Gorro de abóbora tricotado com agulhas. Esquemas e descrições para iniciantes

O chapéu de abóbora está ganhando cada vez mais popularidade, que é adequado tanto para adultos quanto para crianças. O modelo de chapéu de abóbora pode ser comprado em uma loja de roupas ou tricotado por você mesma e usado no outono e inverno. A segunda opção é apresentada com vários padrões com descrições detalhadas de como tricotar o produto com agulhas de tricô.

Ferramentas e materiais necessários

Para tricotar um gorro, você precisa preparar um conjunto mínimo de materiais e ferramentas na forma de:

  • agulha de anzol ou cigana;
  • fio;
  • raios.

Gorro de abóbora tricotado com agulhas. Esquemas e descrições para iniciantes

O chapéu de abóbora tricotado com agulhas de tricô (o diagrama com a descrição permitirá que você crie qualquer padrão) é adequado tanto para o período de inverno quanto para a entressafra. No primeiro caso, o produto deve estar quente, por isso é melhor usar material de linha natural e grosso. No segundo caso, recomenda-se dar preferência à lã fina ou aos fios sintéticos.

Dependendo do tipo de material de linha escolhido, as ferramentas de tricô devem ser selecionadas. O tamanho das agulhas de tricô deve ser ligeiramente maior que a espessura dos fios. Neste caso, você precisa dobrar o fio selecionado ao meio e prender uma agulha de tricô.

Este é o tamanho exato da ferramenta adequada para o trabalho. No entanto, muitas vezes os fabricantes de material de linha indicam o número correspondente de agulhas de tricô na etiqueta do fio.

Gorro de abóbora tricotado com agulhas. Esquemas e descrições para iniciantes

Se o produto for tricotado com elástico, é melhor escolher fios de lã merino para que o gorro seja prático, quente e bonito. Neste caso, você precisa preparar ferramentas de tricô nº 3.5 ou 3.75.

É melhor tricotar em ferramentas circulares para que o tecido fique limpo e sem costuras. Ao tricotar um gorro com canelado inglês, é aconselhável usar agulhas de tricô um tamanho menor do que o indicado na etiqueta do fio. Devido a isso, o produto não ficará solto.

Antes de começar a trabalhar, primeiro você precisa tirar as medidas da cabeça da pessoa para quem o chapéu se destina:

Medir Como medir
Volume da cabeça É necessário determinar o nível de posicionamento das bordas da coisa. A circunferência deve ser medida ao longo da linha da parte de trás da cabeça, lóbulos das orelhas e testa.
Altura do produto Você precisa medir o comprimento do lóbulo da orelha esquerda ao direito, passando pelo topo da sua cabeça. O tamanho resultante deve ser dividido por 2.

Esquemas com descrição de obras para iniciantes

Existem muitos padrões diferentes para fazer um chapéu cuja coroa tem o formato de uma abóbora. Cada opção é complementada com uma descrição detalhada, de modo que tricotar o produto não será difícil para artesãos experientes e novatos.

Faixa elástica 1x1

Um chapéu de abóbora tricotado com agulhas de tricô (o padrão é simples, por isso é adequado para tricoteiras iniciantes) pode ser feito com um elástico 1x1. Neste caso, o tamanho do produto é de aproximadamente 55-57 cm, portanto o modelo é adequado para um adulto.

Descrição passo a passo do esquema:

  1. Usando ferramentas de tricô circulares, monte uma corrente de 76 pontos. Além disso, tricote mais uma laçada para fechar a corrente em um anel.
  2. Continue tricotando com um elástico 1x1, alternando os pontos da frente e de trás, em linha reta, até formar 76 elementos. Como resultado, a altura do tecido de malha deve ser de 32 cm.
  3. Para formar a coroa, na 1ª carreira, tricote alternadamente 1 ponto da frente e 1 ponto de trás, depois tricote as próximas laçadas da frente e de trás junto com a da frente, tendo primeiro girado o elemento de trás na ferramenta na outra direção para que esta laçada seja cruzada antes de tricotar junto com a da frente. Repita os pontos alternados até completar a linha.
  4. Na 2ª carreira, faça um ponto frente e um ponto atrás junto com o ponto da frente (primeiro gire a laçada de trás na ferramenta). Em seguida, tricote mais 1 elemento frontal. Alterne o padrão até o final da carreira.
  5. Nas carreiras 3 e 4, faça cada 2 pontos da frente juntos como um ponto da frente.
  6. Corte o fio, passe-o pelas laçadas restantes e aperte. No final, prenda a ponta do fio.

Antes de usar, é recomendável lavar o chapéu à mão em água fria. O item deve ser seco sobre uma toalha, depois de dar-lhe o formato desejado e colocá-lo na posição horizontal. Após esse tratamento, o produto deverá esticar em comprimento em aproximadamente 1,5 cm.

Faixa elástica 2x2

Tricotar um gorro com um padrão elástico 2x2, onde haverá 2 pontos frontais e 2 pontos traseiros, ajuda a garantir um ajuste firme na cabeça.

Gorro de abóbora tricotado com agulhas. Esquemas e descrições para iniciantes

Instruções passo a passo:

  1. Monte 128 pontos e distribua uniformemente entre 4 agulhas de tricô. Como resultado, deve haver 32 laçadas em cada agulha de tricô.
  2. Depois de tricotar 1 carreira, faça uma marca amarrando-a com um pedaço de fio. Isso servirá como o início do tricô.
  3. Até o final da linha, faça um elástico com 2 pontos da frente e 2 pontos de trás. Para fazer o futuro produto com lapela, use um elástico para formar um tubo de 22 cm. Em outros casos, o comprimento deve ser de 27 cm.
  4. Depois que a parte principal do tecido estiver tricotada, você pode passar a modelar a coroa, diminuindo gradualmente os pontos.
  5. Para fazer isso, na 1ª carreira, tricote 2 laçadas da frente, 2 laçadas de trás juntas, 2 laçadas da frente e 2 laçadas de trás. Repita esse padrão até o final da carreira, alternando.
  6. 2 e todas as outras carreiras pares, até a carreira 9, desenhe de acordo com o padrão.
  7. A carreira 3 consiste em 2 pontos frontais, tricô, 2 pontos frontais e 2 pontos tricô juntos. Repita o padrão alternadamente até o final da linha.
  8. Na 5ª carreira, repita até o final da carreira, alternando o padrão de 2 pontos altos juntos, tricô, 2 pontos altos e elementos tricô.
  9. Na 7ª carreira, do início ao fim, repita o padrão alternado de frente, costas, 2 laçadas da frente juntas e laçadas de trás.
  10. A linha 9 consiste em pontos de rosto. Nesta carreira, diminua os pontos tricô. Para fazer isso, pegue o elemento da frente pelo fio da frente, pegue o ponto meia e tricote 2 laçadas junto com o da frente.
  11. A carreira 10 consiste em pontos meia, tricotados em 2 laçadas juntas.
  12. Nas carreiras restantes, faça todos os pontos da frente 2 de cada vez, de modo que restem apenas 16 pontos nas ferramentas de tricô. Para obter uma coroa mais volumosa, recomenda-se deixar de 28 a 32 laçadas.
  13. Desenrole aproximadamente 20 cm do novelo de linha e corte o material. Usando uma agulha de crochê ou uma agulha cigana, puxe o fio por todos os pontos e traga-o para o avesso. Para fazer com que a coroa fique mais firme, puxe o fio pelos pontos duas vezes.
  14. Prenda o fio nos pontos já tricotados.
  15. Se desejar, o produto de malha pode ser complementado com gravatas, um pompom ou pontos decorativos.

Faixa elástica 3x3

Um chapéu de abóbora tricotado com agulhas de tricô (o diagrama é complementado com uma descrição detalhada, para que não haja dificuldades no trabalho) pode ser criado com um elástico 3x3. Para isso, o produto deve ser desenhado utilizando tricô circular, sem criar dobras. Neste caso, não haverá costura no item.

Para o trabalho, é aconselhável preparar um material de linha grosso que não perca a forma após a lavagem. Se a circunferência da cabeça for de 52 a 54 cm, a altura do produto deverá ser de 23 cm e a altura da coroa de 5 cm.

Design passo a passo do produto:

  1. Inicialmente faça um conjunto de 72 pontos. Depois, feche a corrente conectada formando um anel.
  2. Ao tricotar uma carreira, alterne 3 laçadas da frente e 3 de trás. Neste caso, os pontos são enganchados atrás da parede frontal.
  3. Na próxima linha, faça uma repetição semelhante de elementos alternados. No entanto, pegue os pontos da parede do fundo.
  4. Por analogia com os passos 2 e 3, desenhe 45 linhas.
  5. Em seguida faça a diminuição. Para fazer isso, tricote alternadamente até o final da carreira um padrão de 2 pontos da frente juntos na frente, elementos da frente e de trás juntos na frente e 2 laçadas de trás juntas atrás.
  6. Corte o fio, deixando cerca de 15 cm. Use uma agulha ou gancho para passar esse pedaço de linha por todas as laçadas e apertar.
  7. Esconda o material da linha na parte interna do item.

Gorro de abóbora tricotado com agulhas. Esquemas e descrições para iniciantes

Por analogia, é permitido fazer um cocar usando um elástico 4x4. Neste caso, você precisa alternar 4 pontos frontais e 4 pontos traseiros.

Com lapela

Ao tricotar um gorro com dobra, quase qualquer padrão é adequado. Neste caso, muitas vezes não há costuras no cocar, porque o trabalho deve ser feito em círculo. Isso é especialmente verdadeiro para tecidos feitos de fios grossos, onde uma conexão perfeita pode ter uma aparência áspera.

Gorro de abóbora tricotado com agulhas. Esquemas e descrições para iniciantes
Tricô de chapéu de abóbora: padrão com lapela

A única diferença estará no comprimento do chapéu. Para criar uma dobra, você precisa adicionar 7 cm à altura da coroa e da parte principal do produto. Para criar uma dobra dupla, você precisa adicionar pelo menos 10 cm. O tricô deve ser feito com 1 fio.

Descrição passo a passo do esquema:

  1. Usando ferramentas de tricô circulares, monte 104 pontos, mais um ponto extra para fechar a corrente em um anel. O número de elementos deve ser múltiplo de 4. Marque o início do trabalho com um marcador. Se o tamanho do produto for 54-55, esse número de voltas será suficiente. Se o tamanho for 56-57, monte 108 pontos e 1 elemento adicional.
  2. Continue tricotando com um elástico 1x1 de modo que a altura do tecido seja de 15 cm. Neste caso, tricote as alças da frente e de trás alternadamente.
  3. Depois você pode prosseguir com a decoração do enfeite. Para isso, na 1ª carreira, repita o padrão de tricô e 3 pontos da frente, alternando até o final da carreira.
  4. Na 2ª carreira, faça inicialmente 2 elementos em tricô. Em seguida, retire a laçada da frente sem tricotar e faça 3 laçadas de trás, enquanto o fio deve ficar atrás do trabalho (repita alternadamente até o final da carreira). No final da linha, faça 2 pontos, frente e trás.
  5. Na 3ª carreira, repita o padrão de um ponto tricô removido sem tricotar (o fio deve ficar na frente do tecido) e 3 laçadas frontais com alternância até o final da carreira.
  6. Tricotar as carreiras restantes da mesma forma que as carreiras 2 e 3, de modo que a altura do elástico não seja menor que 15,5 cm. Termine o tricô com a carreira 2.
  7. Para começar a diminuir, faça um ponto tricô em uma nova carreira. Em seguida, tricote juntos o tricô da frente e os elementos da frente com uma inclinação para o lado direito, bem como 2 pontos tricô juntos em tricô (alterne até o final da linha). Trabalhe os elementos em tricô externo e em tricô depois do marcador juntos, em tricô. Depois coloque um marcador.
  8. Na nova carreira, repita o padrão de pontos da frente e de trás juntos com viés para a esquerda, alternando até o final da carreira.
  9. Na próxima carreira, tricote 1 ponto e 2 pontos juntos com um ponto tricô com inclinação para a esquerda. Repita esse passo alternadamente até o final da linha.
  10. Como resultado, devem sobrar 18 pontos nas ferramentas de tricô.
  11. Corte o fio num comprimento de 20 cm. Puxe as alças juntas com uma agulha. No verso, passe a linha cortada pelos pontos da parte superior várias vezes. Esconda a ponta do fio.
  12. Após a conclusão do trabalho, realize o tratamento térmico úmido do produto.

De fios grossos

Um chapéu de abóbora com agulhas de tricô (o padrão permite tricotar um produto não apenas para um adulto, mas também para uma criança) pode ser tricotado com material de linha grossa. Neste caso, o produto é indicado para períodos frios. É importante lembrar que o elástico precisa ser mais fino porque o fio é grosso. O processo de tricô deve ser realizado em círculo.

Gorro de abóbora tricotado com agulhas. Esquemas e descrições para iniciantes

Descrição passo a passo do esquema:

  1. Monte 85 pontos usando ferramentas de tricô.
  2. 1 carreira consiste em laçadas em meia.
  3. Na 2ª carreira, todos os pontos devem ser tricô.
  4. Na 3ª carreira, tricote as alças da frente e de trás alternadamente.
  5. Na 4ª carreira, para criar o padrão, faça alternadamente 1 ponto meia e 1 ponto frente.
  6. Tricotar a carreira 5 da mesma maneira que a carreira 3.
  7. A linha 6 foi projetada como linha 4.
  8. Continue tricotando o produto, fazendo 80 carreiras.
  9. Depois disso, em cada carreira, diminua 4 pontos.
  10. Quando houver apenas 15 laçadas na carreira, diminua 2 pontos.
  11. Transfira as laçadas da coroa para a agulha com fio quando restarem apenas 11 elementos nas ferramentas de tricô.
  12. Quando terminar, aperte a coroa.

Costura lateral sem costura

Para criar um gorro quente, é melhor usar fio mohair. Para garantir que não haja costura na lateral do produto, você precisa preparar ferramentas de tricô circulares.

Descrição passo a passo do esquema:

  1. Monte 78 pontos nas agulhas de tricô.
  2. 1 linha consiste em 2 pontos frontais e 2 pontos traseiros. Repita as laçadas em ordem alternada até o final da carreira.
  3. Ao criar a 2ª linha, confie no padrão emergente.
  4. Tricotar as carreiras 3, 5 e 7 como a carreira 1.
  5. Tricotar carreiras uniformes de acordo com o padrão.
  6. A carreira 9 é feita com elástico inglês, criando aumentos idênticos. Como resultado, deve haver pelo menos 95 pontos nas ferramentas de tricô.
  7. Em seguida, continue tricotando o produto até a altura atingir 25 cm.
  8. Em seguida, comece a diminuir pontos para criar a coroa. Quando não houver mais de 15 elementos nas agulhas de tricô, mova essas laçadas para uma agulha com material de linha de 10 cm de comprimento.
  9. Aperte as laçadas passando a ponta do fio para o avesso do tecido.
  10. Após terminar de tricotar, prenda o material da linha e dê ao produto final o formato desejado.

Segredos para Iniciantes

Agulhas de tricô e o tipo certo de fio não são os únicos requisitos para tricotar um chapéu de abóbora.

Gorro de abóbora tricotado com agulhas. Esquemas e descrições para iniciantes

Ao tricotar um produto de acordo com um padrão, é importante levar em consideração várias recomendações:

  • Para calcular o número de laçadas em um produto, você precisa multiplicar a circunferência da cabeça pelo número de pontos em uma amostra de 1 cm de comprimento. Então você precisa subtrair 15 ou 20% do resultado. Essa porcentagem se deve ao fato de que um chapéu decorado com elástico pode esticar.
  • É aconselhável que tricoteiras iniciantes façam inicialmente uma amostra medindo 10x10 cm. O tecido resultante deve ser vaporizado e a aparência do material do fio deve ser verificada. Para determinar a densidade do tricô, você precisa contar o número de laçadas por 1 cm. Ao trabalhar, você deve levar em consideração a densidade do tecido.
  • Antes de colocar o chapéu na cabeça, o produto deve primeiro ser lavado e seco. Uma superfície plana e dura é adequada para secagem. Se o processo de secagem ocorrer em uma corda, o produto esticará e perderá seu formato original.
  • Ao decidir prender um grande pompom de pele, é aconselhável fixar esse detalhe com um rebite. Isso facilitará a troca do modelo ou a remoção do pompom antes da lavagem.
  • Para fazer uma costura no produto, você só precisa preparar 2 ferramentas de tricô para o trabalho. Primeiro você precisa fazer uma tela e depois costurá-la com costura decorativa ou simples. Tudo dependerá da experiência pessoal e da imaginação.
  • Para evitar costuras, você precisa preparar agulhas de tricô circulares ou regulares, mas na quantidade de 5 peças.

Para tricotar um chapéu de abóbora, você pode usar qualquer padrão que desejar. Em qualquer padrão, o principal é o fechamento preciso do produto, e cada pessoa decide qual tipo de tricô escolher para isso individualmente.

Vídeo sobre tricô

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho