Um lambrequim é um elemento decorativo elegante projetado para esconder e decorar uma cornija. Conhecido desde o século XV, inclusive graças a fotografias históricas, é amplamente utilizado na decoração de interiores nos estilos Barroco e Império, feito de tecidos leves ou, ao contrário, densos e brilhantes e serve como decoração para vãos de janelas ou portas no hall, quarto ou quarto de criança.
Tipos
Lambrequim (a foto do salão está abaixo no artigo) em seu significado original era uma estrutura de madeira entalhada ricamente decorada, responsável pela moldura luxuosa da janela. Mais tarde, passou a ser feito com tecidos grossos que cobriam a cornija e decoravam com diversos tipos de decoração.
Hoje em dia, são conhecidos vários tipos de lambrequins:
Tipo de modelo | Suas características |
Lambrequins clássicos | Elas são uma tira regular de fita. Uma característica distintiva deste tipo de lambrequim é a presença de elementos decorativos: festões, gravatas e babados. Um lambrequim clássico tem formato ondulado, reto ou arqueado e cobre a cornija ou a parte superior da janela. O produto também é chamado de “lambrequim macio” e varia dependendo do seu tipo ou formato. |
Lambrequins duros | Eles são feitos de tecido e uma estrutura rígida, o que permite que mantenham sua forma por muito tempo. Para decorá-los, são utilizados acessórios especiais, decorando não só a vitrine, mas toda a visita. |
Lambrequins com coquille, jabot, gravata | Os modelos macios são decorados com dobras ou elementos decorativos e são bastante complexos de fazer. |
Lambrequins combinados | Eles combinam elementos macios e duros, são bastante difíceis de fabricar e podem ser semicirculares, retos e retangulares. |
Bando | Lambrequins decorativos feitos de material não tecido rígido e fixados na janela com velcro ou cola. Este modelo combina bem com cortinas, dá um ar romântico ao ambiente e amplia visualmente seu espaço. |
Lambrequim vazado | Uma variação de um lambrequim feminino, apresentado não como uma superfície sólida, mas como um padrão de renda feito de material grosso. Este tipo de lambrequim pode deformar devido ao excesso de umidade. |
Lambrequim modular | É uma estrutura complexa e maciça, composta de várias partes de tamanhos diferentes, com padrões e ornamentos complexos. |
Lambrequim de prancha | Um estilo moderno de decoração com fita, produzida em rolos e usada para decorar quartos e salas de crianças. |
Lambrequim assimétrico | Um acabamento decorativo para janelas e portas feito de material macio com padrões ou bordas assimétricas. Este modelo combina perfeitamente com o interior clássico do ambiente. |
Lambrequins são feitos de tecidos densos (jacquard, veludo) e leves (chiffon, seda). A principal condição aqui deve ser a combinação ideal da futura decoração com o resto do ambiente.
Material
Lambrequins pesados, feitos em estilo clássico, segundo os decoradores, acrescentam esplendor e elegância ao ambiente, destinam-se a decorar a sala de estar e são feitos de:
- jacquard;
- linho;
- algodão;
- atlas;
- hera;
- veludo.
Modelos leves e arejados acrescentam elegância ao ambiente escolhido e são confeccionados com:
- sedas;
- tafetá;
- poliéster;
- organza.
O material para fazer o lambrequim é selecionado com base no estilo do ambiente escolhido.
Decoradores profissionais aconselham:
- Para decorar sua sala de estar, escolha materiais pesados e elegantes, como veludo, cetim e jacquard.
- Decore as aberturas das janelas do quarto com crepe de cetim, linho ou organza.
- Para a cozinha, use tecidos práticos de algodão, linho ou poliéster.
Para costurar um lambrequim você precisará de:
Materiais necessários | Como escolher |
Tecido para cortinas | Ele é escolhido de acordo com o gosto da anfitriã e deve estar em harmonia com o interior principal do ambiente. |
Lambrequim duro | É uma tira feita através de corte a laser. Este modelo é utilizado para dar resistência à base do tecido, além de complementar e completar a composição. |
Tecido de forro | Linho não tecido ou duplo |
Elementos adicionais | · papel milimetrado; · fita métrica; · cordão decorativo; · lápis com régua; · alfinetes de alfaiate; · tesoura afiada |
Master classes
O lambrequim (a foto do corredor demonstra diversas variações de decoração de tecido para abertura de janela ou porta) deve cobrir a cornija ou ficar nas cortinas.
Clássico (lambrequim macio)
O cálculo do tecido necessário para costura é feito em função do tamanho da cornija e do material selecionado.
Assim, com um comprimento de material de 10 m e uma cornija de 4 m, o cálculo é:
10 – 4 = 6 – 0,05 m (necessário para bainha) = 5,95 m
De acordo com os cálculos, 5,95 m de tecido precisam ser dobrados. Com base nessa figura, é fácil descobrir o número de dobras necessárias: 5,95 / 0,1 = 59,5 peças.
A produção de um lambrequim depende do tipo de decoração:
Lambrequim macio de Jabot
Um lambrequim macio com babado é feito de:
- tecido denso ou leve;
- material de revestimento;
- fita de cortina;
- fita de viés.
A largura do lambrequim acabado deve corresponder à cornija que o sustenta, e o comprimento do produto é escolhido a critério dos proprietários do ambiente (mas não abaixo do nível do chão).
Ao calcular o padrão do lambrequim, é necessário adicionar 2-3 cm (margem de costura) à altura desejada, e o coeficiente de franzimento da dobra deve ser igual a 2,5–3. Ao calcular o tamanho do tecido principal, o comprimento da cornija é multiplicado pelo comprimento dos elementos decorativos. Para cada um deles o tamanho é determinado separadamente.
O modelo do produto é primeiro desenhado no papel, depois os moldes são criados e o tecido é cortado:
- Um triângulo é usado para fazer um jabot com babados usado para decorar um lambrequim. Em algumas partes do modelo, os elementos decorados se fundem com o tecido principal.
- De acordo com o padrão desenhado, elementos decorativos são recortados do material principal. Suas bordas inferior e superior são finalizadas com vivo.
- Para formar o babado, o molde do tecido deve ser estendido no chão e dobrado em dobras uniformes. As futuras dobras são fixadas na parte superior do produto com alfinetes de alfaiate.
- As dobras formadas precisam ser costuradas ao longo da parte superior do produto. O segundo elemento do babado é feito de maneira semelhante.
- Para facilitar o trabalho, os elementos preparados do produto devem ser fixados às cortinas, deixando uma leve folga de tecido entre eles. Ele precisa ser fixado aos babados previamente preparados.
- O modelo totalmente montado deve ser preso nas bordas e coberto com um pedaço de tecido, e o excesso de tecido deve ser aparado com uma tesoura. As dobras são costuradas com ponto à máquina, assim como a fita de cortina fixada na borda do produto.
- Para criar pontos uniformes, recomenda-se alinhavar o produto com linhas contrastantes.
Lambrequim vazado
O lambrequim figurado é feito de material e uma base rígida usando o método guilhoché.
Esta técnica artesanal consiste no acabamento de produtos com renda vazada e na confecção de aplicações por meio de queima com dispositivo especial e, para sua confecção, requer a utilização de:
- dublerina;
- tecido principal;
- padrões com o padrão selecionado;
- papel pergaminho;
- teia adesiva;
- qualquer ferramenta de queima;
- alfinetes, tesouras, ferro.

Ao fazer um modelo:
- É necessário fazer um modelo de padrão, aplicando a ele o padrão selecionado para que seu tamanho corresponda exatamente aos parâmetros do produto acabado. Após a aplicação do layout finalizado no forro, ele deve ser fixado com alfinetes.
- Para fazer um padrão vazado sobre uma mesa (ou outra superfície larga), coloque papel vegetal, um molde com um padrão e uma fita adesiva um sobre o outro.
- Você precisa colocar o tecido em cima da estrutura e, em seguida, passando-o com um ferro aquecido, derreter a base adesiva, unindo o material ao restante do produto.
- O suporte de vidro é colocado sob o lambrequim e, usando um dispositivo de queima, o padrão é cuidadosamente traçado ao longo da borda, separando-o da base de tecido.
- O lambrequim acabado é fixado na cornija com fita adesiva.
Labrikenchik-bando
Fotos de salas decoradas com lambrequim-bando demonstram sua parte rígida, complementada por uma base macia, feita com o auxílio de:
- dublerina;
- entretela adesiva;
- fita de cortina.
Em andamento:
- No papel, você precisa criar o design desejado do produto e recortá-lo.
- O tecido principal deve ser fixado na base preparada passando-o a ferro. O forro é colado na parte de trás da peça de trabalho.
- O excesso de tecido deve ser cortado e a borda do lambrequim deve ser finalizada com um ponto zigue-zague.
- Uma fita de velcro, necessária para fixar o lambrequim, deve ser costurada na parte superior do modelo.
- O produto final é fixado na cornija com fita adesiva e decorado com uma parte de tecido macio.
Lambrequim simples
Um lambrequim (as fotos do corredor oferecem várias opções de decoração de tecido para aberturas de janelas) costurado a partir de um véu é ideal para decorar uma cozinha ou quarto.
Na sua produção são utilizados:
- tecido leve, tipo véu (chiffon ou organza);
- viés em cor adequada;
- fita de cortina;
No início do trabalho, é feito um molde para o produto. Para criá-lo, o comprimento da cornija deve ser multiplicado pelo coeficiente de montagem, que depende do número e do volume das dobras. Ao valor resultante é preciso acrescentar 10 cm. Tecidos finos e fáceis de drapear exigem um coeficiente menor, de 1,5 a 3,5. Ao utilizar fita de cortina padrão, o fator de franzimento será igual a 2. Os 10 cm extras são necessários para processar as bordas do modelo.
Ao fazer um lambrequim:
- O tecido principal é dobrado ao meio, o que facilita a transferência do molde para ele. Ao cortar as peças, é necessário adicionar 1 cm em cada peça (para costuras).
- O perímetro das peças resultantes deve ser processado com fita de viés.
- Na borda superior do lambrequim (de dentro para fora), você precisa costurar a fita da cortina e, em seguida, puxando-a com cuidado, monte o produto.
- O produto deve ser fixado na cornija com fita adesiva.
Lambrequim duro
Lambreichik (a foto do corredor mostra opções para combinar vários estilos ao fazer um modelo) de tipo rígido é feito de um material chamado termobando, que permite obter um resultado bonito e harmonioso sem criar padrões complexos.
Ao fabricar um produto:
- O padrão do lambrequim precisa ser transferido para o bandeau térmico, cortando-o cuidadosamente ao longo das linhas. Não há necessidade de adicionar margens de costura aqui.
- Exatamente o mesmo padrão deve ser transferido para o tecido e o produto cortado, deixando 1-2 cm adicionais (margem de costura).
- Após dobrar o tecido e a faixa térmica juntos, eles precisam ser passados a ferro (gerador de vapor) para conectar o material. Isso deve ser feito com cuidado, garantindo constantemente que o desenho aplicado na base não se mova e esteja colado uniformemente. Para evitar distorções e o aparecimento de dobras no desenho, os especialistas aconselham começar o trabalho pelo centro do produto, avançando gradativamente em direção às bordas.
- As bordas do produto final devem ser finalizadas com fita de viés ou trança.
- Na parte de trás do lambrequim, recuando 2 cm da parte superior do produto, você precisa colar cuidadosamente a fita adesiva, prendendo-a de forma que não fique visível na borda superior.
Com fita adesiva, o lambrequim deve ser fixado na cornija.
Conselhos
O lambrequim (a foto do corredor oferece a oportunidade de conhecer as opções para fazer um ornamento decorativo que esconda a cornija, complementado por um jabot, babados ou terminações assimétricas) é feito dependendo de uma série de fatores.
Nomeadamente:
- Atribuição de salas. Para decorar salas de estar, os estilistas aconselham escolher modelos feitos de tecidos pesados e brilhantes, complementados por uma variedade de elementos decorativos que decoram e enfatizam o interior escolhido do ambiente. Lambrequins simples feitos de tecidos finos translúcidos são adequados para decoração de cozinha. A mesma regra se aplica à decoração do quarto de uma criança.
- Área das instalações. Segundo os estilistas, modelos volumosos e com muita decoração são indicados apenas para ambientes espaçosos. Em uma sala pequena, esse design parecerá muito volumoso e pode reduzir visualmente o espaço. Os profissionais também não recomendam decorar portas de ambientes pequenos com lambrequins.
- O tamanho ideal para um lambrequim é considerado 1/6 da altura da cornija ao chão.
- Decoradores profissionais aconselham escolher a cor do modelo de acordo com o tom das cortinas, o que permitirá criar um conjunto harmonioso e luminoso. Segundo os designers, lambrequins feitos em um tom contrastante com as cortinas ou costurados com tecidos camaleônicos parecem originais, mas essa decoração só ficará harmoniosa em um ambiente espaçoso.
- A cor do tecido das cortinas e do lambrequim é selecionada dependendo da iluminação do ambiente. As janelas voltadas para o lado ensolarado devem ser escurecidas com um material mais escuro.
Os profissionais não aconselham iniciantes a empreender a produção de modelos complexos de lambrequins. No estágio inicial, eles aconselham praticar em elementos decorativos simples, passando gradualmente para opções mais complexas. Lambrequim é uma decoração luxuosa de abertura de janela ou porta, feita em estilo clássico e que dá ao interior do ambiente uma semelhança com fotografias de salões decorados em estilo clássico, rococó ou império.
Feito de tecido macio ou com base rígida, esse modelo pode se tornar uma decoração alegre para um hall, quarto ou quarto de criança, é feito com moldes simples e não requer habilidades profissionais de costura.
Vídeo sobre como fazer lambrequins para o salão
Como fazer lambrequins: