Um snood é um cachecol quente, largo e em forma de anel que é amarrado ao redor do pescoço em várias camadas ou usado como substituto de um capuz ou chapéu.
Não apenas um artesão experiente, mas também um iniciante pode tricotá-lo sozinho com agulhas de tricô usando um padrão de ponto meia, usando padrões bastante simples e acessíveis de lã grossa ou fio acrílico.
Características do padrão
O ponto meia é considerado um padrão básico, perfeito para iniciantes e bastante fácil de executar.
Ele consiste em dois elementos principais – alças frontais e traseiras – e o padrão resultante se assemelha a listras horizontais convexas em seu formato.
Pode ser usado como padrão principal ou como fundo, complementando as tranças, elásticos ingleses ou franceses ou outros enfeites em relevo que decoram o laço.

O padrão de ponto meia também tem uma série de características e vantagens em relação a outros métodos de tricô, incluindo:
- Alta resistência ao desgaste, permitindo que o produto acabado mantenha sua forma por muito tempo e não estique mesmo com lavagens frequentes.
- A capacidade de obter itens bastante volumosos com uma borda que não é propensa a enrolar, permitindo que o cachecol se ajuste de maneira uniforme e bonita ao corpo.
Materiais necessários
Você pode usar quase qualquer linha para ponto meia, pois ela enfatiza favoravelmente a individualidade do próprio fio e, ao usar, por exemplo, uma linha de melange para tricô, ela permite criar transições de cores suaves no produto final, tornando-o completamente diferente da frente e do verso.

Para tricotar um snood, é melhor usar lã ou fio acrílico, um fio bastante denso que fornece o volume do produto, sua resistência ao desgaste e também permite que ele retenha melhor o calor.
A cor da linha pode ser qualquer. O mestre pode escolher fios de tons pastéis e brilhantes e, para criar um produto gradiente, são adequados fios que transitam suavemente de uma tonalidade de cor para outra.
Além disso, ao tricotar um padrão de ponto meia, você precisa lembrar que isso encurta significativamente a altura do produto e, consequentemente, aumenta o consumo de fio. Você pode tricotar um laço em ponto meia usando agulhas de tricô retas, de pontas duplas ou circulares que combinem com a espessura do fio.
Você também precisará do seguinte para o trabalho:
- tesoura;
- uma agulha de tricô que ajuda a conectar as alças das laterais do produto;

- marcador;
- um caderno ou bloco de notas para tomar notas.
Características do tricô
Um laço em ponto meia com agulhas de tricô (os padrões de trabalho são fornecidos abaixo no artigo) pode ser tricotado com qualquer fio adequado para clima frio (lã ou acrílico).
Ele pode ser usado em uma, duas ou três voltas, não tem começo nem fim e pode ser costurado ou imediatamente tricotado em um anel (em um círculo).
Padrão de tricô em ponto meia:
![]() | ![]() |
A técnica de tricotar um snood varia dependendo das ferramentas utilizadas:
Em agulhas retas | O trabalho é realizado com o auxílio de alças faciais, sendo necessário: 1. Monte o número necessário de pontos em ambas as agulhas de tricô e puxe uma delas. 2. Complete a carreira inicial, na qual você deve soltar a primeira laçada e continuar trabalhando da maneira clássica, tricotando as laçadas da frente com o fio preso na parede da frente. 3. Faça a última laçada da carreira em meia 4. Vire o produto e complete a segunda carreira também com pontos meia com o último ponto tricô. 5. Proceda da mesma maneira para as carreiras restantes até que o cachecol atinja o comprimento desejado. Se desejar, as alças da frente em uma fileira podem ser substituídas por alças de trás, com as alças da frente no final. |
Em agulhas circulares | Ao trabalhar com agulhas de tricô circulares, o número de laçadas montadas é fechado em um círculo. O ponto de conexão é marcado com um marcador, após o qual:
1. A 1ª carreira do produto é tricotada inteiramente com alças frontais (até o divisor). 2. Não é necessário virar o tecido, você pode continuar tricotando na mesma direção, mas ao tricotar a 2ª carreira, use apenas laçadas meia. 3. A 3ª, 5ª, 7ª e todas as carreiras ímpares subsequentes aqui consistirão apenas de laçadas frontais. 4. O 4º, 6º, 8º e círculos pares são trabalhados inteiramente com pontos tricô. |
A escolha da técnica de tricô adequada para o produto depende do tamanho e do tipo de cachecol:
- Para um tubo de snood, na maioria dos casos são usadas agulhas de tricô circulares, que não requerem costura. Pode ser usado no pescoço ou como um gorro na cabeça. Sua largura será de 35 a 50 cm, com comprimento de 60 cm.
- O laço longo é tricotado tanto em agulhas circulares quanto retas, e seu comprimento será de cerca de 150 cm e sua largura será de 50 cm.
Em agulhas retas
Um ponto meia com agulhas de tricô (os padrões de trabalho incluem carreiras constantemente alternadas com laçadas frontais e traseiras) com agulhas de tricô retas em uma volta pode ser tricotado para uma criança, um homem ou uma mulher, enquanto o número de laçadas montadas dependerá diretamente do tamanho desejado.
Para determinar o número de laçadas antes de começar a trabalhar no produto, você precisa tricotar uma amostra de controle de 20 laçadas de 20 a 30 cm de comprimento e, em seguida, contar o número de laçadas que ficam a 10 cm da amostra.
Usando esse valor, bem como a largura aproximada do cachecol fornecida na tabela, a fórmula - ШШ (largura do cachecol) *КП (número de laçadas em 10 cm da amostra) / 10 + 2 laçadas de borda determina o número de laçadas necessárias para o conjunto inicial, por exemplo, (60 * 20/10) + 2 = 122.
Ou seja, para um cachecol de 60 cm de largura, você precisará montar 122 laçadas (desde que 20 laçadas estejam incluídas em 10 cm da amostra tricotada).
Você também precisará do seguinte para tricotar:
- fio (por exemplo, Superlana Classic Azize, com 75% acrílico e 25% lã, densidade 280 m/100 g);
- agulhas de tricô retas nº 10;
- agulha de costura.
Padrão de tricô:
Para tricotar um snood você vai precisar de:
- Monte 65-122 pontos (dependendo da largura da peça) e tricote a primeira carreira inteiramente em pontos meia. A última laçada da carreira deve ser feita com ponto meia, depois vire o tecido e faça a 2ª carreira também com ponto meia. Você precisará finalizar com um ponto tricô.
- Procedendo de maneira semelhante (tricotando carreiras com alças frontais da maneira clássica e virando o tecido), você precisa tricotar 28-50 cm de tecido e fechar todas as alças uma a uma.
- Usando uma agulha e linha, costure o cachecol (ao longo do lado curto). A agulha deve ser colocada somente em alças vazias.
- Após terminar o trabalho, use uma tesoura para cortar o fio restante e esconda-o com uma agulha na parte interna do produto.
Em um círculo
Ponto meia com agulhas de tricô (os moldes de trabalho ajudarão a evitar erros) em agulhas de tricô circulares. Uma volta terá uma circunferência aproximada de 60 cm e uma altura de 35 cm.
Para trabalhar você precisará de:
- 2 novelos de fio (por exemplo, Nako Arctic, 100 g/100 m);
- agulhas de tricô circulares nº 6;
- marcador de tricô;
- fita métrica ou régua;
- agulha de crochê nº 5.
Ao trabalhar em um produto, você precisa:
- Monte 61-101 pontos (60-100 pontos serão os pontos principais, e 1 ponto será necessário para conectar o tricô em um círculo) e tricote a 1ª carreira do tecido com pontos tricô.
- Marque o final do círculo com um marcador e tricote a próxima carreira somente com pontos tricô.
- Marque o fim da carreira com um marcador e tricote a 3ª carreira com pontos tricô (igual à primeira) e a 4ª carreira apenas com pontos meia (como na 2ª carreira).
- Procedendo da mesma forma e alternando carreiras pares com pontos tricô e carreiras ímpares com pontos da frente, tricote 26-30 cm de tecido (aproximadamente 70-77 carreiras) e, em seguida, feche todos os pontos um a um usando uma agulha de crochê.
- Corte o fio com uma tesoura e esconda as pontas restantes nas laçadas do tecido usando uma agulha.
- O snood pronto precisa ser borrifado com água e cozido no vapor.
Em 2 voltas
Um laço em ponto meia com agulhas de tricô (não é recomendado para iniciantes mudar os padrões) em 2 voltas em agulhas de tricô circulares terá um comprimento aproximado de 120-140 cm e 30 cm de altura.
Durante o uso, ele estica um pouco em comprimento (até 130-150 cm), enquanto sua altura diminui em 2-3 cm, mas após a lavagem ele restaura novamente sua forma original.
Para o trabalho você pode usar:
- 3 novelos de fio semilã (por exemplo, “Cascade” com 40% lã merino e 60% acrílico, densidade 100 g/125 cm);
- agulhas de tricô circulares nº 5;
- tesoura;
- agulha de tricô e marcador.
Diagrama do padrão Snood:
![]() | ![]() |
Ao trabalhar você precisa:
- Monte 102-180 pontos (o número deles dependerá do tamanho do produto desejado), adicione 1 ponto a eles e feche o tricô em círculo. Para prosseguir com o tricô de um laço em ponto meia, siga estes passos:
- Tricotar a 1ª carreira completamente em ponto meia e marcar o final com um marcador.
- Trabalhe a 2ª carreira de tecido apenas com pontos meia e coloque um marcador.
- Tricotar as carreiras 3, 5 e 7 exatamente iguais às da 1ª carreira.
- Faça as carreiras 4 e 6 de acordo com o padrão da 2ª carreira.
- Dependendo do que você deseja, você pode usar o ponto meia até o final do tecido ou adicionar um padrão espiral simples, com um ponto meia mudando em cada carreira.
Nesse caso:
- Na 8ª carreira, você precisa executar um padrão repetitivo de 5 laçadas frontais + 1 laçada traseira em todo o círculo.
- A carreira 9 começa com um ponto meia, seguido por 5 pontos meia. O padrão é repetido em todo o círculo.
- 10ª carreira – rapport – 1 frente + 1 trás + 4 laçadas frente.
- Linha 11 – padrão repetido – 2 pontos meia + 1 ponto meia + 3 pontos meia.
- 12ª carreira – repita o padrão 7-8 vezes: 3 laçadas da frente + 1 laçada de trás + 2 laçadas da frente.
- Linha 13 – tricote 7-8 vezes em círculo, com um padrão de – 4 laçadas da frente + 1 laçada de trás e 1 laçada da frente.
- Rodada 14 – o padrão de repetição muda para 5 pontos meia e 1 ponto meia.
- A partir da 15ª carreira, o padrão pode ser repetido ou você pode mudar para o tricô em ponto meia. Neste caso, você precisará tricotá-lo inteiramente em ponto meia.
- A carreira 16 deve ser feita somente com pontos meia, e depois continuar tricotando até o produto atingir o comprimento desejado (120-140 cm), alternando carreiras ímpares feitas com pontos meia e carreiras pares feitas com pontos meia.
- Depois que o laço atingir o comprimento desejado, feche todas as laçadas uma a uma, tricotando as 2 primeiras laçadas em uma carreira como pontos tricô, depois pegue a laçada direita com a agulha de tricô esquerda (da esquerda para a direita), jogue-a sobre a segunda laçada, fechando a primeira laçada.
- Tricotar a próxima laçada em tricô e, passando a primeira por cima da segunda, fechar a segunda laçada.
- Proceda de maneira semelhante, fechando todas as laçadas do laço, uma por uma.
- Prenda o produto puxando a linha através das 1-2 alças externas com uma agulha de crochê, depois corte-a e esconda a ponta dentro das alças.
- O produto final precisa ser borrifado com água e cozido no vapor.
Em uma volta ou 2 voltas para uma criança
O ponto meia é ideal para tricotar peças infantis. Um cachecol feito dessa maneira com agulhas de tricô se ajusta bem ao corpo, ao mesmo tempo em que protege do vento frio e da geada.
O padrão envolve tricotar em círculo com 3 fios, alternando carreiras de pontos frontais e traseiros, complementado por um lindo padrão.
Para trabalhar você precisará de:
- 2 novelos de lã (por exemplo, Happy Kids Alize 579 icy, contendo 25% lã, 65% acrílico e 10% bambu, densidade 100 g/310 m);
- agulhas de tricô circulares nº 8;
- tesoura;
- marcador e agulha de tricô.
Para tricotar um cachecol infantil você precisará de:
- Monte 50-70 pontos + 1 para fechar em círculo e comece a tricotar em ponto meia, para isso complete a 1ª carreira inteiramente com pontos da frente. Marque o final com um marcador.
- Tricotar a 2ª carreira em ponto meia. No final, sem tricotar, transfira a última laçada da agulha de tricô esquerda para a direita, retire o marcador, pegue o fio por cima desta laçada e coloque-o na agulha de tricô esquerda. Tricotar a laçada junto com o ponto meia através da parede frontal e colocar um marcador.
- Complete a 3ª carreira com pontos tricô e na 4ª carreira repita o padrão do 2º círculo.
- Alternando carreiras ímpares com laçadas frontais e carreiras pares com laçadas traseiras, tricote o laço até o comprimento necessário de 50-60 cm (ao tricotar em uma volta) ou 100-120 cm (ao tricotar em 2 voltas).
Em seguida, feche as laçadas, prenda o produto puxando a linha por 1 ou 2 laçadas externas com uma agulha de crochê, depois corte e esconda as pontas para dentro com uma agulha.
- O produto final precisa ser cozido no vapor e, se desejado, decorado com uma flor ou broche.
Com um padrão
Se desejar, um laço feito em ponto meia pode ser ligeiramente diversificado com um lindo padrão de “tabuleiro de xadrez” de dupla face.
Neste caso, após lançar 50-70 laçadas + uma laçada adicional, o tricô é fechado em círculo e é executado:
- 1ª carreira: repita de 5 a 7 vezes com um padrão de 6 laçadas da frente e 6 de trás.
- A 2ª carreira é tricotada inteiramente com alças frontais.
- Na 3ª carreira é realizado o rapport da 1ª carreira.
- A 4ª carreira é tricotada inteiramente com pontos tricô.
- Na 5ª carreira, são trabalhados apenas pontos meia, e na 6ª carreira, apenas pontos meia.
- Na 7ª carreira, 5-7 rosas são tricotadas em um padrão de 6 laçadas meia e 6 laçadas frontais.
- Linha 8: tricotar completamente em ponto meia.
- Na 9ª carreira, repete-se o padrão do 7º círculo.
- Na 10ª carreira, são trabalhados apenas pontos tricô, e na 11ª carreira, apenas pontos meia.
- Em seguida, o tricô é repetido da 1ª à 11ª carreira até que o tecido atinja um comprimento de 50-60 ou 100-120 cm.
- Conclua o fechamento de todos os laços.
- Usando uma agulha de crochê, puxe a linha através das últimas 1-2 laçadas da fileira externa, prendendo-a, depois corte a linha e esconda as pontas restantes com uma agulha na parte interna.
- Molhe e vaporize o produto acabado.
Gradiente
Um snood de tricô gradiente envolve trabalhar simultaneamente com fios especiais ou tricotar em vários fios, com a adição gradual de 2 a 3 tons de fios de cores semelhantes.
No primeiro caso, você precisará do seguinte para funcionar:
- fio gradiente (por exemplo, YarnArt Flowers 250 m/100 g ou Azize Real 40 ou Sekerim 320 m/100 g);
- agulhas circulares 2,5-5;
- tesoura;
- marcador e agulha de tricô.
Ao usar fio degradê, o tricô é feito em 1, 2 ou 3 fios usando o método usual de ponto meia, e você precisa:
- Monte 100-180 pontos (dependendo do tamanho do laço) + 1 ponto extra e feche o tricô em círculo.
- Trabalhe a 1ª carreira inteiramente com pontos meia, coloque um marcador no final da carreira, vire o tecido e trabalhe a 2ª carreira somente com pontos tricô.
- Continue tricotando em círculo, alternando os pontos da frente e de trás nas carreiras ímpares e de trás – nas carreiras pares, tricote um pedaço de tecido de 80-140 cm de comprimento e feche os pontos um a um.
Prenda o produto final com uma agulha de crochê, puxando a linha por 1 ou 2 laçadas da última carreira, corte a linha e esconda as pontas dentro das laçadas usando uma agulha.
- Polvilhe o produto resultante com água e cozinhe no vapor.
A segunda opção para tricotar um laço gradiente envolve adicionar gradualmente fios de outro tom semelhante ou contrastante ao padrão.
![]() | ![]() |
Neste caso, são adequados para o trabalho:
- 2 novelos de fio em tons diferentes (por exemplo, Alize Superlana Tig cinza, rosa, densidade 150 m/100 g);
- agulhas de tricô circulares nº 3.5;
- marcador e agulha de tricô;
- tesoura.
O tricô é feito com 3 fios e durante o trabalho você precisa:
- Monte 100-180 pontos de fio cinza (dependendo do tamanho) + 1 ponto extra e feche o tricô em círculo.
- Vire o tricô e, usando o ponto meia, complete a 1ª carreira em círculo usando pontos totalmente tricô.
- Coloque um marcador após terminar a carreira e complete a 2ª carreira com pontos tricô.
- Procedendo da mesma forma e alternando carreiras ímpares (3, 5, 7, 9) com carreiras meia e carreiras pares (4, 6, 8, 10) com alças faciais, tricotar 9,5-10 cm de tecido.
- Comece a introduzir uma nova cor no tricô (por exemplo, rosa), para a qual você precisa cortar um fio cinza com uma tesoura e amarrar um fio rosa na ponta dele.
Tricotar, sem alterar o padrão, 2 cm de tecido com 2 fios cinza e 1 fio rosa (7-8 carreiras) e cortar o segundo fio cinza, amarrando nele o segundo fio rosa.
- Tricotar 8 carreiras (2 cm de tecido) com 2 fios rosa e 1 cinza, usando um ponto meia, e cortar o último fio cinza, substituindo-o por um rosa.
- Usando 3 fios rosa, alterne carreiras de pontos meia e tricô, tricote 10 cm de tecido e feche os pontos depois da carreira tricô, tricotando 2 pontos juntos e puxando o próximo ponto por cima deles.
- Use uma agulha de crochê para prender a peça, puxando os fios de trabalho através das 2 laçadas da última carreira, depois corte-os com uma tesoura e esconda as pontas restantes com uma agulha dentro das laçadas.
- Molhe levemente o produto resultante e vaporize-o.
Se desejar, você pode tricotar um laço gradiente de 3 ou mais cores, adicionando gradualmente um fio de cada novo tom ao tricô de trabalho.
Dicas para iniciantes
Ao tricotar com o padrão ponto meia, os profissionais também aconselham os iniciantes:
- Ao calcular o número de pontos necessários para montar o ponto, lembre-se de manter constantemente a densidade do padrão, garantindo cuidadosamente que todos os pontos tenham o mesmo tamanho. Isso pode ser feito escolhendo agulhas de tricô que sejam adequadas à espessura do fio.
- Primeiro, use agulhas de tricô retas de madeira ou bambu para tricotar os snoods, o que permitirá que você entenda o princípio da tensão do fio e a alternância de carreiras do padrão. Mais tarde você pode mudar para agulhas de tricô circulares.
- Antes de começar a trabalhar, estude cuidadosamente o diagrama do padrão. O ponto meia em padrões combinados quando tricotados com agulhas retas é, na maioria dos casos, representado por uma linha vertical.
Ao trabalhar em agulhas de tricô circulares, isso será indicado por linhas verticais e horizontais correspondentes à alternância de carreiras com laçadas frontais e traseiras.
- Ao trabalhar, monitore a tensão da linha e não aperte demais as laçadas. Eles também não devem ser enfraquecidos, pois isso pode levar à assimetria no padrão resultante.

Você pode sentir a densidade da tensão tricotando uma amostra de controle de 20-30 cm de comprimento antes de começar a trabalhar no laço.
- Use uma agulha para unir as partes do laço feitas em ponto meia, colocando-a nas alças abertas.
- Ao terminar o trabalho, feche as alças não simultaneamente, mas uma a uma, o que permitirá não apertar a borda, mas torná-la elástica.
Um gorro é um acessório estiloso e quente para crianças e adultos, usado como um cachecol ou capuz volumoso e que oferece boa proteção contra o vento frio e a geada. Até mesmo um artesão iniciante pode facilmente tricotá-lo sozinho usando um padrão de ponto meia simples e acessível.
Envolvendo o uso de carreiras alternadas com laçadas frontais e traseiras, não requer cálculos complexos, ao mesmo tempo que permite criar um acessório muito bonito e estiloso com lindos bojos horizontais que não perdem sua aparência original mesmo após inúmeras lavagens.
Vídeo sobre tricô
Ponto meia com agulhas de tricô: