O suéter original "Bat" deixa o look mais feminino e combina perfeitamente tanto com um estilo esportivo, como jeans, quanto com um estilo romântico, como uma saia lápis. O modelo é fácil de tricotar, mesmo para iniciantes, basta escolher o fio e as agulhas de tricô certos. Para evitar confusão na sequência de ações, instruções e um diagrama também são necessários.
Seleção de fios e agulhas de tricô
O produto pretendido pode ser destinado a diferentes estações do ano. Portanto, você precisa começar a trabalhar preparando o fio e as agulhas de tricô. Para um produto de primavera-verão, vale a pena considerar fios de tricô leves - algodão ou acrílico. Para outono e inverno - lã. Para evitar que o uso do fio cause alergia em peles sensíveis, vale dar preferência aos fios infantis.
O suéter Bat pode ser feito em uma única cor. É preferível escolher cores calmas - preto (possivelmente com um tom azul), marrom (do escuro ao bege), vários tons de cinza.
Para adicionar um toque especial ao produto, você pode decorá-lo com um padrão ou decoração interessante - miçangas, bordados. Para costureiras completamente inexperientes, é recomendável focar em fios incomuns - gradiente, patchwork ou aquele que forma um padrão original no tecido enquanto você tricota. Neste caso, você pode trabalhar com a superfície frontal.
Se a costureira só conseguiu dominar o básico do tricô, ela também conseguirá colocar sua ideia em prática. Afinal, o suéter Bat é um modelo original e que já chama a atenção. Portanto, ele pode ser tricotado com o padrão mais comum, usando fios lisos.
Não há recomendações rígidas quanto às agulhas de tricô, mas, na hora de comprar, você deve se guiar pelo rótulo do fio selecionado. Geralmente os tamanhos apropriados das ferramentas são indicados ali. Se você estiver planejando um item estampado ou vazado, é melhor usar agulhas de tricô com espessura igual à do fio - o padrão ficará mais claro. Se você quiser fazer cota de malha, precisará de ferramentas com um diâmetro de 3 a 5 vezes maior.
Padrão do suéter "Morcego"
Há muitas variações da peça de roupa em estudo, mas todas elas mantêm o detalhe principal: mangas que se alargam a partir da borda inferior. Eles podem ter comprimentos diferentes, ser decorados com orifícios, lisos ou com recortes do ombro ao punho - tudo depende da vontade da costureira.
O suéter Bat tricotado com agulhas de tricô (os diagramas mostram um produto em formato de T com mangas de uma peça e uma cava larga) geralmente é feito com uma única peça de tecido na direção de baixo para cima.
Tricô:
- Você deve começar pela borda inferior.
- Em seguida, adicione as alças e forme a manga (no comprimento desejado), vá em direção aos ombros.
- Depois de tricotar toda a parte da frente, você precisa deixar uma abertura para a cabeça, fechando as laçadas e recolocando-as na próxima carreira.
- Depois disso, o produto é tricotado na ordem inversa, diminuindo as laçadas.
A versão clássica do suéter pode ser tricotada de forma diferente, fazendo a frente, as costas e as mangas separadamente. Este método é preferido por costureiras iniciantes, pois não requer conhecimento nem habilidade especial. Entretanto, o diagrama não ajudará nem mesmo uma artesã experiente se ela não tiver os parâmetros da pessoa a quem o item que está sendo estudado se destina.
Voltar
Para conectar esta e as próximas partes do item de guarda-roupa planejado, os seguintes parâmetros são necessários:
- ½ da circunferência do quadril ou do tórax (é tomado o maior valor);
- distância da borda inferior até o ombro;
- ½ da circunferência da base do pescoço (você pode medir a cabeça se quiser que a gola seja maior).

O suéter "Bat" com agulhas de tricô (você pode usar tanto moldes prontos quanto os seus próprios - esboços, mas em qualquer caso com uma indicação dos parâmetros escolhidos) não ficará bonito e organizado se você não preparar um fragmento do molde selecionado. Se a artesã tricota em ponto meia, ela também precisa de uma amostra.
Isso ajudará você a calcular o número de loops e linhas:
- O modelo do molde é um quadrado de 10x10 cm, você precisa tricotá-lo usando as agulhas de tricô e o fio escolhidos para a ideia. Caso contrário, o cálculo não será preciso.
- Na peça finalizada, conte o número de laçadas e carreiras.
- Divida ambos os valores por 10.
- Sabendo o número de laçadas (L) e linhas (R) em 1 cm, você pode converter os parâmetros medidos anteriormente nas unidades de medida necessárias. Para fazer isso, você precisa multiplicar o valor P por ½ da circunferência do quadril (ou peito) e ½ da circunferência da base do pescoço. E o valor P é a distância da borda inferior até os ombros.
- Todos os novos valores terão que ser arredondados para o número inteiro mais próximo, com base nas regras da matemática, e indicados no diagrama por conveniência.
Agora você pode começar a trabalhar, um produto padrão é tricotado assim:
- Monte um número de pontos igual à metade da circunferência do quadril/peito.
- Tricotar sem aumentos ou diminuições até os ombros.
- Destaque as alças da gola nas laterais com fios contrastantes (estritamente no centro).
- Feche-os. Mas não quebre o fio.
As costas e a frente podem ser tricotadas separadamente. Depois você precisa fazer uma parte parecida e costurá-la na primeira.
Mas na maioria dos casos, a base do suéter é feita de uma única peça de tecido. A segunda etapa desta opção é descrita em detalhes abaixo.
Antes
Para completar a parte seguinte você precisa:
- Monte o mesmo número de pontos novamente na próxima carreira - retorne os fechados, formando uma abertura para a cabeça.
- Continue tricotando até a borda inferior, também sem aumentar ou diminuir.
- Feche as laçadas, quebre e arremate o fio.
Os suéteres curtos estão na moda atualmente. O modelo em estudo não foi exceção.
Para fazer isso, você precisa medir:
- ½ circunferência do peito pelos pontos mais convexos da frente e de trás;
- ½ circunferência da cintura;
- distância da borda pretendida até a axila.

Em seguida, faça cálculos matemáticos simples:
- Determine a diferença entre os laços “peito” e “cintura”.
- Divida o valor resultante por 2 (a cunha deve ser tricotada dos dois lados) e depois pelo número de carreiras determinado anteriormente, da borda inferior até o ponto inicial da cava.
- Arredonde para o número inteiro mais próximo.
Exemplo: se a diferença for de 40 loops e houver 25 linhas no segmento especificado, teremos: 40 / 2 / 25 = 0,8 ~ 1. Ou seja, aproximadamente 1 aumento em cada linha. Mas isso deve ser feito no início e no final de cada carreira, de preferência antes e depois da borda.
A parte da frente do produto é tricotada da seguinte maneira:
- Primeiro, você precisa montar um número de laçadas igual a ½ da circunferência da cintura.
- Tricotar, fazendo 2 aumentos em cada carreira. Ou seja, você deve remover a primeira laçada, fazer uma laçada e tricotar uma carreira. Antes da última laçada, faça uma laçada e tricote o ponto restante como se fosse um ponto tricô. E assim por diante em cada linha subsequente.
- Ao atingir o nível das axilas, é preciso tricotar sem aumentos até a borda superior do produto.
- Determine as dobradiças do portão e feche.
Para terminar de tricotar as costas, você precisa restaurar as laçadas e depois tricotar na ordem inversa. A parte dos ombros até a altura das axilas é cortada em uma peça plana. E depois com diminuições. Ou seja, tricotar 2 laçadas juntas antes e depois das laçadas das bordas. Feche as laçadas, quebre o fio e arremate.
Mangas
O suéter Batwing pode ter mangas de diferentes comprimentos. Nesta etapa, a artesã deve definir esse parâmetro medindo a distância do ombro até o punho pretendido.
O diagrama também mostra que o produto em estudo possui mangas em formato de cunha. Neste caso, elas podem ser conectadas com um arredondamento suave ou com um arredondamento acentuado. A primeira opção será difícil para costureiras iniciantes; requer experiência e conhecimento mais profundo da tecnologia de tricô.
Portanto, se você não tem experiência, é melhor agir assim:
- Meça o comprimento da manga, a circunferência do punho (para evitar que o punho pressione, não meça a circunferência do pulso) e a largura da cunha (não pode exceder o comprimento total da frente e das costas).
- Converta cm em laçadas e carreiras multiplicando o valor P pela circunferência do punho e pela largura da cunha, e o valor P pelo comprimento da manga. Arredonde para o número inteiro mais próximo.
- Calcule o número de diminuições: (largura da cunha - circunferência do punho) / comprimento da manga. Arredondar para cima.
- Marque o ponto nas peças acabadas onde a cunha da manga começará.
- Usando uma agulha de crochê, monte pontos ao longo da lateral da base do suéter.
- Tricotar, fazendo diminuições com base nos cálculos feitos anteriormente.
- Se desejar, o punho pode ser finalizado com elástico simples ou duplo.
- Depois do laço você pode fechá-lo, cortar o fio e amarrá-lo.
- Faça a segunda manga da mesma maneira.
Montagem de peças acabadas
Costureiras experientes conectam a frente, as costas e as mangas usando uma agulha de crochê. Mas para iniciantes, há o risco de a costura ficar muito grossa, dura e causar atrito. Portanto, é melhor usar linhas de costura da mesma cor e uma agulha.
O suéter precisa ser dobrado com o lado direito para dentro, cuidadosamente alinhado e costurado com uma costura ao longo da borda, conectando as laterais. Prenda e esconda todos os fios. Se desejar, a gola e a borda inferior podem ser amarradas para dar uma aparência finalizada ao produto. Se a decoração estiver incluída, agora é a vez dela.
É importante enxaguar o item acabado à mão e colocá-lo cuidadosamente sobre uma toalha branca ou gaze dobrada em várias camadas para secar. Depois você pode vaporizá-lo levemente e usá-lo com prazer.
Modelos
Tendo entendido o princípio de fazer um modelo clássico do produto em estudo, você será capaz de fazer uma versão mais eficaz ou única.
No entanto, na fase de planejamento, é importante lembrar que o produto em si tem um toque especial e atrai a atenção. A tarefa da costureira não é sobrecarregá-lo. Caso contrário, a imagem que você obterá não será a de um morcego, mas a de uma pega.
Portanto, é recomendável adicionar apenas um detalhe incomum - mangas vazadas, miçangas ao longo da gola, fios interessantes, um padrão ou algo mais - à escolha da costureira.
Manga longa
O suéter "Bat" com agulhas de tricô (cujos padrões são apresentados no artigo) é tricotado levando em consideração a estação do ano em que é usado. E não se trata apenas do fio usado, mas também do comprimento das mangas. Então, para o outono e o inverno você precisa de um produto quente. Por isso, é melhor complementá-lo com mangas em formato de cunha que cheguem até o pulso.
Princípio de funcionamento:
- Um suéter curto ficará ridículo - não é apropriado para a estação. Portanto, as costas e a frente são tricotadas de acordo com a descrição da versão padrão discutida acima.
- Para fazer as mangas, você precisa medir o comprimento e calcular o número de diminuições.
- Em seguida conecte as peças levando em consideração os parâmetros especificados.
- Termine de tricotar. Se desejar, você pode decorar o produto.
Manga curta
Para a primavera e o verão, faz mais sentido fazer um suéter cropped. Mas para garantir que o produto pretendido não perca o seu sabor, é melhor não fazer as mangas mais curtas do que o cotovelo. O ideal é que o manguito fique posicionado na frente dessa parte do braço.
A tecnologia de execução é simples:
- As costas e a frente são tricotadas de modo a formar um trapézio. As instruções são fornecidas em um dos pontos anteriores.
- Depois, com a ajuda de um gancho, as mangas são franzidas. Você pode começar pela borda inferior e decorar o produto final com um elástico. Melhor do que uma única: ficará mais delicado.
- As especificidades das diminuições de tricô já são conhecidas, só é importante não se confundir nos cálculos.
- O suéter acabado é virado do avesso e costurado nas laterais.
- Só falta tricotar algumas carreiras de elástico ao longo da borda inferior das mangas e da base.
Obra aberta
Se você quer ficar não só bonita, mas também feminina, você deve tricotar este modelo. É melhor, claro, usar fios finos para a estação quente. Embora você ainda possa ter um visual impressionante no inverno se trabalhar com mohair, angorá, lã merino e usar uma gola alta por baixo para se manter aquecido.
Se você quiser fazer um produto único, pode pensar você mesmo no bordado aberto - o número de diminuições e aumentos deve corresponder em cada carreira, os lados da frente e de trás também devem ser rigorosamente observados.
Por exemplo, para 8 loops o padrão poderia ser assim:
Número de loops | 8 | |
1 linha | Borda, tricô, 2 juntos, 2 tricô, 1 laçada, tricô, borda | Total: em uma carreira, primeiro 1 laçada é fechada (2 juntas) e depois restaurada (1 laçada). |
2ª fila | Somente purl | Todas as dobradiças estão no lugar |
Linhas subsequentes | Repetição de padrão |
Pelo cheiro
O modelo Bat não precisa necessariamente ser um produto independente. Outra opção é uma jaqueta ou um suéter diferente.
Para fazer isso, você deve:
- Tricotar as costas, fechar todas as laçadas, cortar e esconder o fio.
- Calcule o número de aumentos: (½ circunferência do quadril - 40) / carreiras do ombro até a borda inferior. Arredondar para cima.
- Em seguida, você precisa montar 20 laçadas. Tricotar, acrescentando pontos de acordo com os cálculos.
- Quando restarem 20 carreiras, termine de diminuir e tricote uniformemente. Neste local (na lateral) você precisa pegar laçadas e fazer um nó.
- De maneira semelhante, mas em uma imagem espelhada, faça a segunda prateleira.
- Conecte a frente e as costas ao longo das costuras dos ombros.
- Tricotar as mangas.
- Ao unir o produto nas costuras laterais, deixe uma fenda em um dos lados para passar a gravata.
Não há nada difícil em tricotar um suéter de morcego. Mas primeiro, você precisa determinar a estação de uso, selecionar uma ferramenta conveniente e um fio adequado, fazer um esboço da ideia, tirar medidas e fazer cálculos simples.
Se você traçar um plano de ação claro, não precisará refazer a mesma coisa várias vezes. Então não só o resultado, mas também o processo criativo trará grande prazer.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre como tricotar um suéter de asa de morcego
Blusa vazada "morcego" - diagrama e descrição do tricô: