Pontos cruzados com agulhas de tricô para canelado 2x2, 1x1, em redondo

A primeira coisa que permite começar a tricotar qualquer produto é formando uma borda de composição. Um ponto cruz bem executado tem duas vantagens. Ela não serve apenas como decoração para roupas ou acessórios de malha, mas também é funcional.

Muitas peças de roupa precisam ser elásticas para serem confortáveis ​​de usar. Essa elasticidade é proporcionada por uma faixa elástica composta por alças frontais e traseiras.

Este artigo revelará todos os segredos da tecnologia do ponto cruz.

Pontos cruzados com agulhas de tricô para canelado 2x2, 1x1, em redondo

A tabela abaixo fornece uma descrição comparativa dos dois métodos mais populares de criação de uma linha de composição:

Tipo de borda incrustada Vantagens Imperfeições
Clássico Um dos mais fáceis. Universal, adequado para tricotar qualquer peça do guarda-roupa infantil, feminino e masculino. Moderadamente elástico para tecidos canelados, ponto cetim e estampados. Perde elasticidade quando esticado com frequência (em chapéus, luvas e mitenes, meias, gorros, babadores, punhos).

Não decorativo. Torcido em ponto meia.

Em forma de cruz Decorativo.

Pode ser feito em diversas versões.

Não enrola a borda do ponto frontal ou traseiro.

Altamente elástico.

Mais difícil de executar.

Requer rosqueamento adicional nas pontas. Mais adequado para produtos infantis e femininos.

Usando um conjunto de ponto cruz

O conjunto de laçadas em forma de cruz com agulhas de tricô para elástico, meia ou padrões também é conhecido por muitas tricoteiras como início búlgaro. As bordas dos itens de malha, decorados dessa maneira, ficam especialmente elegantes se o restante do tecido for feito com um ponto meia monótono, mesmo sem outros padrões decorativos, bordados e outras decorações.

Não há necessidade de tricoteiras iniciantes usarem padrões complexos para decorar um item de design simples.

Um ponto meia plano, o conhecimento de várias regras para formar aumentos e diminuições, bem como a capacidade de fechar laçadas - e um item de tricô simples, sem rendas e padrões complexos, mas decorado nas bordas com uma borda elegante, adquire uma aparência completamente diferente e mais sofisticada.

A arte do tricô consiste em mil sutilezas, e uma delas – uma bela orla montada – será discutida a seguir.

A borda densa e em forma de cruz fica especialmente bem em peças tricotadas com fios finos, incluindo as "teias de aranha" de mohair, que continuam no auge da moda até hoje. Essa borda mais grossa em suéteres translúcidos cria a impressão de um contorno emoldurando as mangas, o decote e a bainha da peça.

A borda montada em formato de cruz embelezará ainda mais a peça se esse método for um pouco mais complicado, tricotando a próxima carreira com laçadas, alternando-as com duas laçadas tricotadas juntas. Laçadas combinadas com o ponto inicial búlgaro darão à borda do produto a aparência de uma delicada borda em miniatura. Este design fica especialmente bem em coisas para crianças pequenas.

Devido à sua natureza decorativa, esse tipo de design de produto é usado principalmente em itens femininos e infantis. Em produtos masculinos, o conjunto em formato de cruz fica bem com elástico 2*2 e 1*1.

A principal propriedade do método de partida búlgaro é a alta elasticidade da borda. As bordas de punhos de camada única, decotes, a parte inferior de peças de ombro, as bordas de chapéus e golas, tricotados dessa maneira, mantêm alta elasticidade. Os pontos horizontais são mais adequados para criar uma borda bonita neste tipo de elástico.

Pontos simples são quase imperceptíveis, mas deixam a borda mais nítida e suave. É assim que você pode começar a tricotar coisas masculinas. A extremidade dobrada do fio dá à borda a aparência de uma borda enrolada ou de uma borda espessada. Este método é perfeito para fazer peças infantis e femininas; para itens masculinos é muito decorativo.

Um conjunto de laçadas em forma de cruz com agulhas de tricô para elástico, meia ou superfície frontal, e também em combinação com padrões, é usado ao tricotar muitas coisas.

É assim que eles podem ser projetados:

  • tiaras, chapéus, camada simples e dupla;
  • luvas, mitenes, bem como luvas de camada única e dupla;
  • babadores, gorros e cachecóis;
  • itens de ombro – tops, coletes, suéteres, vestidos.

Descrição do conjunto de ponto cruz

Montar os pontos usando o método búlgaro é um pouco mais difícil do que o método clássico, que é familiar para muitas tricoteiras. Primeiro, você precisa entender a estrutura dessa aresta.

A laçada que fica na agulha de tricô ao montar o ponto consiste no fio que envolve a agulha de tricô e nas tranças abaixo dela. Esses broches são feitos simples ou duplos. Ao começar a tricotar, você precisa deixar a ponta do fio livre. Se os broches forem feitos de um fio, o cálculo do comprimento de sua extremidade livre e a formação do primeiro laço serão realizados da mesma forma que no estágio inicial do tricô.

A extremidade livre da linha de trabalho pode ser dupla ou tripla. O comprimento desse pedaço de linha dobrado ao meio (em três) é a largura do pedaço multiplicada por 3 (ou 4). Ou seja, ao tricotar uma prateleira de 20 cm de largura, é necessário medir 20 cm * 3 = 60 cm da ponta do novelo duas vezes para tricotar com broches duplos e dobrar a seção medida ao meio.

Um laço é formado na dobra. Do lado oposto à curva do fio (no ponto onde se encontra a sua extremidade), captura-se com a agulha de tricô a primeira laçada de montagem (única).

Pontos cruzados com agulhas de tricô para canelado 2x2, 1x1, em redondo

Se a largura da peça for grande, você precisará deixar a ponta da rosca livre, o dobro do comprimento da largura, e adicionar cerca de 30 cm a esse valor. Por exemplo, para uma prateleira de 50 cm de largura, deixe uma ponta livre de linha de 2*50 cm + 30 cm = 130 cm de comprimento.

O primeiro laço pode ser formado de forma diferente - simplesmente dando um nó com os dedos usando um único fio, deixando a ponta do segundo fio livre, que ficará pendurada livremente.

O fio é jogado sobre os dedos esticados da mão esquerda (polegar e indicador). O ponto inicial do conjunto, onde o primeiro laço será capturado, é entre os dedos. A única diferença em relação ao método clássico é que a linha pode ser passada sobre o polegar em várias dobras.

O fio único que vai para o novelo fica à direita do dedo indicador, a ponta do fio ou o fio com uma laçada na ponta fica à esquerda do polegar. Ambas as linhas — a de trabalho da bola e a que formará os broches — são pressionadas no centro da palma com os três dedos restantes.

Para deixar a borda o mais elástica possível, você precisa montar os pontos na agulha de tricô com mais liberdade do que no método clássico. Ou seja, deixando um espaço entre os laços adjacentes com a largura da espessura de 1 laço.

Para manter a elasticidade ao tricotar com firmeza, um conjunto de duas agulhas de tricô ou uma agulha de trabalho e uma agulha de tricô adicional de tamanho normal ou número menor também ajuda. Se o conjunto estiver muito apertado, a elasticidade da borda será perdida.

Pontos cruzados com agulhas de tricô para canelado 2x2, 1x1, em redondo
Pontos cruzados com agulhas de tricô para elástico

Como qualquer outro método de montagem, o método de montagem búlgaro começa com a formação da primeira laçada. Pode ser feito em agulhas de tricô, como na versão clássica da carreira de montagem, ou na forma de uma laçada deslizante com os dedos, e depois colocada na agulha de tricô.

Em seguida, alterne dois movimentos:

  • O segundo laço é formado da mesma forma que em um conjunto regular. — a agulha de tricô com a primeira laçada lançada é inserida sob o fio à esquerda do polegar, passa sobre o fio à direita dele, agarra o fio à esquerda do dedo indicador e o puxa através da laçada resultante ao redor do polegar. Ou seja, após capturar o fio, a agulha de tricô se move na direção oposta à sua posição original. O polegar na ponta do movimento da agulha de tricô aperta a laçada, movendo-se por baixo do fio da ponta livre e indo de baixo para cima. Dessa forma, o fio que envolve o polegar é colocado na posição correta para fazer o próximo movimento corretamente.
  • O próximo loop é formado de forma diferente – a agulha de tricô é inserida de cima para baixo no laço em volta do polegar, passa por baixo do fio à direita dele, agarra o fio à esquerda do dedo indicador e é puxada para fora na direção oposta. Use o polegar para apertar o laço resultante como no conjunto clássico - colocando-o atrás da linha da ponta livre e movendo de cima para baixo.

Você pode apertar o laço usando a técnica usual da versão clássica, mas então terá que passar a linha em volta do polegar, trocando os lugares das paredes do laço. Isso leva um pouco mais de tempo.

Depois de fazer o conjunto várias vezes de acordo com o algoritmo descrito acima, você pode levar o processo ao automatismo, e ele não será inferior em tempo à versão clássica de começar a tricotar.

Esse conjunto de laçadas é chamado de cruz devido à alternância das paredes da laçada (esquerda - direita) ao redor do polegar, sob o qual a agulha de trabalho é inserida. Para elásticos tricotados a partir de pontos simples ou pares de pontos tricô e meia, um cordão que cubra dois pontos adjacentes serve como um design muito bem-sucedido.

Se você usar uma linha dupla ao montar o ponto, depois que uma nova laçada for formada na agulha de tricô, a ponta dupla da linha deverá ser apertada o mais cuidadosamente possível, sem pressa ou puxão. Então, a puxada horizontal sob a agulha de tricô, cobrindo duas laçadas, ficará muito bonita.

Pontos cruzados com agulhas de tricô para canelado 2x2, 1x1, em redondo

Ambas as linhas deste cordão serão esticadas uniformemente e, portanto, terão a mesma espessura. E ao mesmo tempo, é aconselhável garantir que as duas roscas não se torçam ao apertar, endireitando-as ligeiramente. Este pequeno segredo permitirá que você consiga um acabamento excepcionalmente perfeito.

Vale a pena gastar um pouco mais de tempo do que o normal na montagem - e isso se tornará uma decoração adicional da peça tricotada. Uma borda impecável, tanto a definida quanto a final, imediatamente atrai a atenção e é um indicador de trabalho de alta qualidade.

O conjunto de laços em forma de cruz nas agulhas de tricô para elástico pode ser virado para a frente em qualquer um dos lados. A aparência da borda será diferente, pois broches longos são formados na frente da agulha, cobrindo duas laçadas adjacentes, e broches curtos são formados atrás da agulha ao redor de cada laçada.

Se você começar a tricotar a parte da frente imediatamente após a montagem, a borda (o lado com os cordões que se formam atrás da agulha durante a montagem) ficará menos pronunciada, mas se você tricotar a segunda carreira do ponto meia de preparação, a borda da frente (os cordões que se formam durante a montagem na frente das agulhas) ficará com a aparência de um rolo mais volumoso.

Muitas tricoteiras não gostam de dobrar as pontas dos fios. Se um produto de malha pequeno ou estruturalmente simples não exigir muito tempo, então bolsos, tiras, babados tricotados na cava da manga e no pescoço - capuzes e golas - deixam muitos fios soltos. Com o início da Bulgária, há ainda mais trabalho a ser feito.

Ao montar a linha transversalmente, sobram 3 pontas em um fio duplo. Um - como na fileira clássica, e dois do laço restante no final da fileira, que precisará ser cortado para poder ser dobrado de forma invisível sob as paredes dos laços e broches.

Pontos cruzados com agulhas de tricô para canelado 2x2, 1x1, em redondo

Para perfeccionistas que querem deixar a parte de trás do produto o mais “limpa” possível, removendo excesso de fios e espessamentos após a passagem da linha, podemos recomendar um método.

Levará mais tempo para montar os pontos, mas acelerará o estágio final do tricô.

  • Para se livrar da laçada dupla que fica no final da carreira de montagem, que forma os broches, você precisa descobrir o seu comprimento exato. Isso pode ser feito simplesmente montando pontos na agulha de tricô várias vezes e reduzindo a seção do fio dobrado pelo comprimento da sua extremidade que permanece livre. A última laçada da carreira de montagem será a laçada no final do fio dobrado ao meio. Pode ser um pouco maior que os outros, mas devido à elasticidade dessa borda, a diferença será nivelada imediatamente após o tratamento térmico úmido, ou você pode simplesmente esticar a borda um pouco várias vezes.
  • Para facilitar a coleta das últimas laçadas, quando o fio duplo fica muito curto e não pode ser segurado com os dedos, um fio adicional é preso a ele, puxando-o pela laçada. Após colocar a última laçada da carreira de montagem na agulha de tricô, o fio temporário é removido.

Conjunto de rosca dupla

É muito conveniente usar o método de início búlgaro para tricotar produtos de duas camadas. Chapéus, gorros, cachecóis e luvas com a ajuda de um conjunto de laços em forma de cruz não só serão decorados com uma borda decorativa, mas também ao tricotar tais acessórios com um fio duplo no starter búlgaro, os laços da linha inicial da camada interna são formados imediatamente.

A diferença ao tricotar com fio duplo é que na agulha de tricô não só as laçadas serão compostas por dois fios, mas também as laçadas lançadas na agulha de tricô. Ou seja, ao montar o ponto, você consegue ver as laçadas na frente da agulha de tricô, cobrindo 4 fios.

Pontos cruzados com agulhas de tricô para canelado 2x2, 1x1, em redondo

Para conseguir isso, não só a parte destinada aos cordões (localizada à esquerda da mão no momento do lançamento) deve ser dupla, mas também a parte do fio que vai até a bola (à direita da mão). Após a carreira definida, as laçadas são divididas, removendo cada segunda laçada para um fio de desperdício.

Em seguida, eles começam a tricotar a parte da frente da maneira escolhida e, depois, a parte de trás, tendo primeiro devolvido as laçadas do fio temporário às agulhas de tricô.

Como fazer elástico (1*1 ou 2*2)

A montagem dos pontos nas agulhas de tricô para elástico 1*1 ou 2*2 é feita da maneira descrita acima.

Você só precisa levar em conta a repetição do padrão.

  • O número de pontos em uma carreira de montagem deve ser múltiplo de 2 para um elástico em que 1 ponto frontal e 1 ponto traseiro se alternam.
  • Para um elástico 2 x 2, o número de pontos montados deve ser divisível por 4.

Pontos cruzados com agulhas de tricô para canelado 2x2, 1x1, em redondo

Esta regra se aplica tanto ao tricô rotativo quanto ao circular. Você pode escolher qual lado será a parte da frente - embora o elástico pareça o mesmo tanto na frente quanto atrás, a borda em formato de cruz da parte da frente é mais em relevo.

Para tricotar o ponto meia

O método de montagem do ponto meia não apresenta nenhuma diferença. As laçadas das bordas são montadas da maneira descrita acima. O ponto meia, que não tem repetição (mais precisamente, a repetição deste padrão é 1 laçada frontal), pode ser tricotado a partir de uma carreira de montagem com qualquer número de laçadas.

O início búlgaro do ponto meia é conveniente por vários motivos:

  • as bordas de tal coisa não se curvam,
  • em contraste com o tricô monótono do tecido, suas bordas parecem expressivas,
  • as bordas das peças mantêm a elasticidade.

Você pode diversificar o desenho do ponto meia usando um fio de partida búlgaro com uma cor contrastante ou uma textura diferente da linha principal.

Há muitas maneiras de adicionar variedade a uma peça de tricô usando o ponto meia:

  • puxadas simples, duplas ou triplas,
  • usando a parte frontal do conjunto em forma de cruz ou sua parte traseira,
  • substituição da carreira de instalação em meia, seguindo a carreira de montagem, ao lado das laçadas.

Pontos cruzados com agulhas de tricô para canelado 2x2, 1x1, em redondo

Abordando o processo de forma criativa e lembrando que detalhes aparentemente imperceptíveis, como uma borda montada, podem se tornar o destaque de um projeto de tricô. Dessa forma, você pode criar algo que irá gerar elogios de outras pessoas e um desejo de repetir o design, mesmo entre artesãos experientes.

Início búlgaro no tricô circular

Ao tricotar em redondo, os pontos são lançados nas agulhas da mesma forma que no tricô virado.

Fechar um círculo pode ser feito de diferentes maneiras:

  1. Assim como no lançamento clássico, puxe o último ponto da carreira (na agulha esquerda) através do primeiro (na direita) e retorne-o para a agulha esquerda. Para este método, você precisa adicionar mais uma laçada ao calcular as laçadas para fechar o tricô em um círculo.
  2. Puxe a última laçada da carreira (na agulha esquerda) através das duas primeiras laçadas (na direita) e retorne a laçada ao seu lugar.

Dicas e truques

Várias dicas desta seção ajudarão você a fazer um conjunto de laçadas em formato de cruz da mais alta qualidade com agulhas de tricô para elástico emoldurando a borda do produto ou suas partes.

Para obter uma borda de montagem perfeita (ou quase perfeita), tricoteiras experientes recomendam:

  • Utilize fios de alta qualidade, especialmente fios de bobina, que são compostos por vários fios. Isso deixará a borda montada mais bonita, mesmo que os pontos não tenham sido montados de maneira uniforme. Após o tratamento térmico úmido realizado corretamente, as dobradiças se endireitarão um pouco. Um efeito particularmente bom é alcançado por fios que “abrem” após a lavagem, como caxemira ou misturas que contêm caxemira. Uma penugem leve irá “cobrir” pequenas falhas.
  • Para dar um aspecto harmonioso a uma peça de malha, além da borda em forma de cruz, você pode usar um fecho que a imite. Este conselho não se aplica a chapéus e luvas, luvas com dedos fechados, mas será útil ao tricotar luvas, gorros e babadores, vários itens de ombro - verão, inverno e fora de estação.
  • Fios fofos ou fios de bobina em várias dobras não exigem observação cuidadosa do comportamento do fio ao apertar as laçadas da carreira de montagem. A penugem esconderá as irregularidades e, com três ou mais dobras do fio de trabalho, especialmente as finas, não há sentido em monitorar seu arranjo mútuo.

O método de ponto cruz para a linha de composição é bem fácil de dominar. As dicas acima sobre como usar essa borda e as sutilezas do tricô com fio búlgaro certamente ajudarão a criar uma peça bonita e confortável de usar. Laços de borda uniformes e um elástico bem esticado são indicadores de itens de malha de alta qualidade.

Vale a pena aprender e consolidar na prática as técnicas descritas acima - e a qualidade dos trabalhos acabados tricotados para você, para presente ou para venda irá melhorar notavelmente.

Vídeo sobre tricô

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho