Esquentar suéter de malha mohair tricotar com agulhas de tricô, de acordo com os padrões e descrições abaixo, pode ser não apenas bonito, mas também estiloso. Graças à peculiaridade do fio, ele o aquecerá em qualquer caso, mesmo em um dia rigoroso de inverno, mas a escolha do modelo e do padrão de tricô determinará seu estilo.
Seleção de fios e agulhas de tricô
Mohair é um fio incomum, macio e fofo. É composto por uma base, que pode ter diferentes composições, e fibras de lã fofas. A lã é enfiada na base de uma maneira especial, sem torção forte. Isso determina a maciez do fio e suas propriedades. Mohair é um dos fios mais quentes. É usado para criar itens de inverno quentes e aconchegantes, especialmente suéteres.
Uma característica importante deste fio é sua leveza e leveza. O consumo de mohair é sempre pequeno. Uma coisa feita com esse fio será leve e arejada. Existem diversas variedades de mohair dependendo da composição e espessura do fio. Eles são apresentados na tabela.
Mesa
Composto | Imagens de vídeo | |
Mohair em base sintética | 50-70% acrílico; 50-30% lã | 500 m em 100 g de fio |
Mohair natural | 50-70% seda; 50-30% lã | 500 m em 100 g de fio |
Mohair infantil em base sintética | 50-70% acrílico; 50-30% lã | 250 m em fio de 25 g |
Mohair infantil em base natural | 50-70% seda; 50-30% lã | 250 m em fio de 25 g |
O fio Kid Mohair é muito fino, então você precisa escolher agulhas de tricô bem grossas para o trabalho, no mínimo 3,5. Os produtos feitos com esse fio são leves e translúcidos. Ao mesmo tempo, elas são muito quentes. Este fio pode ser usado para tricô com ponto cetim ou vazado.
O mohair simples pode ser complementado com fio de lurex ou lantejoulas. Vale a pena usar esse fio para suéteres elegantes, adequados para ocasiões especiais. O mohair geralmente é tricotado com agulhas nº 4-5 ou maiores.
A escolha das agulhas de tricô depende da ideia, do padrão de tricô e das características do tricô. Se a artesã tricota muito apertado, vale a pena escolher um número maior de agulhas de tricô para que o fio fique livre e revele todas as suas propriedades no tecido.
Mohair é adequado para suéteres:
- tricotado com ponto cetim;
- faixa elástica (regular ou volumosa);
- padrão vazado.
A quantidade de fio deve ser selecionada com base na descrição de um modelo específico e no tamanho do produto. Para um suéter tamanho 44-46, 200-300 g de mohair podem ser suficientes.
A composição diferente do mohair determina seu custo. Mohair ou kid mohair sobre acrílico custará cerca de 200 rublos. por novelo de 100 gramas. O fio de seda custará 2 ou 3 vezes mais. Em termos de sensações táteis, a composição da base do fio não é decisiva. O mohair sempre será muito macio. O fio Kid Mohair é considerado mais delicado.
Suéter com nervuras inglesas de mohair
Um suéter de malha mohair, cujos diagramas e descrições são fornecidos abaixo, é adequado para o dia a dia de mulheres jovens ou adultas.
Este modelo é tricotado a partir de 4 partes:
- voltar;
- parte frontal;
- 2 mangas.
Depois de montar todas as peças, você precisa pegar as laçadas ao longo do pescoço e tricotar a gola nas agulhas de tricô circulares. Para tricotar este suéter, é melhor usar mohair comum com metragem de 500 m por 100 g. Se você tricotar com lã mohair, é melhor trabalhar com 3 a 4 dobras de linha para que o padrão mantenha sua forma.
O padrão principal utilizado no trabalho é o elástico inglês. Parece impressionante e volumoso no produto final. Esta é uma faixa elástica dupla face que se assemelha a uma faixa elástica 1x1 comum, mas é volumosa e mais eficaz. Geralmente requer mais fio, o que deixa o suéter mais pesado. Mas se você tricotar com mohair, o consumo de linha será muito pequeno e o item ficará leve.
Para tricotar elástico inglês, siga o seguinte padrão:
- Você pode tricotar em um número par ou ímpar de laçadas. Os laços podem ser montados de qualquer maneira conveniente e familiar.
- A 1ª carreira é básica e é tricotada de uma maneira especial: 1 ponto de borda, 1 ponto da frente, remova o próximo ponto em tricô junto com a laçada. Repita isso até o final da carreira, até as últimas 2 laçadas. Tricotar o penúltimo ponto como ponto da frente e o ponto da borda como ponto de trás (se houver um número par de laçadas). Se houver um número ímpar de laçadas no trabalho, termine a carreira com um ponto tricô, um ponto baixíssimo com uma laçada e um ponto borda.
- A segunda carreira é tricotada da seguinte maneira: 1 ponto de borda, depois um ponto tricô seguindo o padrão, remova-o com um ponto tricô com uma laçada, depois um ponto tricô seguindo o padrão com uma laçada, tricote esses 2 pontos como um ponto tricô normal. Repita até o final, tricote a última laçada extrema da carreira como um ponto tricô, como um ponto de borda. Se houver um número par de laçadas no trabalho, haverá uma laçada frontal antes da laçada de borda.
- Tricotar todas as carreiras subsequentes de acordo com a descrição da segunda carreira.
Um suéter tricotado com mohair de acordo com os padrões e a descrição deste modelo ficará denso se você escolher agulhas de tricô finas para o trabalho.
Se você escolher uma ferramenta com um número maior, a tela ficará mais solta e leve. Tudo depende do desejo e do gosto.Antes de começar a trabalhar, você precisa calcular a densidade do tricô para determinar o número de laçadas.
Para isso, é importante tricotar uma pequena amostra com elástico inglês do fio selecionado e das agulhas de tricô selecionadas. Você pode montar 25–30 pontos e tricotar cerca de 20 carreiras. Em seguida, você precisa desenhar um molde para o futuro suéter, indicar suas medidas e calcular o número de laçadas com base na amostra tricotada.
Como o mohair é um fio muito macio e fino, o padrão para esse suéter pode ser bem simples: 2 retângulos para as costas e frente com um recorte para o pescoço e dois retângulos para as mangas com uma leve expansão em direção às axilas.
Tricote um suéter como este:
- É melhor começar pela parte de trás. Monte o número necessário de pontos com base no cálculo e tricote até o comprimento desejado sem alterar o padrão selecionado. Para o pescoço, feche o terço central de todas as laçadas montadas e termine os ombros separadamente, tricotando mais 4 a 6 carreiras.


- Em seguida, tricote a parte da frente de maneira semelhante, mas comece a fechar o decote um pouco antes, dividindo o número de laçadas do decote em 4 partes. Primeiro feche as alças do meio do pescoço e depois feche as alças restantes ao longo das bordas do pescoço em várias partes.
- Tricotar as mangas simetricamente. Monte o número necessário de pontos e tricote para cima, adicionando uniformemente 1 ponto a cada 10 cm em ambos os lados.
Costure todas as peças juntas, primeiro costure as costuras dos ombros, depois costure as mangas e depois costure as costuras laterais. Pegue pontos ao longo do decote usando agulhas circulares e tricote a gola no comprimento desejado.
O suéter está pronto. Este é um modelo básico simples que sempre parece relevante e combina com qualquer estilo de roupa. Você pode alterar o comprimento e a largura do produto de acordo com seu gosto, alterar o corte das mangas e cavas e desenhar o decote de diferentes maneiras.
O pescoço pode ser:
- ponto alto (tricotar em agulhas circulares no comprimento desejado);
- braçadeira;
- Decote em V;
- decote redondo;
- barco.

Os decotes podem ser desenhados de diferentes maneiras:
- com uma cesta de vime;
- com um simples ponto meia, então ficará elegantemente arredondado;
- com elástico.
Este modelo versátil é muito fácil de fazer e dá espaço para a criatividade.
Com ombro caído
O suéter de lã mohair, cujos diagramas e descrição seguem abaixo, tem uma característica muito marcante: ombros caídos. Este modelo pode ser usado durante o dia para atividades cotidianas e até mesmo à noite para uma ocasião especial.
Este suéter feminino e sedutor, feito de mohair, complementará um look delicado com calças ou saia. Se forem tricotadas peças mais longas da frente e das costas, o vestido pode se tornar uma túnica ou um vestido.
Este suéter parece muito estiloso e impressionante. Até mesmo uma artesã iniciante pode tricotá-lo, já que o tricô aqui é o mais simples. É tricotado com partes idênticas das costas e da frente, mangas e gola.
Para o trabalho é melhor usar mohair de qualquer tom. Você pode usar uma linha com lurex ou lantejoulas. Para um produto mais denso, você pode tricotar com 2 fios. Para este modelo você precisa de agulhas retas comuns ou agulhas com fio #4.5-6.
Você precisa começar a trabalhar de trás para frente:
- Nas agulhas de tricô 4,5, monte 75 laçadas e tricote com um elástico regular de 2 por 2 por cerca de 7-8 cm (ou qualquer altura desejada).
- Mude para o ponto meia e troque para as agulhas de tricô nº 6. Aumente uniformemente 10 laçadas na 1ª carreira de ponto meia.
- Depois trabalhe em linha reta até a altura desejada.
- Mude para as agulhas de tricô nº 4.5 e tricote novamente um elástico 2 por 2 até a altura desejada (aproximadamente 7 cm). Feche os laços.
- Tricotar a frente da mesma maneira. Você deve obter 2 peças idênticas.
- Depois tricote as mangas. Monte 50 pontos nas agulhas de tricô nº 4.5 e tricote em ponto canelado 2 por 2. Adicione 10 pontos e tricote com a superfície frontal até a altura desejada. Neste caso, em cada 10ª carreira você precisa adicionar 1 laçada de cada borda. Tricotar 2 peças.
Agora você precisa costurar as peças. Você precisa começar a costurar pelos ombros. Para fazer isso, costure 24 laçadas da frente e de trás de cada borda. Em seguida, costure as mangas e costure as laterais. A costura pode ser feita com agulha de furo largo ou agulha de crochê pelo avesso, utilizando meias colunas.
Suéter volumoso oversized
O suéter de malha mohair, cujos diagramas e descrições são fornecidos abaixo, parece muito elegante e moderno. Combina com qualquer visual e qualquer corpo. É muito fácil de tricotar, até um iniciante consegue fazer.
Para trabalhar você precisa preparar:
- Mohair de qualquer empresa, 500 m por 100 g – 400 g.
- Agulhas nº 5.
É melhor tricotá-lo com ponto cetim regular, acrescentando um elástico 2 por 2. Para o modelo, você pode usar qualquer padrão vazado ou combinação de padrões. Se desejar, você pode tricotar tranças ou pompons no tecido principal ou nas mangas.
O molde para um suéter grande é extremamente simples. São 2 retângulos grandes para as costas e frente, com decote em V na frente e 2 mangas com extensão do elástico até as axilas.
Tricô passo a passo:
- O trabalho deve começar pela parte de trás. Para fazer isso, você precisa tricotar um retângulo com a superfície frontal ou qualquer padrão escolhido.
- Em seguida, tricote a parte da frente da mesma forma que as costas, mas antes de atingir 15-20 cm do topo da peça, divida o trabalho em 2 partes iguais e forme um decote.
- Você precisa dividir todos os loops em 3 partes. As alças centrais são as alças do pescoço e as partes laterais são as alças dos ombros.
- Para formar o decote, diminua 1 ponto em cada carreira da frente a partir do decote até que restem apenas os pontos dos ombros no trabalho. Finalize os ombros separadamente até a altura desejada.
Este decote pode ser deixado sem tratamento, o modelo sugere uma certa casualidade e a borda livre do decote combinará com o estilo.
- Tricotar 2 mangas idênticas. Para fazer isso, monte pontos e tricote um elástico 2 por 2 na altura desejada.
- Vá para ponto cetim ou padrão selecionado. Tricotar até uma altura de 40-50 cm, adicionando uniformemente 1 laçada em cada lado a cada 10 carreiras.
- Depois costure todas as partes. Se você tricotar um suéter longo o suficiente, poderá usá-lo com um cinto largo, como uma túnica.
Você pode decorar este modelo oversized com bolsos de remendo ou usar fios de vários tons em seu trabalho, formando listras contrastantes.
Com manga raglan
O suéter de mohair com agulhas de tricô, cujos diagramas e descrição são discutidos abaixo, é tricotado em uma única peça de cima para baixo e tem uma manga raglan.
Este método de tricô é adorado por muitos, pois não há necessidade de costurar as peças após o trabalho e o produto final fica imediatamente visível, podendo ser experimentado durante o processo de trabalho. Para criar este modelo você precisará de agulhas de tricô do tamanho desejado e mohair. Primeiro, como de costume, uma amostra é tricotada, a densidade do tricô e o número de laçadas a serem montadas são calculados.
Ao tricotar com mohair, você pode usar o padrão de tricô mais simples - ponto meia, já que o próprio fio irá decorar o produto. E se você escolher mohair com lurex ou lantejoulas, os padrões serão supérfluos.
O trabalho começa no pescoço:
- Você precisa montar o número necessário de pontos nas agulhas de tricô circulares e fechar o trabalho em um círculo. Tricotar 5-7 cm com um elástico 2 por 2 ou 1 por 1, mudar para ponto meia.
- Calcular laçadas raglan. Para linhas raglan, você precisa selecionar, por exemplo, 2 laçadas (4 linhas raglan com 2 laçadas = 8 laçadas). Subtraia 8 do número total de loops. Divida o número restante por 3. Um terço são as alças de trás, um terço são as alças da frente e um terço pela metade são as alças das mangas.
- Em seguida, tricote o broto usando carreiras encurtadas, se desejar. Você pode pular esta etapa se planeja usar um pescoço largo.
- Em seguida, tricote em círculo, adicionando 1 ponto em cada segunda carreira antes e depois de cada linha raglan. Tricotar a expansão do tecido até o raglan atingir 20 cm (aproximadamente para o tamanho 46).
- Transfira as alças das mangas para o fio, continue trabalhando em círculo nas partes da frente e de trás, enquanto na primeira carreira, monte 6 alças entre elas para os cortes inferiores.
- Finalize a peça principal com um elástico e feche as laçadas.
- Termine cada manga por vez.
O suéter está pronto. Você só precisa fazer 2 pequenas costuras rebaixadas. Neste modelo você pode usar qualquer padrão vazado para a parte principal do suéter ou para as mangas.
Modelos infantis
Os modelos de suéteres infantis feitos de mohair têm um visual aconchegante e quentinho. Mas você não deve escolher esse fio para tricotar para bebês por causa de sua maciez. O corte dos suéteres infantis de mohair pode ser simples. Eles ainda ficarão interessantes devido à textura do fio.
Para crianças, você pode usar bordados vazados. Tranças de mohair não parecem tão impressionantes. Para as crianças, os especialistas aconselham escolher fios feitos de seda natural. Ela é mais suave. Como qualquer modelo feito de mohair será praticamente leve, ele se tornará um item insubstituível para aquecer no frio e decorar o bebê.
Modelos masculinos
O mohair não é usado com tanta frequência entre os homens. Mas há modelos que parecem brutais e estilosos. Você pode combinar vários tons de mohair em um suéter, por exemplo, tricotando a canga com um fio escuro e a parte inferior da peça com um fio mais claro. Suéteres listrados de mohair para homens ficarão ótimos.
Para tricotar, os homens devem escolher agulhas de tricô menores para que o tecido fique mais denso e menos fofo. Os suéteres de mohair para homens são tricotados em ponto meia ou em ponto canelado. Um elástico volumoso é uma boa opção para um suéter estiloso ou uma gola alta.
Para adolescentes
Para adolescentes, modelos feitos com fios brilhantes são bons. Você pode usar a descrição e os padrões das versões adultas com o recálculo do número de laçadas e carreiras para o tamanho necessário. Modelos grandes são populares entre os jovens. Eles combinam com qualquer tamanho e estilo de roupa.
Hoje em dia está na moda combinar fios fofos com fios lisos em um só produto. Acabamentos, tiras ou nervuras em algodão ou lã lisa em um suéter de mohair o tornarão moderno e elegante. Isso pode ser um elástico nas mangas e na parte inferior da peça, um decote ou tiras de conexão nos ombros, cavas ou costuras laterais.
Fendas ou comprimentos diferentes em um suéter de mohair acrescentam estilo. Esses recursos serão bons não apenas para adolescentes, mas também para criar modelos para adultos.
Qualquer suéter de mohair tricotado com agulhas de tricô de acordo com os padrões e descrições fornecidos irá aquecê-lo nos dias gelados de inverno e se tornará uma adição elegante ao seu guarda-roupa. É muito agradável trabalhar com esse fio, e usar coisas feitas com ele é um prazer especial.
Vídeo sobre tricô de suéteres de mohair
Padrões de tricô para suéteres de mohair:
Seria realmente impossível desenhar um molde padrão com raglan para o primeiro modelo (com o número de laçadas e moldes para diminuir nas costas, frente e mangas), em vez de discutir como poderia ser? Fiquei até surpreso com o autor que pega um artigo e desenha uma espécie de “cobra” incompreensível. Esta ainda é uma opção possível para preparação em casa (para você), mas para um artigo você pode se esforçar e descrever tudo corretamente.