, álbuns de fotos e diários são criados usando apliques feitos de papel colorido, recortes de jornais e revistas.

Kirigami é uma arte complexa, mas bela e original. Requer atenção, perseverança, capacidade de desenho e habilidades na visão arquitetônica do futuro cartão postal ou figura. Para iniciar as aulas, são utilizados esquemas prontos para pegar o jeito e aprender as técnicas e segredos da maestria.
Kirigami (modelos de corte) para iniciantes contêm dicas esquemáticas para facilitar o trabalho:
- linhas sólidas indicam um corte;
- linhas pontilhadas – dobre para dentro;
- linhas pontilhadas - dobre para fora.
Kirigami pode ser feito tridimensional ou plano:
- plano - são silhuetas comuns de papel recortado. Por exemplo, flocos de neve. Ou outras figuras recortadas, padrões, cenas, imagens. Silhuetas, formas e rendas, cortadas dessa maneira, são coladas ou fixadas em um fundo adequado;
- volumétrico – recortado de uma única folha de papelão ou papel sem rasgá-lo da base. Para adicionar volume, entalhes-suportes são feitos em diferentes lugares, que trazem a figura plana para o primeiro plano, tornando-a tangível não apenas visualmente, mas também tatilmente. A figura pode então ser colada em outra base, o que enfatiza ainda mais o volume da imagem ou padrão recortado.
O kirigami pode ser dominado a um alto nível através da prática constante.
Começando com figuras simples, depois de um tempo você pode complicar as imagens, aprendendo simultaneamente todas as sutilezas de executar trabalhos finos e filigranados. Não há restrições de idade para a arte da escultura. O principal é ter paciência e vontade de obter um belo cartão postal ou figura que fale do domínio de uma arte delicada.
Tesouras de papel e aço frágeis podem, com a ajuda da visão artística e da habilidade em usá-las, trazer benefícios não apenas no sentido estético, mas também na personificação do talento do artista-mestre. A técnica exige atenção, muito tempo e paciência.
Ferramentas Kirigami
Para cortar kirigami usando moldes, o artista precisa das seguintes ferramentas:
- Para o artesanato, você precisa escolher papelão fino ou papel colorido. Densidade de 80-120 g/m². m. (escritório regular), de acordo com as dimensões exigidas pelo esquema. Dobre ao meio e desenhe um diagrama usando o modelo.
- Tesoura pequena. Tesouras especiais com ponta e lâmina afiadas são vendidas em lojas de artesanato. Você pode escolher uma tesoura de bordar.
Se o desenho for sólido e você precisar cortar as partes internas, então perfure a tela com a ponta da tesoura e faça um corte somente com a ponta. Para evitar entalhes desnecessários nas bordas, não conecte as pontas da tesoura e corte sem parar, girando constantemente a peça de trabalho.
- Faca de papelaria: grande e pequena.
- Uma faca especial para cortar peças pequenas.
- É necessário um tapete emborrachado ou um tapete de modelagem para evitar que a embarcação se mova ao cortar peças pequenas.
- Grampo para fixar papel com um molde ao tapete.
- Uma espátula fina ou uma espátula para alisar dobras poupará seus dedos. Também ajudará a separar alguns pequenos detalhes e levantar os cantos.
- Régua de metal.
- Lápis.
- Cola em bastão que não deixa marcas.
Padrões para kirigami
Os modelos de corte de kirigami para iniciantes podem ser simples e claros.
Existem diferentes tipos de esquemas: simples, complexos e originais. Os trabalhos mais complexos só podem ser tentados quando você tem confiança no uso das ferramentas e entende o princípio de execução do trabalho.
Legenda do modelo:
- linha sólida - corte, incisão;
- linha pontilhada em forma de traços - dobre para dentro;
- linha pontilhada em forma de pontos - dobre para fora.
Os diagramas e modelos fornecidos são os mais fáceis de implementar.
Dia dos Namorados
Um presente original para o Dia dos Namorados é um cartão kirigami com um coração, transformada por elementos decorativos em uma obra de arte original:
- Para o trabalho, use papel grosso colorido ou papelão.
- Prepare as ferramentas necessárias para o artesanato.
- Imprima o modelo no tamanho A4 ou A5, dependendo do tamanho do cartão postal. O modelo pode ser redesenhado.
- Usando um estilete, comece a cortar cuidadosamente o cartão ao longo do desenho aplicado. Ou você pode fazer um corte com um estilete e depois usar uma tesoura para manter as áreas arredondadas lisas e sem entalhes.
- Corte os pedaços restantes.
- Decore a capa do cartão com lantejoulas, glitter, strass autoadesivos e outros elementos decorativos para torná-la mais elegante e festiva.
- Escreva seus desejos e o nome do destinatário dentro.
- Quando tudo estiver pronto, estique a espiral resultante do coração e prenda a parte do meio na metade do coração no lado esquerdo do cartão.
- Dobre o coração na metade direita ao longo da linha pontilhada para fora. Você pode decorá-lo ou deixá-lo como está.
- O cartão de Dia dos Namorados está pronto.
Trancar
Os moldes de kirigami, que exigem tesouras afiadas e ferramentas finas para cortar, são convenientes para criar estruturas arquitetônicas de qualquer complexidade. Fazer o castelo será um ótimo teste para suas ferramentas e uma experiência para começar seu hobby de arquitetura em papel.
Passo a passo:
- Prepare uma faca afiada ou um bisturi. Não se esqueça das precauções de segurança: proteja seus dedos.
- Prepare uma folha de papel grosso ou papelão fino para que a estrutura não se desfaça depois.
- Redesenhe o contorno do modelo no espaço em branco.
- Recorte cuidadosamente os contornos sólidos curvos e verticais. Você precisa começar do ponto mais alto do desenho.
- Deixe linhas horizontais para dobras.
- Seguindo para baixo, recorte os contornos laterais da fechadura.
- As aberturas dos portões do castelo, na parte inferior, são cortadas ao longo do contorno.
- As aberturas das janelas também precisam ser cortadas.
- Comece a montar o espaço em branco em uma imagem tridimensional a partir do topo e do meio, dobrando todas as linhas horizontais ao longo do contorno.
- Escolha um bom fundo para demonstrar o volume do castelo.
Cabana
Construir uma cabana ou uma casa para reforçar as primeiras habilidades será um bom exemplo.
Os códigos de cores esquemáticos no modelo indicam o seguinte:
- azul - dobre o papel ao longo desta linha para fora;
- vermelho - dobre o papel ao longo da linha para dentro;
- preto sólido - o local onde a peça de trabalho precisa ser cortada.
Ordem de serviço:
- Prepare uma base de papel, ferramentas - tesoura e um estilete.
- Nunca se esqueça de colocar um suporte sob a peça de trabalho para evitar danificar o móvel.
- Comece a cortar a partir do ponto mais alto. Em seguida, corte as linhas internas, movendo-as gradualmente em direção à borda do produto.
- Preste atenção à “escada” do telhado – isso exigirá atenção e um trabalho fino.
- Para cortar a árvore, você precisará de uma tesoura afiada e curva para que não fiquem marcas de faca nas bordas dos cortes. Faça um corte com a faca para inserir cuidadosamente a ponta da tesoura ali. Com movimentos curtos, inicie o corte, indo suavemente em direção à parte larga da lâmina da tesoura, sem fechar as pontas.
- Depois de cortar as linhas sólidas, comece a dobrar. Preste atenção ao interno e ao externo. Você deve começar pelo meio do ofício.
- Para dobrar a "escada" do telhado, você pode usar espátulas finas ou espátulas projetadas para modelagem em plasticina.
Escada
Um molde de escada simples exige cuidado e concentração ao juntar as peças cortadas. Você precisará de espátulas e lâminas finas, uma régua de metal e uma faca afiada.
Fabricação:
- Corte todas as linhas sólidas verticalmente usando um estilete. Você pode usar uma régua de metal para garantir que o corte fique reto.
- Coloque a régua sobre o desenho e faça um corte com uma faca exatamente ao longo da borda da régua.
- Usando uma espátula e uma desempenadeira, faça dobras internas e externas alternadamente, começando pelo meio.
Sapo
Para desenvolver habilidades motoras finas, visão e imaginação nas crianças, você pode fazer um sapo com elas. Isso resultará em um kirigami com elementos de apliques. Somente a boca do sapo ficará volumosa. Você precisará de: papel verde, vermelho e azul, “olhos de sapo” prontos, tesoura, cola, lápis, molde.
Procedimento:
- Dobre o papel verde ao meio com o lado direito voltado para dentro.
- Redesenhe o modelo do sapo. Você receberá metade de um sapo.
- Recorte o sapo ao longo da metade do contorno, mas em duas metades.
- Faça um corte horizontal para a boca.
- Dobre os cantos da boca em direções diferentes.
- Desdobre o sapo.
- Vire os cantos dobrados da boca para dar volume.
- Cole os olhos ou desenhe-os com um marcador preto, depois de colar círculos em papel branco.
- Recorte a "língua" do sapo em papel vermelho e arredonde uma das pontas. Selecione a largura proporcionalmente ao modelo.
- Faça um fundo-base azul dobrando uma folha de papel ao meio do tipo “paisagem”.
- Cole a parte arredondada na parte superior, verticalmente “lingueta” com um lado na dobra, para que quando fechada não enrugue.
- Cole o sapo na base e insira a língua na boca. Certifique-se de que as linhas do meio da base e do sapo coincidam em uma.
Cartão de aniversário
Um cartão de aniversário feito em casa será um ótimo presente para o aniversariante. Um pequeno esforço dará um excelente resultado na forma de um bolo de papel. Você precisará de papel colorido frente e verso de qualquer cor - um lado colorido, o outro branco, então o resultado ficará mais impressionante. Você também precisará de ferramentas de kirigami, lantejoulas e adesivos temáticos prontos.

Como fazer:
- Marque os contornos do futuro bolo no molde.
- Use uma faca para cortar ao longo dos contornos pretos.
- Desenhe dobras para fora ao longo das dobras azuis. Você precisa começar do meio da imagem.
- Ao longo dos vermelhos - para dentro.
- Você pode escrever parabéns nos espaços vazios ao redor do bolo.
- A parte da frente do cartão pode ser decorada com adesivos coloridos.
Passarinho
Kirigami, um molde para recortar uma figura plana - um pássaro, não é tão difícil quanto parece. Para deixar a estatueta bonita e com bordas uniformes, você precisa tentar usar todas as ferramentas de corte: uma faca, um bisturi, uma tesoura. Você precisará de: uma folha de papel branca, talvez uma mais fina, qualquer papel colorido servirá para o fundo, ferramentas de kirigami, cola.
Fabricação:
- Transfira o molde para a base de papelão.
- Recorte apenas as partes que não são necessárias - não afetam o desenho principal. Recorte o espaço ao redor do pássaro e recorte os detalhes nas flores. Comece pelo meio da pintura.
- Cole cuidadosamente a estatueta no fundo. Dobre algumas partes: flores, folhas.
Peixe
O peixe kirigami é composto de duas partes. O resultado deve ser um artesanato incomum e bonito, com contraste entre o fundo e a imagem principal. Você precisará de: papel A4 de duas cores, frente e verso – é melhor escolher cores contrastantes, ferramentas de kirigami, cola.
Técnica de execução:
- Reimprima o modelo em papel colorido.
- Corte todas as linhas sólidas. Preste atenção especial às listras nas laterais do peixe - elas devem ser preservadas.
- Dobre ao longo das linhas pontilhadas com a dobra voltada para fora. Comece pelo meio.
- Ao longo da linha pontilhada de traços - para dentro.
- Fixe as juntas nos cantos com cola para que a figura não se desfaça.
Com uma árvore de Natal
Para as festas de Ano Novo, árvores kirigami feitas de papel alumínio ou papel fosco ficarão especialmente elegantes. Esse cartão postal pode se tornar uma decoração de mesa festiva, colocado em vários lugares. Você pode até fazer uma floresta de abetos fazendo árvores de diferentes tamanhos e tons.
Materiais: papelão dupla face tamanho A4, cor desejada, ferramentas de kirigami, strass coloridos autoadesivos.
Ordem de serviço:
- Transfira o diagrama para um papelão.
- Usando um estilete, corte o formato interno do molde ao longo das linhas sólidas.
- Recorte a figura ao longo do contorno externo.
- Faça dobras ao longo das linhas pontilhadas.
- A parte externa da figura serve como base para a árvore.
- As árvores são conectadas umas às outras por meio de línguas cortadas nelas.
- Decore com pequenos strass coloridos.
Boneco de neve
O boneco de neve é recortado de forma bem simples. Corte pequenas partes com uma faca; em outros lugares, uma tesoura fará o trabalho. Você precisará de papel branco ou papelão e ferramentas de kirigami.
Passo a passo:
- Corte cuidadosamente e recorte pequenas partes com um bisturi, começando pelo meio.
- Usando o molde, recorte um boneco de neve com uma base retangular.
- Dobre as linhas pontilhadas de acordo com o diagrama e o boneco de neve está pronto.
- Você pode fazer um fundo de papelão de uma cor diferente dobrando-o ao meio.
- Cole o boneco de neve na dobra do fundo.
Floco de neve
Flocos de neve são os kirigamis mais famosos e amados que qualquer um pode fazer. Se você dobrar uma folha de papel branco fino em 4 vezes, obterá um floco de neve muito bonito e real. Porque na natureza, os flocos de neve têm um número par de bordas, o que lhes dá uma aparência tão bonita. Para fazer um floco de neve, você precisará de uma folha de papel branco, uma tesoura com ponta afiada e um lápis.
Como cortar um floco de neve:
6º final floco de neve | 8º final do floco de neve |
1. Dobre um quadrado de papel A4. Alinhe os cantos da folha na diagonal, unindo as laterais para formar um triângulo. Corte o excesso do retângulo. | |
2. Sem endireitar o triângulo, dobre-o em outro triângulo menor, conectando as pontas afiadas. | |
3. Dobre o triângulo uma terceira vez, conectando os cantos agudos. | Dobre o triângulo mais 2 vezes, conectando os cantos agudos. |
4. Alinhe e alise a base resultante ao longo das dobras para facilitar o corte. | |
5. Desenhe o contorno do floco de neve com um lápis. Os ângulos longos do triângulo são os raios do floco de neve. Você pode desenhar o contorno de um floco de neve de acordo com sua imaginação. | |
6. Recorte ao longo do contorno do desenho com uma tesoura. | |
7. Desdobre o floco de neve. | |
8. Você pode colá-lo em uma base escura ou pendurá-lo em um fio no teto. |
Dicas para iniciantes
Algumas dicas para cortar kirigami:
- padrões com pequenos detalhes, padrões vazados devem ser cortados primeiro do meio da folha;
- finalize o trabalho recortando detalhes e padrões da borda do produto;
- Você pode copiar o modelo do kirigami colocando uma folha de papel na tela do monitor;
- o espaço em branco com o molde pode ser fixado ao tapete de montagem com pontas de papelaria ou fita adesiva para evitar que escorregue;
- Um conjunto de facas especiais para trabalhar com papel evita que seus dedos escorreguem.
Kirigami é uma arte acessível a todos. Começando com flocos de neve no jardim de infância, terminando com modelos complexos de edifícios arquitetônicos e padrões de fantasia, você pode desenvolver habilidades a níveis sem precedentes.
Algumas pessoas transformam a arte do kirigami em profissão, encontrando padrões de corte na vida cotidiana, no mundo ao seu redor. Eles criam desenhos animados usando figuras de papel, fazem pinturas em papel e obras-primas. Kirigami é um hobby, um passatempo emocionante e uma manifestação de talento.
Autor: Lília Ivanova
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre kirigami
Kirigami - moldes de corte neste vídeo: