Para aprender a fazer um quadrado tridimensional de papel ou papelão, você precisa saber calcular as dimensões e fazer um quadrado perfeito. alargador para colagem.
Características da figura, quantas arestas e ângulos tem um quadrado volumétrico
Um quadrado volumétrico, ou cubo, é uma das figuras mais simples, cujo modelo pode ser montado em papel ou papelão.
O cubo tem:
- 8 ângulos, todos retos e iguais a 90°.
- 12 lados. Esses são os espaços entre os cantos. Em geometria, elas são chamadas de arestas.
- 6 faces. Esses são os lados planos da figura. Em um cubo eles têm um formato quadrado. Todos os rostos têm a mesma altura e largura.
Devido ao fato de todas as arestas e ângulos da figura serem iguais, será muito fácil desenhar e colar a figura tridimensional.
O que você precisa para fazer um cubo com suas próprias mãos
A lista de todos os materiais e ferramentas necessárias para o trabalho pode ser vista na tabela:
Lápis simples | Necessário para criar um desenho. Você pode usar uma ferramenta com uma haste de qualquer grau de dureza. |
Apagador | Pode ser necessário corrigir erros no desenho. |
Apontador | Antes do trabalho, o lápis deve ser bem apontado para que as linhas fiquem finas e nítidas. |
Papel grosso | Para montar o cubo, você precisa de folhas com densidade de pelo menos 200 g/m2. Então a figura ficará forte e estável. Você pode usar folhas de desenho ou papel Whatman cortado em pedaços A4. |
Papelão para a criatividade das crianças | O papelão é necessário para criar um modelo que ajudará a simplificar a construção do desenho. |
Governante | É aconselhável adquirir uma régua longa de madeira ou ferro (pelo menos 30 cm). |
Cola para papelaria | Necessário para colar as partes do cubo. |
Papelão ondulado rígido de 2 camadas | Útil para montar um cubo grande e forte. |
Cola momentânea | Permite fixar de forma segura e rápida peças feitas de papelão durável. |
Tesoura | Necessário para cortar espaços em branco de papelão fino ou papel. |
Faca de papelaria | Isso ajudará você a cortar cuidadosamente um pedaço de papelão grosso. |
Antes de começar a trabalhar, você precisa tomar cuidado para proteger a superfície da sua mesa de trabalho. Para evitar que a cola grude, você pode cobrir o tampo da mesa com um oleado. Ao cortar papel e papelão usando um estilete, utilize uma placa de cortiça ou um pedaço largo de espuma.
Como fazer com papel A4
Um quadrado (o padrão para colagem será apresentado mais adiante no artigo), montado com papel grosso, pode ser usado como um auxílio didático para crianças. Você pode explicar ao seu filho de forma acessível o que são as faces, os vértices e as arestas de uma figura.
Você também pode fazer uma moldura de foto diferente usando um cubo, colando suas imagens favoritas nas bordas, ou criar um calendário semestral selecionando uma borda para cada mês. O cubo também pode ser usado para vários jogos se seus lados forem projetados na forma de um dado.
Cálculo de tamanho
O tamanho máximo de 1 face do molde que pode ser colocada com sucesso em uma folha A4 é 6x6 cm. Você pode fazer um modelo menor. Quanto menores as arestas, mais difícil será resolver o cubo. Também é importante lembrar que são necessárias tolerâncias especiais para colagem. Sua largura mínima é de 5 mm.
Preparando um molde de papelão
Para evitar medir e desenhar cada quadrado com uma régua, você pode preparar um molde simples de papelão fino. Ele precisará ser aplicado em uma folha de papel e traçado.
Como criar um modelo:
- Usando uma régua, meça 6 cm ao longo da borda a partir de qualquer canto da folha de papelão.
- Marque o final do segmento com um ponto.
- Desenhe outra linha no outro canto da folha. Marque também esta caixa.
- De qualquer um dos pontos definidos, separe mais 6 cm. Coloque um ponto quase imperceptível. Não é preciso traçar o limite imediatamente; talvez seja necessário ajustar a posição da marca.
- Do outro ponto, meça mais 6 cm. O final deste segmento deve coincidir com o ponto definido no ponto anterior. Caso isso não aconteça, você precisa alterar a localização das marcas aplicando uma régua.
- Verifique o comprimento de todos os lados. Não deve haver erros.
- Desenhe as linhas que faltam.
- Use uma tesoura para cortar cuidadosamente o espaço em branco. Não é possível cortar papelão em "passos" muito pequenos. Isso resultará em irregularidade.
- Usando uma régua, encontre os pontos centrais em cada lado da figura e marque-os.
No final, você precisa medir todos os lados do quadrado novamente.
Construção de um empreendimento com subsídios, desenhos
Um quadrado (o padrão para colagem pode ser feito em 2 versões) pode ser construído de acordo com o seguinte esquema:
- Coloque a folha de papel na horizontal.
- Use uma régua para encontrar o centro da folha. Primeiro você precisa encontrar o meio da parte lateral à esquerda e depois à direita. Coloque marcas.
- Conecte os pontos com uma linha bem fina.
- Coloque o molde de papelão no lado direito do papel de modo que as bordas da folha e do papelão coincidam. Você também precisa alinhar o início da linha central e as marcas na lateral do quadrado.
- Trace o molde ao longo do contorno.
- Mova o papelão para a esquerda. Agora a borda direita deve coincidir com o lado esquerdo do quadrado desenhado. Trace o molde novamente.
- Por analogia ao ponto anterior, você precisa desenhar mais 2 quadrados, colocando-os em 1 linha horizontal. É importante monitorar. De modo que a faixa central desenhada na folha coincida com as marcas nas laterais do molde.
- Encontre o 2º quadrado à direita. Coloque o molde acima dele, conectando um lado do papelão com o lado superior da figura desenhada. Trace o papelão.
- Agora coloque o molde sob o 2º quadrado à direita. Por analogia, contorne a peça de trabalho.
- Coloque o quadrado de papelão de lado. Use uma régua para verificar a precisão do desenho. Meça os lados de cada face. Se necessário, ajuste o desenho. Deixe todas as linhas mais retas e claras.
- No primeiro lado, no último quadrado, desenhe um local para colagem. Esta deve ser uma tira de 5 mm de espessura. Os cantos da tira precisam ser chanfrados. Use uma borracha para apagar linhas extras.
- As mesmas tiras de colagem precisam ser desenhadas em 3 lados dos quadrados que se projetam na parte superior e inferior.
- Use uma borracha para limpar o fundo e remover todas as linhas desnecessárias.
Outra variante do desenvolvimento:
- Coloque a folha de papel na vertical.
- Marque o centro com pontos nas laterais superior e inferior.
- Conecte as marcas com uma linha quase invisível.
- Coloque o pedaço de papelão na parte inferior da folha. Conecte as marcas no papelão com o início e a continuação da faixa central na folha.
- Mova o papelão de modo que o lado superior do quadrado desenhado coincida com o lado inferior do papelão. Trace o molde novamente.
- Por analogia, desenhe mais 2 quadrados. Certifique-se de que as marcas no modelo coincidam com a linha central da folha.
- Numere os quadrados de baixo para cima.
- A partir do 2º quadrado, à direita, desenhe outra face do cubo, traçando o molde.
- A partir do 3º quadrado, desenhe outra aresta à esquerda.
- Coloque a placa de papelão de lado. Verifique a precisão do desenho. Alinhe as linhas, se necessário. Use a borracha para corrigir erros.
- Desenhe uma linha de colagem na parte superior do 4º quadrado. Sua largura deve ser de 5 mm. Faça os cantos ligeiramente chanfrados.
- No quadrado saliente do lado esquerdo, desenhe a mesma “orelha” para colagem.
- No quadrado que sobressai à direita, desenhe outra tira para colagem.
Use uma borracha para limpar o fundo e remover linhas desnecessárias. Os números nos quadrados também podem ser removidos.
Trabalhando com um formulário finalizado, colando
O molde para colagem do quadrado volumétrico deve ser recortado com uma tesoura.
Próximos passos:
- Pressione todas as linhas desenhadas com um lápis usando a ponta de uma régua. Isso tornará mais fácil dobrá-los.
- Monte a figura. Verifique se os lados se conectam bem. Não deve haver lacunas ou rebarbas.
- Expanda a figura.
- Cubra uma das tiras de colagem com cola.
- Levante a borda oposta. Cole a “orelha” posicionando-a na parte interna do cubo (todas as tiras devem ficar dentro do cubo).
- Pressione a área colada com os dedos e segure até a cola secar.
- Aplique cola nas outras “orelhas”. Cole a figura com cuidado.
- Deixe o modelo até que a cola esteja completamente seca.
Não é recomendado secar a embarcação perto de radiadores ou ao sol. A cola deve secar uniformemente em temperatura ambiente.
Cubo grande de papelão
Um quadrado (o padrão para colagem não é diferente daquelas opções com as quais você pode montar um cubo de papel), feito de papelão ondulado de duas camadas, pode ser usado não apenas para ensinar crianças ou decorar uma mesa.
Cubos grandes podem ser usados como decoração para o quarto de uma criança ou para o salão de uma festa temática. O cubo também pode ser usado como cofrinho para notas de papel.
Características do trabalho com papelão rígido
Como trabalhar com papelão rígido:
- Para trabalhar, você precisa selecionar um material liso, sem dobras ou bordas rasgadas. É desejável que o papelão não contenha clipes ou outros elementos. Para itens grandes, caixas de eletrodomésticos são adequadas. Antes de iniciar o trabalho, elas devem ser desdobradas cuidadosamente. Remova a fita e os adesivos.
- Você precisa cortar o papelão com um estilete. A tesoura não conseguirá fazer bordas uniformes na peça de trabalho. Além disso, usar tesouras será inconveniente. Você pode ficar com calos nos dedos e até quebrar o instrumento.
- Você deve cortar o papelão lentamente, colocando-o sobre uma superfície plana, voltado para você. Não é possível fazer um corte enquanto ele estiver pendurado. A faca pode escorregar e machucar suas mãos.
- Para garantir que as arestas de corte fiquem uniformes, é melhor aplicar uma régua nas linhas desenhadas.
- Se o cubo finalizado for coberto com papel, as bordas podem ser conectadas com fita adesiva. Em outros casos (especialmente se a figura for pintada), você precisa fixar as bordas com cola Moment.
Cola de escritório não é adequada para unir as faces de um cubo. Leva muito tempo para secar e é improvável que essa cola consiga manter a estrutura unida com segurança.
Preparando e recortando o molde
Para um cubo de papelão, a opção 1 do desenho é mais adequada. Possui mais "orelhas" para colagem. Graças a eles, a figura ficará impecável, sem frestas ou aberturas.
Procedimento:
- Determine o tamanho do cubo.
- Corte uma folha de papelão em um tamanho adequado.
- Afaste-se 1–2 cm da borda da folha.
- Desenhe 1 aresta da figura.
- Em seguida, desenhe mais 3 arestas, colocando-as em 1 fileira. Verifique se todos os quadrados têm os mesmos lados.
- Numere as faces de baixo para cima.
- A partir de 3 quadrados, adicione um quadrado em cada lado.
- Se houver alguma imprecisão no desenho, ela precisa ser corrigida. Remova o excesso de linhas com uma borracha.
- Na parte superior do quadrado número 4, desenhe uma tira para colagem. Deve ser bem largo. Não menos que 5 cm. Remova os cantos da tira desenhando linhas adicionais. Apague o excesso com uma borracha.
- Nos quadrados que sobressaem nas laterais, desenhe as mesmas listras em 3 lados que não sejam adjacentes às outras bordas. Molde os cantos das "orelhas" para colar.
- Usando um estilete, recorte cuidadosamente o molde. Você precisa começar de cima e ir descendo suavemente. O principal é não ter pressa. Para maior comodidade, você pode usar uma régua.
- Inspecione as bordas da peça cortada. Apare rebarbas e áreas irregulares.

Para facilitar o corte do papelão, você pode traçar o contorno da peça de trabalho com um marcador escuro.
Conectando as arestas
Antes de unir as bordas, você precisa pressionar bem as linhas de dobra com uma régua. Evite pressionar os cantos da régua. Eles podem romper a camada de papelão. Você pode pressionar o material usando uma régua e um lápis sem ponta.
A ordem de conexão das faces:
- Primeiro você precisa colar a “orelha” que está localizada no quadrado superior. Para isso, uma fina tira de cola é aplicada em sua superfície.
- Pressione a tira contra a parte interna da borda oposta e pressione bem. Deixe a cola secar. 10-25 segundos será suficiente.
- Em seguida, todas as 3 “orelhas” do lado esquerdo do cubo são lubrificadas com óleo. Eles são cuidadosamente inseridos dentro do cubo. O excesso de cola deve ser removido imediatamente.
- Por último, cole a parte direita da figura. Para maior comodidade, você pode girar o cubo de modo que a parte descolada fique parecida com uma tampa, ou seja, fique em cima.
- Deixe o modelo até que a cola esteja completamente seca.
O cubo pode ser tornado denso. Você pode até sentar em cima de um produto desses. Para fazer isso, você precisará cortar tiras de papelão, cuja largura será quase igual à altura das bordas. A espessura do papelão deve ser levada em consideração. Para fazer isso, você precisa medir 1 parede a partir do topo e multiplicar esse valor por 2. Essa é a medida que você precisa cortar da largura das tiras.
As tiras são então dobradas firmemente como uma sanfona e inseridas dentro do cubo antes que a última borda seja colada. Você precisa deixar algum espaço livre nas bordas para que as “orelhas” de colagem possam caber dentro da figura sem obstáculos. A última borda é bem revestida com cola do lado de trás e colada da maneira usual.
Não é difícil montar um quadrado tridimensional usando papel ou papelão. O principal é garantir que o padrão para colagem seja construído com precisão, sem erros.
Vídeo sobre o artesanato
Como fazer um cubo de papel: