Quilling é a arte de fazer figuras e imagens a partir de tiras de papel torcidas em espirais de vários formatos e tamanhos. A técnica para fazer artesanato é simples e acessível aos iniciantes. Depois de dominar os esquemas básicos, você pode começar a criar pinturas mais complexas.
Ferramentas e materiais
Ao começar a dominar a arte, você precisa ter o cuidado de preparar as ferramentas e materiais necessários com antecedência.
O que você precisa para ter criatividade na técnica quilling:
Tiras de papel | Este é o principal material de trabalho. Eles são comprados prontos em conjuntos especiais ou cortados à mão em papel especial. O papel para quilling deve ser da mesma cor em ambos os lados e no interior; um conjunto de papelaria colorido comum não funcionará. A cor e a textura das tiras de papel podem ser escolhidas de qualquer maneira, dependendo da imaginação do artesão e do tipo de artesanato. O comprimento padrão de todas as tiras é de 28-30 cm. Se necessário, elas podem ser encurtadas ou alongadas de forma independente. |
Caneta quilling (vara) | É uma ferramenta especial feita de madeira ou metal com um garfo na ponta. Uma extremidade da tira de papel é inserida na ranhura do garfo para posterior torção. A altura do garfo pode variar: de 3 mm a 1,5 cm, sua escolha depende dos parâmetros da tira de papel. Uma caneta quilling não é uma ferramenta necessária para iniciantes; pode ser facilmente substituído por um palito de dente, uma agulha grossa ou um fósforo. No entanto, usar uma ferramenta especial acelera e simplifica significativamente o trabalho. |
Modelo de diâmetro | Esta é uma grande régua-estêncil retangular com furos redondos de diferentes diâmetros. É indispensável para medir e ajustar o tamanho dos elementos torcidos que devem ser iguais. Depois de formada a espiral, ela é colocada em um furo com o diâmetro necessário, e a medição de peças semelhantes é realizada de acordo com o mesmo diâmetro. |
Pinça com ponta angular | necessário para dispor espirais finalizadas ao montar uma imagem. Também é usado para formar uma espiral, para pressionar firmemente a ponta da tira ao colar. |
Cola | Artesãos experientes recomendam o uso de PVA, mas ele pode ser substituído por cola em bastão de boa qualidade e cola transparente. |
Modelos de artesanato | Este é um desenho base sobre o qual tiras de papel torcidas são dispostas e coladas. |
Tesoura pequena | Elas devem ter lâminas retas para cortar franjas e detalhes finos. |
Régua, lápis, estilete | necessário para marcar e cortar tiras. A régua deve ser de aço, porque uma de plástico será deformada rapidamente pela lâmina da faca. |
Há muito mais ferramentas de quilling disponíveis, e sua variedade cresce a cada ano. Essas ferramentas podem melhorar significativamente a qualidade do trabalho, ao mesmo tempo em que reduzem os custos de tempo e dinheiro. Mas você pode adquiri-los no processo de dominar os princípios básicos da arte, e tudo o que os iniciantes precisam está descrito acima.
Dicas úteis
Os artesanatos de quilling para iniciantes, cujos padrões são apresentados a seguir, são feitos de acordo com certas regras. Para fazer uma pintura bonita e fazê-la no mínimo de tempo, você precisa seguir os conselhos úteis de artesãos experientes.
Dicas úteis de quilling para iniciantes:
- A densidade ideal do papel não é inferior a 120 g/m22 – então as peças manterão melhor sua forma, o artesanato será durável e o papel em si não será danificado pelo líquido adesivo.
- Ao colar a espiral e formar a imagem, não deixe pingar muita cola. Se entrar em contato com a tira em grandes quantidades, o papel poderá ficar deformado.
- Para deixar a estatueta mais organizada, na hora de colar as peças, é preciso prendê-las uma na outra com alfinetes de segurança.
- Para evitar que as espirais grudem na mesa ou nas folhas de papel, use um tapete de cortiça, espuma de plástico ou celofane grosso como base na hora de colá-las.
- Para deixar o artesanato mais colorido, você precisa usar listras de tons diferentes e combinações dessas listras para criar cachos.
- A originalidade da obra se dá pela combinação harmoniosa de diferentes tipos e formas de espirais.
- Se uma tira não for suficiente para formar uma certa ondulação, você precisa conectar as bordas das duas tiras com uma gota de cola. Depois de aplicar as bordas, elas precisam ser pressionadas firmemente uma contra a outra para que a transição fique invisível.
- Para fazer uma peça tridimensional, você precisa torcer uma espiral a partir de uma tira, cujo comprimento é aumentado várias vezes. Depois, você precisa dar um formato específico ao cacho e usar cola para fixar as partes restantes nele.
- Ao trabalhar com a técnica quilling, você precisa trabalhar sem pressa, ter cuidado e sempre manter sua área de trabalho limpa.
Elementos básicos do quilling
Os artesanatos de quilling para iniciantes (diagramas de várias opções são oferecidos abaixo) são montados a partir de pequenos elementos, que os profissionais chamam de “módulos”. Os módulos podem ter formatos diferentes: desde um círculo regular até um triângulo e até um coração.
Elas são criadas usando o mesmo princípio de torção e colagem, resultando na tira se transformando em uma peça chamada de “espiral”. Pressionando com os dedos em certas áreas da espiral, um módulo com o formato desejado é formado.

Elementos básicos do quilling:
- espiral apertada;
- cone;
- espiral livre (círculo);
- enrolar;
- oval;
- chifres;
- derrubar;
- pétala;
- folha;
- coração;
- olho;
- quadrado;
- semicírculo;
- triângulo;
- pata;
- crescente;
- seta.
A maioria das peças é formada por uma espiral apertada, que é feita da seguinte maneira:
- Você precisa pegar a fita de papel na mão esquerda e a haste de torção na mão direita e prender a ponta da tira na ranhura da haste.
- Fazendo movimentos de rotação no sentido horário com a ferramenta, você precisa torcer a fita formando uma espiral ao redor da haste. Use o polegar e o indicador da mão esquerda para segurar a peça no lugar e formar cachos uniformes.
- No final, você precisa colocar uma gota de cola na ponta livre da espiral e pressioná-la na peça usando uma pinça.
Para obter um cone, a espiral apertada é cuidadosamente removida da haste e com sua ajuda os cachos internos são levemente empurrados para a frente, dando o formato apropriado.
O módulo oval é feito da mesma forma que uma espiral apertada, só que a tira é torcida em uma haste grossa (em vez dela, você pode usar um lápis ou caneta simples). Em seguida, a peça resultante precisa ser ligeiramente achatada em ambos os lados.
Para obter uma espiral solta, a espiral apertada deve ser removida da haste sem colá-la e deixada desenrolar-se ligeiramente. A segunda opção é realizar movimentos rotatórios com os dedos da mão esquerda no centro da peça para soltar a espiral.
Os seguintes elementos são realizados com base em uma espiral livre:
- O cacho é a mesma espiral livre, cuja ponta é deixada sem cola.
- O crescente é feito de um formato básico, achatado em forma oval e curvado nas bordas.
- A gota é formada apertando a espiral solta com os dedos de ambos os lados.
- É fácil fazer uma pétala a partir de uma gota: para isso, você precisa dobrar o canto comprimido.
- O olho é feito puxando levemente a espiral solta em direções opostas e apertando-a com os dedos nas bordas.
- Se você dobrar as bordas afiadas do olho em direções opostas, obterá uma folha.
- Para formar um semicírculo, a forma da base é fixada de modo que sua parte superior fique arredondada e a parte inferior fique reta.
- Para obter um triângulo, a espiral livre é comprimida em três lugares.
- É muito fácil fazer uma flecha a partir de um triângulo: para isso, um dos seus lados é dobrado para dentro.
- A pata é formada pela mesma figura, cujos dois lados opostos são dobrados em direção ao centro.
- Um quadrado é uma peça básica comprimida em quatro lados.
Para fazer os chifres, você precisa dobrar a tira ao meio e torcer o lado direito em espiral no sentido horário e o lado esquerdo no sentido anti-horário. O coração é feito usando o mesmo princípio, apenas as partes direita e esquerda são torcidas em direções opostas aos chifres.
Flores para iniciantes
Os artesanatos de quilling para iniciantes (os diagramas são fornecidos abaixo) são feitos a partir de um grande número de elementos básicos. Uma das figuras mais simples de quilling é uma flor.
O que você precisa preparar:
- conjunto padrão de ferramentas para quilling;
- conjunto de alfinetes de segurança;
- tiras de papel de 3 a 5 cores.
Para criar uma flor simples, você precisará de várias espirais soltas. Uma delas servirá como centro, as demais como pétalas. O meio pode ser torcido a partir de uma tira dupla - então ele ficará maior.
Outra opção é uma flor feita de figuras de lágrimas, das quais você precisará de 6 a 8 peças e 1 espiral livre para o meio. Você também pode usar módulos de pétalas ou olhos para criar uma flor. Para tornar o desenho mais volumoso, os detalhes das pétalas são dispostos em duas camadas: inferior e superior, mas aí você precisará de muito mais delas.
Não é difícil montar a flor:
- Primeiro, você precisa preparar o número necessário de pétalas, centros e folhas.
- Coloque uma gota de cola na base do futuro cartão postal, cole a parte do meio e pressione levemente.
- Cole as pétalas ao redor do centro da mesma maneira. Se você quiser fazer uma flor tridimensional, cole as pétalas como uma segunda camada sobre a primeira.
- O caule pode ser feito de uma tira de papel torcida em um dos lados, mais próximo da borda. A tira é colada na base com sua borda.
- As folhas precisam ser coladas próximas ao caule.
- Você pode decorar o cartão com chifres e corações.
Flocos de neve
Você pode decorar um cartão de Ano Novo ou uma árvore de Natal com um floco de neve feito usando a técnica quilling.
Para fazer isso você vai precisar de:
- conjunto padrão de ferramentas para quilling;
- alfinetes de segurança;
- 23 tiras de papel da mesma cor e tamanho.
Como fazer um floco de neve:
- Primeiro você precisa fazer 5 pequenas espirais soltas com o centro deslocado. Para fazer isso, você precisa cortar 3 tiras ao meio e, depois de torcer a primeira em uma espiral apertada, coloque-a cuidadosamente no furo de 10 mm de diâmetro do estêncil.
- Em seguida, você precisa fazer 4 elementos exatamente iguais, formar uma espiral solta com eles e colar a borda. Para retirar a peça do estêncil, use um palito para pegá-la no centro e pressione levemente com dois dedos.
- Usando uma haste de quilling, você precisa deslocar o centro de cada módulo para baixo e fixá-lo nessa posição com cola.
- Os 5 elementos resultantes devem ser colocados no centro da base, alinhados e fixados com um alfinete. Depois cole as peças e retire os pinos.
- O próximo passo é fazer 10 módulos de folhas e colá-los em ambos os lados de cada pequena espiral livre.
- Em seguida, você precisa fazer 5 grandes espirais livres - elas são torcidas a partir de tiras inteiras. Para que os elementos fiquem uniformes, eles devem ser dispostos em um estêncil com diâmetro de 2 cm. Após deslocar o centro, as peças devem ser coladas em espaços amplos entre as figuras em formato de folhas.
- Para completar o desenho, você precisa fazer 5 espirais apertadas que são coladas nos espaços largos entre as figuras em formato de folhas.
- Depois que a cola que mantém as partes juntas secar, você pode colar o floco de neve na base ou puxar um fio pelo meio de qualquer espiral apertada e pendurar o floco de neve na árvore.
Borboleta
Os artesanatos de quilling para iniciantes, cujos padrões são fornecidos abaixo, podem ser feitos em formatos interessantes, um deles são borboletas. Você pode usar figuras de borboletas de tamanhos diferentes para decorar o interior de uma sala de estar ou de um quarto de criança, ou para decorar um salão de festas escolar antes de uma matinê.
Para fazer uma borboleta você precisará de:
- conjunto padrão de ferramentas;
- alfinetes de segurança;
- tiras de papel de 2 cores: rosa e preto;
- Desenho de diagrama de borboleta.
Os detalhes devem ser feitos em tons que harmonizem entre si.
Descrição passo a passo do processo de fabricação:
- As listras rosas precisam ser feitas em tamanhos diferentes:
- 1*5 cm – 4 peças;
- 1*10 cm – 6 peças;
- 1*20 cm – 2 peças.
- Listras pretas são necessárias para a borda, então você deve preparar vários pedaços de tamanho padrão (0,5*30 cm).
- Usando uma haste, você precisa torcer espirais apertadas e colocá-las em estênceis de três diâmetros diferentes para que espirais soltas sejam formadas a partir de espirais apertadas.
- Retire cuidadosamente os círculos com um palito e cole as pontas livres.
- Cada peça precisa ter o formato de uma lágrima.
- Agora você precisa dispor as peças de acordo com o diagrama em 3 partes: 2 menores são coladas na gota grande em ambos os lados. Nesta etapa, é importante garantir que as caudas de cada trio de partes estejam no mesmo nível.
- Como resultado, você deve obter 4 trios de peças. Uma borda preta deve ser colada em cada uma delas. Para tornar a estrutura mais durável, é melhor envolvê-la em torno de um grupo de elementos em 2 ou 3 camadas.
- Em seguida, você precisa fazer o corpo da borboleta. Para fazer isso, pegue uma fita preta e dobre-a ao meio. Da linha de dobra até o meio, a tira precisa ser revestida com cola e pressionada. As pontas livres devem ser torcidas em forma de chifres.
- O corpo está pronto, agora você pode montar a borboleta. Cole cuidadosamente as asas no corpo e depois prenda a figura em um quadro de cortiça para que ela mantenha seu formato quando secar.
- No final, a figura é colada na base. Em vez disso, você pode fazer um anel com uma tira preta, colocá-lo entre as antenas e passar um fio pelo anel. Agora você pode pendurar a borboleta.
Rato
Para iniciantes que dominam a produção dos elementos básicos do quilling, será muito fácil fazer um mouse ágil.
Para fazer isso, você precisará de:
- conjunto padrão de ferramentas para quilling;
- alfinetes de segurança;
- tiras de papel do mesmo tamanho: 1 rosa, 6 tiras cinza e 1 preta.
Produção passo a passo:
- O primeiro elemento será o corpo do mouse - ele consiste em um módulo semicircular. Para fazer isso, você precisa conectar duas tiras de papel cinza.
- O semicírculo finalizado deve ser fixado à placa com um alfinete de segurança.
- De uma fita cinza sólida nova, você precisa cortar metade e torcer um lado em forma de chifre.
- A cauda resultante deve ser colada na parte inferior do corpo, de modo que o chifre fique em cima e o cacho fique direcionado para dentro.
- Da próxima tira inteira você precisa fazer uma gota, prenda-a ao corpo do rato no lado oposto da cauda - esta é a cabeça.
- Para fazer o nariz, você precisa cortar metade da fita preta e torcê-la em uma espiral apertada do menor diâmetro, usando um estêncil.
- Cada parte interna das orelhas consiste em meia tira rosa torcida em forma de lágrima.
- As gotas rosas precisam ser enroladas de 3 a 5 vezes com metades de tiras cinzas.
- Agora você pode colar as orelhas e o nariz no corpo e deixar o rato secar.
Galo
A figura do galo pode ser feita de diferentes maneiras, mas a mais simples envolve preencher o molde com módulos de gotas multicoloridas.
Materiais e ferramentas:
- conjunto padrão de ferramentas para quilling;
- desenho-diagrama de um galo;
- tiras de papel de 7 cores (a quantidade depende do tamanho do desenho).
Fabricação:
- Primeiro, você precisa torcer tiras inteiras e metades de tiras de 4 cores em espirais soltas de tamanhos diferentes (deve haver 2 a 3 tamanhos). Para formá-los, utilize um estêncil de diâmetro.
- Depois, você precisa formar gotas a partir das espirais e começar a preencher o rabo do galo, dispondo as figuras em diferentes direções e colando-as no molde. Cada pena da cauda tem uma cor diferente.
- Em seguida, você precisa fazer gotas de listras brancas e colocá-las na parte superior do peito.
- O pente será composto por 3 espirais livres de diâmetros diferentes. Sua maior parte é feita de 3 tiras coladas, e para formá-la você precisará de um estêncil de diâmetro maior. A segunda parte do pente é torcida a partir de 2 tiras, a terceira a partir de uma.
- Quando todas as partes do pente estiverem prontas, elas precisam ser fixadas e coladas ao molde.
- A parte inferior do peito e da cabeça deve ser forrada com gotas amarelo-claras, deixando algum espaço para os olhos.
- A asa é disposta com gotas amarelas escuras ou laranja, com a adição de algumas brancas.
- Para fazer o olho, você precisa colar fitas preta e branca juntas, torcendo-as em uma espiral apertada, começando pelo lado preto. O diâmetro da espiral depende do tamanho do espaço deixado no desenho para o olho.
- Para formar o bico, você precisa colar duas tiras vermelhas e torcê-las formando uma espiral solta com o diâmetro desejado. Em seguida, a espiral precisa ser transformada em um módulo de flecha e colada no local do bico.
- As patas são feitas de listras laranja. Para cada pata, você precisa pegar uma tira inteira e dobrá-la ao meio. Então, de uma metade você deve formar garras e uma espora. As patas precisam ser coladas no desenho na borda.
- No final, o desenho precisa ser contornado. Para fazer isso, você precisa colar o contorno do desenho com listras multicoloridas dispostas na borda.
Crisântemo
Artesanatos de quilling podem ser feitos com tiras de papel cortadas em franjas. Todas as ações ocorrem de acordo com o esquema usual para um iniciante, e o corte só aumentará o tempo necessário para fazer a imagem. Um exemplo de criação de imagens a partir de tiras franjadas são os crisântemos: graças a esse tratamento do papel antes de enrolar, as flores ficam exuberantes.
O que você vai precisar:
- conjunto padrão de ferramentas para quilling;
- 3 tiras largas de papel de cor branca ou amarela (5*30 cm);
- 15 listras padrão de cores vermelha e verde (0,5-1*30 cm).
Como fazer crisântemos:
- Em um lado de cada tira larga você precisa cortar uma franja, deixando 5 mm da borda.
- As tiras franjadas devem ser torcidas em um rolo apertado (como uma espiral apertada) usando uma haste, lubrificando periodicamente com cola. A ponta deve ser colada no próprio rolo.
- Agora você precisa endireitar a flor, deixando-a exuberante, e enrolar levemente as bordas da franja com uma haste.
- Da mesma forma, você deve fazer mais 2 flores.
- Os crisântemos acabados devem ser colocados na folha e colados. Se quiser, você pode fazer um vaso para elas usando um pedaço retangular de papel ou simplesmente decorá-las com caules e folhas ao redor.
- Agora precisamos fazer elementos decorativos. Para fazer isso, listras verdes são torcidas em chifres com direções diferentes e em módulos de folhas. As listras vermelhas são torcidas em espirais apertadas de pequeno diâmetro, e suas extremidades são coladas.
- Você pode organizar os elementos decorativos como desejar.
árvore de Natal
Não é difícil fazer uma árvore de Natal simples usando a técnica quilling; você pode usar diferentes métodos de fabricação para isso.
Para este artesanato de Ano Novo você precisará de:
- conjunto padrão de ferramentas para quilling;
- 20 tiras de papel verde de tamanho padrão;
- 2 tiras marrons de tamanho padrão;
- 14-20 tiras coloridas de tamanho padrão;
- Um conjunto de alfinetes de segurança.
Como fazer uma árvore de Natal com módulos triangulares:
- Os galhos da árvore serão 7 triângulos, cada um dos quais deverá ser torcido a partir de um par de tiras coladas. Para o mesmo propósito, você precisará de 2 triângulos feitos de uma espiral de diâmetro menor, mas também de um par de tiras coladas. Em vez de triângulos, você pode fazer formas de gotas ou olhos.
- O topo também é formado por 2 tiras coladas: para isso, a espiral livre deve ser transformada em um módulo de flecha.
- O toco da árvore é feito de duas tiras marrons coladas e torcidas em um triângulo.
- Para fazer uma bola de brinquedo para árvore de Natal, você precisa colar duas tiras de cores diferentes e torcê-las em uma espiral apertada usando uma haste e, em seguida, colocá-las em um molde do diâmetro desejado. Depois disso, a bobina deve ser cuidadosamente puxada para fora e a ponta colada.
- Quando todos os detalhes estiverem prontos, você pode começar a montar a árvore. Você precisa começar de cima para baixo - ele está colado na folha de fundo. Em seguida, as figuras de galhos e tocos são dispostas e coladas. No final, a árvore é decorada com bolas.
Como fazer uma árvore de Natal com espirais soltas:
- Cada tira verde precisa ser torcida em uma espiral solta com um centro deslocado. O diâmetro dos módulos pode ser diferente: para isso você deve usar um estêncil.
- Em seguida, você precisa dispor as espirais na folha de fundo, começando com 1 pedaço, que servirá como topo. Você precisa colocá-los em uma ordem livre, no formato de um triângulo, colocando as espirais em várias fileiras. Cada fileira deve ter mais peças que a anterior.
- As tiras marrons precisam ser coladas e transformadas em um módulo retangular, que será o toco da árvore. Deve ser colado na base da árvore.
- A partir das tiras coloridas é necessário torcer espirais apertadas de diferentes diâmetros. Você pode usá-los para decorar galhos de abeto.
Anjinho
Este anjo delicado será um ótimo complemento para sua decoração de Natal. Você pode usá-los para decorar um cartão ou uma árvore de Natal.
O que você precisa preparar:
- conjunto padrão de ferramentas para quilling;
- 6 contas;
- alfinetes de segurança;
- 19 listras brancas 0,5-1*30 cm.
O processo de fazer um anjo:
- Primeiro você precisa fazer 3 partes, para as quais você precisará de 1 tira cada. Esta é a cabeça do anjo e pequenas inserções para sua roupa. Primeiro, é feita a cabeça: para isso, é preciso torcer a tira em uma espiral apertada e colocá-la em um estêncil com diâmetro de 1,5 a 2,5 cm. Quando a peça tiver adquirido o diâmetro desejado, ela deve ser cuidadosamente removida do estêncil e a ponta colada.
- Da mesma forma, usando apenas um estêncil de diâmetro menor, você precisa fazer espirais a partir das próximas 2 tiras. Após colar a ponta, as peças devem ser transformadas em módulos em formato de gota.
- Agora você precisa pegar a próxima tira e cortá-la em duas partes iguais. De uma das metades você precisa fazer uma figura de chifre e colá-la na cabeça do anjo. Nesse caso, as pontas enroladas devem ficar nas laterais da cabeça, lembrando cachos.
- O próximo passo é fazer o corpo ou a parte superior da roupa do anjo. Esta peça é feita de 2 tiras coladas umas às outras. Eles precisam ser torcidos em uma espiral solta, a partir da qual um módulo ocular é formado.
- As asas do anjo também são torcidas a partir de um par de tiras coladas cada. Elas devem ter formato de pétalas.
- Para fazer 3 peças para a parte inferior da roupa do anjo, você precisa colar 3 tiras 3 vezes. Cada trinca precisa ser torcida em um módulo de pétala.
- Quando todos os elementos da figura do anjo estiverem prontos, você pode montá-la. Você precisa colar a parte superior da roupa na cabeça, e as asas e a parte inferior da roupa nela. Entre as três peças inferiores, você deve colar 2 pequenos encaixes feitos na etapa 2.
- Agora você pode decorar a figura do anjo com miçangas, colando-as como desejar.
A arte do quilling não é apenas um passatempo interessante, mas também útil. Até mesmo artesãos novatos podem criar artesanatos valiosos. Para fazer figuras, não é necessário usar padrões especiais – você pode confiar na sua intuição.
Formatação do artigo: Vladimir, o Grande
Vídeo sobre quilling
Elementos básicos do quilling: