Obra aberta padrões de crochê, os padrões para criação que são apresentados abaixo, são muito populares entre aqueles que gostam de tricotar coisas originais e únicas para si e para seus entes queridos. Eles são fáceis e rápidos de tricotar e até mesmo iniciantes conseguem fazê-lo.
Padrão vazado "Rhombuses" em crochê
O padrão “diamante” é fácil de lembrar e fica impressionante em qualquer peça – estolas, blusas e vestidos de verão, guardanapos ou cortinas.
Padrão de tricô
Para fazer o padrão mostrado no diagrama, basta saber tricotar as laçadas mais simples. Nas instruções passo a passo, eles são convencionalmente designados: VP – alças de ar, CCH – ponto alto duplo.
Instruções de tricô passo a passo
Monte 39 VP.
Execução do padrão:
- Primeira carreira – faça 3 PV, e depois de 7 PBC, novamente 2 PV, pulando 2 PV da base – primeiro 1 PBC, 2 PV e mais 13 PBC. Finalize alternando 2 corr., 1 pb, 2 corr., 8 pb. Ao longo da carreira, ao realizar 2 PV, pule 2 PV da base.
- Um novo elemento aparece na segunda fileira – um ventilador. Consiste em 5 pontos baixos tricotados em 1 laçada. Execute em sequência: 5 pbx, 2 pbx, leque no pbx localizado entre os arcos, 2 pbx, 9 pbx. Finalize com 2 corr., leque, 2 corr., 6 pb. O último CCH é sempre executado no loop de elevação.
- Na terceira carreira, o número de leques aumenta para 4: 3 pbx, 2 leques de 5 pbx tricotados de 2 lados, do inferior para as alças de ar adjacentes, faça 2 pbx e também 5 pbx. Repita 2VP, 2 ventiladores e 2 VP. Complete 4 pb.
- Na quarta carreira, a parte mais larga do losango é tricotada – ela já inclui 3 leques. Para começar, faça 1 pbx e 2 pbx. Em seguida, faça 3 leques: o primeiro – na segunda alça do arco, o segundo – na quinta alça deste leque, o terceiro – na primeira alça do segundo arco. Em seguida, após alternar 2 VP, 1 CCH e 2 VP, tricote 3 leques de 5 CCH novamente da mesma maneira e finalize com 2 VP, 2 CCH.
- As carreiras restantes são tricotadas em imagem espelhada: a quinta carreira é semelhante à terceira; do sexto ao segundo; do sétimo ao primeiro.
Ao repetir o padrão, o tricô deve ser continuado a partir da segunda carreira, de acordo com o diagrama.
Características e nuances
Os padrões de crochê vazados, cujos padrões contêm losangos, são universais.
Dependendo da finalidade do produto, diferentes materiais são usados para tricotar:
- para um xale quente, o fio de lã é adequado - mohair, angorá, cashmere;
- para blusas de verão você pode escolher fios de algodão ou linho, viscose, seda;
- Para guardanapos, toalhas de mesa e cortinas, é melhor usar fios finos de algodão ou linho.
Para que o produto mantenha bem sua forma, o fio deve conter pelo menos 70% de fibras naturais e apenas fios de poliamida como aditivos sintéticos.
A escolha da agulha é determinada pela espessura do fio.
Padrão vazado "anéis" de crochê
Embora o padrão "anel" seja considerado complexo, para tricotá-lo basta conhecer as técnicas básicas do crochê.
Padrão de tricô
Dos símbolos padrão no diagrama, os seguintes são adicionados: SC – pontos baixos, SS – pontos de conexão. O padrão de anel consiste em 2 fragmentos formados por semicírculos, cada um dos quais é tricotado em uma carreira separada.
Instruções de tricô passo a passo
A repetição do padrão é de 12 voltas na horizontal e 4 carreiras na vertical. Para passar de uma carreira para outra, além do padrão principal, são coletados 5 VP de uma borda do tecido e 2 VP da outra.
No diagrama, a corrente definida consiste em 31 VP, e novas linhas começam com 3 VP e um VP de transição.
Execução do padrão:
- Na primeira carreira, são tricotados semicírculos de anéis. Eles são separados por “estilingues”, que são 2 CCH e 1 VP localizados entre as colunas. Sequência de execução: após o levantamento e a transição de 1 VP, tricotar um estilingue, 1 VP, fazer mais 9 VP e fechá-los em um anel com 1 SS. Os semicírculos são formados a partir de PB: faça 3 VP, vire o anel e tricote 4 PB nele. Para prender o anel à base, você precisa virá-lo e tricotar um ponto baixíssimo no sexto ponto corrente, começando pelo estilingue. Vire o anel novamente e faça mais 4 pb nele. Faça 1 PV, gire o anel, recue 5 PV e no sexto - amarre um estilingue, 1 PV, faça o próximo semicírculo e estilingue. Por fim, faça 1 VP e 1 CCH duas vezes.
- No segundo: alterne 1 pb, 1 pbx, 1 pbx, estilingue, 1 pbx, 1 pbx, 9 pbx em um anel. Para fechar o círculo corretamente, você precisa tricotar 1 pb na alça de elevação do anel. Continuação: 1 PV, estilingue, 1 PV, feche o próximo semicírculo. Finalize alternando 1 pb, 1 corr, 1 pb.
- Na terceira, as primeiras metades do padrão são tricotadas novamente, mas os anéis são deslocados e dispostos em um padrão xadrez. Durante o processo de tricô, o fragmento terá que ser desdobrado diversas vezes. Portanto, é necessário seguir rigorosamente as instruções. Mesmo um pequeno erro distorcerá o padrão. No início da carreira, após 4 PV de elevação, há uma corrente para o anel de 9 PV. É fechado com um poste de conexão. Próximo – 3 VP, 4 CCH, conectar. Arte. no laço de ar do estilingue inferior, 4 CCH, 1 VP. O próximo estilingue é tricotado no topo do anel da carreira anterior. Os semicírculos restantes são tricotados de maneira semelhante. Complete 1 pb, 1 correntinha, 1 pb.
- Na quarta, as segundas metades dos anéis são tricotadas e os semicírculos da terceira fileira são fechados em um anel, como na segunda fileira.
O padrão é repetido a cada 4 carreiras, sem contar a corrente inicial.
Características e nuances
- O padrão “anel” é usado para tricotar cobertores, estolas ou como um elemento original de vestuário ou decoração de interiores. Para um cobertor quente com motivo de anel, é melhor escolher semilã.
- Um pouco de penugem no fio esconderá erros acidentais no trabalho e dará ao produto maciez adicional, mas suavizará o padrão. Para obter linhas vazadas e nítidas, você precisa usar um fio fino e liso.
- O tecido ficará mais liso e elegante se você usar uma agulha com o dobro da espessura do fio de tricô.
Padrão vazado "corações" em crochê
Os padrões de crochê vazados, cujos padrões permitem criar uma variedade de designs, são “corações”.
Padrão de tricô
O diagrama mostra os loops básicos para criar o padrão: VP, SC, DC, fan - 3 DC de um loop.
Instruções de tricô passo a passo
O padrão é tricotado em torno de um anel formado por uma corrente de 8 VP.
Execução do padrão:
- Na primeira fileira, 4 ventiladores são obtidos de cada segundo laço de base. 3 VP, destinados à elevação, são lidos como 1 CCH. Para permitir a colocação livre do padrão, deixe 1 VP entre os ventiladores. Finalize com 1 pbx na alça de elevação.
- A segunda fileira é composta por 6 leques, que são tricotados em pares no primeiro, segundo e terceiro VP. O primeiro e o terceiro pares de ventiladores são separados por 1 VP, e o segundo por 2 VP. No início e no final da carreira – 4 VP, finalizar com 1 SS.
- Na terceira carreira, o padrão é amarrado com pb: 16 pb, 1 corr, 16 pb.
Características e nuances
Corações de crochê vazados podem ser usados para criar:
- guardanapos em miniatura;
- pingentes;
- aplicações para travesseiros;
- namorados;
- como porta-copos para xícaras na hora de pôr a mesa;
- como padrão básico ao tricotar roupas infantis.
Artesãs experientes tricotam guardanapos vazados com fios finos de algodão e agulha nº 0,5-1. Mas para iniciantes é melhor escolher um fio mais grosso como o “Iris” e tricotar com uma agulha 1,5.
Padrão vazado "tranças" em crochê
Nem todo mundo sabe que o padrão “trança” pode ser feito não apenas com agulhas de tricô, mas também com agulha de crochê. Este desenho em relevo é um dos mais expressivos e belos.
Padrão de tricô
O diagrama consiste em loops regulares, então todos os símbolos são claros.
Instruções de tricô passo a passo
Rapport – 8 voltas. Três laçadas são adicionadas ao longo das bordas do tecido para transição. A corrente inicial consiste em 30 voltas.
Execução do padrão:
- Primeira carreira – tricotar uma corrente com pontos baixos.
- Segundo: 3 VP, 4 PA, padrão de trança, repita mais 2 vezes e feche com 5 PA.
- Para fazer uma “trança”: depois de 4 pb, pule 2 laçadas e tricote 1 pb nas próximas 2. Depois, retorne às laçadas puladas e tricote 1 pb duas vezes.
- Terceira carreira: 2 VP e SC.
- Na quarta carreira, as “tranças” são deslocadas e tricotadas sobre o Pb da segunda carreira.
- A quinta e a sexta carreiras são tricotadas de forma semelhante à primeira e à segunda.
Características e nuances
O padrão "trança" geralmente é escolhido para roupas quentes:
- itens de vestuário exterior;
- suéteres;
- saias de inverno;
- cachecóis e chapéus.
O padrão de relevo parece especialmente impressionante em uma tela lisa. As “tranças” podem ser feitas em diferentes larguras, colocadas na tela em qualquer direção e alternadas com outros padrões.
É melhor escolher fios lisos, de espessura média e sem excesso de fofura. Sua composição pode ser qualquer coisa, mas não é recomendado usar um fio em várias dobras. Se ele escorregar do gancho, causará inconvenientes ao tricotar.
Padrão vazado "caminhos" de crochê
Os padrões de crochê vazado "caminhos" ficam atraentes em qualquer produto e seus padrões são fáceis de fazer.
Padrão de tricô
O trabalho utiliza pontos altos duplos. Eles são designados como СС2Н e são tricotados como ССН regulares, mas 2 fios são feitos na agulha, eles são puxados sucessivamente pela laçada.
Instruções de tricô passo a passo
O diagrama mostra que o “caminho” é formado por leques de 5 CCHs, dispostos em um padrão xadrez. Os ventiladores são separados por arcos de 5 CCH. Esse padrão é criado muito rapidamente. A corrente do conjunto é formada por 25 VP. Para levantamento em carreiras ímpares, utiliza-se 1 PV, em carreiras pares – 4.
Execução do padrão:
- Na primeira carreira: 1 pb, 5 corr, pular 3 laçadas e na quarta – 1 pb. Aplique o algoritmo especificado em toda a carreira e feche com 1 pb.
- Segundo: 2 VP de transição, 1 pb, feito em arco, leque em pb, 1 pb. Deve haver 3 fãs no total. Finalize com 1 pb, 2 corr, 1 pbx2n.
- Terceiro: 1 pb é tricotado em pb2c. Em seguida, são tricotados arcos que são conectados aos leques usando pb.
- Na quarta fileira há 2 ventiladores, dispostos em padrão xadrez em relação aos três inferiores. Eles são separados por arcos e sc. A linha começa e termina com um CCH.
As carreiras seguintes são tricotadas de maneira semelhante.
Características e nuances
O padrão "caminho" é universal. Pode ser tricotado com qualquer fio e usado:
- como padrão básico ao tricotar estolas e cobertores;
- como elemento decorativo em pulôveres e blusas;
- para finalizar a parte inferior de uma saia ou vestido;
- em guardanapos e cortinas.
Ao tricotar "caminhos", você pode usar uma agulha um pouco maior do que a recomendada para o fio. Então o tecido ficará mais macio e solto.
Padrão vazado "caminhos verticais" em crochê
Os caminhos verticais abertos são muito populares, pois são baseados em métodos simples de tricô., que permitem obter uma enorme variedade de padrões. Além disso, alongam visualmente a silhueta, por isso são muito utilizadas na confecção de roupas.
Padrão de tricô
Instruções de tricô passo a passo
O rapport horizontal é de 13 voltas, o vertical – 3 carreiras. Dois “caminhos” podem ser vistos na tela. Uma é formada por grupos de pontos altos duplos que são colocados um sobre o outro.
O outro é formado por arcos alternados de VP e SSN, que também estão localizados um sobre o outro. Os sinais mostrados no diagrama correspondem às designações padrão. Alças de elevação – 3 VP.

Monte 53 PV.
Execução do padrão:
- Na primeira linha há 4 fragmentos, cada um consistindo de 3 CCH, um arco de 10 VP, 3 CCH. Abaixo dos arcos, pule 7 laçadas e conecte o meio delas à base com 1 pb. Para fechar – 1 CCH.
- No segundo: os arcos localizados entre os CCHs consistem em 3 partes: 2 VP, 5 VP e 2 VP. Usando sc eles são conectados aos arcos inferiores. O último ponto alto fecha a carreira.
- Na terceira, a forma do arco muda. É formado por 7 CCHs, tricotados no centro do arco inferior. À direita e à esquerda dele - 2 VP.
As carreiras seguintes são tricotadas de maneira semelhante.
Características e nuances
- Os padrões de crochê vazados, cujos diagramas representam vários “caminhos verticais”, oferecem uma oportunidade de praticar técnicas de tricô. Eles podem ser tricotados em forma de losangos, tranças ou outros padrões originais.
- Para fazer um caminho de acordo com o padrão apresentado, você pode usar fios de algodão, usando o gancho nº 2-2.5. O caminho na tela feito com fios em tons pastéis é o que mais se destaca. E as bordas do produto podem ser amarradas com fios de cor contrastante.
Padrão vazado "ondas" em crochê
O padrão de ondas sempre parece incomum. Mas fica especialmente brilhante quando se combinam fios de cores diferentes.
Padrão de tricô
Um novo elemento aparece no diagrama – um “estilingue”. É formado por 2 CCHs ligados a um ponto.
Instruções de tricô passo a passo
Rapport – 17 laçadas na horizontal e 2 carreiras na vertical. Corrente inicial – 34 VP. Para levantar, use 1 VP em carreiras ímpares e 2 VP em carreiras pares.
Execução do padrão:
- A primeira linha é composta inteiramente de DCs — deve haver 34 deles no total.
- O segundo consiste em 2 fragmentos, cada um deles inclui 3 estilingues, 5 CCH, 3 estilingues. Ao executar um elemento de 5 DC, é necessário pular o loop antes, depois e entre eles.
- A terceira carreira é tricotada de forma semelhante à primeira, a quarta - de forma semelhante à segunda.
Características e nuances
O padrão vazado em forma de “onda” confere elasticidade adicional ao produto. Em diversas variações, geralmente em designs multicoloridos, ele é usado em tricô de roupas infantis, xales, saias e tops. Este padrão não exige nenhuma restrição quanto à composição do fio.
Dependendo da funcionalidade do produto, qualquer um fará:
- algodão;
- lã;
- seda;
- sintéticos - acrílico ou poliamida;
- viscose;
- fibras mistas.
No entanto, não é recomendado usar linhas com fiapos - a clareza das linhas do padrão será suavizada e o item perderá sua atratividade.
Padrão vazado "malha" crochê
Uma "malha" simples com um arranjo oblíquo de células é feita alternando VP e SC. Usando essa base, você pode criar diferentes designs em forma de "favos de mel", "escamas" e malha de filetes simples.
Padrão de tricô
O diagrama mostra uma malha oblíqua simples, na qual os arcos consistem em 7 VP. O novo elemento no diagrama é uma coluna com 3 fios, abreviada como СС3Н.
Instruções de tricô passo a passo
Monte uma corrente de 21 pontos. Seu número é um múltiplo de 5, mais um laço adicional para simetria. Para elevação, são utilizados 4 VP, que equivalem a 1 CCH3N.
Execução do padrão:
- Na primeira carreira, os arcos são conectados à base usando pb com 4 laçadas puladas. O padrão é repetido 4 vezes, fechando com 1 pb.
- No segundo, pontos baixos são dispostos em padrão xadrez, conectando os arcos superiores com os inferiores. Para finalizar - 3 VP e 1 CCH.
- Então o padrão é repetido.
Para um tricô mais denso, o número de laçadas nas correntes pode ser reduzido, por exemplo, para 5, e os espaços para 3.
Características e nuances
A escolha do fio depende do tipo de orifício:
- Para guardanapos tricotados com malha oblíqua simples, é aconselhável usar um fio de espessura média que não estique. Uma excelente opção seria o fio de algodão com uma mistura de fibras de poliamida.
- Para tricô filé é recomendado usar linho ou algodão. Usar fios mais grossos distorcerá o padrão. A agulha deve ser meio tamanho menor do que quando se tricota de outras maneiras.
Padrão de crochê vazado "redemoinho"
Os padrões de crochê vazados, cujos padrões parecem complicados à primeira vista, são tricotados a partir de laços simples. O motivo “redemoinho” também lhes pertence. Parece original, dando às coisas uma expressividade especial.
Padrão de tricô
O diagrama mostra que o padrão é tricotado em um círculo usando os principais tipos de laçadas - alternando VP e SC e inclui 6 fragmentos idênticos.
Instruções de tricô passo a passo
A corrente inicial contém 6 VPs, fechados em anel.
Execução do padrão:
- Na primeira carreira, o anel expande imediatamente 2 vezes – até 12 pb.
- No segundo: são acrescentados arcos de 6 PV. Eles são conectados a cada segundo ponto da linha anterior usando sc.
- No terceiro, os arcos são reduzidos para 4 VP e então permanecem inalterados. O número de sc aumenta para 3.
- A partir da quarta carreira, o número de pb em todos os fragmentos aumenta em 1 pb, o que faz com que o padrão se expanda gradualmente. Ao conectá-los aos arcos, pule o primeiro pb e tricote no segundo e terceiro, e os 2 pb restantes no arco.
- No quinto, os fragmentos contêm 5 sc cada. Destes, faça 3 pb no topo dos 3 pb da carreira de baixo, pulando o primeiro pb, e os 2 pb restantes no arco.
- As carreiras seguintes são tricotadas de forma semelhante à quarta e quinta. Gradualmente, o padrão se expande e muda à medida que o número de pb em todas as 6 seções aumenta em 1 pb a cada carreira. Ao conectar à carreira anterior, você precisa seguir a regra: pular 1 pb e tricotar 2 pb no arco. As fileiras são fechadas com postes de conexão.
Características e nuances
Um guardanapo vazado com padrão espiral é tricotado com fio de algodão fino. Produtos particularmente elegantes são obtidos com carretel de linha nº 10. Todas as linhas do padrão são claramente visíveis no tecido liso.
Além disso, esses guardanapos podem ser fervidos e engomados. Para esta linha, são adequados anzóis de tamanho 1.0. Mas para costureiras iniciantes é mais conveniente usar fios como íris ou flox e ganchos nº 1,25-1,5.
Padrão vazado "borboleta" em crochê
O padrão de borboleta vazado fica igualmente bem em qualquer produto:
- guardanapos;
- estolas;
- coisas de criança;
- cobertores.
O desenho é fácil de executar, o que o torna acessível a iniciantes.
Padrão de tricô
Todos os símbolos no diagrama são conhecidos e compreensíveis.
Instruções de tricô passo a passo
Rapport – 10 loops. O padrão da borboleta está localizado na tela em um padrão xadrez. A corrente inicial consiste em 31 VP. Para levantar na primeira linha, são usados 2 VP, nas demais - 1 VP cada.
Sequência de execução do padrão:
- Na primeira fila há 3 “borboletas”. Cada um consiste em 4 VP, 1 SC, 7 VP, 1 SC, 7 VP, 1 SC, 7 VP, 1 SC, 4 VP. Tricotar todo o fragmento em um ponto base. Entre os fragmentos há 1 CCH e 9 loops de salto. Feche 1 CCH.
- No segundo, conecte os arcos VP à carreira inferior usando pb. Feche 1 pb.
- O terceiro é tricotado de forma semelhante ao primeiro, mas as borboletas são dispostas em um padrão xadrez. No início e no fim há um meio fragmento, e no centro há 2 padrões completos. Fechar 1 СС3Н.
- No quarto: conecte a sequência VP com os fragmentos de borboleta usando SC.
Tricotar as carreiras seguintes da mesma forma que estas quatro.
Características e nuances
Para o padrão de borboleta, fios de diferentes espessuras são adequados, dependendo da finalidade do produto. No entanto, ele deve manter o formato e não ser muito macio ou fluido. Portanto, não é aconselhável usar lã ou viscose. Linho, bambu, algodão e microfibra mantêm bem sua forma.
O tamanho do gancho é determinado pela espessura do fio e seu grau de rigidez. A linha deve se ajustar exatamente ao diâmetro do recesso do gancho.
Os padrões de crochê vazados, cujos padrões são infinitamente variados, conferem aos produtos elegância e leveza. Elas permitem que você crie itens únicos que demonstram a imaginação e o alto nível de habilidade do autor.
Vídeo sobre o tema: padrões de crochê vazado
Uma seleção de padrões de crochê simples, lindos e vazados:
Garota esperta! Você explica e mostra muito bem.