Durante desenhando um rosto humano Artistas iniciantes têm problemas com as características do nariz, que é considerado um elemento importante que ajuda a capturar a imagem completamente ou pintar um retrato.
Junto com os olhos, o nariz ajuda a transmitir caráter e dar características especiais, por isso estará sempre em primeiro plano. Com base nisso, a principal tarefa é demonstrar o rosto da forma mais realista possível.
O que você precisa para desenhar
Desenhar retratos ou elementos individuais do rosto em forma de olhos, nariz requer a preparação de um pequeno conjunto de materiais e ferramentas na forma de:
- papéis;
- apagador;
- lápis simples com diferentes níveis de dureza.
A folha de papel deve ser lisa para que o sombreamento feito com um lápis simples fique mais detalhado e claro. Ao representar um desenho pequeno, esse tipo de folha ajuda a demonstrar um desenho mais nítido, com renderização detalhada de pequenos detalhes.
Além disso, o papel deve ser grosso, pois periodicamente é necessário apagar erros com borracha. Por densidade por 1 m2 Deve haver 90-110 g. Esse tipo de folha aguenta facilmente uma borracha que deixa marcas.
O papel de desenho é ideal para desenhos a lápis porque é grosso e tem uma superfície lisa e não áspera.
Existem outros tipos de papel adequados para desenho:
Tipo | Peculiaridades |
Para gráficos | Para produzir esse tipo de papel são utilizados celulose e algodão. O produto tem uma textura granulada e uma tonalidade branca. Por densidade por 1 m2 é cerca de 250 g. Este tipo de papel suporta facilmente o trabalho com borracha, por isso é adequado tanto para iniciantes quanto para artistas experientes. |
Escritório | Ela é lisa e branca, o que permite desenhar uma imagem mais expressiva e nítida. Este tipo de papel é ótimo para esboçar sem correções. No entanto, como ele tem baixa densidade, esse papel é indicado apenas para desenhos sem muitas correções. Caso contrário, a folha ficará deformada e haverá furos da borracha. |
Escrita | Indicado para iniciantes, pois possui coloração clara, levemente amarelada e densidade média. A folha de papel pode suportar o atrito da borracha, portanto não haverá danos ou defeitos na superfície. |
Master classes a lápis
Tanto artistas experientes quanto novatos podem desenhar um nariz. Para obter uma imagem bonita, corretamente construída e semelhante à original, primeiro você precisa se familiarizar com os princípios básicos do desenho acadêmico. Esta disciplina é ensinada em instituições de ensino superior e escolas de arte para crianças, a fim de preparar mestres em belas artes.
Neste curso, você pode aprender a estrutura anatômica de algumas partes do rosto, estudar o desenho geométrico de um elemento complexo do rosto em forma de nariz, bem como os princípios de colocação de sombras em uma imagem para adicionar volume. Isso é mais relevante para aqueles que querem começar a desenhar em nível profissional.
Para se familiarizar com a técnica simples de desenhar um rosto humano, você precisa considerar várias recomendações:
- Mais próximo da ponta do nariz, o sombreamento deve ser mais claro. Sombras suaves devem ser aplicadas na parte superior arredondada e saliente.
- Esta parte do rosto definitivamente precisa de transições de cores. Neste caso, a área da imagem que será colocada próxima ao observador deve ser a mais contrastante.
- As áreas mais claras devem ser brancas. Na pintura, essas áreas devem ter destaques de pigmentos claros e brilhantes.
- Você pode começar a sombrear as áreas mais sombreadas localizadas atrás das asas das narinas. Esta área requer sombras profundas e escuras que podem receber contraste para tornar o design mais expressivo.
- As narinas laterais devem ser claras e os planos horizontais devem ser brancos.
- O nariz é um elemento característico e proeminente do rosto, por isso é necessário pensar com antecedência em como representar seus fragmentos convexos. Isso é possível sombreando as áreas de sombra.
- O processo de sombreamento das laterais dependerá do lado em que a luz incide, bem como do ângulo do rosto.
Rosto inteiro
Ao desenhar um nariz de frente, primeiro você precisa criar um esboço. Esta etapa é considerada mais difícil do que desenhar detalhes. Se você pensar cuidadosamente no esboço, o desenho será verdadeiro e bonito.

Ao mesmo tempo, você pode não estar familiarizado com as proporções ideais do corpo e do rosto humanos. Neste caso, você precisa contar com conhecimentos relacionados à representação de figuras geométricas.
Criação de esboço passo a passo:
- Para mostrar o comprimento do nariz, desenhe uma linha reta verticalmente, que é fechada em cada extremidade por 2 linhas curtas horizontais. Essas linhas devem ter o mesmo comprimento.
- Para fazer um segmento adicional ao longo do eixo principal, faça um recuo de 6 mm para baixo a partir da linha superior. Este segmento deve ser mais curto que a linha superior.
- De cada borda do segmento inferior, recue 2 mm horizontalmente e desenhe pontos nos quais linhas retas são traçadas a partir da linha superior curta (desenhada na etapa 2). O resultado deve ser uma figura em forma de trapézio alongado com uma expansão em direção à parte inferior. Usando linhas retas curtas, conecte as extremidades do segmento superior horizontalmente com uma linha curta. Neste caso, um pequeno trapézio deve ser desenhado com sua borda curta apontando para baixo.
- Para marcar as narinas, encontre o segmento horizontal inferior, afaste-se 5 mm para lados diferentes e coloque pontos.
- A partir do segmento obtido no passo 2, desenhe 2 linhas retas curtas horizontalmente em cada lado até a linha superior. Desenhe um ponto no centro de cada linha. A partir desses pontos, sem tocar na superfície do papel, afaste com o lápis 2 mm para os lados e desenhe novamente os pontos.
- Dos pontos extremos do segmento superior, desenhe 2 linhas retas horizontalmente até os 2 últimos pontos mostrados. Em seguida, conecte esses pontos com os pontos que indicam as narinas.
Para completar o esboço, você precisa recuar 5 mm, continuando a linha principal verticalmente. Neste caso, você precisa desenhar linhas retas das narinas até este ponto.
Desenho passo a passo de detalhes:
- Dê às asas e à ponta do nariz um formato redondo. A ponte do nariz deve ter um formato mais aerodinâmico.
- Desenhe duas depressões que servirão de narinas.
- Use uma borracha para se livrar de todas as linhas extras e refinar o desenho.
- Depois sombreie completamente a imagem usando um lápis duro. Não aplique pressão forte. O sombreamento deve estar voltado para as direções apropriadas. Use um lápis macio para adicionar traços mais escuros na parte superior da ponte do nariz e nas bordas das asas. Neste caso, passe por essas áreas novamente.
- Para dar volume à imagem, a parte superior do nariz deve ser mais clara.
De perfil
Você pode desenhar o nariz de perfil. Além disso, esse tipo de imagem é mais fácil de executar do que desenhar esse elemento do rosto de frente.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Para criar um esboço, primeiro use um lápis simples para contornar a testa e a área dos olhos. As duas linhas que se conectam devem se assemelhar a um ângulo triangular obtuso. Em seguida, desenhe uma linha longa e inclinada para a ponte do nariz, que deve ser mais longa que a área da testa.
- Além disso, defina a posição do olho para que você possa entender facilmente as dimensões do retrato.
- Depois, contorne a asa do nariz, que inicialmente pode ter um formato irregular e angular. No futuro, essa parte do nariz poderá ser melhorada.
- Para indicar a depressão que serve como abertura da narina, desenhe uma pequena figura que se assemelhe a uma oval achatada.
- Dê ao formato uma aparência mais aerodinâmica arredondando a ponta do nariz e tornando a asa mais crível. Ao representar o nariz de uma mulher, as narinas geralmente precisam ser muito mais graciosas e menores que as de um homem.
- Para marcar o final da ponta do nariz, desenhe uma pequena linha curva, localizada a uma distância próxima da cavidade do nariz. Se necessário, pode ser criada uma elevação nesta área.
- Sombreie essa área do rosto usando um lápis simples, desenhando traços de cima para baixo. No início, a pressão deve ser mais forte e, no final do movimento, a pressão deve ser reduzida.
- A ponta do nariz, a área da ponte e o topo da asa devem ficar praticamente sem sombra para que a imagem fique muito mais volumosa.
Meio virado
Você pode desenhar um nariz meio virado e não precisa ter nenhuma habilidade especial. Para isso, você deve usar um lápis macio para obter linhas finas e grossas, em relação à força da pressão.
Os pedaços adicionais devem ser macios, então você deve tocar levemente a superfície do papel. As linhas principais desenhadas devem ser mais sólidas e confiantes. Nesse sentido, você precisa fazer movimentos amplos com a mão. Além disso, linhas extras podem ser facilmente removidas com uma borracha.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Em uma folha de papel, desenhe 2 linhas verticais paralelas entre si e chanfradas em um ângulo de 30°. Conecte essas linhas com um segmento curto no topo. Essas linhas servirão como guias para a ponte do nariz.
- Adicione uma longa linha vertical à figura resultante, que se desviará em 10°. Esta linha servirá como guia para o posicionamento correto do nariz em relação a outras partes do rosto.
- Na parte inferior, conecte todas as 3 linhas verticais com 2 segmentos, um dos quais deve ser longo e o outro curto.
- Além disso, desenhe 2 pequenas linhas abaixo das existentes para obter um trapézio. Esta figura servirá como um esboço para a área inferior do nariz.
- Conecte o canto inferior do trapézio à esquerda com o canto superior do mesmo lado. Esta linha não é obrigatória, mas ajuda a entender melhor como o nariz ficará localizado no lado do rosto que fica escondido do observador.
- Depois desenhe 3 círculos. Coloque o círculo grande entre as 2 linhas verticais abaixo que foram desenhadas no passo 1. Coloque os 2 círculos restantes nos 2 cantos distantes da figura trapezoidal. O círculo mais externo deve ser pequeno porque serão as asas do nariz.
- Usando um lápis macio, contorne metade de um círculo grande com uma linha externa para criar a primeira parte do nariz. Não é necessário fazer a linha muito reta, porque na natureza não existem narizes perfeitamente retos. Ao desenhar esse detalhe do rosto a partir de uma referência ou modelo, é aconselhável desenhar aproximadamente o formato da ponte do nariz.
- Para destacar a asa do nariz, desenhe um pequeno círculo no lado esquerdo novamente. Para indicar a narina direita, desenhe uma pequena oval.
- Depois, é melhor contornar com um lápis 1/2 do círculo do lado direito.
- No centro do círculo esquerdo, desenhe 1 oval pequeno, que será a narina mais distante.
- Desenhe uma linha ligeiramente curva para criar o lado direito da ponte do nariz. Neste caso, concentre-se na linha vertical inclinada que foi criada no passo 1.
- Use uma borracha para remover os círculos e linhas que foram usados no processo de construção do nariz.
- Sombreie as narinas com uma sombra escura. Perto da asa do lado direito e da ponta do nariz, os traços não devem ser muito densos.
- Aplique uma sombra sólida em todo o comprimento da ponte do nariz, que deve ser mais densa na parte inferior do que na parte superior. Isso pode ser usado para adicionar volume ao desenho.
- Entre a asa e a ponte do nariz, desenhe uma sombra mais escura que não deve tocar a asa. Desenhe uma leve sombra ao redor da narina, que está localizada a uma grande distância do observador.
- Dê uma sombra mais escura às duas narinas.
Parte inferior
Ao representar um nariz humano, em vez do fragmento inteiro, é permitido desenhar apenas a parte inferior para destacar as asas e as narinas. Nesse caso, a metade maior do nariz ficará escondida do observador.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Desenhe uma figura com cantos arredondados que se assemelhe a um triângulo.
- Desenhe um círculo grande no canto superior da figura.
- Além disso, desenhe 2 linhas curvas encurtadas que se estendem para os lados direito e esquerdo da área superior do círculo.
- Desenhe 2 ovais idênticos sob o círculo, ligeiramente desviados para os lados esquerdo e direito.
- Para destacar as narinas, redesenhe as linhas arredondadas de cada lado dos ovais com um lápis. Para criar o vinco entre os lábios, abaixo do nariz, adicione uma leve sombra.
- Desenhe as narinas com um lápis preto. Coloque sombras mais escuras perto do círculo maior, na área da parte superior do nariz e perto da asa do nariz.
- A outra parte do nariz não deve ser sombreada porque ela deve ser iluminada.
- Remova o círculo com a borracha que foi usada como esboço.
- Para deixar o desenho mais natural, é permitido sombrear ou esfregar as sombras com um cotonete.
Minimalista
É aceitável desenhar o nariz usando uma técnica simples, sem usar muitos detalhes com sombras. Este método é usado quando fragmentos faciais detalhados não são necessários. Este desenho é adequado para representar um personagem de anime, um desenho animado ou para criar esboços rápidos.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Em uma folha de papel, desenhe um pequeno triângulo plano, cujo ângulo agudo deve estar direcionado para baixo. Sombreie a figura geométrica.
- Usando uma ferramenta de sombreamento ou um cotonete, passe sobre a hachura dentro da figura geométrica. Depois, usando um cotonete, desenhe um semicírculo sobre o triângulo. Não é necessário sombreamento. Entretanto, neste caso a área superior terá que ser pintada com um tom mais claro.
- Usando um lápis fino, desenhe 2 colchetes escuros dentro do triângulo que funcionarão como narinas. Depois de desenhar esses elementos, o nariz pode receber um contorno mais reconhecível.
- De cada lado das narinas, desenhe 2 linhas pequenas adicionais que atuarão como as asas do nariz.
- Os contornos da ponta do nariz devem ser mais definidos. Porém, não exagere, caso contrário a sombra perderá a naturalidade. Neste caso, para enfatizar o formato do nariz, recomenda-se adicionar uma linha no lado direito abaixo e a segunda no lado esquerdo acima.
Basicamente, ao desenhar uma cabeça, o nariz atua como uma dimensão modular e, portanto, mais atenção deve ser dada a esse processo. Se você definir as proporções com mais precisão e construir a forma geral, a imagem será mais crível. Seguindo um processo consistente, você pode evitar as dificuldades associadas ao desenho de diferentes formatos de nariz.
Vídeo sobre desenho
Como desenhar um nariz: erros básicos: