O trevo de quatro folhas simboliza há muito tempo boa sorte, felicidade e boa saúde. Porém, não é fácil encontrá-lo no dia a dia: quem o vê tem muita sorte. Se depois de uma longa busca você não conseguir encontrar uma folha tão incomum, Você pode desenhá-lo.
Ferramentas de desenho
Uma folha de trevo (um desenho simples leva cerca de 10 minutos) no papel pode parecer realista se você gastar de 15 a 20 minutos desenhando-a. O tempo gasto será recompensado pela beleza da obra-prima pictórica resultante.
As principais ferramentas para desenhar trevo serão:
- lápis simples;
- apagador;
- vários tons de verde.
Se uma criança que nunca fez esse tipo de trabalho criativo antes quiser desenhar um trevo, é melhor usar lápis de cor. Aqueles que são mais velhos e experientes podem usar tintas. Ao usar tintas, você pode dispensar um simples lápis.
Neste caso, o trabalho se tornará mais difícil, pois você terá que:
- selecione o tamanho de pincel apropriado;
- preparar um recipiente com água;
- espere até que a tinta aplicada no papel esteja completamente seca.
Para garantir que você tenha menos problemas enquanto trabalha, você deve levar a sério a preparação das ferramentas necessárias. A qualidade do papel que servirá de tela também é de grande importância.
Lápis
O principal elemento de um lápis simples é o grafite, cujas características determinam a qualidade do desenho. O grafite em si é um tipo de carbono cristalino ao qual várias substâncias são deliberadamente adicionadas para conferir as propriedades necessárias.
É usada principalmente uma mistura de grafite e argila. Na maioria das vezes, o grafite é colocado em madeira que passou por um tratamento especial.
A qualidade deste material depende de sua massa e homogeneidade. O grafite de baixa qualidade deixará arranhões no papel, mas o grafite de boa qualidade adere perfeitamente ao papel e não se desintegra.
A principal propriedade a ser considerada ao escolher um lápis é a maciez. O grafite pode ser macio ou duro. Você pode descobrir a qual dessas duas categorias o lápis pertence observando o corpo do lápis.
O fabricante deve indicar a marcação apropriada usando letras e números. No caso de produtos importados, pode ser a letra “H” ou “B”: a primeira indica que o lápis é duro, e a segunda, respectivamente, que ele é macio.
Além de letras, são usados números. Cada um deles indica o grau de dureza ou maciez. Quanto maior o número ao lado da letra, maior o grau. Por exemplo, um lápis 3H é mais duro que um lápis 2H. Portanto, um lápis 3B é mais macio que um lápis 2B. À medida que a suavidade aumenta, a escuridão e a riqueza do tom aumentam.
Vale lembrar que lápis fabricados na Rússia geralmente têm letras russas em vez de latinas. Neste caso, será mais fácil para o comprador russo navegar: a letra “M” denota maciez e “T” denota dureza.
No caso das folhas de trevo, um lápis será usado para criar o contorno. É melhor optar por uma ferramenta mais macia, por exemplo, 3B.
Apagador
Uma folha de trevo (um desenho feito por artistas iniciantes geralmente vem acompanhado de erros que podem ser facilmente removidos com uma borracha) quando retratada no papel no estágio inicial, além de um lápis simples, será necessária uma borracha.
Toda criança sabe como usá-lo. No entanto, nem todos sabem que essas ferramentas, destinadas a corrigir o desenho, são divididas em várias categorias dependendo do grau de dureza.
Existem 5 tipos principais de borrachas:
Tipo de borracha | Descrição |
Borracha macia | Esta é a melhor opção para o trabalho diário. Você pode comprar um pedaço grande e cortá-lo em vários pedaços. Essa borracha esfarela um pouco no papel, mas dificilmente o estraga e não borra o desenho. |
Borracha dura | Uma borracha, necessária quando é preciso não apenas remover marcas de lápis, mas também esfregar ou arranhar levemente a camada superior do papel. Por exemplo, esta borracha é boa para remover vestígios de lápis de cor. |
Borracha dura com areia adicionada | Um objeto necessário para raspar uma camada de papel. Não é necessário quando se desenha com lápis, porque neste caso você pode usar variedades mais suaves. Para remover vestígios de uma caneta-tinteiro, uma borracha como essa será insubstituível. |
Nag | Não é exatamente uma borracha, mas um material especial que tem aproximadamente a mesma plasticidade da plasticina. Este item permite remover marcas tocando levemente no papel. A principal vantagem de uma borracha em relação a uma borracha comum é que ela não danifica o papel. |
Borracha de lápis | Uma ferramenta para remover marcas no papel que se parece com um lápis simples, só que em vez de uma mina, tem uma borracha. É indicado para rejuntamento localizado, quando é necessário remover cuidadosamente um pequeno ponto de 1-2 mm de largura sem afetar o restante dos elementos do projeto. |
Ferramentas de coloração
Várias ferramentas e materiais ajudarão você a dar uma cor particular a um esboço feito com um simples lápis:
- lápis de cor;
- canetas hidrográficas;
- marcadores;
- tinta aquarela;
- guache;
- lápis de aquarela;
- giz de cera;
- giz de cera pastel.
A escolha deve ser feita com base nas preferências e experiência do artista. Por exemplo, é melhor comprar lápis de cor para uma criança, pois são mais fáceis de trabalhar. Você pode criar um desenho mais realista com tintas, mas neste caso você terá que se esforçar mais.
Papel
O papel geralmente é usado como base para desenho. Você pode usar branco ou colorido. O principal no caso do trevo é não usar papel verde, caso contrário o desenho se fundirá com o fundo.
Papel mais duro, como papelão, também pode ser usado como base.
Ao escolher o papel, você precisa prestar atenção à sua densidade e textura: quanto mais denso o material, mais caro ele é. No entanto, não há grande necessidade de gastar grandes quantias de dinheiro na compra. Para desenhar com lápis, papel com densidade de 100-200 g por 1 m². é adequado. m.
Quem pretende pintar com aquarela deve ficar atento às opções mais densas.
Cada papel destinado ao desenho tem uma determinada textura, que os artistas estrangeiros chamam de palavra “dente”. Em russo significa "dente".
O papel pode ser muito liso ou, ao contrário, completamente áspero. Para trabalhar com lápis simples, o 1º é mais adequado.
Master classes
Depois de preparar o necessário para o processo criativo, você pode começar a desenhar. Abaixo estão alguns exemplos, primeiro os mais simples e depois aqueles que exigirão mais esforço do artista.
Primeiro, vamos dar uma olhada em um tutorial passo a passo sobre como desenhar um trevo de quatro folhas usando um lápis, uma borracha e vários tons de lápis de cor.
Desenho simples
Para artistas iniciantes, a parte mais difícil serão os primeiros estágios: aqui você terá que trabalhar com um lápis simples, desenhando cuidadosamente cada linha. Uma vez preparado o esboço, começará o trabalho mais interessante e simples: colorir.

Um design simples de trevo pode ser concluído em questão de minutos.
Para fazer isso você precisa:
- Desenhe um sinal de mais: desenhe 2 linhas que se cruzam. O ângulo de intersecção deles é 90°. No entanto, as linhas não devem ser retas: elas precisam ser onduladas. As pontas devem ser ligeiramente curvadas. Esse “mais” irregular será o “esqueleto” principal do desenho. Você precisa usá-lo como um guia ao desenhar o resto dos elementos.
- Desenhe a primeira folha. Deve ser imaginado na forma de um coração: é assim que as folhas de um trevo verdadeiro se parecem. Você deve começar do centro do “mais” desenhado na etapa anterior – do ponto de intersecção das duas linhas curvas. A parte inferior e cônica do "coração" deve estar localizada aqui. Além disso, ele se expande para cima. Não é necessário manter simetria; é melhor tentar fazer a folha assimétrica. Isso lhe dará realismo. A primeira folha desenhada deve ser colocada no topo. O “coração” que ele representa está na posição correta neste caso: sua parte estreita está na parte inferior e sua parte larga está na parte superior.
- Comece a desenhar as próximas folhas, que também se originam do centro de duas linhas curvas que se cruzam. Elas terão uma posição diferente: as folhas esquerda e direita serão representadas por corações deitados de lado, e a folha de baixo é um coração invertido, cuja parte estreita está localizada na parte superior e a parte larga, respectivamente, na parte inferior. No total, você deve obter 4 folhas aproximadamente do mesmo tamanho, cada uma parecendo um coração. Todos eles são desenhados de acordo com o mesmo princípio da primeira folha. É importante manter a posição delas em relação ao centro, tentando garantir que as bordas das folhas se sobreponham ligeiramente.
- Desenhe um pequeno caule no trevo de quatro folhas. Ele deve estar localizado entre a folha esquerda e a inferior. É uma pequena faixa que se curva levemente e estreita um pouco à medida que se aproxima das folhas.
- Pinte tudo que foi desenhado. Para fazer isso, você deve pegar lápis verdes e adicionar cor ao desenho. Para adicionar volume às folhas e ao caule, contorne todas as linhas com um lápis verde escuro. Você pode então colorir as folhas usando um tom mais claro de verde. O caule pode ficar um pouco mais escuro.
Com linhas auxiliares
Folha de trevo (um desenho para crianças bem pequenas pode ser feito usando linhas adicionais) usando linhas auxiliares.
Para trabalhar você precisará de:
- lápis simples;
- vários lápis verdes de diferentes tons;
- apagador.
O trabalho ocorre nas seguintes etapas:
- Desenhe um quadrado grande e divida-o em segmentos iguais. Para fazer isso, 4 linhas são desenhadas dentro do seu centro: horizontal, vertical e 2 diagonais. Ao desenhar essas linhas, você não precisa pressionar muito o lápis, pois elas são linhas auxiliares projetadas para facilitar o trabalho. Nos próximos passos, você precisará removê-los usando uma borracha.
- Desenhe a 1ª folha. Ele deve estar localizado na parte superior esquerda do quadrado. Ele também vem dos pontos de intersecção das linhas e representa um coração.
- Adicione o restante das folhas, cada um dos quais tem o formato de um coração e ocupa seu próprio quarto de um quadrado. Não é necessário fazer com que todas as folhas sejam semelhantes entre si, pois mesmo na natureza elas são diferentes. Basta observar suas semelhanças gerais básicas. Neste exemplo, não há necessidade de desenhar as folhas de modo que suas bordas se sobreponham. Pelo contrário, permanece uma lacuna de vários milímetros entre eles.
- Desenhe o caule. É uma faixa que vai estreitando um pouco à medida que se aproxima das folhas. O caule está localizado na parte inferior - aproximadamente no meio da folha de papel: entre as duas folhas inferiores.
- Mais uma vez, trace todos os contornos das 4 folhas e do caule com um lápis.. Ao longo das linhas diagonais desenhadas no estágio 1, desenhe 1 nervura em cada folha. Como resultado, cada nervura passará pelo meio da folha, de baixo para cima.
- Pegue uma borracha e remova quaisquer componentes desnecessários.. As linhas que não forem contornadas a lápis estão sujeitas a remoção: o quadrado e todas as linhas que foram desenhadas na 1ª etapa. Como resultado, restarão 4 folhas com núcleo e um caule.
- Pinte a imagem. Primeiro, contorne os contornos com uma cor mais escura e depois pinte completamente as folhas e o caule. A cor verde claro é usada para isso. Se você quiser adicionar volume ao desenho, tente pintar as partes das folhas que estão mais próximas do centro com uma cor mais escura.
Com um lápis
Uma folha de trevo (o desenho pode ser feito com lápis, tintas ou canetas hidrográficas) pode ser representada usando vários elementos. Será mais conveniente desenhá-lo em uma folha de papel pré-dividida em 16 partes iguais.
Para fazer isso, você precisa desenhar 3 linhas horizontais e o mesmo número de linhas verticais a uma distância igual uma da outra. O resultado será um campo dividido em 16 células, que devem servir de guia no trabalho.
As etapas do desenho são as seguintes:
- Desenhe um círculo. Esta será a base do futuro desenho. Desenhe uma linha para indicar a direção do caule. O círculo é desenhado de modo que ele toque o quadrado nas partes superior, direita e inferior. Deve haver um pequeno espaço entre a borda esquerda do quadrado e a borda esquerda do círculo. A linha que vai designar o caule começa no canto inferior esquerdo do quadrado e depois, arredondando para cima, segue para a direita, correndo em direção ao centro do círculo, onde deve terminar.
- Usando linhas retas que se cruzam em um ângulo de 90°, demonstre a direção das nervuras que estarão localizadas no meio de cada uma das 4 folhas de trevo.
- Adicione volume ao caule. Para isso, desenha-se outra linha, repetindo as formas daquela que foi usada como esboço.
- Usando 2 linhas adicionais, mostre a direção dos espaços alongados entre as folhas. Use linhas de arco para demonstrar a direção das veias.
- Usando dois círculos de diâmetros diferentes, marque os pontos superiores dos centros de cada folha (isso é mostrado pelo círculo grande) e os locais onde as folhas se conectam nos pontos inferiores (este é o círculo pequeno, com um raio de vários milímetros).
- Usando pares de círculos que se cruzam, mostre o topo de cada folha, que tem um formato de coração. Para determinar o formato dos locais onde as folhas estão conectadas, devem ser utilizadas formas ovais.
- Desenhe as folhas usando uma linha suave.
- Se desejar, pinte o desenho finalizado usando diferentes tons de verde.
Um raminho de trevo
Você pode tentar desenhar não apenas folhas, mas um galho inteiro de trevo. As mesmas ferramentas e materiais são usados para isso.
As etapas do trabalho são as seguintes:
- Marque a direção, o comprimento dos caules e as nervuras centrais das folhas. Uma linha longa e ondulada deve correr verticalmente, aproximadamente no meio do papel. Este será o caule principal. Outro, mais curto, ramifica-se para a direita. Haverá 4 folhas nele.
- Desenhe as próprias folhas. Os mesmos métodos descritos acima são usados aqui. Se desejar, você pode fazer as folhas ovais.
- Engrosse os caules.
- Na ponta do caule longo, desenhe uma flor, que pode ser representada por muitas linhas curtas reunidas em um pequeno oval. Coloque mais 2 folhas sob esta flor.
- Pinte o desenho usando lápis ou tintas.
A flor do trevo pode ser:
- rosa;
- roxo;
- roxo;
- branco.
É muito difícil encontrar um trevo de quatro folhas na natureza, mas é mais fácil desenhá-lo. Até mesmo uma criança que nunca desenhou antes pode realizar essa tarefa. Talvez uma imagem como essa, que levou alguns minutos para ser criada, traga muita sorte.
Vídeo sobre o tema: como desenhar um trevo de quatro folhas
Como desenhar um trevo de quatro folhas: