As mães modernas não apenas seguem a moda, mas também se esforçam para ensinar suas filhas a ficarem bonitas desde o nascimento. Uma saia tutu para meninas pode ser feita de forma rápida e fácil com suas próprias mãos.
Como escolher tule para uma saia tutu?
Tule é um tecido sintético de malha., a partir do qual são costurados os tutus de balé. O material varia em rigidez. Quanto mais áspero, melhor mantém sua forma. Este tecido é usado para produzir broches, grampos de cabelo, cortinas teatrais e elementos de design grandes e pequenos. Esta categoria de tule não é adequada para costurar roupas, pois suas bordas duras podem danificar meias-calças e outros produtos sintéticos.
Tecido de rigidez média é usado na produção de flores e anáguas para vestidos elegantes. O tule macio cria uma impressão de extraordinária ternura e leveza. Saias e vestidos caros são feitos com ele, pois são necessárias dezenas de metros de tecido para dar volume ao produto.
Fatin é:
- simples com brilho;
- fosco;
- decorativo (com bordados, strass, com um lindo revestimento flocado).
Cálculo de tecido para uma saia fofa para uma menina de 1 a 3, 5 a 6 a 7 anos
Uma saia tutu é frequentemente feita por costureiras para meninas em idade pré-escolar e escolar primária a partir de rolos prontos de 15 cm de largura.
O comprimento dessa tira em um carretel é de 22,5 m. O novelo é suficiente para 40 tiras duplas, necessárias para criar metade de uma saia fofa para um bebê de um ano.
Para a saia inteira, dois rolos da mesma cor ou de cores diferentes são suficientes.
A tabela fornece dados que permitem entender quem se beneficia ao comprar tule em rolos se você não quiser ter material sobrando.
Idade, anos | Comprimento da tira dupla, cm | Número de rolos, unid. |
1 | 60 | 2 |
4 | 90 | 3 |
7 | 120 | 4 |
Ao fazer para crianças entre 1 e 7 anos de idade, é mais conveniente cortar o tecido você mesmo com 1,5 m ou 3 m de largura. São dispostas 10 ou 20 tiras de 15 centímetros de largura. Para uma saia não transparente, você precisa de pelo menos 80 cortes duplos. Para uma largura de 3 m, que é vendida em qualquer lugar, o comprimento é reservado para 4 comprimentos duplos do produto.
Como tingir tule na cor desejada?
Instruções para usar qualquer corante para materiais sintéticos:
- O corante deve ser dissolvido em uma pequena quantidade de água fervente para uma coloração melhor e mais rápida.
- O tecido deve ser lavado e enxaguado.
- Em seguida, você precisa encher um recipiente grande que não possa ser pintado com uma quantidade suficiente de água morna.
- Adicione o corante dissolvido aqui e mexa.
- Coloque o tule no banho de tingimento. Deve estar completamente imerso.
- Ferva o tecido nesta solução por 10 minutos, mexendo sempre.
- Adicione 4 colheres de sopa. eu. sem sal de cozinha para cada 4 litros de água. Cozinhe por 20 minutos, mexendo sempre.
- Retire o tecido e enxágue em água corrente até sair um líquido completamente incolor.
- Aperte o tule com as mãos, endireite as dobras, enrole-o em uma toalha e passe-o ainda úmido. Você não deve tentar pintar tons escuros em tons claros.
Os sintéticos não gostam de altas temperaturas. A única vantagem do tingimento caseiro é a possibilidade de criar listras no tecido, amarrando-o ou dando nós nos lugares certos.
Como costurar uma saia de tule fofa sem máquina de costura?
Como o tule não é um material solto, você pode fazer uma saia com ele sem máquina de costura. Para fazer isso, você precisará dos rolos de tecido de 15 cm de largura mencionados acima, linha spander (borracha), um elástico de 3 cm de largura para a cintura, tesoura e papelão de comprimento igual ao comprimento do produto.

Próximo:
- A fita é enrolada em um molde de papelão.
- Corte em ângulo reto ao longo do lado do papelão de onde você começou a enrolar. Os espaços em branco resultantes tinham o dobro do comprimento.
- Meça o comprimento da cintura.
- O elástico, 3 cm mais curto que esse comprimento, é costurado à mão.
- Eles o colocam em qualquer suporte, por exemplo, em 2 pernas de uma cadeira invertida.
- Corte um pedaço longo da chave inglesa.
- Coloque duas fitas juntas e coloque a parte do meio em cima do elástico.
- De baixo, os elásticos da fita são enrolados com fio spander e amarrados em um nó. Enrole uma segunda vez e amarre novamente.
- O processo é repetido com os próximos dois espaços em branco. Dessa forma, todo o elástico fica preenchido. A saia requer 90 peças de tule. Elas podem ser de cores diferentes e se alternar de alguma forma.
- No final o fio está preso. Para maior segurança, você pode passar a chave inglesa pela cintura uma segunda vez.
- Para criar esplendor, as fitas que ficam juntas em pares são separadas. A saia fica bem arejada.
O segundo método é ainda mais simples e rápido:
- Os mesmos espaços duplos são retirados um pedaço de cada vez e dobrados ao meio.
- O meio fica escondido sob o cós elástico.
- As pontas são puxadas através do laço resultante de baixo. A fita está bem presa.
- O mesmo é feito com as peças restantes.
O produto fica pronto em apenas alguns minutos.
Aula magistral sobre como costurar uma saia tutu com suas próprias mãos
Fazer uma saia tutu não requer nenhuma habilidade especial.
Cortando uma saia multicamadas
Uma saia tutu faça você mesmo para uma menina de 5 a 7 anos requer um corte simples. Se a largura do tecido for 1,5 m, para costurar o produto basta dividi-lo em 3 partes para obter um comprimento de saia um pouco menor que 0,5 m.
Você também precisará de:
- um pedaço de tecido elástico para a capa;
- Faixa elástica de 2,5 cm de largura para a cintura;
- fios da mesma cor;
- tesoura;
- giz.
Sequência de costura:
- O tule está disposto sobre a mesa.
- Em cada lado estão marcados em sequência com giz os seguintes valores: comprimento do produto L; seção L-10 cm; L-20 cm.
- O tecido é dobrado ao longo das linhas dos pontos correspondentes em ambos os lados e cortado.
- Cada uma das três peças resultantes é costurada ao longo da borda com pontos grandes.
- Esses fios são puxados até o comprimento da cintura da criança.
- Do tecido elástico, corte um retângulo com largura igual à circunferência do quadril e comprimento igual ao corte mais estreito + 6 cm.
- É bainhado ou processado com um ponto ziguezague de baixo para cima.
- Usando um marcador ou giz, desenhe uma linha na futura capa a uma distância de 6 cm da borda superior.
- Todos os três pedaços de tule são aplicados neste local, começando pelo mais longo, e costurados.
- O recorte elástico é ligeiramente dobrado na extremidade crua, dobrado ao meio e costurado, deixando uma abertura para inserir o elástico.
- Eles puxam o elástico e o costuram.
- Eles costuram o buraco.
Costurando um tutu clássico
Uma saia tutu faça você mesmo para uma menina que está dando seus primeiros passos na dança pode ser costurada com 4 a 6 camadas de tule. É costurado a partir de tiras retangulares, cuja largura diminui camada por camada em 2-3 cm. Profissionais costuram um pacote com 12 a 16 camadas de tecido.
Você pode usar a diferença média para reduzir a largura de cada camada - 2,5 cm. O número de saias é 4. Com uma largura de tecido de 3 m, o comprimento de corte é considerado como sendo de pelo menos 3 m. Você precisará de saias com comprimentos de 37,5 cm, 35 cm, 32,5 cm e 30 cm.
Instruções passo a passo:
- Você precisa estender o tule sobre a mesa e cortar 2 tiras de 37,5 cm de largura.
- Costure-os juntos com o lado estreito.
- Divida 3 m pelo comprimento da circunferência da cintura. Se for 50 cm, então será 6 vezes. Isso significa que a borda longa da fita precisa ser reduzida em 6 vezes devido às dobras sobrepostas. Para evitar erros, marque com giz a cada 30 cm. Neste ponto, o comprimento do produto deve ser de 5 cm. A linha deve ser forte e a agulha deve ser grossa o suficiente. O mesmo é feito com as três tiras restantes. Se essa operação parecer complicada, cada tira precisará ser costurada e puxada até o comprimento da circunferência da cintura. O acordeão ficará bem denso, e a linha ainda precisará ser forte. Neste caso, é melhor costurar em 2 carreiras.
- Costure cada tira franzida na calcinha, uma acima da outra, o mais firmemente possível. Na parte superior está a parte mais larga da saia, na parte inferior está a mais estreita. É mais fácil costurar cada pedaço em um pedaço de fita e costurar a fita na calcinha, um pouco afastada da costura anterior. Será mais confiável se você costurar o tutu ao body. Se você prender todos os elementos em um cinto largo, também ficará bonito. É importante lembrar que a saia é projetada para danças complexas e revela a área abaixo da cintura. Este tipo de fixação, como mostrado na imagem, confere ao produto a rigidez necessária.
- A saia é esticada sobre a mesa, ficando com a face para cima.
- As camadas são costuradas manualmente na vertical com pontos bem soltos, seja em um padrão de colcha ou em círculos concêntricos. O objetivo dessa ação é evitar que as camadas se separem conforme você se move. Portanto, não há necessidade de comprimir o produto. Para criar uma semelhança completa com um tutu artístico real, um arco fino de plástico ou metal é inserido em um dos círculos concêntricos. Elas são vendidas em lojas de vestidos de noiva. Você também pode usar fio.
Saia tutu para recém-nascidos
Para costurar você precisará de 2 pedaços de fita 20x4 cm. O elástico, medindo 50x2 cm, não deve ser comprimido. Uma alça larga de sutiã ficaria bem nela.
- As bordas da fita estão queimadas.
- Pegue uma, dobre o corte em 0,5 cm e dobre-a ao meio no sentido do comprimento, segurando a borda do elástico.
- As peças são costuradas firmemente com duas linhas.
- A mesma ação é repetida na outra extremidade do elástico.
- Fitas de tule macias e de comprimento duplo são cortadas de um rolo.
- O elástico é amarrado no encosto da cadeira.
- Pegue cada tira no meio e coloque-a sob o elástico.
- As pontas são puxadas através do laço resultante de baixo.
- Todas as peças são tricotadas.
- A primeira e a última tiras são puxadas sobre o local onde a fita e o elástico são costurados e presas com vários pontos à mão, do lado avesso.
Devido ao fato do elástico ser rígido e não enrugar, o cinto ficou impecável, com a mesma largura em todo o comprimento. A saia é amarrada na cintura do bebê com fitas. Haverá estoque suficiente até para comprar uma fralda.
Modelo com fitas de cetim
A saia pode ser feita em uma cor ou em cores diferentes. Para obter a primeira opção, basta substituir todas as cores por uma.
Você precisará de:
- 3 rolos de tule, 15 cm de largura;
- tesoura;
- molde de papelão;
- Régua de 30 cm;
- 3 pedaços de fita de cetim para combinar com o tule, 1,5 m de cada cor;
- cós elástico vazado com três fileiras de furos (até 50 cm);
- máquina de costura;
- 3 cores de linha para combinar com a fita da máquina;
- 2 pedaços de elástico de 40 cm cada.
O molde de papelão deve ser 1 cm maior que o comprimento do produto, pois aproximadamente essa quantidade de material será usada para o nó.
- O início do tecido é colocado 1-2 cm atrás do papelão e segurado com os dedos para que ele não se mova e o pedaço não fique mais curto que os outros.
- Enrole 30 voltas de tule sem tensão e corte ao longo da lateral da borda de papelão.
- Corte a fita em pedaços de 15 cm de comprimento.
- Pegue 3-4 pedaços em cada mão e queime as bordas sobre a chama de um isqueiro.
- Eles se sentam na máquina de costura.
- Eles baixaram a fita.
- As bordas da fita e do tule são alinhadas, girando o tule de modo que ele se enrole para fora da fita. A tensão da linha é média, o ponto é um pouco maior que a média.
- As peças são colocadas sob o pé.
- A costura é feita no meio da fita. Assim que o tecido aparecer atrás do calcador, segure-o com a mão e puxe-o para cima, de modo que não haja franzidos.
- Vire o tule para o lado oposto e costure a fita da mesma maneira.
- Esta operação é feita com todos os pedaços de tecido.
- O fio que sobra após o corte em ambos os lados de cada costura é amarrado de modo que a fita forme anéis com a face para fora.
- Os pedaços de tecido com fitas são pegos no meio e levemente dobrados, e também alinhados ao longo de todo o comprimento para que não fiquem tortos ou salientes, e mantenham o formato dos cilindros.
- Nessa forma, o meio da fita é empurrado através do furo inferior do cadarço do elástico da cintura.
- As pontas do tecido são puxadas através do laço resultante.
- Uma fita da segunda cor é amarrada na segunda fileira de furos, e uma fita da terceira cor é amarrada na fileira de cima.
- Na próxima vertical, as cores mudam em 1 linha. A mudança continua em todos os setores. A posição das flores é repetida a cada 3 fileiras.
- Desta forma todo o volume da embalagem é preenchido. A saia fica bem fofa e brilhante.
- Para prender o cós, use um alfinete de segurança para puxar um pedaço de elástico através da fileira superior e costure-o no lugar.
- O segundo elástico é inserido nos furos da fileira inferior do elástico da cintura.
- Suas bordas são costuradas.
A saia pode ser decorada com um laço feito de fita de uma das cores e outros acessórios.
Saia longa tutu
Uma saia tutu feita por você mesma para uma menina de 5 a 7 anos pode ser longa. Um look com flare é um estilo adequado para essa opção.
Você precisará de:
- um pedaço de tule macio;
- cós elástico;
- tecido para anágua.
Trabalhando na saia passo a passo:
- A circunferência da cintura e o comprimento do produto são medidos.
- É necessário cortar uma cunha igual a um quarto da saia. Um molde é feito em papel grosso, 1/4 do tamanho do tecido. De um lado, meça um raio igual a 1/6 da circunferência da cintura e do comprimento da saia.
- O mesmo é observado no lado adjacente, próximo ao raio designado.
- Pontos semelhantes em lados adjacentes são conectados por segmentos de um círculo com o centro no vértice do ângulo comum. Para fazer isso, uma extremidade da aba do comprimento necessário é segurada com uma mão no centro da circunferência da cintura; Com a outra ponta, usando giz, desenhe arcos.
- O tecido é dobrado em quatro camadas, formando um livreto.
- O molde é fixado ao tecido e o corte é feito.
- As duas peças resultantes são costuradas nas laterais.
- Um retângulo do cinto é cortado em tule ou outro tecido, levando em consideração as dobras.
- A peça é dobrada ao meio, com as bordas dobradas para dentro.
- Um elástico é inserido no meio dela.
- O cinto é costurado no sentido do comprimento.
- Um retângulo da anágua é cortado na largura dos quadris. Comprimento – acima do joelho.
- Ele é costurado na parte superior e franzido para se ajustar ao tamanho da cintura.
- As camadas do pacote, quanto mais, melhor, são empilhadas umas sobre as outras. Uma anágua é adicionada por cima.
- Tudo é colocado no lado avesso do cinto e costurado.
- A costura lateral da mochila está feita.
- A capa não é costurada completamente para não restringir os movimentos ao caminhar.
- A parte inferior da anágua é bainhada ou processada com um ponto ziguezague.
Tutu
Uma saia de tule fofa também é chamada de tutu. A fundação básica pode ser variada.
Eles parecem interessantes:
- Saias com cauda.
- Saias lisas, sobre as quais listras de uma cor diferente são entrelaçadas em forma de favo de mel (para isso, uma tira 1,5 vez mais longa que as demais é amarrada ao cinto a cada 5 tiras de base).
- Tutus decorados com laços, flores e strass.
- Saia com jugo feito de um material diferente.
- Tutu como elemento de vestimenta.
Tutu com bordas afiadas
Outra técnica que acrescenta variedade aos produtos é dar às pontas das tiras de tule um formato pontiagudo, cortado obliquamente ou simétrico. Você pode fazer esta saia tutu para uma menina rapidamente com suas próprias mãos.
Ao cortar a fita de tule enrolada no molde, o corte não é feito em linha reta, mas de acordo com a configuração selecionada. Um tutu com essas bordas parece ainda mais exuberante. Contas leves podem ser costuradas nas pontas afiadas. Laços feitos de fitas finas, amarrados em pontas afiadas em um determinado intervalo, farão com que o modelo se destaque da multidão de modelos semelhantes.
Autor: Svetlana Bulgakova
Formatação do artigo: Vladimir, o Grande
Vídeo sobre como fazer uma saia tutu de tule
Como fazer uma saia tutu fofa em 1 hora: